Sei sulla pagina 1di 9

40

3 Efeitos biolgicos da radiao eletromagntica

A telefonia celular tem contribudo fortemente para a polmica sobre os efeitos da radiao sobre a sade da populao, principalmente pela proliferao de suas antenas instaladas nas Estaes Rdio-Base (ERB) espalhadas pelas cidades em diferentes locais e em vrios pases do mundo. Um efeito biolgico pode ser caracterizado quando ocorre uma mudana que pode ser percebida em um sistema biolgico, aps a introduo de um determinado estmulo. As ondas eletromagnticas quando interagem com o corpo humano, dependendo da freqncia e da potncia, podem produzir algum tipo de efeito biolgico. Tal efeito, por si s, no significa necessariamente a existncia de um perigo. Um efeito biolgico se tornar um risco segurana quando ocorrer uma falha na
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

sade da pessoa ou de seus descendentes. A radiao das ondas eletromagnticas classificada em duas categorias: radiao ionizante e no-ionizante, conforme mostra o espectro eletromagntico da figura 23. No espectro, as freqncias esto associadas aos seus respectivos comprimentos de ondas e com suas diversas aplicaes.

Figura 23 - Espectro eletromagntico e suas aplicaes

41

A radiao ionizante corresponde a campos em freqncias mais elevadas que as das emisses de luz, como por exemplo, os raios X e os raios gama, cujos comprimentos de ondas so micromtricos. Este tipo de radiao possue energia suficiente para quebrar ligaes qumicas por ionizao. Desta forma o material gentico das clulas pode ser danificado, levando a doenas como o cncer, por exemplo. As clulas quando expostas radiao sofrem ao de fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. A radiao causa a ionizao de tomos e molculas, que podero afetar clulas, que podem afetar os tecidos, que podero afetar os rgos e, portanto, podero afetar todo o corpo. Um organismo complexo como o corpo humano, constitudo por cerca de 5 trilhes de clulas, quando exposto a radiaes, sofre determinados efeitos somticos, restritos ao prprio corpo e, tambm, efeitos genticos que so transmissveis s geraes seguintes.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

Os fenmenos fsicos responsveis pelo compartilhamento da energia entre as clulas devido irradiao so a Ionizao e excitao dos tomos. Os fenmenos qumicos surgem em seguida e provocam a ruptura das ligaes entre os tomos ou molculas formando radicais livres num intervalo de tempo muito pequeno e, como conseqncia, surgem os fenmenos biolgicos. Estes ltimos alteram as funes especficas das clulas e so responsveis pela diminuio da atividade da substncia viva do organismo. Poderamos especificar os msculos que perderiam algumas propriedades caractersticas como sendo as primeiras reaes do organismo s radiaes. Os efeitos biolgicos caracterizam-se, tambm, pelas variaes morfolgicas, que so alteraes em certas funes essenciais da clula ou ento a morte imediata da clula. Nem todas as clulas vivas tm a mesma sensibilidade radiao. As clulas que tm mais atividade so mais sensveis, pois a diviso celular requer que o DNA seja corretamente reproduzido para que a nova clula possa sobreviver [20]. Em freqncias mais baixas que as das emisses de luz, incluindo as faixas de microondas, os campos eletromagnticos no possuem energia suficiente (10eV) para provocar a quebra das ligaes qumicas como no caso anterior e, portanto, esta irradiao chamada de no-ionizante [14].

42

Na seo 3.1 ser mostrado, respectivamente, o processo de interao das ondas eletromagnticas com o corpo humano e na seo 3.2, outros tipos de efeitos. 3.1 Mecanismos de interao dos campos eletromagnticos A maioria dos efeitos biolgicos conhecidos est associada aos efeitos trmicos como resultado da interao dos campos eletromagnticos. Este processo de interao mostrado na figura 24.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

Figura 24 - Processo de interao das ondas eletromagnticas com o corpo humano

Os efeitos trmicos so aqueles cujas alteraes so causadas pelo aquecimento do organismo como conseqncia da absoro de parte da onda incidente. Os efeitos no-trmicos so devidos interao direta do campo eletromagntico com o organismo [15]. A tabela 4 relaciona a freqncia e os principais efeitos biolgicos em funo da penetrao das ondas eletromagnticas no tecido humano [27].

43

FREQNCIA (MHz)

COMPRIMENTO DE ONDA (cm)

LOCAL DE MAIOR EFEITO

PRINCIPAL EFEITO BIOLGICO A superfcie da pele age como

> 10.000

<3

Pele

refletor ou absorvente, com efeito, de aquecimento. Aquecimento da pele com sensao de calor Lentes dos olhos e testculos so particularmente sensveis Formao de cataratas e danos aos testculos Prejuzos aos rgos internos por sobre-aquecimento

10.000

Pele

10.000 a 3.000

3 a 10

Camadas superficiais a pele Lentes dos olhos

10.000 a 1.000

3 a 30

Lentes dos olhos

1.200 a 150

25 a 200

rgos internos

< 150

>200

O corpo transparente

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

(Fonte: McRee, 1974).

Tabela 4 - Freqncias e os principais efeitos biolgicos

A partir das caractersticas eltricas e geomtricas do corpo irradiado e das condies de exposio, possvel, a princpio, calcular o campo resultante internamente e a taxa atravs da qual a energia absorvida pelo tecido irradiado, (Taxa de Absoro Especfica SAR) [15] utilizando as expresses abaixo:

E SAR = 2
= 2 f

[W / kg ]
[S / m]

1 2 Pa = E 2 Onde:

[W / m ]
2

= condutividade da parte especfica do tecido sob anlise

[S / m]

= densidade de massa do tecido [Kg / m 3 ]


f = freqncia de operao [MHz]

,, = parte imaginria da permissividade complexa ( = , j ,, )

[F / m]

44

Pa = potncia por unidade de rea W / m 2

E = amplitude do campo eltrico interno ao ponto de anlise [V/m]


Particularmente em altas freqncias (na faixa de microondas) a condutividade alta, j que o corpo possui grande quantidade de gua, que apresenta ressonncia naquela faixa. O aquecimento resultado da absoro do campo eletromagntico em um meio dissipativo, onde parte da potncia refletida pela pele e parte penetra dissipando-se rapidamente com a profundidade [16]. A absoro acontece principalmente em funo do movimento dos dipolos da gua e de ons dissolvidos. A proporo de gua , portanto, um parmetro importante quando se determinam as propriedades dieltricas do tecido. Valores de condutividade para partes especficas do corpo ( ) e de densidades ( ) so dados para diferentes
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

partes do corpo e para diferentes freqncias [17, 18]. A taxa com que o corpo humano absorve energia eletromagntica varia com a freqncia e baixa na faixa dos celulares. Entretanto, a resposta trmica do corpo humano depende de alguns fatores tais como:
9

Taxa de absoro especfica (SAR), definida como sendo a taxa de absoro de energia por unidade de massa do objeto exposto. uma medida de energia absorvida que pode ou no ser dissipada em forma de calor [19];

9 9 9 9 9

Cobertura do corpo (roupas); Sistema termo-regulatrio; Condio fisiolgica; Meio ambiente; Da parte especfica do corpo e da vascularizao nesta regio, em se tratando apenas de radiao.

Em situaes normais, os vasos sangneos se dilatam e o aquecimento reduzido e /ou removido pela corrente sangnea. Desta forma o principal risco de dano trmico se concentra nas reas de baixa vascularizao, como por exemplo, os olhos e a tmpora [15]. Os olhos so considerados rgos bastante crticos com relao ao efeito das radiaes no-ionizantes, sendo bastante suscetveis ao

45

efeito trmico. Quantidades relativamente pequenas de energia eletromagntica podem elevar a temperatura das lentes oculares, pelo fato destas no possurem sistema vascular adequado para as trocas trmicas, o que reduz sua capacidade de dissipao de calor. Por isso, a possibilidade de danos aos olhos constitui um aspecto muito srio das radiaes de microondas e radiofreqncia. O cristalino (lente interna do olho) est sujeito a alteraes provocadas por radiaes eletromagnticas, pois apresenta algumas caractersticas que o tornam particularmente sensvel a esse tipo de energia, tais como:
9 9 9 9

Posio superficial em relao ao corpo; Estar envolvido por meio aquoso; Reduzida vascularizao; Suas clulas germinrias estarem situadas na regio mais equatoriana e superficial.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

O prejuzo de um tecido , portanto, mais provvel em reas onde ocorra proporcionalmente um maior aumento de temperatura. Essa elevao trmica do cristalino pode levar sua opacificao, conhecida como catarata. Efeito como este de particular interesse para os operadores e usurios de transceptores portteis em que as antenas normalmente ficam prximas aos olhos [15]. Alguns pesquisadores mdicos concordam que a catarata poderia surgir em funo de algum aquecimento se uma taxa de absoro especfica (SAR) de 100 W /kg fosse medida continuamente por um perodo mnimo de 100 minutos [14, 20]. Outros efeitos trmicos pesquisados e conhecidos, tais como queimaduras externas ou internas, exausto e choque trmico ocorrem apenas sob exposies de alta intensidade [2]. Os usurios de telefones celulares so submetidos a uma SAR cujos valores esto abaixo do especificado pelas normas de segurana, seja quanto irradiao emitida pelos aparelhos ou pelas Estaes Rdio-Base (ERB). A irradiao emitida em ambos os casos tem provocado inmeros questionamentos quanto aos possveis efeitos sobre a sade da populao [12, 20]. Primeiro em relao aos efeitos locais da irradiao sobre a cabea de um usurio com o seu terminal porttil em conversao e em seguida os efeitos sobre todo o corpo de qualquer

46

pessoa que esteja no raio de cobertura da ERB, principalmente na direo de irradiao do lbulo principal da antena, conforme ilustrado na figura 25.

Figura 25 - Cobertura do feixe da antena de uma ERB

Est comprovado que, na grande maioria dos casos, a taxa de absoro para
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

os usurios de celulares bem maior que a taxa para as pessoas que se situam prximas s Estaes Rdio-Base. Isto explica a existncia de um nmero maior de estudos em relao aos usurios de telefones celulares. No captulo 4 sero mostrados os limites de exposio radiao a campos eletromagnticos considerados seguros segundo as Normas nacionais e internacionais, tanto para exposio ocupacional quanto para a populao em geral.

3.2 Efeitos no-trmicos

Alm dos efeitos trmicos existem ainda outros efeitos que podem ser caracterizados como fisiolgicos e comportamentais. Existe uma srie de estudos, muitos deles controversos, que destacam o risco efetivo dos nveis de radiao emitidos pelos sistemas celulares. O ponto central de tais pesquisas de que exposio s microondas, mesmo em baixas intensidades, resulta em distrbios nervosos, dentre os quais podemos exemplificar as dores de cabea, fadiga, tontura, perda de memria e insnia. Embora no haja evidncias cientficas relacionando estes efeitos com irradiaes emitidas pelas ERBs, cujos nveis irradiados so muito baixos, no oferecendo risco sade humana. Entretanto, surgiram estudos que direcionam a dor de cabea como sendo um efeito nos usurios de aparelhos celulares

47

indicando alguma evidncia de mudana comportamental ou fisiolgica ainda no confirmada cientificamente. Segundo Moulder existe a probabilidade, mesmo que pequena, de haver tais efeitos [12, 20] por no haver estudos com uma slida base cientfica. Dentre eles podemos destacar:
9 9 9 9

O aumento da presso sangnea; Alterao da atividade eltrica do crebro; Pequenas mudanas no padro de sono; Pequenas alteraes em exames de eletroencefalogramas.

Recentemente um estudo feito por N. Edelstyn e A. Oldershaw [21] mostrou que pessoas melhoraram o desempenho em avaliaes de capacidade de ateno quando submetidas irradiao de 900MHz. De forma controversa, sob as mesmas condies, observou-se que com ratos o efeito foi o contrrio, ou seja, ocorreu uma perda de memria a longo prazo e tambm uma reduo no tempo de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

reao [22]. Segundo J. Gonzalez [23] no houve qualquer indicativo de efeito sobre esse processo na freqncia em questo e com uma SAR variando de 1 a 3,5 W/kg por um perodo de exposio dirio de 45 minutos sobre a cabea dos mesmos . J o pesquisador norte-americano W. Ross Adley tem dedicado os seus estudos h mais de 20 anos para a relao entre os efeitos da modulao e os efeitos biolgicos. Em uma de suas pesquisas ele verificou que a irradiao modulada em amplitude (AM) nas faixas de freqncias de 150 e 450 MHz poderia produzir mudanas na percepo de clcio em clulas do sistema nervoso. Trabalhos posteriores de outros autores refutaram tais concluses [16]. O biofsico G.J. Hyland um especialista no mecanismo de interao da radiao no-ionizante com organismos vivos e um severo crtico s diretrizes de segurana adotadas mundialmente quanto aos nveis recomendados, que ele considera altos demais, e tambm quanto filosofia de desenvolvimento daquelas diretrizes, que so baseadas principalmente nos efeitos trmicos e na premissa de que os efeitos no-trmicos, j reportados, ainda carecem de (fundamentao cientifica). defensor, ainda, da teoria de que a modulao seria por si s responsvel por alguns efeitos fisiolgicos e comportamentais [24] podendo ocasionar danos ao funcionamento dos sistemas nervoso e imunolgico de organismos vivos. Suas consideraes sobre tais efeitos de modulao

48

empregadas nos celulares tm sido mencionadas no Brasil como uma das evidncias em termos de perigo em relao s ERBs. Entretanto H. Lai que defensor, j h algum tempo, da importncia dos efeitos no-trmicos em suas pesquisas com ratos e clulas mostra uma relao entre estes efeitos e o sistema nervoso, quando exposto a radiofreqncia nos nveis limites das diretrizes de segurana. Tais efeitos so contestados por outros especialistas [20, 25]. Recentemente, em outro estudo [26], os especialistas tentaram associar os efeitos da radiao aos filamentos de platina dos materiais utilizados em implantes intracraniais para tratamento de aneurisma. Para reproduzir o ambiente eles utilizaram um filamento de tungstnio e outro de platina. Ambos foram expostos s ondas eletromagnticas emitidas na freqncia de 900MHz por um perodo de 99 horas para tentar reproduzir a exposio real de uma pessoa usando um telefone celular com tecnologia GSM regularmente, por meses. Aps observaes
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310487/CB

e medidas, concluiu-se que o filamento de platina no sofreu qualquer dano sendo, portanto, mais adequado aos implantes deste tipo. Um outro efeito bastante discutido o efeito da radiao nos testculos, j que estes tambm constituem rgos crticos no que concerne aos efeitos das radiaes eletromagnticas. Isso porque so extremamente sensveis a elevaes de temperatura. Esto mais sujeitos radiao por dois motivos:
9 9

Localizao superficial em relao ao corpo e; Grande sensibilidade ao calor por parte das clulas germinativas que

se encontram numa faixa de temperatura inferior temperatura corporal (aproximadamente 33C) e apresentam uma velocidade de reduo celular, j em temperaturas de 37C. Pesquisas com ces, coelhos e ratos, para determinar o limiar para o incio de efeitos prejudiciais, mostraram que, a 10 mW/cm2 de densidade de potncia, os efeitos patolgicos nos testculos incluem degenerao do epitlio que reveste os tubos seminferos e uma acentuada reduo da maturao de espermatcitos. Essa reduo da funo testicular devida ao aquecimento, e parece ser temporria e provavelmente reversvel [27].

Potrebbero piacerti anche