Sei sulla pagina 1di 26

GESTO FINANCEIRA para ficar no azul

ndice

03 04 06 11 13 18 23 25

Introduo Captulo 1
O que gesto financeira?

Captulo 2
Gesto financeira e tomada de decises

Captulo 3
Como projetar seu fluxo financeiro

Captulo 4
ndices fundamentais para a gesto do capital

Captulo 5
Quatro dicas para o controle financeiro

Concluso

Referncias

ntroduo

O sucesso de uma empresa est diretamente ligado capacidade de gesto de todos os seus profissionais. Mas existe uma rea especfica que atua como motor de toda a organizao: a rea financeira. a boa gesto financeira que vai determinar o rumo da empresa e definir sua capacidade de arcar com as despesas e direcionar bem o lucro. Se voc parar para avaliar, vai perceber que todos os processos dentro de uma empresa esto diretamente ligados ao controle financeiro. Neste e-book vamos mostrar, de maneira geral, como atua a gesto financeira e dar algumas dicas para manter o seu capital sob controle, prevendo as movimentaes necessrias.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

O que gesto financeira?

A gesto financeira atua no planejamento financeiro, na organizao, na captao e nos investimentos dos recursos de uma empresa. Uma boa gesto financeira deve prever a melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e avaliando o saldo atual de contas a pagar e a receber. Se houver um controle financeiro eficaz na sua empresa, voc vai poder avaliar como seu capital rodou no passado e o que est acontecendo no presente. Dessa forma, possvel identificar possveis falhas e despesas desnecessrias, alm de alternativas de lucro a partir do remanejamento de aplicaes.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

OU SEJA,
no h planejamento estratgico da empresa sem dados econmicos que apontem possibilidades de atuao.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

gesto financeira e tomada de decises

O objetivo principal da gesto financeira contribuir para a tomada de decises, visando sempre maximizar a riqueza da organizao. Para tomar decises que contribuam com o crescimento desse capital, preciso saber responder a quatro perguntas bsicas:

Onde investir? Quanto investir? Como financiar o investimento? Como distribuir os resultados?

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

Onde investir
Escolher o direcionamento do investimento o primeiro passo. Voc deve avaliar entre as opes disponveis, a que tem mais a ver com seu tipo de negcio. Alm, claro, de analisar o retorno que isso pode trazer. Pode escolher fazer um investimento na prpria infraestrutura da empresa, como compra de matria-prima, o lanamento de um novo produto ou a construo de uma nova unidade. Ou ainda realizar um investimento externo como a compra de um concorrente ou aplicao em renda fixa (poupana, ttulos pblicos etc.)

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

Quanto investir?
Essa etapa est diretamente associada primeira pergunta, j que a escolha do que investir depende tambm da quantia disponvel. Primeiramente voc precisa fazer uma anlise sobre o retorno que esse investimento ir trazer. Para responder a pergunta sobre quanto investir, preciso ainda avaliar quanto a empresa pode ou quanto deveria investir. Caso no tenha o valor necessrio, ir estudar as possibilidades na etapa seguinte para saber como ir atrs desse capital.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

COMO FINANCIAR O INVESTIMENTO?


Existem duas fontes primrias de recursos para as empresas: capital prprio (scios) e capital de terceiros (credores). preciso calcular as porcentagens de capital prprio e de capital de terceiros que sero aplicadas. Ou ainda, se sero s investimentos prprios ou o valor total ser de terceiros.

ou

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

Como distribuir os resultados?


A empresa dever gerar capital suficiente para pagar os juros aos credores, impostos, dividendo para os scios, e ainda uma parte destinada a reinvestimentos para crescer, lanar novos produtos etc.

A gesto financeira eficiente ir direcionar as respostas dessas quatro perguntas bsicas e essenciais. Tais anlises iro ajudar na deciso sobre qual o melhor destino para o capital de sua empresa. Se voc no tiver informaes suficientes para responder a esses tpicos, no estar apto a tomar a melhor deciso.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

10

Como projetar seu fluxo financeiro

Se no puder honrar seus compromissos em curto prazo, no h motivos para fazer planos para daqui a muito tempo. Projetar seu fluxo financeiro a curto prazo pode ser simples, se voc tiver informaes atualizadas da movimentao de seu capital. Tendo como base o seu saldo atual, lance as contas a pagar e a receber para um perodo mnimo de 90 dias (se no souber exatamente os valores, faa com quantias aproximadas, de acordo com os fluxos anteriores). Calcule qual deve ser o seu saldo dirio no futuro. Dessa forma, poder verificar como estaro suas finanas nesse perodo.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

11

Depois da anlise, o que fazer?


Depois de fazer essa anlise, voc pode identificar se haver sobra financeira no seu fluxo de caixa. Dessa forma, possvel, por exemplo, definir estratgias mais agressivas de parcelamento de vendas (em vez de aumentar os descontos), negociar aplicaes de longo prazo mais rentveis e planejar investimentos na expanso do negcio. Ao contrrio, se a anlise apontar para a de falta dinheiro no curto prazo, voc consegue, em tempo, administrar aes para reverter isso. Exemplos: promover uma poltica de descontos para pagamentos vista, intensificar a cobrana de inadimplentes, renegociar a prorrogao de dvidas com fornecedores ou, ainda, buscar um financiamento adequado.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

12

ndices fundamentais para gesto do capital

Algumas informaes so fundamentais para promover uma gesto financeira eficiente, podendo identificar possveis falhas, despesas desnecessrias e alternativas de lucro a partir do remanejamento de aplicaes. Veja quais so os ndices que devem ser considerados: Giro de estoque ndice de liquidez ndice de rentabilidade Ativo imobilizado

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

13

Giro de estoque
Serve para descobrir quanto tempo a mercadoria que est estocada demora para ser vendida. Como calcular: divida o valor do estoque pelo faturamento. Exemplo: se a empresa tem 100.000 reais estocados e vende 50.000 reais mensais, a mercadoria demorar cerca de dois meses para ser vendida. O que o resultado mostra: negcios em que o estoque gira lentamente podem enfrentar dificuldades. Isso acontece quando o empreendedor investe em produtos que vendem pouco, mantm preos menos competitivos ou compra mais do que precisa.
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

14

ndice de liquidez
O ndice de liquidez permite saber se a empresa ter como pagar as contas no vencimento. Como calcular: divida o valor do ativo circulante formado pelo dinheiro que a empresa tem em caixa mais os recursos que prev receber no curto prazo pelo passivo circulante, que a soma das dvidas a pagar no mesmo perodo.

ndice de liquidez =

Valor ativo Valor passivo

O que o resultado mostra: quando a conta d um resultado igual ou maior que 1, significa que a empresa ter recursos para honrar seus compromissos financeiros. Se o resultado for inferior a 1, ser preciso buscar dinheiro para quitar as dvidas.
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

15

ndice de rentabilidade
Com a anlise desse ndice, voc capaz de comparar o desempenho de sua empresa com o dos negcios concorrentes. Como calcular: calcule quanto do lucro lquido da empresa corresponde, percentualmente, ao faturamento lquido. Exemplo: se a empresa faturou 1 milho de reais e lucrou 100.000 reais, seu ndice de rentabilidade ser de 10%. O que o resultado mostra: ndices de rentabilidade baixos em relao ao mercado so um sinal de que algo no vai bem. Pode ser que a empresa esteja cobrando preos abaixo da mdia ou investindo em linhas de produtos pouco rentveis.
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

16

Ativo imobilizado
Indica quanto dos recursos da empresa est aplicado em bens permanentes. Como calcular: deve-se calcular o valor dos bens imobilizados mquinas, imveis e veculos em relao aos demais ativos, incluindo estoques, dinheiro em caixa e contas a receber dos clientes. Exemplo: se a empresa tem 1 milho de reais em ativos, dos quais 300.000 reais so permanentes, 30% do patrimnio est imobilizado. O que o resultado mostra: em um negcio em expanso, o aumento na proporo do ativo imobilizado um sinal de alerta: a empresa pode estar comprometendo recursos.
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

17

quatro Dicas para o controle financeiro

De forma geral, a principal dica :

Avalie todo ms o resultado econmico do seu negcio.


Lembre-se de acrescentar as provises mensais para pagamentos de frias, 13 salrios e tributos, alm das reservas para futuros investimentos. Assim, voc estar melhor preparado para reagir s oscilaes de mercado e aproveitar oportunidades de crescimento, alm de conhecer melhor o funcionamento do seu negcio. Veja a seguir algumas dicas para organizar e planejar seus gastos sem ficar no vermelho:
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

18

1 Faa um plano de contas


O primeiro passo lanar cada gasto da empresa em um plano de contas especfico. Crie um plano para cada rea da empresa. Com isso, ser possvel organizar o oramento necessrio a cada uma das atividades mensalmente e ao longo do ano. Depois, todas essas despesas devem ser separadas em duas categorias: as fixas e as variveis. Assim, quando voc precisar investir ou economizar, saber onde possvel cortar custos sem prejudicar a operao de seu negcio.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

19

2 Crie indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho so divididos em duas reas: estratgica e operacional. Para medir o desempenho operacional, liste todas as atividades do dia a dia, como vendas e taxa de converso. Esses dados devem ser checados todos os dias. J os indicadores estratgicos acompanham as atividades mais amplas, como vendas totais, a rotatividade da empresa, o giro do estoque e o nvel de endividamento. So geralmente analisados uma vez por ms, para medir a sade do negcio. importante cruzar esses nmeros. Se o indicador operacional mostrar que fluxo de caixa no foi bem em uma ou duas semanas, voc pode olhar o estratgico para saber se esse desempenho preocupante e em que medida afeta a sua empresa.
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

20

3 Controle de fluxo de caixa


O fluxo de caixa reflete as contas dirias de uma empresa. No raro, ele fica no vermelho. Nem sempre isso indica que os negcios vo mal. Pode ser apenas que os prazos de recebimentos e pagamentos no estejam alinhados. Para se preparar, o empresrio precisa organizar todos os recebimentos futuros e saber como concili-los com os pagamentos que deve fazer a cada ms. S quem monitora bem o fluxo de caixa sabe o quanto realmente necessita de capital de giro a cada ms para fechar no azul.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

21

4 Planeje os emprstimos
Se uma empresa no consegue conciliar os gastos com os recebimentos, acaba recorrendo a emprstimos bancrios de ltima hora para cobrir as contas. So justamente eles que tm as maiores taxas de juros. Para contornar isso, a melhor ttica traar um planejamento financeiro usando o plano de contas, os indicadores de desempenho e o fluxo de caixa e apresent-lo ao gerente do banco antes de se endividar. Ele pode indicar antecipadamente o melhor tipo de financiamento bancrio para o seu caso. Claro que o ideal mesmo prever a necessidade de financiamento no plano de negcios. Assim, voc saber se vai ter capital para pagar emprstimos sem comprometer o desempenho da empresa.

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

22

oncluso

Todas as dicas dadas aqui direcionam o uso dos dados sobre a movimentao do capital para analisar, prever e planejar a gesto financeira de sua empresa. A gesto financeira eficiente balizada por informaes confiveis e atualizadas. Por isso, o velho caderninho usado antigamente para gerenciar o fluxo de caixa, hoje d lugar s diversas ferramentas digitais que contribuem para a tomada gil de deciso. Tais ferramentas devem acompanhar o ritmo do empreendedor atual, que precisa ter as informaes o mais rpido possvel para tomar a deciso no momento certo e poder aproveitar as oportunidades quando elas surgirem. Para gerenciar essas informaes financeiras, voc

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

23

pode utilizar planilhas eletrnicas. Em nosso blog, disponibilizamos diversos modelos de planilhas. Clique aqui e faa o download. Para agilizar ainda mais o processo, voc pode investir em um sistema de gesto para gerenciar essas informaes financeiras. Um software garante mais qualidade e agilidade na administrao dos dados financeiros. Claro, alm da agilidade, os dados precisam ter credibilidade e serem acessveis. Por isso, voc precisa de um software que garanta confiabilidade, rapidez e facilidade de acesso s informaes tal como o ContaAzul. Entre as ferramentas de gesto, oferecemos o Controle Financeiro, que possibilita o gerenciamento de contas a pagar e a receber, das receitas e despesas, do fluxo de caixa, dos planos de conta e das contas bancrias (com ferramenta para integrao das informaes bancrias).
compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

24

eferncias

Material didtico FGV - Ps-graduao em Administrao de Empresas Revista Pequenas Empresas & Grandes Negcios Exame PME Ideias & Finanas Papo de Empreendedor

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

25

sobre o contaazul
O ContaAzul o mais simples sistema de gesto on-line para micro e pequenas empresas. Com ele voc controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque, e emite nota fiscal eletrnica sem complicao e a um preo justo: a partir de R$ 24,90/ms. Alm disso, nosso atendimento de primeira est disponvel para te ajudar gratuitamente por telefone, e-mail e chat.

Conhea Agora o ContaAzul

compartilhe

gesto financeira para ficar no azul

26

Potrebbero piacerti anche