Sei sulla pagina 1di 3

A AVALIAO INSTITUCIONAL NO BRASIL

Tudo o que fazemos esta relacionado avaliao. Portanto, estamos avaliando todos os dias ao concretizar cada ato pessoal. Tais avaliaes diferem das avaliaes cientificas que so investigaes de realidade (ou pesquisa). Na esfera da educao existem trs tipos: - Avaliao de produto; - Avaliao de processo; - Avaliao institucional; A avaliao educacional refere-se avaliao de aprendizagem ou do desempenho escolar e devoluo de currculos. A avaliao institucional destina-se avaliao de instituio ou polticas, caracterizando- se como um processo sistemtico de busca de subsdios para a melhoria e aperfeioamento institucional se caracterizando como o alicerce fundamental da gesto. UM POUCO DA HISTRIA DA AVALIAO INSTITUCIONAL Na dcada de 1970 a CAPES j avaliava os cursos de mestrado e doutorado. De 1983 a 1986 a CAPES realizou o Programa de avaliao de reforma Universitria e o conselho de reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), em julho/1986, apontou a avaliao de desempenho com um compromisso social das universidades. Paul, Ribeiro e Pilatti (1992) divide estas experincias em trs grupos: Dimenso da instituio; dimenso do ensino de graduao e dimenso do curso. Destaca-se a experincia pioneira da Universidade de Ribeiro Preto em 1974, realizada no presente pela sub-reitoria de graduao da UERJ, que busca a construo coletiva de um projeto de avaliao de ensino de graduao. A UNICAMP desenvolve experincia em trs etapas: - Autoavaliao e diagnose; - Avaliao externa - Reavaliao.

Em graduao, as Universidades de Caxias do Sul e de So Carlos, desenvolvem avaliao que tem como centro o currculo dos cursos de graduao. Destaque deve ser dado s experincias da USP que se iniciaram com a polmica valorao de professores produtivos e improdutivos com comits de avaliao que ___ metade dos avaliadores brasileiros e outra metade de estrangeiros. A crise gerada pela falta de comprometimento do estado em relao s polticas pblicas de educao venha a agravar a crise j iniciada que enfraquecida por contendas internas e forada a lanar-se no mercado passa a funcionar de acordo com as normas deste mercado. O estado avaliador tem como principais destaques os seguintes: - Sistema nacional de avaliao da Educao Bsica (SAEB) de 1990; - Exame Nacional de cursos (PROVO) 1996; - Exame Nacional do Ensino Mdio ENEM; - Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (SINAES) 2003. SISTEMA NACIONAL DE AVALIAO DA EDUCAO BSICA (SAEB) E PROVA BRASIL? O SAEB surgiu em 1990, gerido pelo INEP, quando iniciou a discusso de uma poltica de avaliao da educao bsica. O SAEB surgiu do pressuposto que o desempenho dos alunos reflete a qualidade do ensino ministrado. O objetivo do SAEB gerar e organizar informaes sobre a qualidade, a equidade e a eficincia da educao nacional, de forma a permitir o monitoramento dos polticos brasileiros. Fazem parte da amostra os alunos da 4 e 8 sries do ensino fundamental e da 3 srie do ensino mdio. A partir de 2005, foi criada a prova Brasil, visando complementar a avaliao feita pelo SEAB. EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO (ENEM) O ENEM foi institudo pelo INEP em 1998, visando a avaliao do aluno concluinte da escolaridade bsica.

O MEC passou a adot-lo com o objetivo de instituir como forma alternativa para o ingresso em cursos superiores. Em 2008, cerca de 500 instituies de ensino superior utilizaram os resultados do ENEM, como forma complementar de seus processos de relao O ENEM importante mas tem contra si o fato de ser opcional. EXAME NACIONAL DE CURSOS (PROVO) O provo foi um exame aplicado aos formandos no perodo de 1996 a 2003, para avaliar os cursos universitrios de graduao. Eram exames obrigatrios. A sua revogao se deu em 2004, tendo sido substitudo pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudante ENADE. SISTEMA NACIONAL DE (SINAES) AVALIAO DA EDUCAO SUPERIOR

O SINAES determina que a avaliao do desempenho dos estudantes dos cursos de graduao seja realizado mediante a aplicao do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes. O sistema composto por uma autoavaliao institucional, pela avaliao institucional externa, pela avaliao das condies de ensino e por instrumentos de informao. O SINAES busca traar um panorama de qualidade de Ensino Superior do Pas.

Potrebbero piacerti anche