Sei sulla pagina 1di 24

BRIGADA DE INCNDIO

BRIGADA DE INCNDIO
BRIGADA DE INCNDIO
Grupo organizado de pessoas voluntrias ou no, treinadas e capacitadas para atuar na preveno, abandono e combate a um princpio de incndio e prestar primeiros socorros, dentro de uma rea preestabelecida.
Definio do item 3.4 da NBR 14.276 (Programa de Brigada de Incndio)

BRIGADA DE INCNDIO
ROUPAS DE PROTEO PARA PRODUTOS QUMICOS
NVEL A (MAIS ALTO NVEL DE PROTEO) O Nvel A de proteo solicitado quando ocorre o grau mximo possvel de exposio do trabalhador a materiais txicos. Assim necessrio a proteo total da pele, vias respiratrias e para os olhos. O uso desse equipamento dever ser feito sempre com o Respirador Autnomo, pois trata-se de uma pea totalmente encapsulada. NVEL B (NVEL ALTO DE PROTEO) O nvel B de proteo requer o mesmos nvel de proteo respiratria que o Nvel A, porm um nvel menor para proteo da pele. A grande diferena entre o A e B, que o nvel B no exige uma roupa de proteo totalmente encapsulada para a proteo contra gases / vapores.

BRIGADA DE INCNDIO
ROUPAS DE PROTEO PARA PRODUTOS QUMICOS
NVEL C (NVEL MDIO DE PROTEO) No nvel C de proteo, exige-se menor proteo respiratria e menor proteo da pele. A grande diferena do nvel B e C o tipo de equipamento respiratrio exigido. Os respiradores podem ser faciais ou semi-faciais com purificadores de ar, ou seja, filtro qumico. NVEL D (MENOR NVEL DE PROTEO) Para o Nvel D, exige-se o menor nvel de proteo respiratria e de proteo para a pele. a menor proteo possvel quando h manipulao de Qualquer agente qumico. Quando utiliza-se o Nvel D a atmosfera no contm produtos txicos, no h contato com derramamentos, imerses e no h inalaes de gases.

BRIGADA DE INCNDIO
MTODOS PREVENTIVOS
So mtodos utilizados a fim de evitar um princpio de incndio. Fazer a manuteno peridica na parte eltrica e nos equipamentos que forem necessrios para evitar o atrito entre as peas ou o desgastes das mesmas; No faa ligaes eltricas improvisadas, chame um eletricista qualificado; Nunca use tomadas defeituosas; No sobrecarregar a rede eltrica, evitar o uso do benjamim e extenses de m qualidade;

Desligue o equipamento eltrico diretamente da tomada, principalmente em caso de viagem;


No guarde equipamento eltrico sem antes resfriar; No substitua fusvel por arame; Evite acumulo de lixo ou entulho combustvel; No guarde combustveis lquidos ou gasosos em excesso ou em locais sem ventilao; Utilize os cinzeiros para apagar os cigarros; Respeite as placas de proibido fumar;

BRIGADA DE INCNDIO
Cuidado para no dormir com o cigarro acesso; Cuidado com uso de velas, lampies, fogos de artifcios, produtos qumicos, etc.; Manter o material de combate incndio sempre em boas condies, de acordo com o planejamento ou necessidade de cada empresa.

Dar treinamento a todos os funcionrios direcionado preveno e combate a incndios.


ATENO: A melhor forma de combater o incndio evitar que ele ocorra atravs da PREVENO.

CAUSAS DE INCNDIO
Falta de Preveno; Falha na rede eltrica; Pontas de cigarro mal apagadas; Acidentes de Trabalho; Vazamento de gs; Brincadeiras de criana; Bales, fogos de artifcios; Aes Criminosas;

Estocagem de material inadequado;


Negligncia no Trabalho; Negligncia domstica;

Causas naturais (terremoto, sol, vento).

BRIGADA DE INCNDIO
ESTADO FSICO DA MATRIA
MATRIA tudo o que tem massa e ocupa lugar no espao. Matria a substncia que liberar radicais livres para que possa ocorrer a combusto. Portanto devemos verificar que podemos encontrar a matria em trs estados fsicos: ESTADO SLIDO estado da matria no qual os tomos oscilam em torno de posies fixas. Ex.: papel, madeira, ferro, ao, tecido, etc. ESTADO LQUIDO estado da matria onde as molculas, dotadas de grande mobilidade, fazem-no tomar a forma do recipiente que o contm. Ex.: gasolina, gua, petrleo, etc. ESTADO GASOSO estado da matria onde o volume do recipiente ocupado por todas as molculas desta. Ex.: hidrognio, hlio, acetileno, metano, butano, propano, etc.

BRIGADA DE INCNDIO
CONDIES PROPCIAS PARA A COMBUSTO
Alm dos elementos essenciais do fogo, h a necessidade de que as condies em que esses elementos se apresentam, sejam propcias para o incio da combusto. Se uma pessoa trabalha em uma escritrio iluminado com uma lmpada incandescente de 100 watts e, alm disso ela fuma haver no ambiente: 1. COMBUSTVEL: Mesa, cadeira, papel, etc. 2. COMBURENTE: Oxignio presente no ar ambiente; 3. CALOR: Representado pela lmpada acesa e pelo cigarro aceso. Apesar destes trs elementos estarem presentes no ambiente, s ocorrer incndio se, por distrao da pessoa esta encostar papel no cigarro acesso, por exemplo. Se este combustvel estiver no estado slido ou lquido, haver a necessidade de que seja aquecido para que comece a liberar radicais livres, Ex.: SLIDO aquecimento VAPOR LQUIDO aquecimento VAPOR SLIDO aquecimento LQUIDO aquecimento VAPOR GS: (estado fsico adequado combusto) Ex.: Papel. Ex.: leo combustvel Ex.: parafina Ex.: Acetileno.

BRIGADA DE INCNDIO
CLASSIFICAO DOS COMBUSTVEIS QUANTO A VOLATILIDADE
Os combustveis lquidos so classificados em: VOLTEIS So os combustveis lquidos que temperatura ambiente, desprendem vapores capazes de se inflamarem. Ex.: lcool, ter, gasolina, acetona, benzina, etc. NO VOLTEIS So os combustveis lquidos que para desprender vapores inflamveis, necessitam de aquecimento acima da temperatura ambiente. Ex.: leo de linhaa, leo lubrificante, sacarose, glicose, etc.: Os combustveis volteis so os mais perigosos, e por isso devem ser armazenados e manuseados com cuidados especiais.

COMBURENTE
Para que ocorra a combusto o comburente deve estar a uma determinada porcentagem no ar, normalmente esta porcentagem de 21%, pois nosso ar composto de : 77% de nitrognio (N2); 21% de oxignio (O2); 1% de vapor dgua (H2O); 0,93% de argnio (Ar); e, 0,07 de outros gases.

BRIGADA DE INCNDIO
DEFINIO DO FOGO
Defini-se fogo como consequncia de uma reao qumica entre dois elementos, denominada combusto, que produz luz, calor e substncias, formado pelo realinhamento dos tomos das substncias originais.

BENEFCIOS E MALEFCIOS DO FOGO?

PREVENO?

COMBATE?

BRIGADA DE INCNDIO
TRINGULO DO FOGO / TETRAEDRO DO FOGO
TRINGULO DO FOGO Para que se inicie a combusto, necessrio a unio de trs elementos essenciais: COMBUSTVEL; COMBURENTE; e, CALOR.

REAO EM CADEIA
o processo de transferncia de calor de molcula para molcula do combustvel, gerando radicais livres, os quais reagiro com o comburente, gerando a combusto e incentivando a propagao.

BRIGADA DE INCNDIO
PONTOS DE TEMPERATURAS CRTICAS
Combustveis Todo material possui algumas propriedades que o diferencia de outros, em relao ao nvel de combustibilidade. Alguns so mais volteis e outros menos volteis. Exemplo: Podemos incendiar a gasolina com uma chama de um isqueiro, no ocorrendo o mesmo em relao ao carvo. Isso porque o calor gerado pela chama do isqueiro no seria suficiente para levar o carvo a temperatura necessria para que ele liberasse vapores combustveis. Todo material dependendo da temperatura a que esta submetido liberar maior ou menor quantidade de vapores inflamveis. Para compreendermos este fenmeno, devemos conhecer algumas variveis, as quais denominamos pontos de temperaturas crticas, so elas: Ponto de fulgor; Ponto de Combusto; e, Ponto de Ignio.

BRIGADA DE INCNDIO
PONTOS DE TEMPERATURAS CRTICAS
PONTO DE FULGOR
a temperatura mnima em que um combustvel comea a desprender vapores inflamveis, que em contato com uma fonte de calor se incendeiam, porm se retirarmos a fonte de calor o fogo se extingue. Exemplo: Ao aquecermos um pedao de madeira, dentro de um tubo de vidro de laboratrio, a uma certa temperatura a madeira desprender vapor de gua; esse vapor de gua no pega fogo. Aumentando-se a temperatura, em certo ponto comearo a sair gases pela boca do tubo. Aproximando-se um fsforo aceso, esses gases transformar-se-o em chamas. Nota-se que o combustvel slido (madeira), a certa temperatura, desprende gases que se misturam ao oxignio (comburente) e que se inflamam em contato com chama do fsforo (calor), porm o fogo no continuar, devido aos gases formarem-se em pequena quantidade, isso denomina-se ponto de fulgor.

Ex.: O ponto de fulgor da gasolina de -42 C / Amnia em forma de gs de 650 C; leo combustvel de 110 C.

BRIGADA DE INCNDIO
PONTOS DE TEMPERATURAS CRTICAS
PONTO DE COMBUSTO
A temperatura mnima em que um combustvel sendo aquecido desprende gases que em contato com uma fonte de calor se incendeiam, e ao retirarmos a fonte de calor o fogo continua.

Na experincia da madeira, se o aquecimento prosseguir, a quantidade de gs expedida do tubo aumentar. Entretanto em contato com a chama do fsforo, ocorrer a ignio, que continuar, mesmo que o fsforo seja retirado. A queima, portanto, no para.

BRIGADA DE INCNDIO
PONTOS DE TEMPERATURAS CRTICAS
PONTO DE IGNIO
A temperatura mnima em que os gases desprendidos de um combustvel se inflamam, pelo simples contato com o oxignio.
Extino por falta de oxignio Renovao de ar com incremento da combusto

Continuando o aquecimento da madeira, os gases, naturalmente, continuaro se desprendendo. Em certo ponto, ao sarem do tubo, entrando em contato com o oxignio (comburente), pegaro fogo sem a necessidade da chama do fsforo. Os gases desprendidos do combustvel, s pelo contato com o comburente entram em combusto, e as chamas se mantm. Foi atingido a temperatura de ignio. Exemplo: O ter atinge sua temperatura de ignio 180 C; O enxofre atinge sua temperatura de ignio 232 C; Obs.: Quanto mais ventilado for o local onde ocorre a combusto, mais viva ela ser, pois haver renovao do ar com a entrada de oxignio, permitindo a reao em cadeia.

BRIGADA DE INCNDIO
FORMAS DE TRANSMISSO DO CALOR
Material Isolante

Metal
Algodo

CONDUO Conduo ou condutibilidade o processo pelo qual o calor se transmite diretamente de matria para matria, de molcula para molcula, por movimento vibratrio. CONVECO o processo de transmisso de calor que se faz atravs da circulao de massas de ar, ou gases quentes, que se deslocam do local do fogo para outros locais, as vezes bem distantes, levando calor suficiente para incendiar corpos combustveis inflamvel com o qual tenha contato. IRRADIAO a transmisso do calor por meio de ondas calorficas. Todo corpo quente emite irradiaes que vo atingir os corpos frios. O calor do sol transmitido por esse processo.

Elevador Janela Aberta Incndio Secundrio Incndio Original


L M P A D A

SOL

BRIGADA DE INCNDIO
MTODOS DE EXTINO DO FOGO
ABAFAMENTO / RETIRADA DO OXIGNIO (O2) um mtodo de extino mais difcil, pois, consiste na retirada do oxignio, a no ser em pequenos incndios que podem ser abafados com tampas, panos, cobertores, etc. RESFRIAMENTO / RETIRADA DO CALOR o mtodo de extino mais usado, consiste em diminuir o calor do material incendiado abaixo do seu ponto de combusto, nesta temperatura o material no se inflama.

RETIRADA DO MATERIAL / ISOLAMENTO o mtodo de extino mais simples na sua realizao, sendo executado de forma mecnica, geralmente no se exige equipamentos especiais. Consiste na retirada, diminuio ou interrupo, com uma certa margem de segurana de todo material ainda no atingido pelo fogo.

BRIGADA DE INCNDIO
CLASSES DE INCNDIO
CLASSE A SLIDOS INFLAMVEIS
Compreende os incndios em combustveis slidos, como madeira, papel, papelo, plsticos, borrachas, fibras, tecidos, etc. Tem a propriedade de queimar tanto em superfcie, quanto em profundidade e se caracterizam por deixar resduos. O agente extintor mais utilizado para combater esse tipo de incndio o de gua, encontrado em abundncia na natureza. Jamais deve ser utilizado em equipamento eltrico energizado.

CLASSE B LQUIDOS INFLAMVEIS


Compreende os incndios em combustveis inflamveis, caracterizamse por no deixarem resduos e queimarem somente na superfcie. Ex.: Derivados do petrleo (leo diesel, graxa, gasolina, naftalina e outros), e produtos qumicos. Os processos de extino indicado para os incndios de classe B o abafamento (com posterior resfriamento). Os incndios em gases inflamveis tambm se enquadram nesta classe.

BRIGADA DE INCNDIO
CLASSES DE INCNDIO
CLASSE C EQUIPAMENTOS ELTRICOS ENERGIZADOS
Compreende os incndios em equipamentos eltricos energizados ou com energia atuante que possa oferecer perigo em sua extino. A extino desse tipo de incndio deve ser feito por agentes extintores no condutores de eletricidade (CO2 e PQS), devendo agir por abafamento ou resfriamento.
Ex.: Painis eltricos, fusveis, curto-cicuito em fiaes, super aquecimento e outros.

CLASSE D METAIS PIROFRICOS


Compreende os incndios em metais pirofricos, tais como magnsio, titnio, zircnio e outros. Para combater esse tipo de incndio necessitamos de agentes extintores especiais que atuem por abafamento. Ex.: P Qumico Seco Especial, Areia, Terra, Granalhas de ferro e outros.

BRIGADA DE INCNDIO
EXTINTORES DE INCNDIO
GUA PRESSURIZADA
Apresenta como caracterstica principal a capacidade de diminuir a temperatura dos materiais em combusto, agindo por resfriamento. Pode ser utilizada com jatos slidos ou aspergida em forma de neblina (gotculas). Sua utilizao em incndios se faz principalmente com equipamentos hidrulicos (bombas, hidrantes, sprinklers e outros). Esse agente extintor deve ser utilizado somente para incndios de Classe A (Slidos Inflamveis). Sua presso de 10,5 Kgf/cm (aprox. 150 lbs/pol).

ESPUMA QUMICA
resultante da reao provocada pela mistura de duas substncias (bicarbonato de sdio e sulfato de alumnio), ambas em soluo aquosa e um estabilizante (alcauz). Aps o mesmo ser colocado em posio contrria (cabea para baixo), estas substncias entraro em contato, reagindo e formando a espuma qumica. Esse agente extintor pode ser utilizado para incndios de classe A e B (Slidos e Lquidos Inflamveis). Este agente extintor esta proibido por lei desde 1990 por vrios acidentes terem ocorridos com o mesmo e por no ter controle de vazo. No interior de suas bolhas, existe o CO.

BRIGADA DE INCNDIO
EXTINTORES DE INCNDIO
ESPUMA MECNICA
composto por estrato de espuma ou Lquido Gerador de Espuma (LGE), adicionados a gua, que sob presso e atravs de um batimento mecnico gera a espuma. Sua ao principal a de abafamento, criando uma barreira entre o combustvel e o comburente (oxignio). Compe-se de 97% de gua e 3% de LGE. Esse agente extintor pode ser utilizado para incndios de Classe A e B (Slidos e Lquidos Inflamveis). No interior de suas bolhas existe Oxignio (O). pressurizado a 13,5 Kgf/cm (aproximadamente 203 lbs/pol).

CO2 (GS CARBNICO)


Tambm conhecido como dixido de carbono, estes agentes atua por abafamento, eliminando o oxignio do ambiente em combusto. mais pesado que o ar, no sendo muito indicado para combates em locais abertos e ventilados, por se tratar de um gs acondicionado sob alta presso, atua tambm por resfriamento. pressurizado a 126 Kgf/cm (aproximadamente 2.000 lbs/pol). Esse agente extintor pode ser utilizado tambm para incndios de classe A, B e C, sendo mais eficiente na classe C.

BRIGADA DE INCNDIO
EXTINTORES DE INCNDIO
P QUMICO SECO (PQS)
Atua por abafamento, pois, provoca a reao qumica eliminando o oxignio da combusto. Existem diversos tipos de p qumicos, os mais conhecidos so: bicarbonato de sdio (o mais utilizado), monofosfato de amnia e outros. um agente extintor polivalente podendo ser empregado em qualquer classe de incndio. Os P Qumicos Especiais utilizados nos incndios de classe D, se fundem quando em contato com o metal pirofrico em combusto, formando uma camada protetora que isola o oxignio, interrompendo a combusto. Pressurizado com 10,5 Kgf/cm (aproximadamente 150 lbs/pol).

GASES HALOGENADOS
Consttuidos por gases halogenados (Cloro, Bromo, Flor, Carbono), possui capacidade extintora elevada, sendo superior ao CO2. Sua fabricao foi proibida desde 1994, devido a seus gases afetarem a camada de oznio. J existem no mercado extintores de gases halogenados com outros princpios ativos que foram liberados e que j esto a venda.

BRIGADA DE INCNDIO
EXTINTORES DE INCNDIO
GUA PRESSURIZADA
Capacidade Unidade Extintora Alcance do Jato Tempo de Descarga Forma de Extino Gs Expelente 10 litros (porttil); 75 litros (sobre-rodas); 10 litros; 8 a 10 metros; 60 Segundos; Resfriamento; N2.

ESPUMA MECNICA
Capacidade Unidade Extintora Alcance Mdio do Jato Tempo de Descarga Forma de Extino Gs Expelente 09 Litros; 09 Litros (gua e LGE); 08 Metros; 60 Segundos; Abafamento; N2.

BRIGADA DE INCNDIO
EXTINTORES DE INCNDIO
EXTINTOR DE P.Q.S.
Capacidade 1, 2, 4, 6, 8 e 12 Kg (portteis); 20, 30, 50, 70, 100 e 250 (sobrerodas); 04 Kg; 05 Metros; Para 04 Kg 15 Segundos; Para 12 Kg 25 Segundos; Abafamento; N2.

Unidade Extintora Alcance Mdio do Jato Tempo de Descarga Tempo de Descarga Forma de Extino Gs Expelente

EXTINTOR DE CO2
Capacidade Unidade Extintora Alcance do Jato Tempo de Descarga Forma de Extino 2, 4 e 6 Kg (portteis); 10, 20, 25 e 50 (sobre-rodas); 06 Kg; 4 Metros; 16 a 25 Segundos; Abafamento.

Potrebbero piacerti anche