Sei sulla pagina 1di 4

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

Aluna: Thaynara Cunha Ferreira RA: B4474I-3

Captulo III
I Noes Fundamentais
Foi a partir do constitucionalismo moderno que se deu ideia de Constituio sentindo, forma e contedo especficos. Porm j integrasse a cincia politica e o Direito de longa data. Devido a isso, possvel dizer com toda certeza que houve uma Constituio em todas as sociedades polticas ao decorrer dos sculos. J na perspectiva moderna e liberal a Constituio tem carter influenciador e pretensioso em sua ordenao. Podemos ento conceituar a Constituio do ponto de vista poltico e do ponto de vista jurdico que se distinguem em sentindo material e sentido formal. A criao ou reconstruo do Estado caracterizada pela Constituio que tambm organiza e limita o poder poltico. Como regra, ela ter a forma de um documento escrito e sistemtico, e tem o papel decisivo no mundo moderno, de transportar o fenmeno poltico para o mundo jurdico.

II Referncia Histrica
A Constituio e o constitucionalismo so conceitos histricos, associados a eventos ocorridos nos ltimos trezentos anos, onde h o surgimento do Estado no final da Idade Mdia. O monarca passa a ter a sua autoridade baseada no direito divino e no conceito de soberania. Trs grandiosas revolues contriburam para o Estado liberal, sendo elas: a inglesa (1688), a americana (1776) e a francesa (1789). No plano das ideias e da filosofia, o constitucionalismo moderno fruto do iluminismo e do jusnaturalismo racionalista. Onde modifica-se a qualidade da relao entre o indivduo e o poder. No plano poltico da Europa continental, a Constituio declarou a vitria dos ideias burgueses em relao ao absolutismo e a aristocracia. Embora tenha sido fenmenos contemporneos, o constitucionalismo americano e o francs foram influenciados historicamente, politicamente e em doutrinas diversas. Desde o primeiro momento a Constituio nos Estados Unidos teve carter jurdico e normativo com passividade de aplicao direta imediata pelo Judicirio. J o constitucionalismo francs interviu com natureza essencialmente poltica, onde havia Parlamentarismo.

A forma normativa e a supremacia da Constituio que foram asseguradas desde o incio pelo controle de constitucionalidade da lei de carter americano. Diferente foi a concepo de Constituio que emergiu da Revoluo Francesa, o que resultou na Constituio de 1971 foi a titularidade do poder constituinte.

III Concepes e teorias acerca da Constituio (excludo)

IV Tipologia das Constituies (excludo)

V Contedo e supremacia das normas Constitucionais


Expresso da ideologia liberal, o constitucionalismo surge como uma doutrina de limitao de poder do Estado. As constituies passaram a abrigar princpios fundamentais e fins polticos relevantes. Assim, as normas constitucionais comportam classificao, quanto ao seu contedo, em trs grandes categorias: as que organizam o poder poltico, as que definem direitos fundamentais e as que indicam valores e fins pblicos. As circunstncias polticas do momento histrico em que so elaboradas ou reformadas fazem com que as Constituies, contenham normas que no correspondem exatamente ao contedo explicito acima. Na Constituio de 1988, temos exemplo dessa situao, dentre muitos, os dispositivos que cuidam do regime jurdico dos servios notariais. Embora o acontecimento seja menos comum, a doutrina tambm relata normas materialmente constitucionais que no figuram na Constituio, geralmente dispondo sobre direito intertemporal ou regras hermenutica. A Constituio dotada de superioridade jurdica em relao a todas as normas do sistema.

VI A Constituio do direito constitucional contemporneo


A ideia de Constituio percorreu um longo e acidentado caminho. O constitucionalismo liberal, abriu caminho para o constitucionalismo social. Direitos ligados promoo da igualdade material passaram a ter assento constitucional e ocorreu uma ampliao notvel das tarefas a serem executadas pelo Estado.

Houve um momento de deciso nas ultimas dcadas, que foi o reconhecimento e a consolidao da fora normativa da Constituio. No Brasil, a fora normativa e a conquista de efetividade pela Constituio so fenmenos recentes, e que s consolidaram aps a redemocratizao e a promulgao da Constituio de 1988.

VII Constituio, constitucionalismo e democracia


A ideia de Estado democrtico de direito, a sntese histrica de dois conceitos: constitucionalismo e democracia. Constitucionalismo significa, limitao do poder, j por sua vez democracia, traduz se em soberania popular e governo da maioria. Em principio cabe a jurisdio constitucional efetuar esse controle e garantir que a deliberao majoritria observe o procedimento prescrito. Longe de serem conceitos antagnicos, portanto, constitucionalismo e democracia so fenmenos que se complementam e se apoiam mutuamente no Estado contemporneo.

Captulo IV
I Conceito, origens e generalidades
Onde quer que exista um grupo social e poder poltico efetivo, haver uma fora ou energia inicial que funda esse poder, dando-lhe forma e substncia, normas e instituies . A primeira Constituio escrita do mundo moderno foi a americana, elaborada pela Conveno da Filadlfia. Fora precedida por diversas constituies estaduais das antigas colnias inglesas da Amrica do Norte. A constituio surgiu como um fato histrico, obra de estadistas e legisladores, no de filsofos. Modernamente, a reaproximao entre o Direito e a tica, assim como a centralidade da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais, inspiram a percepo da existncia de limites ao poder constituinte.

II Processos constituintes e modelos constitucionais (excludo) III Titularidade e legitimidade do poder constituinte
O poder constituinte, envolve a manifestao de vontade de quem o exerce o consentimento ou a sujeio de quem a ele se submete. Na sua essncia, portanto, o poder constituinte consiste na capacidade de elaborar uma Constituio e de determinar sua observncia.

Em seu estgio mais primitivo da histria da humidade, o poder se legitimava na fora bruta. A capacidade de um individuo sobrepujar fisicamente os demais conferia-lhe ascendncia sobre o grupo. O carter divino do poder foi outro fundamento histrico de sua justificao. A afirmao da soberania do monarca, titular do poder supremo, deu se progressivamente na fase final da Idade Mdia, tambm como fundamento divino. A ideia de soberania nacional, pela qual o poder constituinte tem como titular a nao, foi sustentada por Sieys e teve acolhida ampla doutrina francesa. A teoria da soberania popular, isto , de que o poder constituinte titularizado pelo povo, tornou-se historicamente vitoriosa. A teoria democrtica se fixou na concepo de que a soberania do povo.

IV Natureza e limites do poder constituinte


O poder constituinte na nao encontra-se fora e acima do poder constitudo, vale dizer, do sistema jurdico positivo, das instituies de poder existentes. Como o poder constituinte cria- ou refunda- o Estado, sendo anterior a ele, trata-se de um poder de gato, uma fora poltica, situada fora do Direito (metajurdica, portanto) e insuscetvel de integrar o seu objeto. Os condicionamentos jurdicos estaro presentes desde o primeiro momento, envolvendo aspectos como o ato convocatrio, o processo de escolha dos integrantes da assembleia ou conveno e, por vezes, at mesmo o procedimento de deliberao a ser adotado. O mais decisivo condicionamento ps-constituinte advm da necessidade de ratificao do texto aprovado pela assembleia ou conveno, circunstncia que, por si s, j impes aos delegados a preocupao de maior sintonia com o colgio eleitoral que ser encarregado da deliberao final.

V Procedimento (excludo)

Potrebbero piacerti anche