Sei sulla pagina 1di 54

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAQUARA UNIARA NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA NEAD

Reitor Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro Pr-Reitor Acadmico Prof. Flvio Mdolo Pr-Reitor Administrativo Prof. Esp. Fernando Soares Mauro Coordenao do NEAD Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira Coordenao da Secretaria Geral Prof. Ms. Ricardo Arruda Mauro Coordenadora de Produo de Material Prof. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Coordenador Pedaggico Prof. Dra.Luciene Cerdas

Este material foi produzido pelo Centro Universitrio de Araraquara - UNIARA e est disponvel ao aluno regularmente matriculado no Ncleo de Ensino a Distncia NEAD.

Contato Secretaria NEAD


secnead@uniara.com.br

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

APRESENTAO

Prezado aluno, o material que voc est acessando a partir de agora corresponde ao mdulo dedicado Metodologia de Pesquisa e Didtica de Aula no Ensino Superior. Ele foi elaborado com o objetivo de que voc tenha o mximo de aproveitamento, dessa forma os contedos foram cuidadosamente selecionados e a linguagem utilizada facilitar seus estudos a distncia. Os estudos realizados aqui so fundamentais em todos os nveis de sua vida acadmica. Pensando nisso, este mdulo servir de base para todo o curso e, tambm, para a sua atuao profissional, portanto, necessrio que voc dedique tempo para a leitura do material e realize as atividades de avaliao que se encontram ao final de cada unidade. Lembramos que o mdulo de metodologia ter trs eixos temticos, dois dedicados metodologia da pesquisa cientfica e apresentao das normas para elaborao do projeto de pesquisa e um ltimo dedicado prtica da docncia no Ensino Superior. As atividades de avaliao devem ser realizadas conforme e orientao do professor-tutor. Elas foram elaboradas pensando em facilitar seus estudos e retomar os conhecimentos adquiridos em cada unidade do mdulo. importante que voc saiba que quando falamos em educao a distncia, no estamos falando em autodidatismo ou que voc estar sozinho nos seus estudos; Voc sempre poder contar, quando precisar, com a ajuda do seu professor-tutor. Bons Estudos!
3

FORMAS DE SE ESTRUTURAR A PESQUISA E O CONHECIMENTO CIENTFICO Este mdulo de metodologia objetiva apresentar teorias metodolgicas, tcnicas de pesquisa e normas estruturais para a realizao do seu Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Observamos que os TCC dos cursos de especializao da Uniara so Monografias.

EXISTE UM MODELO DE PROJETO DE PESQUISA CIENTFICA?

O projeto um plano de trabalho (igual a um projeto de uma casa), uma proposta detalhada (seguindo determinadas regras) da ideia, do que fazer, de como ser feito, de quais so as regras que sero obedecidas, quais as tcnicas utilizadas, quem responsvel e quem o professor orientador. O projeto permite visualizar a proposta de pesquisa e acompanhar o desenvolvimento do TCC, auxilia na manuteno do caminho a ser seguido, isto , evita que se gaste energia, tempo e dinheiro em coisas que no sero necessrias pesquisa e produo do TCC. normal que durante o desenrolar da elaborao do TCC, surjam dvidas e acontecimentos no previstos que exigiro alteraes no projeto inicial. As mudanas devero ser feitas com ajuda do orientador, garantindo um bom resultado do trabalho final. Logo, prioridade absoluta que o Projeto seja muito bem pensado por voc, juntamente com seu orientador. ASPECTOS BSICOS PARA ELABORAO DO PROJETO
4

A elaborao do projeto corresponde organizao de ideias lgicas que sero cruzadas entre si, para se chegar ao tema central da monografia. a etapa mais difcil, uma vez que o aluno ir enfrentar os problemas abaixo listados, mas que so objetos de possveis solues. Problemas Imediatos: diante do chamamento ao cumprimento da elaborao do Projeto de TCC, o aluno passar por um ou todos estes problemas, principalmente na escolha do tema!

Dificuldade

Realidade Faltam ideias!

Diagnstico

Prognstico Ler, estudar e, assim, compreender mais sobre a rea tornam-se atividades imprescindveis.

A Falta de conhecimento sobre a rea da pesquisa No me sinto no permite ter ideias sobre o que vale ou no a capaz! pena pesquisar. No sei o que Estou desanimado! pesquisar

Confuso por ter muitas ideias! Desejo pesquisar coisas! Falta de objetivo! de muitas

um

Tenho muitas ideias e no sei qual escolher

Maria vai com as outras! Desorientado por causa da falta de foco!

Quanto mais conhecemos, mais sentimos interesse e vontade de aprofundar o conhecimento (realizando a pesquisa). No inicie uma pesquisa Analisar os prs e sem um orientador, isso contras das ideias que faz com que voc se perca temos. nas ideias que lhe passam pela cabea. A pesquisa acadmica exigida no tem que A todo instante mudar de ser extremamente tema far voc perder abrangente e nem tempo. considerada como a sua ltima produo acadmica. Escolha um tema seguindo duas regras bsicas: aquilo que voc gosta e tem prazer em estudar (pesquisar) e, ao mesmo tempo, aquilo mais prtico de ser 5

Fico com preguia em seguir as recomendaes do orientador

Falta de Falta de um tema coerente preocupao e e bem delimitado! comprometimento! O projeto e a monografia S quer acabar e sero uma verdadeira ter certificado! "colcha de retalhos"!

Muitas pessoas preferem fazer as coisas da maneira mais difcil e menos No h necessidade de se reinventar a produtiva possvel. roda!

feito dentro do tempo que voc tem para realiz-lo. No seguir as recomendaes e com isso bate com a cabea na parede e/ou dar murro da ponta de faca acaba sendo uma escolha pouco produtiva.

RESOLVENDO O PROBLEMA

Insegurana sobre o tema: nesse momento que se deve manter o primeiro contato com o professor e possvel orientador, procurando discutir sobre suas ideias e possveis temas. Significa, portanto, uma sondagem preliminar para se tentar chegar a algum tema especfico para a monografia. Levantamento do Contexto: com a escolha do tema, deve-se verificar o nvel de conhecimento ou domnio que o aluno detm sobre o tema escolhido. Se o aluno no demonstrar aptido, ento ter que retornar tempestade de ideias. Delimitao: aps a escolha do tema, deve-se delimit-lo, priorizando-se os caminhos a seguir. Nesse aspecto, preciso discutir: densidade do tema e o contedo bsico a ser abordado, bem como procurar sondar a riqueza do tema, para que a monografia tenha, parcial ou totalmente, caractersticas inditas em suas abordagens.

O seu professor-tutor e seu orientador j passaram por isso. Eles podem ajudar. No h necessidade de se criar mais dificuldades alm das que j existem.

Como comear um projeto de pesquisa cientfica?

Para escolher um tema A escolha do tema da pesquisa dever se iniciar pela escolha da rea do conhecimento, na qual o aluno pretende trabalhar. Quanto mais especfica for a rea escolhida, mais fcil ser para o pesquisador encontrar seu objeto de pesquisa. Qual a rea que voc pretende pesquisar? A partir desta resposta que se torna possvel escolher qual ser o tema (dentro da rea) que ser pesquisado. Veja que voc escolheu um curso e dentro dele muitos assuntos foram abordados. Procure focar naqueles que mais despertam o seu interesse, de modo que realizar sua pesquisa seja uma atividade prazerosa.

Muitas vezes, desejamos trabalhar a partir de dois ou mais ramos do conhecimento humano. Assim podemos desenvolver pesquisas que podero ser: Multidisciplinar (quando a pesquisa est sob a perspectiva de duas ou mais reas do conhecimento); Interdisciplinar (quando se analisa o tema sob a perspectiva de duas ou mais reas do conhecimento relacionando-as entre si); Transdisciplinar (quando a anlise feita sob a perspectiva de duas ou mais reas do conhecimento, dando origem a um novo conhecimento, distinto dos anteriores).

LEMBRE-SE: Quanto mais reas esto envolvidas, mais complexo o trabalho de pesquisa!

Selecionada(s) a(s) rea(s) do conhecimento em que o aluno pretende trabalhar, ele dever buscar um problema naquela rea e tema, sobre o qual vale a pena empreender esforos para a sua soluo. Para escolher o problema de pesquisa A pesquisa acadmica no mera compilao do conhecimento adquirido por voc. O TCC deve ser resultado de uma pesquisa cientfica que tenha um sentido maior do que expor meramente o que voc estudou. O TCC resultado de uma pesquisa que tenha avaliado dentro, de uma rea e um tema especfico, o que ali mais problemtico segundo a sua perspectiva e, assim, deve conter sua opinio, ou seja, uma soluo ao que foi analisado. No entanto, deve-se partir daquilo que outras pessoas j construram como conhecimento sobre o seu tema de interesse. A escolha do problema deve se pautar pelo binmio interesse capacidade pessoal e social na resoluo do problema. Assim, quatro perguntas bsicas devero ser respondidas positivamente para que o tema possa ser eleito com acerto: no Curiosidade pessoal Voc deve se sentir atrado e ou profissional em pelo problema proposto. Sua relao ao problema. curiosidade quanto ao tema de estudo pode provir de interesses pessoais ou profissionais. e Voc deve propor um problema Sou capaz de resolver o Conhecimento experincia em que tenha maior facilidade em problema? relao ao problema. resolver por seus conhecimentos e experincias anteriores pesquisa. e Voc tem que se perguntar H interesse social na Originalidade relevncia social do sobre a relevncia do tema a resoluo do problema? Tenho interesse problema?
8

problema. Tenho tempo para tratar Bibliografia, financiamento, desse problema? possibilidade de coletar dados, prazo para apresentar os resultados.

ser pesquisado. Todos ns temos uma vida atribulada e com muitas coisas a ser feitas ao mesmo tempo. Voc deve saber se tem o tempo necessrio para realizar o que esta propondo pesquisar.

LEMBRE-SE: Sua pesquisa tem um prazo determinado para acabar. Portanto, seu tema dever necessariamente estar delimitado principalmente quanto ao objeto, tempo e ao espao.

A definio da hiptese de trabalho Quando encontramos um problema de anlise para pesquisar, temos uma possvel linha de soluo, ou seja, uma resposta ainda na avaliada. Esta resposta provisria que dada ao problema denomina-se hiptese e sobre ela voc definir os rumos da pesquisa. por meio da pesquisa que voc ir testar a veracidade ou no da hiptese previamente apresentada.

A definio dos objetivos Uma pesquisa cientfica tem objetivos gerais e objetivos especficos: O objetivo(s) geral(is) da pesquisa cientfica oferecer uma resposta ao problema que o ncleo da investigao, testando a veracidade da hiptese de trabalho. Os objetivos especficos da pesquisa, por outro lado, so as perguntas secundrias que o pesquisador dever responder, cujas respostas conjuntas levaro consecuo do objetivo geral.

A justificativa da pesquisa

A justificativa a fase do projeto na qual voc vai expor quais elementos foram decisivos para definir o seu tema de pesquisa. Evidentemente, o principal elemento a ser explicitado aqui o interesse social na soluo do problema, pois ser a partir dele que o orientador, a universidade e as agncias de financiamento iro decidir se h ou no interesse institucional em se concretizar o projeto de pesquisa. Em sntese, ser nesta fase que o pesquisador ir "vender seu peixe", ou em uma linguagem mais acadmica, demonstrar ao leitor o real interesse social de seu projeto de pesquisa.

A metodologia da pesquisa

Nesta parte do projeto, o pesquisador dever demonstrar como ir testar a veracidade de sua hiptese de trabalho. Para tanto, o pesquisador dever estabelecer um marco terico e, assim, definir se sua estratgia de pesquisa ser dogmtica ou emprica.

IMPORTANTE Na metodologia voc dever argumentar sobre como ir fazer a pesquisa.

Os fundamentos para a pesquisa Na academia a expresso "marco terico" utilizada muitas vezes para designar o autor, cujas ideias mais influenciaram o pesquisador em sua formao. Marco terico, porm, uma concepo terica da realidade concebida ou consagrada na obra de determinado pensador.

10

As pesquisas jurdicas, por exemplo, sempre retomam uma srie de conceitos que necessitam de um fundamento terico de apoio: crime, democracia, soberania, cidadania, direito, justia, etc. Se cada pesquisador precisasse desenvolver seus prprios conceitos, a pesquisa certamente no evoluiria. Assim, o pesquisador parte do pressuposto de que a concepo terica de determinado autor sobre aquele conceito suficientemente adequada.

O pesquisador dever, no mbito de sua rea de estudos e do seu tema de interesse, buscar autores de referncia que j produziram conhecimentos sobre ele.

Tipos de Conhecimentos desenvolvidos pelo Homem O conhecimento um processo que tem finalidade adquirir capacidades, habilidades e competncias para entender a vida, resolver problemas e se relacionar com o mundo, os animais e as pessoas. Sem conhecimento o ser humano no tem o que lhe mais essencial: a sua prpria humanidade. Queremos dizer que inerente ao ser humano buscar conhecimento, seja para suprir suas necessidades ou para suprir suas curiosidades. O conhecimento um processo, pois no nasce do nada, ele fruto das experincias vividas ou produzidas pelo homem. O conhecimento pode ser acumulado para ser aplicado novamente e passado ao demais para que, assim seja estudado, aprendido e aplicado quando necessrio. O ser humano criou diversas formas de conhecimento ao longo de sua existncia. So conhecimentos que se distinguem na forma e em suas aplicaes, mas no podemos afirmar que existe uma diferena de importncia entre eles. Todas as formas de conhecimento so vlidas e importantes.

O conhecimento emprico, tambm definido como conhecimento do senso-comum, ou vulgar, o conhecimento desenvolvido pelas experincias do dia a dia. O conhecimento formulado por meio de aes que no foram planejadas.
11

Um exemplo dessa forma de conhecimento est em nossa habilidade de saber que, em determinados momentos, o dia est para chuva. Ou seja, ao longo de nossas vidas e das experincias que tivemos, constitumos uma forma de conhecimento que nos permite predizer acontecimentos. um conhecimento no sistematizado, mas importante e vlido. O conhecimento filosfico, por sua vez, se formou por meio da reflexo humana. um conhecimento especulativo sobre a realidade, os fatos e os fenmenos da vida (particular) e do cosmos (universal). Kant refletiu filosoficamente para entender se possvel razo humana decidir, com toda segurana, se um problema terico solvel ou no, podendo chegar, caso seja solvel, ao conhecimento do que procurado. O conhecimento teolgico se fundamenta na f. a crena em que determinadas afirmaes so verdades divinas (dogmas). Para o conhecimento teolgico, o acreditar, a f fundamental. a f que nos traz a explicao de determinados atos como sendo a interveno divina na realidade mundana por meio de milagres. Os dogmas religiosos oferecem os fundamentos para se entender a vida e o todo (o universo). O conhecimento cientfico busca, por meio de experimentaes, construir uma explicao racional e comprovada de fatos e ou acontecimentos. A cincia trabalha com a anlise e a resoluo de problemas vivenciados ou tericos (abstratos) atravs de hiptese(s) a ser(em) testadas e comprovada(s), ou no. Ou seja, o conhecimento cientfico se fundamenta na racionalidade e na lgica e se estabelece a partir dos processos de pesquisa norteados por mtodos para, assim, atingir resultados sistemticos, objetivos e verificveis. O conhecimento cientfico busca a comprovao e , permanentemente, contestado por novas pesquisas e descobertas. Cada vez mais se percebe que a cincia no tem a
12

capacidade de atingir verdades definitivas. Dessa forma, podemos considerar que o conhecimento cientfico est em constante aperfeioamento (limites da cincia). O pesquisador trabalha analisando determinados fatos (problema) por meio de um mtodo cientfico considerado adequado para produzir (objetivo) uma explicao racional que possa ser comprovada e reproduzida (aplicada). Podemos utilizar o exemplo do cientista que busca analisar e explicar como o HIV produz a AIDS no ser humano com o objetivo de produzir a cura da doena.

MTODO DE PESQUISA CIENTFICA

O conhecimento cientfico gerado por uma pesquisa que, por sua vez, parte de um problema (de urna pergunta ou de uma situao) que precisa ser respondido ou explicado. Para resolver esse problema so levantadas explicaes preliminares (hipteses) que necessitam ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. O Mtodo Cientfico surgiu da necessidade de se organizar a pesquisa para se chegar ao meio mais adequado e racionais de conhecer, explicar e controlar os acontecimentos.

FORMAS DE PESQUISA

Pesquisar fundamentalmente a busca por respostas a determinados problemas. no processo de atingir as respostas que o pesquisador se utiliza de diferentes formas e instrumentos para conseguir resolver o problema.

13

Pesquisa qualitativa Uma pesquisa qualitativa impe ao pesquisador a coleta de dados que sero analisados em suas especificidades e individualidades. O importante nessa forma de pesquisa o contato direto e mais intensivo de trabalho de campo. Os dados devem ser analisados e descritos, a fim de apresentar detalhadamente os elementos que os compem. No existe a necessidade de se buscar generalizaes, mas sim interpretar o fenmeno estudado.

Pesquisa quantitativa Esse tipo de pesquisa apropriado para medir, comparar e generalizar e se utiliza de tcnicas estatsticas que visem quantificar os dados coletados.

TIPOS DE PESQUISA

A Pesquisa Cientfica uma forma de se fazer descobertas, responder inquietaes e aumentar o conhecimento racional sobre as coisas. Para tanto, existem diversas formas de se realizar uma pesquisa: Pesquisa bibliogrfica ou documental A pesquisa bibliogrfica realiza-se por meio da anlise de livros, publicaes em peridicos, artigos cientficos, dissertaes de mestrado e teses de doutorado. Nela o pesquisador avalia, compara e reelabora o conhecimento produzido ou os fatos expostos nesses documentos.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo se fundamenta na coleta e registro de dados empricos sobre o que se objetiva analisar.
14

Esse tipo de pesquisa permite a observao direta da realidade, fotos e ou acontecimentos que se pretende analisar.

Pesquisa experimental

A pesquisa experimental mais utilizada na rea das cincias naturais e biolgicas. Este tipo de pesquisa necessita de equipamentos, laboratrios, e instrumentos auxiliem no processo de anlise e coleta de dados que produziro resultados. Estudo de caso ou pesquisa descritiva O estudo de caso refere-se ao estudo minucioso e profundo de um determinado fato. O estudo de caso pode permitir aprofundar e ampliar descobertas de aspectos relevantes sobre o caso que no foram percebidos anteriormente.

Pesquisa-ao

Essa forma de pesquisa impe ao pesquisador uma interao com o pesquisado. Assim, a ao do pesquisador altera a realidade pesquisada, sendo que essa mudana se constitui em mais um elemento da anlise. Pesquisa Exploratria Outra forma de pesquisa que analisa a relao entre coisas, fatos ou acontecimentos com o objetivo de descrever ou caracterizar a natureza do objeto analisado, mas no objetiva uma concluso.

TCNICAS DE PESQUISA E DE COLETA DE DADOS

15

O processo de se pesquisar envolve um planejamento (projeto) no qual se esboa, da maneira mais detalhada possvel, o objeto da pesquisa, o problema a ser analisado, a hiptese que ser testada e as formas como se dar a pesquisa Com o projeto definido que se pode iniciar a pesquisa e prosseguir com o seu desenvolvimento. Os procedimentos para a realizao de uma pesquisa constituem tcnicas de obteno, anlise e interpretao dos dados. Esses procedimentos so inmeros e devem ser avaliados junto com o orientador.

Quanto mais claros e delimitados estiverem seus objetivos, mas fcil ser definir os procedimentos para coleta dos dados.

A coleta dos dados se d pelo uso de tcnicas que envolvem procedimentos especficos, tais como entrevistas, observaes (diretas ou indiretas), anlises documentais, questionrios, experimentos, uso de instrumentos, entre outros. Muitas pesquisas utilizam mais de uma tcnica, produzindo dados de naturezas diversas que colaboram no entendimento do assunto estudado. AGORA VAMOS APRESENTAR A ESTRUTURA PARA A REALIZAO DO PROJETO DE PESQUISA

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS (No paginados) CAPA (obrigatria) Encadernao do trabalho. Pode ser em espiral ou brochura. o primeiro elemento informativo de um trabalho monogrfico. tambm, a proteo externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao. A capa deve ser de material consistente e conter os seguintes elementos: Instituio (Universidade, Centro, Curso); Nome do autor do trabalho Ttulo do trabalho e subttulo (se houver) Local (cidade) e Estado abreviado Ano
16

Para a lombada, os elementos so os descritos abaixo, escritos longitudinalmente do alto para o p da lombada: 1 Autor do trabalho 2 Ttulo 3 N de volumes, para trabalhos com mais de um volume.

17

CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAQUARA PS-GRADUAO LATO SENSU

AUTOR

T TT TU UL LO O::

subttulo

ARARAQUARA SP ANO

18

FOLHA DE ROSTO (obrigatria) Semelhante capa, deve conter: Nome do autor Ttulo do trabalho e subttulo (se houver) Natureza, objetivo e nome da instituio Cidade-Estado Ano

19

AUTOR

T T T TU UL LO O: :

subttulo

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como exigncia parcial para a obteno do ttulo de especialista em ______________________ pelo Centro Universitrio de Araraquara Uniara. Orientador(a):

ARARAQUARA SP ANO

20

SUMRIO (Obrigatrio)

a indicao dos itens do projeto na mesma ordem em que aparecem nele, com a indicao do guia remissivo das pginas de incio de cada item. (um ndice). O sumrio apresentado a seguir apenas um modelo. Na elaborao do seu projeto, o orientador definir os itens a ser apresentados.

21

22

ELEMENTOS TEXTUAIS (paginados)

INTRODUO (obrigatrio) A introduo deve apresentar uma definio clara da rea, do tema e do problema de pesquisa. Acrescenta-se tambm na introduo a justificativa e os objetivos do seu trabalho. Algumas consideraes sobre a rea e o tema para auxiliar o leitor: O problema uma dificuldade terica e ou prtica no conhecimento de um objeto de estudo, para o qual se deve encontrar uma soluo. O problema deve ser definido colocando o seu contexto histrico: Como surge? Em que situao se encontra? Quais caractersticas apresenta? Em que circunstncias surgiu o problema? Na introduo deve-se apresentar a questo a ser respondida em seu projeto, delimitando as possveis variveis que intervm e as relaes entre elas. Na justificativa busca-se convencer o leitor sobre a importncia do estudo proposto. necessrio tambm delimitar o assunto e a relevncia. Fazer ainda uma exposio sucinta das razes de ordem terica ou os motivos de ordem prtica que tornam importante a realizao da pesquisa. Nesse tpico deve-se incluir a importncia e a viabilidade do tema. A justificativa da monografia e no do pesquisador, por isso no coloque razes de ordem pessoal. Por exemplo: vou conhecer mais do assunto... ou qualquer coisa desse tipo, pois se lembre que voc est fazendo um trabalho cientfico. Em relao aos objetivos, o projeto deve explicitar o objetivo geral da pesquisa, ou seja, sua finalidade global. Deve tambm apresentar os objetivos especficos, que
23

apresentam um carter mais concreto; tm uma funo instrumental, permitindo viabilizar o objetivo geral ou aplic-lo a situaes especficas. Estes objetivos podero ser elaborados a partir das questes de pesquisas colocadas no final do item definio do problema.

LEMBRE-SE: No necessrio colocar esses itens em tpicos separados.

HIPTESES So as solues provisrias ao problema de pesquisa. Devem envolver as variveis que foram objeto de problematizao tanto nas questes levantadas quanto nos objetivos da monografia.

REVISO TERICA OU REVISO BIBLIOGRFICA OU REFERENCIAL TERICO (escolher um desses nomes) So as referncias conceituais que servem como embasamento terico para realizao da pesquisa. Nesse caso, buscam-se na literatura especializada um autor ou autores que formam o referencial terico, com o qual ser analisado o problema de pesquisa. Reflete o estado de conhecimento em relao ao objeto de estudo, ou seja, os saberes j construdos sobre ele. uma sntese crtica de estudos que j tenham sido realizados e que se refiram ao mesmo problema de pesquisa ou a problema de pesquisa de caractersticas semelhantes. Deve-se apontar a forma como os autores abordaram o problema de pesquisa, as metodologias utilizadas, os dados utilizados, a anlise
24

realizada e as principais concluses. Para finalizar deve se fazer uma comparao entre as opinies dos autores estudados, procurando semelhanas, diferenas e possveis relaes entre eles.

METODOLOGIA a) Mtodo de pesquisa b) Delimitao do universo e ou amostra utilizados (se houver). c) Definio das variveis. d) Plano de coleta de dados: incluir os instrumentos a serem utilizados na coleta de dados primrios e ou secundrios. Se forem secundrios, indicar em que fonte ser efetuada a pesquisa (onde voc ir encontrar esses dados: livros, documentos, IBGE, delegacia, etc.), e se forem primrios incluir os questionrios, formulrios ou roteiro de perguntas a serem aplicados no anexo.

25

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS CRONOGRAMA DE PESQUISA

Este cronograma deve prever o tempo para cada atividade. Exemplo:

1o ms:

Levantamento bibliogrfico (definio do espao terico e das fontes secundrias) e anlise bibliogrfica (pesquisa das fontes secundrias) para o entendimento das caractersticas do Estado brasileiro desde a sua formao at o final do sculo XX. Anlise e elaborao do texto-relatrio. Levantamento das legislaes que permitiram ao Estado construir-se enquanto centro emanante das diretrizes da nacionalidade (definio do espao terico e das fontes secundrias) e anlise desta legislao (pesquisa das fontes secundrias). Anlise e elaborao do texto-relatrio. Levantamento da legislao e das aes e discursos polticos que tenham correlao com a crise do Estado na atualidade (Pesquisa das fontes primrias). Anlise e elaborao do texto-relatrio. Pesquisa das fontes primrias (legislao e aes polticas que tenha correlao com a crise do Estado). Anlise e elaborao do texto-relatrio. Formatao e Anlise dos dados para a finalizao do trabalho. Elaborao do texto-relatrio. Produo do texto final

2o ms:

3o ms:

4o ms:

5o ms:

26

FAA O CRONOGRAMA SEGUNDO SUAS NECESSIDADES Outro exemplo:

Levantamento Bibliogrfico Janeiro X Fevereiro X Maro Abril Maio Junho Julho Agosto

Ms

Pesquisa

Produo do texto

x x x x x x

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Nesse item, voc deve apresentar as referncias de autores importantes e ou citados no texto do projeto, de acordo com as normas da ABNT.

APNDICES (Opcional) Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao.

ANEXOS (Opcional) Elemento opcional, que consistem em um texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Apresentar todo material complementar como questionrio, entrevista, formulrio, tabelas, quadros, entre outros.

27

O projeto de pesquisa e a monografia so exemplos de uma REDAAO CIENTFICA. ATENTE PARA:

LINGUAGEM CULTA VOCABULRIO ESPECFICO DA REA DO ESTUDO CORREO GRAMATICAL ABSOLUTA FORMALIDADE LGICA NA ORGANIZAO TEXTUAL APROFUNDAMENTO TERICO E EXPLICATIVO UNIFORMIDADE ESTTICA EXPANSO DE SIGLAS: NOTA DE RODAP OU PARNTESES TRADUO DE ESTRANGEIRISMOS: NOTA DE RODAP OU GLOSSRIO CONCEITUAO DE TERMOS TCNICOS: NOTA DE RODAP OU GLOSSRIO

ITLICO EM ESTRANGEIRISMOS

28

FORMATO REGRAS GERAIS DE APRESENTAO Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados na cor preta, com exceo das ilustraes. Recomenda-se utilizar a fonte Time New Roman (ou Arial), tamanho 12, para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas. Deve-se usar tamanho menor (fonte 11) e recuo de 4 cm da margem esquerda para citaes de mais de trs linhas; tamanho menor para notas de rodap (fonte 10); dados da catalogao na publicao (fonte 11); legendas e fontes das ilustraes e das tabelas (fonte 11), sempre de forma uniforme, ou seja, o tamanho de fonte usado para notas de rodap dever ser igual em todas. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; no verso, direita e superior de 3 cm, esquerda e inferior de 2 cm. Todo o texto deve ser digitado com espao um e meio (1,5) e utilizam-se pargrafos com 1 Tab (exceto citaes diretas com mais de 3 linhas). As citaes com mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e tabelas devem ser digitadas em espao simples. O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado a esquerda e separado por um espao de caractere. Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espao entre linhas de 1,5. As referncias (bibliografia), ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espao duplo, para melhor visualizao. Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas para fins de paginao, mas no numeradas. A paginao colocada, a partir da primeira

29

folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. Em relao ao uso de siglas, observa-se que quando elas aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa deve preced-las, colocada entre parnteses. Ex. Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) As ilustraes devem ser identificadas no corpo do texto na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho; esquema; fotografia; grfico; organograma; planta; quadro, etc.), seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismos arbicos. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada, legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso. Deve estar o mais prximo possvel do trecho a que se refere.

LEMBRE-SE: - o texto deve ser digitado em letra TIME NEW ROMAN (ou Arial), tamanho 12, exceto em citaes com mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas de ilustraes e tabelas. Nestes casos a fonte deve ter tamanho menor que o restante do texto. - margens: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; no verso, direita e superior de 3 cm, esquerda e inferior de 2 cm. - espaamento entre linhas: 1,5, e pargrafo com 1 de tabulao. Exceo nas citaes literais com mais de trs linhas (espaamento simples e recuo esquerda de 4 cm) - todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. -a numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direto da folha.

30

NORMAS PARA CITAO (NBR 10520) Citaes Citao quando se transcreve o que um autor escreveu, para esclarecimento do assunto em discusso ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. As citaes podem ser: diretas citao de citao indiretas

CITAO DIRETA: quando h transcrio textual (literal) de parte da obra do autor consultado; a) - Citao Direta Curta (NBR 12256) (com menos de trs linhas) Deve ser feita na continuao do texto, entre aspas. Ex.:Maria Ortiz, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou gua fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta. Detalhe pitoresco que na hora do almoo, enquanto os maridos comiam, as mulheres lutavam em seu lugar. Este fato levou os europeus a acreditarem que "[ ] o baiano ao meio dia vira mulher." (MOTT, 1988, p. 13). Obs.: MOTT - autor que faz a citao. 1988 - o ano de publicao da obra deste autor na bibliografia. p.13 - refere-se ao nmero da pgina na qual o autor fez a citao (NBR 10520).

31

b) - Citao Direta Longa (com mais de trs linhas) - As margens so recuadas direita em 4 cm, com espaamento SMPLES, e a letra menor que a utilizada no texto e sem aspas (NBR 10520, item 4.4). Ex: Alm disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o ministravam no estavam preparadas para exercer tal funo. A maior dificuldade de aplicao da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. No obstante sobressarem as mulheres no ensino das prendas domsticas, as poucas que se apresentavam para reger uma classe dominavam to mal aquilo que deveriam ensinar que no logravam xito em transmitir seus exguos conhecimentos. Se os prprios homens, aos quais o acesso instruo era muito mais fcil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras letras, lastimvel era o nvel do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 197, p. 193).

Coincidncia de sobrenomes - diferenciar pelas letras iniciais dos prenomes. (ROQUETE, C., 1998) (VARGAS, J., 2001) (ROQUETE, D., 1998) (VARGAS, L., 2001) Citao de diversos documentos de um mesmo autor e da mesma data: diferenciar pelo acrscimo de letras minsculas aps a data e sem espacejamento (OLIVEIRA, 2000a) (SOARES, 2001a) (OLIVEIRA, 2000b) (SOARES, 2001b) Citao direta de um documento de diversos autores, entre parnteses: separ-los por ponto e vrgula. (CAMPELLO; MAGALHES; POWELL; PEBERDY, 1999, v.1, p.68-90)

32

CITAO DE CITAO: (citado por, conforme, segundo) texto citado por outro autor dentro. Ou seja, a citao feita por outro pesquisador. Ex.: O Imperador Napoleo Bonaparte dizia que "[] as mulheres nada mais so do que mquinas de fazer filhos" (BONAPARTE, apud LOI, 1988, p. 35). Obs.: apud = citado por.

CITAO INDIRETA: a citao de um texto, escrito por outro autor, sem alterar as ideias originais. Ou seja, eu reproduzo sem distorcer, com minhas prprias palavras, as ideias desenvolvidas por outro autor (Pode ser chamada tambm de parfrase). Citao de um autor: Ex: A teoria de Kelsen (1999) pretende estabelecer as bases para a cincia jurdica. Segundo Kotler e Armstrong (2003), o consumidor sofre as influncias culturais e sociais, impossveis de serem controladas. Martins, citado por Gomes (1986, p.37), afirma que as contas de origem e aplicao de recursos tm um poder de anlise extraordinrio, porque o dinheiro produzido pela empresa durante o ano era computado em valores nominais. Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido s mulheres o direito a educao primria, mas, mesmo assim, o ensino da aritmtica nas escolas de meninas ficou restrito as quatro operaes. Note-se que o ensino da geometria era limitado s escolas de meninos, caracterizando uma diferenciao curricular (COSENZA, 1993). Citao de vrios autores Ex: Diversos autores salientam a importncia da utilizao do metal nobre nos pinos de implantes dentrios (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Citao de vrias obras do mesmo autor Ex: H nele uma diversidade de formas de trabalho; mas em geral subsumidas no capital, e no externas a ele e que resistem sua expanso, consoante desejam certos partidrios do campesinato, cujo exemplo maior Martins (1979, 1980, 1984, 1986).
33

Citao de um documento de diversos autores, dentro de uma frase: separ-los por vrgula, colocando um e entre o penltimo e o ltimo. Ex: Baccan, Smith e Orwell (2001, p.165), discutiram esta questo. Citao de documentos diferentes - de datas diferentes e dos mesmos autores: citar autores separados por ponto e vrgula colocar datas na ordem cronolgica separadas por vrgulas seguidas das respectivas pginas. Ex: (BACCAN; ALEIXO; STEIN, 1999, p.17, 2000, p.89, 2001, p.56) Citao da Bblia Ex: [...] Depois disse o Senhor Deus: No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma auxiliar igual a ele. [...] Depois, da costela do homem, o Senhor Deus formou uma mulher, e apresentou-a ao homem [...] (BBLIA, Gnesis, 2, 15-22). Citao de Obras clssicas Ex: Turno, agitada el alma de amor, clavando en la muchacha la mirada arde cada vez ms em nsias de pelea. (VIRGILIO, Eneida, XII, 70). Publicaes com autoria desconhecida ou no assinadas cita-se pela primeira palavra do ttulo do documento seguido o ano. Ex: Provendo acesso comunidade acadmica de recursos de informao relevantes, de modo a subsidi-la no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extenso (BIBLIOTECA..., 2010). Citao de jurisprudncia Citar uma jurisprudncia, indicando ao final da citao, entre parnteses, o pas, estado ou municpio, corte ou tribunal, tipo e nmero do recurso, relator e a data da revista ou livro de onde foi retirada. A referncia completa dever constar no final do trabalho, numa lista parte de legislao e jurisprudncia consultada.

Ex:
34

Com efeito, a Constituio Federal de 1988, ao prever em seu art. 226, 3, de que, para efeito de proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, no logrou equipar-la, para todos os efeitos, ao casamento. (SO PAULO, TJ. Ap. 544.013-00/11, Relator: Des. Manuel Ramos, 1999).

Citao de legislao Citar uma legislao, indicando ao final da citao, entre parnteses, o pas, estado ou municpio de onde ela se origina, seguido do nmero e especificao da legislao, data de publicao e da fonte de onde foi retirada. Colocar a referncia completa na lista de legislao e jurisprudncia consultada. Ex: Como ressalta o artigo 4 da Lei Orgnica dos Partidos Polticos: A ao do partido ser exercida, dentro de seu programa, em nome dos cidados que integram e sem vinculao com a ao de partidos ou governos estrangeiros (BRASIL, Lei n 4.740, de 15 de julho de 1965, 1965). LOCALIZAO DAS CITAES a) No texto: a citao vem logo aps o texto, conforme nos exemplos citados acima. b) Em nota de rodap: a citao aparece no rodap da pgina. Neste caso, coloca-se um nmero ou um asterisco sobrescrito, que dever ser repetido no rodap da pgina. c) No final de cada parte ou captulo: as citaes aparecem em forma de notas no final do captulo. Devem ser numeradas em ordem crescente.

35

d) No final do trabalho: todas as citaes aparecem no final do trabalho, listadas em ordem numrica crescente, no todo ou por captulo.

REDAO DA CITAO A redao da citao livre ou da frase que a antecede deve considerar o uso correto do portugus, ou seja, observar as pontuaes e concordncias das frases. Devese evitar o uso de smbolos, siglas, expresses estrangeiras ou vocabulrio rebuscado. Ex: Para Severino (1986, p. 34), [] as contas de origem e aplicao de recursos tm um poder de anlise extraordinrio, porque o dinheiro produzido pela empresa durante o ano era computado em valores nominais.. As contas de origem e aplicao de recursos tm um poder de anlise extraordinrio, porque o dinheiro produzido pela empresa durante o ano era computado em valores nominais. (SEVERINO, 1986, p.34). O primeiro prefeito que tentou mudar o destino de Belo Horizonte foi Juscelino Kubitschek de Oliveira. Inventou a Pampulha com seu lago artificial, cassino, casa do baile e igrejinha, que por longos anos ficou sem a bno da Igreja. (FRAGOSO FILHO, 1994). a) Supresses: podem ser utilizadas reticncias entre colchetes no incio, meio e fim da citao. Ex:] Prosseguindo uma anlise geral, [...] a religio reencontrou uma inesperada fora de atuao poltica. (ANTONIAZZI, 1997, p.59). Podemos pensar que: a orientao conservadora privilegia a funo [...] a religio deve ser traduzida em leis; a moral tradicional do grupo cultural deve ser preservada [...] (ANTONIAZZI, 1997, p.62). [...] prefeito que tentou mudar o destino de Belo Horizonte foi Juscelino Kubitschek de Oliveira. Inventou a Pampulha com seu lago artificial, cassino, casa do baile e igrejinha, que por longos anos ficou sem a bno da Igreja. (FRAGOSO FILHO, 1994, p.31).

b) Pontuao: a pontuao das citaes textuais deve ser obedecida, ou seja, se a frase termina com um ponto, este deve ser inserido dentro das aspas.
36

Ex: Inventou a Pampulha com seu lago artificial, cassino, casa do baile e igrejinha, que por longos anos ficou sem a bno da Igreja. (FRAGOSO FILHO, 1994, p.31).

c) Interpolaes, acrscimos ou comentrios: quando necessrio, devem ser acrescentados entre colchetes. Ex: Prosseguindo uma anlise geral, [] a religio [catlica] reencontrou uma inesperada fora de atuao poltica. (ANTONIAZZI, 1997, p.59). A orientao conservadora privilegia a [funo da] religio deve ser traduzida em leis; a moral tradicional do grupo cultural deve ser preservada (ANTONIAZZI, 1997, p.62). O primeiro prefeito [eleito] que tentou mudar o destino de Belo Horizonte foi Juscelino Kubitschek de Oliveira. Inventou a Pampulha com seu [lago artificial], cassino, casa do baile e igrejinha, que por longos anos ficou sem a bno da Igreja. (FRAGOSO FILHO, 1994, p.31). [Cada] prefeito que tentou mudar o destino de Belo Horizonte foi [comparado a] Juscelino Kubitschek de Oliveira. Inventou a Pampulha com seu lago artificial, cassino, casa do baile e igrejinha, que por longos anos ficou sem a bno da Igreja. (FRAGOSO FILHO, 1994, p.31). Deus funciona sim, porm a populao mundial no inclina seus ouvidos voz ele. A palavra Dele est a, todos tm acesso a ela [Bblia], mas poucos a lem. (SILVA, 2002, p. 23).

d) Erro ortogrfico: utilizar a expresso sic (advrbio latino que quer dizer "assim mesmo") entre parnteses depois de qualquer palavra ou frase que contenha um erro gramatical ou que o sentido parea absurdo. Ex: H uma indstria da violncia que se associa intimamente indstria pornogrfica. Cultivase (sic) o erotismo associado ao sofrimento, ao martrio, agresso e no ternura. (SOUZA, 2006, p.343).

e) nfase ou destaque: para enfatizar ou destacar partes de uma citao, utilizar os recursos de grifo, negrito, indicando, ao final da citao, a expresso: grifo nosso.
37

Ex: Como fala acerca da sociedade e como fabricante de (inter) mediaes, nela os discursos sociais so (re) produzidos, isto , produzidos novamente, atravs do acionamento de gramtica, potica e olhar determinados e reproduzidos tecnicamente em nmeros sempre mais fantsticos e alucinantes. (RUBIN, 1995, p.85, grifo nosso).

Citaes de documentos de diversos autores Neste caso, deve-se mencion-los separados por ponto e vrgula. No texto: Ex:

Diversos autores salientam a importncia da utilizao do metal nobre nos pinos de implantes dentrios (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). Obs.: neste caso, todos os autores devero ser citados um a um na bibliografia. Abranches, Santos e Coimbra (1987) afirmam que extremante difcil saber se a queda da mortalidade infantil causada pela melhoria no saneamento bsico.

Mais de trs autores Ex: Gonalves et al. (2004, p.137) salientam que os personagens da obra um gosto de quero mais utilizam uma linguagem coloquial.

Nas referncias: ABRANCHES, S. H.; SANTOS, W. G.; COIMBRA, M. A. Poltica social e combate pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. GONALVES, Regina Marta Fonseca et al. Literatura: um gosto de quero mais, So Paulo: tica, 2004.

38

NORMAS PARA APRESENTAO DE REFERNCIAS (NBR-6023:2002 da ABNT) Todas as citaes na bibliografia seguem estes elementos essenciais: a) autor (com sobrenome em maisculo); b) ttulo (apresentar em itlico, negrito ou sublinhado) e subttulo, se importante; c) edio; d) local de publicao, editora e data; e) nmero de pginas ou volume; f) srie ou coleo (opcional); g) notas especiais (opcional), quando necessrio acrescentam-se elementos referncia para melhor identificar o documento. Citao de textos monogrficos no todo (Livro, folheto, dicionrio, guia, manual, catlogo, almanaque, enciclopdia, folder, norma tcnica, relatrio). AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano. Descrio fsica. (Srie ou Coleo). Notas.

Ex: MARQUES, Cludia Lima. Contratos no Cdigo de Defesa do Consumidor. 3.ed. rev., atual e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. (Biblioteca de Direito do Consumidor, 1). HOUAISS, Antonio (Ed.) Novo Dicionrio Folha Websters: ingls/portugus, portugus/ingls. Coeditor Ismael Cardim. So Paulo: Folha da Manh, 1996. Edio exclusiva para assinantes da Folha de So Paulo. KINJINK, Danilo. A Exceo de Pr Executividade. 1997. 271 f. Dissertao (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. COSTA, Judith Hofmeister Martins. Sistema e Clusula Geral: a boa-f objetiva no processo obrigacional. 1996. 2v. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito, Universidade de So Paulo, 1996.
39

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de Smbolos. Traduo Vera da Costa e Silva et. al. 3.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. LION, M. F.; ANDRADE, J. Drogas Cardiovasculares e Gravidez. Separata de: Arquivos Brasileiros de Cardiologia, So Paulo, v.37, n. 2, p. 125-127, 1981.

Citao de textos monogrficos no todo em meio eletrnico e on-line Inclui os mesmos tipos indicados em meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, online e etc.). Obedecer aos padres indicados para os documentos monogrficos, acrescidos das informaes relativas descrio fsica em meio eletrnico. AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano. Descrio fsica. (Srie ou Coleo). Notas. Nmero de CD-ROM.

Quando se tratar obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em.

AUTOR. Ttulo: subttulo. Cidade de publicao: Editora, ano. Descrio fsica. (Srie ou Coleo). Notas. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: KOOGAN, Andr; HOUAISS, Antnio (Ed.). Enciclopdia e Dicionrio digital 98. Direo geral de Andr Koogan Breikmam. So Paulo: Delta: Estado, 1998. CD-ROM 5. ALVES, Castro. Navio Negreiro. Virtual Books, 2000. Disponvel <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/l_port2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002. em:

Citao de partes de textos monogrficos (captulo, volume, fragmento e outra (s) partes de uma obra, com autor(es) e ou ttulos prprios) Elementos essenciais a) autor (es);
40

b) ttulo da parte, subttulo (se houver); c) expresso In: ; d) autor (es) da obra no todo (se houver); e) ttulo da obra no todo; f) local, editora e data da obra no todo; g) pginas da parte, captulo ou volume.

AUTOR do captulo. Ttulo do captulo. In: AUTOR da monografia. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano. Nmero do volume, captulo, pgina inicial e final da parte. (Srie ou Coleo). Notas. Ex: ZAVASCKI, Teori Albino. Medidas Cautelares e Medidas Antecipatrias. In: GIORGIS, Jos Carlos Teixeira (Org.) Inovaes do Cdigo de Processo Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. p. 23-46. SANTOS, F. R. dos. A Colonizao da Terra do Tucujus. In: SOUZA, J. F. Histria do Amap, 1 grau. 2.ed. Macap: Valcan, 1994. cap. 3. p. 15-24.

Verbete de dicionrio MEDIKAMENT. In: TOCHTROP, L. Dicionrio alemo-portugus. 9. ed. So Paulo: Globo, 1996. p. 352.

Citao de partes de textos monogrficos em meio eletrnico e on-line CD-ROM AUTOR do captulo. Ttulo do captulo. In: AUTOR da monografia. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano. Nmero do volume, captulo, pgina inicial e final da parte. (Srie ou Coleo). Notas. Nmero de CD-ROM. Ex: CALDEIRA, J. et al. A luta contra o trfico. In: ______. (Org.). Viagem pela histria do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. cap. 8, p. 181-198. 1 CD-ROM.

41

On-line AUTOR do captulo. Ttulo do captulo. In: AUTOR da monografia. Ttulo: subttulo. Edio. Cidade de publicao: Editora, ano. Nmero do volume, captulo, pgina inicial e final da parte. (Srie ou Coleo). Notas. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: MITCHELL, K. J. et al. (Ed.). Testing and licensing beginning teachers. In:______. Testing teacher candidates: the role of licensure tests in improving teacher quality. Washington: National Academic Press, 2001. p. 34-69. Disponvel em:<http://www.nap.edu/books/0309074207/html>. Acesso em: 26 nov. 2001. Verbete de dicionrio NAZAR, E. J. In: DICIONRIO Cravo Albin da msica popular brasileira. Idealizao e superviso geral de Ricardo Cravo Albin. [Rio de Janeiro]: Fundao Biblioteca Nacional, 2001. Disponvel em: <http://fbn-202.bn. br/scripts/dicionario.exe/verbete?busca=NAZARETH,%20Ernesto&tipo=A>. Acesso em: 27 nov. 2001. Citao de Peridicos (Inclui coleo como um todo, fascculo ou nmero de revista, nmero de jornal, caderno, etc., na ntegra, e a matria existente em um nmero, volume ou fascculo de peridico (artigos cientficos, de revistas, editoriais, matrias jornalsticas, sees e reportagens). Peridicos no todo utilizada em listas de referncias e catlogos de obras preparados por livreiros, bibliotecas ou editoras. Elementos essenciais a) ttulo; b) local de publicao; c) editor; d) datas de incio e encerramento da publicao. TTULO DO PERIDICO. Cidade de publicao: Editora, ano do primeiro volume ano do ltimo volume (para coleo encerrada). Periodicidade. ISSN (quando houver). Ex: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939.
42

Partes de peridicos Inclui volume, fascculo, nmeros especiais e suplementos com ttulo prprio, comunicaes, editorial, entrevistas, recenses. Elementos essenciais: a) ttulo; b) local; c) editora; d) numerao do ano e/ou volume; e) nmero do fascculo; f) data de publicao; g) nmero de pginas (opcional). Ex: DINHEIRO. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2000. Citao de artigo /ou matria de peridico Elementos essenciais: a) autor (es); b) ttulo da parte ou matria; c) ttulo da publicao; d) local de publicao; e) volume ou ano; f) fascculo e/ou nmero; g) pginas inicial e final; h) data ou intervalo de publicao.

43

AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, (abreviado ou no), cidade de publicao, v. seguido do nmero do volume, n. seguido do nmero do fascculo, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen, ms abreviado(se houver). Ano. Ex: FRADERA, Vra Maria Jacob de. A circulao de modelos jurdicos europeus na Amrica Latina: um entrave integrao econmica no Cone Sul? Revista dos Tribunais, So Paulo, v.86, n.736, p.20- 39, fev. 1997. Artigo e/ou matria de peridico em meio eletrnico e on-line Obedecem aos padres indicados acima, acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, online). AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico (abreviado ou no), cidade de publicao, v. seguido do nmero do volume, n. seguido do nmero do fascculo, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen, ms abreviado (se houver). Ano. Nmero de CD-ROM. Ex: DIEMENTE, D. Demonstrations of the enormity of Avogadros number. Journal of Chemical Education, Madison, v. 75, n. 12, p. 1565-1566, Dec. 1998. 1 CD-ROM.

Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em. AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico (abreviado ou no), cidade de publicao, v. seguido do nmero do volume, n. seguido do nmero do fascculo, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen, ms abreviado (se houver). Ano. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: RIBEIRO, P. S. G. Adoo Brasileira: uma anlise sciojurdica. Dataveni@, So Paulo, ano 3, n. 18, ago. 1998. Disponvel em: <http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.htm>. Acesso em: 10 set. 1998.

Artigo e/ou matria de jornal (Inclui comunicaes, editoriais, entrevistas, recenses, reportagens, resenhas e outros). Elementos essenciais:
44

a) autor (es), se houver; b) ttulo; c) ttulo do jornal; d) local de publicao; e) data de publicao; f) seo, caderno ou parte do jornal; g) pgina. AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, cidade de publicao, dia, ms abreviado. Ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, Seo ou Suplemento, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen. Ex: COPETTI, lvaro. Tumultos: anomia e crise social. Zero Hora, Porto Alegre, 14 dez. 1989. p.4. NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, caderno 8, p. 13. Artigo e/ou matria de jornal em meio eletrnico Obedecem aos padres indicados em 6.3.5, acrescidas das informaes relativas s descries em meio eletrnico. Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. AUTOR do artigo. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico (abreviado ou no), cidade de publicao, v. seguido do nmero do volume, n. seguido do nmero do fascculo, p. seguido dos nmeros da pgina inicial e final, separados entre si por hfen, ms abreviado (se houver). Ano. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: MARTINS, Ives Gandra da Silva. Pena de Morte para o Nascituro. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: <http://www.providafamilia.org./pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

45

Evento como um todo (Inclui o conjunto dos documentos reunidos em um produto final do prprio evento: atas, anais, resultados, proceedings, etc.). Elementos essenciais: a) nome do evento; b) numerao (se houver); c) ano, local (cidade) de realizao; d) ttulo do documento (anais, etc.); e) local, editora e data. NOME DO EVENTO, n. (nmero do evento em algarismo arbico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento... Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica. Notas. Ex: REUNIO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUMICA, 20., 1997, Poos de Caldas. Qumica: academia, indstria sociedade: livro de resumos . So Paulo: Sociedade Brasileira de Qumica, 1997. Evento como um todo em meio eletrnico As referncias devem obedecer aos padres indicados para o evento como um todo, acrescidas das informaes relativas descrio no meio eletrnico. Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. NOME DO EVENTO, n., (nmero do evento em algarismo arbico) ano, Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento: subttulo. Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica. Notas. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPe, 1996. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais.htm>. Acesso em 21 jan. 1997.

Trabalho apresentado em evento (Inclui trabalhos apresentados em eventos)


46

Elementos essenciais: a) autor (es); b) ttulo do trabalho apresentado seguido da expresso In:; c) nome do evento, nmero, ano e local (cidade); d) ttulo do documento (anais, etc.); e) local, editora e data; g) pgina inicial e final da parte referenciada. AUTOR. Ttulo de trabalho. In: NOME DO EVENTO, n. (nmero do evento em algarismo arbico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento... Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. Descrio fsica. Notas. Ex: GRINOVER, Ada Pelegrine. A crise do poder judicirio. In: CONFERNCIA NACIONAL DA OAB. Anais eletrnicos, Braslia: OAB - Conselho Federal, 1990. p.179-187.

Trabalho apresentado em evento de meio eletrnico e on-line As referncias devem obedecer aos padres indicados para trabalhos apresentados em evento, acrescidas das informaes relativas descrio em meio eletrnico. Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:.
CD-ROM

AUTOR. Ttulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, n. (nmero do evento em algarismo arbico .), ano, cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do evento... Cidade de publicao: Editora, ano de publicao. (Srie ou Coleo). Notas. Nmero de CD-ROM. Ex: GUNCHO, M. R. A Educao distncia e a Biblioteca Universitria. In: SEMINRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 10, 1998. Fortaleza. Anais... Fortaleza: Tec. Treina, 1998. 1 CD ROM. On-line AUTOR. Ttulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, n.(nmero do evento em algarismo arbico), ano, cidade onde se realizou o evento. Ttulo da publicao do
47

evento... Cidade de publicao: editora, ano de publicao. Descrio fsica. Notas. Disponvel em: <endereo>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano. Ex: SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os Limites Pedaggicos do Paradigma da Qualidade Total na Educao. In: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe. br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

Forma de citao de documento jurdico Inclui legislao, jurisprudncia e doutrina. Legislao Compreende a Constituio, as emendas constitucionais, os textos legais e normas emanadas das entidades pblicas e privadas. Constituies, Cdigos, Coletneas de Leis e Decretos Elementos essenciais: a) jurisdio; b) nome e data no caso de constituies; c) ttulo; d) edio; e) local, editora e data; f) nmero de pginas (opcional).

Ex: NOME DO PAS. Constituio (ano de promulgao). Ttulo: subttulo. Cidade de publicao: Editora, ano. Descrio fsica. (Srie ou Coleo). Notas. Ex: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao do texto por Juarez de Oliveira. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Srie Legislao Brasileira).
48

BRASIL. Cdigo de Processo Civil. 2.ed. rev. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. 1065p.

Leis, Decretos e Portarias Elementos essenciais a) jurisdio ou rgo legislador; b) ttulo (legislao, nmero e data); c) ementa (na norma atual facultativa); d) referncia da publicao no todo, se livro, precedido de In: ou indicao dos dados do peridico, se revista ou jornal.

AUTOR (pessoa fsica ou Instituio/Entidade responsvel pelo documento). Ementa (quando houver), Tipo, nmero e dia ms por extenso e ano do parecer. Ttulo: subttulo. Relator: (nome do Relator na ordem direta - se houver). Ttulo da publicao: subttulo, Cidade de publicao, v. , p. , ano. (Srie ou Coleo). Notas.

Ex: BRASIL. Lei n 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Altera o Captulo V do Ttulo II da Consolidao das Leis do Trabalho, relativa Segurana e Medicina do Trabalho. In: BRASIL. Segurana e medicina do trabalho. 25. ed. So Paulo: Atlas, 1994. 455p. p. 9-18. BRASIL. Decreto n. 3.159, de 1 de setembro de 1999. Altera dispositivo do Decreto de 21 de agosto de 1957, que cria o Conselho interministerial do Acar e do lcoolCIMA e d outras providncias. Lex, So Paulo, v.63, p. 5208, set. 1999. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resoluo n.1552, de 20 de agosto de 1999. Estabelece normas da CCIH para a prescrio de antibiticos nas unidades hospitalares. Lex, So Paulo, v. 63, p.5260-5261, set. 1999. Parecer BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Do parecer no tocante aos financiamentos gerados por importaes de mercadorias, cujo embarque tenha ocorrido antes da publicao do Decreto-lei n. 1.994, de 29 de dezembro de 1982. Parecer normativo, n. 6, de 23 de maro de 1984. Relator: Ernani Garcia dos Santos. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 48, p. 521-522, jan./mar., 1984.
49

Portaria BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Desliga a Empresa de Correios e Telgrafos ACT do sistema de arrecadao. Portaria n. 12, de 21 de maro de 1996. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 60, p. 742-743, mar./abr. 2. Trim. 1996. Resoluo CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Aprova as instrues para escolha dos delegados-eleitores, efetivo e suplente Assemblia para eleio de membros do seu Conselho Federal. Resoluo n. 1.148, de 2 de maro de 1984. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 48, p. 425-426, jan./mar., 1984.

Legislao em meio eletrnico As referncias devem obedecer aos padres indicados para legislao em suporte papel, acrescidas das informaes relativas descrio em meio eletrnico. Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. NOME DO PAS. Constituio (ano de promulgao). Ttulo: subttulo. Cidade de publicao: Editora, ano. Descrio fsica. (Srie ou Coleo). Notas. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. ano. Ex: BRASIL. Medida Provisria n 2.230, de 8 de setembro de 2001. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br > Acesso em 22/07/2003.

Jurisprudncia Compreende smulas, enunciados, acrdos, sentenas e demais decises judiciais. Elementos essenciais: a) jurisdio e rgo judicirio competente; b) ttulo (natureza da deciso) e nmero; c) partes envolvidas (se houver); d) relator;
50

e) local, data; f) dados da publicao.

Exemplo: SO PAULO. Tribunal de Justia. Demonstrado que o acidente ocorreu em razo de um buraco existente na via pblica e provado o nexo causal com a incapacidade da vtima tem a Municipalidade o dever de pagar penso, que, falta de prova de ganhos superiores, deve ficar limitada a um salrio mnimo. Apelao cvel 230.997-1/5. Municipalidade de Guaruj e Neuza Alves de Menezes. Relator: Desembargador Antnio Villen. 18 de outubro de 1995. (Revista dos Tribunais, So Paulo, v.85, n.723, p. 676-678, jan. 1996). SO PAULO. Tribunal de Justia. Ap. 157.318.4/7, da 3 Cmara Cvel. Apelante: Ministrio Pblico. Apelada: M.P.R. Relator: Des. Carlos Roberto Gonalves. So Paulo, 19 de setembro de 2000. (Revista dos Tribunais, So Paulo, v. 90, n. 785, p. 226227, mar. 2001).

Jurisprudncia em meio eletrnico As referncias devem obedecer aos padres indicados para jurisprudncia em suporte papel, acrescidas das informaes relativas descrio em meio eletrnico. Quando se tratar de obras consultadas online, tambm so essenciais as informaes sobre o endereo eletrnico apresentado entre < >, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:. Exemplos: RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Apelao cvel n 70004670071, da 2 Cmara Cvel. Apelante: L.C.S. Apelado: A. L.R. de M. Relator: Dr. Ney Wiedemann Neto. Porto Alegre, 20 de novembro de 2002. Disponvel em: <http://www.tj.rs.gov.br> Acesso em: 11 dez. 2002. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Recurso Especial n 126.046-MG. Recurso especial. Trfico de drogas. Competncia por conexo. Denncia sem inqurito. Citao por edital. Carta precatria. Oitiva de testemunha. Intimao da defesa. Juntada de documento na audincia. Excesso na fixao da pena. Recorrente: Antnio Baptista. Recorrido: Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais. Relator: Ministro Anselmo Santiago. Braslia, DF, 2 de junho de 1998. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br> Acesso em: 10/12/2002.
51

Doutrina A doutrina segue os padres apresentados para citao de livros, teses, etc. OBSERVAO Quando o mesmo autor tiver dois textos publicados no mesmo ano, devemos seguir o exemplo, colocando uma letra na sequncia da data.

Documentos de acesso exclusivo em meio eletrnico AUTOR. Ttulo: subttulo. Dados complementares (Responsveis pela produo, coordenao, desenvolvimento, apresentao, etc., quando houver). Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms abreviado. Ano.
PREVISO e estimativas das safras agrcolas no Estado de So Paulo, abril de 2001. So Paulo: Instituto de Economia Agrcola do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www.iea.sp.gov/estatist.htm>. Acesso em: 14 jun. 2001.

52

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS [ABNT]. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao Rio de Janeiro: ABNT, 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: Artigos em publicao peridica cientfica impressa : apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6029: informao e documentao: livros e folhetos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6032: abreviao de ttulos de peridicos e publicaes seriadas. Rio de Janeiro, 1989. BATISTA, E. M. T; ALVES, A. P. M. Roteiro para apresentao de trabalhos acadmicos. Disponvel em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Biblioteca/abnt_roteiro.pdf> Acesso em 10 jan. 2012. (Elaborado a partir das indicaes das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) pelas bibliotecrias da Seo Tcnica de Referncia, atendimento ao Usurio e Documentao da Faculdade de Cincias e Letras Unesp/Araraquara, como material de apoio aos usurios do Servio Tcnico de Biblioteca e Documentao. BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. CDIGO de catalogao anglo-americano. 2. ed. So Paulo: FEBAB, 2004.

53

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Grupo de Trabalho Normalizao Documentria da UNESP. Normalizao documentria para a produo cientfica da UNESP: normas para apresentao de referncias segundo a NBR 6023:2002 da ABNT. So Paulo, 2003. Disponvel em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Biblioteca/abnt_referencias.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2012.

54

Potrebbero piacerti anche