Sei sulla pagina 1di 16

INSTRUOPARAREALIZAODASPROVAS

I. II.

Este Caderno contm 50 questes objetivas. Caso apresente defeito de impressooufaltadequesto,soliciteaofiscaloutroCaderno. Cada questo das provas possui 05 (cinco) alternativas, de (a) a (e), de mltipla escolha, e o candidato dever assinalar apenas uma alternativa comoresposta.

III. Este Caderno contm uma prova de Lngua Espanhola e uma de Lngua Inglesa. Resolva as questes da prova pela qual voc optou no ato da inscrio.

IV. Verifique se as informaes do Carto de Respostas esto corretas e se correspondemsdesteCaderno.

V.

O Carto de Respostas apresenta uma coluna para cada questo, e o candidato dever pintar completamente o crculo correspondente . alternativaescolhida,conformeoexemplo:

VI. Usecanetaesferogrficaazuloupreta,fabricadaemmaterialtransparente, paramarcararesposta. VII. Ostrsltimoscandidatosdeveropermaneceratofinaldaprova. VIII. Otempodeduraodasprovasde4(quatro)horas,jincludootempo destinadoaopreenchimentodoCartodeRespostas. IX. Ocandidatospoderdeixarasala2(duas)horasapsoinciodasprovas. X. Aotrminodasprovas,entregueoCartodeRespostaseesteCadernoao fiscal.

XI. Com relao ao Carto de Respostas, ser anulada a questo cuja alternativa: a. Noestiverdevidamenteassinalada; b. Apresentarrabisco,rasurasoumanchas; c. Apresentarmaisdeumaopo.

CRONOGRAMA 24/05/2011 25e26/05/2011 03/06/2011 15/06/2011 16e17/06/2011 13/07/2011 Divulgao do gabarito www.unemat.br/vestibular.

preliminar,

no

site

Prazopararecursocontraogabaritopreliminar,contedoou formulaodequesto,nositewww.unemat.br/vestibular.

Divulgaodoresultadodosrecursoscontragabarito,contedo ouformulaodequesto. Publicaodogabaritooficial.

Divulgaododesempenhopreliminardocandidato. Prazopararecursocontraodesempenhopreliminardo candidato.

DivulgaodoresultadodoConcursoVestibular2011/2.

FSICA
QUESTO01 UmveculopassapeloKm60deumarodovias8 horas,elogoapsas11horase30minutos,passa peloKm445. A velocidade escalar mdia desenvolvida pelo veculoduranteointervalodetempofoide: a. 110Km/h b. 80Km/h c. 120Km/h d. 130Km/h e. 95Km/h

fotoeltrico. a. Aemissodeftonsporeltronsdevalncia decertosmetais. b. A produo de luz a partir da corrente eltricaemresistoresnohmico. c. A absoro de um eltron por um material, apsaemissodeumftonderaiosX. d. A emisso de um eltron por um tomo, devidoabsorodeumfton. e. Amudanadafrequnciadaluz,quandoum ftoninteragecomumeltron.

QUESTO02 Uma mulher, em p, enquanto retoca a maquiagem, observa os detalhes ampliados do seurostodiantedeumespelhoesfrico. Quanto ao tipo de espelho usado e a distncia entreapessoaeoespelho,corretoafirmar. a. Convexo; menor que a distncia focal do espelho. b. Convexo; maior que a distncia focal do espelho. c. Cncavo;igualdistnciafocaldoespelho. d. Cncavo; menor que a distncia focal do espelho. e. Cncavo; maior que a distncia focal do espelho.

QUESTO05 Astrnomos de um observatrio australiano anunciaram, recentemente, a descoberta do centsimo planeta extrassolar. A estrelame desseplanetaestsituadaa293anosluzdaterra. Qual a ordem de grandeza dessa distncia em Km(quilmetros)? a. 109Km b. 1011Km c. 1013Km d. 1015Km e. 1017Km

QUESTO03 Quandoumaestrelaougalxiaseafastadaterra, notasequeafrequnciacaptadadaluzsedesvia para o vermelho. O efeito contrrio ocorre quando uma estrela ou galxia se aproxima do nosso planeta. Registros de observaes astronmicas realizadas em diversas partes do mundo comprovam que a maioria das estrelas sofre desvio para o vermelho. Isso significa dizer queessasestrelasestoseafastandodaterra,ou seja, que o universo est em expanso (como se suas partes fossem componentes de algo que explodiu). Outras teorias esto sendo analisadas, mas esta parece ser uma das maiores evidncias daocorrnciadoBigBanghbilhesdeanos. Podese afirmar que o fenmeno Fsico que melhordescreveasituaoacimadescritao: a. EfeitoJoule. b. PrincpiodePascal. c. EfeitoDoppler. d. EfeitoCerenkov. e. PrincpiodeArquimedes.

QUESTO06 Asltimasdcadasforammarcadasportrsfatos histricosmuitoimportantesparaaFsica: 1. cinquenta anos da morte de Albert Einstein; 2. sessenta anos do massacre nuclear sobre HiroshimaeNagasaki; 3. comemorao do centenrio do ano maravilhosodeEinstein. Com base nos trabalhos de Einstein, relacione as observaes da coluna direita com os itens da colunaesquerda.

Itens (1)Efeito fotoeltrico (2)Movimento Brawniano (3)RelaoE=m.C2 (4)Teoriada Relatividade


QUESTO04 AlbertEinstein,PrmioNobeldeFsica,publicou, em1905,cincoestudosemquedefiniuanatureza da luz, revolucionou os conceitos de tempo e espao e formulou a mais conhecida das equaes:E=m.C2.UmdosestudosdeEinstein versousobreoefeitofotoeltrico,marcohistrico dodesenvolvimentodaMecnicaQuntica. Assinale a alternativa que define o efeito

Observaes (A)Base terica da construo da bomba atmica. (B)Emisso de eltrons quando a luz incide sobre uma superfcie metlica. (C)Agitao irregular, rpida e contnua, em todas as direes, das partculassuspensasem ummeiofluido.

a. b. c. d. e.

A4,B3,C1 A3,B1,C2 A1,B3,C2 A3,B4,C2 A2,B2,C1

QUESTO07 OcafumabebidamuitoapreciadanoBrasile, no seu preparo, costumase utilizar um resistor de imerso para aquecer a gua que utilizada parafazerocaf(verfigura1). Considerando que esse resistor apresenta uma resistncia de 5 e que alimentado por uma fonte de tenso de 110 V, ento, o tempo necessrioparaseaquecer300gdeguade20C para70Caproximadamente:
Dados:calorespecficodagua=1cal/g.Ce1cal=4,2J.

QUESTO10 Temos 3 resistores em paralelo, R1, R2 e R3 percorridos pelas correntes i1, i2 e i3 respectivamente. Se R1=20,R3=25;i1=5Aei2=10A;entoR2e i3 sorespectivamente: a. 10e4A b. 20e10A c. 20e4A d. 4e20A e. 4e10A

BIOLOGIA
QUESTO11 Atualmente a mdia noticiou o aparecimento de diversos casos de dengue do tipo 4. Ao que tudo indica este tipo de vrus era comum h 28 anos, masquaseseextinguiurecentemente. Assinaleaalternativacorreta. a. AdenguecausadapelovrusAedesaegypti, quesereproduzemguaparada. b. O vetor (agente transmissor) da dengue pertence ordem fanergama do Filo Insecta. c. Eliminar focos de gua parada de uma casa suficiente para evitar a contaminao de seusmoradores. d. Os vrus apresentam em seu citoplasma tantoRNAquantoDNA. e. O fato de haver tantos tipos de vrus da dengue pode ser considerado uma adaptaodefesaimunolgicahumana.

a. b. c. d. e.

10s. 15s. 35s. 32s. 26s.

Figura1:Ligaodoresistordeimerso.

QUESTO08 Muitasvezesobservamosumaparedecairemum incndio devido dilatao da viga de concreto. Considerando que uma viga de 5m de comprimento 20c fica sujeita a um incndio queelevaatemperaturadavigapara1270c,qual ser a variao do comprimento da viga se o coeficiente de dilatao linear do concreto for 1,2.105/c? a. 2,5cm b. 5,00cm c. 7,5cm d. 7,62cm e. 15cm

QUESTO09 O produto da metade da Fora elstica pelo deslocamento d, conforme ilustrado na figura a seguir,definidocomo:

Fel

a. b. c. d. e.

acelerao. impulso. potncia. quantidadedemovimento. trabalho.

QUESTO12 O pesquisador brasileiro mais reconhecido internacionalmente , provavelmente, o neurocientista Miguel Nicolelis. Ele desenvolveu, entre outras pesquisas, formas de comunicao entre o crebro e mquinas (como os computadores); alm de possveis tratamentos paraoMaldeParkinson. Assinaleaalternativacorreta. a. Os primeiros animais com sistema nervoso foramosaneldeos. b. O crebro capta sinais vindos dos rgos dos sentidos e retorna comandos aos msculos atravs de substncias chamadas hormnios. c. A tecnologia de interao crebromquina s possvel porque neurnios transmitem impulsos eltricos de forma semelhante a umfio. d. Os neurnios no se reproduzem porque, assim como as hemcias, no possuem ncleo. e. Por ser uma doena gentica recessiva, o Parkinsonspodesedesenvolveremfilhos de um pai homozigoto dominante e uma meheterozigota.

QUESTO13 Uma pesquisa recmpublicada nas atas da AcademiadeCinciasdosEstadosUnidos(PNAS) sugere que, at 2050, um bilho de pessoas sofrer pela escassez de gua nas cidades, a menos que o crescimento populacional humano seja freado. Para tanto a contracepo uma sadapossvel. Assinaleaalternativacorreta. a. Apluladodiaseguintefuncionaimpedindo queamulherovuleapsarelaosexual. b. A tabelinha funciona bem porque fcil prever em que dia a mulher estar frtil, bastandoevitarrelaesnestedia. c. A plula anticoncepcional baseiase nos hormnios LH e FSH, que impedem o aumento da testosterona necessria fecundao. d. O preservativo, alm de evitar a gravidez indesejada, impede a contaminao por doenassexualmentetransmissveis. e. A vasectomia esteriliza definitivamente o homem,impedindoodeejacular.

c. d. e.

Os organismos mais responsveis pela transformao de amnia e nitrito em nitratosoosfungosnitrificantes. O aquecimento global causado por um desequilbrio no ciclo do carbono, resultandoemmudanasclimticas. O ser humano excreta nitrognio em excesso, fruto de seu metabolismo, atravs datranspirao.

QUESTO14 Comemorouse, em maro de 2011, os dez anos do Projeto Genoma Humano. Esta empreitada mundialdegeneticistaslevouaosequenciamento detodososgenesdeumapessoa. Assinale a alternativa correta quanto a esta pesquisa que levou a biologia a novos paradigmas. a. Um gene transcrito em RNA mensageiro que deixa o ncleo e lido pelo ribossomo parasertraduzidoemprotena. b. Aquilo que somos determinado exclusivamente por nossos genes: nossa aparncia,comportamentoeatasdoenas queteremos. c. O genoma de uma clula da retina diferentedaqueledeumacluladapele,por isso estas clulas realizam funes diferentes. d. O DNA de clulas procariticas, como as bactrias, fica organizado em cromossomos dentrodoncleo. e. O maior genoma que existe certamente o do ser humano devido ao seu alto grau de complexidade.

QUESTO16 Em comparao com os demais estados brasileiros,oEstadodeMatoGrossoatualmente o maior produtor de soja e o maior produtor de milhosafrinha(CONAB,2010). Sobreessesvegetaiscorretoafirmar. a. Tantoasojaquantoomilhoestoinseridos nadivisoGymnospermae. b. Diferente das plantas de soja, as plantas de milhonoapresentamvasoscondutores. c. Omilhoeasojasovegetaisespermatfitos quefazempartedadivisoAngiospermae. d. A soja uma monocotilednea e o milho umadicotilednea. e. Assim como outros vegetais, as plantas de sojaedemilhofazemfotossnteseduranteo diaesrespiramduranteanoite.

QUESTO15 Alguns elementos dos ecossistemas passam por ciclos. o caso da gua, nitrognio, carbono e enxofre. A respeito dos ciclos da matria, assinale a alternativacorreta. a. As plantas, ao fazerem respirao, reduzem os nveis de CO2 atmosfricos, fixando esta molculaemseusorganismos. b. Somente nos oceanos ocorre a evaporao da gua, o que explica o clima seco no interiordoscontinentes.

QUESTO17 Em 1962, no livro Primavera Silenciosa (Silent Spring), Rachel Carson mostrou como o DDT (inseticida) penetrava e tinha efeito cumulativo na cadeia alimentar, ficando retido nos tecidos gordurosos dos animais, sendo detectada a presenadeDDTatnoleitehumano.Apesardeo uso do DDT ter sido proibido h muitos anos, a dissertao de Mestrado de Danielly C. de Andrade Palma, defendida em 15 de maro de 2011, intitulada Agrotxico no leite materno de mes residentes em Lucas do Rio Verde MT, confirmou a presena de DDE no leite de lactantes. O DDE um metablito do DDT, que pode ocasionar infertilidade masculina e abortos espontneos. Assinaleaalternativacorreta. inseticidas que tm efeito a. Em bioacumulativo,medidaqueaumentamos nveis trficos, a quantidade de resduos diminui. b. A presena de glndulas mamrias uma caractersticadetodososvertebrados. c. O DDT penetra nas clulas de gordura que soclulasdotecidoepitelial. d. Emumacadeiaalimentarcontaminadapelo DDT,oconsumidortercirioapresentamais DDT no seu organismo que o consumidor primrio. e. O tecido adiposo no participa no metabolismoenergticodosanimais.

QUESTO18 O exVicePresidente Jos de Alencar morreu no dia 29 de maro de 2011, vtima de problemas decorrentes de um cncer, que comprometeu o intestino,econtraoquallutavanosltimosanos. Ocncerocorredevidoamutaesgenticasque provocamalteraescelulares. Assinaleaalternativacorreta. a. As clulas cancergenas se multiplicam no organismoatravsdesucessivasmeioses. b. As divises celulares em clulas somticas no cancerosas ocorrem pelo processo denominadomitoseesoreducionais. c. As clulas cancergenas desenvolvem mecanismos capazes de burlar o sistema imunolgico, que tem como principais clulasdedefesaashemcias. d. O intestino delgado atua tanto na digesto quantonaabsorodosalimentos. e. O intestino dos mamferos de origem ectodrmica e deriva do arquntero no embrio.

MATEMTICA

QUESTO21 Um atleta de maratona em seu treinamento percorre17kmnaprimeirahoradetreino,15km na segunda hora, e assim por diante em progressoaritmtica. Se oatletapretendepercorreremseutreino100 km,quantotempogastar? a. 9horas b. 8horas c. 7horas d. 6horas e. Irpararantesdecompletar100km

QUESTO19 Em maro de 2011, a provncia japonesa de Fukushima,apssofrerumterremotodegrandes propores e ser atingida por um Tsunami, registrouovazamentodesubstnciasradioativas de uma usina nuclear que foi danificada. Na ocasio foram registrados ndices alarmantes de radiao no mar, nas proximidades da usina. Sobre o ecossistema marinho, assinale a alternativacorreta. a. A exposio dos organismos marinhos radiaopodeacarretarmutaescelulares. b. Os peixes sseos no possuem bexiga natatria. c. Os corais so representantes do Filo Porfera. d. As tartarugas marinhas depositam seus ovosnofundodooceano. e. Os crustceos apresentam um par de antenaseonmerodepernasvarivel. QUESTO20 Aps aproximadamente 30 horas da fecundao, o ovo inicia a primeira diviso, dando origem a dois blastmeros. Entre o terceiro e o quarto dia aps a fecundao, o embrio apresentase no estagio de mrula. Posteriormente, formase a bltula,tambmchamadadeblastocisto. O texto em questo referese blstula que apareceem: a. Embriologiadepeixes. b. Embriologiaderpteis. c. Embriologiadeanfbios. d. Embriologiademamferos. e. Embriologiadeaves.

QUESTO22 SejafumarelaodeA={3,2,0,1,5}emB={4, 3,2,1,0,1,4}definidaporf(x)=x1. Assinaleaalternativacorreta. a. fnoumafunodeAemB b. Aimagemdef{4,3,1,0,4} c. Ocontradomniodef={3,2,0,1,5} d. Odomniodef={4,3,2,1,0,1,4} e. Aimagemdef={4,3,2,1,0,1,4}

QUESTO23 Ogrficoabaixorepresentaadistnciaemmetros que um carro X percorre at parar, depois de acionado o freio, em funo da velocidade em Km/h. Assinaleaalternativaincorreta.
90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 20 40 60 80 100 120 velocidade (km /h)

a. b. c. d. e.

distncia

A 100 km por hora, a distncia at parar de50m. O carro percorre 80 m at parar quando estivera120km/h. Se estiver a 80 km por hora, a distncia percorridaatpararmenorque20m. Paraqueocarroconsigapararemmenosde 30 m, a velocidade tem que ser menor que 80km/h. Seestivera60km/h,adistnciaatparar menorque20m.

QUESTO24 Numa linha de produo 100 eixos so classificadosconformeatabelaabaixo. Estdentrodos limitesdetolerncia Sim No Aspereza Pouca 85 5 Muita 6 4 DenominaremosdoiseventosA:oeixotempouca aspereza e B: o eixo atende aos limites de tolerncia.Onmerodeelementosqueperfazem os seguintes conjuntos Ac, ABc e AB so respectivamente (Ac significa o complementar de A): a. 10,4e85 b. 90,5e85 c. 10,85e4 d. 90,85e4 e. 10,5e85

s(t)
625

deslocamento s (em km)

500

375

250

125

t
5 10 15 20 25

tempo t (em horas)

Curvadogrficodafunos(t).

QUESTO25 Fabio tem problemas para acordar e chegar no horrio da aula. Ele sempre usou a clebre desculpa de que o despertador no tocou e por isso seu professor recomendou que ele usasse 3 despertadores. Sabendose que a probabilidade de um despertador falhar 0,01, qual ser a probabilidadedeaomenosumdespertadortocar eFabiochegarnohorrio? a. 0,999999 b. 0,99999 c. 0,999 d. 0,99 e. 0,97

De acordocomacurvadogrficodafuno s(t), corretoafirmar. a. O Dourado encontrase exatamente a 425 kmdopontodepartidaapsexatas18horas deviagem. b. Afunos(t)queescreveodeslocamentodo Dourado uma funo linear com coeficienteangulariguala25. c. A curva que descreve o movimento do Dourado caracterstica de uma funo quadrtica. d. A funo s(t) que descreve o deslocamento doDouradodefinidapor s (t ) = 20t + 25 . e. Afuno s(t)polinomialdoprimeirograu comcoeficientelineariguala25. QUESTO28 O site de uma cidade criou uma enquete para que os muncipesatribussemnotasde1a10paraaqualidade do ensino ofertado na rede municipal de educao. Com as notas das 500 pessoas que responderam a enquete, os organizadores elaboraram um grfico (conformeFiguraabaixo)defrequnciaparadivulgaro resultado.
180 160 140 155

QUESTO26 CalculeasomadostermosdaP.G.:1,1/2,1/4, 1/8,... a. 0 b. 2/3 c. 3/2 d. 2 e. 1/2

QUESTO27 O Dourado um dos peixes mais conhecidos e apreciadospelapopulaomatogrossense.um peixe de piracema que na poca de reproduo necessita percorrer de 500 a 1500 km (varia conforme a espcie) de distncia, rio acima, com velocidademdiade20a30km/h,parapreparar seus rgos sexuais para a desova. Supondose queumdeterminadoDouradotenhasedeslocado por625kmatopontodedesovacomvelocidade constantede25km/h,deacordocomacurvade deslocamento s (em quilmetros) em relao ao tempot(emhoras)abaixo.

Freqencia

120 100 80 60 40 20 0 1 2 3 4 6 13 31 75

95 85

20 15 5 6 7 8 9

5 10

N otas

Grficodefrequnciasdasnotasatribudasqualidadedoensino.

De acordo com o resultado apresentado no grficodafiguraacima,assinaleaalternativaque representa, respectivamente, a mdia aritmtica, amedianaeamodadasnotas. a. 5.54,6e6 b. 6,5.5e5 c. 5,5e5 d. 6,6e6 e. 4.5,5e6

GEOGRAFIA
QUESTO31 Oterremoto ocorridonoJapo, em11demarode 2011, danificando reatores que compem o complexonucleardausinadeFukushima1,colocou em xeque a segurana e a validade da utilizao de energianuclear.Omedodenovosacidentesfazcom que lderes de vrios pases, produtores e consumidores de energia nuclear, repensem o seu uso.
Fonte:RevistaIston.2158,p.7477.

QUESTO29 2 Afuno f (x) = ax + bx + c ,com a 0 ,temsuas razesdadapelaexpresso:

b , 2a

onde = b 2 4ac . Logo,corretoafirmar. a. Se a > 0 e > 0 , ento a curva do grfico da f uma parbola com a concavidade voltada para baixo e que intercepta o eixo dasabscissasemdoispontosdistintos. b. Se < 0 ,acurvadogrficoda f intercepta o eixo das abscissas em dois pontos distintos. c. Se a > 0 e = 0 , a curva do grfico da f uma parbola com a concavidade voltada paracimaeafunonopossuirazesreais. d. Se a < 0 , a curva do grfico da f uma parbola com a concavidade voltada para cima e intercepta o eixo das ordenadas em y = c . e. Se a > 0 e c < 0 , a curva do grfico da f intercepta o eixo das abscissas em dois pontosdistintos.

Atualmente, o pas que mais possui usinas atmicas e o que mais depende da energia nuclear,respectivamente,so: a. EstadosUnidoseFrana. b. FranaeJapo. c. JapoeFrana. d. FranaeEstadosUnidos. e. EstadosUnidoseJapo.

QUESTO30
Observeogrfico. Y

QUESTO32 Analiseasassertivas. I. a distncia, medida em graus, de qualquer lugardasuperfcieterrestreaoEquador. II. So linhas imaginrias que cortam perpendicularmenteosparalelosevodeum poloaoutro. III. So linhas imaginrias traadas paralelamenteaoEquador. IV. a distncia, medida em graus, de qualquer lugardaTerraaomeridianodeGreenwich. As assertivas I, II, III e IV referemse, respectivamente,a/: a. Meridianos,Latitude,ParaleloseLongitude. b. Longitude,Meridianos,ParaleloseLatitude. c. Latitude,Meridianos,ParaleloseLongitude. d. Meridianos,Latitude,LongitudeeParalelos. e. Latitude,Paralelos,MeridianoseLongitude.

6 013x 1 Dasexpressesabaixo,qualdelasrepresentaalei deformaodafuno? a. Y=5x/2+11/2 b. Y=3x/6+7/2 c. Y=7x/2+19/2 d. Y=3x/5+19/5 e. Y=3x/5+11/2

QUESTO33 Em 2003, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso publicou documento dividindo o Estado em 21 regies, classificandoas em blocos, conformeseudesempenhoeconmico.
(COTADRE,2003,p.58e59).

Sobre esta classificao, assinale a alternativa correta. a. Regies em regresso ou estagnadas: Alta Floresta, Arinos, Aripuan, Canarana, Colder,MdioAraguaiaeTangardaSerra. b. Regies com baixo dinamismo: Alto Guapor, Cuiab, Jauru, Paranatinga e Tesouro. c. Regies com moderado dinamismo: Alto Pantanal,AltoParaguai,NortedoAraguaiae RosrioOeste. d. Regies dinmicas: Alto Araguaia, Alto Pantanal, ParecisAlto Teles Pires, PrimaveradoLeste,RondonpoliseSinop. e. Regies dinmicas: Alto Araguaia, Cuiab, ParecisAlto Teles Pires, Primavera do Leste,Rondonpolis,SinopeTesouro.

QUESTO34 A Organizao das Naes Unidas (ONU) estima que at 2020 haver 50 milhes de refugiados ambientais,ouseja,pessoasquemigramdeseus lares por problemas relacionados ao meio ambiente. Problemas estes que devem se intensificar devido s mudanas climticas, segundo relatrio da Associao Americana para o Avano da Cincia, apresentado no final de fevereirode2011,emWashingtonEUA.

c.

d.

Fonte:(RevistaIsto,n.2156,p.81e82).

Assinale a alternativa incorreta em relao s consequncias do aquecimento do planeta, conformeopas. a. Tuvalu: uma das menores ilhas do mundo, no oceano Pacfico, pode ser inundada com um aumento de meros 2C na temperatura daTerra. b. Estados Unidos: os Estados de Louisiana e Alaska esto ameaados pelo avano do mar. c. China: o deserto de Gobi se expande 10.000km2 por ano, ameaando as vilas ao seuredor. d. Honduras: a progressiva desertificao na regio leste do pas impulsionar cada vez mais pessoas a migrarem para a capital Tegucigalpa. e. Blangadesh: tempestades, enchentes e danos s lavouras causados pelo aumento donveldomarfazemcomque,acadaano, 400milpessoasfujamdesuasvilas.

e.

falhastransformantes,situadasnocentroda ilha de Honshu, zona de extrema instabilidadetectnica. a sua localizao nos limites de placas complexos, que so uma mistura de limite de placas conservativo, divergente e convergente. coliso ou choque entre as placas litosfricas, considerando que o Pas est localizado no limite entre as Placas Pacfica edaEursia,defortepresso. a sua localizao geogrfica, pois o continente japons est situado na placa litosfricadeNazca.

QUESTO35 Osequinciosesolstciosdeterminam: a. asmudanasclimticas. b. asestaesdoano. c. aheterogeneidadedosbiomasterrestres. d. aszonasclimticasdaTerra. e. osistemadecoordenadas. QUESTO36 Leiaotexto.

QUESTO37 Nas ltimas dcadas do sculo passado e na primeira dcada deste sculo, uma forma de impacto ambiental tem aumentado no Brasil: o causadoemsistemasurbanos. Assinaleaalternativaincorreta. a. As grandes cidades brasileiras tm sofrido com a degradao do ar atmosfrico, dos mananciaisedossolos. b. De alguma forma, os problemas ambientais esto relacionados s desigualdades sociais presentesnoscentrosurbanos. c. Acesso moradia, coleta e tratamento de lixo e ao saneamento bsico funcionam comoelementosquepoucocontribuempara agravarosimpactosambientaisurbanos. d. Os pases desenvolvidos alteraram profundamente o seu meio ambiente, entretanto, com o passar do tempo, adotaram medidas para atenuar os impactos,ecriaramseverasleisambientais. e. Os dados dos Censos de 2000 e 2010 do IBGE mostram que as cidades brasileiras tm crescido sem planejamento adequado deinfraestrutura,eapopulaourbanatem aumentado, o que sem dvida agrava os impactosambientaisurbanos.

s 14h46min do dia 12 de maro um forte terremoto de 8,9 graus na escala Richter com epicentro no oceano a 24 km de profundidade e a apenas 130 km da costa do Japo sacudiu o arquiplago. Minutos depois, um tsunami devastou vriascidadesdacostanordestedoPas.Foiomaior abalo j ocorrido no pas, situado entre os dez maioresjregistradospelahumanidade.

Fonte:http:/revistaescolaabril.com.br/ensinommedio/terre motostsunamisjapo621787.shtml.

QUESTO38 Durantemuitotempofoivistocomoformamenor de ambiente natural e com terras imprestveis para a agricultura; ocupava originalmente 2,1 milhesdeKm2;possuigrandebiodiversidade;na dcada de 50 e 60 do sculo passado recebeu significativo contingente populacional, iniciando assim seu desmatamento; as atividades econmicaspredominantesdesenvolvidasemsua reasoasmonoculturaseapecuria.

OeventonaturalnoJapodevese: a. aoafastamentodeplacas,comumnaregio do crculo do fogo, que envolve a costa asitica,partedaOceaniaeparcela dacosta lestedaAmrica. b. coliso das placas de forma oblqua, deslizandolateralmenteentresiaolongode

As caractersticasapresentadasnotextoreferem seaquedomniovegetacionalbrasileiro? a. FlorestaAmaznica. b. MatadosPinhais. c. Pantanal. d. Campos. e. Cerrado.

QUESTO39 Sistema agrcola que utiliza importantes volumes de mo de obra, baseiase em monoculturas, depende predominantemente de demanda externa, sofreoscilaesdepreosegeraregimedegrandes propriedades(MARINAeTRCIO,2009). Essesistemaagrcolaconhecidopor: a. sistemadeplantation. b. agriculturaitinerante. c. sistemadejardinagem. d. agriculturamoderna. e. agriculturaorgnica.

Texto1 OBAMAS VISIT TO BRAZIL AIMS TO REPAIR RELATIONS


ByJuanForeroandPerryBaconJr.

LNGUAINGLESA

QUESTO40 Observeasprojeescartogrficas.
A B C

As projees relacionadas nos quadros A, B e C correspondem,respectivamente,: a. cilndrica,azimutalouplana,cnica. b. azimutalouplana,cilndrica,cnica. c. cnica,cilndrica,azimutalouplana. d. cilndrica,cnica,azimutalouplana. e. cnica,azimutalouplana,cilndrica.

1 5 10 15 20 25 30 35 40 45

Shortly after taking office, President Obama declared Brazils charismatic president Luiz Inacio LuladaSilva"themostpopularpoliticianonEarth." AndLulasaidhewas"afan"ofObama. The relationship held the promise of a closer alliance between Washington and Brasilia. But it soonsoured,withLulasayingattheendofhisterm thattheUnitedStatesbehavedas an"empire"and that"nothinghadchanged"underObama. Now, Obama and Brazils new president, Dilma Rousseff, will try to repair at times strained relations between the two countries as the Americanpresidentarrivesforatwodaystatevisit before flying to Chile, a close U.S. ally, and El Salvador,wheredrugrelatedviolenceisrising. "Theres positive interest on both sides in starting over," said Julia Sweig, a scholar at the Council on ForeignRelationswhorecentlymetwithofficialsin the new government in Brazil. "Now they have to translate that optimism and goodwill to figure out what they can do together thats in both of their interests,andhowtomitigatethetensionsthatwill naturallyarise." The trip will be Obamas first to South America as president.EvenasthecrisisinJapanandunrestin the Middle East dominate Obamas national security briefings, administration officials decided nottocancelthepresidentstripbutinsteadcastit asawaytorenewrelationswitharegionthatisan emergingmarketforU.S.madegoods. The trip is in part a kind of boxchecking exercise, as the Obama administration wanted to make a major trip to this region of the world in Obamas first term. White House officials said they would use Obamas visit to the three countries, but particularly Brazil, to emphasize economic issues, inanodtoanAmericanelectorateconcernedabout highunemployment. "ThistripfundamentallyisabouttheU.S.recovery, U.S. exports and the critical relationship that Latin Americaplaysinoureconomicfutureandjobshere intheUnitedStates,"saidMichaelFroman,deputy national security adviser for international economicaffairs. Brazilisthemostinfluentialcountryinthisregion, and American officials, while playing down any tensionswithLula,haveexpressedoptimismabout

Fonte:WASHINGTONPOSTNEWSSERVICE

establishingclosetieswithRousseff.

Comrelaoaotexto,respondasquestesde41a45. QUESTO41 Otextoafirmaque: a. as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos ficaram estremecidas devido declarao do presidente Obama ao se referir ao presidente Lula como o poltico mais carismtico da terra, porm sem iniciativa. b. as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos ficaram estremecidas devido declarao do presidente Obama ao se considerar f do presidente Lula, porm, no acredita que ele seja o poltico mais populardaterra. c. as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos ficaram estremecidas devido declarao do Presidente Lula ao comparar os Estados Unidos ao imprio e ao afirmar quenohouvemudanassob o comandodo PresidenteObama. d. as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos se encontram estremecidas devido aofatodequeosPresidentesObamaeLula estarem discutindo a condio de imprio dosEstadosUnidos. e. as relaes entre o Brasil e os Estados Unidos ficaram estremecidas, porm cabe Presidente Dilma amenizar as declaraes deLula.

QUESTO44 AviagemdoPresidenteObama: a. faz parte de uma visita maior que se realizaratofinaldoseumandato. b. tem como objetivo discutir e problematizar questes sobre o desemprego entre os dois pases. c. uma visita rpida em apenas dois pases daAmricadoSul. d. uma visita para discutir assuntos econmicos e ambientais, envolvendo rgosdefomentodosdoispases. e. fazpartedeumacordoinstitucionalcomos eleitoresamericanos.

QUESTO45 Assinaleaalternativacorreta. a. Charismatic, relatonship, alliances, fan, visit so classificados como substantivos em ingls. b. Shortly, under, for, instead, with, correspondemclassedaspreposies. c. Brazils new president e Theres positive interest so exemplos do caso genitivo em ingls. d. Briefings, estabilishing, starting, emerging estoexercendoafunodegerndio. e. positive, major, white, critical, high pertencemclassedeadjetivosemingls. Texto2 THESTORYOFTHEBICYCLE

QUESTO42 Assinaleaalternativacorreta. ParaJulieSweig,umaestudantenoConsuladodas RelaesInternacionais: a. h um interesse por parte da Presidente Dilma em restabelecer as relaes com os EstadosUnidos. b. o Presidente Obama transmitir votos de otimismo e bemestar com relao s primeirasaesdaPresidenteDilma. c. ambos os presidentes se mostraram interessados em projetos sobre meio ambiente. d. h interesses de ambos os presidentes em mitigar as tenses que naturalmente aconteceronoplanalto. e. huminteressepositivodeambososlados, BrasileEstadosUnidos,emumrecomeo.

1 5 10

QUESTO43 Otermounrest( 25)significa: a. descanso. b. agitao. c. calmaria. d. tranquilidade. e. terrorismo.

Aspeopletrytouselessenergy,andfindalternatives tocars,moreandmorepeoplearebuying,andriding, bicycles.Butwheredidthebicyclecomefrom?Who inventedthis"velocipede"? You may be surprised to learn that the humble bicycle was invented several years later than the railwaylocomotive!Butthetwowheelerhascomea longwaysincethedayitwasinventedbyaScottish blacksmith,KirkpatrickMacMillan,back(itissaid)in 1839. MacMillan developed his bike from an older wheeled vehicle, called a "hobby horse". This was a woodenhorsewithtwowheels.Theridersatonthe

15 20 25 30 35

Fonte:http://linguapress.com/intermediate/bikestory.htm

horse, and pushed the vehicle along with his feet. It was not a very fast or safe vehicle, since it had no steeringandnobrakes. MacMillan,nicknamedMadPate,modifiedthehobby horse, by adding a system of articulated bars. The ridercouldpushthebarsbackandforwardswithhis feet, and make the back wheel go round. He could also steer the bike, as the front wheel could be turned. To demonstrate his invention, he cycled 60 miles to Glasgow!Itmusthavebeenaterriblejourney,onthe roadsoftheday!Pate'sbikedidnothaverubbertires orsprings.MadPatewasnotrecognizedinhistime, but other people became interested in bicycles. Twentyfive years later, a Frenchman called Pierre Lallemant designed and patented the first bicycle with rotary pedals; and in 1876, H.J.Lawson added anotherbasicfeature,"chaindrive". Other features, such as rubber tires and gears, have appeared since then; but the basic bicycle has not changed. Sincethenthebicyclehashadamagnificentfortune. Today, it is probably the most common form of transportintheworld,especiallyintheThirdWorld; andnonpollutingandeasytoride,ithasabigfuture asthetownvehicleoftomorrow.ThanksPate!

QUESTO48 Leiaasassertivas.

I. MacMillan adicionou ao cavalodepau um sistema de barras articuladas que eram movidas para trs e para frente, atravs dos ps,fazendogirararodatraseira. II. MacMillan morava em Glasgow e tinha 60 anos quando fez as modificaes no cavalo depau. III. A criao de MacMillan foi um sucesso e ele ganhoumuitodinheirocomoinvento. IV. Em 1844, um francs de 25 anos, Pierre Lallemant, projetou e patenteou a primeira bicicletacompedaisrotativos. V. H.J.Lawson,em1876,adicionoubicicletaa corrente.

Comrelaoaotexto,respondasquestesde46a50. QUESTO46 Deacordocomotexto, a. nomundohmaiscarrosquebicicletas. b. atualmente as pessoas esto comprando e andandomaisdebicicleta. c. a bicicleta contribui para a diminuio do efeitoestufa. d. os carros movidos energia eltrica so os maioresconcorrentesdasbicicletas. e. as biclicletas so alternativas de transporte mais econmicas, mas as cidades no esto planejadasparaelaseseususurios. QUESTO47 Deacordocomotexto, a. a bicicleta foi inventada por um ferreiro escocs, Kirkpatrick MacMillan, em 1839, poucoantesdainvenodalocomotiva. b. abicicletafoicriada,apartirdeumveiculo de madeira com duas rodas, chamado cavalodepau. c. ocavalodepaueraumveculorpidopara a poca, mas no oferecia segurana, pois notinhanenhumtipodeguidonefreios. d. ocavalodepautinhaqueserimpulsionado por meio dos ps e por um sistema de alavancas. e. o invento de Kirkpatrick MacMillan foi apelidadodeMadPate.

QUESTO49 A alternativa que contm apenas palavras que nomeiampartesdabicicleta: a. buying; steering; brakes; rubber tires; springsechaindrive. b. wheels; steering; brakes; humble; springs echaindrive. c. wheels; steering; brakes; rubber tires; springsechaindrive. d. wheels; steering; brakes; rubber tires; forwardsechaindrive. e. feature; steering; brakes; rubber tires; springserailway. QUESTO50 Abicicleta,desdeasuainveno,mudou: a. muitopoucoasuacaractersticabsica. b. apropostabsicadeMacMillan. c. as bases da engrenagem propostas por MadPate. d. completamente a concepo de transportedosculoVIII. e. a relao que o homem tinha com o meio ambientenosculoVIII.

Assinaleaalternativacorreta. a. SomenteIIeVestocorretas. b. SomenteI,IIeIVestocorretas. c. SomenteIeVestocorretas. d. SomenteI,IVeVestocorretas. e. SomenteIVeVestocorretas.

LNGUAESPANHOLA

Apartirdotexto,respondasquestesde41a45.

Texto1 JAPN: AUMENT LA RADIACTIVIDAD EN ZONAS DE MAR CERCANAS A LA CENTRAL NUCLEAR DE FUKUSHIMA1

1 5 10 15 20 25 30

LaAgenciadeSeguridadNucleardeJapninform queenzonasdemarcercanasalacentralnuclear de Fukushima 1, afectada por el terremoto y posterior tsunami del pasado 11 de marzo, se detectaron niveles de radiactividad muy superiores a los mximos legales permitidos. En tanto, comunicaron que la Compaa Elctrica de Tokio (TEPCO) comenz a inyectar agua en el ncleo del reactor dos para mejorar la eficiencia refrigeradora del mismo, inform Europa Press. De esta manera, los niveles de yodo131 se encuentran 1.250 veces por encima del lmite legal,segnsurgedeunamuestradeaguademar extradaelviernesporlamaanaa330metrosal surdelacentral,segnhainformadolaagenciade noticias japonesa Kiodo. Por su parte, el DepartamentodeEnergaestadounidensedijoque segn sus datos, que comparan los datos de radiactividad area del jueves con medidas realizadas de manera previa, los resultados indicanquelosmximosdeexposicinenlazona oeste de la central son menores. El jueves, tres trabajadores fueron expuestos a ndices de 200 milisievert por hora en el edificio de turbinas del reactornmerotres,loqueprecipitelcambiode planes. En un esfuerzo por mantener los trabajos de refrigeracin, se siguen rociando los reactores unoytres,aunqueahoraconaguadulceenlugar de agua de mar como se vena haciendo en los primerosdasdelaoperacin.

QUESTO41 Deacordocomotexto, a. aAgnciadeSeguranaNucleardoJapoea Companhia Eltrica de Tkio conseguiram detectar na Usina Nuclear Fukushima 1 nveis de radioatividade aceitveis dentro dosparmetrospermitidosporlei. b. a Companhia Eltrica de Tkio detectou nveis de radioatividade na Usina Nuclear Fukushima 1, muito superiores aos detectados pela Agncia de Segurana NucleardoJapo. c. a Agncia de Segurana Nuclear do Japo noafavordainjeodeguadomarno ncleo do reator nmero dois da Usina Nuclear Fukushima 1, questionando a sua eficincia. d. aCompanhiaEltricadeTkioafirmouque aps o tsunami de 11 de maro, era previsvel a ocorrncia de um terremoto com consequncias desastrosas para a regio. e. o terremoto que afetou a Usina Nuclear Fukushima 1 acarretou o vazamento de radioatividadeemnveismuitoelevados.

QUESTO42 Na frase En tanto, comunicaron ( 6 e 7), a palavrasublinhadareferese: a. CompanhiaEltricadeTkio. b. UsinaNuclearFukushima1. c. AgnciadeNotciasJaponesaKiodo. d. AgnciadeSeguranaNucleardoJapo. e. Agncia de Notcias Internacionais Europa Press.

Fonte:http://www.laprensa.com.ar/372885Japonaumentola radiactividadenzonasdemarcercanasalacentralnuclearde Fukushima1.note.aspx

QUESTO43 A Agncia de Notcias Japonesa Kiodo declarou que: a. aTEPCOusouiodo131naguadomarpara resfriar o ncleo do reator nmero dois da usinanuclearFukushima1. b. aTEPCOtentaresfriarosreatoresdausina nuclear com a ajuda de gua do mar refrigeradapreviamente. c. os nveis de iodo131 encontramse mil duzentas e cinquenta vezes acima do nvel permitidopelalegislao. d. uma amostra de gua do mar retirada na quintafeira de manh, na regio sul da usina nuclear, apresentou nveis altos de iodo131. e. emumaamostradeguadomar,retiradaa trezentos e trinta metros de profundidade, foramencontradosnveisaltosdeiodo131.

QUESTO44 Analiseasafirmativas. I. ODepartamentodeEnergiaamericanoconfirma os resultados dos dados informados pela Agncia de Notcias Japonesa Kiodo, a respeito das amostras de gua com radioatividade coletadasnasextafeira. II. Osdadosdaamostradeguacomradioatividade coletados na sextafeira pelo Departamento de Energia americano foram comparados com os dados coletados na quintafeira pela Agncia de SeguranaNuclear doJapo,confirmandoassim osmesmosresultados. III. A palavra central ( 2, 15 e 22) se refere UsinaNuclearFukushima1. IV. A Usina Nuclear Fukushima 1 possui trs reatorescomproblemasdevazamento.Oreator 2foiresfriadocomguadomareosreatores1e 3estosendoresfriadoscomguadoce. Assinaleaalternativacorreta. a. SomenteIeIIsoverdadeiras. b. Somente.II,IIIeIVsoverdadeiras. c. SomenteIIIverdadeira. d. SomenteIVverdadeira. e. SomenteIIIeIVsoverdadeiras.

QUESTO45 Analise a grafia dos numerais sublinhados nas expresses: yodo131; 1.250 veces; 330 metros; 200milisievert;

I. ciento y treinta uno; mil doscientos cincuenta;trezientosytreinta;doscientos; II. ciento treinta y uno; mil docientos cincuenta;trescientosytreinta;doscientos; III. ciento y treinta uno; mil docientos cincuenta;trezientostreinta;docientos; IV. ciento treinta y uno; mil doscientos cincuenta;trescientostreinta;doscientos;

Texto2 HALLAN EN BRASIL ANIMAL PREHISTRICO CON COLMILLOSTEMIBLES 1 Unanuevaespeciedeanimalprehistrico,de260 millones de aos de antigedad, fue descubierta por investigadores en Brasil. El fsil fue descubiertoen2009enelestadodeRoGrandedo 5 Sul,cercadelafronteraConArgentinayUruguay. La nueva especie, un poco ms grande que un cerdosalvaje,esunmiembrodelextintogrupode reptiles parecidos a los mamferos llamados terpsidos, del que se cree que descienden los 10 mamferos. Tenan cuatro patas y fueron dominantes durante el perodo Prmico de las eras Paleozoica y Mesozoica (hace entre 250 millones y 190 millones de aos). La nueva especie fue bautizada Tiarajudens. El crneo 15 encontrado presenta unos feroces colmillos situados en la mitad de la boca, que nunca se utilizaronparacomercarne.Adems,laespeciede hocico corto tambin tena dientes superiores e inferiores que encajan, como lo hacen los dientes 20 humanos,loquelepermitemasticarconfacilidad. Como el Tiarajudens era herbvoro, los investigadoressospechanquesuscolmilloslargos, similares a los de un gato con dientes de sable, pueden haber sido utilizados para protegerse y 25 disuadir a los depredadores, o por los machos para luchar contra los miembros de la misma especie.Segnloscientficos,estedescubrimiento significa un avance en el entendimiento de la 30 evolucin de la denticin heterognea en los terpsidos y ampla nuestro entendimiento sobre las interacciones ecolgicas a finales del Paleozoico.
Fonte:http://noticias.terra.com/noticias/hallan_en_brasil_animal _prehistorico_con_colmillos_temibles/act2770886.

Sobreotexto,respondasquestesde46a50. QUESTO46 Ospesquisadoresdescobriram: a. uma nova espcie de dinossauro na fronteiradoBrasil,ArgentinaeUruguai. b. que a nova espcie de dinossauro um membro do grupo de rpteis das eras PaleozoicayMesozoica. c. umanimalprhistricodaserasPaleozoica yMesozoicacommaisdeduzentosmilhes deanos. d. um fssil de dinossauro do grupo dos mamferoschamadosdeterpsidos. e. um fssil de um animal prhistrico igual aoquefoiencontradonaregiodafronteira entreArgentinaeUruguai.

Assinaleaalternativacorreta. a. SomenteIverdadeira. b. SomenteIIverdadeira. c. SomenteIIIverdadeira. d. SomenteIVverdadeira. e. SomenteIIeIVsoverdadeiras.

QUESTO47 Na frase tenian cuatro patas y fueron dominantes durante el perodo Prmico. ( 10 e 11), as palavrassublinhadasfazemreferncia: a. ao fssil de um porco selvagem encontrado noBrasil. b. aos rpteis parecidos com o grupo dos mamferoschamadosdeterpsidos. c. ao porco selvagem encontrado pelos pesquisadoresbrasileiros. d. ao dinossauro da era Paleozoica y Mesozoica. e. aos Tiarajudens, que so rpteis e mamferos encontrados em 2009 pelos pesquisadoresnoBrasil.

QUESTO48 Oanimalprhistricoencontrado: a. noeranemdafamliadosrpteisenemdo grupodosmamferos. b. eraherbvoroecarnvoro. c. eraapenasherbvoro. d. eraapenascarnvoro. e. eradogrupodefelinosdaespcie:tigrecom dentesdesabre.

QUESTO49 Segundo os pesquisadores, os dentes longos e afiados do animal prhistrico poderiam servir para: a. triturarecomercarne. b. proteocontraosseusinimigosnaturais. c. proteodasuacria contra osoutrosdasua espcie. d. arrancar, triturar e comer carne como os sereshumanos. e. substituir os dentes superiores e inferiores nafaseadulta.

QUESTO50 Analiseasafirmativas. I. O fssil encontrado apresentava um focinho curtocomapenasumpardedentessuperiores longoseafiados. II. Os pesquisadores no tm certeza por que o fssil apresenta, alm de dentes superiores e inferiores, dentes longos e afiados no meio da boca. III. Os pesquisadores sugerem duas possibilidades para o entendimento da dentio heterognea nofssilencontrado. IV. O descobrimento deste animal prhistrico contribui para o entendimento do comportamento dos rpteis e mamferos da famliadosTiarajudensdaeraMesozoica.

Assinaleaalternativacorreta. a. SomenteIIeIIIsoverdadeiras. b. SomenteI,IIeIIIsoverdadeiras. c. SomenteIIIeIVsoverdadeiras. d. SomenteIIeIVsoverdadeiras. e. SomenteIeIIsoverdadeiras.

Potrebbero piacerti anche