Sei sulla pagina 1di 15

Vila Lothammer

PIRATABA, municpio de TORRES RS.


Elio E. Mller 1

Minha primeira estada em Vila Lothammer foi de 5 dias, do meio-dia de 20 at a manh de 24 de dezembro de 1969.

FOLHETO POPULAR VL 1
1

de Elio Eugenio Mller, 1974 Reviso em 1999. Reservados todos os direitos ao autor.

EUO EUGENIO MLLER Rua Guilherme Pugsley 2512, Ap 1003 80600-310 - Curitiba - PR Fone: (041) 99511741 eliomuller@uol.com.br
2

As minhas primeiras impresses de Vila Lothammer.


Cheguei na Vila Lothammer prximo ao meio dia do dia 20 de dezembro de 1969. A viagem de nibus pela Empresa Mampituba havia sido bastante desconfortvel, alm do calor e superlotao, agravado pelo sacolejar do nibus que tinha que transitar por uma estrada bastante precria, em particular desde a Vilo So Joo at Pirataba. Felizmente eu podia contar com uma pessoa da Comunidade que fora me aguardar na Rodoviria em Torres. Tratava-se da senhora Dora Herr, esposa de Waldemar Herr, presidente da Comunidade. De alguma forma o pastor Fischer conseguira enviar recado para esta famlia solicitando que me fosse concedido este apoio, alis um tanto desnecessrio pois eu certamente teria conseguido me localizar em Torres para encontrar o nibus certo, para a viagem at a Vila Lothammer.

Sra. Dora Herr, a primeira pessoa de Vila Lothammer, que eu conheci na Estao Rodoviria de Torres RS..

Para mim tudo era novidade e marcado por inesperadas descobertas, no contato com a vida de pessoas at ento desconhecidas, nesta minha primeira misso pastoral e missionria na Parquia que me estava sendo confiada. Eu estava cumprindo uma tarefa concedida pelo pastor Ernesto Fischer que dentro de poucos dias desejava me entregar a funo de proco da vasta Comunidade Evanglica de Trs Forquilhas, sediada em Itati, no ento municpio de Osrio RS. Na primeira reunio de trabalho em 19 de dezembro noite, o pastor Fischer explicara: - Esta a minha primeira e ltima ordem direta que te darei para cumprires uma misso. Marquei para voc uma misso em Vila Lothammer de 20 at 24 de dezembro, concludo com um culto para eles, na manh do dia 24, s 09 horas. Terminado o culto, eles te levaro at Vila So Joo onde ters que pegar um nibus at Morro Alto e ali devers baldear para seguir at Capo da Canoa onde ters outro culto natalino, s 20 horas. Em Capo da Canoa devers ir at a residncia de Hans Birlem, presidente da Comunidade que te conduzir ate o templo e, depois, te hospedar naquela noite. J com relao ao ano de 1970, quando tiveres sido investido como o novo proco de Trs Forquilhas, ters que organizar sozinho o teu quadro de atividades, de acordo com o meu antigo plano em execuo e que eu te entregarei com todos os meus apontamentos, em especial, sobre a pessoa de apoio em cada lugar. Estaro indicados os locais de culto, locais de ensino confirmatrio, escolas onde ministrar ensino religioso e reunies da OASE. Voc ter que assumir todas estas tarefas normais de atendimento, alm de visitas que desejares estabelecer. Peo que faas muitas visitas...

AS MINHAS ATIVIDADES INICIAIS, NO FINAL DE DEZEMBRO DE 1969.


O meu primeiro quadro de trabalho ficou estabelecido conforme segue:

Plano de atividades de dezembro de 1969. Algumas atividades foram depois alteradas, como por exemplo, o culto natalino de Vila Lothammer, foi antecipado para a noite de 23 de dezembro.

Portanto, o meu primeiro deslocamento foi no rumo da cidade de Torres no dia 20 de dezembro de 1969. A tarefa era de preparar intensivamente um grupo de confirmandos de Vila Lothammer, das famlia Herr, Lothammer, Wagner, Bauer, Dahmer e Ebsen, que o pastor Fischer ainda desejava confirmar nas prximas semanas. O pastor Fischer recomendou: - Solicito que, em trs dias intensivos, ensines aos jovens os 10 mandamentos, o Credo Apostlico, o Pai Nosso e alguns Salmos que indicarei. Desejo que eles decorem tudo isto, conforme o catecismo Menor de Martinho Lutero, cada mandamento com explicao e as trs partes do Credo, tambm com explicao. Chegando em Vila Lothammer, o grupo de jovens j me aguardava numa salinha de uma escola municipal que funcionava nas proximidades do templo. Assim, j no dia 20 eles tiveram cinco horas de ensino confirmatrio,
5

com pequenas pausas para brincadeiras e descanso. Enquanto eu ministrava o ensino fiquei refletindo e cheguei a concluso que no poderia aplicar integralmente este mtodo de ensino proposto pelo pastor Fischer. O problema maior que alguns poucos jovens tinham facilidade para decorar textos e alguns apresentavam extrema dificuldade, acrescido com uma alfabetizao deficiente. Decidi, por minha deciso, alterar o plano estabelecido pelo pastor Fischer e transformei as aulas em dilogo e conversa sobre a vida deles e no enfoque dos mandamentos, dentro da nova metodologia que eu aprendera durante o Curso de Catequese, em Ivoti RS. Feliz, notei que os jovens reagiram positivamente ao novo mtodo. Ao anoitecer quando deles me despedi, recomendei que, quando chegassem em casa, comeassem a decorar apenas os mandamentos, sem presso alguma do Exame que o pastor Fischer desejava fazer com eles, no dia da Confirmao. Tomei como compromisso pessoal de falar com o colega Fischer e convenc-lo a no mais realizar um tal de Exame. Conforme eu soube posteriormente o pastor realmente abrandou o Exame e o transformou em simples leituras de explicaes que Lutero fez sobre cada um dos 10 mandamentos

Hospedado na casa de Frederico Lothammer.


Terminada a maratona daquele dia, das aulas intensivas de doutrinao fui conduzido at a residncia de Frederico Lothammer onde, a princpio, eu ficaria hospedado na primeira noite, num rodzio de residncias das famlias da comunidade E, quanto s refeies, sempre haveriam de ser na casa vizinha, de Lothar e Idelga Lothammer. Tomei um banho rpido e almejava descansar em algum local tranquilo para refletir sobre as atividades desse dia. No entanto, os filhos de Frederico, Librio, Walter, Alfredo, vieram me intimando, dizendo: - Pastor, estamos com o nosso carro pronto para irmos at a Vila So Joo. Vamos tomar < umas >, num barzinho que ns apreciamos muito. Nada respondi pois notei que os jovens no aceitariam um < no >.

No barzinho eles logo pediram duas cervejas. Solicitei que para mim eles pedissem um refrigerante. Eles me olharam espantados e reclamaram: No vais tomar uma cerveja conosco?. Sorrindo, respondi: - Amigos, estou de servio e eu no costumo beber em servio. Eles acharam graa mas reclamaram alegando que o servio do dia j acabara e que chegara a hora de se divertir um pouco e descansar. Para contemporizar, prometi que, no dia em que houvesse uma festa da comunidade, depois de realizado o culto, eu aceitaria tomar dois copos de cerveja com eles, durante o almoo, de preferncia com um bom churrasco. O mais velho, o Librio me apertou a mo e falou: - Ento est combinado, no dia de nossa festa voc far um brinde conosco, na hora do almoo e tomar a sua cerveja. Eles passaram a imitar os beatles e, Librio, jogando o cabelo comprido para trs, cantarolava: - Ye ye ye, YES. Sie liebt dich, ye, ye, ye, Sie liebt dich, ye ye ye.... Perguntei ao Librio onde ele aprendera essa musiquinha certamente baseada nos Beatles e ele, com orgulho, explicou: - Passei um ano na Alemanha, para realizar um estgio agrcola. E depois completou: - Agora em 1970, o meu irmo Walter tambm ir e, depois, esperamos que tambm o Alfredo possa fazer o mesmo.

Os jovens Lothammer eram arteiros...


Chegamos de retorno casa de Frederico Lothammer por volta das 23 horas. Eu j estava bastante cansado pois o dia havia sido repleto de desafios e exigncias, em espacial, para conhecer os jovens confirmandos e para estabelecer um mtodo de ensino que fosse o mais prazeiroso possvel para eles. Chegando casa da famlia hospedeira, eles me mostraram o local onde eu haveria de dormir naquela noite. Era no sof da sala, preparado com roupa de cama e um grande travesseiro de penas.

Famlia de FREDERICO LOTHAMMER, da esquerda a Ingred, o Arthur, o Walter. No centro o casal Lothammer, depois ainda o Librio e o Alfredo. Acervo fotogrfico de Ingred Luiza Eberhardt.

Notei que todos, at a confirmanda Ingred e o pequeno Arthur, tambm se mostravam muito ansiosos para que eu fosse dormir logo. Imaginei que alguma coisa eles poderiam ter aprontado para mim. Bocejando, eu disse: - Boa noite que eu vou cair no sof e dormir... Apaguei a vela e notei as passadas de todos, se dirigindo para seus dormitrios. No escuro fui apalpando o sof e notei que os ps do mesmo, num lado estavam soltos. Eu sabia perfeitamente que em algum momento eu teria que fazer esse sof tombar e at teria que ajudar a fazer uma boa duma barulheira, para fazer a diverso deles. Mas eu queria ganhar tempo com o objetivo de deix-los ainda mais ansiosos e para que a expectativa fosse aumentando, para que os arteiros pudessem se deliciar com a ao planejada. Com muito cuidado me deitei, para ver se conseguiria equilibrar o sof, sobre os ps restantes.

Porm no tive sucesso e estrondosamente rolei com sof e cobertas parando num canto, contra a parede. O barulho foi estrondoso, ampliado pelo silncio da noite.

Luis Librio Lothammer

O primeiro a chegar foi o Librio com uma lamparina e logo outros rostos risonhos comearam a assomar pelo corredor, chegando sala e me rodeando. O senhor Frederico como se mostrasse preocupao, falou: - Di em algum lugar, machucou-se?. Comecei a me divertir com a liberdade e o esprito arteiro desses jovens e sorrindo expliquei: - Sinto uma dor muito forte nas costelas como se tivesse levado um coice de um cavalo selvagem.... Essas minhas palavras foram a deixa para que o Librio, com ar de preocupao, se dirigisse ao pai, dizendo: - Veja s o que o pastor fez. Ele quebrou o nosso lindo sof novo... O senhor Frederico fazendo ar de seriedade confirmou: - verdade, o pastor nos deu prejuzo e vamos ter que cobrar isso do Snodo Riograndense. Eles tero que nos indenizar com a compra de um sof novo....

Fiz um sinal de concordncia e orientei: - Mandem a conta para o pastor Fischer, em Itati pois apenas ele responsvel pelo fato de eu me encontrar aqui em vossa residncia.... Frederico discordou: - O Fischer no te enviou para ser nosso novo pastor. Isso foi coisa l de So Leopoldo e, no mnimo, o pastor Kunert tem o dedo dele metido nisso. Ns iremos cobrar a conta, dele.... Depois, olhando para o relgio ordenou: - Agora todos para a cama e muito silncio pois o nosso pastor ter outro dia de muito trabalho com estes nossos confirmandos....

Continuando com a doutrinao...


No dia seguinte, bem cedo, l estavam os confirmandos, de volta sala. Continuei com o contedo indicado pelo pastor Fischer, mas sempre aplicando tudo a situaes reais dos jovens, Neste dia fizemos intervalos maiores para mais brincadeiras e momentos estratgicos para descanso, pois os jovens mostravam momentos com dficit de concentrao e ateno. Ao entardecer desse dia apareceu a senhora Idelga Herr Lothammer solicitando que eu passasse a dormir na casa deles, no sentido de estabelecer um rodzio com os membros da Comunidade. Fiquei muito feliz pois quando falei que eu estava bastante cansado a senhora Idelga falou: - Tome ento o seu banho e at l a janta estar na mesa. Quando fui at o banheiro e tirei minhas sandlias, notei um comicho estranho num dedo do p. Aps o banho sentei na soleira da porta da cozinha para melhor olhar o dedo p, que me incomodava. O Sr. Lothar Lothammer, dono da casa, veio curioso e quis saber: Algum machucado? Expliquei o que eu sentia. Lothar pegou uma lamparina e a acendeu e ento passou a examinar o dedo do meu p.

10

Com ar de autoridade como se fosse algum mdico ele disse: - apenas um espinho de bananeira!. - Bananeira no d espinhos, eu reclamei. Ele no disse mais nada, foi at uma gaveta da cozinha de onde trouxe um canivetinho bem afiado. Passou a lmina sob a chama da lamparina, sentou num tamborete e pegando meu p, passou a cortar naquele dedo, o entorno, onde eu sentia o incmodo. Devagar porm com grande eficincia, depois de alguns minutos ele extraiu uma pequena bolota, que havia se tornado morada de um bicho de p. Nunca esquecerei este episdio pois, se eu for dizer que eu nunca tivera um bicho de p em minha vida, iro dizer que estou mentindo. Mas a verdade esta. Eu tive o meu primeiro bicho de p logo ali em Vila Lothammer, em minha primeira atividade pastoral.

Recusando um mata bicho.


Na manh do dia seguinte acordei cedo e passando pela cozinha vi que ali j se encontrava o senhor Lothar Lothammer colocando amendoim para torrar sobre a chapa do fogo e bebericando um cafezinho. Lothar perguntou: - Aceita um mata bicho, pastor?. Olhei espantado e recusei, enquanto abria a porta para ir at o banheiro, para lavar o rosto e escovar os dentes. De volta cozinha sentei perto do fogo, olhando com curiosidade para o que o dono da casa fazia. Pensei: < Se ele me oferecesse um cafezinho e amendoim torrado eu at aceitaria >. Mas eu no disse nada e fiquei apenas olhando com curiosidade. Novamente o dono da casa perguntou: - Aceita um mata bicho, pastor?. Sorri meio desajeitado e voltei a recusar e falei: - Se me oferecesse um cafezinho, eu at aceitaria!. Lothar deu uma gargalhada e explicou: - Pastor, aqui na fronteira com o Estado de Santa Catarina, o mata bicho um cafezinho, apenas com o acrscimo de algumas gotas de rum s, isso para garantir que todas as lombrigas morram!.
11

Notei que estas famlias de Vila Lothammer eram muito divertidas, eram hospitaleiros e gostavam de acolher o pastor em suas casas. Eles disputavam a hospedagem e para evitar reclamaes, estabeleciam um rodzio, de casas.

O senhor Lothar Lothammer, naquela manh contou-me, em rpidos traos, um pouco sobre a histria da chegada das primeiras famlias evanglicas regio de Pirataba, no municpio de Torres. Ele enfatizou que para o ano de 1974, era sonho deles, fazer uma festa especial para a comemorao os 60 anos, da vinda das primeiras famlias para essa regio.

Um encontro de confraternizao.
Naquela noite de 22 de dezembro, foi realizado um encontro comunitrio visando realizar um ensaio geral para o culto natalino e aproveitar para para fazer uma confraternizao das famlias de Vila Lothammer.

12

Foi chegando gente das mais diferentes localidades e acredito que estabeleceu-se um momento que foi fundamental para o meu entrosamento com estas famlias. Todos queriam me conhecer, escutar minha voz e saber detalhes sobre a minha procedncia. Os mais idosos falavam em lngua alem, talvez para testar o meu domnio dessa lngua. Mostravam satisfao quando com eles dialogava com dico perfeita e fluente. Os mais jovens apenas utilizavam o portugus e cada qual desejava relatar alguma experincia de atividades na Comunidade, no contato com os pastores anteriores.

Escrevendo cartas a beira do rio.


Foi bom ter permanecido hospedado com a famlia de Lothar Lothammer pois assim consegui visitar demoradamente o cemitrio, at o sol se por, para ler as inscries das lpides. Alm disso, antes disso, consegui tambm ir at a beira do rio que passava nas proximidades, para ali, no sossego, escrever duas cartinhas, uma para os meus pais e outra para uma colega de escola da qual eu gostava um pouco mais do que de outras. Quando fui beira do rio escrever as cartas, foram a pequenina Vera, e a confirmanda Laura, filhas de meus hospedeiros que me serviram de guia, para mostrar o melhor caminho. O Sr. Waldemar Herr veio at onde eu estava, na beira do rio, pois ele era o seguinte na lista de hospedeiros e reclamou: - Voc no quer sair daqui? Voc est dando preferncia para a casa da minha irm?. O cunhado dele, o Lothar que o acompanhava, aproveitou ento para contar a respeito da pequena cirurgia que ele tivera que realizar na noite anterior para extrair o tal do espinho de bananeira. Foi ento possvel escutar uma gargalhada sonora de Waldemar Herr e, nunca mais me livrei em Vila Lothammer, dessa piada de ter pisado num espinho de bananeira.

13

O MEU PRIMEIRO CULTO NATALINO EM VILA LOTHAMMER.


Por deciso da Comunidade, o culto natalino foi antecipado para a noite do dia 23, s vinte horas. Eles eram de opinio que deste modo, no dia seguinte eu poderia viajar com mais tranquilidade. Eu teria que pegar o nibus, bem cedo que vinha de Praia Grande para seguir at Torres, para depois dali seguir at Morro Alto e depois de l para Capo da Canoa. O culto foi bastante concorrido com a presena da maioria das famlias da Comunidade.

.Culto natalino de 23 de dezembro de 1969.


Foto de Librio Lothammer.

At vizinhos catlicos vieram talvez curiosos para tambm conhecerem o novo pastor e para se integrarem na festa, fim de participar da alegria pelo anncio da Boa Nova do nascimento do Salvador, que Jesus Cristo nosso Senhor. Eu tinha dificuldades na rea de msica e canto e necessitava de apoio de algum mais entendido. Apresentou-se a senhora Idelga se dispondo a
14

conduzir um ensaio de cnticos natalinos. Ela conduziu-se com muita desenvoltura e firmeza e a minha deficincia foi plenamente contornada. Aproveitei o momento para elogiar a senhora Idelga pela atitude dela, e completei: - Acredito que Deus no me concedeu todos os dons por um motivo especial. Certamente no foi para me humilhar mas somente para fazer-me dependente de outras pessoas que possuam os dons que eu no tenho. No recebi, por exemplo, o dom de msica e canto. Assim preciso buscar aqueles que podem suprir este campo de servio Comunidade. Dona Idelga no deixou por menos e aproveitou o momento para dizer algo que despertou o riso de todos, quando orientou: - O nosso novo pastor d um jeito de encontrar uma moa para casar que tenha esse dom de msica e canto. Com certeza veremos ento um belo casal que completar os dons pastorais, que o servio em nossa Igreja carece.

Elio Eugenio Mller

15

Potrebbero piacerti anche