Sei sulla pagina 1di 19

COMBINAO DE FRASES

I. Introduo

II.

Frases variadas e similares


1. 2. 3. Cadncias diferindo radicalmente Fora cadencial determinada pela meta da linha meldica Repetio de frases

III.

Cadeia de frases

IV.

Grupo de frases

V.

Perodo
1. 2. 3. Unicidade da estrutura tonal Fora da cadncia final Tipos de movimento harmnico Completo Interrompido Progressivo Repetido Sumrio Desenho Simtrico Duplo Assimtrico Construo paralela

4.

I - Introduo Assim como motivos podem combinar-se para formar um membro de frase e membros de frase tornam-se uma frase, tambm um nmero de frases combinam-se para formar uma unidade maior. Quando ouvimos duas ou mais frases como uma unidade maior, podemos descrever este resultado de trs maneiras, quais sejam: o perodo, o grupo de frases e a cadeia de frases.

A fim de distinguir entre os trs tipos de uma unidade maior ser essencial que consideremos primeiro as diferenas de sentido entre os termos seguintes: repetio, repetio variada, similar e dissimilar: -Quando dizemos que uma certa frase uma repetio variada de outra frase, queremos dizer algo bastante diferente do que quando dizemos que uma frase similar a uma outra. -Quando uma ideia repetida, mesmo em uma maneira variada, a repetio essencialmente a mesma ideia colocada de novo. -Quando duas ideias so similares, elas so essencialmente diferentes, mas com certas caractersticas em comum. -E, claro, quando uma ideia dissimilar a uma outra, essencialmente contrastante a ela.

II. Frases variadas e similares


1. Cadncias diferindo radicalmente

Exemplo: SCHUBERT:

a. Die Nebensonnen b. Am Meer

Cada excerto mostrado neste exemplo consiste de duas frases que muito se parecem em termos meldicos. Aquelas de Am Meercarregam tambm essa semelhana na harmonia, enquanto a segunda frase de Die Nebensonnen harmonizada diferentemente da primeira. Mas nas cadncias a situao inversa. A despeito das diferenas na harmonia das duas frases do exemplo a., as cadncias so idnticas. Embora a melodia seja apoiada na segunda frase por uma nova harmonizao, a diferena entre as duas frases superficial, pois o alvo de ambas as seqncias harmnicas o mesmo: V7 - I. A segunda frase uma repetio variada da primeira. No exemplo b. as cadncias so radicalmente diferentes, a primeira sendo uma semicadncia terminando em V, a segunda uma cadncia perfeita, V7 - I. Independentemente do fato de as duas frases exibirem harmonias idnticas at as cadncias, a segunda frase no uma repetio da primeira, mas uma frase similar e diferente, pois as duas seqncias harmnicas tem alvos diferentes. O projeto de uma casa alterado se uma parede removida, mas no se ela pintada. Frases so variadas se mudanas no essenciais so feitas entre elas. Alteraes harmnicas, mudana de registro da melodia, ornamentao meldica - tudo isso so mudanas decorativas, mas no estruturais. O "x" da questo se uma mudana ou no essencial reside na cadncia. Se o movimento harmnico de duas frases levam ao mesmo alvo, a segunda uma frase variada. Se as cadncias so radicalmente diferentes, ento uma mudana essencial foi feita, e a segunda uma frase similar. Uma parede pode ser recolocada e pintada. Deve-se salientar que se tanto mudanas decorativas quanto estruturais forem feitas na segunda das duas frases, do ponto de vista do estudo da forma, a mudana estrutural que digna de nota.

2. Fora cadencial determinada pela meta da linha meldica A cantiga de ninar Mary Had a Little Lamb consiste de duas frases que ilustram um ponto importante. Embora cada frase termine com uma cadncia autntica, as duas cadncias exibem graus de fora bastante diferentes. A primeira (o terceiro "little lamb") uma cadncia imperfeita, pois a 3a. e a 5a. da tnica esto na melodia. A segunda ("white as snow") uma cadncia perfeita, a fundamental da tnica est na melodia. Desde que ambas as cadncias usam a progresso V - I, as duas cadncias no podem ser consideradas radicalmente diferentes. No entanto, o peso maior da cadncia perfeita oferece ao ouvinte a impresso de uma mudana essencial na segunda frase, pois na segunda frase que a linha meldica completa a sua descida at a tnica final. Neste caso, ento, e em outros que exibam diferenas decisivas na fora cadencial, a segunda frase no pode ser considerada uma repetio variada da primeira - as diferenas esto no necessariamente na harmonia, mas na linha meldica das cadncias. (Um outro exemplo familiar do mesmo fenmeno encontra-se nas duas primeiras frases deBelieve Me If All Those Endearing Young Charms.)

3. Repetio de frases Para um orador comum dizer uma frase e repeti-la, exatamente ou com outras palavras. Este procedimento enfatiza, ou esclarece, a afirmao original, mas no faz o argumento progredir. Similarmente, em msica, uma frase pode ser executada, e imediatamente repetida, exatamente ou com alguma variao. A repetio NO CONTRIBUI para o aumento da forma musical, mas existe, se repetida exatamente, para enfatizar. Existe para fins de enfatizao, ou clarificao, se repetida numa variao - o compositor est dizendo, "Em outras palavras..." Identificao de uma unidade maior depende da distino entre frases variadas e similares. Uma srie de frases, cada uma sendo apenas uma repetio, exata ou variada, da outra, permanece uma srie de frases repetidas. O perodo, o grupo e a cadeia de frases devem compreender pelo menos duas frases diferentes.

III - Cadeia de frases

Exemplo: MOZART: Don Giovanni, Overture

O presente exemplo, encontrado entre os temas principal e secundrio da Abertura do Don Giovanni, de Mozart, consiste de trs frases que no so semelhantes entre si. Na verdade elas no so completamente constrastantes, pois apresentam "singleness" de tempo e "meter" com unidade de tonalidade e estilo geral. "For instance", a figura de acompanhamento de colcheias repetidas desempenham um papel em cada frase. E mais, os contrastes inerentes a cada frase so mais imediatamente aparentes que suas similaridades. Diz-se que estas frases so dissimilares. Muitas frases dissimilares s vezes aparecem consecutivamente numa composio, e a isto chamamos de CADEIA DE FRASES. A cadeia de frases termina com uma cadncia inconclusiva, neste caso 7a.dim/V - V.

IV- Grupo de frases

Exemplo: CHOPIN: Preldio, Op. 28, No. 22

Este exemplo consiste de duas frases diferentes, mas que so similares. Suas similaridades colocam-nas juntas na mente do ouvinte, e por isso dizemos que elas formam um GRUPO, e no uma cadeia de frases. necessrio que ao menos duas dessas frases sejam similares para serem classificadas como um grupo. Deve-se ter em conta que nem a cadeia nem o grupo de frases terminam com numa cadncia conclusiva.

V - Perodo

Exemplo: BEETHOVEN : Sinfonia No. 7

Do ponto de vista meldico, o perodo pode parecer a cadeia ou o grupo de frases. Consiste de frases similares, dissimilares ou uma combinao de ambos os tipos. Mas distingue-se num outro sentido. O perodo consiste em uma srie de frases que, deixando-se de lado a semelhana no desenho, relacionam-se devido organizao tonal, ou estrutura tonal. 1. Unicidade da estrutura tonal As estruturas tonais de ambas as frases podem ser consideradas como compreendendo um nico movimento harmnico. A frase 1 vai do i ao III, frase II do III ao i, fechando com V - i. Os 14 compassos iniciais do exemplo podem ser globalmente entendidos como uma sucesso extendida de acordes, i - III - i, precedendo a cadncia final V - i. A organizao harmnica da frase j foi apontada como de particular importncia (ver o cap. 2), visto que exibem em pequena escala o mesmo tipo de estrutura que sees maiores mostram amplificadamente. Acabamos de testemunhar um caso, ainda em pequena escala, de semelhana entre a estrutura tonal da frase e a de uma unidade maior. Analisando formas de maiores dimenses, constataremos cada vez mais este interessante fenmeno. 2. Fora da cadncia final A segunda observao a ser feita concerne a fora relativa das cadncias do presente exemplo. A cadncia da frase 2 mais forte que a da frase 1, pois esta imperfeita, e a outra, perfeita. Ambas observaes apontam para uma caracterstica essencial do perodo: a frase final do perodo completa um movimento harmnico que a ou as frases precedentes deixaram incompleto. A cadncia final, exibindo maior fora do que qualquer das precedentes, ajuda a afirmar a qualidade requisitada para que todo um movimento harmnico seja completo. A impresso geral de um perodo no diferente daquela de "pergunta e resposta". Alguns tericos falam em frases nesses termos, mas normalmente fala-se em antecedente e conseqente. O exemplo anterior um perodo de duas frases, uma antecedente e outra conseqente. Esta ltima , na verdade, uma repetio, como um eco pianssimo que prov uma concluso diferente. Mas uma conseqente repetida [note as barras de repetio!] NO transforma este perodo num de trs frases! S quando falamos de trs frases diferentes, como em "Noite Feliz" (Stille Nacht) que podemos falar de um perodo de trs frases. Ocasionalmente encontramos perodos at com mais frases.

3. Tipos de movimento harmnico -Completo

Exemplo: BRAHMS: Wie Melodien zieht es mir

A seo final da cano de Brahms Wie Melodien zieht es mir, Op. 105, No. 1, feita de trs frases que, devido mnima semelhana motvica, podem ser consideradas virtualmente dissimilares. Sendo dissimilares, no podem ser pensadas como um grupo de frases. Um exame na estrutura tonal revelar se so uma cadeia de frases ou um perodo. Se a frase final completa um movimento harmnico deixado incompleto pelas frases anteriores, ento a passagem um perodo. A frase 1 move-se do I, atravs do IV, at a cadncia imperfeita bII6 - I. A frase 2 progride do I at uma cadncia autntica imperfeita em bVI. A frase 3 conduz, atravs do bII (preparado pelo bII6 da frase 1), de volta ao I, onde termina com uma cadncia autntica perfeita. O movimento harmnico essencial de todo o excerto pode ser sumarizado como :

As trs frases do perodo exibem uma srie de harmonias que estabiliza o I, move para o bVI e bII, e ento retorna ao I com uma cadncia autntica

perfeita [CAP]: um movimento harmnico completo expresso sucintamente como I - bVI - bII - ii6 - V7 - I. esta completude, esta "rodada" pela estrutura tonal, que cria a mais significante relao entre as trs frases deste perodo. Um reexame dos exemplos referentes ao grupo e cadeia de frases no revelar tal completude na frase final do movimento harmnico iniciado pelas respectivas frases anteriores. Pelo contrrio, em cada um daqueles exemplos a frase final termina numa meia cadncia.

-Interrompido Voltando ao exemplo de Schubert, Am Meer, na seo "Frases variadas e similares", constatamos agora que suas duas frases similares formam um perodo, pois a cadncia autntica que fecha a segunda frase conclui um movimento harmnico que foi deixado inconclusivo pela semicadncia da frase 1. No entanto, a estrutura tonal deste perodo bastante diferente daqueles ilustrados em Beethoven [seo "Perodo"] e Brahms [seo "Movimento harmnico completo"]. Esses perodos consistem de um movimento harmnico completo iniciado pelo antecedente, continuado (Brahms) por um segundo antecedente, e depois continuado e concludo pelo conseqente. No exemplo de Schubert, entretanto, o conseqente no continua simplesmente e conclui um movimento iniciado pelo antecedente - ele primeiro repete este movimento desde o incio, tanto em harmonia quanto em melodia, e ento conclui numa cadncia autntica. Em outras palavras: o antecedente, iniciando o movimento harmnico, chega at o V cadencial o qual, ao invs de resolver no I, deixado suspenso. A mesmo, neste ponto, o movimento harmnico interrompido. O conseqente inicia todo o movimento harmnico novamente, atravessa o mesmo caminho harmnico e meldico e, desta feita, atinge a concluso.

Exemplo: SCHUBERT: Am Meer (reduo)

A interrupo do movimento harmnico ser indicada, neste trabalho, por duas linhas verticais. Portanto, a estrutura tonal do exemplo de Schubert, Am Meer, pode ser esquematizada como segue:

O padro harmnico e meldico do conseqente no referido exemplo , at a cadncia, idntico ao antecedente. O exemplo que se segue ilustra uma outra possibilidade.

Exemplo: BERLIOZ: A danao de Fausto, Parte IV, Romance

Ambos antecedente e conseqente precedem suas respectivas cadncias com sucesso de acordes prolongando a tnica, primeiro na posio fundamental, depois na primeira inverso. No entanto, essas sucesses de acordes so decididamente diferentes, a despeito de suas similaridades meldicas. O conseqente, neste caso, viaja do ponto de partida do antecedente at a sua meta, mas no atravs do mesmo caminho.

-Progressivo

Exemplo: SCHUMANN: Kinderscenen No. 7

O antecedente do perodo deste exemplo finaliza com uma meiacadncia em V. O conseqente tambm termina em V, no como uma meia-cadncia, mas como uma tnica secundria. O movimento harmnico aqui difere dos exemplos anteriores, pois ele progride da regio da tnica para a da dominante. A cadncia completa no fim na segunda frase encerra o movimento, mesmo que tal movimento tenha ido para longe do ponto de partida sem a ele retornar. Perodos imitando pores de formas maiores freqentemente estabelecem tnicas secundrias em seus pontos de concluso. Especialmente devemos notar aqui que o movimento harmnico progressivo existe, a despeito do fato de as duas frases terminarem em V. Desde que o primeiro V (comp. 4) parte da meia-cadncia na tonalidade da tnica e o segundo (comp. 8) faz parte de uma cadncia autntica perfeita com o V grau agindo como uma tnica secundria, eles representam reas harmnicas diferentes. -Repetido Alguns pargrafos acima tivemos a oportunidade de notar que a 2a.frase da cano Mary had a Little Lamb diferente da, embora similar 1a. frase (seo "Frases variadas e Repetidas"). Apesar do fato de as seqncias harmnicas de ambas as frases serem idnticas, a 2a. no uma repetio variada da 1a. Chamamos a ateno para os diferentes pesos das duas cadncias: a 1a. sendo imperfeita, a 2a., perfeita. A questo que agora desponta se duas frases similares, idnticas em harmonia - at a cadncia - podem formar um perodo. A despeito dos diferentes pesos das cadncias, ambas as frases tem o mesmo alvo harmnico, e a 2a. frase no pode

completar um movimento harmnico deixado incompleto pela anterior. As duas frases do exemplo presente mostram uma situao de paralelismo.

Exemplo: GOUNOD: Faust, Ato I

Os ouvidos percebem a frase 1 como incompleta, a frase 2, como completa. A razo para este fenmeno que, embora o movimento harmnico se complete tanto no antecedente como no conseqente, o movimento meldico tal que, no fim da frase 1, a voz superior no atinge a tnica, mas a mediante ou a dominante. Quando, ento, na frase 2, tanto a melodia quanto a harmonia finalmente atingem a tnica, o ouvinte tem a impresso de que algo incompleto completa-se agora. Isto , entretanto, uma mera impresso. A cadncia imperfeita , pois, conclusiva, e no inconclusiva - como testemunham muitas composies que terminam com

a 3a. ou a 5a. da tnica (veja-se o Chorale No. 74 ou a primeira e ltima peas das Kinderscenen, de Schumann). Apenas aps o ouvinte ter escutado a cadncia perfeita e a comparado ex post facto com a imperfeita que esta parece inconclusiva. Esta impresso, forte e universal, a provvel causa do reconhecimento geral que duas frases com metas harmnicas idnticas podem, sob as circunstncias descritas, formar um perodo.

-Sumrio dos tipos de movimento harmnico encontrados no perodo 1. Movimento harmnico completo refere-se a um afastamento da tnica com um retorno quela tnica atravs de uma cadncia conclusiva. 2. Movimento harmnico interrompido ocorre quando uma passagem faz seu caminho chegar aum V cadencial, mas no atinge o I final. Ao invs disso, retorna imediatamente ao incio e repete tanto o movimento meldico quanto o harmnico, exatamente ou variadamente, alterando o final, de forma a concluir numa tnica final. 3. Movimento harmnico progressivo refere-se a um afastamento da tnica sem um retorno imediato. Tal movimento pode personificar uma verdadeira modulao ou apenas estabelecer uma breve tnica secundria. 4. Repetio do movimento harmnico acontece num perodo quando a meta harmnica do conseqente atingida pelo antecedente (ou por um ou mais antecedentes, num perodo "multifrsico"). Neste caso, cabe ao conseqente preencher a meta meldica. Ao proceder assim, o movimento harmnico tem lugar duas vezes.

Completo, interrompido e progressivo so movimentos harmnicos simples. Quando o movimento harmnico repetido, temos um duplo movimento harmnico.

4. Desenho -Simtrico Alguns perodos de duas frases foram ilustrados em exemplos anteriores (Am Meer, de Schubert; Sinfonia No.7, de Beethoven; A Danao de Fausto, de Berlioz; Kinderscenen No. 7, de Schumann). O perodo de duas frases, consistindo de um antecedente equilibrado por um conseqente, considerado um perodo simtrico. No importa, aqui, se o conseqente ou no do mesmo tamanho do antecedente. As possveis diferenas no nmero de compassos entre esses elementos no destroem a simetria bsica criada quando um antecedente respondido por um simples conseqente.

-Duplo

Exemplo MENDELSSOHN: Cano sem Palavras

Este exemplo ilustra um perodo simtrico no qual tanto o antecedente quanto o conseqente extenderam-se em duas frases. Desde que cada parte componente deste perodo simtrico consiste de duas frases, referimo-nos

ento a ele como sendo um duplo perodo. Da mesma forma, ocasionalmente podemos encontrar perodos triplos (trs frases no antecedente e trs no conseqente) e mesmo perodos qudruplos. A comparao do presente exemplo com Cradle Song, de Brahms, mostrar a diferena essencial entre um perodo duplo e dois perodos simtricos, de duas frases cada. No Fausto, Ato I, de Gounod, a 2a. frase termina com uma cadncia mais fraca do que a da 4a. frase. As quatro frases compreendem um perodo duplo porque as duas ltimas frases (o conseqente) completam um movimento harmnico deixado incompleto pelas duas primeiras frases (o antecedente). No referido exemplo de Brahms, por outro lado, a cadncia da 2a. frase tem a mesma fora daquela da 4a. O movimento harmnico completa-se nas duas primeiras frases; as outras duas constituem um segundo movimento harmnico. Obs.: o fato desse segundo perodo parecer mais conclusivo que o primeiro pode ser atribudo a (1) o efeito da harmonia de subdominante no segundo perodo e (2) a descida da linha vocal da tnica aguda para a grave.

-Assimtrico Noite Silenciosa, de Franz Grber, e Wie Melodien zieht es mir, de Brahms, so perodos de trs frases. O exemplo abaixo um de cinco frases.

Exemplo: BRAHMS: Intermezzo, Op. 118, No. 6

No caso acima temos uma srie de antecedentes, um grupo antecedente, seguido de um conseqente.

MOZART: Die Zufriedenheit, K. 349

A semelhana meldica entre as duas ltimas frases do perodo precedente faz com que sejam juntamente associadas na mente do ouvinte. Seria lcito, ento, falarmos de um antecedente seguido de um grupo conseqente.

-Construo Paralela Retornando a alguns exemplos (Am Meer, de Schubert; Kinderscenen No. 7, de Schumann; Fausto, Ato I, de Gounod) notaremos que o 1o. compasso de um antecedente ser repetido no primeiro compasso do seu conseqente. A este tipo de correspondncia entre os compassos de abertura de duas frases similares chama-se construo paralela, e resulta num perodo paralelo. No entanto isto no quer dizer que todo perodo constitudo de frases similares seja necessariamente paralelo. A um perodo constitudo de duas frases dissimilares chamamos de perodo contrastante.

Potrebbero piacerti anche