Sei sulla pagina 1di 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO

Fundao Instituda nos termos da Lei n 5.152, de 21/10/1966 So Lus - Maranho.

Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao PROGRAMA DE PS-GRADUAO CULTURA E SOCIEDADE - MESTRADO INTERDISCIPLINAR (Aprovado pela Resoluo n 603/2009 - CONSEPE) EDITAL PPPG N 17/2013 A PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO comunica aos interessados que estaro abertas, no perodo de 01 de abril a 02 de maio de 2013, no horrio das 8h s 12h e das 14h s 18h, na Secretaria do Programa de Ps-Graduao Cultura e Sociedade, localizada no Centro de Cincias Humanas CCH, Bloco 2, Trreo, na Av. dos Portugueses, n 1966, Campus do Bacanga, as inscries para seleo ao Curso de Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade, obedecidos os seguintes requisitos:

I PBLICO-ALVO: Graduados em Cincias Humanas e Sociais ou reas afins aos objetivos, s linhas de pesquisa e ao contedo programtico estabelecido pelo Programa.

II - NMERO DE VAGAS: Encontram-se disponveis, no mximo, 20 (vinte) vagas, a serem preenchidas por ordem de classificao dos aprovados, de acordo com as vagas das linhas de pesquisa do Programa e do corpo docente de orientadores (conforme quadro em anexo C). O preenchimento de todas as vagas no obrigatrio.

III - DOCUMENTAO OBRIGATRIA PARA INSCRIO: Os candidatos devero apresentar, no ato da inscrio, os seguintes documentos: a) Carteira de Identidade RG: Fotocpia da Carteira de Identidade ou, para estrangeiros, do passaporte ou do Registro de estrangeiro; b) CPF: Fotocpia do CPF (exceo feita a estrangeiros);

c) Histrico Escolar: Fotocpia autenticada do Histrico Escolar do curso de graduao; d) Currculo Lattes: Cpia impressa de Currculo da Plataforma Lattes do CNPq em formato completo com comprovaes; e) Requerimento de inscrio: Requerimento de inscrio, preenchido e assinado (modelo disponvel na secretaria, no endereo www.pgcult.ufma.br e no Anexo E deste edital); f) Taxa de inscrio: Comprovante de pagamento da taxa de inscrio (boleto disponvel na Secretaria do Programa, no endereo www.pgcult.ufma.br e no Anexo D deste edital) g) Projeto de pesquisa: Projeto de pesquisa, apresentando claramente um problema de investigao, devidamente vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa, em 3 vias, contendo no mnimo 08 (oito) e no mximo 10 (dez) laudas, fonte Times New Roman, corpo 12, espao 1,5, folha A4, devendo contemplar os seguintes itens: Capa contendo o ttulo do projeto, nome do autor, linha de pesquisa (LP1 ou LP2), alm dos nomes de dois professores do Programa como possveis orientadores; Justificativa para a escolha do tema; Problematizao do tema; Objetivos geral e especficos; Referencial terico ou fundamentao; Proposta metodolgica devidamente fundamentada; Bibliografia referenciada, com observncia das normas da ABNT.

h) Inscrio por Procurao: Procurao, com firma reconhecida, no caso da inscrio ser efetuada por outro que no seja o candidato. Pargrafo nico: Os documentos relacionados no item 3 podero ser resgatados pelos candidatos no aprovados, quando aqueles os solicitarem, a partir de 10 dias aps o resultado final do Processo Seletivo, ficando disponvel para resgate por um perodo mximo de 15 dias. Ao fim deste prazo os documentos sero destinados reciclagem.

IV TAXA: 1. Taxa de Inscrio ao exame de seleo: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

V CRONOGRAMA Data/Perodo
01/04/2013 01/04 a 02/05/2013 03/05/2013 07/05/2013 14/05/2013 14 a 23/05/2013 28/05/2013 03/06 a 05/06/2013 07/06/2013 05 a 09/08/2013 12/08/2013

Etapa
Divulgao do Edital Perodo de inscries Homologao das inscries Realizao da Prova Escrita de carter eliminatrio Divulgao da lista de aprovados na Prova Escrita Anlise e avaliao dos Projetos de Pesquisa de carter classificatrio Prova de Lngua Estrangeira de carter classificatrio Realizao da Prova Oral de carter classificatrio Divulgao do Resultado Final Matrcula Incio das aulas

Horrio
08h 08 s 12h e das 14 s 18h 18h 08 s 18h 18h 08h30 s 12h 08h30 s 12h 08 s 18h 18h 08 s 12 h e das 14 s 18h 08h

VI RECURSOS DOS CANDIDATOS Os candidatos tero um prazo de 48 (quarenta e oito) horas, aps a divulgao dos resultados da Prova Escrita (de carter eliminatrio) e do Resultado Final do processo de seleo, para apresentarem recurso Comisso de Seleo solicitando a reviso da avaliao. A Comisso de Seleo divulgar o resultado do recurso num prazo de 24 (vinte e quatro) horas a partir de sua apresentao.

VII SELEO: A seleo ocorrer no perodo de 07 de maio a 05 de junho de 2013, adotandose as seguintes modalidades de avaliao com carter eliminatrio (nota mnima 7,0) ou classificatrio: Prova Escrita de Conhecimentos (carter eliminatrio), com peso 4, cuja bibliografia de referncia estar disponvel na Secretaria do Programa, no stio do PGCult (www.pgcult.ufma.br) e no Anexo A deste edital. Ser realizada no dia 07 de maio de 2013, no Centro de Cincias Humanas da UFMA (CCH), das 8h30 s 12h30, devendo os candidatos apresentar-se s 8h no local. Sero critrios da avaliao, com o respectivo peso: o domnio de contedo, 40% (quarenta por cento); a coerncia com o tema proposto, 30% (trinta por cento); e a clareza da exposio, 30% (trinta por cento), no sendo admitida qualquer forma de consulta; Ser eliminado o candidato que no alcanar a nota mnima 7,0 (sete) nesta etapa. Anlise do Projeto (carter classificatrio), com peso 3, ser realizada de 14 a 23 de maio de 2013 quando ser avaliada, com o respectivo peso: a capacidade de articulao entre teoria e o problema a ser investigado, 30% (trinta por cento); a capacidade de redao clara, consistente, segundo a norma padro da lngua portuguesa, 20% (vinte por cento); a pertinncia da bibliografia citada 20% (vinte por cento); a capacidade crtica e a coerncia com a linha de pesquisa escolhida e os orientadores indicados 30% (trinta por cento).

Prova de Lngua Estrangeira (carter classificatrio), com peso 1 espanhol, ingls ou francs, de carter classificatrio, que ser realizada no dia 28 de maio de 2013, das 8h30 s 11h30, no Centro de Cincias Humanas da UFMA (CCH), devendo os candidatos apresentar-se s 8h na Secretaria do PGCult. O uso de dicionrio opcional. Prova Oral (carter classificatrio), com peso 2, constar de arguio sobre o Projeto, o Currculo Lattes com roteiro fixo para todos os candidatos e com gravao de udio. Ser realizada no perodo de 03 a 05 de junho de 2013, das 8h00 s 12h00 e das 14h00 s 18h30. Sero critrios da avaliao, com o respectivo peso: a qualidade do Projeto em relao problematizao do tema proposto, 40% (quarenta por cento); a atualidade e adequao do referencial terico, 30% (trinta por cento), bem como o potencial de realizao e concluso da investigao no prazo determinado, 30% (trinta por cento); A nota final do Exame de Seleo, para cada candidato, ser obtida pela mdia ponderada das notas conferidas pela Comisso nas etapas de Anlise do Projeto, Prova Escrita de Conhecimentos, Prova de lnguas e Prova Oral, com seus respectivos pesos. Aps a etapa eliminatria ser divulgado o resultado dos aprovados em ordem alfabtica. As notas das etapas classificatrias sero divulgadas ao final do processo, com a publicao do resultado final por ordem de classificao, apenas com os nomes dos aprovados. Para fins de aprovao e ingresso no Mestrado, os candidatos sero

classificados por ordem decrescente a partir das notas finais obtidas nas etapas classificatrias e eliminatrias do Exame de Seleo, atravs do clculo da mdia ponderada. O ingresso no Mestrado estar condicionado aprovao e classificao dentro do nmero de vagas estabelecido neste Edital. Em caso de empate, ser utilizado o critrio da nota mais alta na anlise do projeto e, em caso de novo empate, da nota mais alta atribuda na prova escrita e, por ltimo, o candidato mais velho. O resultado final ser divulgado at cinco dias teis aps a concluso dos trabalhos do processo seletivo, atravs da fixao de lista na Secretaria do PGCult, no stio: www.pgcult.ufma.br e no stio da UFMA: www.ufma.br.

VIII MATRCULAS: A matrcula dos candidatos selecionados ocorrer de 05 a 09 de agosto de 2013, no horrio das 8h s 12h e das 14h s 18h, na Secretaria do Programa de PsGraduao Cultura e Sociedade. Para efetivar a matrcula, o candidato deve apresentar: 1. Fotocpia autenticada do diploma de Graduao de curso reconhecido pelo MEC ou declarao de concluso, fornecido pelo coordenador do referido curso, no caso de o candidato ter concludo a graduao h menos de um ano; 2. Fotocpia do ttulo de eleitor e comprovantes de que votou na ltima eleio (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declarao da Justia Eleitoral de que est quite com as obrigaes eleitorais, ou justificativa eleitoralda comprovao de quitao eleitoral; 3. Apresentao do Certificado de Reservista ou de quitao do Servio Militar (para os candidatos do sexo masculino); 4. Duas fotos trs por quatro, frontais, coloridas e recentes; 5. Formulrio de matrcula devidamente preenchido e assinado (modelo fornecido pela Secretaria); 6. Declarao da instituio/empresa onde trabalha liberando integralmente o candidato para participar do curso, ou, quando no tenha vnculo empregatcio, do prprio candidato, comprometendo-se a participar integralmente do curso. 7. As vagas dos candidatos desistentes podero ser preenchidas pelos excedentes, aprovados, mas no classificados, no perodo anterior ao cumprimento de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horria de todas as disciplinas.

IX INICIO DO CURSO: O inicio do curso de Mestrado est previsto para 12 de agosto de 2013, podendo ser ministrado em turno matutino e/ ou vespertino, devendo o aluno dedicar tempo integral ao Programa.

X DISPOSIES FINAIS: Ao inscrever-se, o candidato aceita as normas estabelecidas neste edital e se responsabiliza pelas informaes fornecidas no requerimento de inscrio. Os candidatos que no puderem dirigir-se pessoalmente Secretaria do Mestrado podero inscrever-se por procurao particular, com firma reconhecida, ou por correspondncia, via SEDEX. Neste caso, a comprovao da postagem, at 23 de abril de 2013, ser o carimbo das agncias do Correio. Sero desconsideradas as inscries que chegarem pelo Correio aps o dia 02 de Maio de 2013, ainda que postadas naquela data. Os casos omissos neste edital sero decididos pela Comisso de Seleo, com possibilidade de recurso ao Colegiado do Programa. Outras informaes podero ser obtidas diretamente na Secretaria do Programa ou pelo telefone (98) 3272-8389. So Lus (MA), 01 de abril de 2013.

Fernando Carvalho Silva Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao

ANEXO A - EDITAL PPPG N. 17/2013

Bibliografia sugerida para Seleo do Mestrado do PGCult BHABHA, Homi. O local da cultura (Captulo 1).EdUFMG: Belo Horizonte, 2001 BOSI, Alfredo. Reflexes sobre a arte. So Paulo: tica,2001. CANCLINI, Nestor. Culturas hbridas. So Paulo: EDUSP, 2003. EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2a ed. Trad. de Sandra Castello Branco. So Paulo: Editora UNESP, 2011. (Captulo 1 - "Verses de cultura"). FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas (Captulos 1 e 10). So Paulo: Martins Fontes, 1985. GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade (Cap. 1 Os contornos da alta modernidade). Rio de Janeiro: Zahar, 2002. HALL, Stuart. Da Dispora: identidades e mediaes culturais (Cap.2 Marcos para os Estudos Culturais). Belo Horizonte MG: Editora UFMG, 2011. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia (Captulo 8 Desafio da complexidade). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

ANEXO B - EDITAL PPPG N. 17/2013 LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO CULTURA E SOCIEDADE LINHAS DE PESQUISA

LP1 Expresses e processos socioculturais A linha pesquisa aes e relaes entre indivduos e comunidades, suas prticas, representaes, expresses simblicas e artsticas, imaginrio, conhecimentos e tcnicas culturais, linguagens, etnicidades, sociabilidades, identidades e memrias, realizadas em espaos e perodos de tempo diversificados. Aborda, tambm, as formas de apropriao e difuso desses patrimnios materiais e imateriais, entendendo-as como processo dinmico transmitido atravs das geraes. LP2 Cultura, Educao e Sociedade A linha investiga a cultura e suas conexes com a educao e as relaes de poder na sociedade. Entende cultura como instncia que fundamenta os processos educacionais formais e informais e campo privilegiado do conhecimento. Estuda currculo e suas possibilidades de continuidade e/ou ruptura das relaes sociais, avanando para questes que envolvem identidade e diversidade cultural. Enfoca formas e processos de mediao da construo do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias e tcnicas, linguagens, procedimentos e aes culturais.

ANEXO C - EDITAL PPPG N. 17/2013 Quadro de vagas por docente orientador


Capacidade Mxima de Orientao 2

Orientao nos seguintes temas:


Psicanlise e Cultura, Literatura Modernista, Movimento Antropofgico, Cultura Brasileira, Discurso e Psicanlise. Jornalismo, semitica, tecnologias da informao, jornalismo literrio e design grfico. Esttica do sculo XVIII, Iluminismo, Problemas da linguagem na filosofia, Filosofia e Literatura, Belas-Letras e BelasArtes Teoria da percepo da paisagem, literatura portuguesa e africana de lngua portuguesa, cultura, identidade, memria e exlio. Antropologia, Antropologia da religio, Antropologia de sistemas simblicos, Religies afro-brasileiras, Batuque do Rio Grande do Sul, Cultura popular Gnero e sexualidade, relaes de gnero, memria e identidade, desigualdades sociais e cultura histrica. Processos estticos atravs da mdia, esttica e funcionamento discursivo, jornalismo, persuaso e retrica.

LP1 - Expresses e processos socioculturais


Dr.

Jarbas Couto e Lima Jos Ribamar Ferreira Jnior Luciano da Silva Faanha

Dr.

Dr.

Dr. Mrcia

Manir Miguel Feitosa

Dr.

Norton Figueiredo Corra Maria Nascimento Sousa

Dr. Sandra Dr.

Silvano Alves Bezerra da Silva

LP2 - Cultura, Educao e Sociedade


Dr.

Vagas
2

Temas
Ensino da arte, formao de professores, pedagogia do teatro, ao cultural em comunidades e arte contempornea Manguezais, educao ambiental, macrofauna bntica, sensoriamento remoto e ecossistemas costeiros Educao, Informtica, Metodologia da Pesquisa e Tecnologia Educativa Educao, imaginrio, arte,cultura, gilberto Freyre. Educao de jovens e adultos, diversidade cultural, psicologia histrico-cultural, educao do campo e formao docente Direito Internacional, Direito Econmico, Relaes Internacionais, Direito e Desenvolvimento Educao a Distncia, meios de ensino, tecnologia educativa, leitura em lngua estrangeira e processo de ensino aprendizagem

Aro Nogueira Paranagu de Santana Rebelo Mochel

Dr. Flvia Dr. Dr. Dr.

3 3 2 0

Joo Batista Bottentuit Junior Joo de Deus Vieira Barros Jos Fernando Manzke Teresa Costa

Dr. Mnica

Dr.

Reinaldo Portal Domingo

ANEXO D - EDITAL PPPG N 17 /2013 - BOLETO BANCRIO

ANEXO E

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PSGRADUAO CULTURA E SOCIEDADE

REQUERIMENTO DE INSCRIO N______/2013


Nome:_____________________________________________________________________________________________ Data de Nascimento: ____/____/____ Naturalidade:______________________________________________
(cidade, estado, pas)

Sexo:

Profisso:_____________________________ Local de Trabalho:___________________________________________________ Identidade n:__________________ Data Emisso:___________________ rgo Emissor: __________________________ CPF: _________________________________ Estado Civil: ________________________ N Dependentes: __________ Endereo:_____________________________________________________________________________________________ CEP:_________________Cidade:_________________Estado:______Telefone:_______________________________ Celular: _______________________________ E-mail: ____________________ Opo de Lngua Estrangeira:___________________________________ Estudos Superiores: Universidade Graduao Ps-Graduao Incio Trmino Grau Obtido

So Lus, ______ de ___________________de 2013. ____________________________________________


ASSINATURA DO CANDIDATO DOCUMENTOS ANEXADOS: ( ) Fotocpia do Histrico Escolar (graduao); ( ) Fotocpia da Carteira de Identidade, ou Passaporte (se for estrangeiro); ( ) Fotocpia do CPF, exceto estrangeiros; ( ) Requerimento de Inscrio preenchido e assinado; ( ) Comprovante de pagamento da taxa de inscrio no valor de R$150,00; ( ) Projeto de Pesquisa em trs vias (8 a 10 laudas); ( ) Currculo Lattes Recebi a 1 via em: ___/____/2012. ___________________________________ _________________________________________________________________________________________________________ Universidade Federal do Maranho Centro de Cincias Humanas Programa de Ps-Graduao Cultura e Sociedade Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade Campus do Bacanga Av dos Portugueses s/n - 65085-580 Fone: (98) 3301-8473 / Stio: www.pgcult.ufma.br / e-mail: pgcult@ufma.br

Potrebbero piacerti anche