Sei sulla pagina 1di 23

ELETROSTTICA

Carga Eltrica
A matria constituda por tomos, que so estruturados a partir de trs partculas elementares: o prton, o eltron e o nutron. Em cada tomo, h uma parte central, o ncleo, onde esto os prtons e os nutrons. Os eltrons ficam ao redor do ncleo, numa regio chamada eletrosfera. Associa-se aos prtons e eltrons uma propriedade fsica denominada carga eltrica. H dois tipos de cargas eltricas: positiva e negativa. Convenciona-se: carga eltrica positiva (+): prton carga eltrica negativa (-): eltron Unidade de carga eltrica no S.I.: C (coulomb). Mltiplos do coulomb (C): milicoulomb: 1mC = 110 C -6 microcoulomb: 1C = 110 C -9 nanocoulomb: 1 nC = 110 C - 12 picocoulomb: 1pC = 110 C tomo eletricamente neutro: possui o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. tomo eletrizado: o nmero total de prtons diferente do nmero total de eltrons. Np < Ne corpo eletrizado negativamente Np > Ne corpo eletrizado positivamente Np = Ne corpo neutro
-3

Experimentalmente, provou-se que, quando em presena, prtons repelem prtons, eltrons repelem eltrons, ao passo que prtons e eltrons atraem-se mutuamente. O nutron no possui carga eltrica; por isso, no manifesta nenhuma atrao ou repulso, qualquer que seja a partcula da qual se aproxima. b) Princpio de conservao da carga eltrica: Num sistema eletricamente isolado, a carga eltrica total permanece constante.

antes

= Q depois

Condutores e Isolantes
Condutores: so os meios materiais nos quais h facilidade de movimento de cargas eltricas, por possurem eltrons livres. Quando um condutor eletrizado, as cargas eltricas em excesso distribuem-se pela sua superfcie externa, pois estas cargas, tendo o mesmo sinal, repelem-se mutuamente. Exemplos: metais, grafite, gases ionizados, solues eletrolticas, etc. Nos tomos dos materiais condutores, os eltrons que se movem nas camadas mais distantes do ncleo atmico, so fracamente atrados pelo ncleo, podendo escapar de um tomo para outro, constituindose nos eltrons livres, abundantes nos metais. Isolantes (ou dieltricos): so os meios materiais nos quais no h facilidade de movimento de cargas eltricas, por no possurem eltrons livres. Quando um isolante eletrizado, as cargas eltricas em excesso permanecem na regio em que ocorreu o processo de eletrizao. Exemplos: ar, gua pura, algodo, plsticos, vidro, borracha, madeira, etc. Nos tomos dos materiais isolantes, a forte atrao exercida pelo ncleo atmico sobre os eltrons das camadas mais externas do tomo no possibilita a existncia dos eltrons livres.

Quantidade de carga eltrica de um corpo eletrizado (Q)

Q = n.e
n o nmero de eltrons em excesso (corpo eletrizado negativamente) ou em falta (corpo eletrizado positivamente). - 19 C (carga eltrica elementar): e = 1,6 x 10 corresponde carga eltrica do eltron, igual em mdulo carga eltrica do prton.

Processos de Eletrizao
I) Eletrizao por atrito: Duas substncias de naturezas diferentes, quando atritadas, eletrizam-se com igual quantidade de cargas, porm de sinais contrrios. Exemplo: Se atritarmos vidro com l, eltrons migraro do vidro para a l; portanto, o vidro ficar eletrizado positivamente e a l negativamente.

Carga Puntiforme
um corpo eletrizado cujas dimenses so desprezveis em relao s distncias que o separam de outros corpos eletrizados.

Princpios da Eletrosttica
a) Princpio de atrao e repulso: Corpos com cargas de mesmo sinal repelem-se e corpos com cargas de sinais contrrios atraem-se.

II) Eletrizao por contato: Quando um corpo neutro posto em contato com um corpo eletrizado, eletriza-se com carga de mesmo sinal que a carga do corpo eletrizado. Se o eletrizado e o neutro tm mesmas dimenses, aps o contato eles ficam com cargas iguais. Se um deles for maior que o outro, ficar com uma frao maior da carga. 1) Se A estiver eletrizado positivamente, ao entrar em contato com B, atrai parte dos eltrons livres deste. Assim, A continua eletrizado positivamente, mas com carga menor e B, que estava neutro, fica eletrizado positivamente.

III) Eletrizao por induo: Quando um corpo neutro colocado prximo de um corpo eletrizado, sem que exista contato, o corpo neutro tem parte das cargas eltricas separadas (induo eletrosttica), podendo ser eletrizado. O processo de induo, simplesmente, no eletriza um corpo. O que ocorre um rearranjo no posicionamento das cargas. O corpo previamente eletrizado chamado de indutor, e o corpo que sofre a influncia chamado de induzido. Eletrizao de eletrosttica: um corpo, a partir da induo

1) Indutor eletrizado positivamente: Aproxime, sem tocar, um corpo A, eletrizado positivamente, de um condutor B, neutro. Eltrons livres deste condutor so atrados por A e se acumulam na regio de B mais prxima de A. A regio de B mais afastada fica com falta de eltrons e, portanto, excesso de cargas positivas.

Na presena do indutor, liga-se o induzido terra. Eltrons escoam da terra para o induzido e neutralizam as cargas positivas induzidas de B. 2) Se A estiver eletrizado negativamente, ao entrar em contato com B, seus eltrons em excesso espalham-se pela superfcie externa do conjunto. Assim, A continua eletrizado negativamente, mas com menor nmero de eltrons em excesso e B, que estava neutro, fica eletrizado negativamente. Na presena do indutor, desfaz-se a ligao do induzido com a terra.

Afasta-se o indutor. O induzido fica eletrizado negativamente.

2) Indutor eletrizado negativamente: Aproxime, sem tocar, um corpo A, eletrizado negativamente, de um condutor B, neutro. Eltrons livres deste condutor so repelidos por A e se acumulam na regio de B mais afastada de A. A regio de B mais afastada fica com excesso de eltrons e, portanto, excesso de cargas negativas.

Eletroscpio
Eletroscpio um aparelho que se destina a indicar a existncia de cargas eltricas, ou seja, identificar se um corpo est eletrizado. Os eletroscpios mais comuns so o pndulo eletrosttico e o eletroscpio de folhas. a) Pndulo eletrosttico: constitudo de uma esfera leve e pequena, em geral de cortia ou isopor, recoberta por uma fina camada metlica, suspensa por um fio flexvel e isolante que est preso a um suporte. Para saber se um determinado corpo est eletrizado, basta aproxim-lo da esfera neutra; se ele estiver eletrizado, ocorrer o fenmeno da induo eletrosttica na esfera, e ela ser atrada para o corpo em teste.

Na presena do indutor, liga-se o induzido terra. Eltrons escoam do induzido para a terra.

Na presena do indutor, desfaz-se a ligao do induzido com a terra. b) Eletroscpio de Folhas: constitudo de duas folhas metlicas, finas e flexveis, ligadas em sua parte superior a uma haste, que se prende a uma esfera, ambas condutoras. Normalmente, as folhas metlicas so mantidas dentro de um frasco transparente. Aproximando-se da esfera o corpo que se quer verificar, se ele estiver eletrizado, ocorrer a induo eletrosttica, ou seja: se o corpo estiver carregado negativamente, ele repele os eltrons livres da esfera para as lminas, fazendo com que elas se abram devido repulso; se o corpo estiver com cargas positivas, ele atrai os eltrons livres das lminas, fazendo tambm que elas se abram, novamente, devido repulso.

Afasta-se o indutor. O induzido fica eletrizado positivamente.

Podemos concluir que na eletrizao por induo, o induzido carrega-se com carga de sinal contrrio do indutor. A carga do indutor no se altera. Observao: Se ligarmos um condutor eletrizado terra, ele se descarrega. Quando um condutor estiver eletrizado positivamente, eltrons sobem da terra para o condutor, neutralizando seu excesso de cargas positivas. Quando um condutor estiver eletrizado negativamente, seus eltrons em excesso escoam para a terra. Se o corpo estiver eletricamente neutro, nenhuma deflexo observada nas lminas, pois no ocorre induo.

Fora Eletrosttica - Lei de Coulomb


Descreve a fora de interao (atrao ou repulso) entre duas cargas eltricas puntiformes. Para duas cargas puntiformes Q1 e Q2 separadas por uma distncia d, Coulomb concluiu:

A intensidade da fora eltrica diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa. Mdulo: F = K 0

Unidade de campo eltrico no S.I.: N/C (newton/coulomb)

Q1 . Q 2 d2

Campo eltrico gerado por uma carga puntiforme

Direo: coincidente com a direo da reta que une as cargas. Sentido: depende dos sinais das cargas (atrao para cargas de sinais opostos e repulso para cargas de mesmo sinal).

Consideremos uma carga puntiforme Q. Colocamos uma carga de prova q a uma distncia d da carga geradora Q. Da definio de campo eltrico, temos:

E=
E pela lei de Coulomb,

F . q

F = K0
temos:

Q.q d2 Q d2

E = K0
No vcuo, utilizando as unidades do S.I., o valor 9 2 2 da constante eletrosttica ser: K0 = 9 10 N.m /C .

1 , sendo que 0 denominada Obs.: K 0 = 4 0


permissividade absoluta do vcuo.

Observao: Como conseqncia, podemos concluir que o campo eltrico no ponto considerado no depende da carga de prova e sim da carga que gera o campo. Fora Eltrica e Campo Eltrico: 1) Carga geradora afastamento. positiva: campo eltrico de

Campo Eltrico ( E )
Sabe-se que a Terra cria em torno de si um campo gravitacional, representado em cada ponto pelo r vetor campo gravitacional g , onde qualquer corpo colocado nesse campo fica sujeito a uma fora de atrao gravitacional, denominada peso. Da mesma forma, um corpo eletrizado cria ao seu redor um campo eltrico, representado em cada ponto pelo vetor campo eltrico E , onde qualquer carga eltrica colocada nesse campo sofre a ao da fora eltrica. O vetor campo eltrico dado por:

prova q colocada num ponto do campo eltrico. Da expresso acima, a fora eltrica sobre a carga de prova q dada por: F = q E . Mdulo: E = Direo:

r onde F a fora eltrica que atua sobre a carga de

r r F E= , q

2) Carga geradora aproximao.

negativa:

campo

eltrico

de

r r direo de F . E tem a mesma r r Sentido: Se q > 0, E e F tm o mesmo sentido; r r se q < 0, E e F tm sentidos opostos.
4

F q

Campo eltrico gerado por vrias cargas puntiformes


Caso haja mais de uma carga puntiforme gerando campo eltrico, o campo eltrico resultante ser dado pela soma vetorial dos vetores campos eltricos produzidos por cada uma das cargas.

As linhas de fora originam-se em cargas positivas e terminam em cargas negativas. A) Carga positiva e carga negativa:

B) Duas cargas positivas:

r r r r E P = E 1 + E 2 + ... + E n
Linhas de Fora
So linhas imaginrias que permitem visualizar o campo eltrico numa regio. As linhas de fora so construdas de tal forma que o vetor campo eltrico seja tangente a elas em cada ponto, e so sempre orientadas no mesmo sentido do campo eltrico.

C) Duas cargas negativas:

A intensidade do campo eltrico proporcional ao nmero de linhas de fora numa determinada regio: onde as linhas so mais prximas, o campo eltrico mais intenso, e onde as linhas so mais afastadas, o campo eltrico menos intenso. As linhas de foras nunca se cruzam, pois, se isso ocorresse, no ponto de cruzamento o campo eltrico teria mais de uma direo e sentido. Linhas de fora do campo eltrico de uma carga puntiforme: A) Q > 0: sentido de afastamento da carga.

Campo Eltrico Uniforme


O vetor campo eltrico tem mesmo mdulo, mesma direo e mesmo sentido em todos os pontos. As linhas de fora so retas paralelas igualmente espaadas e com mesmo sentido. Quando existem numa regio duas placas igualmente carregadas com cargas de sinais contrrios, o campo eltrico entre as placas uniforme. As linhas de fora originam-se na placa positiva e terminam na placa negativa.

B) Q < 0: sentido de aproximao da carga.

Potencial Eltrico e Tenso Eltrica


Linhas de fora do campo eltrico resultante gerado por duas cargas puntiformes: Potencial Eltrico (V): Corresponde medida da quantidade de energia potencial eltrica adquirida por unidade de carga, quando um corpo eletrizado imerso num campo eltrico.

Considere uma partcula fixa de carga Q e um ponto P, no interior do campo eltrico gerado por Q, distante d da partcula.

Percorrendo-se uma linha de fora no seu sentido, o potencial eltrico diminui, ou seja, o sentido das linhas de fora de um campo eltrico sempre do potencial maior para o potencial menor.

Superfcie Eqipotencial
O potencial eltrico em P dado por: Chamamos de superfcie eqipotencial ao conjunto de pontos do espao, tais que todos eles apresentem o mesmo potencial eltrico. Carga puntiforme: No campo eltrico de uma carga puntiforme, as superfcies eqipotenciais so superfcies esfricas e concntricas com a carga.

VP = K 0

Q d

Quando a distncia tende ao infinito ( d ), o potencial eltrico tende a zero ( V 0 ). Portanto, o potencial eltrico tem o seu ponto de referncia (V = 0) no infinito. Unidade de potencial eltrico no S.I.: J/C (joule/coulomb) = V (volt) Tenso Eltrica (U): Se considerarmos dois pontos A e B de um campo eltrico, sendo VA e VB os seus potenciais eltricos, definimos tenso eltrica (U) ou diferena de potencial, d.d.p., entre os pontos A e B, atravs da expresso:

U AB = VA VB
Potencial eltrico devido a vrias cargas eltricas
Quando existem vrias cargas puntiformes, o potencial num ponto P desta regio ser dado pela soma algbrica dos potenciais devido a cada uma dessas cargas. Campo eltrico uniforme: Num campo eltrico uniforme, as superfcies eqipotenciais so planos paralelos entre si.

Obs.: As linhas de fora so perpendiculares s superfcies eqipotenciais em qualquer campo eltrico.

VP = V1 + V2 + ... + Vn
Propriedades do Potencial Eltrico
Se a carga que gera o potencial eltrico for positiva, ao se afastar da carga, o potencial eltrico diminui. Cargas eltricas positivas movimentam-se espontaneamente no sentido dos potenciais menores. Se a carga que gera o potencial eltrico for negativa, ao se afastar da carga, o potencial eltrico aumenta. Cargas eltricas negativas movimentam-se espontaneamente no sentido dos potenciais maiores.

Trabalho da Fora Eltrica


Considere uma carga de prova q, imersa num campo eltrico, sendo deslocada pela fora eltrica F , de um ponto A, de potencial VA, at um ponto B, de potencial VB.

Estabelece-se o conceito de diferena de potencial (d.d.p.) entre os pontos A e B ( U AB = VA VB ) pela razo entre o trabalho realizado pela fora eltrica nesse deslocamento e a carga q.

Obs.: Como

E=

U , a unidade de campo eltrico N/C d

U AB
Portanto:

= AB q

equivalente a V/m.

Energia Potencial Eltrica ( E pe )


Define-se energia potencial eltrica de uma carga q, em um ponto P de um campo eltrico, por:

AB = q.(VA VB ) ,

onde VA o ponto de partida e VB o ponto de chegada. Esta expresso nos d o valor do trabalho realizado pelo campo eltrico quando uma carga eltrica q se desloca no seu interior. Uma propriedade importante do campo eltrico que ele conservativo (a fora eltrica conservativa), ou seja, o valor do trabalho realizado independe da trajetria.

E p e = q VP
Se o campo for gerado por uma carga puntiforme Q:

VP = K 0
Ento:

Q d Q.q d

E pe = K 0

Trabalho em um campo eltrico uniforme


Seja q uma carga de prova que se desloca de um ponto A para um ponto B, no interior de um campo eltrico uniforme.

Logo, o trabalho no deslocamento de uma carga q, de um ponto A at um ponto B de um campo eltrico, pode ser expresso por: AB = q.(VA VB ) AB = q.VA q.VB

AB = E PA E PB
Isso significa que o trabalho da fora eltrica para deslocar a carga, de A at B, a diferena entre as energias potenciais da carga, nos pontos A e B. Obs.: A energia potencial eltrica diminui em todo deslocamento espontneo de cargas eltricas num campo eltrico. O trabalho realizado pela fora eltrica sobre a carga de prova no deslocamento de A a B dado por:

Condutores em Equilbrio Eletrosttico


Um condutor eletrizado est em equilbrio eletrosttico quando no h fluxo ordenado dos eltrons livres em seu interior. A inexistncia de um fluxo ordenado dos eltrons livres significa que o campo eltrico resultante no interior do condutor nulo. Se houver um campo eltrico resultante no-nulo no interior do condutor, os eltrons iro movimentar-se ordenadamente. Nos pontos internos e na superfcie do condutor em equilbrio eletrosttico, o potencial eltrico constante e seu valor denominado potencial eltrico do condutor. Se os potenciais forem diferentes, haver um fluxo ordenado dos eltrons livres de um ponto de potencial mais baixo para um ponto de potencial mais alto. Num condutor eletrizado em equilbrio eletrosttico, as cargas eltricas em excesso distribuemse pela sua superfcie externa, devido repulso mtua entre cargas eltricas de mesmo sinal.

AB = q.E.d
importante reconhecer que o valor da distncia d nessa expresso no corresponde, necessariamente, distncia entre os pontos A e B, mas corresponde distncia entre as superfcies eqipotenciais que passam pelos pontos A e B. Como conseqncia dessa expresso, podemos estabelecer uma relao entre a tenso eltrica existente entre os pontos A e B e a intensidade do campo eltrico

AB

r E , na forma que se segue: = q.(VA VB ) AB = q.U AB


AB = q.E.d

Mas, como vimos no caso de campo eltrico uniforme, o valor do trabalho dado por: Igualando as duas expresses, resulta:

q.U AB = q.E.d U AB = E.d

Considere um condutor eletrizado negativamente, em equilbrio eletrosttico. As cargas negativas em excesso (eltrons livres) repelem-se, afastando-se o mximo possvel nos limites do condutor, at a superfcie externa. Quando um corpo est eletrizado positivamente, h falta de eltrons, isto , o condutor perdeu eltrons da sua superfcie externa por algum processo de eletrizao.

II) Para pontos infinitamente prximos da superfcie da esfera: O campo eltrico em um ponto externo, mas infinitamente prximo da superfcie da esfera (Pp), a distncia d pode ser substituda pelo raio R da esfera:

E prx = k 0

Q R2

Observao: Como os pontos situados na superfcie e na regio interna de um condutor em equilbrio eletrosttico possuem o mesmo potencial eltrico, a superfcie do condutor uma superfcie eqipotencial. Sendo assim, o vetor campo eltrico perpendicular superfcie do condutor.

III) Para pontos na superfcie da esfera: Ao se passar de um ponto externo infinitamente prximo (Pp) para um ponto da superfcie (Ps), a intensidade do campo eltrico tem seu valor reduzido metade:

E sup =

E prx 2

Q 1 k0 2 2 R

Campo Eltrico e Potencial Eltrico de um Condutor Esfrico em Equilbrio Eletrosttico


I) Para pontos externos esfera: Considere um condutor esfrico, de raio R, eletrizado com carga eltrica Q. Para os pontos externos esfera, o campo eltrico e o potencial eltrico so calculados como se a carga Q fosse puntiforme e estivesse localizada no centro da esfera. Assim, sendo d a distncia do centro O da esfera ao ponto P externo, temos: IV) Para pontos internos esfera: Nos pontos internos do condutor, o campo eltrico nulo. O potencial eltrico constante em todos os pontos internos e na superfcie do condutor:

E ext = k 0 Vext = k 0

Q d2

Vint = Vsup

E int = 0 Q = k 0 (referencial no infinito) R

Q (referencial no infinito) d

EO = EA = EB = 0 V O = VA = VB = V C = k 0

Q R

ELETRODINMICA
Corrente Eltrica
No interior de um condutor em equilbrio eletrosttico, o campo eltrico nulo e o potencial eltrico constante. Disso resulta que os eltrons livres se apresentam em movimento desordenado em seu interior.

Corrente inica Constituda pelo deslocamento dos ons positivos e negativos, movendo-se simultaneamente em sentidos opostos. Ocorre nas solues eletrolticas (solues de cidos, sais ou bases) e nos gases ionizados (lmpadas fluorescentes).

r E . Assim, r cada reltron livre fica sujeito a uma fora eltrica F = q E , que
seu interior um campo eltrico causa um movimento ordenado desses eltrons, no sentido contrrio ao do vetor E , constituindo a corrente eltrica. Nas solues eletrolticas, os ons positivos movimentam-se no mesmo sentido do campo eltrico sentido oposto.

Ao se estabelecer uma diferena de potencial eltrico entre as extremidades do condutor, surge no

r E , enquanto os ons negativos movimentam-se no


Intensidade de Corrente Eltrica (i)

Corrente Eltrica: o movimento ordenado de cargas eltricas. Sentido da corrente eltrica: Embora a corrente eltrica nos metais seja constituda de eltrons livres em movimento ordenado, por conveno, admite-se que o sentido da corrente eltrica oposto ao sentido de movimento dos eltrons, ou de mesmo sentido do vetor campo eltrico E no interior do condutor.

Define-se intensidade de corrente eltrica como a quantidade de carga eltrica que atravessa uma seo transversal de um condutor num intervalo de tempo.

i=

Q t

(corrente eltrica constante) Unidade de corrente eltrica no S.I.: C/s (coulomb/segundo) = A (ampre) Submltiplos do ampre: -3 miliampre (mA): 1 mA = 10 A -6 microampre (A) 1 A = 10 A Grfico da corrente eltrica em funo do tempo: Quando a intensidade da corrente eltrica varia com o tempo, a rea sob o grfico numericamente igual quantidade de carga eltrica: Q = rea.

Quanto aos portadores de carga eltrica, a corrente eltrica pode ser: Corrente eletrnica Constituda pelo deslocamento dos eltrons livres. Ocorre, principalmente, nos condutores metlicos.

Tenso Eltrica (U) ou Diferena de Potencial Eltrico (d.d.p.)


Ao se estabelecer uma diferena de potencial eltrico entre as extremidades de condutor isolado, as cargas eltricas movimentam-se ordenadamente, originando a corrente eltrica. O dispositivo que fornece esta d.d.p., causando o movimento das cargas eltricas, uma fonte eltrica ou gerador (pilha, bateria, tomada, etc.) Obs.:

Unidade de resistncia eltrica no S.I.: V/A (volt/ampre) = (ohm) U diretamente proporcional a R i inversamente proporcional a R Resistividade () a resistncia especfica de cada material. uma grandeza caracterstica do material de que feito o resistor. Consideremos um fio condutor de comprimento L e rea de seo transversal A.

Resistor
medida que as cargas eltricas se movimentam em um condutor, elas se chocam com os tomos do condutor, havendo uma converso de energia eltrica em calor, ocasionando um aquecimento do condutor. Num circuito eltrico, os condutores que transformam a energia eltrica em energia trmica so chamados resistores. Resistor: todo condutor que tem exclusivamente a funo de converter energia eltrica em energia trmica (efeito Joule). Smbolos: ou Existem alguns aparelhos que possuem como funo bsica a transformao de energia eltrica em energia trmica, tais como: ferro eltrico, chuveiro eltrico, aquecedores, etc. Resistncia Eltrica (R) O resistor possui uma caracterstica de dificultar a passagem de corrente eltrica atravs do condutor. Essa caracterstica chamada de resistncia eltrica. Aplicando-se uma d.d.p. U nos terminais de um resistor, observa-se que ele percorrido por uma corrente eltrica i. Ohm verificou experimentalmente que a corrente eltrica i diretamente proporcional d.d.p. U aplicada:

Ohm verificou experimentalmente que: A resistncia eltrica diretamente proporcional ao comprimento do fio, ou seja, quanto maior o comprimento do fio maior a dificuldade de movimentao dos eltrons. A resistncia eltrica inversamente proporcional ao valor da rea da seo transversal do fio, ou seja, quanto maior a rea mais fcil a movimentao dos eltrons.

R =

L A R A . L

A resistividade dada por: =

Unidade de resistividade no S.I.: m. Resistores hmicos: Ao alterar a tenso para valores U1, U2, U3,...,UN, a intensidade de corrente no condutor tambm se altera para valores i1, i2, i3,...,iN, de tal forma que, ao dividirmos as tenses pelas respectivas intensidades de corrente eltrica, para um mesmo condutor, a diviso ser uma constante, a resistncia eltrica R.

U = R.i

A constante de proporcionalidade R, caracterstica do resistor, denominada resistncia eltrica.

U U1 U 2 U 3 = = = ... = N = R i1 i2 i3 iN
Reostato resistor que possui resistncia eltrica varivel. Smbolos: ou

R=

U i

Fusvel - Dispositivo associado em srie a um circuito eltrico, com a finalidade de proteg-lo; interrompe a passagem da corrente eltrica, quando esta ultrapassa um dado valor. Smbolo: R = tg

10

Associao de Resistores Uma associao de resistores consiste de vrios resistores eletricamente ligados entre si. A associao pode ser substituda por um nico resistor, que possui uma resistncia equivalente Req, ou seja, aquela que submetida mesma tenso U, atravessada pela mesma corrente i. A resistncia equivalente representada da seguinte forma:

b) Paralelo: Um grupo de resistores est associado em paralelo quando todos eles estiverem submetidos a uma mesma diferena de potencial eltrico (d.d.p.). Consideremos trs resistores associados em paralelo:

a) Srie: Um grupo de resistores est associado em srie quando estiverem ligados de tal forma que sejam percorridos pela mesma corrente eltrica. Consideremos trs resistores, associados em srie:

A intensidade de corrente eltrica dividida para cada resistor de acordo com o valor de cada resistncia eltrica, mas a d.d.p. igual para todos os resistores.

Os trs resistores so percorridos pela mesma corrente eltrica e, portanto, cada resistor possui uma d.d.p. correspondente ao valor de sua resistncia.

Clculo da resistncia equivalente: A intensidade de corrente eltrica total no circuito a soma da corrente eltrica em cada resistor:

i = i1 + i 2 + i 3
Todos os resistores esto submetidos mesma tenso total:

U = U1 = U 2 = U 3
Clculo da resistncia equivalente: A intensidade de corrente eltrica igual em todos os resistores: temos: Aplicando a definio de resistncia eltrica,

i1 = i 2 = i 3 = i
A tenso total a soma das tenses em cada resistor:

i1 =

U U U ; i2 = ; i3 = R1 R2 R3
anteriores na

Substituindo as expresses equao da corrente eltrica, obtemos:

U = U1 + U 2 + U 3
Aplicando a definio de resistncia eltrica, temos:

U U U U = + + R eq R 1 R 2 R 3
Portanto, na associao resistncia equivalente dada por: em paralelo, a

U1 = R 1 .i ; U 2 = R 2 .i ; U 3 = R 3 .i
Substituindo as expresses equao da tenso eltrica, obtemos: anteriores na

R eq .i = R 1 .i + R 2 .i + R 3 .i
Portanto, na associao em srie, a resistncia equivalente dada por:

1 1 1 1 = + + R eq R 1 R 2 R 3
Para n resistores em paralelo, temos:

R eq = R 1 + R 2 + R 3
Para n resistores em srie, temos:

1 1 1 1 1 = + + + ... + R eq R 1 R 2 R 3 Rn
Observaes: Dois resistores em paralelo, de resistncias R1 e R2:

R eq = R 1 + R 2 + R 3 + ... + R n
Observao: n resistores iguais em srie: Req = n R

R eq =

R 1 .R 2 R1 + R 2

n resistores iguais em paralelo: R eq =

R n 11

Curto-Circuito em um Resistor
Diz-se que um resistor est em curto-circuito quando a ele associado em paralelo um fio de resistncia eltrica desprezvel.

Gerador
todo aparelho que transforma em energia eltrica qualquer outra modalidade de energia (gera energia eltrica). Exemplos: pilhas, baterias, usinas hidreltricas, etc. Quando um gerador no percorrido por corrente eltrica, existe entre seus plos uma diferena de potencial, denominada fora eletromotriz (f.e.m.) . Entretanto, ao ser percorrido por corrente eltrica, a d.d.p. U entre seus terminais torna-se menor que . Isso acontece porque o gerador, como todo condutor, possui resistncia eltrica, denominada resistncia interna r.

A corrente eltrica que inicialmente atravessava o resistor totalmente desviada para o fio, que possui resistncia eltrica desprezvel. Assim, no h dissipao de energia no trecho AB, portanto:

VA = VB U AB = 0
Observao: Havendo curto-circuito, toda a corrente eltrica do circuito se desvia pelo condutor de resistncia nula. Para efeitos prticos, como se o resistor no estivesse associado ao circuito. Num novo esquema do circuito, podemos considerar os pontos ligados pelo condutor (A e B) como coincidentes, deixando de representar o resistor.

Smbolo: O sentido da corrente eltrica no gerador sempre de aumento de potencial eltrico (i entra pelo plo negativo, de menor potencial, e sai pelo plo positivo, de maior potencial). Equao do gerador: Considere um gerador ligado a um circuito eltrico e percorrido por uma corrente eltrica i. A tenso eltrica U entre os plos do gerador dada por:

Medies Eltricas
Ampermetro um aparelho destinado a medir intensidade de corrente eltrica. Ser considerado ideal, quando sua resistncia interna for nula. Como ligar um ampermetro num circuito: Devemos ligar um ampermetro em srie no circuito, fazendo com que a corrente eltrica passe por ele e ento registre o seu valor. exatamente por isso que num ampermetro ideal a resistncia interna deve ser nula, j que o mnimo valor existente de resistncia mudar o resultado marcado no ampermetro.

U = r.i
Curto-circuito num gerador: Diz-se que um gerador est em curto-circuito quando os seus terminais esto ligados por um condutor de resistncia eltrica desprezvel. Nessa condio, a intensidade da corrente eltrica denominada corrente de curto-circuito (icc).

Voltmetro um aparelho destinado a medir diferena de potencial. Ser considerado ideal, quando possuir resistncia interna infinitamente grande. Como ligar um voltmetro num circuito: Devemos ligar um voltmetro em paralelo ao resistor cuja d.d.p. queremos medir, fazendo com que nenhuma corrente eltrica passe por ele. exatamente por isso que num voltmetro ideal a resistncia interna deve ser infinita, fazendo com que a corrente eltrica procure o caminho de menor resistncia. Como os terminais A e B esto em curtocircuito, tem-se VA = VB, portanto: U = VA VB = 0. Aplicando-se a equao do gerador:

U = r.i

U = 0; i = icc

i cc =

Receptor
todo aparelho que transforma energia eltrica em outras modalidades de energia que no sejam exclusivamente trmicas (consome energia eltrica). Exemplos: motores eltricos.

12

Todo receptor eltrico constitudo por condutores e, portanto, possui resistncia eltrica, denominada resistncia interna (r). Liguemos um receptor aos terminais de um gerador. Seja U a tenso eltrica no receptor e i a corrente eltrica que o percorre. A tenso eltrica realmente utilizada por um receptor chamada de fora contra-eletromotriz (f.c.e.m.) . Sejam dois pontos A e B de um circuito, percorrido por uma corrente eltrica i, com potenciais eltricos VA e VB, cuja d.d.p. UAB = VA VB. Suponha que num intervalo de tempo t passe entre A e B uma quantidade de carga Q. O trabalho da fora eltrica dado por: AB = Q U AB . A potncia eltrica consumida dada por:

Smbolo: O sentido da corrente eltrica no receptor sempre de diminuio de potencial eltrico (i entra pelo plo positivo, de maior potencial, e sai pelo plo negativo, de menor potencial). Equao do receptor: A tenso eltrica U entre os plos do receptor dada por:

Q U AB P = AB = t t P = Ui

U = '+ r'.i
Circuito gerador, receptor, resistor Gerador: U = r.i Receptor: U = '+ r'.i Resistor: U = R.i Ugerador = Ureceptor + Uresistor A intensidade de corrente eltrica no circuito dada por: '

A energia eltrica Eel consumida entre A e B no intervalo de tempo t dada pelo trabalho da fora eltrica: AB = P t . Portanto:

E el = P t

A) Potncia eltrica nos resistores: P = R.i2

ou

P=

U2 R

B) Potncia eltrica e rendimento nos geradores: Pt = .i (potncia total ou potncia gerada) Pu = U.i (potncia til ou potncia fornecida ou potncia lanada) Pd = r.i2 (potncia dissipada)

i=

R + r + r'

Para uma associao de resistores: '

i=

P U = u = (rendimento) Pt
C) Potncia eltrica e rendimento nos receptores: Pu = .i (potncia til ou potncia fornecida) Pt = U.i (potncia total ou potncia consumida) Pd = r.i2 (potncia dissipada) P ' ' = u = (rendimento) Pt U

R eq + r + r '

Energia eltrica e Potncia eltrica


Seja Eel a energia fornecida por um gerador ou consumida por um receptor ou por um resistor, num intervalo de tempo t. A potncia eltrica por definio dada pela equao:

P=

E el t

Capacitor
Capacitores ou condensadores so dispositivos eltricos que possuem a funo de armazenar carga eltrica. Exemplos: capacitores so encontrados em televisores, rdios, computadores, calculadoras, mquinas fotogrficas, etc.

Unidade de potncia eltrica no S.I.: W (watt) = J/s (joule/segundo) A potncia eltrica mede a rapidez com que a energia potencial eltrica transformada ou transferida.

13

Capacitor: conjunto de dois condutores (armaduras), eletrizados com quantidades de cargas de mesmo mdulo, mas de sinais opostos; as armaduras so separadas por uma camada de material isolante, denominada dieltrico. Smbolos: ou Capacitncia (C) Aplicando-se uma tenso U entre as placas de um capacitor, estas placas iro adquirir uma carga Q (+Q numa placa e -Q na outra placa).

Todos os capacitores apresentam mesma carga Q. U = U1 + U2 + U3

1 1 1 1 = + + C eq C1 C 2 C 3

Observaes: Dois capacitores em srie, de capacitncias C1 e C2:

C eq =

C1 .C 2 C1 + C 2

n capacitores iguais em srie: C eq = b) Paralelo:

C n

C=

Q U

Unidade de capacitncia no S.I.: C/V (coulomb/volt) = F (farad) Capacitor Plano

Propriedades do capacitor equivalente em paralelo: A capacitncia do capacitor plano dada por: Todos os capacitores apresentam a mesma d.d.p U. Q = Q1 + Q2 +Q3 Ceq = C1 + C2 + C3

C=

oA
d

onde 0 a permissividade absoluta do vcuo: 0 = 8,85.10 - 12 F/m. Associao de capacitores a) Srie:

Observao: n capacitores iguais em paralelo: Ceq = n C Energia potencial eltrica armazenada por um capacitor Q diretamente proporcional a U C = tg

E pe =
Propriedades do capacitor equivalente em srie:

QU CU 2 Q 2 = = 2 2 2C 14

ELETROMAGNETISMO
Magnetismo
Na regio de Magnsia, foram descobertas as propriedades de um minrio de ferro, o xido de ferro Fe3O4, denominado magnetita, que atraa pequenos fragmentos de ferro. A magnetita um m natural. ms: Corpos que tm o poder de atrair ferro ou que interagem entre si. O termo magnetismo foi, ento, usado para designar o estudo das propriedades destes ms em virtude do nome da regio onde foram descobertos.

Plos de mesmo nome repelemse e de nomes diferentes atraemse.

Propriedades dos ms
1) Plos magnticos do m: Qualquer m possui dois plos: plo norte magntico e plo sul magntico. Quando se coloca um m em contato com limalhas dos metais Fe, Ni e Co, elas aderem ao m, no em toda sua extenso, mas com maior intensidade em suas extremidades, os plos do m, onde as aes magnticas so mais intensas.

4) Inseparabilidade dos plos de um m: Verifica-se experimentalmente que impossvel separar os plos de um m. De fato, ao dividirmos um m, a fim de isolar os seus plos, observamos que cada um dos dois pedaos obtidos possui dois plos magnticos. Se repetirmos o procedimento, iremos notar que sempre, por menor que seja cada pedao de m, haver um plo norte magntico e um plo sul magntico, em cada pedao. Essas divises podem ser efetuadas at escalas moleculares. Ento, pode-se concluir que um m constitudo de ms moleculares ordenados. impossvel isolar os plos magnticos de um m.

2) Suspendendo-se um m de modo que ele possa girar livremente, ele toma, aproximadamente, a direo norte-sul geogrfica do lugar. O plo que aponta para o norte geogrfico o plo norte do m, e o plo que aponta para o sul geogrfico o plo sul do m.

Em 1820, Hans Christian Oersted descobriu que uma corrente eltrica, ao passar por um fio, produz efeitos magnticos. Quando uma bssola colocada prxima a um fio percorrido por corrente eltrica, ela sofre um desvio, indicando a presena de fenmenos magnticos. Atualmente, sabe-se que o fenmeno magntico observado por Oersted devido s foras entre cargas eltricas em movimento, que geram ao seu redor um campo de foras denominado campo magntico. A partir de ento, uniu-se a eletricidade e o magnetismo, originando-se o Eletromagnetismo.

A orientao da agulha de uma bssola na direo norte-sul terrestre deve-se ao fato de a Terra comportar-se como um grande m: Se o plo norte magntico da agulha da bssola aponta para o plo norte geogrfico, porque no plo norte geogrfico existe um plo sul magntico. Da mesma forma, no plo sul geogrfico existe um plo norte magntico. Plo Norte Geogrfico Plo Sul Magntico da Terra Plo Sul Geogrfico Plo Norte Magntico da Terra 3) Atrao e repulso entre ms: Ao aproximarmos dois ms, haver uma atrao ou repulso entre eles. Ocorrer atrao se forem aproximados plos de nomes diferentes, e repulso, se forem aproximados plos de mesmo nome.

Campo Magntico ( B )
uma regio limitada ao redor de um m, ou regio limitada ao redor de um condutor percorrido por corrente eltrica, na qual ocorrem interaes magnticas. Na Eletrosttica, vimos que uma carga eltrica puntiforme fixa origina, no espao que a envolve, um campo eltrico E , associado a cada ponto do espao. Analogamente, a cada ponto de um campo magntico, associa-se um vetor, denominado vetor induo magntica, ou simplesmente, vetor campo magntico ( B ). Uma bssola, colocada em um ponto do espao, orienta-se na direo do vetor B (figura abaixo): o plo norte da agulha magntica aponta no

15

sentido de B . A agulha magntica (bssola) serve como elemento de prova da existncia de campo magntico numa regio.

Campo Magntico Terrestre


Uma bssola, quando suspensa de modo a poder girar livremente, no fica orientada exatamente na direo norte-sul geogrfica, mas apresenta um pequeno desvio (declinao magntica).

Unidade de

r B no S.I.: tesla (T).

Linhas de Induo
Para melhor visualizao do campo eltrico E em uma regio, utilizamos as linhas de fora. As linhas correspondentes para o campo magntico B denominadas linhas de induo. Caractersticas das linhas de induo:

A Terra um grande m natural. O magnetismo terrestre atribudo a enormes correntes eltricas que circulam no ncleo do planeta, que constitudo de ferro e nquel no estado lquido, devido s altas temperaturas. Por conveno, chamamos de plo norte da agulha magntica da bssola aquele que aponta para a regio prxima do plo norte geogrfico. Entretanto, como sabemos, plos de mesmo nome se repelem e de nomes contrrios se atraem. Ento podemos concluir que: I) se a agulha magntica aponta para uma regio prxima do plo norte geogrfico porque nessa regio existe um plo sul magntico. II) a mesma agulha aponta o seu plo sul magntico para uma regio prxima do plo sul geogrfico. Logo, nas proximidades do plo sul geogrfico existe o plo norte magntico.

so

a) O vetor induo magntica B tangente linha de induo em cada ponto desta, com sentido do plo norte para o plo sul. b) As linhas de induo so orientadas no mesmo sentido do vetor induo magntica B , do plo norte para o plo sul. c) As linhas de induo so sempre fechadas; saem do plo norte e entram no plo sul, e se fecham passando pelo interior do m.

d) Nas regies onde as linhas de induo esto mais prximas, o campo magntico mais intenso. Podemos obter o espectro das linhas de induo, de uma regio de campo magntico, utilizando limalha de ferro. As partculas de ferro, ao serem colocadas na regio, do campo magntico, imantam-se e passam a se comportar como pequenos ms.

Campo Magntico Uniforme (C.M.U.)


Um campo magntico uniforme quando, em todos os pontos do campo, o vetor B tem a mesma intensidade, a mesma direo e o mesmo sentido.

16

As linhas de induo so retas paralelas uniformemente distribudas (igualmente espaadas). Exemplo: No interior de um m, no formato de uma ferradura: em todos os pontos, o vetor B constante; as linhas de induo saem do plo norte e chegam no plo sul. Se a carga for negativa, o sentido da fora ser contrrio quele da fora que atua na carga positiva. Observao: Indica a grandeza " entrando " no plano da folha. Indica a grandeza " saindo " do plano da folha. Casos Especiais: = 0 Carga movendo-se paralela ao campo magntico, no mesmo sentido deste:

Fora sobre uma carga mvel em um campo magntico uniforme


Quando uma carga eltrica est em movimento, em uma regio onde existe um campo magntico, verifica-se que ela fica sujeita a uma fora magntica. A origem dessa fora pode ser explicada da seguinte forma: uma carga eltrica em movimento gera um campo magntico, que interage com o campo magntico da regio por onde se move. Seja uma carga puntiforme q, positiva, lanada em um campo magntico uniforme de intensidade B , r com velocidade v , formando um ngulo com o vetor

Fmag = 0
= 180 Carga movendo-se paralela ao campo magntico, em sentido contrrio a este:

Fmag = 0
= 90 Carga movendo-se perpendicularmente ao campo magntico. A fora magntica tem valor mximo:

Fmag = q v B
v = 0 Carga abandonada em repouso no campo magntico:

r induo magntica B .

Fmag = 0
Movimento de uma carga em um campo magntico uniforme
Analisemos a seguir os movimentos de uma r carga pontual q, com velocidade v , no interior de um campo magntico

r B.

Caractersticas da fora magntica: Mdulo: Fmag = q v B sen

Direo de v paralela de B : MRU

r r Direo: Perpendicular ao plano formado por v e B .


Sentido: Obtido pela regra da mo direita. Dispondo a mo direita, aberta da maneira da figura abaixo, com o dedo polegar dirigido ao longo do r vetor v e os demais dedos orientados ao longo do campo magntico B , o sentido de Fmag ser aquele para onde fica voltada a palma da mo.

sen0 = sen180 = 0 Fmag = 0

Direo de v perpendicular de

r B : MCU

sen90 = 1 Fmag = q v B
17

A fora magntica Fmag altera a direo e o sentido do vetor velocidade v , mantendo o mdulo constante, resultando um movimento circular uniforme.

Observao: A fora magntica sobre uma carga em movimento num campo magntico uniforme muda a direo do vetor velocidade, mas no muda o respectivo mdulo. Ento, os campos magnticos no realizam trabalho sobre as partculas eletrizadas e, portanto, no alteram a energia cintica destas partculas.

Fora magntica sobre um condutor retilneo percorrido por corrente eltrica imerso num campo magntico uniforme
Um fio condutor percorrido por corrente eltrica mergulhado numa regio de campo magntico fica sob a ao de uma fora que resulta da soma das foras magnticas que atuam sobre as partculas carregadas em movimento que constituem a corrente. Considere um condutor retilneo, de comprimento L, percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i, mergulhado num campo magntico uniforme B . O ngulo entre a direo do condutor de corrente eltrica e a direo de B . A direo da r velocidade v a mesma da corrente eltrica i.

Como a fora magntica altera apenas a direo e o sentido do vetor velocidade, ela funciona como uma resultante centrpeta. Desse modo, temos:

Fmag = Fcp q vB= R= m v2 R

mv (raio da trajetria circular) q B

Perodo do movimento:

s 2R 2R = T = t T v mv Como R = , temos: q B 2 mv 2 m T= T = v qB q B v=
Direo de v oblqua de B : Movimento Helicoidal Uniforme

Caractersticas da fora magntica: Mdulo: Fmag = B i L sen

Direo: Perpendicular ao plano formado por B e i (perpendicular ao fio). Sentido: Obtido pela regra da mo direita. Dispondo a mo direita, aberta da maneira da figura abaixo, com o dedo polegar dirigido ao longo da corrente eltrica i e os demais dedos orientados ao longo do campo magntico

r r r em duas direes: uma paralela de B ( v 2 ) e outra r r perpendicular de B ( v1 ).


Neste caso, pode-se decompor a velocidade v

r r B , o sentido de Fmag ser

aquele para onde fica voltada a palma da mo.

Na direo paralela a B , a carga executa um MRU, e na direo perpendicular a B , a carga executa um MCU. Estes dois movimentos, combinados, geram um movimento helicoidal uniforme (hlice cilndrica).

Fontes de Campo Magntico


A Experincia de Oersted

18

Em 1820, trabalhando em seu laboratrio, Oersted montou um circuito eltrico, tendo nas proximidades uma agulha magntica. No havendo corrente no circuito (circuito aberto), a agulha magntica se orientava na direo norte-sul (figura a). Observe que um dos ramos do circuito (o fio AB) deve ser colocado paralelamente agulha, isto , deve ser orientado tambm na direo norte-sul.

Em torno do condutor surge um campo magntico, cujas linhas de induo so circunferncias concntricas, situadas em planos perpendiculares ao fio.

O vetor campo magntico B , ao redor do fio condutor, apresenta as seguintes caractersticas: Mdulo: B =

0 .i , onde r a distncia do fio ao ponto 2 r

considerado. Direo: tangente s linhas de induo em cada ponto. Sentido: dado pela regra da mo direita.

Ao estabelecer uma corrente no circuito, Oersted observou que a agulha magntica se desviava, tendendo a se orientar em uma direo perpendicular ao fio AB (figura b). Interrompendo-se a corrente, a agulha retornava sua posio inicial, ao longo da direo norte-sul. Estas observaes realizadas por Oersted mostravam que uma corrente eltrica podia atuar como se fosse um m, provocando desvios em uma agulha magntica. Verificava-se, experimentalmente, pela primeira vez, que existe uma relao entre a Eletricidade e o Magnetismo: uma corrente eltrica capaz de produzir efeitos magnticos.

Campo magntico de uma espira circular Considere um fio condutor em forma circular (espira circular) de raio R, percorrido por uma corrente eltrica i.

Os fenmenos eltricos e magnticos esto fortemente relacionados, constituindo dois aspectos diferentes do comportamento das cargas eltricas.

Campo magntico gerado por correntes eltricas


Campo magntico de um condutor reto Considere um fio condutor retilneo, longo, percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i.

19

O vetor campo magntico B , no centro da espira, apresenta as seguintes caractersticas: Mdulo: B =

0 .i 2R
Quando o solenide percorrido por uma corrente eltrica, surge em seu interior um campo magntico na direo do eixo do solenide.

Direo: perpendicular ao plano da espira. Sentido: dado pela regra da mo direita.

O campo magntico gerado por uma espira circular anlogo ao de um m, podendo-se atribuir um plo norte, do qual as linhas saem, e um plo sul, no qual as linhas chegam.

Caractersticas solenide:

do

campo

magntico

de

um

No interior do solenide, o campo magntico praticamente uniforme. No exterior (lateral) do solenide, o campo magntico praticamente nulo, sendo intenso somente junto s extremidades. As extremidades do solenide denominam-se plos: norte, de onde saem as linhas de induo, e sul, por onde entram as linhas de induo.

Observao: Justapondo-se n espiras denominada bobina chata:

r No interior do solenide, o vetor campo magntico B tem as seguintes caractersticas:


iguais, temos a Intensidade:

B = 0

N i , onde N o numero de L

espiras existentes em um comprimento L do solenide. Direo: do eixo do solenide. Sentido: dado pela regra da mo direita. Obs.:

N a densidade linear de espiras (nmero de L

espiras por unidade de comprimento).

A intensidade do campo magntico, no centro desta, vale:

i B=n 0 2R

Campo magntico de um solenide Denomina-se solenide, ou bobina longa, um fio condutor enrolado em forma de espiral cilndrica, em que as espiras so idnticas e igualmente espaadas.

20

Fora Magntica entre Condutores Paralelos

i1 e i2 no mesmo sentido atrao entre os fios i1 e i2 em sentidos opostos repulso entre os fios

Induo Eletromagntica
Condutor em movimento dentro de um campo magntico: Fora eletromotriz induzida Consideremos um condutor retilneo, r v, movimentando-se com uma velocidade perpendicularmente s linhas de induo de um campo magntico

r B.

Sejam dois fios condutores retilneos e paralelos, percorridos por correntes eltricas de intensidades i1 e i2, separados por uma distncia d. A corrente i1 gera nos pontos do condutor 2 (percorrido pela corrente i2) um vetor campo magntico B12; enquanto isso, a corrente i2 gera nos pontos do condutor 1 (percorrido pela corrente i1) um vetor campo magntico B21. Dois condutores, paralelos e retilneos, de comprimento l, percorridos por correntes eltricas de intensidades i1 e i2, separados por uma distncia d, interagem entre si com uma fora magntica que tem as seguintes caractersticas: Mdulo: Fmag = Direo de

Os eltrons livres da barra ficam sujeitos ao de uma fora magntica

magntico B , deslocando-se para uma de suas extremidades. Assim, os extremos do condutor ficam eletrizados com cargas de sinais opostos, originando um campo eltrico E ao longo do comprimento do condutor. Portanto, os eltrons ficam tambm sujeitos ao de uma fora eltrica Fe , de sentido oposto ao da fora magntica. Quando essas duas foras se equilibram, estabelece-se uma d.d.p. entre as extremidades A e B da barra; esta d.d.p. que aparece na barra, devido ao seu movimento relativo em relao ao campo magntico, denominada fora eletromotriz induzida (ind). Observao: O movimento relativo deve existir, pois se a barra e o campo magntico moverem-se na mesma velocidade e no mesmo sentido, no h o aparecimento de f.e.m. induzida. Deduo da expresso da fora eletromotriz induzida: Da figura anterior:

r Fm exercida pelo campo

r B e i.

r Fmag : Perpendicular ao plano formado por r Fmag : Obtido pela regra da mo direita.

0 i1 i 2 l 2 d

Sentido de

Dispondo a mo direita aberta com o dedo polegar dirigido ao longo da corrente (i) e os demais dedos orientados ao longo do campo magntico mo. Como as foras F12 e F21 tem a mesma intensidade, a mesma direo, porm sentidos contrrios e esto aplicadas em corpos diferentes, constituem um par ao-reao, de acordo com a terceira lei de Newton.

r de Fmag ser aquele para onde fica voltada a palma da

r B , o sentido

Fe = q E ,
com E =

U ind = ; d L

Fm = q v B

Sendo Fe = Fm,

qE =qvB q ind = q v B L
21

Portanto:

ind = B L v
Corrente Eltrica Induzida Fechando-se um circuito, surge uma corrente eltrica em conseqncia da d.d.p. entre os extremos do condutor mvel (f.e.m. induzida), que atravessa o campo magntico, denominada corrente eltrica induzida (iind).

Fluxo Magntico ( )
Fluxo Magntico ou Fluxo de Induo Magntica: grandeza escalar que expressa a quantidade de linhas de induo que atravessa uma determinada superfcie.

Outros exemplos de induo eletromagntica: A figura seguinte mostra os terminais de uma espira, ligada a um galvanmetro G, que pode detectar a presena de corrente eltrica na espira. Normalmente, no deveramos esperar nenhum desvio do ponteiro do galvanmetro, pois no h um gerador ligado ao circuito. Aproximando-se o m da espira, surge nela uma corrente. Afastando-se o m da espira, surge nela uma corrente, de sentido contrrio ao anterior. S h corrente enquanto o m est em movimento relativo em relao espira.

= B A cos

r n = vetor normal r superfcie r = ngulo entre B e n


A = rea da superfcie Unidade de no S.I.: Wb (weber) = T . m2. Casos particulares: = 0 cos = 1 = B A

Na figura seguinte, as espiras so colocadas prximas uma da outra, mantidas em repouso e sem nenhum contato eltrico direto. Fechando-se a chave S, surge uma corrente eltrica na espira da direita, que provoca o aparecimento de uma corrente induzida na espira da esquerda. Abrindo-se a chave S, tambm surge uma corrente induzida na espira da esquerda. Somente quando a corrente eltrica na espira da direita est aumentando ou diminuindo que surge uma f.e.m. na espira da esquerda. Porm, enquanto a espira da direita percorrida por uma corrente constante, no h f.e.m. induzida.

= 90 cos = 0 = 0

22

Lei de Faraday
Constata-se, experimentalmente, como nos exemplos anteriores, que, quando a intensidade do fluxo magntico se altera com o decorrer do tempo, atravs de um circuito fechado, surge neste uma f.e.m. induzida dada pela expresso:

ind =

Este fenmeno, em que aparece uma f.e.m. induzida atravs da variao do fluxo magntico por um circuito, denominado induo eletromagntica.

Lei de Lenz
O sentido da corrente induzida, pelo fenmeno da induo eletromagntica, de tal forma que se ope causa que lhe d origem. O sinal negativo na lei de Faraday expressa essa oposio. A corrente induzida produz um campo magntico responsvel por um fluxo que contraria o fluxo produzido pelo campo magntico externo. Observaes: Fluxo do campo magntico externo diminuindo: A corrente induzida tende a aumentar o fluxo. Fluxo do campo magntico externo aumentando: A corrente induzida tende a diminuir o fluxo. Aplicaes da Induo Eletromagntica: I) Aproximao do plo norte do ma em direo espira: ocorre um aumento do fluxo magntico na espira, surgindo uma corrente induzida no sentido de diminuir o fluxo magntico (anti-horrio em relao ao observador). IV) Aproximao do plo sul do ma em direo espira: ocorre um aumento do fluxo magntico na espira, surgindo uma corrente induzida no sentido de diminuir o fluxo magntico (horrio em relao ao observador).

III) Afastamento do plo sul do ma em relao espira: ocorre uma diminuio do fluxo magntico na espira, surgindo uma corrente induzida no sentido de aumentar o fluxo magntico (anti-horrio em relao ao observador).

II) Afastamento do plo norte do ma em relao espira: ocorre uma diminuio do fluxo magntico na espira, surgindo uma corrente induzida no sentido de aumentar o fluxo magntico (horrio em relao ao observador).

23

Potrebbero piacerti anche