Sei sulla pagina 1di 4

Citoneurin 1000 Soluo injetvel Citoneurin 5000 Soluo injetvel

cloridrato de tiamina, cloridrato de piridoxina, cianocobalamina APRESENTAES Citoneurin 1.000 Soluo injetvel Citoneurin 5.000 Soluo injetvel Embalagens contendo uma ou trs ampolas I (1 ml) e uma ou trs ampolas II (1 ml soluo vermelha). USO INTRAMUSCULAR USO ADULTO COMPOSIO Citoneurin 1000 Cada ampola I (1 ml) contm: cloridrato de tiamina (vitamina B1) ......................................................................... 100 mg cloridrato de piridoxina (vitamina B6) ..................................................................... 100 mg Excipiente: gua para injeo. Cada ampola II (1 ml) contm: cianocobalamina (vitamina B12) ............................................................................. 1.000 mcg Excipientes: gua para injeo, cido ctrico, fosfato de sdio dibsico diidratado e hidrxido de sdio. Citoneurin 5000 Cada ampola I (1 ml) contm: cloridrato de tiamina (vitamina B1) ......................................................................... 100 mg cloridrato de piridoxina (vitamina B6) ..................................................................... 100 mg Excipiente: gua para injeo. Cada ampola II (1 ml) contm: cianocobalamina (vitamina B12) ............................................................................. 5.000 mcg Excipientes: gua para injeo, cido ctrico, fosfato de sdio dibsico diidratado e hidrxido de sdio. INFORMAES AO PACIENTE 1. PARA QU ESTE MEDICAMENTO INDICADO? Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel so usados como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamao dos nervos). 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Doses elevadas de vitaminas B1, B6 e B12 exercem efeito analgsico em casos de neuralgias, alm de favorecerem a regenerao das fibras nervosas lesadas.

3. QUANDO NO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel no devem ser utilizados por pessoas com reconhecida hipersensibilidade (alergia) tiamina (vitamina B1) ou a qualquer outro componente do produto. O uso tambm contraindicado em pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamento contendo somente levodopa. Este medicamento contraindicado para uso em crianas de qualquer idade. 4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Advertncias e precaues O tratamento com Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel no deve ser interrompido bruscamente em pacientes com anemia macroctica. Medicamentos contendo vitamina B12 no devem ser usados por pacientes com doena ocular conhecida como Atrofia ptica Hereditria de Leber. Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel no devem ser utilizados em neuralgias e neurites graves. O uso durante longo tempo de medicamentos contendo vitamina B6 requer acompanhamento mdico regular. Gravidez e amamentao Este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas sem orientao mdica ou do cirurgio-dentista. Em algumas mulheres, doses altas de vitamina B6 podem inibir a produo de leite. Direo de veculos e operao de mquinas Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel no influenciam a capacidade de dirigir e operar mquinas. Interaes com alimentos e outros medicamentos Alimentos no interferem na ao do medicamento, uma vez que Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel so administrados por via intramuscular. Pacientes com mal de Parkinson tratados com medicamentos contendo somente levodopa no devem fazer uso simultneo de outros medicamentos contendo doses elevadas de vitamina B6, uma vez esta vitamina reduz o efeito da levodopa. Existem alguns medicamentos que interferem com a ao de Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel e outros cuja ao modificada por Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel; se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu mdico: fenobarbital, fenitona, ciclosserina, hidralazina, penicilamina, ciclosporina, cloranfenicol, diurticos. Informe ao seu mdico ou cirurgio-dentista se voc est fazendo uso de algum outro medicamento. No use medicamento sem o conhecimento do seu mdico. Pode ser perigoso para a sua sade. 5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? Voc deve conservar Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel em temperatura ambiente (entre 15C e 30C), protegido da luz e umidade. Nmero de lote e datas de fabricao e validade: vide embalagem. No use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. A ampola I de Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel contm uma soluo transparente, de cor ligeiramente amarelada. A ampola II de Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel contm uma soluo transparente, de cor vermelha intensa. Ao misturar a ampola I com a ampola II, ocorre a formao de uma soluo homognea de colorao avermelhada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e voc observe alguma mudana no aspecto, consulte o farmacutico para saber se poder utiliz-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianas. 6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Para aplicar Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel, aspirar para uma seringa com capacidade mnima de 2 ml, o contedo de uma ampola I e o de uma ampola II. A mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferncia nas ndegas. Uma vez abertas, as ampolas devem ser imediatamente utilizadas. No guardar ampolas j abertas para aplicao posterior. A posologia usual uma injeo (ampola I + ampola II soluo vermelha) a cada trs dias. A durao do tratamento deve ser determinada pelo seu mdico. Modo de quebrar a ampola

Uso em crianas Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel no so recomendados em crianas. Uso em idosos No existem advertncias ou recomendaes especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. Siga a orientao de seu mdico, respeitando sempre os horrios, as doses e a durao do tratamento. No interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu mdico. 7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Nesta situao, deve ser retomado logo que possvel o esquema posolgico previamente estabelecido pelo mdico. No aplique uma dose dobrada para compensar uma dose esquecida. . Em caso de dvidas, procure orientao do farmacutico ou de seu mdico, ou cirurgio-dentista. 8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR? Como todos os medicamentos, Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel podem causar algumas reaes desagradveis; no entanto, estas no ocorrem em todas as pessoas. As seguintes reaes desagradveis podem ocorrer durante tratamento com Citoneurin 1.000 e Citoneurin 5.000 Soluo injetvel em frequncia no conhecida: dor e irritao no local da injeo, enjoo, vmitos, diarreia, dor abdominal, transpirao excessiva, batimentos cardacos, acelerados, coceira, urticria, acne, leses da pele inflamadas. Choque anafiltico pode ocorrer numa frequncia muito rara (menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Se aps uma aplicao surgir qualquer um dos seguintes sintomas vermelhido e coceira na pele, mal-estar geral, dificuldade de respirar, tonteira e sensao de desmaio , procure imediatamente seu mdico. Informe ao seu mdico, cirurgio-dentista ou farmacutico o aparecimento de reaes indesejveis pelo uso do medicamento. Informe tambm empresa atravs do seu servio de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? O uso de doses elevadas de vitamina B6 durante mais de dois meses pode causar efeitos txicos sobre os nervos. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro mdico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possvel. Ligue para 0800 722 6001, se voc precisar de mais orientaes. DIZERES LEGAIS M.S. 1.0089.0015 Farmacutico Responsvel: Geraldo Csar Monteiro de Castro - CRF-RJ n 14021 Importado por: MERCK S.A. CNPJ 33.069.212/0001-84 Estrada dos Bandeirantes, 1099 - Rio de Janeiro - RJ CEP 22710-571 - Indstria Brasileira Fabricado e embalado por: Merck, S.A. de C.V. Naucalpan de Jurez - Mxico - DF

VENDA SOB PRESCRIO MDICA. Esta bula foi aprovada pela Anvisa em (dia/ms/ano)

Potrebbero piacerti anche