Sei sulla pagina 1di 21

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN NCLEO DE EDUCAO DE CURITIBA

ISAIAS BARBOSA NUNES

O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA: UMA CONTRIBUIO AO TRABALHO DOCENTE NA STIMA SRIE

CURITIBA 2009

ARTIGO CIENTFICO

O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA: UMA CONTRIBUIO AO TRABALHO DOCENTE NA STIMA SRIE

Artigo Cientfico apresentado Secretaria de Estado da Educao, como requisito para a concluso de estudo, no Programa de Desenvolvimento Educacional PDE. Professor PDE: Isaias Barbosa Nunes Professora Orientadora: Dra. Ndia G. Gonalves IES: Universidade Federal do Paran

CURITIBA 2009

SUMRIO

RESUMO .......................................................................................................................... ABSTRACT ...................................................................................................................... 1 INTRODUO ............................................................................................................ 2 EFEITOS DA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA: BREVE REVISO BIBLIOGRFICA ....................................................................................................... 3 O ASPECTO SOCIAL E O TRABALHO NA REVOLUO INDUSTRIAL .... 4 A UTILIZAO DO TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL ......................................................................................................................... 5 METODOLOGIA ..................................................................................................... 6 CARACTERIZAO DO GTR GRUPO DE TRABALHO EM REDE ........ 7 IMPLEMENTAO PEDAGGICA .................................................................... 8 CONCLUSO ............................................................................................................ REFERNCIAS ............................................................................................................

4 5 6 7 10 12 16 17 19 20 21

O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA: UMA CONTRIBUIO AO TRABALHO DOCENTE NA STIMA SRIE

Isaias Barbosa Nunes Professor participante do PDE, rea de Histria da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paran. Ndia G. Gonalves (Prof. Dr.) Professora orientadora PDE Universidade Federal do Paran UFPR Curitiba.

RESUMO Com suas razes fundidas no sistema feudal, a Revoluo Industrial instaurou o modo de produo capitalista e proporcionou transformaes mais profundas vividas pela sociedade inglesa na segunda metade do sculo XVIII. As mudanas ocorreram por toda a parte, criando-se o sistema de fbricas em substituio ao trabalhador coletivo em substituio ao trabalhador da velha manufatura. No mercado de trabalho houve aumento das horas trabalhadas, baixos salrios e desemprego. Outra caracterstica marcante foi a utilizao do trabalho infantil nas fbricas que, ao lado das mulheres, era a mo-de-obra mais barata e preferida pelos patres. Levando em conta esses aspectos, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir referncias e atividades para o ensino de Histria sobre o tema O Trabalho Infantil na Revoluo Industrial Inglesa. O assunto relevante e, certamente, vai abrir um espao de reflexo e pesquisa profcuo para os professores. PALAVRAS-CHAVE: fbricas; Histria; mudanas; Revoluo Industrial; trabalho infantil.

ABSTRACT With its roots deeply in the feudal system, the Industrial Revolution brought the capitalist mode of production and provided deeper transformations experienced by the British in the second half of the eighteenth century. The changes occurred everywhere, creating the factory system to replace the collective worker to replace the old manufacturing worker. In the labor market showed an increase in working hours, low wages and unemployment. Another striking feature was the use of child labor in factories, the women's side, was the labor force cheaper and preferred by employers. Considering these aspects, this article aims to present and discuss references and activities to teach history on the theme "Child Labor in the English Industrial Revolution." The subject is relevant and, indeed, will open a space for reflection and research useful for teachers. KEYWORDS: factories, History; changes; Industrial Revolution, child labor.

1 INTRODUO A Revoluo Industrial iniciou-se na segunda metade do sculo XVIII na Inglaterra e tornou os mtodos de produo mais eficientes, barateando os preos e estimulando o consumo. O poder produtivo tornou-se capaz de uma multiplicao rpida de mercadorias e servios, por causa da substituio das ferramentas pelas mquinas, do modo de produo domstico pelo sistema fbrica. Com a grande transformao verificada no sistema produtivo, a Revoluo Industrial ocasionou uma verdadeira mudana no sistema social. Consequentemente, houve muita explorao do trabalho infantil, pois as crianas eram obrigadas a trabalhar num ambiente com falta de higiene, imoralidade, depravao e por um perodo de at 18 horas (ARRUDA, 1984:76-77). Desse modo, o trabalho infantil faz parte da Revoluo Industrial e a abordagem desse assunto importante para a formao crtica do estudante que poder avaliar as principais consequncias da utilizao dessa mo-de-obra. Em razo da importncia que o tema requer, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir referncias e atividades para o ensino de Histria sobre o tema O Trabalho Infantil na Revoluo Industrial Inglesa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na historiografia sobre a insero do trabalho infantil na Revoluo Industrial e o levantamento de fontes primrias e secundrias sobre o tema. Tambm foram desenvolvidas propostas de atividades sobre o tema. Por ser resultado de um projeto desenvolvido e implementado no Programa de Desenvolvimento de Educao do Estado do Paran, a metodologia utilizada foi a bibliogrfica e a pesquisa-ao. A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos (GIL, 1996:48). J a pesquisa-ao :
Um tipo de pesquisa com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1985, p. 14).

Levando em conta a pesquisa bibliogrfica que forneceu o necessrio suporte terico para as atividades prticas, os professores de Histria do Ensino Fundamental foram envolvidos na pesquisa-ao, quando foi apresentado um caderno pedaggico ou temtico, sobre o tema da pesquisa para utilizao nas aulas de Histria instigando-os a adotar novas prticas em sala de aula.

2 EFEITOS DA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA: BREVE REVISO BIBLIOGRFICA Certamente, a Revoluo Industrial foi um marco na histria da humanidade que impulsionou todas as atividades humanas, especialmente na Inglaterra o seu bero natal. Esse evento forneceu ao capitalismo ingls a estabilidade que faltava para expandir os investimentos e ampliar os lucros. Para muitos tericos, entre eles Hobsbawm, este foi provavelmente, o mais importante acontecimento na histria do mundo. Porm, qualquer que tenha sido a razo do avano britnico, ele se deveu superioridade tecnolgica e cientfica e condies mais adequadas ao desenvolvimento que naquela poca estavam visivelmente presentes na Gr-Bretanha (HOBSBAWM, 2007:52). O sculo XVIII tambm foi marcado pelo grande salto tecnolgico nos transportes e mquinas, especialmente as mquinas vapor. As transformaes que a Revoluo Industrial provocou foram profundas, pois alteraram as condies de vida do trabalhador braal, fazendo com que houvesse um intenso deslocamento da populao rural para as cidades. A Revoluo criou enormes concentraes urbanas na Inglaterra e oportunizou um rpido crescimento das cidades. A Revoluo permitiu que se construsse a primeira economia industrial de vulto. Essa economia utilizava a fora de 1 milho de cavalos em suas mquinas a vapor, produzia aproximadamente 1.800 mil metros de tecido de algodo por ano em mais de 17 milhes de fusos mecnicos, importava e exportava 170 milhes de libras esterlinas em mercadorias em um s ano. (HOBSBAWM, 2007:54). Esses dados eram bastante altos para a poca, pois at o incio da Revoluo Industrial, a Inglaterra ainda vivia numa economia tradicional, na qual as tcnicas eram normalmente transmitidas de pai para filho sem mudana ou pensamento de modificar e no havia um aumento do fluxo de invenes ou de idias em prol de transformaes adequadas para incorporao no processo produtivo. A Revoluo espalhou-se por toda a Europa, Amrica e sia. As ferrovias se expandiram, surgindo outras formas de energia, como a derivada do petrleo e a hidreltrica. Outrossim, entre as principais razes do desenvolvimento da Revoluo Industrial na Inglaterra, foi que o pas possua uma burguesia muito capitalizada em funo dos lucrs auferidos com as atividades comerciais da poca mercantilista, contava com um regime de

governo (parlamentarismo) que favorecia o desenvolvimento capitalista, possua grandes jazidas de carvo e ferro e concentrava abundncia de mo-de-obra nas cidades (PORTAL BRASIL, 2009:2). As principais caractersticas da Revoluo Industrial na Inglaterra mostram que o sistema fabril, com sua organizao eficiente em grande escala e sua diviso de trabalho, representou um aumento tremendo na produo. As mercadorias saam das fbricas num ritmo intenso. Esse aumento da produo foi provocado pelo capital, abrindo caminho na direo dos lucros. As mercadorias produzidas nas fbricas encontravam tambm um mercado interno simultaneamente com o mercado externo, por causa do crescimento da populao da prpria Inglaterra (HUBERMAN, 1976:184). Para muitos historiadores a Inglaterra foi o pas ideal para o desenvolvimento da Revoluo Industrial, pois j havia uma relativa quantidade de proprietrios com esprito comercial, as atividades agrcolas j estavam predominantemente dirigidas para o mercado; as manufaturas h muito tinham-se disseminado por um interior no feudal. Um ponto importante a destacar que a agricultura j estava preparada para levar a termo suas trs funes fundamentais numa era de industrializao: aumentar a produo e a produtividade de modo a alimentar uma populao no agrcola em rpido crescimento: fornecer o crescente excedente de recrutas para as cidades e as indstrias e fornecer um mecanismo para o acmulo de capital a ser usado nos setores mais modernos da economia (HOBSBAWM, 2007:54). Essas consideraes levam a crer que a Inglaterra realmente foi um pas propcio ao desenvolvimento da Revoluo Industrial, servindo de incentivo a outros pases da Europa e do restante do mundo. A Revoluo significou a implantao da produo fabril na Inglaterra e constituiu, por assim dizer, o prprio regime capitalista de produo e antes de mais nada, um salto qualitativo na evoluo das foras produtivas. A Inglaterra foi transformada na maior potncia mundial. Em 1801, o pas alcanava mais de 10 milhes de habitantes. Londres chegava a cerca de 900.000. Bristol era a segunda cidade, com mais de 100.000. Logo atrs vinham as novas cidades industriais, como Leeds, com 53.000, Sheffield, com 46.000, Manchester, com 35.000 e Birmingham, com 23.000. Menos de 40% da populao total vivia no campo (MAGALHES FILHO, 1975:267). Certamente, a Revoluo Industrial criou uma civilizao com perspectivas de crescimento quase ilimitadas. Trouxe um novo sistema econmico e social, o capitalismo,

cuja caracterstica principal reside na orientao das atividades econmicas no sentido do lucro, cuja classe dominante fundamenta seu poder na posse dos bens de capital e cujas relaes de produo so assalariadas. Sob a gide do capitalismo, surgiu o protestantismo calvinista, a democracia representativa, o liberalismo, o Esclarecimento, o racionalismo e o estudo cientfico da economia (MAGALHES FLHO, 1975:273). Esses fatos foram por assim dizer, importantssimos para que se possa ter uma idia do impacto da Revoluo Industrial sobre as atividades humanas. Outrossim, resta saber quais as influncias dessas transformaes no meio social e laboral.

10

3 O ASPECTO SOCIAL E O TRABALHO NA REVOLUO INDUSTRIAL

Entre os resultados da Revoluo Industrial, no aspecto social, estabeleceu-se maior distanciamento entre o operariado que vivia em condies de misria, e os capitalistas. Separavam-se em quase tudo, no acesso modernidade, nas condies de habitao e mesmo nos locais de trabalho. Nas grandes empresas fabris e comerciais, os proprietrios j no estavam em contato direto com os operrios, delegando a outros administradores as funes de organizao e superviso do trabalho (PORTAL BRASIL, 2009:3). O empreendimento em grande escala, o sistema fabril com sua nova disciplina, as comunidades fabris, onde o industrial no s se enriquecia com o trabalho da sua mo-deobra, tudo contribuiu para a transparncia do processo de explorao e para a coeso social e cultural do explorado (THOMPSON, 1987:22). A essncia da transformao estava na alterao do carter da produo. O significado mais amplo da Revoluo Industrial tinha sido precisamente delineado por Karl Marx, para quem esta revoluo marcara a separao entre a propriedade e o trabalho e a concentrao da riqueza imobiliria havia encerrado definitivamente a sociedade dominada ainda por formas de propriedade e produo feudais, inaugurando uma nova sociedade, com novas formas de propriedade dos meios de produo, novas relaes sociais decorrentes do processo de produo capitalista (ARRUDA, 1984:15). Os trabalhadores moravam em ruas que no tinham caladas e os esgotos corriam a cu aberto. O fato de a gua no ser tratada facilitava o contgio com doenas, como o clera. Outro problema que as fbricas lanavam no ambiente substncias poluentes e txicas como fuligem liberada das caldeiras e produtos usados no tratamento dos tecidos e das tintas. Doenas respiratrias como asma, bronquite, tuberculose e pneumonia se tornaram comuns nas cidades inglesas (MELANI, 2006:73). Sob a Revoluo Industrial, o mercado de trabalho absorvia todos os braos disponveis. As mulheres e as crianas tambm eram atradas, ampliando a oferta de mo-deobra e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horas dirias. Os salrios, j insuficientes, tendiam a diminuir diante do grande nmero de pessoas em busca de emprego e da reduo dos preos de venda dos produtos provocada pela necessidade de competio. Isso sem contar que as inovaes tecnolgicas, muitas vezes, substituam inmeros trabalhadores antes necessrios produo (PORTAL BRASIL, 2009:3).

11

O recrutamento dos trabalhadores para a nova forma de produo na Inglaterra ocorreu base da reunio de todos os meios produtivos em mos do empresrio e atravs dos meios coercitivos bastante violentos. Quem no se apresentava voluntariamente era conduzido s oficinas pblicas dirigidas com severa disciplina. Quem abandonava o posto de trabalho era tratado como vagabundo. Nenhum desocupado recebia ajuda seno mediante seu ingresso nas oficinas coletivas. O poder da classe abastada era absoluto. At a segunda metade do sculo XIX, disps da mo-de-obra como bem entendia (WEBER, 1968:274). Para atender a demanda das indstrias, houve aumento das horas de trabalho, embora os baixos salrios e o desemprego tenham contribudo para o aumento das greves e revoltas do povo. Os conflitos entre operrios e padres geraram problemas de carter social e poltico, aos quais, em seu conjunto, se convencionou chamar de questo social. Os trabalhadores organizaram-se em sindicatos para melhor defenderem os seus interesses exigindo: salrios dignos, reduo da jornada de trabalho, melhores condies de assistncia e segurana social. Com esse cenrio surgiram as novas doutrinas sociais que pregavam a criao de uma nova sociedade livre da misria e da explorao reinante (PORTAL BRASIL, 2009:3). O excedente de mo-de-obra era pura e simplesmente expulso da terra. Como no tinham para onde ir ficavam nas estradas, perambulando ao longo delas, vivendo de expedientes, de furtos ou de assaltos, isolados ou em grandes grupos, invadindo aldeias para pedir comida, ou simplesmente morrendo de fome ou de doenas. O povo foi submetido a duas formas intolerveis de relao: a explorao econmica e a opresso poltica. As relaes entre empregados e patres tornaram-se mais duras e menos pessoais. Em qualquer situao em que procurasse resistir explorao, ele se encontrava frente s foras do patro ou do Estado ou, frente s duas (THOMPSON, 1987:23). Os trabalhadores eram ameaados e castigados no trabalho por faltas irrelevantes como estar sujo, ter assobiado ou conversar. As crianas inicialmente com seis anos e as mulheres compunham a mo-de-obra preferida dos empregadores, pois os seus salrios eram bem inferiores em relao ao de um homem adulto. As crianas recebiam socos e pontaps dos chefes por qualquer brincadeira, erro ou atraso no trabalho (HUBERMAN, 1986, p. 178). Os empresrios impunham duras condies aos operrios para aumentar a produo e garantir uma margem de lucro crescente. Estes se organizaram em associaes para reivindicar melhores condies de trabalho, dando origem aos sindicatos.

12

4 A UTILIZAO DO TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL

H indcios de que a utilizao da mo-de-obra infantil j ocorria por volta de dois mil anos antes de Cristo, especialmente no Egito, onde os menores eram submetidos ao regime geral e deviam trabalhar desde que tivessem relativo desenvolvimento fsico. Em Roma as crianas trabalham como aprendizes e na Idade Mdia, as crianas trabalhavam tanto quanto os adultos. Ao longo da histria, o trabalho infantil era adotado pelas famlias submetidas pobreza, por concepes religiosas, ou pelo carter disciplinador e educador da formao humana. Na linha do tempo, as transformaes no mundo laboral que intensificaram o ritmo do trabalho, ampliaram progressivamente o volume da produo do trabalhador individual e coletivamente no foram suficientes para que a humanidade prescindisse da explorao do trabalho infantil. Ela continua ocorrendo no mundo todo, especialmente na produo fabril. O trabalho infantil foi uma das caractersticas mais marcantes da Revoluo Industrial. A concepo era de que as crianas pobres deveriam trabalhar, porque o trabalho protege do crime e da marginalidade, uma vez que o espao fabril era concebido em oposio ao espao de rua, considerado desorganizado e desregulado. Alm disso, o trabalho das crianas permitia um aumento da renda familiar, ao mesmo tempo em que podia ser visto como uma escola, a escola do trabalho (ALVIM, 1994:136). As crianas eram utilizadas nas fbricas e nas minas de carvo, sendo que muitas morriam devido ao excesso de trabalho, da insalubridade do ambiente e da desnutrio. Entre 1780 e 1840 intensificou-se a explorao de crianas. Eram ajudantes de cozinheiro, operadoras de portinholas de ventilao, ou nas fbricas. Mas o trabalho infantil existia antes mesmo de 1780. A criana era uma parte intrnseca da economia industrial e agrcola antes mesmo de 1780 e como tal permaneceu at ser resgatada pelas escolas. As crianas tambm trabalhavam na agricultura, frequentemente mal agasalhadas, no campo ou na fazenda, sob qualquer condio climtica (THOMPSON, 1987:202). O mesmo autor mostra que antes da Revoluo Industrial j havia uso do trabalho infantil, contudo, no era predominante nem to intenso. H registros de trabalho infantil ao longo da histria, geralmente ligados ao trabalho artesanal e familiar nas comunidades

13

primitivas e na agricultura. Sob a orientao e superviso dos pais ou de geraes anteriores de trabalhadores, os adolescentes ou pr-adolescentes se incorporavam ao processo de socializao profissional e de ritualizao da mudana de posio, ingressando-se na idade adulta (NEVES, 1999:10-11). As condies de vida dos pequenos trabalhadores era dantesca: trabalhavam at 18 horas por dia, sob o aoite de um capataz que ganhava por produo (ARRUDA, 1984: 77). A crueldade no uso do trabalho infantil na fbrica no ficava indiferente para os pais das crianas. Eles ingressaram nas lutas pela reduo da jornada de trabalho, contribuindo para a formao de Comits pela Reduo da Jornada dos Trabalhadores, contra os quais houve a formao das Comisses das Fbricas que defendiam os interesses dos patres. Contra a crueldade, os Comits para Reduo da Jornada organizavam campanhas entre os operrios (THOMPSON, 1987:207). Muitas fbricas eram concebidas como uma espcie de casa de correo para crianas indigentes. As crianas mais jovens enrolavam carretis, as mais velhas verificavam eventuais defeitos, recolhiam sobras de tecidos ou ajudavam a acionar a laadeira nos teares maiores. O trabalho infantil estava profundamente arraigado nas atividades txteis, despertando a inveja dos trabalhadores em ocupaes onde as crianas no podiam trabalhar e aumentar o rendimento da famlia (THOMPSON, 1987:204) As crianas submetiam-se ao trabalho com maior facilidade e passaram a ser buscadas entre aquelas amparadas pelas parquias. Estas faziam contratos com o fabricante que se comprometia a alimentar e educar os meninos e meninas cedidos para o trabalho. Os aprendizes das parquias ficavam confinados nas fbricas, isolados da sociedade e ao arbtrio dos patres. Nos primeiros tempos da Revoluo Industrial, no foram raras as denncias sobre torturas e maus tratos dispensados a elas. As fbricas impunham uma disciplina de trabalho mais rgida do que a existente nas oficinas manufatureiras. Portanto, das crianas que trabalhavam nas fbricas, poucas conseguiam escapar aos acidentes de trabalho e das mutilaes que esses acidentes provocavam. Ao atingir a vida adulta, no era pequeno o nmero de mendigos aleijados a vagar pelas cidades em busca das esmolas que os ajudaria a prosseguir. Seu caminho sem esperana de dias melhores e conformados de que seu destino era vagar pelas ruas at tomarem em leitos de morte, onde estariam livres desta vida miservel (HOBSBAWM, 1989:10-11)..

14

Os acidentes mais comuns entre as crianas ocorriam porque elas ficavam por interminveis horas sobre as mquinas, muitas vezes sustentadas por uma perna-de-pau, pois seu pequeno tamanho no lhes permitia atingir o cimo dos altos teares. Muitas crianas adormeciam e tinham seus dedos estraalhados pelas engrenagens dos teares. O nmero de acidentes ocorridos no tem paralelo na histria da maquinaria. Num nico estabelecimento industrial, de estomentar o linho, entre 1852 e 1856, houve seis casos de morte e 60 mutilaes graves. No havia qualquer indenizao pelos membros amputados, muito menos para os dias de paralisao das atividades (ARRUDA, 1984:78). O trabalho infantil era o escolhido, especialmente nas tecelagens, onde se exigia pouca fora muscular e os dedos finos das crianas adaptavam-se perfeitamente tarefa de atar os fios que se quebravam em meio trama. Sua debilidade fsica era garantia de docilidade, recebendo apenas entre 1/3 e 1/6 do pagamento dispensado a um homem adulto e, muitas vezes, recebiam apenas alojamento e alimentao. Os contratos que prendiam os pequenos trabalhadores fbrica eram em geral de 7 anos, a mesma durao da antiga aprendizagem. Os patres comprometiam-se a dar-lhes formao profissional, educao religiosa e moral. Muitos pais recusavam-se a permitir que seus filhos fossem remetidos s fbricas, mas os apertos financeiros levavam-nos a abandonar qualquer tipo de restrio (ARRUDA, 1984:76). Comparando o trabalho infantil domstico com o fabril possvel afirmar que o trabalho na fbrica era mais rduo para a criana, pois no havia a separao entre brincar e trabalhar como havia no trabalho domstico no qual pode-se supor que havia uma introduo gradual ao trabalho que respeitava a capacidade e a idade da criana, intercalando-a com entrega de mensagens, a colheita de amoras, a coleta de lenhas e as brincadeiras (THOMPSON , 1987:205). O capitalismo no inventou o trabalho infantil, mas criou as condies para que as crianas no s fossem transformadas em adultos precoces, em trabalhadores livres, como destitudas de uma tradio em que trabalho e relaes familiares, como eram vividas nas indstrias e domiclios, permitiam a sua reproduo enquanto criana. Ao entrarem no espao fabril, jogadas s mquinas, permaneciam sob a superviso de estranhos, foradas a se submeter a longas jornadas de trabalho, sem intervalo, recebendo um pagamento inferior ao do adulto pelo seu trabalho (THOMPSON, 1987:204).

15

A explorao do trabalho infantil ao lado do trabalho das mulheres constituiu-se numa das principais fontes de trabalho humano para os donos dos meios da produo, que intensificaram gradativamente a explorao para a valorizao do capital. O trabalho-castigo ganhou pleno sentido com a Revoluo Industrial, com legies de crianas nas linhas de produo e em jornadas de trabalho quem nem aos cavalos era imposta: os cavalos custavam caro (MARTINS, 2006:14). Com a inveno da luz eltrica houve uma dilao das jornadas de trabalho, que deixou de contar com o limite imposto pelo nascer e pelo pr-do-sol. As chamadas meias foras (mulheres, crianas e adolescentes) passaram a ser as prediletas dos industriais, posto que se submetiam a perceber salrios inferiores aos dos homens. A fora de trabalho era vista como mera mercadoria sujeita s flutuaes da lei da oferta e da procura: o emprego da mode-obra infantil representava uma reduo do custo de produo e um meio eficiente para enfrentar a concorrncia (MINHARRO, 2003:37).

16

5 METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliogrfica e a pesquisa-ao. Para a pesquisa bibliogrfica foram utilizadas algumas obras dos historiadores Eric J. Hobsbawm e E.P.Thompson, alm de outros autores. J a pesquisa-ao um instrumento ideal para uma pesquisa relacionada prtica. Neste enfoque Engel (2000) claro ao explicitar as caractersticas essenciais da pesquisa-ao que so, em sntese: - Superao da separao entre sujeito e objeto; - O pesquisador se assemelha a um praticante social que intervm numa situao com o fim de verificar se um novo procedimento eficaz ou no; - Ela situacional: procura diagnosticar um problema especfico numa situao tambm especfica, com o fim de atingir uma relevncia prtica dos resultados; - auto-avaliativa, pois as modificaes introduzidas na prtica so constantemente avaliadas no decorrer do processo de interveno e o feedbach obtido no monitoramento da prtica necessrio, trazendo benefcios para o prprio processo, isto , para a prtica; - Por fim, ela cclica, pois as fases finais so usadas para aprimorar os resultados das fases anteriores. A pesquisa-ao foi desenvolvida junto aos professores de Histria do Ensino Fundamental, no Colgio Estadual Santo Agostinho, na Rua Cascavel, 1610, Boqueiro, em Curitiba, Paran. Esse Colgio atua no Ensino Fundamental e Mdio. Funciona nos perodos manh, tarde e noite. Atende a um pblico de aproximados 1.044 alunos, com 50 professores, 20 funcionrios e foi fundado em 1988.

17

6 CARACTERIZAO DO GTR GRUPO DE TRABALHO EM REDE uma forma de ensino virtual distncia, utilizada na formao continuada dos professores da Rede Pblica do Estado do Paran. O Programa de Desenvolvimento Educacional PDE est integrado as atividades da formao continuada em Educao/SEED-PR, proporcionando aos professores da Rede Publica Estadual subsdios terico-metodolgicos para o desenvolvimento de aes educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prtica pedaggica. Os Grupos de Trabalho em Rede GTR constituem-se numa atividade do PDE e caracterizam-se pela interao virtual entre o Professor PDE e os demais professores da rede pblica estadual e busca efetivar o processo de Formao Continuada j em curso promovido pela SEED/PDE.. Dentre os professores cursistas do GTR , que estudaram o tema: O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA, observou-se o seguinte:

o professor A, avaliou que o tema est bem fundamentado nas diretrizes e em autores consagrados na reviso bibliogrfica, um tema importante atual e propicia enorme preocupao com os problemas da infncia e da adolescncia na atualidade como a forme, a desnutrio e etc., constantemente noticiados em todas as mdias; o professor B analisou que, hoje em dia, uma boa parcela de nossos alunos so alunos trabalhadores e, ao estudar-se este contedo, percebe-se uma grande relao com a vida atual deles; o professor C, relata que esse tema pesquisado diretamente nas fontes uma forma de trabalho que dispensa o livro didtico, que incompleto deixando muito a desejar no trabalho pedaggico.

Dessa maneira procurou-se demonstrar que mesmo num curso a distncia os professores puderam estudar uma nova prtica pedaggica e alguns professores relatam como trabalharam esse assunto:

O professor D relata que aplicou as atividades em sala e foram muito bem recebidas pelos alunos. O assunto chamou muito a ateno dos educandos para a questo da explorao do trabalho infantil, pois levantou problematizaes que levaram os mesmo a tomarem conscincia de um fato que no s aconteceu no perodo da Revoluo Industrial, mas que essa explorao acontece hoje, mesmo

18

aps se conquistar direitos especificos a criana;

o professor E disse que os educandos atravs da discusso colocaram que esse trabalho s vai deixar de existir medida que a prpria criana tenha conhecimento dos seus direitos e denuncie quando comprovado esse tipo de exploarao; o professor F fez as seguintes colocaes: inclui uma pesquisa, onde os alunos pesquisaram a situao do Trabalho Infantil no Paran. Aps feito a pesquisa os alunos construram um esquema comparativo destacando a situao do trabalho infantil no sculo XVIII com o existente ainda no sculo XXI. Ao aplicar o assunto em sala de aula, percebi que os alunos compararam as semelhanas e as diferenas entre o trabalho infantil da Revoluo Industrial Inglesa com o trabalho infantil nos dias de hoje. Tambm comentaram e criticaram assuntos atuais envolvendo crianas, como a prostituio infantil nas cidades maiores. Tambm tentamos juntos elaborar solues para estes problemas, visto que, mesmo com o Estatuto da Criana e do Adolescente muita coisa ainda se encontra errada. Diante dos resultados apresentados, foi feita uma implementao pedaggica junto aos professores.

19

7 IMPLEMENTAO PEDAGGICA A Implementao Pedaggica do tema: O TRABALHO INFANTIL NA REVOLUO INDUSTRIAL INGLESA, foi bem aceita na escola. Durante oito encontros de quatro horas cada, estudou-se e discutiu-se o Projeto de Implementao Pedaggica na Escola e a Produo Didtico-Pedaggica, que um Caderno Pedaggico sobre o tema. Quando se trabalhou o Projeto de Interveno Pedaggica na Escola, os professores observaram que o livro didtico de grande importncia no trabalho pedaggico, porm, contm falhas por ser a viso de apenas alguns autores sobre um fato histrico e que quando se busca diretamente nas fontes o fato histrico, o assunto a ser trabalhado com os alunos torna-se muito mais rico. Alm disso, concluram que o livro didtico incompleto e no deve ser seguido como se fosse uma Bblia. Outra observao importante foi a da relao do contedo do tema com as propostas das Diretrizes de Histria do Estado do Paran. Quanto aos autores que fundamentam o tema, foi com grande satisfao os olhares sobre o passado que eles proporcionaram verificando-se em todos os professores que o tema de estudo realmente importante e muito relevante. Em relao ao Caderno Pedaggico, procurou-se no item Contexto da Revoluo Industrial, elaborar um Conceito de Revoluo Industrial, mas optou-se em deixar que, atravs do uso das fontes histricas com os autores consagrados, cada professor estabelecesse uma concluso com seus alunos, pois no se obteve consenso entre os professores para estabelecer um conceito de Revoluo Industrial, inclusive havia posies muito antagnicas com alguns professores defendo uma viso extremamente progressista de Revoluo Industrial e outros no. Entretanto, ao se discutir as condies de vida e de trabalho da poca, bem como a situao das cidades, foram realizadas colocaes pelos professores que serviram para que todos entendessem que era normal a situao em que se vivia, e que somente aps reflexes intelectuais que foi esclarecido naqueles tempos que para a maioria das classes populares a situao era extremamente precria, o que gerou conflitos sociais at evoluir para melhores condies. Ao estudar-se o trabalho infantil, o interesse cresceu mais ainda, visto que nas escolas estaduais, grande parcela dos alunos so trabalhadores, ou filhos de trabalhadores. Portanto a identificao deles com o tema tambm deixou os professores mais interessados em estud-lo e aprofund-lo, pois observa-se ainda hoje alunos que trabalham em situaes em que a lei

20

no respeitada. E para auxiliar a construo de uma viso mais ntida da poca assistiu-se ao filme Padre DAENS (2006) que aborda o trabalho infantil na poca da Revoluo Industrial. 8 CONCLUSO Os professores se sentiram motivados a trabalhar essa temtica, e ao mesmo tempo discutiram sua relao com a realidade atual, pois, no se deve deixar de analis-la e contrast-la com o processo histrico, para que, atravs da reflexo se busquem novos e melhores caminhos rumo a felicidade de todos. Por isso, ao verificar-se a idade com que a criana ia para o trabalho, a carga horria, as condies de trabalho, de moradia, de alimentao, de sade, enfim, o mundo da criana, foi chocante para todos. Procurou-se abordar esse assunto com os alunos, propiciando-lhes uma viso crtica desse tema que mesmo nos dias atuais, merece muita ateno. Todos concordaram que o trabalho infantil precisa ser combatido e que lugar de criana na escola, para receberem uma formao que lhes propicie tornarem-se cidados conscientes de seus direitos e de seus deveres. Terminada a implementao do Caderno Pedaggico na escola, foi uma satisfao geral essa maneira de trabalhar uma tema de Histria, utilizando-se de vrias fontes, e deixando para os alunos a sua concluso pessoal e final, superando uma viso de Histria pronta e acabada para sempre.

21

REFERNCIAS ALVIM, Roberto. O trabalho infanto-juvenil em discusso. Terceirizao: diversidade e negociao no mundo do trabalho. So Paulo: Hucitec, 1994. ARRUDA, Jos Jobson de Andrade. Revoluo industrial e capitalismo. Brasiliense, 1984. So Paulo:

BRASIL. Lei n 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf1/proejalei9394.pdf . Acesso em 25 nov. 2009. ENGEL, G. I. Pesquisa-ao. Curitiba: Editora da UFPR, 2000, n. 16, p. 181-191. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1996. HOBSBAWM, Eric J. A era das revolues. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. HUBERMAN, Leo. Histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. MAGALHES FILHO, Francisco de B.B. de Histria Econmica. So Paulo: Sugestes Literrias, 1975. MARTINS, Jose de Souza. A infncia breve na sociedade indiferente. O Estado de So Paulo, 3 dezembro 2006. Caderno Alis, p. 14. MELANI, Maria Raquel Apolinrio. Moderna, 2006. Projeto Ararib: Histria 7. srie. So Paulo:

MINHARRO, Erotilde dos Santos Ribeiro. A criana e o adolescente no direito do trabalho. So Paulo: LTr, 2003. NEVES, Danuel. A perverso do trabalho infantil: lgicas sociais e alternativa de preveno. Niteri: Intertexto, 1999. PORTAL BRASIL. Revoluo industrial. Disponvel em: http://www.portalbrasil.net/historiageral_revolucaoindustrial.htm Acesso em 15 nov. 2009. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ao. So Paulo: Cortez, 1985. THOMPSON, Edward Palmer. A formao da classe operria inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. WEBER, Max. Histria geral da economia. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1968.

Potrebbero piacerti anche