Sei sulla pagina 1di 5

Faculdade Flamingo Anlise e Desenvolvimento de Sistemas

Governana aplicada em TI Trabalho 1 Governana de TI

Prof. Jorge Pereira dos Santos

So Paulo 2013

1- Quais arqutipos de Governana apresentados no texto de acordo com as decises que foram tomadas? Mostre isto atravs da Matriz de Arranjos de Governana. Monarquia de Negcio: Fez o investimento de 11 bilhes nos princpios da TI, mas afetando a empresa como todo, e nos seus objetivos. Monarquia de TI: Definiu a arquitetura e os processos do negocio relacionado a TI, as definies dos dados, as definies das aplicaes e sua arquitetura tecnolgica. Federalismo: Ajudou a com as estratgias de infraestrutura de TI e os objetivos principais da UPS, como na coordenao dos servios de TI coordenado de maneira centralizada, nas necessidades de aplicaes de negcio.

2- Elenque os principais ativos utilizados para aplicao da Governana da UPS e descreva quais so as aes dos mesmos. Ativos financeiros: A alta gerencia da UPS investiu 11 bilhes de dlares em tecnologia ao longo dos dez anos.

Ativos fsicos: Eles investiram dinheiro para criar um centro de banco de dados de ultima gerao, contratar peritos tcnicos criar uma rede global, desenvolver banco de dados compartilhveis, implementar aplicaes comuns a toda empresa e construir um ambiente redundante de operaes para proteger de desastres.

Ativos humanos: Junto com CEO Nelson, tambm vinha juntamente o seu CIO e todo um comit de governana de TI O CIO estava preocupado como as coisas que eles estavam fazendo com a tecnologia vinha corroendo para a participao da UPS no mercado de servios areos.

Ativos de PI: Os membros do comit trabalhavam para manter o comprometimento da empresa com os padres no restrinja inadvertidamente a flexibilidade da empresa, incluiu o financiamento de cadeias de suprimentos e a logstica de partes de servios, cuja necessidade tecnolgica difere das dos negcios de entrega de pacotes.

Ativos de informao de TI: Ao longo que o comit exclusivo de TI cuida da arquitetura e das decises, a equipe executiva da UPS definiu quatro processos interfuncionais para a empresa, administrao do relacionamento com o cliente, administrao das informaes do cliente, administrao dos pacotes e a administrao dos produtos.

Ativos de relacionamento: Temos os departamentos se comunicando um com o outro (interagindo), e o relacionamento com o cliente sobre os servios prestados.

3- No texto existe a dependncia do negcio em relao a TI. Descreva qual impacto da TI nas Operaes chaves e tambm o impacto da TI na estratgia chave na UPS. A UPS tem a dependncia com a TI, pois concilia a tecnologia de TI com os servios areos desde o mecanismo tecnolgico de um avio at cadastramento de dados da empresa sendo fundamental e eficaz a dependncia da TI no negcio. A UPS visou o investimento da TI para melhorias na segurana, na operao de negcio e liderana no mercado. 4- O Ciclo da Governana de TI para UPS ser constante. Descreva o que foi utilizado pela UPS para resolver o seu problema utilizando os conceitos abaixo: Alinhamento Estratgico e Compliance;

O alinhamento adotado foi contratar peritos tcnicos para a criao de uma rede global, o banco de dados compartilhvel, aplicaes comuns a toda empresa, assim unificando os processos de operaes e protegendo contra desastres. Deciso, compromisso, priorizao e Alocao de Recursos; A deciso foi tomada pela liderana de Oz Nelson o CEO da UPS e a alta gerncia (comit de diretrizes de TI), a UPS investiu um valor visando mudana na estratgia da empresa para manter se na liderana do mercado competitivo. Estrutura, processos, operaes e Gesto;

O Comit institui um ambiente altamente centralizado e padronizado da tecnologia da informao para assegurar a confiabilidade, boa relao de custo/ benefcio, consistncia dos servios prestados aos clientes e o acesso fcil pelos clientes aos dados sobre os pacotes. Para resolver os processos a equipe executiva da USP definiu os quatros processos centrais interfuncionais da empresa: a administrao do relacionamento com o cliente, administrao das informaes do cliente, a administrao dos pacotes e as administraes dos produtos, em relao s operaes qualquer pessoa na empresa pode apresentar anteprojetos a uma equipe de processo. O anteprojeto especifica os custos e os benefcios esperados do potencial projeto. As equipes de processo analisam os anteprojetos e submetem os de maior prioridade ao Comit de diretrizes. Gesto e Valor e do Desempenho.

A UPS investiu um valor para a TI visando uma flexibilidade nos negcios para que conseguisse ficar na liderana do mercado, para que esse investimento que foi de 11 bilhes de dlares tivesse um resultado positivo no objetivo da UPS. Houve tambm um reconhecimento dos valores da TI sobre os negcios da empresa, com isso houve o beneficiamento sobre as iniciativas que foram tomadas pela UPS.

Rodrigo Pinheiro Rogrio Martins Roseli Alves Vanessa Oliveira Wilson Conceio

Potrebbero piacerti anche