Sei sulla pagina 1di 28

06/02/13

Planode Estudo
Empresa em crise Reforma do Direito Falimentar Instaurao da falncia: pressupostos falimentares e princpios do Direito Falimentar Caractersticas do Direito Falimentar Sujeitos do Direito Falimentar: a)sujeito ativo; b)sujeito passivo Pressupostos: a) Impontualidade injustificada; b) execuo frustrada; c) Atos de falncia. Competncia e universalidade do juzo Falimentar

Manoel Justino Ferreira: Comentrios ao Direito Falimentar

Estgio Estgio 1

13:30 as 17:00 comea dia

Teras feiras so as turmas trs e a e trs e b Quartas feiras so as turmas quatro eC e quatro eD Quinta feira so as turmas quatro eE e quatro eF Sbado so as turmas quatro eG e quatro eH

Os alunos devem, realizar a mtrcula com a Professora Andria ou com a estagiria Carla que fica no ncleo de praticas jurdicas das 13:30 18:00 de segunda a sextas-feiras

13/02/13

Falncia
1. OrigenshistricasdoDireitoFalimentar

a) RomaAntiga: Devedor/obrigao/liberdade/vida Garantia:pessoadodevedor Esse o momento histrico em que ocorreu as primeiras citaes, preceitos do direito Falimentar, o interessante desta fase histrica ofatodequeodevedortantopessoafsicacomoempresrio garantiaopagamentodadividacomaprpriavidaouliberdade,sua liberdadeestavasubordinadaadvida,tornavaseodevedorportanto escravo do credor, ou este lhe tirava parte do corpo caso o devedor recusasseatornarseescravo,perdiapartedocorpoouapr priavida. Trataseatualmentedealgoabsurdo,emqueodevedorobrigavasea concederaprpriavidaouliberdadecasonopagasseadvida. No h como falar neste momento histrico em direito Falimentarpoisaspessoas,jurdicaefsicaconfundemse.

b)LexPoeteliaPapiria(428a.c.)

Proibiu:encarceramento,escravido,mortedodevedor

Responsabilidadepessoal

Responsabilidadepatrimonial

Garantia:Bensdodevedor/pessoa

Como progresso do homem que est ligado ao progresso econmicoesocial,umestatutoproibiuagarantiapessoaldad vida,o quepassaagarantiradividaagora opatrimnio.Masmesmocom esta mudana a pessoa do devedor ainda confundida, o sujeito Falimentaraindaomesmo,tantoapessoafsicacomoajurdica,esto misturadasquantoadvida.

C)CdigoJustiniano Previsomissioinpossessiobonorum:execuoespecialcontra odevedorinsolvente.

Por esta execuo especial, os credores adquiriram a posse comumdosbensdodevedor,queeramadministradosporumcurador (curatorbonorum).

Buscouumasoluoaocasododevedorinsolvente,queno possuimeiosdepagaradvida.AtravsdocdigodeJustinianohouve

acriaodeummeioespecficodepagamentodadvida,houveum compartilhamento em relao aos credores, ou seja, os credores passaramasersolidrios,passaramareceberadvidapormeiodeparte do patrimnio, as partes do patrimnio do devedor que cabem aos credores sero proporcionais a dvida que assumiu o devedor. A execuo concursal trs uma eficcia muito maior que a execuo singular, a concursal aproximase mais da eficcia de pagamento da dvida. O credor que garantir o pagamento da dvida aquele que primeiroexecutarodevedor,garantindoassimsuaparceladad vida.A coletividade na empresa quanto ao pagamento de dvidas mais importantequeasingularidade,sehvriosclientesdevedoresemuma empresaopatrimniodestaafetado. Na falncia a viso de recebimento de dvida coletiva, os empresriosnacondiodecredorespodemrecebermaisfacilmentea dvidasejuntosexecutaremodevedoremcomum.

Ento todos os credores adquiriram o direito de vender os bensdodevedor,comointuitodesaldaradvidaqueestetinhacom todosaqueles.(execuoconcursal) Percebeuse que muito mais fcil receber a dvida coletivamente.

PrecursordodireitoFalimentar:carterrepressivo.

O carter atual de recuperao, de recuperao da dvida, antesocartererarepressivocomointuitodepassarodevedorpara trs.

Finalidade: punio do devedor e no a satisfao dos crditos

Aplicao:qualquerpessoa,tantoafsicacomoajurdica,no houveportantomudanaquantoaosujeitodadvida.

d)CdigodeNapoleo1808 Direitoprivado:diviso/objetivao/direitocomercial. Trouxe regras de direito Falimentar aplicveis aos comerciantes/devedores/insolventes. Devedor/insolvncia/civil:regrasgerais.

Finalidade:repressiva

Comercianteeraaquelequepraticavaosatosdecomrcio,que eram aqueles determinados expressamente pela lei. Neste momento histricoocomercianteeraaqueleasseguradolegalmente,aquiacabaa confuso entre pessoa fsica e jurdica, o direito civil e o direito comercialpassamaagirdeformaautnoma, spessoasfsicaspassou se a aplicar o cdigo civil e aos comerciantes o cdigo comercial, portantohouveavanoemrelaoaosujeito.

e)Apartirdarevoluoindustrial Mudanadefinalidade:repressiva/restaurativa Falncia: sentido pejorativo/ devedor desonesto/ fenmeno normal/riscodonegcio. Finalmente ocorre o avano derradeiro, h a mudana do carternosentidoderestauraraempresa,avis odequeoempresrio eraenganadorcaiporterra,admitesequehNfatoresquepodemfazer uma empresa crescer mas tambm h N fatores que podem fazla quebrar. O empresrio ao praticar a atividade comercial, empresarial passaaassumirosriscosdeseunegcio,portantoofatodeassumir dvidas tornase algo comum neste meio. Atravs do carter restaurativo buscase solucionar o problema do devedor visando sua manuteno.

f)ModernaconcepododireitoFalimentar: Oreconhecimentodafunosocialdaempresafezcomqueo legisladorpercebesseque,muitasvezes,apermannciadodevedor em crise mais benfica do que a imediata excluso do meio empresarial,anteapossibilidadedesuarecuperaoedaconsequente manutenodesuaatividadeeconmicaquegeraempregos,tributos econtribuiparaoprogressoeconmicoesocial. A falncia mesmo decretada mantm o estabelecimento empresarial de portas abertas, mesmo que haja a fal ncia feito o possvelparaqueosquedelanecessitamnosejamprejudicados.

2.DireitoFalimentarnoBrasil
a) Colonizaomeadosde1800 Ordenaes do Reino: Direito Italiano/regras falimentares repressivas. O direito Falimentar no Brasil careceu de legisla o, as ordenaesdoreinoforamasFilipinas,ManuelinaseAfonsinas,estas ordenaesseguiamoestatutoitaliano,emborahouvesseavan oneste estatutoocartereraaindaorepressivo.

Alvar de 1756 (Marques de Pombal) devedor obrigado: comparecerajuntacomercialeentregaraschavesdeseusarmazns, seulivroDirioedeclararseusbens. Issodemonstraocarterrepressivodocomerciantedevedor.Os bens eram os da sociedade empresria do devedor e seus bens particulares. Patrimnioeraliquidado:90%credorese10%devedores. Seistonobastasseoscredoresvendiamtodoopatrimniodo devedorsendoque90%dovalorliquidadoficavacomoscredorese 10%comodevedor.Atualmentedevidoasformasdesociedade,asmais comunsLTDAesociedadeannimaquandoassumemdvidasnoh liquidaodopatrimniodossciosenquantopessoasfsicas,somente comopessoasjurdicas,ealiquidaodopatrimnioempresarialno total.

Responderporquehouveodesaparecimentodaconcordataeo aparecimentodarecuperaojudicialeextrajudicial.

b) Lei Boa Razo: Introduziu preceitos do Cdigo Comercial Francs. Tendo em vista que as ordenaes eram regulamentos repulsivosemqueoempresrioperdiaquasetodososseusbenshouve acriaoda Lei da BoaRazoem que sepercebeuquese falavade comerciantes,empresrios,nodapessoafsicaesimdapessoajurdica portantodeviamresponderpelasdvidassomenteestaltima.

c)CdigoComercialde1850:parteterceiratratavadasquebrase oRegulamento738doprocessoFalimentar. Foi oprimeiro regulamento, aprimeira legisla o Falimentar vigente no Brasil, o termo quebra persiste at a contemporaneidade como sinnimo de falncia. O cdigo comercial tratava do direito materialeoregulamentotratavadoprocessoFalimentar.

d) Decretolei 7661/45: reformulao do direito Falimentar. Adotou o sistema da impontualidade e da enumera o legal como critriosdecaracterizaodainsolvnciadodevedor. Adotou o critrio da impontualidade, no basta ter como critrioafaltadepatrimnioparadecretarafalncia,adecretaoda falnciadeveseranalisadasobrecritriosespecficospoisafalnciade

umaempresapodegerarconsequnciassocioeconomicas,portantoum procedimentoquedeveseranalisadocomcuidado.

e) Lei 11.101/2005: Princpio da preservao da empresa. Valorizaodotrabalhohumanoelivreiniciativa. Diferente do Dec. lei 7.661, h aqui o critrio da impontualidadeinjustificada,ofatodehaverumacrisen ojustificasua falncia,enquantoexistirumpatrimnioquepossaarcarcomasdvidas falaseapenasemcrisefinanceiraenoeconmica.Aimpontualidade injustificada se refere ao fato de o empres rio devedor no pagar a dvidaenojustificla.

Principal distino entre a lei 11.101/2005 e o Decretolei 7661/45: Decretolei7661/45:TtuloXDasconcordatas; Lei11.101/2005:CapituloII,IIIeIVDarecuperaoJudicial eExtrajudicialdaempresa

Demaisdistines: aumentodoprazodecontestao:24horaspara10dias; Esteprazodecontestaoinviabilizavaodepsitoilisivo,no erapossvelqueaempresadanoiteparaodiaefetuasseopagamentoda dvida. ImpontualidadeInjustificada:dvidasuperiora40salrios mnimos;

ReduodaparticipaodoMPnoprocessoFalimentar; OMPtemvisorepressivaenquantonafalnciabuscasea restauraodaempresa.

Alterao de regras relativas ao sndico: passou a ser de administradorjudicial; Devehaverpreservaodopatrimnioquegarantaadivida pois quando feita a liquidao um valor a este patrimnio deve ser agregado, se este estiver deteriorado no garantir a dvida ou ter preobaixo. Mudananaordemdeclassificaodoscrditos; H oscredorestrabalhistasdepoisoscredorescomgarantia real (ex: bancos que fazem emprstimos mas querem um bem em garantia)eporltimoofisco. Previsodecrditosextraconcursais; Os credores concursais so os que trabalham diretamente paraaadministraodaempresa(administrador,contador, faxineira) temodireitodeexigirsuaparte. Criaodafiguradarecuperaoextrajudicial; Fimdamedidacautelardeverificaodecontas; Mudananasregrasdaaorevocatria;

20/02/13

Crisenaempresa
Econmicas: vendas, produtos e servios no se realizam na quantidadenecessriaamanutenodonegcio. As vezes ela acaba gerando crise financeira e posteriormente patrimonial.Nestecasonohnecessariamenteinsolvncia.

Financeira:faltadinheiroemcaixaparapagarasobrigaes. Patrimonial: se as dvidas superam os bens da sociedade empresria. importanteestadistinoparadistinguirainsolvnciadapessoa fsicaedajurdica,destaultima(asociedadeempresria)ainsolvncia PRESUMIDA,istoverificaseatravsdedeterminadosatospraticados por ela, a sociedade empresria, como por ex. a impontualidade injustificada,LeiFalimentarart.94,incisoI(lei11.101/2005)paraque sejadecretadaafalnciaindependedeaempresaestarpassandopor umacrise.

Independentedotipodecrisenaempresa:
1.Objetivo

Lei 11.101/2005: dar oportunidade ao empresrio em crise para recuperarse. Nacontestaopodeoempresrioelidir,efetuarodepsitoda quantiadevida.

2.Conceitodefalncia: formadeexecuoconcursaldosbensdo empresriodevedorqueestejajuridicamenteinsolvente.(presumida)

Concursal:empresrionotembenssuficientesparagarantira satisfao dos credores de forma isolada/individual. Nesse caso o empresrio deve se submeter a execuo concursal onde todos os credores possam ser tratados de forma paritria, de acordo com a naturezadeseuscrditos. Os credores so tratados com igualdade de acordo com a naturezadeseuscrditos.

3.Naturezajurdicadafalncia: A falncia sempre se situou na esfera do direito mercantil. Entretantoporapresentarumagrandediversidadederegrasapresenta natureza sui generis (que no se confunde e nem absorvida por nenhumdosramosdodireito). Possui princpios e diretrizes prprias que a distingue de todos essesramoseacaracterizaperfeitamente. Esta legislao aproveitou alguns institutos de alguns ramos do direitooriginandolegislaoprpria.

Opedidodeumdoscredoresalcanatodososdemais,ojuizdar umprazoparaquetodososcredoresvenhamehabilitemseuscr ditos. EmborahajaumnicopedidoaexecuoFalimentarconcursal.

SujeitodoDireitoFalimentar
SujeitoAtivo: qualquerdoscredores,oprpriodevedornaforma deautofalncia,esposaefilhosdoempresriofalidoeoesplio.

Sujeito passivo: empresrio que referese ao empresrio


individualesociedadeempresria.

MedigaseporventuraasociedadedeadvogadosTicoticonofub podefalir?Justifiquesuareposta Art.982,capute966, nico(sosociedadessimples)eart.2da Lei11.101/05.AsociedadedeadvogadostemregistronaOABen ona JuntaComercial,outromotivoparaqueelanovenhaafalir.

OSICOBenquantocooperativapodevirafalncia? Art.982, nicoe966, nico(sosociedadessimples)eart.2,II daLei11.101/05.Acooperativapornoterfinslucrativosnoexercem atividadeempresarialpoisaatividadeempresarialtemporfimolucro, isso a exclui da legislao falimentar. A cooperativa exerce atividade econmicanoempresarial.

27/02/13
Execuoporquantia Execuoporquantia Falncia(empresrio) certacontradevedor certacontradevedor solvente(pessoafsica) insolvente(pessoa fsica) Regrageral:CPC,646e 1 Fase: Cognitiva Declarao de seguintes insolvncia do devedor: CPC, 741 ao 762. Objetivo: formular norma concreta que constitui o devedor na condio jurdica de insolvente. Lei11.101/2005 Execuoconcursodo devedor 1fase:declaraode insolvnciado devedorempresrioe decretaodefalncia.

Execuoporquantia Execuoporquantia Falncia(empresrio) certacontradevedor certacontradevedor solvente(pessoafsica) insolvente(pessoa fsica) Procedimentos ExecutivosEspeciais:a) prestaodealimentos, CPCart.732e seguintes; b)contraainsolvente fazendapblica,art. 730doCPC; c)fiscal,Lei6.830/80 Obs: Insolvncia Civil:ainsolvncia umestadoqueseda quandoasdvidasda pessoafsica excederema importnciadosbens dodevedor. ValdomiroBulgareli Insolvncia presumida: ocorre em razo dos atos praticados pelo empresrio. Se o empresrio praticar impontualidade injustificada, execuo forcada ou atos de falncia pode ser declarada a falncia. 2 Fase: Executiva. Execuo propriamentedita. Objetivo:realizara execuoemprolde todososcredores, sobretodoo patrimniodo executado. 2Fase:execuo propriamentedita comahabilitaode creditodoscredorese liquidaodo patrimnio.

Execuocoletivaeuniversal AspectoProcedimental:

Execuoindividualesingular Aspectoprocedimental:

Execuocoletivaeuniversal Aexecuodestinaseaatuara normajurdicaconcretasobretoda auniversalidadedopatrimniodo executado

Execuoindividualesingular Aatuaodanormaconcreta aproveitaapenasaalgumou algunsdoscredoresque promoveramindividualmentea execuo.

Nohindividualizaodobema H individualizao do bem a ser serexpropriado,consequentemente expropriado; todoopatrimnioserexecutado; Oprodutodaexecuodestinado Oprodutodaexecuo atodososcredoresdoexecutado destinadounicamenteao exequente(oautordaexecuo)

Execuoconcursaldosdevedores Execuoconcursaldosdevedores (noempresrio) (empresrio) Regimejurdicodainsolvnciacivil: Regimejurdicofalimentar CPC748eseguintes. calcadonainsolvnciapresumida: *Patrimnio Lei11.101/05 *Atividade:oatopraticadopelo empresrioqueconstituiua insolvncia.

Execuoconcursaldosdevedores Execuoconcursaldosdevedores (noempresrio) (empresrio) Obsprincipaldistino:aodevedor empresrioaleifalimentarconcede apossibilidadedeseextinguiras obrigaesdesdequesatisfeita umapartedasdvidasart.158,II daLF,portantonafalnciadepois dasatisfaointegraldoscredores privilegiados(ostrabalhistas,com garantiareal,tributrios),seos recursosforemsuficientespara saldarmaisdametade(50%mais um)doscredoresquirografrios (credorquenopossuigarantia real)oquenoforpagoser extinto.Logoodevedorcivilno possuiomesmobenefciodo regimefalimentaremrazoda naturezadaprpriadvida restandoaextinosomentecomo pagamentointegraldadvida, comopreconizaoart.774doCPC.

06/03/13
ResoluodasQuestes
6Peticoinicialdocredor:demonstrarasituaodeinsolvabilidade dodevedor,pedirdecretaodainsolvnciacivildodevedorejuntar

ttulojudicialouextrajudicialliquido,certoeexig vel.Art.748e750do CPC.

7apetioinicialdeveconterjuzocompetentequedodomiciliodo devedor,adescriodasituaodedesequilbrioeconmico,arelao nominal de credores, a indicao do domicilio dos credores, a importncia e natureza do crdito, a individuao de bens com a estimativadovalordecadaum.CPC,art.760,I,IIeIII

8vencimentoantecipadodasdvidas,art.751,IdoCPC,arrecadao dosbensdodevedorquesejamsuscetveisdepenhora,tantoosatuais quanto os adquiridos no curso do processo, art. 751, II do CPC, impedimentodequeodevedoradministreoudisponhadeseusbensat aliquidaodamassa,art.752doCPCiniciodaexecuoporconcurso universaldeseuscredores.

10Apreensodetodososbenssuscetveisdepenhorapormeioda arrecadao, alienao destes bens apreendidos por intermdio de expropriaojudicialepagamentodoprodutodaexpropriaoforcada aos credores nas respectivas propores de cada um respeitando as preferenciaslegais. 11Sim,dependedeverificaoeclassificaodoscrditos,art.768 773doCPC, consideradoumincidentecognitivolateralaexecu o universal.

12No,naoprecisaesperarnemoseuiniciooudesfeixoparaserem realizados.Entretantoopagamentos poder serrealizadosesouber qualoesquemadapartilha.

13identificaroscredores,verificarquaisdestescredoresgozamde situaopreferencialeverificarquantoquecadacredorirreceber.

14Osujeito empresrio,ainsolvncia presumida eadmitea extinodasobrigaesdesdequesatisfeitaumapartedasdvidas.Lei de falencias, art. 158, II. O sujeito pessoa fsica, a insolvncia patrimonial e as obrigacoes do devedor civil s se extinguem com o pagamentointegraldadvida.art.774doCPC.

LeideFalncia(lein.11.101/05)

Art.1:Estaleiseaplicaaoempresrio(CC,art.966)
SociedadeEmpresria

EmpresrioIndividual

Legitimidade Passiva: Sociedade Empresria; Empresrio Individual


Emmomentoalgumtrataradepessoafsica.

RegraGeral,LF,art.1c/cart.966doCC. Exceo a regra geral: absolutamente excludos; relativamente excludos

AAtualleiafastaaaplicabilidadedestassociedadessimples

Absolutamenteexcludos: Conformeoart.2,inc.IdaLFnoseaplicaestalei.
1) Empresaspublicas:sociedadesempresariasinstitudaspelo poder pblico, para a explorao de atividade econmica, que convmaadministraopblica. dotada de personalidade jurdica semelhante e da empresa privada,compatrimnioprprio,pertencentedemaneiraexclusivaa Unioouaentidadespblicas.Ex:correios,CaixaEconmicaFederal. H aexclusopoisnoseadmiteafalnciadestasempresasque so administradas pelo poder pblico, tanto federal como estadual. Quando estas empresas encontramse em estado de insolvncia elas renemseemassembliaparaapresentarumasoluodesteproblema.

2) Sociedade de Economia Mista: criada por lei, com personalidade de direito privado. Destinase a explorao de atividadeeconmicasempresobaformadesociedadeannima.

Pessoajurdicaconstitudadecapitalpblicoeprivado.

Asaescomdireitoavotopertencemmajoritariamenteao poderpblico, logo,opoderpblico quedetmocontrole dA sociedade.Ex:PetrobrseBB.

Comfundamentonointeressepblicoolegisladorresolve deixar legislaoespecialarecuperaoeainsolvnciadestas sociedades.

Por equiparao s sociedades de economia mista e empresaspblicas,tambmnoseaplicaoregimefalimentar.

Seporventuraaempresapublicaouasociedadedeeconomia mistavieraficarinsolvente,ter quepagartodososcredores,nose aplicandoaoscredoresquirografriosaregrado50%maisum,poisa elasnoaplicaseoregimefalimentar.

Relativamenteexcludos
a) Cmaras ou prestadoras de servios de compensao e de liquidaofinanceira(LF,art.194): Organismosqueasseguramocumprimentodetodososcontratos, eliminandooriscodecredito.Paraisso,colocaseentreocompradore o vendedor efetuando todas as liquidaes dos ttulos, ou seja, comprandoostitulosdequemvendeevendendoosdequemcompra.

Tem suas obrigaes liquidadas de acordo com os seus regulamentos, aprovados pelo BACEN. Aplicase a liquidao extrajudicial.

Sao cmaras criadas pela resoluo do BACEN. A cmaras verificamquaisinstituiesfinanceirasestoemestadopr falimentar, sendoassimelasaplicamsubsdiosepagamasdividasbuscandosalvar estainstituiofinanceira,ofatodeainstituiofinanceiravirafalir podecausargrandedesequilbrioeconmico.

13/03/13
b) Concessionrias de servios pblicos: sao aquelas que

prestamservioemlugardoEstado.
Se for concessionaria de servico publico de capital privado h aplicacaodaLeiFalimentar.AVIAPARumexemplodeconcessionaria de servico publico de capital privado, sendo assim h aplicacao do regimefalimentaretodososdispositivosrelativosaele. Comoaquitratasedeconcessionariadeservicopublicodecapital publiconaohaaplicacaodaLF.Casoadecapitalprivadovenhaaficar insolventeoEstadoatornasolvente.

O Estado celebra contrato com a concessionria, atravs de licitaoouprivatizao,paraqueentidadesprivadasassumam, medianteremunerao,odeverdeprestarserviospopulao.

b.1 Concessionrias de capital misto: quando se tratar de concessionrias constitudas na forma de empresa pblica ou sociedadedeeconomiamista,emcasodeinsolvncia,estassero totalmenteexcludasdoregimefalimentar. Ex:Eletrobrs
O Estado responsabilizase pela insolvencia dessas empresas em razaodosservicospblicoqueestaosendoprestados.

b.2)Concessionariasdeservicospblicosdecapitalprivado (art. 195 da LF): Em caso de insolvencia jurdica aplicarse o regimefalimentar.


O art. 195 fala da concessionria de servio pblico de capital privado.

RelativamenteExcluidos:
Segundooart.2,inc.IIdaLFprincpio,noseaplicaesta lei:
a) asinstituiesfinanceiras,pblicaseprivadaseconsrcios. Sao relativamente excluidas em razao do interesse p blico. Lei 6.024/74 NormalmenteoBACENnaoacataopedidodefalencia.Art.12da referida lei. Porisso estaescrito " princpio", podeocorrercasos, os

especificados no art. 12emque a Lei Falimentar aplicada. Tanto o BmcoSantoscomooPanamericanotiveramafalenciadecretadapela gravidadedosfatosapuradosqueaconselharamamedida.

O legisladorentendequeessasatividades soespecficas e merecem tratamento em legislao especial. Portanto, neste mbitoseaplicamasresoluesdoConselhoMonetrioNacional eoBancoCentral.

ALei6.024/74dispeespecificamentesobreaintervenodo BACENealiquidaoextrajudicialdestasinstituies.

Entretanto,osarts.12,alnea"d"e19alnea"d"destamesma lei,prev afalenciadesdequeautorizadoopedidopeloBanco Central. b)CooperativadeCrdito: Qualquersociedadecooperativaeconsideradasimples(art. 982nico).Portanto,noseaplicaaleifalimentar. Dequalquerforma,aLei5.764/71,defineaPoliticaNacional de Cooperativismo e trata da liquidacao destas instituicoes em casodeinsolvncia.

c) Seguradoras: Decreto Lei 73, de 21/11/66. Dispoe sobre o sistemanacionaldesegurosprivados;

d)PlanosdeSaude:Lei9.656/98;
AgnciaNacionaldeSade

e)SociedadedeCapitalizacao:DecretoLei261/67

f) Entidades de Previdencia Complementar (Lei Complementar109/01); Emboraoart.2,incisoIIdaLFdeterminequenoseaplicao regimefalimentaraestasentidades,adoutrinaeajurisprudncia entendemque:

NaoseaplicaaLei11.101/2005: 1. AbsolutamenteouTotalmenteExcluidos:LF,art.2,I

1.1SociedadesSimples:art.966doCC,nico
No se enquadra no conceito de empresrio. A demais especificadasabaixoapresentamcaractersticasdesociedadeempresaria masaleasnaoseaplicaaLFporinteressepblico.

1.2EmpresasPblicas

1.3SociedadedeEconomiaMista
Porequiparao sempresaspblicasesociedadedeeconomia mista.

1.4CmarasouPrestadorasdeServiosdecompensaoede liquidaofinanceira.
Haentendimentodoutrinrioejurisprudencialqueasexcluemda LeiFalimentar

1.5Concessionriasdeserviopblicodecapitalpblicoou misto.
Haentendimentodoutrinrioejurisprudencialqueasexcluemda LeiFalimentar

2.Relativamenteexcluidos:art.2,IIdaLF 2.1Instituiesfinanceiraspblicaseprivadaseconsrcios: Lei6.024/74


Nao pode falir, mas caso o banco central autorize a falencia em decorrenciadedeterminadosatospodeviraserdecretadasuafalencia.

2.2Cooperativadecrdito:art.982,nico 2.3Seguradoras:DecretoLei73/66 2.4PlanosdeSade:Lei9.656/98 2.5SociedadedeCapitalizao; DecretoLei261/67

20/03/13
2.6EntidadesdePrevidnciacomplementarFechada: LeiComplementar109/01 Emboraoart.2,inc.IIdaLFdeterminaquenoseaplicao regimefalimentaraestasentidades,adoutrinaeajurisprudncia entendeque: f.1) Fechadas: que organizam os planos apenas aos empregadosdecertaempresaoudeumdeterminadogrupoou classedepessoas,noseaplicaoregimefalimentar.
Exemplo:OABprev.

Caso haja quebra, insolvncia a prpria empresa tornaa solvente. F.2: J as entidades de previdncia complementar abertas: quelas abertas a qualquer do povo, aplicase o regime falimentar. Nohadestinaoparagrupoespecficodepessoas,osbancos oferecem previdencia complementar aberta, no h determinada classedepessoas,obancoofereceevoceoptaemparticiparouno. Naabertahapossibilidadedefalncia.
Exemplo

Potrebbero piacerti anche