Sei sulla pagina 1di 13

Revises de Geografia C

2teste

Desenvolvimento: a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua populao e lhe permitir alcanar um nvel de bemestar adequado com carter duradouro. Crescimento econmico: Medida quantitativa que se traduz na criao de riqueza. Relao entre o crescimento econmico e o desenvolvimento: Para haver desenvolvimento fundamental que haja crescimento econmico para assegurar a aplicao da riqueza nas condies que permitam melhorar a qualidade de vida da populao. Pode-se assistir existncia de crescimento econmico sem desenvolvimento. Deteriorao dos termos de troca: Os termos de troca retratam a relao entre o valor dos bens exportados e o valor dos bens importados, ou seja, expressam o poder de compra das exportaes.

PASES DO TERCEIRO MUNDO


a ) Obstculos ao desenvolvimento: Naturais O meio natural constitui um obstculo ao desenvolvimento, pois a maioria dos PED localiza-se na zona intertropical, onde os longos perodos de seca so frequentes e a fragilidade dos solos contribui para o seu rpido esgotamento. As catstrofes naturais associadas ao clima (tufes, inundaes, secas) so frequentes, provocando prejuzos incalculveis e agravando ainda mais as condies de sobrevivncia; Histrico A colonizao particularmente responsvel pelo subdesenvolvimento, na medida em que organizou as estruturas econmicas de acordo com as necessidades das naes colonizadoras, dinamizando as atividades orientadas para o comrcio externo e levando falncia as atividades locais (agricultura e empresas); Demogrficos O crescimento demogrfico explosivo que resultou da descida da taxa de mortalidade e da manuteno de elevadas taxas de natalidade tem contribudo para aumentar o nmero de pessoas subalimentadas. As carncias alimentares resultam da substituio de grande parte da produo destinada ao mercado interno por culturas de exportao (caf, cacau, soja) e da degradao dos solos provocada pela sobre-explorao agrcola; Econmicos a dependncia econmica outro dos obstculos ao desenvolvimento, pois tem provocado o endividamento externo dos PED, que so totalmente dominados do exterior em mltiplos setores: Comercial: grande dependncia da variao da procura de produtos primrios e dos preos nos mercados externos, devido

especializao na exportao de um reduzido nmero de produtos agrcolas e de matrias-primas; Financeiro: grande dependncia do investimento estrangeiro e de emprstimos para reequilibrar a economia, que s tm contribudo para aumentar ainda mais a dvida externa; Tecnolgico: necessidade de importao de patentes e de tcnicos estrangeiros.

b) Caractersticas dos pases de Terceiro Mundo: i. Econmicas: -Rendimento per capita baixo e existem profundas desigualdades na sua repartio; - A mo de obra maioritariamente desqualificada e agrcola; -A estrutura da produo e das exportaes dominada por produtos agrcolas, matrias-primas e bens de baixo valor acrescentado; - O endividamento externo tem um peso excessivo no PIB. ii. Demogrficas: -O crescimento da populao acentuado; - A taxa de mortalidade infantil elevada; - A esperana mdia de vida reduzida. iii. Sociais: -Taxas de analfabetismo elevadas; -assistncia mdica precria; -situao sanitria deficiente; -as mulheres so discriminadas; -condies de habitao inadequadas; -fome e escassez de alimentos so generalizadas. iv. Polticas: -Instabilidade poltica e social permanente; -Conflitos tnicos e fronteirios so frequentes; -Governos corruptos e autocrticos;

-Direitos humanos no so respeitados.

c) Consequncias do longo processo de colonizao a que estiveram sujeitos os pases do Terceiro Mundo: i. Nos planos poltico e cultural: -Fronteiras desenhadas arbitrariamente pelas potncias europeias na Conferncia de Berlim, sem qualquer respeito pelas culturas, lnguas e etnias, passando a constituir focos de instabilidade social e politica geradores de conflitos fronteirios e guerras civis sangrentas; -Destruio das estruturas sociais e lingusticas dos pases colonizados e impostos novos valores, modos de vida e lnguas oficiais aos povos colonizados, o que tem originado tenses e conflitos, cuja consequncia mais grave se traduziu na eliminao fsica de povos e sociedades; -Adoo de modelos polticos desenquadrados das tradies socioculturais das populaes locais, impostos pelas antigas potncias colonizadoras, que ajudaram a promover elites corruptas e que tm sustentado regimes autocrticos e repressivos.

ii.

Nos planos social e demogrfico: - Ritmo de crescimento demogrfico acelerado em resultado da diminuio da taxa de mortalidade e da manuteno de ndices de fecundidade elevados, contribuindo para aumentar a escassez de alimentos e a fome; -Migraes internas constantes e vagas de refugiados que assumem uma dimenso de catstrofe humana e ambiental, com milhes de pessoas em fuga pela sobrevivncia, em resultado dos conflitos tnicos e da fome; -Urbanizao acelerada e descontrolada em consequncia da desintegrao das economias rurais tradicionais e do xodo rural de populaes, muitas vezes em fuga aos conflitos armados, que afetam sobretudo o interior dos pases; -estrutura urbana construda de forma a servir os interesses das antigas metrpoles, o que se traduz na existncia de gigantescas reas urbanas e numa ocupao assimtrica do territrio.

iii.

Nos planos econmico e ambiental:

-destruio das economias tradicionais e especializao na exportao de produtos primrios e de bens manufaturados de baixo valor acrescentado e na importao de tecnologia, imposta na lgica da DIT e responsvel pela deteriorao dos termos de troca e pelo endividamento externo; -pilhagem dos recursos naturais, o que enfraqueceu estes pases; -dualismo econmico, face existncia de duas realidades distintas, uma moderna e lucrativa, controlada pelas grandes empresas estrangeiras e orientada para o exterior, outra tradicional e pouco produtiva, voltada para o autoconsumo; - Endividamento externo excessivo, provocado pelas necessidades de financiamento resultantes de um baixo nvel de acumulao de capital; - Desigualdades socioeconmicas profundas entre as elites dirigentes que se perpetuam no poder, beneficiando do apoio das antigas potncias colonizadoras, e uma vasta populao que vive na pobreza.

d) Papel dos pases do Terceiro Mundo no comrcio mundial desde os finais da II Guerra Mundial: Aps a II Guerra Mundial assistiu-se a um aumento das trocas internacionais aumentando tambm o peso dos pases do Terceiro Mundo nessas trocas. Neste contexto estes pases conheceram algum crescimento econmico e desenvolvimento, o que se traduziu, na melhoria da qualidade de vida da populao de alguns destes pases. No entanto entre 1953 e 1973 comeou a diminuir a participao do Terceiro Mundo no comrcio mundial, aumentado ainda mais a dependncia econmica destes pases. As causas desta dependncia econmica so: -choques petrolferos provocaram um aumento do valor da exportao desta fonte de energia mas a descida do seu preo na dcada de 80 levou a uma substituio destes produtos por produtos manufaturados dos NPI; -aumento da dependncia econmica do Terceiro Mundo face instabilidade dos preos dos produtos brutos (agrcolas, minerais, energticos). -deteriorao dos termos de troca; -aumento do dfice da balana comercial; -repatriamento dos lucros das ETN, que enviam para as suas sedes (localizadas nos pases industrializados) os ganhos resultantes da explorao de mo de obra barata e dos baixos custos de produo nos pases em desenvolvimento;

-aumento da dvida externa, provocada por emprstimos que tm como objetivo atenuar o dfice comercial e financiar o processo de desenvolvimento.

e) Causas da deteriorao dos termos de troca: - Estrutura das exportaes Devido ao seu grau de especializao (monoproduo e monoexportao), os PED exportam produtos brutos de baixo valor acrescentado, cujos preos so muito inferiores aos dos produtos manufaturados que importam; -o aumento da oferta de produtos brutos - dominam a estrutura das exportaes dos PED e inundam verdadeiramente os mercados, fazendo baixar os preos nos mercados internacionais; - a diminuio da procura dos produtos exportados pelos PED: com a inovao tecnolgica, so necessrias menores quantidades de matriasprimas na produo de produtos manufaturados; -a substituio de algumas matrias-primas por produtos sintticos; -as restries no acesso aos mercados dos pases do Norte: as medidas restritivas impostas pelos pases desenvolvidos importao e ao consumo de certos produtos oriundos dos PED reduzem a capacidade competitiva dos pases do Sul; f) Processo da ajuda internacional ao desenvolvimento (pblica e privada): Ajuda Privada ao desenvolvimento: Fornecida por organismos privados, como bancos, empresas ou outras instituies, sendo constituda por: Investimentos Diretos, Emprstimos Bancrios; Doaes das Organizaes No Governamentais (ONG). Ajuda Pblica ao Desenvolvimento (APD): em 1969, o Comit de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD), um organismo da OCDE, definiu a APD de acordo com os seguintes critrios: -fornecida aos PED dentro de um quadro bilateral ou acordada por instituies multilaterais (o CAD considera PED aqueles que apresentaram nos ltimos 3 anos um rendimento nacional bruto per capita inferior a 9206 dlares); -atribuda por organismos pblicos; -destinada a promover o desenvolvimento; - assente em condies financeiras favorveis, doaes ou emprstimos com taxas de juro inferiores a, pelo menos, 25%.

Vantagens da ajuda: - melhorar o nvel de vida das populaes, aumentando o acesso educao, sade e a uma melhor alimentao; -apoiar as populaes afetadas por catstrofes naturais ou desastres causados pela ao do Homem, como a desertificao; -reduzir a pobreza, aumentando o rendimento das populaes mais pobres; -compensar as elevadas dvidas externas. g) Fracassos da APD para pases doadores e pases recetores: Pases doadores: A ajuda tem-se revelado insuficiente - a APD tem vindo, nas ltimas dcadas, a ser ultrapassada pela ajuda privada, j que o objetivo fixado pelas Naes Unidas, em 1970, prevendo que os pases desenvolvidos transferidos sem anualmente cerca de 1% do seu PNB para a ajuda aos pases do Terceiro Mundo, no se tem verificado, estabelecendo-se muito abaixo desse nvel; A ajuda nem sempre se tem mostrado desinteressada os pases doadores orientam a ajuda de acordo com os seus interesses (comerciais ou polticos), impondo condies, e no segundo os interesses dos pases recetores; Os modelos de desenvolvimento impostos nem sempre so adequados realidade dos pases recetores; A ajuda no tem sido isenta nem sempre tem sido orientada para os pases que dela mais necessitam, mas sim para aqueles que oferecem mas garantias ou que servem os interesses dos pases doadores. Pases Recetores: A ajuda tem sido mal canalizada no sendo aplicada no desenvolvimento e melhoria do nvel de vida das populaes, mas em despesas sumpturias ou em equipamento militar; A ajuda tem sido alvo de apropriao indevida pelas elites do poder no sendo aplicada em projetos que melhorem a vida das populaes, apenas enriquecendo alguns; A ajuda tem conduzido, por vezes, instalao de um clima de inrcia levando mentalidade de assistido e desincentivando a produo interna;

As desigualdades econmico-sociais agravaram-se, pois a ajuda no repartida equitativamente por toda a populao, setores e regies, criando ou aumentando as assimetrias.

h) Causas e consequncias do endividamento do Terceiro Mundo: Causas: - Subida das taxas de juro: o que se traduz num agravamento dos encargos com a dvida, tendo alguns pases de recorrer a novos emprstimos para pagar o servio da dvida (amortizao e juros); -Valorizao do dlar: como a maioria dos emprstimos feita em dlares, a subida do dlar provoca um agravamento da dvida, pois implica pagar mais pelos mesmos produtos; -Reduo do preo dos produtos primrios e manufaturados: com a consequente deteriorao dos termos de troca dos PED e diminuio das receitas das exportaes; -Polticas Internas: baseadas na exportao de matrias-primas valorizadas no mercado internacional de forma cclica como no caso da Nigria com o petrleo. Consequncias a nvel: - Econmico: com a diminuio do investimento e da capacidade de importao; - Social: com o aumento da pobreza e da excluso social, bem como da degradao do nvel de vida das populaes.

j) Medidas para reduzir a sua dvida externa: Iniciativa em prol dos pases pobres muito endividados;

Iniciativa de reduo da divida multilateral (IADM), que foi lanada em 2005, pelo G8. O G8 e outras instituies financeiras procuram com a IADM acelerar os progressos no sentido de se alcanarem as metas traadas pelos Objetivos do Milnio para o Desenvolvimento (OMD), das Naes

Unidas, cujo objetivo essencial diminuir para metade, no horizonte de 2015, o nmero de pessoas a viverem na pobreza.

k) Comenta: No se pode falar num nico Terceiro Mundo mas em vrios Terceiro Mundo: Os pases pertencentes ao Terceiro Mundo tm situaes econmicas distintas, e fala-se na existncia de vrios terceiro Mundo, no apenas um. Podemos dividir os pases do Terceiro Mundo em vrios grupos: Novos Pases Industrializados do Sudeste Asitico: conheceram um crescimento econmico elevado nas ltimas trs dcadas do sculo XX, sendo, por vezes, includos no grupo dos pases desenvolvidos sobretudo os NPI de 1 gerao Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Regio Administrativa Especial de Hong Kong; Pases Produtores e Exportadores de Petrleo: so ricos devido ao crescimento econmico que resulta da venda do petrleo, mas com um nvel de desenvolvimento ainda baixo tm uma fraca industrializao, uma mortalidade elevada e uma assistncia mdica e sanitria muito deficiente, realidades que afetam, entre outros, a Arbia Saudita, Iro e Arglia; Pases Menos Desenvolvidos: que correspondem ao conjunto de pases que, segundo as Naes Unidas, so os mais pobres do mundo apresentam rendimentos muito baixos e fraquezas estruturais graves que impedem o crescimento econmico deste grupo de pases. Este grupo foi constitudo para ajudar as agncias e os pases doadores na distribuio da ajuda ao desenvolvimento, estando na sua maior parte localizado em frica; Pases semi-industrializados ou em vias de industrializao rpida: pases como a China, ndia, Mxico ou Brasil, que tm conhecido taxas de crescimento econmico muito elevadas, mas que mantm nveis de desenvolvimento ainda fracos e desigualdades internas graves.

3) Semiperiferias d)Problemas que impedem estes pases de ser desenvolvidos: Desrespeito pelos direitos humanos Violao dos direitos sociais e econmicos dos indivduos Permanncia do trabalho infantil

Grande parte da populao vive em situaes de pobreza e excluso social Nveis de poluio e degradao ambiental muito elevados, refletindo a degradao da qualidade de vida da populao.

7) Aps a queda do Muro de Berlim d-se o fim da bipolarizao mundial. Enumere as consequncias: Assinatura de tratados entre os EUA e Rssia com o objetivo de reduzir ou desmantelar grande parte dos arsenais nucleares das superpotncias Formao de um novo mapa poltico na Europa e democratizao da maioria dos pases da Europa Oriental Dificuldades em resolver desafios globais, nomeadamente no que se refere ao terrorismo A ONU mostra-se incapaz de resolver algumas das situaes de crise internacional Organizaes criadas no seio da ONU tentam criar uma ordem internacional mais justa (ex. CNUCED, FAO, Tribunal Penal Internacional) Mundo unipolar(EUA) ? OU Mundo Bipolar (EU, Japo, EUA) ?

8) Identifica as modificaes geopolticas e econmicas decorrentes da Nova Ordem Mundial criada aps o fim da bipolarizao mundial: Modificaes Geopolticas: -Internacionalizao dos mercados -Mudanas polticas e econmicas nos ex-pases socialistas; -Prevalncias de mercados globalizados; -Novos fluxos migratrios; -Novos temas em debate (direitos humanos, meio ambiente) -Centralidade das decises globais (administrao norte-americana) -Uma s potncia militar (EUA)

Formao de megablocos econmicos -Confrontos com base em fundamentalismos religiosos tnicos e nacionalismos -Conflitos diversos -Superviso militar dos EUA Modificaes Econmicas: Emergncia de uma Nova Ordem Econmica Internacional (NOEI) caracterizada por: -Integrao crescente no sistema capitalistas de pases anteriormente comunistas -Alteraes profundas na DIT e na organizao produtiva: Crescimento da riqueza Manuteno da pobreza e das trocas comerciais

Crescimento das desigualdades sociais e econmicas Deslocalizao do emprego

Consequncias da NOEI: Alteraes na natureza das trocas, aumentando o peso dos produtos primrios e outros componentes devido disperso geogrfica dos diversos segmentos do processo produtivo. Aumento da participao dos pases em desenvolvimento na nova DIT Pases desenvolvidos deixaram de ser os nicos a participar no comercio internacional, apesar de continuarem a ser os principais responsveis. Pases em desenvolvimento passaram a afirmar-se como exportadores de produtos manufaturados Pases Menos Desenvolvidos continuam muito dependentes das exportaes de produtos primrios, estando margem desta NOEI Crescente regionalizao das trocas e aumento dos processos de integrao econmica Aumento das trocas Sul-Sul

9) Crescimento econmico chins: a) Caractersticas: Pas mais populoso do mundo (+ de 1 bilio) Possuidora de um vasto territrio Grandes contrastes: -Regies costeiras com elevada densidade populacional e altos nveis de rendimento por habitantes -Vastas zonas do interior muito pobres Esprito de trabalho mtuo Maior parte das indstrias chinesas controlada pelo Estado Elevada taxa de crescimento proporcionada por: -Estabilidade poltica -Aumento da procura interna -Aumento da taxa de urbanizao -Modernizao do comrcio -Liberalizao da economia Utilizao da tcnica de dumping social tcnica de trabalho que utiliza trabalho prisional em condies infrassociais para obter vantagens comparativas)

b) Comentar: Um pas, dois sistemas Estado detm quase 43 mil empresas; os empresrios privados representam uma parte crescente da criao de riqueza Econmicos poucas empresas privadas: o Estado detm quase 43 mil empresas Demogrficos muita populao no litoral: a riqueza e o dinamismo esto concentrados no litoral

10) Rssia: a) Transformaes Ocorridas na dcada de 90: Abandonou qualquer referncia ao marxismo-leninismo Profundas reformas -Polticas: instaurao do regime semipresidencial -Econmicas: adoo do modelo de economia de mercado Isto leva a um clima de instabilidade social, econmica e territorial A Rssia passa da posio de lder mundial para uma posio de potncia de segunda categoria.

b) Caractersticas da sua afirmao: Continua a manter relaes privilegiadas com pases vizinhos Tenta impedir que a NATO se alargue aos pases do leste europeu para manter a sua tradicional hegemonia na regio e poder enfrentar o mundo unipolar imposto pelos EUA Mantm participaes em vrias organizaes internacionais como o FMI, Banco Mundial, G8.

11) Fatores que justificam a afirmao da Trade (EUA, UE e Japo) O poderio financeiro A mobilizao e gesto dos recursos e dos fluxos A superioridade tcnica O poderio econmico e poltico Fatores de distino entre estes pases: EUA - o mais poderoso graas: - dimenso geogrfica; -Riqueza do territrio em recursos naturais; -Dinamismo demogrfico; -vasto mercado interno;

-potencial econmico -domnio militar. Unio Europeia: -posio de domnio internacional; -aprofundamento da sua integrao econmica com a instituio do euro como moeda nica e alargamento aos pases do Leste e Sul da Europa; -Relaes privilegiadas com um grande nmero de pases na sia, em frica e na Amrica Latina. Japo: -caractersticas humanas e de organizao muito particulares; -capacidade produtiva e competitividade externa em setores industriais ligados eletrnica, produo automvel e alta tecnologia -grande poder financeiro em resultado das elevadas taxas de poupana dos japoneses e dos excedentes comerciais.

Potrebbero piacerti anche