Sei sulla pagina 1di 8

Mdulo 2 - Aula 3

Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual Autores: Regina Praciano e Margarida Helosa
presentao

Caros cursistas, nesta aula vocs iro conhecer os Marcos Regulatrios que Fundamentam a Segurana Alimentar e Nutricional, a nvel nacional e estadual. Vamos l! No deixe de interagir e qualquer dvida, entre em contato com o seu tutor! Esperamos pela sua participao.

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

01
Objetivo

Tpico

Instrumentais legais que fundamentam a Segurana Alimentar e Nutricional


Em Foco
O que diz a Constituio Federal sobre o direito alimentao?

Conhecer os principais marcos legais nacionais , com nfase na Lei Orgnica de SAN-LOSAN, que o instrumento que cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional-SISAN, institui a Poltica (PNSAN) e o Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PLANSAN). Os marcos e instrumentos legais do SISAN no Brasil

Artigo 6: So direitos sociais a alimentao, a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio (grifo nosso) O direito alimentao um direito fundamental garantido na Constituio Federal. Isso significa que cada pessoa passa a ser titular de direito e no um mero beneficirio de polticas pblicas que promovem o acesso alimentao adequada e regular, devendo o Estado adotar todas as medidas necessrias, principalmente a elaborao de instrumentos legais, para concretizar esse direito humano, sob pena de ser responsabilizado no caso de violao. Verifica-se, ento, que a alimentao ao lado da educao, sade, trabalho, moradia, lazer, segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia e a assistncia social direito tutelado pela Constituio Federal e qualquer tipo de restrio ou violao a ele pode ter um efeito jurdico. muito importante que todas as pessoas tenham conhecimento sobre tais direitos, pois o primeiro passo para se exigir um direito humano conhec-lo e saber quem o tem.
A3 T1

importante ressaltar que a Constituio Federal (CF) considerada a Lei Maior, a Lei Mxima, a Carta Magna de um pas. Isso implica que todos os instrumentos normativos devem estar de acordo com a CF, sob pena de serem considerados inconstitucionais. No entanto, merece destaque o fato de que os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, dos quais o Brasil signatrio, tm status constitucional e, portanto, possuem efeitos jurdicos em mbito nacional. Assim, os tratados e convenes internacionais se colocam no topo da pirmide, ao lado da CF . Emenda Constitucional n 64 de 4 de fevereiro de 2010.

O primeiro e mais importante documento legal que trata do DHAA no Brasil a Constituio Federal de 1988, que introduziu em fevereiro de 2010, no Ttulo II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Captulo II: Dos Direitos Sociais, Artigo 6, o direito alimentao por meio da Emenda Constitucional n 64 de 4 de fevereiro de 2010. Conforme dito anteriormente, a Constituio Federal de 1988 chamada de constituio cidad e representa um avano em direo democracia do Pas, pois foi elaborada com ampla participao popular, razo pela qual considera a nossa Lei Suprema.

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

A Lei Orgnica de SAN (LOSAN) (Lei n 11.346/2006)

Em Foco

Desde 2003, a partir da recriao do CONSEA (O CONSEA foi criado em 1993, no Governo Itamar Franco, no contexto das mobilizaes lideradas pelo Betinho (Herbert de Souza)na campanha nacional contra a fome, a misria e pela vida. Em 1994, o CONSEA foi extinto, no Governo Fernando Henrique, sob o argumento de que seu papel seria cumprido pelo Conselho do Programa Comunidade Solidria. Em 2003, o CONSEA foi recriado, no incio do Governo Lula, concomitante ao Projeto da Estratgia Fome Zero.), o Pas vem construindo as bases legais e institucionais que respeitam, protegem, promovem e proveem o direito alimentao adequada, que hoje permitem que a fome e a insegurana alimentar sejam tratadas como poltica pblica. A luta por uma lei orgnica de segurana alimentar vem de muitos anos no Brasil. Muitas pessoas e instituies da sociedade civil defendiam a aprovao de uma lei federal que trouxesse institucionalidade (Dar carter de coisa instituda, cuja existncia formal, oficial, com regras e normas expressas em lei visando permanncia e continuidade) e continuidade para o campo das Polticas Pblicas de Segurana Alimentar e Nutricional. Foi precisamente na II Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CNSAN), realizada em Olinda/PE em maro de 2004, cujo tema era A construo da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, que a formulao de uma lei orgnica de SAN foi fortemente defendida e aprovada na plenria final .

A3 T1

No Brasil, a partir da realizao da Conferncia Nacional de Alimentao ATENO e Nutrio (1986) e das Conferncias Nacionais de Segurana Alimentar e Nutricional (II CNSAN 2004 e III CNSAN 2007), fortaleceu-se o princpio da alimentao como um direito de cidadania, no horizonte dos desdobramentos especficos da Constituio Federal de 1988. Um marco importante na legislao brasileira foi a sano da Lei da Renda de Cidadania (Lei n 10.835/2004). Outro passo significativo foi a sano da Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional (LOSAN, Lei n 11.346/2006), que incorpora os princpios dos instrumentos internacionais sobre o DHAA j referidos, e cria o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN), visando assegurar o DHAA e estabelecer um conjunto de definies com diretrizes, princpios, objetivos e a prpria composio do SISAN. A LOSAN estabelece que: A alimentao adequada um direito fundamental do ser humano, inerente dignidade da pessoa humana e indispensvel realizao dos direitos consagrados na Constituio Federal, devendo o poder pblico adotar as polticas e aes que se faam necessrias para promover e garantir a segurana alimentar e nutricional da populao (LOSAN, art.2).

A3 T1

Entre algumas das deliberaes prioritrias do documento final da II CNSAN estavam: Efetivar o direito humano alimentao adequada como direito social na Constituio Federal; Criar uma comisso para a elaborao de um projeto de lei orgnica de SAN; Instituir um sistema nacional de SAN; Assegurar a participao ativa da sociedade civil na formulao da lei orgnica de SAN. V-se, ento, que a proposta da LOSAN fruto de uma bem sucedida articulao da sociedade civil com o governo, proposta e discutida num ambiente plural, democrtico e de forte participao social, como o de uma Conferncia Nacional.

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Assim, em 2006, o pas presenciou um momento histrico na rea da Segurana Alimentar e Nutricional: a aprovao da Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional (LOSAN) que instituiu o SISAN. O projeto de lei havia sido apresentado em outubro do ano anterior. Seu processo de elaborao foi feito a partir de processos participativos entre gestores governamentais e conselheiros da sociedade civil do CONSEA, contando ainda com outros atores sociais e parlamentares identificados com a causa. Na Cmara dos Deputados, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade em trs comisses. No Senado Federal tambm foi aprovado por unanimidade e em carter de urgncia pela Comisso de Constituio e Justia (CCJ) no dia 05/09/2006 e a lei foi sancionada no dia 15/10/2006. (IPEA, Polticas Sociais, Acompanhamento e Anlise, Assistncia Social e Segurana Alimentar, fevereiro de 2007, p.55).

Saiba Mais
CRIA (Caput da Lei 11.346/2006 (LOSAN).) o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional SISAN com o objetivo de assegurar o Direito Humano Alimentao Adequada; ESTABELECE (Art. 1 da Lei 11.346/2006 (LOSAN).) que o poder pblico, com a participao da sociedade civil organizada, formular e implementar polticas, planos, programas, aes com vistas a assegurar o Direito Humano Alimentao Adequada; AFIRMA (Art 7 da Lei 11.346/2006 (LOSAN).) que a consecuo do Direito Humano Alimentao Adequada e da Segurana Alimentar e Nutricional da populao far-se- por meio do SISAN, integrado por um conjunto de rgos e entidades da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, alm de instituies privadas com ou sem fins lucrativos.

Em Foco
A LOSAN a carta dos princpios, das diretrizes, das regras do SISAN, com vistas a assegurar o DHAA e promover a SAN no Brasil. A3 T1

A3 T1

A Lei 11.346/2006 Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional de (LOSAN) foi posteriormente regulamentada pelo Decreto 7272/2010, que ser apresentado mais adiante. Deve-se ressaltar que a LOSAN uma lei federal aprovada pelo Poder Legislativo (Congresso Nacional) e considerada o principal instrumento sobre o DHAA no Brasil. Mas qual a importncia disso? importante porque uma lei federal visa ao bem comum, tem efeito em todo o territrio nacional e deve ser obedecida por todos. Vimos que as normas jurdicas tm a funo de concretizar a Constituio. No caso da LOSAN, essa lei deu um passo a frente ao criar um sistema pblico com vistas a assegurar a realizao do DHAA.

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

02
Objetivo

O que diz o Decreto n 6.272/2007?

Tpico

Apresentao de alguns decretos e resolues relacionados a SAN

Natureza do conselho: O CONSEA rgo de assessoramento imediato ao Presidente da Repblica e integra o SISAN. Composio: formado por representantes da sociedade civil e do governo designados pelo Presidente da Repblica, sendo dois teros de representantes da sociedade civil e um tero de representantes governamentais, conforme disposto no art. 11 da Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006. Competncias: Convocar e organizar a Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional; Definir os parmetros de composio, organizao e funcionamento da Conferncia; Propor CAISAN as diretrizes e prioridades da Poltica e do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, incluindo os requisitos oramentrios para sua consecuo; Articular, acompanhar e monitorar, em regime de colaborao com os demais integrantes do SISAN, a implementao e a convergncia das aes inerentes Poltica e ao Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, bem como os critrios e procedimentos de adeso ao SISAN; O CONSEA manter dilogo permanente com a Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional para proposio das diretrizes e prioridades da Poltica e do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional, inclusive no que se refere aos requisitos oramentrios para sua consecuo.

Conhecer os decretos e resolues, como instrumentos que operacionalizam o Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional - SISAN, institui a Poltica (PNSAN) Decreto n 6.272 de 23 de novembro de 2007 O primeiro CONSEA foi criado em 1993, durante o Governo Itamar Franco e extinto em 1995, no Governo Fernando Henrique. Em 2003, a partir do lanamento do programa Fome Zero do Governo Lula que foi recriado na Presidncia da Repblica29 e sua composio conta com representantes governamentais, mas com participao majoritria da sociedade civil. Desde ento, o CONSEA retomou a liderana para o debate da SAN e da alimentao como um direito humano no Pas. Mas apenas no ano de 2007 que foi aprovado o Decreto n 6272/2007, que dispe sobre a natureza, as competncias, a composio e o funcionamento do CONSEA

A3 T2

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Decreto n 6.273 de 23 de novembro de 2007

Esse decreto cria, no mbito SISAN, a Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional (CAISAN). A CAISAN a instncia do sistema que permite a articulao entre todos os setores responsveis pela realizao do DHAA e da garantia da SAN na esfera federal. Embora tenha carter interministerial, ela atualmente est sob responsabilidade do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, rgo que coordena a agenda da SAN no mbito do Governo Federal. O que diz o Decreto n 6273/2007? Finalidade da CAISAN: Promover a articulao e a integrao dos rgos e entidades da administrao pblica federal afetos rea de Segurana Alimentar e Nutricional. Competncias: a) Elaborar, coordenar, avaliar, monitorar: A Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN); O Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PLANSAN). b) Fazer a interlocuo permanente entre o CONSEA e os rgos de execuo; c) Acompanhar as propostas do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias e do oramento anual. Decreto n 7.272 de 25 de agosto de 2010

De que trata o Decreto n 7272? Regulamenta a Lei n 11.346/2006 (LOSAN); Ratifica a criao do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN); Institui a Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN); Estabelece os parmetros para a elaborao do Plano Nacional de SAN (PLANSAN). Em relao PNSAN, o Decreto n 7272 define seus objetivos e diretrizes, alm de dispor sobre a sua gesto, os mecanismos de financiamento, monitoramento e avaliao no mbito do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (SISAN). Em relao ao PLANSAN, o Decreto n 7272 estabelece os parmetros para sua elaborao. Vejamos: Art. 1 Este Decreto define as diretrizes e objetivos da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional PNSAN, dispe sobre a sua gesto, mecanismos de financiamento, monitoramento e avaliao, no mbito do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional SISAN, e estabelece os parmetros para a elaborao do Plano Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. Resoluo n 09/CAISAN de 13/12/2011 A3 T2

A3 T2

Para que uma lei seja efetivada, preciso regulament-la, o que ocorre por meio de um Decreto, ato de competncia do Poder Executivo (presidente da Repblica, governadores e prefeitos). No caso da LOSAN, por ser uma lei federal, ela foi regulamentada pelo Decreto n 7.272 de 25 de agosto de 2010, assinado pelo presidente da Repblica.

Esta resoluo dispe sobre os procedimentos e o contedo dos termos para adeso dos estados, do Distrito Federal e dos municpios ao Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional e est orientada pelos princpios e marcos legais da SAN. importante ressaltar que a LOSAN (art. 11) define quais so os integrantes do SISAN e suas atribuies, mas foi o Decreto n 7272/2010 que a regulamentou e definiu com mais propriedade as diretrizes da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN). Este mesmo decreto tratou ainda da gesto, mecanismos de financiamento, monitoramento e avaliao do SISAN. A resoluo n 09/2011 avana um pouco mais, emanando orientaes prticas aos estados, Distrito Federal e municpios para se organizarem para fazer a adeso ao SISAN. O que diz a Resoluo n 09/2011? Ela apresenta em termos prticos os requisitos mnimos para a adeso dos estados, Distrito Federal e municpios ao SISAN. Ela uma norma bem didtica e que visa a facilitar a vida dos gestores no tocante organizao dos documentos para a formalizao da adeso, cujos modelos de formulrios para sua efetivao esto apresentados na Resoluo n 9.

10

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

11

Para voc visualizar melhor a trajetria dos Marcos Regulatrios do DHAA no Brasil apresentamos uma linha do tempo sobre os principais marcos legais citados.

Marcos Regulatrios que fundamentam a Segurana Alimentar e Nutricional no Estado do Cear


Objetivo

03

Tpico

identificar os marcos regulatrios que existem a nvel Estadual.

O Governo do Estado do Cear, atravs de suas setoriais vem desenvolvendo uma srie de aes, programas e projetos voltados a difuso da Segurana Alimentar e Nutricional, como Direito Fundamental ao ser humano, e em conformidade com as deliberaes sinalizadas nas diversas conferncias de SAN realizadas em mbito estadual e territorial. Vimos que toda a legislao relacionada ao campo da SAN e do DHAA fruto de mobilizao e intenso debate com os diversos setores da sociedade que acreditam que, sociedade civil e governo podem, juntos, negociar e construir novas regras sociais e legais para promover a realizao progressiva do DHAA no Brasil. A3 T2 Atente-se, seja paciente e disciplinado para ler e compreender bem o que nos diz os instrumentos legais apresentados nesta aula. O estudo de leis, decretos ou resolues difcil e requer muita concentrao, pois eles trazem muitos termos jurdicos, com o quais nem todos tm familiaridade. Com ateno e motivao possvel compreender tudo. Sugerimos a leitura atenta de cada instrumento legal apresentado. Bons estudos! Para saber mais consulte os links a seguir sobre os instrumentos legais de SAN, em nvel Nacional. Com vista a institucionalizao da Politica de Segurana Alimentar e NutricionalPSAN bem como implantao do Sistema de Segurana Alimentar e Nutricional- SISAN, em dezembro de 2011, conforme orientao da Resoluo N0 09 o Governador do Estado oficializou o Termo de Adeso ao SISAN, cujo processo teve inicio com a criao de instrumentos legais para implementar a citada Politica de SAN. Tais instrumentos referem-se a regulamentao do Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional - CONSEACE, institucionalizao da Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional LOSAN -CE, criao da Cmara Intersetorial de Segurana Alimentar e Nutricional - CAISAN-CE; Ressaltando-se que atualmente nos encontramos na fase de elaborao do Plano Estadual de SAN.

Saiba Mais
O governo do Estado do Cear em Dezembro de 2011, oficializou o termo de Adeso ao SISAN, junto Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional - CAISAN, conforme Resoluo n09 - CAISAN, de 13 de dezembro de 2011.

Saiba Mais
A Lei Orgnica aquela que emana os princpios da aoPblica, que regulamenta, organiza e disciplina o funcionamento de determinada categoria ou de determinada matria. A Lei Orgnica o marco regulatrio que define os princpios e a organicidade (como deve funcionar e quais e de quem so as responsabilidades) da ao pblica em determinada rea.

12

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

13

Ateno!
Para iniciar o processo de adeso ao SISAN, os municpios devero encaminhar Secretria Executiva da Cmara Intersetorial de Segurana Alimentar e Nutricional do Estado solicitao de Adeso ao SISAN, em formulrio prprio, assinado pelo Chefe do Executivo municipal, acompanhado dos seguintes documentos: I - Lei municipal e seu regulamento, que disponham sobre a criao do SISAN no municpio e os parmetros para a instituio e implementao do Plano de Segurana Alimentar e Nutricional Municipal;, encaminhando tambm documentao referente a regulamentao dos seguintes integrantes do SISAN: Conselho Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional; A3 T3 Cmara Intersetorial de Segurana Alimentar e Nutricional; II termo de compromisso de elaborao do Plano Municipal de SAN, no prazo de um ano a partir da data de assinatura do termo de adeso.

14

Aula 3 - Estudos dos Instrumentos Legais - Nacional e Estadual

Potrebbero piacerti anche