Sei sulla pagina 1di 3

FUNDAO TCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA TRANSMISSO DE CALOR

CONCEITOS E APLICAES DOS MODOS DE TRANSMISSO DE CALOR

PROFESSOR: DERLY FERREIRA DOS SANTOS ALUNO: HELENO DE FREITAS TURMA: E341M

DEFINIES, CONCEITOS E APLICAES USUAIS

CALOR Segundo definio do dicionrio Aurlio, calor ... a forma de energia que se transfere de um sistema para o outro em virtude duma diferena de temperatura existente entre os dois, e que se distingue das outras formas de energia porque, como o trabalho, s se manifesta num processo de transformao.1 Desta definio de calor pode-se observar que o calor nada mais do que uma forma de energia em trnsito. A maneira com que esta energia altera as propriedades de um sistema no estado de equilbrio escopo do estudo da Termodinmica Clssica. J os efeitos que ocorrem durante o processo da transmisso de energia em forma de calor escopo da Transferncia de Calor. Dentre estes efeitos, exalta-se a variao da taxa temporal de transmisso de calor (varivel no considerada na termodinmica). Os principais princpios da Termodinmica devem estar bem assimilados a fim de se absorver o contedo deste trabalho de forma efetiva.

CONDUO2 A conduo um processo pelo qual o calor flui de uma regio de temperatura mais alta para outra temperatura mais baixa, dentro de um meio (slido, lquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato fsico direto.3 Essa explicao abrange tanto a apresentao da Segunda Lei da Termodinmica, quando se diz que a transmisso de calor parte de uma regio de temperatura mais alta para outra de temperatura mais baixa, quanto a definio especfica do processo de transmisso de calor por Conduo: ... em contato fsico direto. Portanto, a transmisso de calor por Conduo ocorre quando corpos em diferentes temperaturas esto literalmente encostados um no outro. A energia (calor) do corpo de temperatura mais alta agita as molculas do corpo de temperatura mais baixa, fazendo com que a energia cintica mdia das molculas deste ltimo se eleve aumentando, assim, sua energia interna. Consequentemente, a temperatura do corpo que est recebendo a energia em forma de calor se eleva at o estado de equilbrio. Para ilustrar esse fenmeno, imagina-se um bule com gua fervendo ao fogo. O fogo aquece o bule, o qual, por conduo, aquece a parcela de lquido que est em contato direto com o mesmo. Esta transmisso de calor a nica maneira de que o calor pode ser transmitido entre corpos slidos opacos. J em meios lquidos, a conduo tambm apresenta grande importncia, embora esteja, quase sempre, relacionada com outros meios de transmisso de calor.

1 2 3

Ferreira, Aurlio Buarque de Holanda, Novo Dicionrio Aurlio, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, Brasil. P.258. Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 1 a 21. Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 3.

RADIAO4 A radiao um processo pelo qual o calor transmitido de um corpo de alta temperatura para um de mais baixa quando tais corpos esto separados no espao, ainda que exista vcuo entre eles.5 Por esta definio, v-se que no h necessidade de um contato fsico entre os corpos para que a energia (em forma de calor) seja transmitida entre eles. Ao calor transmitido desta forma d-se o nome de calor radiante. Esta forma de energia se assemelha fenomenologicamente radiao da luz, diferindo-se apenas nos comprimentos de onda. A transmisso do calor radiante ocorre na forma de quanta (pores discretamente definidas) de energia. Para ilustrar este fenmeno, tenta-se imaginar como a energia solar transmitida para os demais astros (a Terra, por exemplo), sendo que h praticamente vcuo entre eles. Nas nossas prticas, o calor radiante tem vital importncia no projeto de, por exemplo, uma caldeira. Alm da energia que transmitida do combustvel queimado para as paredes da caldeira, existe tambm uma parcela de calor radiante que transmitido para os seus demais componentes. Portanto, existem peas que devem ser adicionadas caldeira de forma a proteger, por exemplo, os superheaters deste calor radiante excessivo.6 Todos os corpos que possuem temperatura absoluta diferente de zero emitem calor radiante, porm, dependendo da composio do corpo e de outros requisitos, esta quantidade pode ser maior ou menor.

CONVECO7 A conveco o processo de transporte de energia pela ao combinada da conduo de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura. A conveco importante principalmente como mecanismo de transferncia de energia entre uma superfcie slida e um lquido ou gs.8 Em um fluido, onde a mobilidade das partculas grande, as partculas aquecidas pelo contato direto com a superfcie slida tendem a migrar para locais onde as temperaturas so mais baixas. Esta movimentao de partculas acarreta uma transferncia de energia de uma posio para a outra, caracterizando a transmisso de calor por conveco. Para exemplificar, toma-se novamente o exemplo do bule com a gua adotado para a conduo. Inicialmente, o calor do bule (superfcie slida) transmitido para as molculas da gua que esto em contato direto com o mesmo, por conduo. Aps estas molculas possurem uma certa quantidade de energia (calor), elas migraro para as posies do fluido onde a temperatura menor, transmitido o calor para as outras partculas. Isto pode ser visivelmente constatado ao se observar este fenmeno. medida que o lquido vai se esquentando, este comea a se movimentar cada vez mais rpido, transmitindo o calor para as demais partculas. Neste caso, como o lquido se movimenta livremente devida a diferena de temperatura, diz-se que se trata de conveco livre. Em casos onde a mistura causada por algum agente externo, como bombas ou ventiladores, por exemplo, diz-se que se trata conveco forada.

4 5 6 7 8

Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 1 a 21. Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 4. Li, K. W., e A. P. Priddy, Power Plant System Design. 1985. John Wiley & Sons Inc., New York City, USA. p. 138 a 142. Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 1 a 21. Kreith, F. e Bohn, M.S., Princpios de Transferncia de Calor, 1977, Editora Edgard Blcher, So Paulo p. 4.

Potrebbero piacerti anche