Sei sulla pagina 1di 9

Aditivos para concreto

1. Definio

Aditivos so produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, tm a funo de modificar as propriedades fsicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente no so obtidas confeccionando-se traos normais.

2.

Classificao e Aplicao

Conplast P509 Aditivo plastificante Usos Reduz a relao gua/cimento para uma mesma consistncia de concreto e argamassas, reduzindo a permeabilidade do concreto.

Conplast P510 Aditivo plastificante Usos Aditivo plastificante para adio em argamassas e concretos. Permite a reduo da quantidade de gua necessria na mistura, melhorando com isso todas as propriedades do concreto e sua trabalhabilidade. Isento de cloretos, pode ser usado em concreto armado e protendido.

Conplast RP264 Aditivo plastificante retardador para concreto Usos Aditivo plastificante e retardador para adio em argamassas e concretos. Permite a reduo da quantidade de gua necessria na mistura, melhorando com isso todas as propriedades do concreto, e mantm sua trabalhabilidade por um periodo maior, indicado para o transporte de concreto prmisturado em longas distncias, ou regies de clima quente. Isento de cloretos, pode ser usado em concreto armado e protendido.

Conplast SP430 Aditivo superplastificante Usos Proporciona a obteno de concreto e argamassas auto-adensveis e com alta fluidez, e pode reduzir em at 25 % a gua de amassamento, resultando em maiores resistncias e menor permeabilidade de

concretos e argamassas.

Conbex 100 Aditivo expansor e plastificante Usos Proporciona a obteno de concretos e argamassas com menor relao gua/cimento e com ligeira expanso ainda no estado fresco. utilizado em concretos, argamassas e grautes.

Crackstop Fibras de polipropileno Usos Para adio na produo de concretos e argamassas reforados proporcionando melhor coeso, menor fissurao e mais resistncia a impactos e a cargas cclicas do material. Para aplicaes convencionais, pr-fabricados, projeo mecnica via mida ou seca, pisos estampados, etc.

Preco EAC-S Retardador de pega de efeito superficial, para concretos e argamassas Usos Para a preparao de lajes que iro receber revestimentos, execuo de juntas de construo ou para o tratamento arquitetnico tipo agregados expostos em painis pr-fabricados de fechamento, pisos, caladas e lajes. O Preco EAC-S est disponvel em 2 verses: Regular e Profundo.

Quicksocrete Sprayset Super Aditivo acelerador de pega para concreto projetado, isento de cloretos Usos Acelera a pega de concreto projetado via seca, reduzindo a reflexo do material e permitindo a aplicao de camadas mais espessas, no revestimento de tneis, abbadas, taludes etc.

3.

Tipos

3.1 Acelerador DARACCEL Aditivo Acelerador para concreto no refoado; soluo lquida formulada para fornecer um tempo de pega mais rpido e incrementar o desenvolvimento de resistncia mecnica do concreto. Contm cloretos bem como outros elementos qumicos para aumentar o efeito de acelerao.

DARASET 200 Acelerador isento de cloretos, indicado para aplicaes nas quais seja necessrio uma diminuio do tempo de pega e desenvolvimento de altas resistncias inciiais. Indicado para uso em concretos premoldados, pr ou pstensionados e concreto produzido em central dosadora. GRACERAPID 258 AF um aditivo lquido acelerador livre de lcalis, para concreto e argamassa projetado. Aumenta as resistncias mecnicas iniciais reduzindo o tempo de pega. GRACERAPID 258 AF recomendado para concreto projetado via mida ou seca.

3.2 Aditivo para Concreto Alto Adensvel V-MAR 3 Aditivo modificador reolgico para Concreto Alto Adensvel um aditivo lquido de alta eficincia preparado para a produo de Concreto Auto Adensvel (Self Compacting Concrete) pela modificao de sua viscosidade.

3.3 Aditivos para concreto de abatimento zero MARK V S um plastificante concentrado formulado especialmente para uso na produo de produtos de concreto de baixo abatimento (slump zero). utilizado na fabricao de blocos de concreto, tubos, telhas e outros produtos de concreto de baixo abatimento nos quais seja desejado uma superfcie mais suave e mais compactada com um leve acabamento. DARAVAIR um aditivo lquido pronto para o uso. Indicado para obteno de melhores acabamentos superficiais, melhoria da trabalhabilidade, especialmente em concretos produzidos com agregados artificiais ou com altos contedos de adies minerais ou, especificaes nas quais a incorporao de ar esteja prevista. MORTARD A Produto incorporador de ar para argamassa dosada em central O MORTARD A um agente Incorporador de ar que consegue nveis de incorporao de ar entre 12 a 20 %. Esta incorporao de ar controlada homogeneamente distribuida e confere uma grande estabilidade que se traduz na ausncia quase total de exudao.

3.4 Concreto de baixa densidade DARAFILL 100 DARAFILL 100 um aditivo lquido incorporador de ar de alto desempenho que se agrega aos CLSM. O uso do DARAFILL 100 no CLSM da como resultado incorporao de ar estvel que oscila entre 16-35%, e em conseqncia, reduz

em 50% tanto o contedo de gua, como de material cimentcio.

3.5 Estabilizador de Hidratao RECOVER Estabilizador de Hidratao usado para estabilizar por longos perodos a pega da gua de lavagem do caminho que possua vestgios de concreto ou o concreto de retorno ou remanescente permitindo que se possa ser usado novamente. Tambm usado quando necessrio controlar o tempo de incio de pega.

3.6 Fibra Estrutural STRUX 85/50 Fibra de Reforo promove o aumento de tenacidade, resistncia ao impacto e a fadiga do concreto. Desenvolvida para aplicaes em pisos comerciais, industriais e residenciais. Strux uma soluo efetiva como reforo alternativo s fibras de ao, telas soldadas e armaduras leves. STRUX 90/40 Fibra de Reforo confere tenacidade, resistncia a impactos e a fadiga do concreto. composto por fibras sintticas especialmente desenvolvidas para substituir as fibras de ao e telas soldadas em aplicaes no projetadas.

3.7 Inibidores de Corroso DCI um aditivo lquido que promove proteo a corroso s barras das armaduras de reforo de ao. Usado em concretos expostos ou em contato com cloretos de sais de ambiente marinhos, pontes e estruturas de portos em geral. Pode ser usado combinado a outros sistemas de inibio de corroso como microsslica, armadura encapada com filme epoxi e seladores de superfcie. Atua tambm como um acelerador de pega. DCI S um aditivo inibidor de corroso que no promove a acelerao da pega do cimento. usado em concretos expostos ou em contato com cloretos de sais de ambiente marinhos, pontes e estruturas de portos em geral. Pode ser usado combinado a outros sistemas de inibio de corroso como microsslica, armadura encapada com filme epoxi e seladores de superfcie.

3.8 Plastificantes

WRDA 30 uma soluo de compostos policarboxilados que promove uma hidratao controlada do cimento Portland. Pode ser utilizado em uma ampla faixa de aplicaes quando baixas dosagens de aditivo e tempo de pega normal do cimento so recomendadas. Indicado para concreteiras, industria de blocos de concreto e produtores de pisos intertravados. WRDA 31 um aditivo redutor de gua multi-propsito utilizado em uma ampla faixa de aplicaes quando baixas dosagens de aditivo e tempo de pega normal do cimento so recomendadas, especialmente indicado para uso com cimentos de alto teor de lcalis solveis. Indicado para concreteiras, industria de blocos de concreto e produtores de pisos intertravados. WRDA COM HYCOL uma soluo aquosa de compostos orgnicos complexos contendo Hycol, um agente controlador de hidratao patenteado, que permite a produo de concretos com baixas relaes gua/cimento e portanto significativos aumentos de resistncia mecnica com um impacto mnimo no tempo de pega do cimento. Indicado para concreteiras e indstrias de pr-moldado e concreto protendido. WRDA 12 Aditivo Redutor de gua uma soluo aquosa de compostos orgnicos complexos, que controla a hidratao do cimento Portland. O WRDA 12 um lquido de baixa viscosidade pronto para ser utilizado, especialmente preparado para facilitar seu manuseio e dosificao. WRDA 38 Aditivo Plastificante redutor de guaO aditivo WRDA 38 uma soluo aquosa de compostos orgnicos complexos, que controla a hidratao do cimento Portland, especialmente indicado para cimentos com adio de escria de alto forno. O WRDA 38 um lquido de baixa viscosidade pronto para ser utilizado, especialmente preparado para facilitar seu manuseio e dosificao WRDA 38 no contm cloretos. WRDA 45Aditivo Redutor de guaO WRDA 45 produz um concreto com baixo contedo de gua (reduo tpica de 8- 10%), com maior plasticidade e resistncia. utilizado nas usinas de concreto, pavimentos de concreto, concretos de densidades normal e leve e em concretagem in locu, possuindo maior resistncia, menor permeabilidade e maior durabilidade.

3.9 Redutores de gua - Plastificantes Polifuncionais MIRA RT 64 Promove uma tima disperso dos aglomerados de cimento permitindo a reduo das relaes gua/cimento. Oferece um melhor controle sobre a hidratao do cimento em climas quentes. Melhora as caractersticas de acabamento pela presena de compostos especiais em sua formulao. Indicado para uso em concreteiras. MIRA 76 MIRA 76 Permite a obteno de uma capacidade plastificante superior, atravs do uso de alta dosagem mesmo quando empregados cimentos Portland com alto teor de adies, sem a

ocorrncia de importantes incrementos do tempo de pega do cimento. Sua formulao foi desenvolvida para uso em perodos de baixas temperaturas e obteno de altas resistncias iniciais. Indicado para concreteiras e industria de pr-moldados e concretos protendidos. MIRA 77 MIRA 77 um aditivo plastificante polifuncional redutor de gua de meio termo, especialmente formulado para utilizao em altos teores com a propriedade de no promover importantes retardos no tempo de incio de pega com altssimo desempenho na manuteno de Slump. MIRA 79 foi desenvolvido como um aditivo redutor de gua de alta eficincia especialmente formulado para a utilizao com cimento Portland de Alto Forno. MIRA 94 Aditivo Plastificante Polifuncional um aditivo redutor de gua polifuncional, fabricado atravs de rigorosos processos e controles da qualidade com a finalidade de assegurar um desempenho uniforme e previsvel do produto. MIRA 96 Aditivo Plastificante Polifuncional - Redutor de gua de Meio Termo MIRA 96 foi desenvolvido como um aditivo redutor de gua de alta eficincia especialmente formulado para utilizao em cimentos com alto teor de adies sem prejuzos a resistncia inicial ou retardo no tempo de incio de pega em doses tpicas recomendadas. MIRA RT 65 Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de gua

MIRA RT 65 um aditivo redutor de gua polifuncional contendo polmeros modificados de compostos hidroxicarboxlicos, fabricado atravs de rigorosos controles de qualidade com a finalidade de assegurar um desempenho uniforme e previsvel do produto. MIRA RT 66 Aditivo Plastificante Polifuncional foi desenvolvido como um redutor de gua polifuncional que dispersa os aglomerados de cimento com maior eficcia. Sua capacidade superior como dispersante produz um concreto com uma notvel melhoria de resistncia compresso inicial e final. Prolonga a manuteno do abatimento do concreto, mantendo um tempo de pega controlado. Pode ser utilizado em uma ampla faixa de dosagem de acordo com a aplicao desejada. MIRA RT 67 Aditivo Plastificante Polifuncional Redutor de gua de Meio Termo MIRA RT 67 um aditivo redutor de gua polifuncional, especialmente indicado para concretos que requeiram uma melhoria de acabamento superficial. Fabricado atravs de rigorosos processos de controle da qualidade com a finalidade de assegurar um desempenho uniforme e previsvel do produto.

3.10 Redutores de gua - Superplastificantes Convencionais

DARACEM 19 um aditivo superplastificante lquido pronto para uso que promove altas resistncias iniciais em concretos de baixa relao gua/cimento ou com especificaes de alta trabalhabilidade. Indicado para estruturas pr-moldadas ou concretos protentidos. DARACEM 100 um aditivo lquido formulado para caractersticas de manuteno do abatimento prolongado. Indicado para concretos com baixas relaes gua/cimento ou com especificao de alta consistncia.

3.11 Redutores de gua - Superplastificantes de ltima Gerao ADVA 100 um aditivo superplastificante de ltima gerao. Permite a dosagem na central, garantindo a manuteno prolongada do abatimento. Promove altas consistncias, concreto fludo ou relaes gua/cimento mnimas sem prejuzos a trabalhabilidade do concreto. ADVA 140 O ADVA 140 superplastificante um aditivo redutor de gua de alto desempenho. um lquido de baixa viscosidade pronto para o uso. ADVA 170 produz concretos com caractersticas de extrema trabalhabilidade tais como alta consistncia e espalhamento. ideal para concretos com relao gua/cimento baixa, calculadas para as altas resistncias iniciais, e com trabalhabilidade e fluidez excepcionais. ADVA CAST um aditivo superplastificante de ltima gerao a base de polmeros policarboxilatos para a produo de concretos de baixssimas relao gua/cimento, nas quais so desejadas altas resistncias compresso ou diminuio do calor necessrio para concretos curados a vapor. Indicado para concreteiras e industria de pr-moldados e concreto protendido. ADVA CAST 500 uma formulao para aplicao em concretos pr-fabricados. um lquido de baixa viscosidade, pronto para uso.O superplastificante produz concretos com caractersticas extremamente trabalhveis relacionadas como concreto de alto abatimento.

3.12 Redutores de Retrao ECLIPSE Floor An admixture specially formulated for use in indoor slab-on-grade concrete construction. Can be used to extend joint spacing and virtually eliminate cracking in high value flooring ECLIPSE um aditivo redutor de retrao utilizado em pisos, pavimentos de concreto, lajes ou outras estruturas nas quais o efeito da retrao por secagem resulta em inaceitveis perdas de resistncia ou fissurao. Permite o maior espaamento das juntas dos pisos eliminado a fissurao.

GRACE CURE um produto lquido composto hidrocarbonetos especiais em base gua, desenvolvido para aplicao como membrana de cura qumica prevenindo a retrao por secagem no concreto e portando evitando a fissurao. GRACE MICROFIBER uma fibra sinttica de polipropileno no reciclado, resistente ao meio alcalino, no corrosiva e no absorvente. Usada em aplicaes nas quais a reduo da retrao importante, melhorando as caractersticas de durabilidade. Melhora a resistncia a abraso e ao impacto.

4.

Fabricantes

Concreto Engenharia de Projetos Ltda (So Jos de Ribamar, MA) Concreto Redimix do Brasil S/A (Salvador, BA) Concreto Redimix do Brasil S/A (Rio de Janeiro, RJ) Concreto Santo Antonio Ltda (Pouso Alegre, MG) Concreto Usinado Expresso Mix (So Paulo, SP) 3R Artefatos de Concreto Ltda (So Jos dos Campos, SP) Construpor, Indaiatuba SP Viapol So Paulo SP Rejuntamix Caucaia CE

5.

Fotos

Aditivo acelerador de pega endurecimento para argamassas e concretos no armados.

Aplicao do Aditivo.

Exemplo do concreto sem e com aditivo.

Potrebbero piacerti anche