Sei sulla pagina 1di 7

AUTORIZAO PARA USO DE OBRAS

Atribuio - No comercial

Atravs deste instrumento, autorizo a utilizao gratuita da obra Entre respirar e fazer arte para download, assim como para cpia, distribuio, exibio do trabalho protegido por direitos autorais. Os trabalhos derivados feitos com base nele, devero possuir crdito autora e propsitos no comerciais.

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2011.

__________________________________________________________

Marcelo Campos

Entre respirar e fazer arte: reinscrevendo pequenos ofcios, relatos, vestgios na contemporaneidade. Marcelo Campos1

Marcel Duchamp afirmara gosto mais de viver, de respirar, do que trabalhar... se quiser, a minha arte seria a de viver. Cada segundo, cada respirao uma obra que no est inscrita em nenhum lugar, que no visual nem cerebral. 2 Se compararmos tal afirmao com a fbula A cigarra e a formiga , atribuda a Esopo e recontada por La Fontaine, Duchamp assumira o papel da Cigarra, ou, abrasileirando o mito, deitara-se na rede com a preguia de Macunama. O fato que a produo de Duchamp, para alm das convenes epocais ou de vanguarda, pendulara entre trabalhar e respirar, arte e vida, aes imateriais e produes materiais. Nos gestos do artista, vemos imagens que funcionaram como vestgios da presena de um sujeito subversivo, pintando bigodes em obras-primas, jogando xadrez em instituies pblicas: Uma partida de Xadrez, afirmava Duchamp, uma coisa visual e plstica... um desenho, uma realidade mecnica.
3

Este legado foi adaptado em

distintas pocas, incorporando-se a conceitos de vanguarda, mas continua a nos instigar quando nos deparamos com parte da produo contempornea. Muitas vezes, Duchamp citado pela apropriao de objetos e deslocamentos. Aqui me interesso pelos resultados materiais destas aes que cercavam os objetos, deixando-nos os vestgios, os ofcios, os relatos. Trabalhava ou vivia? Um vdeo, produzido em 2006 por Rivane Neuenschwander e Cao Guimares, atualizou esta discusso. Quarta-feira de cinzas mostra formigas carregando confetes coloridos, vestgios de carnaval, ao som de um discreto samba, sampleado. O retorno ordem, o trabalho, a tristeza pelo fim da folia apresentam a condio subjetiva que pode representar uma quarta-feira de cinzas. Deixa-se de respirar a pretendida liberdade catrtica para voltar1

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Histria da Arte do Instituto de Artes/ UERJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. 2 Ducahmp, Marcel. Engenheiro do tempo perdido: entrevistas com Pierre Cabanne. Lisboa: Assrio & Alvim, 2002, p. 112. 3 Idem, p. 25.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

se tortura, palavra etimologicamente ligada ao trabalho. Principalmente para o Brasil com sua condio colonial em que o carnaval foi dominado por uma cultura de resistncia, afrodescendente, torturada. As formigas do vdeo de Rivane e Cao criam aes, pequenos ofcios, transportando os vestgios da folia para a arte contempornea brasileira. Vemos cenas de disputa, (a menor perdendo para a maior), de escolhas, (lutas pelo confete laminado de dourado), de conquista. Na juno de elementos simblicos simples - formigas e confetes - os gestos ganham significao cultural. A adio de gestos e elementos unitrios cria performances coletivas, pletora de cores. Desfez-se o carnaval. Trabalho e ofcio. Autor e gesto. O autor est no gesto. Lawerence Weiner removeu o reboco da parede de uma galeria, de 36 por 36 polegadas. Robert Rauschenberg apagou o desenho de Willem de Kooning. On Kawara produzira, sistematicamente, o gesto de pintar, reproduzindo, sobre telas, as datas nas quais estas pinturas eram realizadas. A vida um fato histrico. Muitas vezes os autores/artistas precisam apenas manipular conceitos, sem necessariamente produzir resultados materiais. Toda escritura, afirma o filsofo Giorgio Agamben, um dispositivo, e a histria dos homens talvez no seja nada mais que um incessante corpo-a-corpo com os dispositivos que eles mesmos produziram 4.

Historicamente poderamos circunscrever tais gestos artsticos na arte conceitual, mas isso obstaculiza nossa compreenso do gesto poltico, das subverses, da condio material ou imaterial pela qual passa a arte contempornea, deflagradas em tais iniciativas. Lucy Lippard, produzindo um importante documento sobre seis anos de arte conceitual, afirmou que a idia suplantava o objeto5. Hoje, proponho uma ateno aos objetos, ou ao que restou deste conceito, como uma das mais importantes observaes sobre a produo artstica atual. Um suposto momento de crise valorizado, agora, como afirmao da poesia existente na instabilidade dos objetos. Isto deixa mais evidente que uma obra de arte no fsica, como afirma Richard Wolheim. E os objetos no mundo so seu vestgio ou encarnao 6.

Agamben, G. O autor como gesto. In: ______ Profanaes, So Paulo: Boitempo, 2007, p. 63. Lippard, Lucy. Seis Aos: la desmaterializacin del objeto artstico de 1966 a 1972. Madrid: Akal, 2004. 6 Wolheim,Richard. A arte e seus objetos. So Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 37.
4 5

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Duas teorias corroboram as afirmaes de que a arte no o objeto de arte: os incorporais de Anne Cauquellin e a sobreidade de Arthur Danto. Cauquellin afirma que a arte freqenta os incorporais, situando-se nos arredores da corporeidade. Com isso, pode ser, ao mesmo tempo, exemplificada no corpo das coisas e no vazio dos conceitos. Um dos domnios da arte no a linguagem, mas, sim, o exprimvel incorporal, que possibilita a ocorrncia de uma significao, seu acontecimento, na medida em que o que dizvel ou exprimvel pode ser dito ou expresso sem obrigatoriamente dever ser.
7

Portanto, posso

fazer arte, ficando em silncio, posso fazer pintura, deixando a tela em branco. No texto Arte e significado, Danto aponta que a existncia da arte no depende de sua condio material. Viver em um mundo em que qualquer coisa pode ser uma obra de arte, afirma ele, imaginar o que o objeto poderia significar se fosse veculo de uma declarao artstica. Freqentamos os incorporais da arte na sobreidade, aboutness. Danto nos alerta para uma contradio: ainda que um objeto crie um espelhamento, uma indiscernvel aparncia da realidade da vida, o fato de um espelho especfico ser uma obra de arte "tem muito pouco a ver com sua condio de espelho". 8 A teoria da reflexividade, ento, de que a arte seja um espelho voltado para a natureza, tornar-se-ia irrelevante. Mas, ao longo da histria da arte, criaram-se grandes empreendimentos tanto para aproximar os objetos das concepes intraestticas, proclamando uma suposta autonomia da arte, quanto para aproxim-lo das concepes subjetivas, fazendo da declarao artstica um lugar de projeo da primeira pessoa. Entre as duas concepes, temos a presena de um conceito que interessa-nos atualmente, o relato. O autor que, segundo tericos como Walter Benjamin, assumira a condio de produtor, hoje, passou a ser analisado como propositor de gestos, como nos termos de Agamben, mantendo-se, para Foucault, margem do texto. Assim, a materialidade passa a ser vestgio de aes e pensamentos, ora empreendida nas tradicionais categorias: pintura, escultura, desenho. Ora, possibilitada pelo simples gesto de caminhar, abrindo mo, algumas vezes, de quaisquer registros.

Cauquelin, Anne. Freqentar os incorporais: contribuio a uma teoria da arte contempornea, So Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 42. 8 Danto, Arthur. Arte y significado. In: ______ La Madonna del futuro: ensayos en un mundo del arte plural. Buenos Aires: 2003, p. 31.
7

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

A concepo de relato aproxima-se das afinidades entre arte e narrativa, colocando artistas como narradores de experincias, reais ou fictcias, temporalmente e espacialmente reinscritas. As aes contemporneas refazem contatos com as atividades antropolgicas dos dirios de campo, ou dos inquritos policias, como nos gestos da artista Sophie Calle. Procura-se, com isso, estabelecer relaes entre anotaes e relatos que contriburam para dotar os objetos artsticos de uma certa potncia etnogrfica. Institui-se, na arte contempornea, uma espcie de geografia imaginria. Constroem-se objetos amalgamando imagem, escrita, documentos e fices. Percursos, vestgios participam de uma possvel instabilidade do objeto. So diversificados, os exemplos: Richard Long caminhava. Barrio caminhava. Marina Abramovic caminhava. Mas isso arte ou vida? Respirar fazer arte. Com o relato, tais autores inscrevem-se como sujeitos, primeira pessoa da narrativa. Artistas tornam-se personagens das aes, em voz, em presena, em rastros. Com isso, a banalizao da materialidade da arte ou at mesmo sua desapario pode tratar de autoria e de subjetividade. O artista refaz a noo de auto-retrato se colocando como personagem, assumindo a enunciao do discurso.

Ainda que sobre pouco espao para as habilidades tcnicas, os ofcios permaneceram nas aes: repetio, manejo, reflexes. Victor Grippo, afirmou em texto de 1976, que a arte precisava retomar a concepo de ofcio. Brgida Baltar empreendera uma srie de trabalhos em que os ofcios so revistos. Porm, agora, passada a ampliao material empreendida pelos objetos da arte conceitual, tais ofcios tangenciam os sintomas do impossvel. Da prpria casa, Brgida retirou as primeiras materialidades de suas aes. Criou buracos nas paredes, recolheu tijolos em p, coletou goteiras. Os objetos utilizados ocupam o lugar de pequenos receptculos para coletar e guardar vestgios efmeros. A partir dos anos noventa, a artista empreendeu uma serie de coletas, registradas em vdeos e fotografias, ampliadas em desenhos e objetos. Coletavam-se neblinas, orvalhos, maresias. Assim, como uma personagem do sublime, vemos Brgida empenhada em aes impossveis. Mas tambm impossvel estabelecer a eternidade dos objetos. Nestas aes empreendem-se pequenos ofcios, banais, utpicos. E o que sobra a afirmao de que a arte reside fora dali, como promessa.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Mrcia X derramara o azul do cu, como metfora, em lquido da carga de caneta esferogrfica. Uma ao performtica: Alviceleste. O gesto era sistematicamente repetido. Enchiam-se os funis de maneira instvel, errtica. Enquanto isso, o lquido que escapava escorria pelo corpo da artista, tingindo-a, benzendo-a. A ao ritualstica a prpria histria a ser contada, mesmo que no sobre nada depois para repeti-la, s vestgios destes pequenos ofcios. A temporalidade, o empenho, a escolha dos locais e objetos criam obras materiais para conceitos imateriais.

A materialidade torna-se etrea e precria: umidades, poeiras, confetes de carnaval, papis sujos de borracha. Mas, como alertara Duchamp , a materialidade da arte sempre foi precria. Uma pintura dura, com suas caractersticas originais, apenas poucos anos, assim como quem a fez. Para sempre sempre por um triz, como nos versos da cano de Chico Buarque. Mas algo deve restar depois que apagamos as luzes dos museus e galerias. Naum Gabo, um dos expoentes do construtivismo, nos instigou com a pergunta: quem o gnio que nos contar uma lenda mais arrebatadora do que este conto prosaico chamado vida?.
9

Assim, a arte poderia sucumbir, desistir, procurar em vo purezas formais,

autonomias, como de fato aconteceu. Mas, h alguns sculos que a pintura inaudvel e esttica de Giorgione e Poussin nos estimulara no-rendio diante da impossibilidade representativa das tempestades. O gesto de Pollock tambm no fraquejou impossibilidade do automatismo. Lucio Fontana no embate com a tela no desistira, oferecendo-nos um rasgo conceitual, o resultado de uma luta. Yves Klein criara suas prprias asas do desejo, mergulhando no vazio. Um caro repentino numa pacata rua parisiense. Corpo, aes, ofcios, incapacidades, gestualidades. Tudo so vestgios. E a arte insiste diante da perenidade, aproximando-se da banalidade de viver. Ser perecer. Atestase a presena da extenuao, tanto na materialidade dos objetos quanto na efemeridade dos fatos socioculturais. Restos de carnaval. Telas rasgadas. Orvalhos e neblinas em litros incompletos. Um ar do tempo. A arte contempornea, ento, empenha-se em no se render

Gabo, Naum. O manifesto realista 1920. In: Chipp. H. B. Teorias da Arte Moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 331.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

s autorias geniais da Natureza ou de Deus, trazendo-nos um pouco de calor, algum vero para o fog londrino da Tate Gallery com o sol de Olafur Eliasson que iluminava e aquecia os espectadores, anulando parte do prdio, fazendo da galeria o firmamento.

Para finalizar, coloco uma afirmao de Duchamp que nos faz refletir sobre a tarefa do historiador da arte em criar cada vez mais relaes com a vida, para fora das gavetas e arquivos, atentos a no-incluso dos outsiders, elitizao da historiografia. Na dcada de sessenta, Ducahmp declarou: O quadro morre ao fim de quarenta ou cinqenta anos, porque a sua frescura desaparece. A escultura tambm morre... Depois, chama-se a isso Histria da Arte... os homens so mortais, os quadros tambm... a Histria da Arte o que resta de uma poca num museu, mas no necessariamente o melhor dessa poca... no vou ao Louvre h vinte anos. 10

Palavras-chave: Narrativa, vestgio, arte contempornea. Keywords: Narrative, trace, contemporary art.

10

Duchamp, op. cit., pp.103s.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Potrebbero piacerti anche