Sei sulla pagina 1di 2

ITM BACHARELADO EM TEOLOGIA AVALIAO FINAL DE HISTRIA ECLESISTICA I Prof.: THIAGO BRAGA (tlsbraga@hotmail.

com) ALUNO:_____________________________________________________

ABRIL DE 2013

NOTA:____________

Crentes em Jesus Cristo, muito boa noite e S vitria! Desde j lhes desejo uma tima avaliao, lembrando aos senhores que permitido TODO E QUALQUER TIPO DE CONSULTA AO SEU MATERIAL DIDTICO, tal como Bblia, apostila, livros etc. Todavia, se preocupe mais em escrever com suas palavras do que transcrever, ok!? Faa com bastante calma, responda de caneta e seja feliz! Esta avaliao INDIVIDUAL e tem o valor mximo de 4,5 direto para a Mdia Final. ATENO!!! ESCOLHA 3 QUESTES ABAIXO PARA RESPONDER, ENTRE AS 9 DISPONVEIS. NO DEVEM SER FEITAS 4 OU MAIS. APENAS 3!!! BOM DIVERTIMENTO... 1- Comente sobre o que abordamos em nossas primeiras duas aulas, quando falamos sobre a origem do cristianismo, de acordo com as palavras de Martin Dreher, entendido como ...uma religio de memria... e a autntica memria crist memria de marginalizados, de vencidos e de humilhados, de gente que no entra nos grandes manuais da histria.... 2- O Imprio Romano administrativamente estava organizado em provncias. Comentamos em aula que a Judeia era uma das chamadas provncias especiais dirigidas por um procurator. Comente sobre o porqu do termo especiais em relao a ela. 3- Levando em considerao a situao religiosa no imprio Romano, enxergamos que em alguns momentos havia o culto ao imperador, muitos praticantes de magia, alguns cultos considerados proibidos, mas tambm muita prtica da ascese e de sincretismo religioso. Comente sobre uma destas peculiaridades religiosas. 4- J a diviso poltico-religiosa da palestina abrangia alguns grupos como os famosos fariseus, os essnios, os saduceus, os zelotes e tambm um grupo conhecido como os silenciosos ou am-harez. Comente sobre um deles. 5- Com suas palavras comente sobre aquele que ficou conhecido como o primeiro Conclio da Igreja, ocorrido em Jerusalm, e parcialmente relatado em Atos 15. 6- Em nossa abordagem sobre a histria selucida e o reino dos Macabeus, podemos perceber traos paralelos com alguns textos histricos considerados cannicos, contendo entretanto algumas ressalvas. Diante do analisado, como voc classificaria a importncia de I Macabeus para o estudo da historiografia bblica? 7- Dos materiais histricos do primeiro sculo teremos vrios de rica beleza e profundidade histrica que todavia foram considerados hereges ou posteriormente apcrifos. Mesmo assim, neles encontramos contedos dos ditos pais da igreja, que serviram de fontes extra bblicas para a compreenso do pensamento antropolgico daquele tempo. Nesta perspectiva, at que ponto a didaqu (ou instruo dos doze apstolos) foi importante para a clericalizao do sagrado ou at mesmo pela formalidade da elaborao litrgica nos cultos?

8- Sempre afirmamos em aula que o cristianismo pauprrimo em originalidade simblica, o que tambm se traduziu na imensa dificuldade de produo de materiais cannicos originais neotestamentrios, que passaram a ter sua linha de produo agilizada por certas perseguies e manifestaes herticas. Neste conjunto, de que maneira voc entende a importncia de tais heresias como o gnosticismo, docetismo e at mesmo Marcio, para o crescimento intelectual e espiritual dos pensadores cristos? 9- A origem do papado no parece ter uma explicao muito clara ou definida por parte da historiografia. Se de um lado temos a defesa protestante de que Pedro no pode ser considerado o primeiro papa, por ter sido algum errante e pecador e por Jesus no ter confiado a ele (MT 16,18) chave nenhuma e sim isso ser fruto de um equvoco interpretat ivo, da mesma maneira muitas outras instituies religiosas que seguimos, como o diaconato, por exemplo, tambm no parecem ter vindas explicita e originalmente de Jesus. Como podemos compreender tais distines de interpretaes?

PARTE II - Disserte sobre como a historiografia de Tcito relatava a percepo da sociedade romana em relao aos cristos e ao seu iniciante cristianismo.

Cristos sendo usados como Nacional, Cracvia, Polnia, 1876.

tochas

humanas,

na

perseguio

sob Nero,

porHenryk

Siemiradzki,

Museu

Para se ver livre do boato, Nero prendeu os culpados e infligiu as mais requintadas torturas em uma classe odiada por suas abominaes, e vulgarmente chamada cristos pelo populacho... essa superstio perniciosa que... uma vez condenada no apenas pelo crime de incndio, mas por dio contra a raa humana. E, em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaos pelos ces. Outros ainda morriam crucificados, incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna.... A perseguio de Nero (64) Tcito, annales, XV.44

Temos, porm, este tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus, e no de ns. Porque em tudo somos atribulados, mas no angustiados; perplexos, mas no desanimados. Perseguidos, mas no desamparados; abatidos, mas no destrudos. 2 Corntios 4:7-9 ______

Potrebbero piacerti anche