Sei sulla pagina 1di 1

ROTEIRO DE PESQUISA: PERCEPO DO AMBIENTE ESTUDANTE: __________________________________GRUPO:_______ OBJETIVO GERAL: Introduzir os contedos relacionados ao sistema nervoso.

Compreender os fenmenos sensoriais relacionados aos estmulos e comportamentos do corpo. OBJETIVOS ATIVIDADES FONTE DE PESQUISA Cie. 9 AVALIAO DO EDUCADOR

1.Identificar as relaes entre o comportamento e a coordenao do sistema nervoso. 2. Observar que todos os seres respondem a estmulos do ambiente. 3. Reconhecer diferentes reaes dos animais aos estmulos diversos. 4. Conhecer o funcionamento do sistema nervoso humano.

Ler o texto da pgina 162 e escrever no seu caderno os dois tipos de comportamento naturais dos animais. Fazer a atividade proposta na coluna azul. Pag. 162 Fazer todas as atividades, p. 163 e 164. Analisar o desenho da pag. 164 e escrever um resumo no seu caderno Ler o texto: A comunicao qumica e a tabela sobre a natureza dos estmulos e dos receptores dos animais, p. 165 e 166. Responder as questes 1 a 3, p. 166. Ler o texto e escrever um resumo sobre os contedos descritos nas pginas 166 a 168. Fazer uma lista das palavras que esto escritas em negrito e escrever o seu significado. (Consultar um dicionrio se necessrio). Responder as questes 1 a 3, p. 169. Ler e analisar o texto escrito por Hipcrates no sculo IX A.C.: A estrutura do Sistema nervoso humano, p. 169. Responder as questes 1 a 3 da coluna ao lado do texto, p. 169. Ler as informaes e fazer dois esquemas: um contendo as partes do sistema nervoso central e o outro contendo informaes sobre o sistema nervoso perifrico, p. 169 e 170. Escrever no seu caderno as principais diferenas entre os nervos: sensitivos, motores e mistos. Fazer as atividades: Faa e descubrae Investigando um ato reflexo, p. 171. Responder as questes: 1 a 4 da P. 171. Ler o esquema e copiar a sequncia de 1 a 5 no seu caderno, p. 171. Ler os textos da pgina 172 e 173. Analisar as figuras e responder as questes 1 e 2, p. 173.

Cie. 9

Cie. 9

Cie. 9

5. Conhecer as estruturas do sistema nervoso central e do perifrico.

Cie. 9

6. Saber quais as diferenas entre o sistema nervoso central e o sistema perifrico.

Cie. 9

7. Saber o que ato reflexo e ato voluntrio.

Cie 9

8. Conhecer o funcionamento do sistema nervoso em alguns animais.

Cie.9

Potrebbero piacerti anche