Sei sulla pagina 1di 2

Como saber se a bateria do carro est fraca e precisa de ser recarregada

Fique a conhecer, de seguida, quais os sintomas que a bateria do seu carro poder apresentar quando est fragilizada e saiba o que fazer para prevenir-se. Evite surpresas desagradveis e aprenda a rentabilizar o seu dinheiro na manuteno do seu carro. S assim consegue diminuir o stress e usufruir de todos os prazeres que a conduo lhe oferece.

A bateria do carro, o que ?


A bateria uma das peas essenciais para o funcionamento correto de um carro. Tem duas funes primordiais: fazer arrancar um veculo e fornecer energia a todos os componentes eltricos do carro, como o ar condicionado, as luzes, o rdio, entre outros. A bateria tambm protege todos os acessrios internos de aes mecnicas externas e desempenha um efeito de isolador trmico. Uma bateria constituda por placas internas positivas, negativas e separadoras que permitem a passagem da corrente eltrica e evitam os curto-circuitos. As baterias so compostas por xido de chumbo (cido sulfrico e gua) e so cheias com eletrlitos (cido de bateria) que permitem colocar o motor do carro a trabalhar ou ligam qualquer acessrio eltrico do seu veculo. No fundo, a bateria o reservatrio onde se concentra toda a energia de um veculo e se no estiver carregada, o carro no alimentado e, consequentemente, no anda.

As razes que conduzem a uma bateria fraca


Uma bateria tem um ciclo de vida de aproximadamente 4 anos. Contudo, a data de validade no linear, existem sintomas e pocas especficas que fragilizam o funcionamento da bateria de um carro. A causa mais evidente de uma bateria fraca quando o carro apresenta srias dificuldades em iniciar a sua marcha, por exemplo, quando pela manh obrigado a dar vrias vezes chave para que o seu carro pegue. Este sintoma poder ser sinnimo de uma bateria fragilizada. So estes detalhes que colocam os nervos em franja a qualquer um, dever ser paciente e moderado, viva equilibradamente. Um outro fator que condiciona a prestao da bateria de um carro a chegada do Inverno. Fatores como a humidade no ar, o frio, o ligar os faris mais cedo, a utilizao do sistema de desembaciamento e o limpa para-brisas, so alguns dos componentes eltricos que so muito utilizados no Inverno e que acabam por desgastar a bateria. Tenha em mente que deve utilizar gua destilada para completar o nvel de gua de uma bateria, pois a gua da companhia tem cloro e a presena deste afeta o funcionamento das placas. Por outro lado, a falta de gua na bateria, pode significar a sua perda, j que as placas ficam coladas uma outra e entram em curto-circuito. Se durante uma viagem de automvel, sentir um cheiro intenso a cido, pare imediatamente o veculo e examine se a bateria se encontra muito quente. A confirmar-se, possvel que o alternador esteja a carregar a bateria de uma forma excessiva e isso pode conduzir sua exploso. Tambm de realar que se o carro estiver imobilizado h muito tempo, natural que a bateria tenha sido descarregada automaticamente e, dessa forma, ser necessrio carreg-la novamente.

Como ver se a bateria est fraca


Para verificar se a bateria do seu automvel est fraca, necessrio cumprir com os aspetos seguintes: Fazer um teste gratuito bateria do automvel para ver se, de facto, o problema est relacionado com a bateria ou com o carregamento do alternador. Para o fazer, dirija-se a um eletricista mecnico ou loja que vende baterias e verifique se a sua tem no mnimo 12 volts.

Verificar a conexo do cabo da bateria (se esta no for selada), da correia do alternador e o nvel da gua da bateria, uma vez que estes elementos podem ser os causadores de uma bateria fraca. Observar as luzes dos faris quando o automvel se encontra em funcionamento, se a iluminao for irregular, sinal de que a bateria no est a ser carregada da forma mais adequada e isso poder indiciar que existe algum problema no alternador do veculo. Conferir a oxidao dos polos da bateria ao verificar se estes tm uma espcie de p esverdeado. Quando existe muito xido, o alternador no consegue carregar a bateria devido baixa amperagem. Para que isso no acontea, deve desconectar os terminais da bateria e limp-los com o auxlio de uma lixa.

Tipos de bateria
Existem vrias baterias no mercado com a mesma voltagem e amperagem que pode adaptar para o seu automvel. Contudo, tenha em ateno que as baterias so divididas em dois tipos: as baterias seladas e as no seladas. As baterias seladas so as que no necessitam de manuteno, no existe forma de verificar o nvel da gua e tm capacidade para durar toda a vida til (4 anos) sem recarregar. No que diz respeito s baterias no seladas, estas podem ser recarregadas e necessitam de manuteno. aconselhvel que verifique sempre o nvel da gua uma vez por ano para que quando iniciar a marcha, o seu automvel no lhe pregue nenhuma partida.

Como recarregar a bateria do carro


Quando a bateria de um carro est fraca necessrio recarreg-la, mas no o faa de forma aleatria. Pode recarregar a bateria de um carro, desde que a mesma no esteja selada, em qualquer oficina de eletricidade ou ento com um carregador prprio. Na eventualidade de o fazer sozinho, tenha em ateno algumas regras que lhe permitem restaurar o poder total do automvel. Faa testes bateria: Antes de qualquer recarga da bateria, observe os resultados que a bateria obtm quando medida pelo voltmetro (aparelho que analisa o estado da bateria). Se o resultado for amarelo ou claro, ou caso o eletrlito esteja abaixo do nvel mnimo, no adianta recarregar a sua bateria, os problemas manter-se-o e, neste caso, a nica soluo a compra de uma nova bateria; Limpe a bateria:verifique se os terminais da bateria e as respetivas braadeiras esto limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada muito importante limp-las para que no exista nenhum curto-circuito; Carregue a bateria: Em primeiro lugar, desligue a bateria comeando pelo polo negativo (-). Depois, atravs de cabos, ligue o carregador bateria e carregue-a a uma temperatura ambiente e num local isolado. Assim a bateria no aquecer em demasia e a emanao de gases ser menor. No mexa muito com a bateria para que o cido no verta. Quando colocar a bateria em funcionamento deve ligar primeiramente o polo positivo (+) e s depois o negativo (-) para que a bateria no descarregue; Movimente a bateria: Em intervalos regulares de aproximadamente uma hora, movimente ou incline a bateria para homogeneizar o eletrlito; Acompanhe o recarregamento: O tempo de carga de uma bateria varia de acordo com os amperes do carregador, do tempo de utilizao e do estado de carga de uma bateria. Acompanhe todo o processo de forma atenta. A bateria , sem dvida, uma das peas automveis mais importantes de um carro. Sem bateria o carro no arranca e a parte eltrica no alimentada. Existem pequenos gestos que o condutor pode colocar em prtica de forma a retirar a mxima segurana e comodidade do seu automvel. Ao recarregar uma bateria de um carro, o condutor poupa muito tempo e muito dinheiro e uma das formas mais eficazes de assegurar a manuteno de um carro.
node 179

Potrebbero piacerti anche