Sei sulla pagina 1di 48

OFICINA DE ELABORAO DE ITENS DE MATEMTICA PARA AVALIAES EXTERNAS

Wendel Melo Andrade

AS AVALIAES DA EDUCAO BSICA


Obtm e organiza informaes peridicas e comparveis sobre os diferentes aspectos do sistema educacional. Fornece um diagnstico que subsdios para a implementao ou manuteno de polticas educacionais. Promove um contnuo monitoramento do sistema educacional com vistas a detectar os efeitos positivos ou negativos de polticas adotadas.

TIPOS DE AVALIAES
AVALIAO INTERNA, realizada pelo professor, voltada para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. (trabalhos em grupo ou individuais, testes ou provas, com questes de mltipla escolha ou questes abertas, dramatizaes, relatrios, etc.) AVALIAO EXTERNA, que avalia o desempenho de um conjunto de alunos agrupados por escola ou por sistemas. (testes compostos por itens de mltipla escolha)

PRINCIPAIS AVALIAES EXTERNAS

SAEB e PROVA BRASIL


Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica

um sistema de avaliao realizado nos anos impares, com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino e da aprendizagem no 5 e 9 ano do EF e na 3 srie do EM, nas disciplinas bsicas de Portugus e Matemtica.
Atualmente o SAEB est dividido em duas vertentes: ANRESC Avaliao Nacional do Rendimento Escolar : Acontece nas escolas pblicas e censitria para alunos do 5 e 9 anos do EF, seu resultado influencia no IDEB por escola, municpio e estados. (PROVA BRASIL) ANEB Avaliao Nacional da Educao Bsica: Acontece nas escolas pblicas e privadas e amostral, em turmas de 5e 9 anos do EF, e 3 ano do EM, seu resultado influencia no IDEB dos estados e do Brasil. (SAEB)

SPAECE
Sistema Permanente de Avaliao da Educao Bsica do Cear um sistema de avaliao do ensino no Estado do Cear que foi criado em 1992 e tendo como finalidade analisar os fatores que se associam a esse desempenho para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Atualmente, o SPAECE est dividido em: Avaliao do Rendimento Escolar: realizada nos 5 e 9 anos do EF e EM, nas disciplinas de Portugus e Matemtica. Avaliao Institucional: Auto-avaliao realizada nas escolas e CREDEs, tendo carter processual, formativo e informativo.

importante saber ...


COMPETNCIAS : So conhecimentos que devem ser adquiridos pelos alunos atravs dos contedos estudados. Ex: Desenvolver a capacidade de utilizar a matemtica na interpretao e interveno do real. HABILIDADES : aquilo que deve ser desenvolvido no aluno para que ele adquira uma competncia. Ex: Interpretar e criar resultados numa situao concreta.

Formular hipteses e prever resultados.


Distinguir e utilizar raciocnios dedutivos e indutivos.

importante saber ...


MATRIZES DE REFRENCIA : So formadas por um conjunto de descritores e consistem numa associao de contedos selecionados e ordenados segundo relevncia curricular de forma a desenvolverem no aluno suas habilidades e competncias. DESCRITORES : So habilidades que se deseja alcanar com determinada atividade ou problema. ITENS : a denominao adotada para as questes objetivas que compem uma prova do SAEB ou SPAECE. O termo item refere-se a questes que abordam uma nica dimenso do conhecimento. DISTRATORES : So as opes erradas de um item.

DICAS PARA UMA BOA AVALIAO DE MATEMTICA


No pode est centrada na memorizao de regras ou esquemas;

No pode concentrar-se apenas em procedimentos;


No deve envolver clculos trabalhosos; Deve incluir o cotidiano como contexto; Deve se constituir de situaes-problemas que permitam identificar, interpretar, analisar, comparar, verificar, aplicar, utilizar, abstrair, etc.

PERFIL DO ELABORADOR
Deve ter domnio da rea de conhecimento a ser avaliada.
Deve estar familiarizado com os provveis nveis de desenvolvimento cognitivo e educacional dos alunos. Deve ter o domnio da linguagem verbal utilizada pelos alunos para quem o teste ser construdo. Deve conhecer as caractersticas gerais de bons itens e precisa estar consciente dos erros comumente cometidos.

PERFIL DO ELABORADOR

preciso ter IMAGINAO e CRIATIVIDADE na inveno de situaes-problemas que exijam o conhecimento e as habilidades desejadas.

CONHECENDO UM ITEM

O ENUNCIADO
Deve apresentar uma situao-problema.
Pode apresentar um estmulo (um texto, imagem, figura ou outros recursos que recebem o nome de suporte)

Deve apresentar todos os dados e informaes necessrias resoluo do item. Deve conter um comando para resposta, que pode ser dado sob a forma de complementao ou de interrogao.

SUGESTES DE SUPORTE
listas de compras, calendrios, boletins, quadros, tabelas, grficos, placas de sinalizao, rtulos de embalagens, bulas de remdio, mapas, maquetes, incluindo tambm os materiais concretos estruturados como material dourado, baco, material cuisenaire, etc.
DICA: Procure utilizar apenas fontes primrias, como jornais, revistas, panfletos, etc. Evite suportes retirados de livros didticos.

NO ENUNCIADO ATENO PARA O CONTEXTO


O CONTEXTO DOMSTICO: (envolver a culinria, mesada, compras, idade, comparaes e etc.) O CONTEXTO DA VIDA URBANA: (problemas de localizao, transporte, comrcio e etc.)

O CONTEXTO DA INFORMAO: (busca dados em jornais, revistas, encartes de propaganda e etc.)


O CONTEXTO TECNOLGICO: (permite abordar a utilizao da calculadora, computador, equipamentos eletrnicos e etc.) O CONTEXTO ESCOLAR: (envolve notas escolares, mdia, lanche, nmero de alunos da escola e etc.)

AS ALTERNATIVAS
No 5ano e 9 ano do EF, so apresentadas numa lista de quatro opes. No ensino mdio, so apresentados numa lista de 5 opes.

Deve conter uma alternativa correta chamada de gabarito.


Deve conter trs alternativas erradas denominadas distratores. Os distratores devem ser plausveis, referindose a raciocnios possveis.

TIPOS DE ITENS
TIPO A A formulao exige que o aluno resolva primeiro a situao problema para, em seguida, identifique a alternativa que contm a resposta certa. TIPO B A formulao exige que o aluno analise cada alternativa, individualmente, de acordo com o enunciado, para identificar a correta.

EXEMPLO DO TIPO A
DESCRITOR: (D8 5ano) Estabelecer relaes entre unidades de tempo.

Neste ano as frias da escola sero justamente de 4 semanas completas. De quantos dias sero estas frias?
(A) (B) (C) (D) 16. 20. 28. 32.

EXEMPLO DO TIPO B
DESCRITOR: (D6 5 ano) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no.
Veja nas marcas de uma rgua o comprimento de 1 centmetro.

O que mede aproximadamente 4 cm de comprimento? (A) Uma caneta. (B) Um palito de fsforo. (C) Um palito de churrasco. (D) Um livro.

RECOMENDAES PARA ELABORAO DE ITENS


1 PASSO: Escolha de um descritor; 2 PASSO: A construo do enunciado; A. - A escolha do suporte B. - A construo do comando para resposta

3. PASSO: A construo das alternativas de resposta.

ALGUMAS REGRAS
Todos os itens devem ser inditos, ou seja, nunca ter sido publicados em livros ou apostilas. Deve apresentar uma situao-problema do cotidiano do aluno. Devem corresponder rigorosamente ao que solicita o descritor. Os distratores devem ser justificados: por que um aluno escolheria esta alternativa?

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D6 5 ano) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no.
O carro de Joo consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilmetros percorridos. Para ir da sua casa ao stio, que fica distante 63 quilmetros, o carro consome (A) (B) (C) (D) um pouco menos de 6 litros de gasolina. exatamente 6 litros de gasolina. um pouco mais de 6 litros de gasolina. exatamente 7 litros de gasolina.

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D19 5 ano) Resolver problemas com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da adio ou subtrao
Numa escola h 11 salas de 4 srie e 13 salas de 3 srie. Cada sala de 4 srie tem 30 carteiras e cada sala de 3 srie tem 50 carteiras. Qual o total de carteiras nestas duas salas? (A) (B) (C) (D) 22. 80. 940. 980.

ALGUMAS REGRAS
As questes devem ser autnomas. Uma resposta no deve oferecer pistas para outra.

Os textos devem ser curtos. O aluno no pode gastar muito tempo lendo.
As questes no devem ser sofisticadas. Evite usar vocabulrio difcil. No convm apresentar questes que envolvam preferncias pessoais, opinies, juzos de valor, ordem inversa, etc. No pode haver discriminao quanto a raa, religio ou sexo.

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D17 5ano) Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais.

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D18 5 ano) Calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais.

1408 : 64 =

(A) (B) (C) (D)

22. 23. 24. 25.

ALGUMAS REGRAS
O item tem que estar correto.

Deve haver coerncia gramatical entre enunciado e alternativas. No devem ser feitos itens que cobrem do aluno uma nomenclatura desligada do contexto.

Os distratores devem atrair apenas os alunos que no dominam o contedo. Por isso, no podem trazer pegadinhas .
Escolha textos e ilustraes adequadas .

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D26 9 ano) Resolver problema com nmeros racionais envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao).

Um fabricante de vinhos repartiu igualmente 9,5 litros de vinho em dois garrafes. Quantos litros de vinho colocou em cada um dos garrafes? (A) 4,25 (B) 4,50 (C) 4,70 (D) 4,75

CONTRA EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (8M18) Aplicar o teorema de Pitgoras e as demais relaes mtricas no tringulo retngulo. No tringulo abaixo, determine em metros a medida do segmento EB , sabendo que AB = 15 metros, AD = 6 metros e DC = 3 metros.
(A) (B) (C) (D) (E) 3 5 6 7 8

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D6 5 ano) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no.

Qual o peso da menina?

(A) (B) (C) (D)

23 g. 230 g. 23 kg. 230 kg.

ALGUMAS REGRAS
O item no deve conter ambiguidades.

A resposta no pode ser encontrada apenas com base no senso comum, mas exigir que o aluno domine um conhecimento especfico.
O item deve ser redigido sempre na forma positiva. Formule o item evitando expresses do tipo EXCETO, INCORRETO, ..., a no ser que haja uma exigncia do descritor.

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D13 3 ano EM) Resolver problema envolvendo a rea e/ou volume de um slido (prisma, pirmide, cilindro, cone, esfera)

Um rolo de fita crepe tem 5 cm de raio e 5 cm de largura. A rea ocupada pela fita desenrolada aps uma volta do rolo aproximadamente : (Use = 3,14 ) (A) (B) (C) (D) (E) 125 cm 157 cm 314 cm 628 cm 785 cm

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D6 5 ano) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no. A medida mais provvel da altura de uma porta (A) um metro e 90 centmetros. (B) cinco metro e 29 centmetros. (C) seis metros e 50 centmetros. (D) doze metros e 90 centmetros.

OS ENUNCIADOS
Se o enunciado for uma pergunta, as alternativas devem comear com letras maisculas e terminar com ponto final. Se o enunciado for uma frase incompleta, as alternativas aparecem em minsculas e terminam com ponto final. Os enunciados no devem induzir o aluno a resposta. vedada a redao em 1 pessoa.

Lembre-se de que as palavras comuns a todas as alternativas devem constar no enunciado.

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D5 3 ano EM) Resolver problema que envolva razes trigonomtricas no tringulo retngulo (seno, cosseno, tangente)

Uma rampa lisa de 10 m de comprimento faz ngulo de 30 com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe essa rampa inteira eleva-se quantos metros verticalmente?

1 3 Dados: sen 30= , cos 30= 2 2


(A) (B) (C) (D) (E) 5 10 20 30 40

3 , tg 30= 3

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D19 5 ano) Resolver problemas com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da adio ou subtrao

Numa fazenda, havia 524 bois. Na feira de gado, o fazendeiro vendeu 183 de seus bois e comprou mais 266 bois. Quantos bois h agora na fazenda?
(A) (B) (C) (D) 507. 607. 707. 727.

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D19 5 ano) Resolver problemas com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da adio ou subtrao

Ei Wilma, voc poderia me ajudar? Eu estou com uma dificuldade pois o aniversrio do meu pai est chegando e no sei quantas velinhas devo comprar para colocar no bolo na hora dos parabns. - Claro Mrcia, basta que voc me diga em que ano ele nasceu. Da como estamos no ano 2000, vai ser fcil de calcular. - Meu pai nasceu em 1959. Wilma fez a conta e Mrcia foi comprar a quantidade certa de velinhas, uma para cada ano de vida de seu pai. Quantas velinhas ela comprou? (A) 41. (B) 42. (C) 51. (D) 52.

AS ALTERNATIVAS
Devem se representadas por letras maisculas entre parnteses: (A), (B), (C) e (D). As alternativas devem ser equivalentes: com relao a forma, comprimento, grandeza e estrutura gramatical, ordenadas segundo uma ordem lgica (alfabtica ou numrica) . No se pode usar as expresses todas as anteriores, nenhuma das anteriores. Escolha alternativas que no permitam chegar resposta correta apenas experimentando-as, sem resolver o problema. Uma alternativa no deve ter correspondncia com as outras, ou seja, no deve conter uma nas outras.

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D22 5 ano) Identificar a localizao de nmeros racionais representados na forma decimal na reta numrica.

Observe a reta numrica abaixo.

O nmero decimal correspondente ao ponto assinalado nessa reta numrica (A) 0,3 (B) 0,23 (C) 2,3 (D) 2,03

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D22 5 ano) Identificar a localizao de nmeros racionais representados na forma decimal na reta numrica.

Observe a reta numrica abaixo.

O nmero decimal correspondente ao ponto assinalado nessa reta numrica (A) 0 (B) 230 (C) 2,3 (D) 20300

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D15 9 ano) Resolver problema utilizando relaes entre diferentes unidades de medida.

Uma polegada corresponde a aproximadamente 2,5cm. Quantas polegadas h em 10 cm?


(A) Aproximadamente 4 polegadas (B) Mais de 4 polegadas. (C) Menos de 4 polegadas. (D) Exatamente 5 polegadas.

O distratores devem ser alternativas incorretas, porm plausveis, atraindo os alunos de pouco conhecimento ou aqueles que procuram chutar a resposta. Os distratores devem apresentar possveis erros dos alunos, e devem ser semelhantes resposta correta, quanto a ordem de grandeza ou a forma de apresentao. Evite, no entanto, distratores que sejam excessivamente atraentes, o que pode prejudicar o aluno. Os distratores devem ser plausveis. No podem conter absurdos ou detalhes

OS DISTRATORES

EXEMPLO DE ITEM
DESCRITOR: (D13 3 ano EM) Resolver problema envolvendo a rea e/ou volume de um slido (prisma, pirmide, cilindro, cone, esfera)

Um cubo de volume 512 cm foi montado com 64 cubos iguais. A medida da aresta dos cubos menores, em centmetros, : (A) (B) (C) (D) (E) 2 3 4 5 6

CONTRA - EXEMPLO DE ITEM


DESCRITOR: (D32 3 ano EM) Resolver problema de contagem utilizando o princpio multiplicativo ou noes de permutao simples, arranjo simples e/ou combinao simples Num sapateiro h trs pares de sapatos de cores diferentes. Retira-se ao acaso 2 sapatos. Qual a probabilidade de eles serem do mesmo par ? (A) (B) (C) (D) (E) 0 1/5 2 1,5 2/15

ETAPAS PARA ELABORAO DE ITENS


1 Identifique, na Matriz de Matemtica, o descritor a que se refere o item. 2 Procure enfocar aspectos relevantes do contedo, que estejam relacionados ao cotidiano dos alunos. 3 Decida qual o tipo de mltipla escolha que ser utilizado: a) TIPO A: O enunciado contm um problema. b) TIPO B: O enunciado no contm o problema completo.

4 Utilize, sempre que possvel, figuras, tabela, grfico, etc. Isso tornar o item mais interessante. 5 Evite testar mais de uma habilidade em um item.

6 Elabore o enunciado e certifique-se de que ele est de acordo com o descritor.


7 Elabore as alternativas levando em considerao os distratores e suas justificativas. 8 Verifique a redao e a apresentao do item: fundamental seguir as regras de ortografia, gramatical e concordncia da lngua materna. 9 Ao terminar de elaborar um item resolva-o.

10 Revise o item algum tempo aps t-lo elaborado.

HORA DE TRABALHAR !

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltar ao seu tamanho normal

Albert Einstein

Potrebbero piacerti anche