Sei sulla pagina 1di 11

HUGO CHVEZ E A REVOLUO BOLIVARIANA NA VENEZUELA Carlos Cesar Almendra1 A partir da explicitao do rumo conservador do governo Lula, grande

parte da esquerda brasileira e latino-americana passou a depositar suas esperanas no governo Hugo Chvez na Venezuela. Para que possamos entender quilo que, a partir de 1999 passou a ser comumente conhecida pela grande imprensa internacional como: Fenmeno Chvez ou Furaco Chvez, se faz necessrio entender que a ascenso e as esperanas agora depositadas no lder venezuelano s podem ser compreendidas baseadas em trs aspectos fundamentais: 1) recorrer prpria histria para que entendamos o processo que culminou no chavismo; 2) entender a particularidade da base material venezuelana que difere e muito dos demais pases latino-americanos neste momento e; 3) verificar como a Venezuela pode contribuir para a luta pelo socialismo no sculo XXI. Em que pese a brevidade deste artigo, trataremos destes trs aspectos de forma conjuminada. No perodo da formao terica em que Hugo Chvez fez parte da Academia Militar, as discusses abarcavam temas como o marxismo, o papel da mulher na sociedade e a funo das Foras Armadas no jogo poltico nacional. Alm disso, os oficiais eram obrigados a cursar disciplinas como sociologia, histria e humanidades nos principais centros de excelncia da Venezuela, onde se discutiam as teses comunistas, bem como as revolues e contra-revolues na Amrica Latina, o imperialismo norte-americano e as alternativas dos pases subdesenvolvidos para manter a soberania nacional em meio aos dois plos da Guerra Fria2. Quando fez parte do Batalho de Caadores no interior do pas, teve a oportunidade de estudar os livros marxistas e nacionalistas que influenciavam os guerrilheiros de seu pas. Admirava dois estadistas: 1) Juan Velasco Alvarado, que chegou ao poder do Peru em 1968 por golpe de estado e fez do antiimperialismo sua plataforma de poder, expropriando os bens de empresas dos EUA e realizando uma reforma agrria que beneficiou 375 mil famlias rurais; 2) general Omar Torrijos, presidente do Panam, responsvel pelo acordo com os EUA de devoluo do canal do Panam aos panamenhos.

Professor de Sociologia e Histria Econmica no Centro Universitrio Fundao Santo Andr (CUFSA) e Mestre pelo Programa de Integrao da Amrica Latina (PROLAM/USP). 2 Uchoa, Pablo. Venezuela A encruzilhada de Hugo Chvez, So Paulo, Globo, 2003, p. 129.

Para Hugo Chvez e parte da esquerda venezuelana, prevalece a idia de que as lutas empreendidas naquele pas, passam necessariamente pelo vis do iderio bolivarianista, que se assenta sobre trs figuras centrais: 1) El Libertador, ou seja, o prprio Simn Bolvar, que atuou nas lutas pela libertao da Venezuela e Colmbia (1819), do Equador (1822) e da Bolvia (1825); 2) Simn Rodriguez, professor de Bolvar, que na dcada de 1820 defendia uma educao de carter igualitria, incluindo a os filhos de negros e ndios, num momento no qual se mantinha a escravido. Defendia tambm que a Amrica deveria desenhar sua prpria identidade e no simplesmente imitar as grandes potncias; 3) Ezequiel Zamorra, lder popular do sculo XIX, tinha um verdadeiro horror oligarquia e defendia que os movimentos de camponeses e militares deveriam lutar pela reforma agrria e pela democracia direta. Vale lembrar os trs libertadores empreenderam suas lutas no incio do sculo XIX, portanto perodo histrico cujas: 1) as lutas progressistas na Amrica Latina significavam lutar contra a metrpole em favor da independncia; 2) a obra marxiana sequer existia. J no sculo XX, inicialmente a esquerda venezuelana estava orientada pelo Partido Comunista Venezuelano (PCV), amalgamado com as teses stalinistas da III Internacional, que preconizavam a Amrica como um continente de restos feudais e cuja tarefa do partido, era fazer uma aliana com a burguesa nacional progressista. Desse modo, no demorou muito para surgir as primeiras dissidncias polticas. Dentre os partidos que surgiram esto: a Vanguarda Comunista (VC), o Movimiento al Socialismo (MAS)3, La Causa Radical (LCR)4, o Partido da Revoluo Venezuelana (PRV)5 e a Aliana Revolucionria de Militares Ativos (ARMA)6.
3

Fundado em janeiro de 1971, como dissidncia do PCV, e cuja definio inicial se colocava a viso crtica do marxismo que deveria ser integrada com outras correntes progressistas do pensamento. Tornouse um importante partido no pas, lanando a candidatura presidencial de Vicente Rangel (atual vicepresidente do pas) em 1973 e a do prprio Teodoro Petkoff em 1983. Em 1987, ocorreu sua fuso com o MIR, que havia abandonado a luta armada e em 1993 apoiaram a candidatura vencedora de Rafael Caldera (1993-1998), na qual Petkoff assumiu o ministrio do Planejamento e apesar de ter abandonado o marxismo e se reivindicar social-democrata, acabou conduzindo a Agenda Venezuela, um plano econmico definido em acordo com o FMI. Quando o partido resolveu apoiar Chvez em 1998, Petkoff desligou-se do partido. 4 Fundado em 1970, por um ex-guerrilheiro chamado Alfredo Manero, por ser um partido de massas e que se mantinha distante da ortodoxia do PCV. Em 1997, sofreu uma diviso gerando o Partido Ptria para Todos (PPT), que fez parte da coligao que elegeu Chvez. 5 Douglas Bravo, fundador do PRV que nos anos 90 passou a se chamar Terceiro Caminho assim relata os acontecimentos que culminaram no rompimento com o PC: Nossa expulso se d porque reivindicvamos os elementos tericos de Simn Bolvar, de Simon Rodrigues, de Ezequiel Zamora e de outros pensadores venezuelanos,cujos princpios entravam em choque com a ortodoxia do pensamento sovitico. Ns publicamos um documento chamado Marxismo-leninismo-bolivarianismo, onde pela primeira vez se colocou a questo da nacionalizao do pensamento revolucionrio5

Quanto militncia de Chvez, segundo prprio depoimento, seu engajamento poltico ocorreu devido sua primeira grande crise existencial em dezembro de 1977, onde percebeu que os camponeses pobres se engajavam na guerrilha e eram massacrados por outros camponeses pobres, que na ausncia de emprego, entravam para o exrcito e recebiam tais funes de represso popular. Por outro lado, os guerrilheiros quando faziam suas emboscadas, tambm fustigavam os militares. Em suma, eram pobres fardados lutando com os pobres no-fardados, em tempos do Pacto do Punto Fijo.7 Dada esta situao e a corrupo generalizada que ocorria no governo, Chvez tentou articular um grupo poltico no interior das foras armadas para sublevao o Exrcito de Libertao do Povo Venezuelano (ELPV) , mas a iniciativa no prosperou. Depois de alguns anos, o desdobramento da primeira tentativa resultou na fundao do Exrcito de Libertao do Povo da Venezuela, que se transformaria em 17 de dezembro de 1982 dia do bicentenrio do nascimento de Simn Bolvar no Exrcito Bolivariano Revolucionrio (EBR-200) , cujo intuito era promover uma unio cvicomilitar e lutar por eleies populares, reforma agrria, soberania do pas e luta contra a oligarquia. Quanto unio cvico-militar, este um termo muito recorrente na poltica venezuelana, cujo foco central o estabelecimento de uma aliana entre militares e os no-militares. Tais premissas baseiam-se em trs fatores: 1) o perfil da formao dos militares de esquerda no pas que, inclusive, vem nas lutas da Coluna Prestes e na histria pessoal de Luiz Carlos Prestes, um referencial prtico do engajamento do militar nas questes polticas; 2) diante da carncia da organizao popular, ofuscada na vigncia do Pacto de Punto Fijo pela represso ao PCV e demais partidos e movimentos sociais, essa unidade tem se mostrado indispensvel para o xito da revoluo bolivariana e; 3) para que ocorra uma confluncia entre o conhecimento prtico militar e o indivduo no-militar, Hugo Chvez criou as milcias no-militares, cujo intuito defender e aprofundar as conquistas da revoluo bolivariana.

Grupo organizado fundado na Aeronutica em 1983, cujo principal dirigente era o piloto de caa e major William Izarra, afastado das atividades militares entre 1984 e 1989 por atividades esquerdistas que por intermdio do comandante Luis Reyes Reyes, militante de La Causa R, conheceu Hugo Chvez. 7 Com o fim da ditadura de Perez Jimenez (1948-1958), foi firmado um pacto que durou at 1998 com o aval dos EUA , que consistia num acordo de partilha do poder para as diversas fraes da burguesia interna, cooptando os sindicatos e com a alternncia do poder entre os partidos de direita AD e COPEI, isolando e perseguindo os militantes do PCV.

Os vrios partidos polticos de esquerda, com o passar dos anos, tiveram contatos direta ou indiretamente com Chvez e o EBR-2008, at culminar na tentativa do golpe de estado frustrado em 1992, o que levou deteno de Chvez e seus aliados. Nota-se, portanto, que a figura de Simn Bolvar presena quase que obrigatria na prxis poltica venezuelana. Assim como Caio Prado Jnior no Brasil e Jos Carlos Maritegui no Peru se empenharam em contrapor-se viso hegemnica stalinista de interpretao da realidade de seus pases, a esquerda venezuelana teve seus interlocutores. Portanto, para o entendimento dos embates que se colocam na Venezuela hoje, necessrio tomar como relevante a preocupao que seus partidos tm com os ideais preconizados pelo bolivarianismo, sobretudo porque os pensamentos de Simn Bolvar, influenciam alm dos venezuelanos, o movimento guerrilheiro das FARCs na Colmbia. Deste modo:

a histria do bolivarianismo na Venezuela tambm a histria da esquerda trada deste pas, uma esquerda que passou anos margem da poltica negociada no Congresso e nas instncias oficiais do poder. Parte dela veio se refugiar nos Andes na dcada de 1960, onde nasceram as primeiras clulas guerrilheras inspiradas na revoluo cubana. Assim nasceu uma ideologia que fundia o sonho de Simn Bolvar com as teorias socialistas que, poca, se importavam da Europa e da Rssia.9

No que concerne economia venezuelana, o pas tm uma peculiaridade mpar que a difere das demais naes latino americanas: o pas o quinto maior produtor de petrleo do mundo, sendo que a estatal PDVSA a empresa mais rentvel da Amrica Latina. Devido a guerra dos EUA contra o Iraque, a diminuio de oferta de petrleo pela OPEP e a elevao de preos passou de US$ 30,30 em outubro de 2003 para US$ 53,24 em outubro de 2004,10 em parte devido presso e influncia do governo Chvez na OPEP, propiciou-se uma situao em que este pas tm divisas suficientes para continuar pagando os juros da dvida externa e ao mesmo tempo investir em escolas e hospitais pblicos, promover a reforma agrria, compras armamentos,

No caso do PRV, foi por intermdio do professor universitrio e membro do partido, Adn Chvez irmo de Hugo Chvez que se promoveu um encontro entre seu irmo j uma liderana ascendente no interior do Exrcito e Douglas Bravo na cidade de Mrida no incio dos anos 80. 9 Uchoa, Pablo, Idem, p. 105. 10 Fonte: Oil Market Report (AIE) in: Almanaque Abril [Mundo 2005] p. 32.

diminuir impostos e a taxa de juros, aumentar o salrio mnimo diversos projetos sociais.11 Desde 1. de janeiro de 1976, o petrleo era nacionalizado no pas, pois o estado visava aumentar sua participao na receita fiscal atravs da empresa por ele criado, ou seja, a PDVSA e, alm disso, cessar a poltica de concesses. Porm:

As 15 concessionrias privadas existentes no pas entre elas a Exxon, a Shell e a Mobil logo integraram seus organograma, atuando como filiais no negcio. Argumentando-se que a nacionalizao no poderia acarretar grandes abalos, o governo decidiu manter praticamente a mesma estrutura administrativa at ento existente. Formalmente, a empresa estaria subordinada ao Ministrio das Minas e Energia (MME). No entanto, dado o porte e o crescimento da estatal, a partir de 1983, a situao se inverteu e a corporao rapidamente adquiriu autonomia no s diante do Ministrio, como tambm era relao ao poder pblico. Logo a PDVSA tratou de limitar seus deveres fiscais, mediante a criao de uma agenda cada vez mais divorciada do Estado. Rapidamente as grandes companhias transnacionais estabeleceram as estratgias de mercado da gigantesca petroleira venezuelana. Formalmente pblica, a empresa distanciava-se cada vez mais de seus objetivos iniciais. Os prprios funcionrios, mesmo os de graduao inferior, seguiam uma poltica salarial prpria, criando um padro de vida muito superior ao da maioria da populao. Nessa poca, a PDVSA ficaria conhecida como um Estado dentro do Estado.12

O que o governo Chvez fez e que nenhum havia ousado at ento, foi afastar os diretores ligados ao imperialismo estadunidense que forneciam petrleo da PDVSA por preos inferiores do mercado em troca de privilgios prprios e colocou a empresa sob controle do prprio governo. Assim, as receitas do petrleo que movimentam 80% da economia do pas, passariam a ter a incumbncia de impulsionar o projeto bolivariano. Por uma questo de princpio, a esquerda internacional sempre defendeu a supresso dos pagamentos para a converso dessa massa monetria sob a forma de investimentos sociais. Mais uma vez, aqui a realidade venezuelana caso mpar. Segundo Wilson Cano: a dvida externa, que passa (em US$ bilhes) de 34 em 1988 para 41 em 1993, parcialmente amortizada com recursos de privatizaes e atinge US$ 31,6 em 1998.13 No final de 2002 a dvida era de US$ 22,5 bilhes para um PIB de US$ 94,3 bilhes, uma relao dvida pblica/PIB no patamar de 29%, portanto, mais favorvel que a situao brasileira no patamar de 56% na poca.

Sobre estes projetos ver: Borges, Altamiro. Venezuela: originalidade e ousadia, So Paulo, Editora Anita Garibaldi, janeiro/2005, p. 11-12 e 35-36. 12 Maringoni, Gilberto. A Venezuela que se inventa Poder, petrleo e intriga nos tempos de Chvez, So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 2004, p. 106. 13 Cano, Wilson. Soberania e poltica econmica na Amrica Latina, So Paulo, UNESP/UNICAMP, 1999, p. 527.
11

Segundo o ministro de Planejamento e Desenvolvimento, o venezuelano Jorge Giordani, o servio da dvida consome US$ 4 bilhes ao ano, coberto plenamente pela receita petroleira e sequer a preocupao central de Chvez. Para o ministro, as preocupaes centrais de seu ministrio o combate pobreza e a desnacionalizao. E prossegue afirmando que se o governo tivesse se negado a pagar esses juros, seguramente o investimento internacional teria cessado.14 Sobre o combate pobreza, a imprensa alternativa e algumas vezes, at mesmo a grande imprensa noticiam os empreendimentos sociais positivos do governo Chvez. Quanto desnacionalizao, o foco concentrou-se na maior empresa do pas e assim:

de imediato um ex-guerrilheiro, Ali Rodrigues, para a presidncia da PDVSA e demitiu sumariamente milhares de diretores e gerentes cerca de 18 mil dos 42 mil funcionrios da empresa. Tambm extinguiu unidades fantasmas da estatal e transformou seus prdios em equipamentos sociais, como a Universidade Bolivariana. Conforme o presidente enfatizou na ocasio, a partir de agora a PDVSA deixar de ser uma caixa-preta, um Estado dentro do Estado, e os recursos do petrleo serviro ao bem-estar dos venezuelanos e ao desenvolvimento do nosso pas.15

No que tange ao investimento estrangeiro, at pelo fato de Chvez ser visto pelo empresariado mundial como um homem de esquerda, ligado a Fidel, as inverses internacionais so modestas. Para um pas que no incio deste sculo importava cerca de 70% dos alimentos, esta uma empreitada nada fcil. Sem embargo, o governo venezuelano procura contar com o apoio dos pases vizinhos para a realizao de alguns investimentos. nesse diapaso que devemos entender as seguintes iniciativas: intercmbio em diversas reas com Cuba como fornecimento de combustvel com preos subsidiados e construo de refinarias, tendo em contrapartida: o recebimento de 13.000 mdicos para atendimento popular nas periferias das grandes cidades venezuelanas, aplicao da metodologia pedaggica cubana para alfabetizao em massa, remdios populares subsidiados; do estabelecimento da ALBA no lugar da ALCA; da criao da Petrosul juntamente com Brasil e Argentina envolvendo as empresas nacionais petrolferas de cada pas e avano tecnolgico de prospeco e refino conjunto; da tentativa de iniciar

14 15

Maringoni, Gilberto. Idem p. 68. Borges, Altamiro. Venezuela: originalidade e ousadia, So Paulo, Editora Anita Garibaldi, janeiro/2005, p. 54.

um projeto nuclear buscando apoio com a Argentina, Brasil e; da consolidao da TV multiestatal Telesur, juntamente com Argentina, Cuba, Uruguai. O fato da dvida externa no ser o ponto nevrlgico do pas, no quer dizer que seja problema a ser desconsiderado. Em agosto de 2004, Chvez fez a seguinte declarao na Sesso Extraordinria da Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI):

Nem sequer falo por meu pas que no o caso mais grave no continente latino-americano, mas para dar uma idia, quando chegamos ao governo, a Venezuela tinha uma dvida externa de 25 bilhes de dlares mais ou menos, pagamos sem falta, mesmo em tempos de sabotagem petrolfera, quando os terroristas internos apoiados por seus aliados internacionais sabotaram refinarias, oleodutos, portos, e passamos mais de um ms sem exportar nem uma gota de petrleo, o qual fez com que perdssemos 10 bilhes de dlares nesses dois meses de greve. Apesar disso, pagamos sem falta a dvida. Pagamos desses 25 bilhes de dlares quase 20 bilhes e devemos quase o mesmo. Isso tico se pergunta que responsabilidade tm os credores nisso?16

Em suma, no que tange dvida externa, vale ressaltar que a Venezuela passa por uma situao singular, pois no existe nenhum caso anterior, dentre os pases do chamado Terceiro Mundo, que consegue manter os pagamentos dos juros da dvida externa e ao mesmo tempo no solapar sua economia interna e pelo contrrio fazer macios investimentos sociais. Deste modo, o pas no promoveu uma ruptura frontal com o capital at este momento e procura diversificar sua base produtiva. De qualquer maneira, precisar levar em conta que os preos do petrleo so regulados pelo mercado internacional e o capital pode, no futuro, tentar minar a revoluo bolivariana por a. Basta imaginar que no final do governo de Rafael Caldera (1993-1998), o barril de petrleo custava U$ 21,91 em janeiro de 1997, chegou ao patamar de US$ 8,74 em dezembro de 1998. Contraditoriamente, esta mesma crise serviu para garantir a vitria de Chvez na eleio presidencial e assim, desde a sua chegada ao poder em 1. de janeiro de 1999, foi adquirindo fora poltica para suprimir a constituio vigente e tecer uma nova, como estratgia da sua revoluo bolivariana. Utilizando-se das prprias prerrogativas da democracia burguesa em voga, o governo saiu vitorioso nos oito pleitos realizados entre 1999 e 2004, arrebentando a
16

Ver www.unidadepopular.org/chavez2.htm

corrompida e subsumida plutocracia vigente. Chvez deu um n nos opositores internos e externos uma vez que, tudo o que foi feito, ocorreu dentro da institucionalidade e legitimidade, ou seja, conforme as regras polticas capitalistas internacionais prexistentes. Conseguindo driblar com grande habilidade, os caminhos sinuosos do jogo poltico capitalista, foi deste modo que Chvez obteve apoio das naes latinoamericanas no golpe de abril de 2002, obteve o apoio de FHC na paralisao dos 63 dias, no apresentou motivos para uma invaso militar dos EUA o que seria diferente se Hugo Chvez estivesse no poder desde 1992, caso seu golpe tivesse alcanado xito , defendeu e continua defendendo com mais vigor a soberania e autonomia da nao, buscando uma integrao poltica e econmica com os demais pases latino-americanos. Enquanto no tinha arrimo social suficiente, foi acumulando foras nas diversas instncias institucionais polticas atravs dos pleitos, aps ter vencido os cinco primeiros deles anunciou as Leis Habilitantes17, explicitando a opo do governo pelas camadas sociais mais baixas, e cindindo de vez a opinio pblica at culminar na tentativa frustrada do golpe de abril de 2002. De qualquer modo, mesmo com o apoio da maior parte do exrcito e da maioria da populao, o golpe foi dado, mostrando que com o capital, toda a prudncia necessria. Mas Chvez comparou sua administrao com a experincia chilena de Allende, e num discurso na avenida Simn Bolvar, no centro de Caracas, afirmou em 13 de abril de 2004, um ano aps o golpe: enquanto a revoluo chilena era pacfica e desarmada, a nossa, com o apoio do Exrcito, pacfica e armada! Arrimado na institucionalidade e legitimidade, Chvez ataca cotidianamente o imperialismo ianque em seus discursos e salienta que o Brasil deve tomar o mesmo caminho bolivariano, colocando o presidente Lula em situao embaraosa. No toa que o governante brasileiro aconselhou o companheiro venezuelano a adotar um tom menos radical perante os EUA. Assim, a Venezuela se tornou a maior pedra no sapato do governo estadunidense na Amrica do Sul. Tamanha a preocupao que, numa visita ao Brasil da secretria de estado dos EUA, Condollezza Rice foi afirmado junto imprensa brasileira que as democracias na Amrica Latina so frgeis e que abrem caminho para o narcotrfico.

17

Anunciada em 13 de novembro e implantada a partir de 10 de dezembro, consistia num conjunto de 49 leis, dentre elas, quelas que afrontavam os interesses burgueses envolvendo as leis de Terra, de Pesca e Hidrocarburantes.

Alm disso, elogiou o governo Lula e afirmou que Chvez deveria ser lulalizado18. Tal elogio tem uma razo de ser, afinal de contas alm de ter aprofundado o modelo neoliberal de FHC, Washington v em Lula, o arqutipo exemplar de presidente que deseja para a Amrica Latina, enquanto que Chvez o seu antpoda. Na impossibilidade de chamar Hugo Chvez de ditador, e reconhecendo que a pobreza extremada pode fazer com que aqueles que s tm os grilhos a perder para utilizar a expresso do final do Manifesto Comunista possam optar por caminhos no afveis ao imperialismo, agora Washington optou tratar o presidente venezuelano pela denominao populista radical. Tal caracterizao no pode ser aplicado ao governo Chvez, uma vez que tudo foi votado e vencido conforme a democracia burguesa roga, tornando-se este argumento risvel. Nas palavras de um importante militar ianque:

Estamos vendo que as instituies democrticas na regio esto sendo minadas por movimentos populistas, e o perigo maior quando as lideranas polticas eleitas utilizam o apoio popular que obtiveram para minar ainda mais essas instituies. Temos visto tambm que essas democracias tm falhado em atender s demandas das classes marginalizadas. Essa subverso da democracia no apenas uma questo poltica, j que pe em risco a segurana e a estabilidade dos governos, num ambiente em que podem florescer guerrilhas urbanas e grupos terroristas.19

Diante do que foi exposto at aqui, a pergunta que fica no ar : A Venezuela est caminhando e colaborando para a construo do socialismo no sculo XXI? Devido brevidade do texto, podemos aqui apenas traar algumas rpidas consideraes. Em primeiro lugar, preciso levar em considerao que a teoria marxiana no nem um manual de regras pronto e acabado que serve para explicar todas as situaes possveis e em qualquer momento da histria. Segundo o prprio Marx no Dezoito de Brumrio: os homens fazem a sua prpria histria, mas no a fazem segundo a sua vontade livre; no a fazem sob circunstncias de sua escolha, mas sob aquelas circunstncias com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. sob esta perspectiva que devemos olhar a idia de insero do

18

A Carlos Westendorp, um dos diplomatas mais experimentados da Espanha e que ocupa posto que lhe permite, em tese, fazer tal afirmao (embaixador em Washington). Foi publicada em 29 de maro de 2005 em reportagem de Jos Manuel Calvo, correspondente do "El Pas" em Washington. 19 Fala do coronel David McWilliams, diretor de Relaes Pblicas do Comando Sul do Exrcito estadunidense, em nota imprensa estrangeira em Miami, na Flrida. O Comando Sul responsvel por 30 pases de Amrica do Sul, Central e Caribe. Folha de So Paulo 01/mai/2005.

bolivarianismo na concepo e nas lutas cotidianas de Hugo Chvez, alm dos motivos j assinalados anteriormente. Quanto aos diversos grupos, movimentos populares, sindicatos e partidos de esquerda, estes devem aproveitar-se do momento de melhorias dos nveis de salrio, emprego, sade e educao pblica da alfabetizao ao ensino superior para exatamente educar-se e educar o mximo de pessoas possveis na perspectiva da compreenso da importncia do socialismo para a prpria populao. Alm desses grupos verifica-se a existncia dos crculos bolivarianos, que mobilizaram milhares de pessoas para o retorno do presidente aps o golpe de abril de 2002:

criados em 17 de dezembro de 2001, no 19. aniversrio do MBR-200. (...) Estatutariamente, os crculos bolivarianos so grupos organizados, formados, por sete a onze pessoas, que se renem para discutir os problemas da sua comunidade, canaliz-los para o organismo competente e buscar a soluo. Funcionam concepo de assemblias populares, em que se discutem, sobretudo, matrias de interesse local e problemas do dia-adia, e a prestao de servios comunitrios. (...) o presidente Hugo Chvez criou os crculos bolivarianos para dar capilaridade sua revoluo, criando agentes de difuso do pensamento bolivariano que alcanam os pequenos recantos da sociedade aonde os pesados braos do Estado no podem chegar.20

Calcula-se que quase 2 milhes de pessoas esto envolvidas nestes crculos, cuja boa parte de seus membros integram as milcias paramilitares e que em breve recebero os armamentos comprados pelo governo junto Rssia e Espanha. Estes crculos tambm j foram aos Comits de Defesa da Revoluo (CDRs) de Cuba, mas o que os diferem daqueles, que sua proliferao no est necessariamente sob controle do governo. Eles se espalham rapidamente pelo pas, juntamente com as mais de 200 rdios e TVs comunitrias com o objetivo de defender o que foi conquistado at ento, mas tambm ir criando alternativas de decises e cooperativismo para alm do controle estatal. Ao explicar as razes dos avanos da revoluo bolivariana, o presidente Hugo Chvez afirmou: O elemento fundamental a organizao popular; eu a colocaria em primeiro lugar.21 Depois das vitrias conquistadas em todos os pleitos em que o projeto bolivariano foi colocada prova, e com projetos sociais que esto se consolidando, Chvez

20 21

Uchoa, Pablo. Idem p. 213-216. Brasil de Fato, abril de 2004.

10

enrijeceu seus discursos antiimperialistas e de integrao latino-americana. O que veio baila nos ltimos tempos, para alm do seu bolivarianismo, o fato de ter, agora, o cacife e estofo diplomtico para apresentar-se como um humanista e socialista da nova era, como fez no seu programa televisivo dominical Al Presidente de 20 de maro de 2005. Para finalizar, importante tambm salientar que a Venezuela, atravs dos acordos firmados com Cuba na gesto Chvez, vem contribuindo no somente para romper o bloqueio econmico que a ilha sofre por imposio dos EUA, mas tambm devido ao fato de ter perdido o apoio da extinta URSS, provocando um colapso na economia cubana nos anos 90.22 Analisando os rumos e dificuldades da revoluo cubana, Mszros afirma: A revoluo cubana demonstrou sua solidariedade, de forma mais tangvel, com a causa da emancipao humana em muitas ocasies. Mas solidariedade uma rua de duas mos. A solidariedade internacional tem condies de dar uma contribuio significativa para os prximos quarenta e cinco anos da revoluo cubana.23 Deste modo, assim que a revoluo bolivariana de Hugo Chvez presta sua solidariedade ao povo cubano e insere neste sinuoso caminho de construo do socialismo no sculo XXI.

Ver Almendra, Carlos Cesar. A Situao Econmica Cubana Diante da Queda do Leste Europeu in Revoluo Cubana Histria e Problemas Atuais, Coggiola, Osvaldo (org.), So Paulo, Xam, 1998. p. 135-154. 23 Mszros, Istvn. Cuba: os prximos quarenta e cinco anos?, in: Margem esquerda, no.2, So Paulo, boitempo, 2003, p. 18.
22

11

Potrebbero piacerti anche