Sei sulla pagina 1di 7

RESUMO

DISCIPLINA: INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO ACADMICO: MARCIO ROBERTO PICCOLI 1 FASE DE DIREITO/2012.

Instrumentos de controle social:


a) Moral: concepo individual ou de um grupo do que certo ou errado. a conscincia. b) Religio: crena no divino. Condutas nobres a serem seguidas. c) Regras de trato social: condutas estabelecidas no grupo social: com licena, obrigado, cortesia, amizade. Regras no punveis pelo estado. d) Direito: regras de conduta estabelecidas pelo estado estabelecendo direitos e deveres. So regras punveis. DIREITO Bilateral Heternomo Exterior Coercvel Sano prefixada MORAL Unilateral Autnoma Interior Incoercvel Sano difusa R.T. SOCIAL Unilaterais Heternomas Exteriores Incoercveis Sano difusa P. RELIGIOSOS Unilaterais Prev. autnomos Interiores Incoercveis Sano prefixada

Lei de Talio:

- olho por olho, dente por dente; - causar ao outro o mesmo sofrimento causado; - no est incorporado ao nosso ordenamento; - fazer justia com as prprias mos.

ndia: cdigo de Manu Marco histrico do direito Indiano Grcia: Solon Dracon Legislador que priorizava as classes dominantes. Legislador moderado preocupado em fazer leis para o povo. Roma: Marco do direito. Sistematizao do Direito.

Diviso do direito:
1. Common law: baseado em jurisprudncias. Decises de tribunais 2. Civil law: - baseado na Lei. Incorporado ao nosso ordenamento jurdico. - Objeto: Direito Cincia: - Mtodo: dedutivo, indutivo, histrico (caminho percorrido) - Linguagem: - Tcnica: peas jurdicas, peties, etc.

Cincia do Direito: cincia que estuda de maneira sistematizada/mtodos, as regras jurdicas vigente, possuindo linguagem e tcnica prprio. Definio real/lgica: a)Faculdade de agir garantida pelas regras jurdicas - Direito subjetivo; b) Direito como norma geral a ser seguida- direito objetivo; c) direito como acepo de justo. Definio nominal: a) Etimologia: origina da palavra directos, que significa conforme a reta, sem inclinao; b) Semntica: aquilo que est conforme alei, a prpria lei, conjunto de leis, cincia que estuda as leis.

FUNDAMENTOS DO DIREITO
1. Direito natural/jusnaturalismo: a) Se fundamenta na natureza humana; b) Direito divino; c) Preocupao com o conceito de justia, com os valores - juzo de valor; d) Se apega a natureza humana sem apegar-se as regras; e) Prevalncia do bem comum e da divindade humana; f) Enfatiza o direito a liberdade e igualdade. g) Observa e valora os fatos sociais. Interfere nos fatos sociais. 2. Direito positivo/positivismo jurdico: a) Se apega as regras escritas; b) S vale se estives escrito; c) Justia = regra escrita; d) Se apega a fatos observveis; e) No se faz juzo de valor. Cumpre-se a regra; f) O estudo como fato e no de valor (Bobbio). 3. Normativismo jurdico (Hans Kelsen): a) Norma Fundamental = autoridade que atribui carter jurdico a todo conjunto de normas. b) Direito = norma vlida = justia; c) Direito um fenmeno isolado, no faz parte de outras cincias: filosofia e sociologia; d) Direito = norma jurdica

4. Tridimensionalidade da norma (Miguel Reale): a) Fato aplicado a um valor, disposto a uma norma vlida; b) Trs dimenses: normativo ftico axiolgico c) Trs perspectivas: Direito como valor justo; Direito como norma jurdica; Direito como fato social.

DIREITO PBLICO DIREITO POSITIVO DIREITO PRIVADO

Teoria Monista: para Kelsen o direito sempre pblico, haja vista, ser criado pelo Estado.

Teoria Substancialista: a) Teoria dos interesses em jogo: Pblico = Estado, Privado = particular; b) Teoria do Fim: Estado meio e individuo fim = D.Privado Indivduo meio e Estado fim =D.Pblico

DIREITO POSITIVO

Teoria Dualista (Pblico e Privado) Teoria Formalista: a) do titula da ao b) das normas distributivas adaptativas; c) da natureza da relao jurdica.

Teoria Trialista: Direito misto, por ali coincidirem interesses pblicos e privados. Ex: Direito ambiental.

PBLICO: Principio da Legalidade Estrita: Agir de acordo com a Lei. PRINCIPIOS DO DIREITO PBLICO E PRIVADO PRIVADO: Autonomia da vontade, as pessoas gozam da faculdade de estabelecer entre si normas que desejarem. Podem tudo exceto o proibido em lei.

Direito Civil: Engloba: a capacidade, o estado das pessoas, o nascimento, a maioridade, relaes familiares, patrimnio, etc. Direito Comercial e Empresarial: normas que regulamentam a atividade comercial e empresarial. Direito do Trabalho: Normas que regulamentam as relaes entre emprega e empregador. Direito do Consumidor: regula as relaes entre clientes e fornecedores.

RAMOS DO DIREITO PRIVADO

Direito Constitucional: Normas pertencentes a Constituio. Direito Administrativo: Normas que organizam administrativamente o Estado. Direito Financeiro/Tributrio: Normas voltadas a arrecadao de tributos. Regulamentao de receitas e despesas. Direito Financeiro/Tributrio: Normas voltadas a arrecadao de tributos. Regulamentao de receitas e despesas. Direito Processual: Regula o processo judicial e a organizao judiciria: Processual Civil, Processual Penal e Processual do Trabalho. a) Direito Material: Direitos e Deveres = Direito Civil b) Direito Formal: Procedimentos = Direito Processo Civil RAMOS DO DIREITO PBLICO Direito Penal: Normas aplicveis a crimes e contravenes penais, com as correspondentes penas. Direito Eleitoral: Normas que disciplinam a escolha dos membros do legislativo e executivo. Direito Internacional Pblico: Normas e tratados internacionais, costumes jurdicos internacionais. Direito Internacional Privado: Normas de direito privado em nveis internacionais Direitos Humanos: Normas de direitos e liberdade bsicos de todo cidado.

DIREITOS QUE SE CONFUNDEM ENTRE DIREITO PBLICO OU PRIVADO: - Direito Previdencirio - Direito Ambiental - Direito Econmico. DIREITO GERAL E PARTICULAR DIREITO GERAL: Aplicvel a todo territrio. DIREITO PARTICULAR: Aplicvel a uma parte desse territrio. DIREITO CUMUM E ESPECIAL DIREITO COMUM: projeta-se sobre todas as pessoas sem distino. Ex: direito civil, penal, etc. DIREITO ESPECIAL: aplicvel a uma parte limitada das relaes jurdicas especificas. Ex.: direito intelectual, locao de imveis, lei do idoso, ECA. DIREITO REGULAR E SINGULAR DIREITO REGULAR: o direito normal. Forma conjunto de normas que se baseiam em princpios cientficos de direito e segue harmonicamente as linhas do sistema jurdico a que pertence. DIREITO SINGULAR: criado em ateno as situaes excepcionais. Ex: conjunto de normas perodo psrevolucionrio. PRIVILGIO: Uma das caractersticas da norma jurdica, a generalidade. Se dirige a todos que se encontram em igual situao jurdica. O privilegio uma exceo a regra. Ex.: penso vitalcia aos exilados.

FONTES DO DIREITO
LEI: Toda regra escrita positivada, emanada pelo estado, que tem sua vigncia a partir da publicao. Lei Formal: atende os requisitos da forma, mas contm falhas de matria/contedo. Lei sentido formal-material: atende os requisitos de forma e matria. Lei substantiva ou material: rene as normas de conduta social, que define direitos e deveres (cdigo civil). Lei formal ou adjetiva: fala dos procedimentos (Processo civil). ANALOGIA: utilizao de uma norma semelhante quando a Lei apresenta lacuna ou omisso. COSTUME: prtica social reiterada, reconhecida pela sua obrigatoriedade pelo Estado. Ex.: Cheque pr datado. PRICPIOS GERAIS DO DIREITO: os princpios que garantem em primeira instncia subsidiar o Juz em um caso concreto, no necessariamente positivados. (dignidade humana, razoabilidade, isonomia, bagatela). Princpio romano: viver honestamente, no causar a outrem e dar a cada um o que seu.

FONTES FORMAIS (IMEDIATAS) FONTES PRIMRIAS)

FONTES NO-FORMAIS (MEDIATAS ) Reforo s Fontes primrias)

DOUTRINA: Conjunto de ideias sistematizadas do direito. So os estudos interpretativos das normas de direito vigentes. Funes da Doutrina: Atividade Criadora: o direito tem que evoluir mediante a criao de novos princpios e formas, que decore dos labor dos juristas. Funo Prtica: anlise das regras vigentes. O jurista precisa de um trabalho sistematizado das normas selecionadas, permitindo o conhecimento jurdico. Funo Crtica: o jurista no se limita a dizer que a lei vigente. Submete ao juzo de valor e a plena avaliao. JURISPRUDNCIA: Conjunto de decises dos tribunais sobre determinada questo jurdica, das quais se pode deduzir uma norma. Jurisprudncia em sentido Amplo: coletnea de decises proferidas pelos juzes ou tribunais sobre determinada matria jurdica. Jurisprudncia em sentido Estrito: apenas o conjunto de decises uniformes, prolatadas pelos rgos do poder judicirio.

Equidade: manifestao da justia, que tem como amenizar , atenuar, dignificar a regra jurdica. Justia aplicvel a um caso concreto.

PROCESSO LEGISLATIVO
PROCESSO LEGISLATIVO: estabelecido na Constituio as etapas legislativas so: Apresentao do Projeto: qualquer membro da Cmara dos Deputados, do Senado ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados. Exame pelas comisses: Uma vez apresentado, o projeto passa por diversas comisses parlamentares, s quais se vincula por seu objeto. Discusso e Aprovao: Passado pelo crivo das comisses competentes, dever ir ao plenrio para
discusso e votao. No regime bicameral, como o nosso, indispensvel a aprovao do projeto pelas duas Casas. Votao Maioria Simples: 50% mais um dos presentes. Votao maioria absoluta: 50% mais um dos votos vlidos.

Reviso do projeto: O projeto pode ser apresentado na Cmara ou no Senado Federal. Iniciado na Cmara, o
Senado funcionar como Casa revisora e vice-versa, com a circu,nstncia de que os projetos encaminhados pelo Presidente da Repblica, Supremo Tribunal Federal e Tribunais Federais sero apreciados primeiramente pela Cmara dos Deputados. Se a Casa revisora aprov-lo, dever ser encaminhado Presidncia da Repblica para sano, promulgao e publicao; se o rejeitar, ser arquivado; se apresentar emenda, volver Casa de origem para nova apreciao. No admitida a emenda, o projeto ser arquivado.

Sano: A sano consiste na concordncia do Chefe do Executivo com o projeto aprovado pelo Legislativo. ato da alada exclusiva do Poder Executivo: do Presidente da Repblica, Governadores Estaduais e Prefeitos Municipais. A sano pode ser tcita (deixa escoar o prazo sem manifestao) ou expressa (h manifestao). Promulgao: A lei passa a existir com a promulgao, que ordinariamente ato do Chefe do Executivo.
Consiste da declarao formal da existncia da lei. Rejeitado o veto presidencial, ser o projeto encaminhado presidncia, para efeito de promulgao no prazo de 48 horas. Esta no ocorrendo, o ato competir ao presidente do Senado, que dispor de igual prazo. Se este no promulgar a lei, o ato dever ser praticado pelo vice-presidente do Senado Federal.

Publicao: A publicao indispensvel para que a lei entre em vigor e dever ser feita por rgo oficial. O
incio da vigncia pode dar-se com a publicao ou decorrida a vacatio legis.

Vacatio Legis: perodo decorrente do dia da publicao de uma lei at a data em que esta entra em vigor. Durante a vacatio legis ainda vigora a lei anterior. No Brasila vacatio legis , salvo determinao expressa da lei, de 45 dias. Revogao da Lei: tornar a Lei sem efeito. Desuso da Lei: a lei s deixa de existir quando ela for revogada. Ato com a finalidade de

Uma lei em desuso no significa que ela no valida ou vigente.

IRRETROATIVIDADE DA NORMA
CONCEITO: no atinge fatos passados. S poder atingir relaes jurdicas que a partir da vigncia ocorrerem. A norma no retroagir pois causaria uma insegurana ou instabilidade jurdica.

EXCEO: princpio da retroatividade benfica. A lei retroagir para beneficiar o Ru, atingindo fatos passados somente nos ramos do Direito Penal e Tributrio.

DIREITO ADQUIRIDO: independente da mudana da lei, o sujeito j incorporou esse direito ao seu ser/patrimnio/personalidade jurdica. ATO JURDICO PERFEITO: o ato praticado em certo momento histrico, em consonncia com as normas jurdicas vigentes naquela ocasio. COISA JULGADA: a qualidade atribuda aos efeitos da deciso judicial definitiva, considerada esta deciso de que no cabe mais recurso. Ex.: perda de prazo.

LIMITAES CONSTITUCIONAIS EM QUE A NORMA NO RETROAGIR

Potrebbero piacerti anche