Sei sulla pagina 1di 13

IRUPDomR FRQWtQXD  FXUVRV GH YHUmR   )%$83

RUJDQL]DomR FBAUP FHUWLILFDomR certificado de participao ORFDO GH UHDOL]DomR Instalaes da FBAUP

WtWXORV

Acerca da aprendizagem do Desenho Curso livre de tcnicas de impresso Curso livre de tcnicas de modelao Desenho de espao e paisagem Introduo BD e Ilustrao Introduo ao Design para a World Wide Web Introduo imagem digital Introduo s Tecnologias Multimdia de Tempo Real (Max - MSP Jitter) Narrativas da Imagem - Imagem parada e em movimento Os desenhos do corpo Processos de Moldagem por forma flexvel SILICONE Introduo Programao Grfica (usando Processing)

SUHoRV H FRQGLo}HV GH SDJDPHQWR: 300 euros, na inscrio, para pblico em geral (180 euros para a comunidade FBAUP) LQVFULo}HV  FDQGLGDWXUDV at 30 de Junho de 2006 (mnimo de participantes: 10 mximo de participantes: 20) LQIRUPDo}HV Servio de Expediente e Alunos da FBAUP: Tel. 225192402

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

$FHUFD GD DSUHQGL]DJHP GR GHVHQKR


(&D FE  &%(GG& 9HE

PI%3& (G( E GQ (%G&%R%PD FE S 1R%PD 9E GT%

Mrio Bismarck Mrio Bismarck e docentes do Grupo de Desenho da FBAUP

S 91RGHD "E

17 a 28 de Julho 2006 17 s 20h (dias teis) 30 horas

9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

Professores de Desenho do ensino secundrio, estudantes e licenciados em Artes Plsticas e Design, pblico em geral, mediante apresentao de porteflio. Este curso pretende abordar as questes relacionadas com a aprendizagem inicial da prtica do Desenho. Fundamentalmente centrado nos problemas bsicos do ver e do olhar, do percepcionar, do entender e do comunicar, mediado pelos recursos disponibilizados pelo desenho, este curso tem como principal objectivo criar uma plataforma experimental de discusso sobre o espao de actuao, utilidade e concretizao do desenho hoje e quais as suas estratgias de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o programa do curso assenta no modelo de aulas terico-prticas. A avaliao contnua, tendo em conta a classificao dos exerccios realizados. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E

& (X#PD 1R%PD G#"E

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

&XUVR OLYUH GH WpFQLFDV GH LPSUHVVmR


(&D FE  &%(GG& 9HE

PI%3& (G( E GQ (%G&%R%PD FE S 1R%PD 9E GT% S

Rui Pimentel, professor convidado do departamento de Pintura Rui Pimentel e Jos Paiva

de 10 a 21 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) 91RGHD "E 30 horas

9UWV(XPD )G%#'& 3G $#G

Conhecer os procedimentos tcnicos fundamentais das tcnicas de impresso Identificar as possibilidades tecnolgicas dos processos de impresso Ampliar o campo de possibilidades de expresso artstica Estudantes e licenciados em Design e Artes Plsticas e Professores de Artes Visuais. Pblico em geral, mediante CV apropriado.
I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E

breve histria das tcnicas de impresso conceito de mltiplo e regras de edio tecnologias: xilogravura calcografia serigrafia

A avaliao contnua, tendo em conta os trabalhos realizados. Ser emitido um certificado de participao.

X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

&XUVR OLYUH GH WpFQLFDV GH PRGHODomR


(&D FE

Pascoal Ferreira, Professor Assistente do Departamento de Escultura Pascoal Ferreira, Professor Assistente do Departamento de Escultura e Rui Ferro, Professor Assistente do Departamento de Escultura.
PI%3& (G( E GQ (%G&%R%PD FE S 1R%PD 9E GT%

 &%(GG& 9HE

S 91RGHD "E

3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 13, 14 de Julho de 2006 das 17h00 s 20h00 30 horas

9UWV(XPD )G%#'& 3G $#G

Pretende-se com este Curso promover conhecimentos gerais sobre os principais mtodos e tcnicas da prtica da modelao, como processo expedito e preparatrio na distribuio, organizao e consciencializao das formas no espao. Neste sentido, procura-se que os participantes desenvolvam os seguintes objectivos: Y ! Aperfeioamento da acuidade visual e capacidades analticas/sintticas. 2G! Consciencializao sensorializada das formas no espao tridimensional. ` ! Aplicao dos princpios gerais de composio na organizao das formas tridimensionais. a ! Aplicao dos mtodos e tcnicas abordados, tendo em considerao processos de construo evolutivos que obrigam um percurso faseado. b ! Legitimao de uma linguagem prpria. Estudantes e licenciados em Design e Artes Plsticas e Professores de Artes Visuais. Pblico em geral, mediante CV apropriado. o programa desenvolve-se mediante a aplicao e gesto dos mtodos operativos e c(#PPH%1X"d construtivos de que a prtica da modelao se serve, sendo que P1%#"X3(c'% D I  Q GX da matria-prima (o barro) surgem como princpios basilares na conquista e organizao das formas tridimensionais no espao, onde valncias como escala, propores, relaes internas/externas, interligao de volumes e valores de claro/escuro se tornam elementos de composio cruciais para o desenvolvimento do estudo em causa. Yfe I%$1("E g hi pq r q1pi stvuwcwxyHpXi s de um objecto natural atravs do processo de adio de matria sobre estrutura metlica (vulto redondo). 2 e I%$1("E cpi scwq1 wvpf hGi pi Xstvuw wq$'sX do resultado obtido no exerccio anterior. A avaliao contnua, tendo em conta os trabalhos realizados. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

'HVHQKR GH (VSDoR H 3DLVDJHP


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

10 a 21 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Mrio Bismarck PI%3& (G( E Jorge Silva Marques e docentes do Grupo de Desenho da FBAUP Num contexto onde se assiste a um acrscimo de apelos prtica de formao diversificada, este curso de Desenho visa a aquisio de conhecimentos e aprofundar matrizes relativas aos sistemas de representao, no mbito do espao e paisagem. Este curso procura ser um instrumento de ampliao ou consolidao de conhecimentos para todos aqueles que tm manifesto interesse na rea do Desenho. Pretende-se que a prtica do desenho seja entendida, no s no plano das especificidades processuais e conceptuais, mas tambm como veculo formador do pensamento visual e crtico. Estudantes e licenciados em Artes Plsticas, Pintura, Escultura e Design; pblico em geral, mediante apresentao e aprovao de porteflio. Espao e paisagem e os sistemas de representao; Relaes e articulaes volumtricas e definio de um espao; Iluso espacial; Desenho da paisagem; Registo da luz gradao e contraste; Uso expressivo da luz
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I "T"1G E & (X#PD 1R%PD G#"E UfV1(vHD )GG#& 3"$#E

resultados obtidos.

A avaliao contnua e decorre da anlise dos desenhos e

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

,QWURGXomR j %' H j ,OXVWUDomR


(&D FE S 1R%PD 9E

de 17 de Julho a 28 de Julho 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Miguel Leal, Professor Assistente do Departamento de Pintura PI%3& (G( E Isabel Carvalho, Assistente Estagiria da FAUP (mais dois docentes convidados com experincia e formao nestas reas) Com este curso pretende-se que o aluno conhea genericamente as possibilidades narrativas de uma imagem ou de um conjunto de imagens dispostas de modo sequenciado e da imagem aliada ao texto; reconhea as similitudes da Bd e da Ilustrao, compreendendo o denominador comum a partir do qual se fazem notar as suas diferenas; reconhea a importncia do argumento, sendo capaz ele prprio de criar um; reconhea as diversas variantes de produo nestas reas, de acordo com o fim a que se destinam (tira cmica para peridicos, adaptaes literrias, Ilustrao infantil, Ilustrao editorial, Ilustrao cientfica, etc); seja capaz de conceber projectos, dentro do domnio destas reas, de criao e edio em grupo e individualmente; seja criativo na produo de imagens fazendo convergir diferentes materiais e tcnicas (quer os tradicionalmente associados prtica do desenho e da pintura, como outros que se achem adequados, incluindo a imagem gerada e/ou manipulada por computador); estudantes, diplomados ou praticantes das Artes Plsticas, do Design e de outras reas artsticas, como da Literatura e da Histria; pblico em geral, mediante CV apropriado. O curso abrir com uma srie de sesses tericas onde se tentar contextualizar na Histria da Arte e na cultura em geral os produtos destas duas reas, e se explicitar a sua abrangncia terica e prtica; sero apresentados exemplos da actualidade no contexto europeu e americano; se reflectir sobre a produo nacional actual e o respectivo meio profissional; se explicitaro as vrias etapas do processo, desde a concepo at ao encontro com o pblico; se valorizar a noo de DIY w ivwvq$XpX aplicada edio a partir da noo de shf hpdHe publicao e distribuio; Tomando como opo uma abordagem mais experimental das duas reas, dar-se- prioridade resoluo de exerccios em grupo na perspectiva de criar maior dinmica entre todos os participantes, existindo, no entanto, oportunidades para cada um desenvolver o seu trabalho individual. No final do curso, sero usados processos de reproduo de imagens na obteno de mltiplos que sero organizados em pequenas publicaes. A avaliao contnua, tendo em conta os exerccios realizados. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

GQ (%G&%R%PD FE

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

,QWURGXomR DR 'HVLJQ SDUD D :RUOG :LGH :HE


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

17 a 28 de Julho 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Miguel Carvalhais . assistente do departamento de Design de Comunicao PI%3& (G( E Miguel Carvalhais, assistente do departamento de Design de Comunicao Este curso pretende introduzir os participantes s tecnologias de programao e design para a fwq$ gf' pgfpx . Sero estudadas a formatao semntica de XHTML e a posterior formatao em CSS. Sendo tambm introduzidos os paradigmas de programao PHP e JavaScript (para XWq$ ri hhcXpqPpXq1i v p e f pXhGi i v p ). O curso ser desenvolvido em aulas organizadas a partir da exposio de informao e consequente realizao de exerccios, acompanhados da aplicao da matria estudada. Estudantes e licenciados em Design, Artes Plsticas, Comunicao. Pblico em geral, mediante CV apropriado. A primeira semana do curso ser dedicada aprendizagem da sintaxe e das normas de programao em XHTML e CSS, bem como ao estudo introdutrio dos protocolos bsicos da WWW: FTP e HTTP. No decurso da segunda semana sero introduzidas as linguagens de programao PHP e JavaScript, sendo desenvolvidos exerccios da sua utilizao A avaliao contnua, tendo em conta a classificao dos exerccios realizados. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

,QWURGXomR j LPDJHP GLJLWDO


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

10 a 21 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Slvia Simes, assistente da disciplina de Desenho. PI%3& (G( E Slvia Simes, assistente da disciplina de Desenho. Iniciar os participantes s tecnologias digitais de criao de imagens e criar uma maior familiarizao com o ambiente de trabalho digital, tornando-os capazes de identificar e utilizar ferramentas e Xw i jsXqpX respeitantes produo e manipulao de imagens. Sero estudados processos de importao/ digitalizao e exportao de imagens para fpx e impresso. Estudantes e licenciados em Artes Plsticas e Design. Pblico em geral, mediante CV apropriado.
I" T""E o o k P%&9GXlG(#m%(#'& D gI% (&9D T9D GQ D nX3& (D T%(Gg! & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

Introduo do lxico digital comum, fundamental a uma comunicao mais eficiente.

G D I "Q X3& D T%(p&D TD GQ !q%r"I Q 1X3&%#IGG##%D U D Q D &%& (#'&"#G1 scG1(AtuB S %1G# S I"! q%r"IG11X3&%(D T (G#%dI"1(GIGG13&%(D T (G#IG%1D gI 1(##G(IGGc0vw(GU"! (X & "Q T9D #"E

Desenvolvimento de exerccios capazes de proporcionar uma maior proximidade entre o participante e o si p pXq digital-computador. Realizao de exerccios especficos demonstrativos das questes tericas abordadas.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE

A avaliao contnua e decorre da anlise dos resultados obtidos.

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

,QWURGXomR jV 7HFQRORJLDV 0XOWLPpGLD GH 7HPSR 5HDO 0D[ 063 -LWWHU


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE GT%

de 25 de Junho a 7 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) 30 horas  &%(GG& 9HE Miguel Leal, Departamento de Pintura PI%3& (G( E Lus Sarmento, doutorando e investigador da FEUP
S 91RGHD "E

Este jwq$xfvywr pretende ser uma introduo s tecnologias interactivas de tempo real, uma rea em rpida expanso, embora ainda pouco explorada. Ter como base a plataforma Max, uma linguagem de programao visual para ambiente Macintosh (MacOS X), atravs da qual possvel criar e programar vrios tipos de sistemas de processamento de som, MIDI, vdeo, 3D, etc. A plataforma Max especialmente apropriada para a criao de sistemas interactivos (instalaes e ambientes reactivos) e em particular para produo de sistemas de suporte a actividades de r"pXq wq$shvp (msica, artes de palco, z|{We}{We ...). Estudantes, diplomados ou praticantes das Artes Plsticas, do Design e de outras reas artsticas, como a msica, as artes do palco, o zyP hh ou o }PyP hh~ pblico em geral mediante CV apropriado. Aps uma introduo genrica plataforma MAX e aos seus conceitos de programao visual e por objectos, sero apresentados mdulos especficos para o tratamento e manipulao multimdia. Em particular, sero apresentados o mdulo MSP, destinado sntese e processamento de som (desenvolvido no IRCAM), e o mdulo Jitter, que permite a manipulao de vdeo e a sntese de imagens 3D. Ser tambm experimentada a interligao da plataforma Max com vrios dispositivos MIDI disponveis no jwq$xvvywWrGe ou trazidos pelos prprios participantes. Ser mantida uma filosofia de experimentao e pretende-se terminar o jwq$xvvywWr com performances ou instalaes desenvolvidas pelos participantes. A avaliao contnua, tendo em conta os exerccios realizados. Ser emitido um certificado de participao
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E

9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

1DUUDWLYDV GD ,PDJHP ,PDJHP SDUDGD H HP PRYLPHQWR


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

3 a 14 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Adriano Nazareth e Vtor Almeida PI%3& (G( E Adriano Nazareth e Vtor Almeida Introduo ao fenmeno udio/visual. O som e a imagem como expresso artstica. O emissor, o receptor e o meio. Breve histria da cinematografia, sua evoluo tcnica esttica e potica. Linguagem utilizada pela cinematografia. A narrativa flmica no espao e tempo, sintetizando a arte do tempo. A cinematografia e as outras artes . Anlise critica de algumas obras flmicas. A fico e o documentrio tipologia formao/informao/investigao. A narrativa cinematogrfica contedo e forma fases da construo (sinopse, guio, planificao ) Pr/ Produo - Produo Ps/ produo . As tcnicas de registo - sistemas analgicos e digitais . Anlise e produo de objectos vdeo grficos interligao das artes verbais , sonoras e figurativas , escala de valores. Luminncia e crominncia , tabelas de valores. O registo de imagem (enquadramento) o movimento dentro do plano e o plano em movimento. Banda sonora (construo dilogos, rudos, msica ). A montagem, essncia de ritmo narrativo. A tcnica como apoio da esttica, da tica e da potica Estudantes e licenciados em Artes Plsticas, Pintura, Escultura e Design; pblico em geral, mediante apresentao e aprovao de porteflio. Iniciao teoria e prtica do audiovisual (nvel I) na perspectiva da concepo e realizao. Aspectos fundamentais na aproximao ao discurso audiovisual As artes figurativas, sonoras e verbais como constituintes da video-cinematografia. 1. Concepo e realizao 2. Aspectos tcnicos e tecnolgicos 3. Anlise do video e do cinema 4. Histria do video e do cinema
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

A avaliao contnua e decorre da anlise dos resultados obtidos.

  !"$#%#'&%(0)%(%132445'!6"798A@CB

2V GHVHQKRV GR FRUSR
(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

10 a 21 de Julho de 2006 17 s 20h (dias teis) GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Mrio Bismarck PI%3& (G( E Mrio Bismarck e docentes do Grupo de Desenho da FBAUP Integrado num conceito de fornecimento de formao diversificada, a FBAUP promove este jwq$xvvywWr terico-prtico sobre as representaes grficas do corpo humano, em que sero focados e trabalhados diferentes modelos de concretizao. A componente terica deste curso incide sobre as representaes do corpo e a histria do desenho. A componente prtica preenchida por trabalho de si pX pq e a partir de representaes e de modelo. Estudantes e licenciados em Artes Plsticas, Pintura, Escultura e Design; pblico em geral, mediante apresentao e aprovao de porteflio. Aprofundar e desenvolver competncias no mbito do estudo das representaes do corpo. Fornecer conhecimentos sobre os conceitos de representao, figura, corpo e modelo. Desenvolver e enquadrar capacidades grficas de tratamento do desenho. Temticas: O corpo e os seus modelos; representao, figura humana, corpo e modelo; prtica de diferentes exerccios de abordagem ao corpo.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

resultados obtidos.

A avaliao contnua e decorre da anlise dos desenhos e

  !"$#%#'&%()G(%132445'!6 798A@CB

2 SURFHVVR GH 0ROGDJHP SRU IRUPD IOH[tYHO  6,/,&21(


(&D FE S 1R%PD 9E GQ (%G&%R%PD FE

de 17 a 28 de Julho sesses de 3 horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, das 17h00 s 20h00. GT% S 91RGHD "E 30 horas  &%(GG& 9HE Rui Ferro Assistente do Departamento de Escultura. PI%3& (G( E Rui Ferro Assistente do Departamento de Escultura. Consciencializao, explorao e desenvolvimento dos processos de moldagem por forma flexvel, com experimentao de matrias e ambientes de trabalho especficos. Contextualizao da moldagem na arte, no s nos processos de concepo e realizao do objecto escultrico, mas, tambm, nos discursos artsticos contemporneos. estudantes e licenciados em artes plsticas e design, professores de artes visuais e pblico em geral. Apresentaes tericas: a) processos e matrias ligadas moldagem por forma flexvel; b) conceito de: modelo; molde; contra-molde; tacelo; positivo e mltiplo; c) contextualizao dos processos e matrias da moldagem em diversos discursos artsticos contemporneos; Aces prticas: a) processos de moldagem com borracha de Silicone: forma simples; forma de dois tacelos; tixotropia; realizao de mltiplos em diversos matrias: processos de vazamento e estratificao com reforo; A avaliao contnua, tendo em conta os trabalhos realizados. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E 9UWV(XPD )G%#'& 3G $#G

,QWURGXomR j 3URJUDPDomR *UiILFD XVDQGR 3URFHVVLQJ


(&D FE  &%(GG& 9HE

PI%3& (G( E GQ (%G&%R%PD FE S 1R%PD 9E GT%

Pedro Amado Pedro Amado, Tcnico Superior de Design do Departamento de Design

S 91RGHD "E

03, 05 e 07 de Julho 2006 08:30 s 13:30 15 horas

9UWV(XPD )G%#'& 3G $#GFE

Apreenso dos conceitos fundamentais de algoritmia e de linguagens de programao. Fomentar a capacidade de documentao e descrio de um programa de computador. Introduzir o Processing como ferramenta geral de manipulao Multimdia. Produzir um conjunto de peas digitais para exposio no jpxf i p do Museu da FBAUP Estudantes e licenciados em Design, Artes Plsticas, Comunicao. Pblico em geral, mediante CV apropriado. Este curso pretende introduzir os participantes s tecnologias de programao grfica tendo em vista a prototipagem rpida de peas grficas e interactivas usando a ferramenta Processing. No final do curso os formandos devero ser capazes de estruturar e conceber um programa simples, usar o Processing como ferramenta de trabalho, manipular grficos estticos e dinmicos, exportar grficos e adaptarem-se rapidamente a outras linguagens de programao como Actionscript, Lingo ou PHP. A sintaxe e estrutura do programa ser devidamente explorada durante as sesses atravs de mtodos expositivos de apresentao terica, apresentao de exemplos, jogos de participao geral e atravs de mtodo experimental aplicando a matria estudada. A avaliao contnua, tendo em conta a participao e execuo dos exerccios propostos. Ser emitido um certificado de participao.
X)G%Q D ('(G$HD D XGXFE I" T""E & (X#PD 1R%PD G#"E

SUHoRV H FRQGLo}HV GH SDJDPHQWR: 150 euros, na inscrio (90 euros para a comunidade da FBAUP) LQVFULo}HV  FDQGLGDWXUDV at 30 de Junho de 2006 (mnimo de participantes: 10 mximo de participantes: 20) LQIRUPDo}HV Servio de Expediente e Alunos da FBAUP: Tel. 225192402

Potrebbero piacerti anche