Sei sulla pagina 1di 61

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio 1O BIMESTRE UNIDADE 1. DIREITO, DIREITO TRIBUTRIO, TRIBUTO O que Direito?

o? Essa pergunta no est bem formulada, pois a palavra direito tem mais de um significado. Existe o chamado direito tributrio positivo, e existe a cincia do direito tributrio, so duas coisas diferentes. Pode-se estar falando do direito tributrio como um ramo do direito positivo (leis no ordenamento jurdico) ou como um setor da cincia do direito. Na faculdade estuda-se a cincia do direito e no ocorre a criao de leis tributrias. A identificao do direito tributrio positivo feita de forma arbitrria, uma vez que s nos interessam as normas jurdicas vigentes no ordenamento brasileiro. Esse subconjunto de normas pode ser estudado de forma separada, mas isso no quer dizer que tal ramo seja independente, pelo contrrio ele tem ligaes com outros setores normativos, est indissociavelmente vinculado ao conjunto maior. Assim, o Direito Tributrio no existe sem o Direito Constitucional, que confere fundamento de validade s normas tributrias, e tampouco sem o Direito Administrativo, porque envolve a atuao da administrao pblica. Alm disso, tem vnculo indiscutvel com o Direito Processual, pois a garantia ltima de que o tributo ser pago feita mediante processo, e tambm com o Direito Civil (ex: IPTU devido em razo da propriedade de um bem imvel e o Direito Civil que define o que imvel) e com o Direito Empresarial. Estudar Direito Tributrio possvel isoladamente, mas no se deve perder de vista que o estudo est relacionado com uma srie de outras questes. No se pode confundir a norma com o texto, com a lei escrita. A norma o que se extrai dos textos e at do silncio dos textos, por exemplo o princpio no est positivado, mas um preceito considerado. Conceituar tributo fundamental, pois o conceito base, a partir do qual se delimita o assunto. Importante: o contedo da norma tributria gira em torno de o que tributo. Quando se fala em tributo, pensa-se em obrigao de pagar. So normas jurdicas tributrias aquelas cuja imposio seja a de pagar um tributo. So tambm as que regulam como exigir o pagamento do tributo e as que disciplinam a fiscalizao do pagamento dos tributos. De forma resumida, o direito tributrio regula a criao, a arrecadao e a fiscalizao dos tributos. 27/07/2010 Tributo: - Importncia do conceito de tributo: A obrigao tributria tem algumas semelhanas com outros deveres e saber diferencia-la dos demais
Renata Naumann Chaves Pgina 1

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio importante para saber o regime jurdico aplicado a cada situao e a validade da criao da obrigao (se ela for tributria existem condicionantes sua criao). - Definio legal de tributo: existem crticas que so feitas s definies do CTN. A noo de tributo no se encerra na norma, sendo esta apenas um ponto de partida. Existem, no CTN, duas definies de tributo. A do art. 3 o conhecida como definio conotativa, na qual se v as caractersticas do tributo. Na denotativa, presente no art. 5o, enumera-se os elementos que se inserem na categoria de tributo.
Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Art. 5 Os tributos so impostos, taxas e contribuies de melhoria.

- Definio legal presente no art. 3o, CTN: Tributo prestao pecuniria compulsria, ele aparece em um contexto de relao jurdica obrigacional. Existe um sujeito obrigado a realizar uma prestao e o outro sujeito com aptido para exigir esta prestao. No entanto, esta prestao pecuniria, ou seja, deve ser adimplida atravs da entrega do dinheiro. Alm do mais, a segunda parte do art. 3 o diz que deve ser em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, e se apenas esta definio fosse utilizada, a lei tributria poderia criar situaes em que o tributo fosse pago atravs da entrega de um bem, ou atravs da realizao de um dever. Existem alguns autores que defendem isso. No entanto, considerando todas as demais normas, entende-se que a idia de tributo est ligada a idia de receita, de dinheiro. O tributo no constitui sano por ato ilcito, ento a lei prev o pagamento do tributo sempre em decorrncia de um fato que se revela como lcito (ex: no se pode instituir tributo pela venda de maconha, visto ser um ato ilcito). No entanto, as situaes que na lei esto previstas como lcitas, podem se tornar ilcitas e, neste caso, mesmo assim o tributo ser cobrado normalmente. possvel que os tributos estejam previstos em lei de forma a estimular ou desestimular certas prticas, por exemplo ele pode ser cobrado de forma menos onerosa daquele contribuinte que age preservando o meio ambiente e mais onerosa daquele que gera poluio. So os chamados tributos indutores ou extrafiscalidade. O tributo institudo em lei e esta noo faz com que se identifique a obrigao tributria como sendo ex lege, legal, que independe de voluntariedade do agente. cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada, no h espao para discricionariedade na exigncia dos tributos. A administrao no pode decidir por cobrar ou no cobrar, de quem cobrar, quanto cobrar. O que pode acontecer a lei prever o perdo da dvida e isso ser aplicado.

Renata Naumann Chaves

Pgina 2

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio # De forma resumida, h um fato lcito que gera a criao de uma norma tributria que estabelece o dever de algum entregar a outrem uma certa quantia em dinheiro. - Definio legal de tributo e as relaes jurdicas tributrias: a relao jurdica tributria por excelncia a que tem por objeto o tributo (relao jurdica em sentido estrito). Existem outras relaes jurdicas tributrias, tais como aquelas que no tem por contedo a entrega da quantia em dinheiro, mas sim so como mecanismos para assegurar que o tributo ser exigido e pago regularmente ex: dever de emitir nota fiscal, documentao necessria para arrecadar. Estas so chamadas de relaes jurdicas tributrias instrumentais. Existem tambm as relaes jurdicas tributrias punitivas, que faz com que, em razo do descumprimento do dever tributrio, surja uma penalidade, sendo esta prevista na prpria legislao tributria. 02/08/2010 Questes do Exerccio 1: 1) Diferencie direito positivo e cincia do direito, destacando as diferenas entre linguagem prescritiva e descritiva. Direito positivo o conjunto de normas jurdicas vlidas em determinado momento e em determinado local. Cincia do direito aquela que toma como objeto de estudo o direito positivo, dele extraindo o seu significado, descrevendo o fenmeno jurdico. Cada um destes entes se expressa atravs de uma linguagem: a linguagem prpria do direito positivo a prescritiva, utilizada para a emisso de ordens, de comando. J a cincia do direito no prescreve, ela descreve, diz como . 2) Quais crticas podem ser feitas seguinte afirmao: direito tributrio o ramo autnomo do direito O Direito Positivo no estuda, simplesmente prescreve, comanda. O Direito Tributrio ramo do Direito Positivo que regula e estuda. Outra crtica diz respeito autonomia, pois a que existe aquela para fins didticos. Em evidncia encontram-se as normas tributrias, que esto intimamente ligadas s normas constitucionais e demais previses infraconstitucionais. Vrios institutos do Direito Tributrio surgiram em decorrncia de previses inerentes ao Cdigo Civil, ao Cdigo de Processo Civil, dentre outros. No so apenas as relaes jurdicas relacionados ao Fisco que so prprias do Direito Tributrio. A relao prpria inerente ao dever de pagar tributo prpria do Direito Tributrio. Porm, h outras.

Renata Naumann Chaves

Pgina 3

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio

3) O conceito de tributo, sendo tributo instituto jurdico, encontra-se no Direito Positivo. Porm, a definio pode ser encontrada em lei ou no. O conceito de tributo, ainda que no existisse o artigo 3 do CTN um conceito jurdico, pois o Direito que regula o tributo. Ocorre que o legislador tem a preocupao de esclarecer a definio de tributo a fim de proteger o contribuinte. No entanto, no ir alm da literalidade algo prejudicial, pois nem sempre a lei ser clara. O conceito de tributo ento, como descrito, extrado a partir do Direito, ainda que possua como fundamento maior o artigo 3 do CTN. Tributo a norma jurdica que prescreve um determinado tipo de comportamento (prestao pecuniria por excelncia), desde que haja previso legal acerca do tributo. Alm disso, a norma que estabelece o tributo prev que o tributo devido em decorrncia de determinado fato, que no seja ilcito, j que o tributo no sano. Esse tributo ser devido mediante uma atividade vinculada. Alm disso, no h uma obrigao que derive da vontade, e sim uma obrigao ex legis. Da, embora o artigo 3 do CTN estabelea que o tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, se considerado todo o regime tributrio (em especial o artigo 9 da Lei 4.320) entende-se que a prestao tributria ser pecuniria, sendo que eventualmente, quando houver estipulao, poder ser previsto por outra forma, diversa da entrega de dinheiro. 4.1) Na lei apresentada possvel extrair duas normas, quais sejam: Norma 1: pagar o tributo Se for proprietrio de bem imvel situado na zona urbana urbano, no dia 1 de janeiro ento deve o proprietrio pagar o imposto calculado na quantia equivalente a 1% sobre o valor venal do imvel, ao municpio X, at o 5 dia til de maro. Norma 2: Se no pagar o tributo at o 5 dia til de maro, entao deve o proprietrio pagar o tributo ao municpio X com acrscimo de 10%. As duas normas acima esto ligadas. A norma 2 a negao do comportamento descrito na norma 1. Norma 3: (o mesmo fato que obriga a pagar tributo o fato que obriga a entregar declarao). Se for proprietrio de bem imvel urbano do dia 1 de janeiro, ento deve o proprietrio entregar ao municpio X a declarao de propriedade de imvel urbano, informando o valor de sua propriedade, Norma 4: Se no entregar a declarao, ento deve pagar multa de R$ 200.00,00

Renata Naumann Chaves

Pgina 4

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio 4.2) Esse dever no tributo, pois no se enquadra no conceito de tributo anteriormente apresentado (o pagamento no em moeda ou em valor que se possa exprimir). Qual a conduta mais evidente? Pagar o tributo! De que decorre isso? Para se construir a norma jurdica tributria em sentido estrito toma-se como referencia a ___________. Pois sano, decorre de ato ilcito. 03/08/2010 UNIDADE 2. NORMA JURDICA TRIBUTRIA - Norma jurdica e norma jurdica tributria: a norma jurdica tributria em sentido estrito tem caractersticas que so comuns s normas jurdicas comuns, elas tambm prescrevem comportamentos, compem o ordenamento jurdico e so garantidas pela possibilidade da aplicao da sano jurdica (dotadas de coercitividade). - A estrutura da norma jurdica tributria: toda norma jurdica tributria formada por duas partes: uma antecedente ou hiptese e outra conseqente. Na primeira, a norma traz a previso abstrata de um fato, enquanto que na segunda ela coloca a conduta devida, o comportamento prescrito. Ex: se fato, deve ser comportamento. - A atuao da norma jurdica tributria sobre a realidade - a incidncia: Ela prev o nascimento do dever de pagar o tributo, mas no prev que este se torna exigvel. Ele somente ser exigido se, e somente se, ocorrer a hiptese prevista na norma. A hiptese atua como uma espcie de seletor de fatos, ento, havendo a subsuno do fato norma, a norma atua sobre a realidade, produzindo seus efeitos, fazendo com que nasa a obrigao tributria. Do contrrio, ela no atua caso o fato determinado no ocorra. A hiptese tributria: A hiptese fato gerador, seria aquilo que a lei estabelece como condio para o nascimento da obrigao tributria. Essa expresso causa um certo equvoco, uma vez que existe aquilo que a lei prev como condio e existe a situao concreta correspondente descrio legal. No entanto, utiliza-se essa expresso tanto para se referir a situao prevista na lei, como para a situao concreta. Sendo assim, por conta disso, alguns autores utilizam a expresso fato gerador abstrato e fato gerador concreto. A hiptese seleciona quais os fatos so relevantes para o direito tributrio daqueles que no o so. Na hiptese tributria existem 3 critrios

Renata Naumann Chaves

Pgina 5

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio constantes: ela descreve uma conduta, dentro de referenciais de tempo e espao. critrio material: Toda norma tributria, prev em sua hiptese, uma conduta, revelada por meio de um verbo e o seu respectivo complemento (ser, fazer, prestar, exportar, importar, ter...). critrio espacial: No entanto, no basta identificar a conduta, ela precisa ocorrer em determinado local, que se mostra relevante para o direito tributrio. critrio temporal: indicao do momento em que um determinado fato se torna relevante para o direito tributrio. Somente naquele instante se pode dizer que ocorreu o fato gerador. A definio desse instante tambm extremamente importante, pois saber o momento determina qual a lei tributria a ser aplicada, e deve ser aquela vigente na data do fato gerador.

- A classificao dos fatos geradores em razo do momento de sua ocorrncia: a lei tributria prev diversas maneiras para definir o critrio temporal da hiptese tributria. Existem fatos geradores que vo se realizar no preciso instante que a lei determina, e eles so chamados de fatos geradores instantneos. Existem outros que dizem respeito a situaes que se prolongam no tempo, ento a lei vai definir no um instante, mas uma data e periodicamente este fato gerador vai se renovar. Estes vo ser conhecidos como fatos geradores peridicos. Para este fato gerador, somente interessa a situao prevista no dia determinado, no importando o que tenha ocorrido antes ou depois (ex: para a cobrana do IPTU somente importa se a propriedade do imvel de caracterize no dia 01/01, no sendo relevante se esta propriedade foi adquirida em 15/06 ou em 15/12). Por fim, existem tambm aqueles que, embora se concretizem em uma data, levam em considerao tudo aquilo que ocorreu em um perodo. Sos os fatos geradores complexivos (ex: imposto sobre a renda ele vence no dia 31/12 mas leva em considerao tudo o que ocorreu no ano). Essa classificao pode sofrer duas crticas: a palavra complexivo no existe no portugus; e todos os fatos geradores vo ocorrer em um instante. O fato gerador no CTN: o art. 114 traz a previso do fato gerador.
Art. 114. Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia.

Esse conceito abstrato, pois no estabelece se o fato abstrato ou o concreto. Mas, uma coisa fica clara, somente ser devida a obrigao tributria se ocorrer o fato gerador. H uma relao de bicondicionalidade: se h obrigao porque ocorreu o fato gerador, por outro lado, h fato gerador, logo h obrigao tributria. Basta ter o fato gerador para que se fale em obrigao tributria. Ou seja, a norma jurdica tributria determina

Renata Naumann Chaves

Pgina 6

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio o nascimento de uma obrigao tributria, que est condicionada ocorrncia de uma situao, chamado de hiptese tributria, fato gerador abstrato. 09/08/2010 Para o CTN, fato gerador a condio prevista em lei considerada como necessria e suficiente para a ocorrncia da obrigao de pagar o tributo. uma definio circular, pois gera, como um de seus sentidos, que o fato gerador a situao definida em lei como sendo fato gerador. O dispositivo queria dizer que o fato gerador a condio para o nascimento da obrigao tributria, condio necessria porque no h obrigao tributria sem fato gerador, e no se pode cogitar a ocorrncia do fato gerador sem que dele decorra uma obrigao tributria. Existe uma condio de bicondicionalidade. - O fato gerador situao de fato e fato gerador situao jurdica: Sempre que a norma tributria tipifica uma situao como tributvel, esta situao deixa de ser uma situao de fato e passa a ser uma situao jurdica, ao menos para o direito tributrio. Os institutos regulados por outros ramos do direito (atos jurdicos e negcios jurdicos), muitas vezes so tomados pela legislao tributria e considerados como situaes que daro ensejo a uma obrigao tributria. Ex: a doao j est regulamentada pelo Direito Civil, s que a doao tomada pelo direito tributrio e considerado um fato gerador tributrio. Assim como a compra e venda, a sucesso causa mortis, etc. O fato gerador situao jurdica se apresenta ao mesmo tempo como ato ou negcio jurdico, j regulado pelo direito. H tambm, no direito tributrio, situaes que somente interessam ao direito tributrio, no so institutos regulados por outras normas jurdicas, no produzem outros efeitos jurdicos alm de ensejar obrigao tributria, so os fatos geradores situao de fato. Ex: gerar receita. - Momento da ocorrncia do fato gerador: Quando se comprova a incidncia do fato gerador? Na maioria das vezes, a norma tributria traz esse momento, ou seja, diz exatamente o instante em que se considera ocorrido o fato jurdico tributrio (trata-se do critrio temporal da norma jurdica tributria). Mas, em algumas vezes a norma tributria no ir dizer o exato instante em que ocorre o fato jurdico tributrio, mas sim ela diz implicitamente o momento. Para tanto, devemos aplicar o artigo 116 do CTN, este artigo uma referncia importante para se constatar o momento.
Art. 116. Salvo disposio de lei em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos: I - tratando-se de situao de fato, desde o momento em que o se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios; II - tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que esteja

Renata Naumann Chaves

Pgina 7

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


definitivamente constituda, nos termos de direito aplicvel.

Indicao expressa ou no do momento da ocorrncia (artigo 116): # Situao de fato: se a lei tributria no dispuser explicitamente o momento de ocorrncia de fato jurdico tributrio deve-se considerar o fato gerador ocorrido quando presentes todas as circunstncias materiais que o definem. Ex: acrscimo patrimonial. # Situao jurdica: se a lei tributria no dispuser explicitamente o momento de ocorrncia do fato jurdico tributrio, devemos olhar na legislao em que este negcio jurdico tratado, assim, iremos identificar o momento em que se considera este negcio como ocorrido e tal momento tambm ser considerado para fins tributrio. Ex: no imposto sobre transmisso de bens imveis considera-se transmitido o imvel no momento da lavratura do registro, ento se tal situao enseja obrigao tributria, esta tambm ser considerada ocorrida neste momento.

- Atos ou negcios jurdicos sujeitos a condio e momento da ocorrncia do fato gerador:


Art. 117. Para os efeitos do inciso II do artigo anterior e salvo disposio de lei em contrrio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: I - sendo suspensiva a condio, desde o momento de seu implemento; II - sendo resolutria a condio, desde o momento da prtica do ato ou da celebrao do negcio.

Condio suspensiva (artigo 117, I, CTN): ato ou negcio sujeito condio suspensiva somente produz efeitos no momento em que o evento futuro e incerto se concretize. Os efeitos jurdicos tributrios tambm dependem da ocorrncia do evento, ou seja, somente produz efeitos tributrios se produzir efeitos jurdicos. Ento a condio suspensiva relevante para determinar o momento da ocorrncia do fato gerador. Condio resolutiva (artigo 117, II, CTN): caso se implemente a condio resolutiva, o ato ou negcio jurdico se resolve, mas to logo praticado o ato ou negcio, j produz efeitos. Nesse caso, os efeitos tributrios tambm so produzidos desde logo, ainda que a condio resolutiva se implemente no futuro. Caso ela se implemente, no haver a restituio do tributo. Ento, o implemento da condio resolutiva , de certa forma, irrelevante para o direito tributrio, no sentido de que ela no importante para se determinar o momento em que no fato gerador vai ocorrer.

- A interpretao do fato gerador (enquadramento legal do fato artigo 118, CTN):


Art. 118. A definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se: I - da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes,

Renata Naumann Chaves

Pgina 8

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


responsveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II - dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

A lei tributria no exige o perfeito enquadramento de uma situao concreta ao previsto na lei, ou seja, a situao concreta deve conter os requisitos exigidos em lei, mas pode conter outros tantos elementos. Isso porque, em regra, a situao concreta tem mais elementos que a lei tributria exige, mas essa riqueza no impede que recaia a norma tributria sobre tal situao, pois aquilo que est fora da norma tributria irrelevante para o direito tributrio. Do mesmo jeito, nas situaes em que a norma tributria incide sobre atos ou negcios jurdicos, a possibilidade de anulao ou nulidade futura desses atos ou negcios no impossibilita a aplicao da norma jurdica tributria, ou seja, incide o tributo. Ex: a venda de mercadoria enseja obrigao tributria, deste modo, para que gere o dever de pagar tributo, basta que ocorra a venda de mercadoria. A venda de cigarro venda de mercadoria, logo incide tal norma. Se houver a venda de cigarro para menores, haver obrigao tributria to somente porque houve venda de mercadoria, apesar de essa conduta gerar sano por ato ilcito, no descaracteriza a situao prevista para o nascimento da obrigao tributria. - A prtica de atos ou negcios jurdicos para dissimular a ocorrncia do fato gerador eliso e evaso:
Art. 116, Pargrafo nico. A autoridade administrativa poder desconsiderar atos ou negcios jurdicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigao tributria, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinria.

Ningum obrigado a praticar fato gerador, ningum obrigado a praticar atos que obriguem a pessoa a assumir uma obrigao tributria mais elevada, ao contrrio, muitas vezes a legislao tributria diminui a incidncia dos tributos, pois tratam-se de situaes so regulares. Ex: no imposto de renda, quando as despesas dedutveis forem inferiores ao desconto padro estipulado pela lei mais vantajoso fazer a declarao simplificada. Se essas despesas forem superiores, mais vantajoso fazer a declarao completa. Diante dessas situaes plenamente possvel a eliso fiscal, que a prtica de condutas objetivando a reduo da obrigao tributria de forma lcita, ou seja, o planejamento tributrio. Em alguns casos, para dissimular a ocorrncia do fato gerador, a pessoa pratica atos ou negcios jurdicos com finalidade diversa, trata-se de conduta ilcita, chamada evaso fiscal. Nesse caso, a administrao pode simplesmente desconsiderar esse negcio jurdico supostamente firmado e ir atrs do verdadeiro contrato, fato gerador. Ex: pessoa firma contrato de leasing, mas na verdade quer realizar uma compra e venda; jogadores de futebol firmam contrato de imagem para disfarar o salrio. - O fato gerador da obrigao acessria: No s a obrigao tributria
Renata Naumann Chaves Pgina 9

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio que nasce da ocorrncia da situao prevista em lei. A obrigao acessria tambm s nasce se ocorrer uma situao prevista na lei. Ou seja, a obrigao de emitir nota fiscal, entregar declarao, etc., tambm est condicionada ocorrncia de determinados fatos previstos na norma jurdica tributria. Em alguns casos os mesmos fatos geradores de obrigao tributria em sentido estrito (obrigao de pagar tributo) tambm so fatos geradores de obrigao acessria. Ex: venda de mercadoria, tem que pagar tributo e emitir nota. Em outros casos a obrigao acessria nasce de outra situao prevista em lei. Sendo assim, o acessrio no direito tributrio nem sempre segue o principal, como no Direito Civil. 10/08/2010 Norma jurdica tributria o conseqente: O conseqente tambm chamado de prescritor ou mandamento da norma jurdica tributria. aquela parte da norma que prev os efeitos jurdicos que sero desencadeados pela ocorrncia da situao concreta prevista. - O conseqente de norma tributria a prescrio do comportamento (dever tributrio): Ou seja, trata-se do dever tributrio, que est condicionado ocorrncia do fato gerador. Alm do dever, do comportamento exigido, o conseqente tambm prev quem deve realizar o comportamento exigido e quem pode exigir tal comportamento. Deste modo, certo dizer que o conseqente ir prever a relao jurdica, de modo que ser possvel identificar as partes, os dois sujeitos, e o objeto dessa relao. - A relao jurdica tributria instaurada pela norma jurdica tributria: Os sujeitos da relao critrio pessoal: aquele que indica quem podem ser os sujeitos da relao jurdica tributria. A qualificao da prestao critrio quantitativo: de acordo com o previsto no conseqente, possvel identificar o valor da obrigao, a ser entregue por um sujeito ao outro, em se tratando de obrigao tributria em sentido estrito.

- O critrio pessoal: toda relao jurdica uma relao entre mais de uma pessoa, h sempre duas partes. Sujeito ativo: a pessoa que pode exigir o comportamento previsto na norma jurdica tributria, o credor, no caso especfico dos tributos. Normalmente o Estado, mas nem sempre. Se a lei tributria no prev expressamente quem o sujeito ativo, ser considerado aquele que criou a lei tributria. Ex: lei federal = sujeito ativo a Unio. Mas, existem casos em que h o tributo parafiscal, que institudo por uma pessoa, mas sua exigncia feito por outra pessoa, ou seja, o sujeito ativo no quem instituiu o tributo, por exemplo: Unio institui tributo a ser exigido pelos conselhos profissionais como CREA, CRM, etc. Nesses casos a Unio
Renata Naumann Chaves Pgina 10

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio no figura na relao jurdica tributria, apesar de ter institudo o tributo. Obs: De acordo com os artigos 7 e 119 do CTN o sujeito ativo ser necessariamente pessoa jurdica de direito pblico. Mas, muitas pessoas, inclusive o professor, entendem que tais dispositivos no tm mais correspondncia com o que a prpria Constituio prev. Ex: a contribuio sindical no pessoa jurdica de direito pblico mas exige o pagamento de tributo.
Art. 7 A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra, nos termos do 3 do artigo 18 da Constituio. Art. 119. Sujeito ativo da obrigao a pessoa jurdica de direito pblico, titular da competncia para exigir o seu cumprimento.

Sujeito passivo: aquela pessoa que est obrigada a realizar o comportamento previsto na norma jurdica tributria, a pessoa obrigada a pagar, no caso especfico dos tributos. Normalmente utilizamos a expresso contribuinte para nos referir ao sujeito passivo, sendo que tal termo utilizado inclusive pela legislao tributria. Contudo preciso ter cuidado, pois nem todo devedor de tributo contribuinte, na verdade, o contribuinte um tipo de devedor do tributo, quem deu causa obrigao tributria e realizou o fato gerador. importante ficar atento, porque a lei sempre ir dizer expressamente quem o sujeito passivo, no possvel deduzir a partir do fato gerador. Isso porque nem sempre a lei tributria atribuir a obrigao de pagar tributo a quem ir praticar o fato gerador, estes so os chamados responsveis. Ex: sucessores assumem as obrigaes tributrias por um fato gerador que no praticaram, nesse caso a dvida assumida limitada pelo patrimnio deixado pelo falecido. Ex 2: Um contrato que se estipula que o locador que ir pagar o tributo, apesar da lei prever que quem deve pagar o locatrio. Nesse caso, o contrato faz lei entre as partes, por isso, se o fisco cobrar o tributo do locatrio este ter que pagar e depois poder exigir o pagamento do locador. A lei tributria prev o sujeito passivo genericamente (uma classe de pessoas, ex: os proprietrios de bens mveis situados em rea urbana, etc.), sendo assim, quando ocorre o fato gerador do tributo, a relao jurdica se instaura e, nesse momento, o sujeito passivo ser individualizado, a partir do parmetro pr-definido na lei.

- O critrio quantitativo: determina o valor da dvida, que deve ser entregue pelo sujeito passivo ao sujeito ativo. Composto por dois elementos, a saber: a base de clculo e a alquota. Em princpio a norma tributria prev um fato que, se ocorrer, ir gerar uma obrigao tributria. Ento, diversos fatos com diversas intensidades

Renata Naumann Chaves

Pgina 11

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio iro se enquadrar nessas normas. Ex: prestao de servios de diversas naturezas e intensidades iro gerar obrigaes tributrias. Pode ser engenharia, medicina, advocacia. Pode ser cobrado cem reais, mil reais, etc. Considerando essa diversidade de fatos abrangidos pela norma tributria, no pode ser admitido um nico tratamento para todos os sujeitos, pois isso feriria o princpio da isonomia. Ento, so necessrios critrios na norma tributria para que se quantifique o tributo a partir da riqueza gerada. Quanto mais riqueza gerada, mais tributo deve pagar e vice versa. O critrio quantitativo deve graduar o tributo, para se observar o grau de intensidade do fato gerador, para, a partir de ento, fixar o valor da dvida. Base de clculo: um critrio que mede as propores do fato que ser tributado. Mede a intensidade do fato gerador, quanto mais intensa a atuao estatal, maior ser o tributo. # Medida de fato jurdico: Normalmente essa medida expressa em dinheiro, mas pode ser expressa em outra grandeza qualquer, ex: m, m, litro, etc. Por isso que comum dizer que a base de clculo a expresso econmica do fato gerador. # Base de clculo normativo e a base de clculo concreto: a lei tributria prev o parmetro, a medida, esta a base de clculo normativa. Ex: a base de clculo o valor do imvel. Ou seja, no prev o nmero, a quantidade em reais do tributo. Quando se identifica a efetiva medida do fato gerador concreto, ou seja, o valor apurado com base no parmetro legal da atividade ou da intensidade do fato gerador efetivamente praticado, tem-se a base de clculo concreta. Ex. o preo do servio, do imvel. # Funes da base de clculo: trs funes, a saber: 1) mesurar o fato gerador, pois a partir da base de clculo podemos identificar o tamanho, a intensidade do fato gerador (gerou mais ou menos riqueza); 2) calcular o valor da dvida juntamente com a alquota. 3) auxiliar a identificao da situao que est sendo tributada, analisando a base de clculo possvel identificar o fato que est sendo tributado. Alquota: a parte da riqueza tributada (expressa pela base de clculo) que destinada ao Estado. um componente aritmtico para o clculo do tributo, expresso em frao, porcentagem ou moeda. Existem tributos que possuem uma alquota s, mas tambm h tributos com mais de uma alquota (nesses casos no cabe administrao escolher qual alquota vai aplicar, a prpria lei ir dizer). Ex: Imposto de Renda, IPVA, Imposto Sobre Servios, Imposto sobre Produto Industrializado, etc.v 16/08/2010 Tributos fixos: existem tributos que devem trazer uma base de clculo e uma alquota. A pessoa pagar o tributo na medida de sua maior

Renata Naumann Chaves

Pgina 12

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio ou menor riqueza. Ocorre que existem certos tributos que, por lei, so fixos (no tem base de clculo nem alquota, mas sim um valor fixo e prestabelecido), ento a prestao devida sempre a mesma por todos aqueles que praticarem o fato gerador. Parte da doutrina entende que os tributos fixos no so possveis, pois todo tributo tem que ter uma base de clculo e uma alquota. O professor entende que no, que existem tributos que tem realmente que ter a base de clculo e a alquota, mas existem aqueles que so devidos em razo de uma atuao do Estado (fato gerador), sendo que este, em certos casos, se manifesta de maneira idntica para todos, no existe variao nas situaes que esto sendo tributadas. Ex: taxa de emisso de passaporte, o Estado faz a mesma verificao, exercem as mesmas atividades para todos ento no faz sentido em haver a fixao do tributo pela emisso. Os tribunais aceitam a prvia definio de um valor para os casos que no variam. O que importa que a lei traga o valor do tributo, sendo que este nunca pode ser definido a critrio da administrao. - As obrigaes tributrias no Cdigo Tributrio Nacional: o art. 113 traz uma classificao.
Art. 113. A obrigao tributria principal ou acessria. 1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente. 2 A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 3 A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

Obrigao tributria em sentido estrito: consiste no pagamento do tributo. Os deveres instrumentais: so aqueles no consistem no pagamento, mas sim no fazer ou no fazer, previsto na lei tributria e institudo no interesse da arrecadao ou fiscalizao do tributo. Mecanismos que prevem formas de arrecadar ou fiscalizar a arrecadao. Ex: inscrio no CNPJ, CPF, emisso de nota fiscal. As penalidades pecunirias: deveres tributrios decorrentes do no cumprimento do dever de pagar tributo ou do no cumprimento do dever instrumental. So as multas.

O art. 113 fala em obrigao tributria principal e obrigao acessria, sendo a primeira aquela que tem por objeto o tributo e a multa (obrigao tributria em sentido estrito e a penalidade pecuniria) e a acessria aquela que tem por objeto um fazer ou no fazer institudo em lei, visando a fiscalizao ou arrecadao do tributo (deveres instrumentais). No confundir com aquela obrigao principal e acessria estudada no direito civil. Uma independe da outra, o dever de pagar o tributo independe da fiscalizao ou arrecadao que ser feita para que ele seja pago.

Renata Naumann Chaves

Pgina 13

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio - Sntese da norma tributria em sentido estrito: aquela que prev o dever de pagar tributo como conseqncia de um fato. De um fato haver o dever de realizar certo comportamento. Este fato pode ser identificado a partir e 3 critrios: o material (vai dizer que tipo de conduta faz com que surja o dever de pagar - haver sempre um verbo e o complemento), o espacial (indicao do territrio em que o fato deve ocorrer) e o temporal (momento que o fato gerador se considera ocorrido, pode ser uma data, uma etapa a data do pagamento normalmente outra). O sujeito ativo no precisa vir expresso na lei, se ela federal e no dispe sobre quem seja o sujeito ativo, este ser a Unio Federal, porque s verificar quem fez a lei. No entanto a lei sempre deve dizer quem o sujeito passivo. No conseqente da norma encontra-se a base de clculo e a alquota, normalmente, que vo gerar o valor a ser pago. UNIDADE 3. CLASSIFICAO DOS TRIBUTOS - A classificao: No Brasil, podem instituir tributos a Unio, os Estados os Municpios e o Distrito Federal, mas no podem ser os mesmos tributos. Trata-se de uma competncia tributria autorizada pela Constituio. Para entender essas competncias, importante saber quais so os tipos de tributos existentes. - As diversas espcies de tributo e as diversas propostas de classificao arts. 145, 148 e 149 da CF/88; art. 5 o do CTN: a Constituio e o CTN dispe sobre diversos tipos de tributos e, a partir disso, a doutrina prope diversas classificaes de tributos. O art. 145 da CF prev que a Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal podem instituir impostos, taxas e contribuies de melhoria. No art. 148 a Constituio tambm fala que a Unio tambm pode instituir emprstimo compulsrio e no art. 149 est dito que a Unio pode instituir contribuio. O art. 5o do CTN prev alguns tipos de tributo, mas no menciona os emprstimos compulsrios e nem sobre as outras contribuies.
Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: ... Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de
Pgina 14

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. Art. 5, CTN. Os tributos so impostos, taxas e contribuies de melhoria.

Os impostos: so sim as espcies mais expressivas dos tributos. tributo que se caracteriza por ter como seu fato gerador uma situao que no representa uma tpica atuao estatal. O fato gerador do imposto uma manifestao de riqueza do particular, pois ele vai considerar sempre a capacidade contributiva da pessoa. claro que imposto institudo para gerar receita para o Estado, mas a pessoa no paga o imposto para que receba uma contrapartida especfica do Estado. Ex: pagamos o IPVA porque somos donos de veculos, mas no porque o dinheiro ser destinado construo e melhoria de estradas, uma coisa no tem nada a ver com a outra. Aquilo que se arrecada com o imposto, em geral, no tem destinao especfica previamente estabelecida. No tem nada previsto para ser custeado com o valor arrecado com aquele imposto. Isso no quer dizer que no tem destinao, mas sim que no tem destinao estabelecida. O art. 16 do CTN expressa a idia de imposto.
Art. 16. Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica , relativa ao contribuinte.

Os arts. 153, 154 e 155 da CF estabelecem situaes que no se traduzem em atuaes estatais tpicas. H no art. 145, 1 o, que os impostos so informados pela capacidade contributiva, ou seja, o valor pago a ttulo de imposto deve guardar relao com a capacidade de contribuir do particular. Os impostos so tributos no vinculados, que no decorrem de uma atuao estatal. So dois os tipos de tributos vinculados: as taxas e as contribuies de melhoria (tem como fato gerador uma atuao estatal). 17/08/2010 Questes do Exerccio 2: 1.1) Critrio material: prestao de servios de reparao, conservao e reforma de edifcios; Critrio espacial: territrio do Municpio X; Critrio temporal: concluso da prestao do servio; Ateno: o critrio temporal da norma tributria no se confunde com o

Renata Naumann Chaves

Pgina 15

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio incio da vigncia da norma tributria, pois no basta que a norma entre em vigncia para que se produzam seus efeitos. Pode-se at dizer que precisa haver a concluso de servio aps 1 de janeiro de 2006 (critrio temporal), mas no h problema de tal meno no for feita. Alm disso, no critrio temporal o 10 dia til do ms subseqente ao da concluso da prestao de servio, pois essa a data do pagamento e no a data na qual se origina o dever de pagar tributo. 1.2) Critrio pessoal: sujeito ativo Municpio X; sujeito passivo: o prestador do servio acima descrito, seja pessoa fsica ou jurdica; Critrio quantitativo: a base de clculo o valor do preo do servio, no includos o valor dos materiais utilizados para a execuo do servio e a alquota 0,5% sobre esse valor. 1.3) Se for prestador de servio de reparao, conservao e reforma de edifcio no Municpio X, deve ento aquele promover a inscrio na Secretaria Municipal de Obras do Municpio X . 1.4) Se o prestador no promover a inscrio na Secretaria Municipal de Obras do Municpio X, ento deve esse pagar multa de R$ 250,00. 1.5) As normas que instituem obrigaes principais so aquelas referentes ao pagamento do tributo (abaixo descrita) e aplicao de multa (descrita no item 1.4). J a obrigao acessria o dever instrumental (norma descrita no item 1.3) Norma tributria em sentido estrito: Se for pessoa fsica ou jurdica prestadora de servio de reparao, conservao e reforma de edifcios situado no Municpio X, deve o prestador pagar o tributo calculado na quantia de 0,5% sobre o valor do servio, descontado o correspondente ao fornecimento de materiais utilizados, ao municpio X, at o 10 dia til do ms subseqente ao da prestao do servio. 1.6.1) Primeiramente, somente ser necessrio o pagamento do tributo se a obra for concluda. Sabe-se tambm que segundo a norma prevista no pargrafo nico do art. 3 o valor correspondente ao fornecimento de materiais utilizados para execuo do servio (no caso em tela R$ 5.000,00), no deve ser includo para efeito de clculo do tributo devido. Surge entao a seguinte dvida? Deve ser considerado o valor referente
Renata Naumann Chaves Pgina 16

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio remunerao de outros profissionais contratados por Pedro? Neste caso, haver duas relaes contratuais distintas (uma entre Jos e Pedro, de modo que o tributo ser calculado com base no valor de R 15.000,00; e outra entre Pedro e os empregados contratados, de modo que o tributo ser calculado com base no valor de R$ 5.000,00). Ateno: para cada operao haver uma tributao distinta isso permitido (quantos contratos existiram, tantas sero as incidncias). Alm disso, tambm permitido que a mesma situao pode ser considerada fato gerador de tributos distintos (ex: uma empresa que vende um computador. O que no possvel que incidam dois tributos distintos em razo da mesma situao. Uma situao para Pedro seria rever o contrato, para que Jos contrate Pedro por R$ 10.000,00 e contrate os demais empregados por R$ 5.000,00. 1.6.2) Caso a obra tenha sido concluda, o pagamento do tributo ser devido, independentemente da inscrio. Isso porque a obrigao de se inscrever junto Secretaria, um dever instrumental, que embora seja obrigao acessria, independe da obrigao principal de pagar tributo, servindo de mecanismo para que o tributo possa ser cobrado. Alm disso, o critrio material gerador da hiptese a concluso do servio, e no a inscrio junto Secretaria Municipal de Obras. Ademais, a aplicao de multa pela no inscrio no afasta a incidncia do tributo. 1.6.3) Caso a obra tenha sido concluda, Pedro somente estar obrigado a pagar o tributo pelo simples fato de ter sido prestado o servio, sobre o valor ajustado, independentemente do valor efetivamente recebido. 23/08/2010 Taxas: vem definidas na Constituio. So tributos vinculados a uma atuao estatal diretamente referida ao contribuinte, ou seja, a pessoa se v obrigada a pagar taxa porque o Estado realizou uma atividade diretamente dirigida quela pessoa que ir pagar a taxa. No qualquer atividade estatal que enseja a instituio e a cobrana das taxas, a prpria CF j indica quais atividades que legitimam a instituio da taxa. Podem ser institudas dois tipos de taxa: de servio e de polcia.
Art. 77. As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio.

- Taxas de servio: Toda taxa, como qualquer tributo, deve ser prevista em lei. Alm de existir o servio pblico, deve-se instituir a taxa em lei, assim, perfeitamente possvel que exista servio pblico sem que seja cobrada

Renata Naumann Chaves

Pgina 17

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio taxa. No qualquer servio pblico que possa ser exigido a taxa, ele tem que ser ESPECFICO E DIVISVEL. Servio pblico especfico e divisvel: # Divisvel: se consegue identificar quais so os destinatrios desses servio, quem tem o servio disposio ou est utilizando-o. No se tratam de servios coletivos, mas sim individuais. Exemplo: A iluminao publica no servio divisvel e tambm no especfico pois toda a coletividade frui desse servio, at mesmo quem est de passagem ou seja, a taxa de iluminao pblica, quando instituda, foi feita de maneira inconstitucional. O STF j editou smula afirmando que a taxa de iluminao pblica inconstitucional
Smula 670, STF: O servio de iluminao pblica no pode ser remunerado mediante taxa.

Hoje no se cobra mais a taxa de iluminao, h uma outra contribuio para o custeio de iluminao pblica criado pela Emenda no 33/2001. # Especfico: mensurvel, as utilidades prestadas pelo estado podem ser medidas e quantificadas, um servio que se consegue determinar quanto de servio cada pessoa usufrui. Obs: Iluminao pblica no consegue mensurar, limpeza das ruas, no se sabe quando cada um usufrui. O de gua se consegue, o de esgoto tambm. Ou seja, precisa ter essas duas caractersticas para se cobrar as taxas. Utilizados ou postos disposio: Tais taxas podem ser cobradas tanto pelo servio efetivamente frudo quanto nas hipteses do servio posto disposio. A simples disposio de certo servio j legitima a obrigao do pagamento de taxa. Ex: Pelo simples fato de poder abrir a torneira, ou do caminho de lixo passar na rua. O pagamento mnimo ser feito em caso de disposio, e a medida que for utilizado, pagar proporcionalmente. Mais complexo a taxa de lixo, pois na prtica, em muitas vezes, instituda de forma equivocada, j que geralmente os Municpios cobram no de forma proporcional ao lixo produzido, e sim conforme o tamanho do imvel (em tese at poder-se-ia falar em mensurar os resduos slidos). - Taxas de Polcia: o poder de polcia a regulamentao e a limitao dos direitos individuais em funo de um direito pblico. Ele vem definido no artigo 78 do CTN. Exemplos: Vigilncia sanitria, autorizaes para exerccio de determinada atividade, licenciamento ambiental. Sempre que determinado exerccio de direito individual demandar algum tipo de fiscalizao, limitao ou atendimento de alguma disciplina por parte da administrao pblica, tem-se poder de polcia. Muitas vezes resulta na prtica de um ato administrativo que chamado de ALVAR por exemplo.

Renata Naumann Chaves

Pgina 18

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, intersse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de intresse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

Aquele que destinatrio do poder de polcia se v obrigado ao pagamento da taxa. Exemplo: estou em busca de alvar de funcionamento do meu estabelecimento, e para isso exigido algum valor, na verdade no valor para obter o alvar e sim uma fiscalizao do poder pblico que estar vigiando o funcionamento do estabelecimento. - Base de clculo das taxas:
Art. 77, Pargrafo nico, CTN: A taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em funo do capital das empresas. Art. 145, 2, CF - As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos.

Toda taxa tem a finalidade de custear a atuao estatal, ento o valor das taxas deve se pautar pela idia de que h uma correspondncia entre o valor a ser pago pelo contribuinte e o valor do tributo. O que se quer dizer que o valor da taxa no pode ser fixado de forma dissociada do custo da atividade estatal. H um precedente do STF que fala que se o valor da taxa exceder ao valor do custo da atividade estatal, estaramos diante de um tributo cobrado de forma no proporcional, no razovel. A CF no diz isso com todas as letras, mas a prpria natureza da taxa diz que ela serve para o custeio de determinado servio, mas pode-se cobrar um valor inferior atividade estatal. O problema est no valor que excede o custo da atividade, pois esta no pode gerar lucro. O valor da taxa deve ser proporcional ao valor do servio prestado ou posto a disposio. Ambos os artigos dizem que a base de clculo da taxa no se confunde com a dos impostos, pois esta se baseia na riqueza do plo passivo ou na intensidade do fato gerador, enquanto a base de clculo da taxa tem que medir a intensidade da atuao estatal. A atuao estatal ser o fato gerador. O capital social da pessoa jurdica tambm no pode ser considerado, pois no diz respeito servio pblico ou poder de polcia, ou a quantidade em que esses se manifestam. Obs: Taxa de coleta de resduos slidos: deciso recente do STF praticamente ignorou o 2o do art. 145 da CF, pois considerou vlida e constitucional a lei do municpio que definia que a taxa de coleta de lixo seria calculada com base na rea do imvel do contribuinte. Trata-se de
Renata Naumann Chaves Pgina 19

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio uma base de clculo prpria de imposto, porque no mede a atuao estatal, mas sim a propriedade, o fato de algum ser proprietrio de imvel. Sugesto prtica: exigncia da taxa pelo transporte (com base no local em que o lixo coletado e em que depositado). Sugesto terica: colocar uma balana em cada caminho. Para o professor, no vlida essa cobrana. - Competncia para a instituio: Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Se o poder de polcia exercido pelo Estado, ele ir instituir a taxa. Todos so competentes, mas a competncia a aferida de acordo com a competncia para exercer o poder de polcia. - Taxa e tarifa: tarifa no tributo, portanto no regida pelo regime jurdico tributrio. Tarifa ou preo pblico preo contratual, enquanto a taxa tributo decorrente de um vnculo prprio do direito tributrio. Existe opo do poder pblico? NO, no h opo, se o caso de servio pblico ou de poder de polcia s pode ser taxa, devendo seguir todo o regime jurdico tributrio. Se a atividade realizada pelo Estado no se caracteriza pelo tpico servio pblico, nesse caso no taxa, e o valor que ele vai exigir ser tarifa. Exemplo: Estado tem depsito e l armazena bens particular, ali se paga tarifa, pois no tpico servio pblico, mas sim atividade econmica. Se o servio de conservao prestado pelo Estado diretamente, o caso de taxa. O pedgio taxa se quem exerce a conservao, diretamente, for o Estado (art. 150, V, CF). No caso da Rodosol tarifa, porque no prestado diretamente pelo Estado. Os tribunais e a maior parte da doutrina entendem que no caso de servio pblico prestado por concessionria ou permissionria (art. 155, nico, III, CF), a prpria lei ir prever a poltica tarifria. Mas, h doutrinadores que defendem que em se tratando de servio pblico sempre ser paga taxa. Exemplo: Servio de fornecimento de gua: se prestado diretamente pelo Estado ser taxa, se prestado pela CESAN (sociedade de economia mista) ser tarifa. 24/08/2010 Contribuio de melhoria: Trata-se tambm de um tributo vinculado, mas a vinculao que existe nas taxas (o fato gerador uma atuao estatal) diferente da vinculao que existe aqui. Neste caso, tambm h necessidade da atuao estatal sendo que esta no dirigida especificamente a uma pessoa e aparece associada a um outro fato. - Obra pblica e valorizao do imvel: A realizao da obra pblica dirigida para toda a sociedade. Mas, alm do benefcio trazido pela obra pblica, h uma valorizao do bem imvel decorrente da obra pblica. O fato gerador deste tributo a valorizao do imvel. Quando ocorre uma desvalorizao do imvel, o proprietrio no deve
Renata Naumann Chaves Pgina 20

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio pagar este tributo, e pode, como nica sada jurdica, exigir indenizao na justia. - Lei instituidora: preciso que exista a lei prevendo a contribuio de melhoria em razo da obra pblica. Se essa lei no for instituda antes da construo da obra, no se pode cobrar esse tributo no. A lei posterior no pode retroagir e atingir aqueles beneficiados. Tal lei deve indicar qual a obra pblica que vai gerar a valorizao de bens imveis capaz de dar ensejo a tributao. Tambm tem que delimitar qual a rea que ser atingida pela obra, no que diz respeito valorizao. Alm disso, ela deve apresentar tambm o valor que vai ser gasto na obra. Vai ser exigida somente das pessoas que tiveram seus imveis valorizados. O beneficio decorrente da obra especfico, ento aquele que se beneficiar em decorrncia de outra situao no dever pagar este tributo. O valor vai ser calculado em cima da diferena do preo antes e depois da obra realizada. - Limites: O valor total da arrecadao no pode superar o valor pago pela obra. O poder pblico no pode ter lucro, ento a lei deve trazer a previso de reduo se o valor de arrecadao, em razo da valorizao, ultrapassar o valor da obra. Ademais, a contribuio de melhoria vai ser exigida somente daquelas pessoas que tiveram seus imveis valorizados (trata-se de um beneficio especfico). De certa forma os limites esto previstos no art. 82 do CTN.
Art. 82. A lei relativa contribuio de melhoria observar os seguintes requisitos mnimos: I - publicao prvia dos seguintes elementos: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas; II - fixao de prazo no inferior a 30 (trinta) dias, para impugnao pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior; III - regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento da impugnao a que se refere o inciso anterior, sem prejuzo da sua apreciao judicial. 1 A contribuio relativa a cada imvel ser determinada pelo rateio da parcela do custo da obra a que se refere a alnea c, do inciso I, pelos imveis situados na zona beneficiada em funo dos respectivos fatores individuais de valorizao. 2 Por ocasio do respectivo lanamento, cada contribuinte dever ser notificado do montante da contribuio, da forma e dos prazos de seu pagamento e dos elementos que integram o respectivo clculo.

- Diferenas entre contribuio de melhoria e impostos sobre propriedade: A valorizao no traz repercusso em relao a outros tributos? No h

Renata Naumann Chaves

Pgina 21

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio bi-tributao ou bis in idem? No, uma coisa ter valorizao decorrente de obra pblica, outra auferir renda e outra ter propriedade sobre bens imveis. So fatos distintos. Pode-se at defender que injusto existir tanto tributo sobre o imvel, mas no h que se falar que essa tributao indevida, pois prevista na CF. A contribuio de melhoria s cobrada uma nica vez, ao contrrio do IPTU e do ITR, que so cobrados todo ano. Outra diferena: o imposto sobre a propriedade calculado sobre o valor real do imvel, e a contribuio de melhoria sobre a valorizao que este sofre aps a obra. Emprstimos compulsrios: A CF, apesar de prever somente as taxas, os impostos e as contribuies de melhoria como tributos, tambm prev os emprstimos compulsrios (art. 148) e as contribuies especiais (art. 149). Estes seriam tambm tributos? Haviam diversas correntes antigamente. O STF decidiu, na vigncia da Constituio de 67, que eles no tinham natureza tributria. Na Constituio de 88, tanto os emprstimos compulsrios quanto as contribuies, passaram a ser tratados dentro do captulo especfico do Sistema Tributrio Nacional e ficou determinada a aplicao do regime jurdico tributrio aos mesmos. Hoje, mais de 90% da doutrina afirma que os mesmos so tributos sim. O prprio Supremo j decidiu reiteradas vezes que se tratam de tributos. A questo analisar se so tributos diferentes dos trs j falados ou se so sub-espcies dos mesmos. Caractersticas prprias do emprstimo compulsrio: - Restituibilidade: um tributo que tem como caracterstica maior ter sua arrecadao restituvel. Aquilo que pago deve ser, aps certo perodo, restitudo quele que pagou. Tem gente que questiona a natureza tributria pela fato da restituio do valor. No entanto, o aspecto de no restituibilidade no inerente ao conceito e caracterstica de tributo. - Fundamento de instituio e produto da arrecadao: ele mais facilmente aceito pelas pessoas, exatamente por ter esta caracterstica de restituio. O motivo desta oriundo de questes polticas e econmicas. - Situaes excepcionais: Ele institudo em carter excepcional. O valor arrecadado por meio dele deve ser direcionado para atender s necessidades especiais que justificaram a sua criao. de competncia da Unio que, em situaes especficas e atravs de lei complementar, pode instituir o emprstimo compulsrio. O art. 148 da CF prev as situaes excepcionais.
Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica,

Renata Naumann Chaves

Pgina 22

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


de guerra externa ou sua iminncia; II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b". Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio.

Contribuies: So tambm tributos que tem como caracterstica principal: ser instituda para atender a uma finalidade especfica, mas o seu fato gerador no necessariamente correspondente a essa finalidade. No caso das contribuies no h restituio do valor pago e a CF determina quais as finalidades que determinam a criao da mesma. Ela deve ser criada PARA atender a determinada finalidade, previstas nos artigos 149 e 149-A da CF. muito comum denominar estas contribuies como parafiscais ( institudo por uma pessoa e cobrado por outra). Mas nem todas so parafiscais, algumas so, mas generalizar no est correto. 30/08/2010 - Contribuies sociais: So institudas para atender a uma despesa que o Estado possui para concretizao de algum direito social. Sempre que o estado institu-la, deve ter em vista o atendimento a um tipo de despesa relacionado a algum direito social. Ex: custeio da previdncia, sade, educao. No sero somente as receitas provenientes dessas contribuies que devem ser empregadas para a manuteno dos direitos sociais. Mas existem tributos que so especificamente destinados a atend-los. Podem ser institudas pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, sendo que estes trs ltimos somente podem instituir um tipo de contribuio social, qual seja, a devida por seus servidores destinada a custear os seus respectivos regimes de previdncia. No h uma relao direta entre o fato gerador da contribuio e a sua destinao. Por exemplo: a empresa no se beneficia dos direitos sociais, mas elas devem pagar a contribuio social. H quem diz que as contribuies tem carter sinalagmtico, ou seja, que tem contraprestao. O beneficio do contribuinte no tem relao direta com as suas contribuies. H contribuies sociais expressamente previstas no texto constitucional, mas isto no impede que o legislador crie outras, desde que observados todos os requisitos necessrios. A CF no traz de forma exaustiva a previso das contribuies sociais, mas apenas apresenta um rol exemplificativo. Tipos: Seguridade social (art. 149, caput e 1o; art. 195, CF):
Pgina 23

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. 1 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio. Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salrios, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos. IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

Educao (art. 212, 5o, CF):


Art. 212, 5 A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei.

Seguro desemprego e abono (art. 239, CF):


Art. 239. A arrecadao decorrente das contribuies para o Programa de Integrao Social, criado pela Lei Complementar n 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico, criado pela Lei Complementar n 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgao desta Constituio, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro-desemprego e o abono de que trata o 3 deste artigo.

- Contribuies de interveno no domnio econmico: Interveno no domnio econmico quando o Estado atua nas relaes econmicas, sobre a economia. Trata-se da interveno na economia, que o Estado realiza de diversas formas, pode ser meramente regulando, estabelecendo
Renata Naumann Chaves Pgina 24

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio uma lei, ou preservando a livre concorrncia. Ex: medidas de proteo ao consumidor. No entanto, existem situaes que dependem de receita, de dinheiro, que precisam ser custeadas. Quando se faz necessrio a obteno de algum tipo de receita, que se justifica a criao de uma contribuio de interveno no domnio econmico. Ela somente pode ser instituda pela Unio. Um exemplo de uma contribuio desta prevista na Constituio atual a de interveno econmica sobre o domnio de combustveis, que incide sobre a importao e exportao de combustveis como o petrleo, lcool, etc. a chamada CIDE que destinada a financiar a pesquisa e explorao de combustveis no territrio e a melhoria das estradas e rodovias federais. O grande problema da CIDE combustveis hoje que uma boa parte do valor arrecadado no empregado.
Art. 177, 4 A lei que instituir contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel dever atender aos seguintes requisitos: I - a alquota da contribuio poder ser: a) diferenciada por produto ou uso; b) reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, no se lhe aplicando o disposto no art. 150,III, b; II - os recursos arrecadados sero destinados: a) ao pagamento de subsdios a preos ou transporte de lcool combustvel, gs natural e seus derivados e derivados de petrleo; b) ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indstria do petrleo e do gs; c) ao financiamento de programas de infra-estrutura de transportes.

- Contribuies no interesse de categoria profissional e econmica: chamada de contribuies corporativas. So de dois tipos: a contribuio sindical (chamado imposto sindical, mas no imposto); e as cobradas pelos conselhos profissionais (CREA, CRM, CRO). de competncia da Unio a sua instituio, mas sua cobrana no feita pela mesma, mas sim por estas entidades (tributo parafiscal). Estes conselhos cobram dos profissionais, que exercem aquela determinada profisso, uma anuidade (tributo). So cridas por lei e possuem uma funo estatal, de verificar e fiscalizar o exerccio da profisso. O sindicato pode exigir de toda a categoria o pagamento do tributo sindical. Todos que pertencem a categoria ficam obrigados a pagar tal contribuio, mesmo que no sejam filiados ao sindicato.
Art. 8, CF: livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte: IV - a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria
Renata Naumann Chaves Pgina 25

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei;

- Contribuio para o custeio do servio de iluminao pblica: foi criada recentemente e antes os Municpios que custeavam o servio de iluminao pblica atravs de uma taxa. Mas esta no era vlida, pois o servio no divisvel nem especfico, portanto no pode ser tributado atravs de taxa. Os Tribunais vinham considerando inconstitucionais essas taxas (smula 670, STF) e foi aprovada uma Emenda que inseriu na CF o art. 149-A prevendo a contribuio pro custeio do servio de iluminao pblica. Esta contribuio foi considerada constitucional pelo Supremo. cobrada daqueles que possuem imvel no Municpio. Acaba sendo uma espcie de adicional do imposto sobre a propriedade de bens imveis, mas a contribuio no calculada sobre o valor do imvel, mas sim de acordo com o custo do servio.
Smula 670, STF: O servio de iluminao pblica no pode ser remunerado mediante taxa. Art. 149-A Os Municpios e o Distrito Federal podero instituir contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, observado o disposto no art. 150, I e III.

A definio da natureza jurdica especfica do tributo: O art. 4o do CTN fala que a natureza jurdica especfica do tributo definida por seu fato gerador e ainda diz que irrelevante para a definio da espcie a denominao utilizada pelo legislador e a destinao do produto da arrecadao. De acordo com este artigo a nica coisa que interessa para definir a espcie tributria o fato gerador e a base de clculo. Esta norma consagra a idia de que existem tributos com fato gerador vinculado ( uma atuao estatal) e com fato gerador no vinculado (no uma atuao estatal imposto).
Art. 4 A natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao, sendo irrelevantes para qualific-la: I - a denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei; II - a destinao legal do produto da sua arrecadao.

Dentro dos tributos vinculados, poderia haver dois tipos de vinculao: a direta (ocorre quando a atuao do Estado diretamente referida ao contribuinte - taxa) e a indireta (a atuao do Estado no diretamente dirigida ao contribuinte contribuio de melhoria). Partindo da idia de que apenas o fato gerador interessa, existiriam apenas trs possibilidades de tributo: taxa, imposto e contribuio de melhoria. Existem os doutrinadores que defendem que seriam 5: taxa, imposto,
Renata Naumann Chaves Pgina 26

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio contribuio de melhoria, emprstimos compulsrios e contribuies. Estes dois ltimos se encaixam aonde? Uma corrente defende que se o fato gerador das contribuies for vinculado, vai entrar como taxa, mas se for no vinculado, ser uma subespcie de imposto. O mesmo valeria para os emprstimos compulsrios, tudo iria depender do seu respectivo fato gerador. No entanto, as contribuies e emprstimos no devem ser encaixadas como subespcies dos demais tributos, pois possuem caractersticas distintas. Ento, o nome usado na lei realmente irrelevante, mas a destinao do produto de arrecadao no deve ser desconsiderada, pois, por exemplo, o emprstimo compulsrio criado visando uma finalidade especfica e relevante. Ento, de fato, seriam mesmo 5 as espcies tributrias presentes no Brasil. 31/08/2010
Fato gerador e base de clculo Fato prprio do particular, no vinculado atuao estatal. Vinculada a uma atuao estatal. Esta vinculao direta, pelo exerccio de um servio pblico ou do poder de polcia. Vinculada atuao estatal, esta vinculao indireta, por meio de uma obra pblica. A valorizao do bem decorre de uma obra pblica. A CF no prev o fato gerador. Sendo assim, o legislador tem liberdade para vincular ou no o fato gerador a uma atuao estatal. Podem ser vinculados ou no. A maioria das contribuies possui fato gerador no vinculado. Produto da arrecadao Em regra, no possui destinao especfica (art. 167, IV da CF). Possui uma destinao especfica, que o custeio do servio pblico ou do poder de polcia. uma idia de retributividade. No possui destinao especfica. No serve para pagar a obra, pois somente exigida quando a obra pblica j foi concluda. Possui destinao especfica, previstas no artigo 148 da CF. Previso de restituio No h previso de restituio dos valores. No h restituio dos valores pagos.

Impostos

Taxas

Contribuio de melhoria

No h restituio dos valores pagos.

Emprstimo compulsrio

Contribuie s

Possui destinao especfica, prevista pelos artigos 149 e 149-A da CF.

O valor pago restitudo em dinheiro, sem a necessidade de ir a juzo. O valor pago no restituvel.

Renata Naumann Chaves

Pgina 27

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio 13/09/2010 UNIDADE 4. FONTES DO DIREITO TRIBUTRIO O direito se expressa por meio das fontes do direito, por exemplo, o direito da Common Law se expressa por meio dos costumes e das decises judiciais. As fontes materiais so todos os meios que influenciam na produo das normas, como os costumes, a doutrina, etc. J as fontes formais so as normas. Assim, o estudo das fontes pode ser feito atravs de diversos enfoques. Para realizar o estudo das fontes do direito tributrio, vamos levar em considerao somente as fontes formais do direito tributrio, sem ignorar os diversos fatores que influenciam na produo destas normas, como fatores sociolgicos, culturais, etc. As fontes formais do direito tributrio - Constituio: a maior fonte formal de norma jurdica tributria, pois a CF trata de forma minuciosa as normas tributrias, talvez seja a constituio que mais fala de direito tributrio, no mundo. Isso porque em 1988 se pretendeu definir o maior nmero de normas tributrias na CF, como forma de limitar a capacidade tributria do legislador. Supunha-se que, assim, a atividade legislativa na matria tributria estaria condicionada pelas normas constitucionais. O grande nmero de normas tributrias na CF teve como objetivo garantir segurana ao contribuinte, segurana contra cobrana excessiva. O resultado no foi esse, pois o fato de a CF prever os princpios no significa que a legislao ir obedec-los, so inmeros os casos de descumprimento da norma constitucional tributria. Alm disso, as diversas normas tributrias previstas na CF no trouxeram a rigidez necessria, pois fcil modificar o sistema constitucional tributrio, com as emendas, assim, o sistema que vigora hoje bem diferente do sistema criado em 88. As reformas pontuais no sistema tributrio acontecem facilmente, mas reformas para modernizarem o sistema tributrio nacional no ocorrem justamente em razo da previso constitucional. A CF traz de forma evidente quais so os direitos dos contribuintes, bem como as regras de competncia tributria, ou seja, a CF define qual tributo poder ser criado pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Assim, certo dizer que a CF j traz as caractersticas de cada um dos tributos instituveis no Brasil, mas a CF no cria os tributos, somente prev os limites para criao destes, ou seja, o contedo das leis tributrias est previamente delimitado pela CF, na medida que prev quem poder instituir o tributo, qual tributo poder ser institudo, quem poder e quem no poder ser tributado. - Lei complementar:
Renata Naumann Chaves Pgina 28

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Primeiramente, a lei complementar se diferencia da lei ordinria em razo do contedo, em alguns casos a CF exige a promulgao de lei complementar. Outra diferena a forma, o qurum exigido para aprovao da lei complementar de maioria absoluta, j a lei ordinria exige apenas maioria simples. No existe hierarquia entre uma lei e outra, pois uma no busca fundamento de validade na outra.
Art. 59, Pargrafo nico, CF: Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis.

O artigo 59, nico prev que a lei complementar ir prever como se elabora e se altera outras leis. Com isso, demonstra que a lei complementar tem hierarquia, ao menos, formal. Existem alguns exemplos, no prprio direito tributrio, nos quais a lei ordinria deve observar a lei complementar, como o caso do ICMS. Mas isso no decorre da lei complementar e sim da CF, que prev que algumas leis ordinrias devem ser elaboradas observando o que dispe a lei complementar. A idia geral de que no h hierarquia, mas acontece que, em relao alguns assuntos, preciso que a ordinria observe a complementar. A lei complementar no o instrumento utilizado para a instituio do tributo. um erro afirmar que os tributos so institudos por lei complementar. Na verdade, apenas alguns tributos so institudos por lei complementar, em razo de fora constitucional. Por exemplo, a CF prev que as contribuies sociais, os emprstimos compulsrios e os impostos residuais da unio devem ser estabelecidos por lei complementar. As normas gerais para instituio de impostos devem ser estabelecidas por leis complementares, assim, o ISS de competncia municipal, mas os municpios, ao institurem este imposto, devem respeitar os limites previstos nas leis complementares e na CF. Se a lei complementar no serve para instituir tributos, suas funes esto no artigo 146 do CF:
Art. 146. Cabe lei complementar: I dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar; III estabelecer normas especialmente sobre: gerais em matria de legislao tributria,

a) definio de tributos e de suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes; b) obrigao, lanamento, crdito, prescrio e decadncia tributrios; c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas; d) definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados

Renata Naumann Chaves

Pgina 29

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuies previstas no art. 195, I e 12 e 13, e da contribuio a que se refere o art. 239. Pargrafo nico. A lei complementar de que trata o inciso III, d, tambm poder instituir um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observado que: I ser opcional para o contribuinte; II podero ser estabelecidas condies de enquadramento diferenciadas por Estado; III o recolhimento ser unificado e centralizado e a distribuio da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados ser imediata, vedada qualquer reteno ou condicionamento; IV a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico de contribuintes.

Para conferir o mximo de segurana ao contribuinte, a CF reservou lei complementar a definio das normas gerais de direito tributrio. Assim, tem a funo de estabelecer certas disciplinas sobre normas constitucionais (normas de eficcia limitada). Exemplo: competncia tributria e imunidade tributria. - Lei ordinria: o veculo das obrigaes tributrias, pois em geral o dever de pagar tributo (tanto a obrigao principal quanto a acessria) est previsto pela lei ordinria. No direto tributrio, h uma forte atuao do princpio da legalidade, assim, no basta a mera previso, sendo necessrio que a lei traga todos os elementos necessrios para o nascimento da obrigao tributria. - Lei delegada: O poder legislativo pode delegar ao executivo a tarefa de legislar sobre determinado assunto. Para tanto, necessria deliberao e aprovao do congresso nacional. H limites impostos pela CF, por exemplo matrias de lei complementar no podem ser delegadas. Assim, aquilo que pode ser regulado por meio de lei ordinria em matria tributria, pode ser delegada. Mas, esta muito pouco utilizada. - Medida provisria: Em tese, a medida provisria somente seria passvel de edio em situaes excepcionais, em casos de relevncia e urgncia, mas, estes casos j foram relativizados e banalizados. O executivo utiliza muito mais a medida provisria, no lugar da lei delegada, pois a aprovao do legislativo somente ser feita aps a sua edio (tal ato j possui fora de lei ao ser aditado tem eficcia provisria porque o Legislativo aprovar o mesmo depois e o converter em lei). J na lei delegada, o Legislativo precisa aprovar antes e encaminhar ao Executivo a tarefa de legislar. A doutrina sempre condenou a utilizao de medida provisria para instituir tributos. H doutrinadores que afirmam at hoje que no h

Renata Naumann Chaves

Pgina 30

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio urgncia na instituio de tributos, pois em geral quando h criao de tributos, a norma somente passar a produzir efeitos no ano posterior em que foi criada. Assim, no faria sentido que uma medida provisria, que uma medida de urgncia, somente produza efeitos no ano seguinte. Outro argumento contra a utilizao de medida provisria para instituir tributos que o Princpio da Legalidade, em matria tributria, tambm cinge-se no fato de ser necessria autorizao, por meio de lei ordinria ou complementar, para tanto. Por fim, utiliza-se tambm o argumento da segurana, pois a medida provisria uma norma precria que pode ser rejeitada, e caso isso ocorra poder ensejar repetio de indbito. Haveria, ento, insegurana de exigir do contribuinte tributo sem saber se ser ou no confirmado por meio da converso em lei. Como no h nenhuma norma expressa que vede a utilizao de medida provisria para instituir tributo, o STF sempre considerou constitucional. Hoje, possvel falar que a medida provisria pode instituir tributos, mas condiciona a norma tributria necessidade de se observar o princpio da anterioridade. Ento, a medida provisria no produz efeitos imediatos. Obs: matria de lei complementar no pode ser feita por medida provisria. Apenas as matrias de lei ordinria que podem ser objeto de medida provisria (importante). - Resolues Trata das matrias de competncia exclusiva do Senado. A sua funo no direito tributrio de definir alquotas mximas e mnimas dos impostos estaduais. So atos normativos editados pelo Senado sem a participao de qualquer outro rgo. Existe esta fixao para estabelecer um certo padro, assim, evita-se que os Estados regulem seus tributos de maneira muito distinta. Evita a chamada guerra fiscal (a corrida do contribuinte para o Estado que possui uma tributao mais branda). Ex: suspenso de eficcia de lei declarada inconstitucional pelo STF. No direito tributrio tambm tem aplicao, pois alguns tributos tm suas alquotas mximas e mnimas definidas pelo senado federal, so os impostos estaduais do IPVA, ICMS E IPCMD (imposto de transmisso causa mortis e doao). - Decretos legislativos Existem tratados internacionais que versam sobre direito tributrio. Como por exemplo o Mercosul, o GATE, etc., e para que estes tratados passem a produzir efeitos internamente necessrio um processo e uma das fases deste processo a submisso do tratado ao Congresso, que ir incorporlo por meio de decreto legislativo. Obs: estes instrumentos normativos tratados acima so instrumentos normativos primrios, pois inovam no OJ. - Decretos

Renata Naumann Chaves

Pgina 31

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio um instrumento secundrio, infralegal. Tem a funo de regulamentar a aplicao da lei, pois define de que forma a administrao deve aplicar a norma jurdica tributria, ou seja, ir definir os procedimentos a serem respeitados pelos rgos da administrao tributria. Os decretos tambm tm a funo de consolidar as normas relativas a um tributo, que se encontram esparsas. Mas, preciso ter cuidado com estes regulamentos e verificar se corresponde exatamente com o que prev a lei. H situaes especficas e expressamente previstas na CF, em que o ato do executivo ir estabelecer a alquota aplicvel aos impostos, mas mesmo nesse caso o executivo dever respeitar os limites impostos na lei. - Instrues, portarias, ordens de servio e outros atos administrativos normativos O decreto editado pelo chefe do executivo, mas outras autoridades tm competncia para criar normas de direito tributrio. A organizao da administrao pblica faz com que certas autoridades tenham competncia para editar normas de direito tributrio, normas com fora infra-legal que sero destinadas a regular a atividade da administrao na aplicao das leis em geral. Exemplo: procedimento de execuo da lei ou forma de interpretao. Nunca podem suprir ou contrariar a lei. O que define o mbito de aplicao da lei o que a CF diz. S depois de editada a lei que esses instrumentos podem regular a mesma. 14/09/2010 A legislao tributria no CTN: - Leis, tratados e decretos: sempre deve ser observada a legalidade no direito tributrio, isto est previsto no art. 97 do CTN. As leis devero dispr sobre o fato gerador, o sujeito passivo, as alquotas, as bases de calculo, as multas, enfim, todos os aspectos pertinentes a exigncia do dever tributrio.
Art. 97 - Somente a lei pode estabelecer: I - a instituio de tributos, ou a sua extino; II - a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; III - a definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 do artigo 52, e do seu sujeito passivo; IV - a fixao da alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; V - a cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela definidas; VI - as hipteses de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades.

Renata Naumann Chaves

Pgina 32

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


1 - Equipara-se majorao do tributo a modificao de sua base de clculo, que importe em torn-lo mais oneroso. 2 - No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo.

O decreto no norma complementar, segundo o CTN, mas ele no possui nvel igual ao das leis e dos tratados, tem eficcia infra-legal, ento no possuem fora suficiente, mas to somente disciplinam a execuo das leis tributrias.
Art. 99, CTN - O contedo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em funo das quais sejam expedidos, determinados com observncia das regras de interpretao estabelecidas nesta Lei.

Os tratados internacionais so acordos entre Estado soberanos. So regras aplicadas aos diversos pases signatrios deste tratado. Alguns no procuram estabelecer regras uniformes, mas a relao de um pas com o outro. Existem tratados em matria tributria, como, por exemplo, aquele que evita a bi-tributao ou o comrcio exterior. A norma tributria pode ter origem em um tratado, mas pra que esta produza seus efeitos aqui no Brasil, o tratado internacional deve ser incorporado ao ordenamento jurdico brasileiro (tal incorporao feito atravs de deliberao no Congresso Nacional). Aps ele ser aprovado, incorporado e a norma passa a veicular neste territrio. O artigo 98 do CTN versa que os tratados internacionais revogam ou alteram a legislao interna e sero observados pela legislao que sobrevier a legislao posterior. Este artigo parece sugerir que quando h a incorporao, a legislao interna ser alterada ou revogada. E a parte final diz que a legislao interna posterior estar sempre subordinada aquilo que o tratado dispor. Ou seja, a legislao interna no seria capaz de modificar a norma introduzida por meio de tratado. Como se esta ocupasse posio de destaque.
Art. 98 - Os tratados e as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha.

Tal entendimento gera discusso. H duas correntes quanto a validade dos tratados: h quem entenda que o tratado prevalece sobre as legislaes internas posteriores, nos termos do art. 98; outros defendem que no prevalece, pois incorporado por meio de decreto legislativo tendo, na verdade, a mesma fora de lei ordinria, e que o art. 98 no foi recepcionado pela CF (posio majoritria). O STF entende que o art. 98 do CTN vlido, e havendo discordncia entre uma norma de um tratado e uma da legislao interna, prevalece a norma prevista no tratado. O STJ tambm tem precedentes neste sentido. Mas isso no quer dizer que a lei interna tem menor hierarquia, s que a lei interna teria contedo geral, enquanto que a norma do tratado teria carter especial. Por isso, que o artigo 98 tem aplicao, devido a especialidade do tratado. Outra considerao que tudo muda de figura quando o tratado versar sobre um direito tributrio que coloque em jogo um direito fundamental.
Renata Naumann Chaves Pgina 33

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Isto porque, neste caso, pode ser observada a forma prpria de aprovao aplicada s prprias emendas constitucionais. Ou seja, se o tratado for aprovado em votao em turno duplo e com 3/5 dos votos (art. 3 o, 5o,CF), ele ser equivalente s prprias emendas constitucionais, ento ele ter a mesma hierarquia do que norma constitucional. Se esta formalidade no for respeitada, a norma incorporada, mesmo que verse sobre direito fundamental, possui status de norma supra legal, mas inferior CF. Lembrando que as normas normais originadas de tratado internacional so incorporadas por meio da aprovao de decreto legislativo. - Normas complementares:
Art. 100 - So normas complementares das leis, dos tratados e das convenes internacionais e dos decretos: I - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas; II - as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribua eficcia normativa; III - as prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas; IV - os convnios que entre si celebrem a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Pargrafo nico. A observncia das normas referidas neste artigo exclui a imposio de penalidades, a cobrana de juros de mora e a atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo.

Inciso I: Os atos normativos administrativos so normas de carter infra-legal, ex: portarias, instrues, ordens de servio, atos declaratrios. So atos expedidos por autoridades administrativas e que possuem um contedo geral, no sendo dirigido a somente uma pessoa. Voltados a disciplinar as formas de execuo das leis. Inciso II: Em princpio, as decises dos tribunais administrativos produzem efeito para a situao especfica. No entanto, h situaes em que prpria administrao regula que, em razo da singularidade ou representatividade possui o contribuinte, esta deciso produza efeitos gerais. Trata-se da deciso administrativa com fora normativa . Serve de parmetro para situaes similares. Consulta fiscal tambm pode produzir deciso administrativa de carter normativo. O contribuinte s vezes tem dvida de como aplicar o tributo, ento ele tem direto de fazer uma consulta perante a administrao. Esta soluciona, atravs de uma deciso, como a lei deve ser aplicada. Em certas situaes, a administrao soluciona e ainda apresenta um parmetro de como deve atuar em diversas outras situaes similares aquelas objeto de consulta. Eventualmente, a administrao pode mudar o entendimento a partir de uma consulta. Mas, tem que publicar no dirio oficial, no basta notificar o contribuinte porque, se tem forma normativa/geral, deve dar conhecimento a todos. Inciso III: Os costumes administrativos tambm so considerados como
Renata Naumann Chaves Pgina 34

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio normas complementares, pois so prticas reiteradamente observadas pela administrao. Ento, se houver alguma situao em que a administrao no tenha legislado de forma especfica, mas que haja uma prtica reiterada, o contribuinte pode agir dessa forma. Inciso IV: Os convnios celebrados entre as pessoas jurdicas de direito pblico interno tambm so normas complementares. So acordos realizados entre os entes diretos da administrao pblica. Por exemplo: a CF estabelece que, mesmo o ICMS sendo um tributo estadual (mas diz-se que ele possui carter nacional), deve ser previamente regulado por meio de convnio. UNIDADE 5. VALIDADE, VIGNCIA, EFICCIA, INTERPRETAO DA NORMA TRIBUTRIA APLICAO E

- Validade, vigncia e eficcia: tais expresses so comumente confundidas e causam confuso. A princpio as questes devem se desenvolver em torno de algumas situaes: pode-se identificar se uma norma est no ordenamento, se a norma foi produzida da forma correta ou no, se ela est pronta pra produzir efeitos, se a norma efetivamente aplicvel. O nome que vai se dar para cada dessas situaes no o mais importante, mas sim identificar cada uma delas. Vigncia da legislao tributria: Trata-se da aptido da norma tributria em produzir efeitos. Pode se dar de duas formas: - Vigncia no espao: em regra, as normas tributrias tem sua vigncia no territrio da pessoa que editou a mesma. Se for uma norma estadual, ela ter vigncia no territrio do respectivo Estado e por assim em diante. Uma norma de um municpio pode viger no outro, desde que os dois locais realizem um acordo que reconhea as normas tributrias de um para o outro. - Vigncia no tempo: a vigncia das normas tributrias se inicia do mesmo jeito que se inicia a vigncia das normas jurdicas em geral. A lei que regula tal vigncia a Lei de Introduo ao CC. Segundo a regra, deve-se aplicar o princpio da anterioridade tributria que diz que a lei que aumentar ou criar tributo s passa a produzir efeitos no exerccio financeiro (ano) seguinte quele em que ela foi publicada. No entanto, deve ser observado o prazo mnimo de 90 dias entre a publicao e o incio da produo dos efeitos (princpio da anterioridade nonagesimal). Ex: se a lei for promulgada em dezembro de 2009, ela no produz efeito logo em janeiro de 2010, mas vai ter que ser esperado este prazo de 90 dias (art. 150, III, b e c, CF). Os casos de reduo ou de extino, no precisa respeitar o princpio da anterioridade.
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
Renata Naumann Chaves Pgina 35

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III - cobrar tributos: b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alnea b;

20/09/2010 No que tange s normas complementares, a sua vigncia est prevista no art. 103, CTN. Nos casos dos atos administrativos normativos, o incio da vigncia se d com a publicao, visto que estes atos no criam obrigaes, mas simplesmente do executoriedade s leis. As decises normativas tem fora normativa 30 dias contados aps a publicao. J os convnios passam a produzir efeitos a partir da data em que neles constar.
Art. 103. Salvo disposio em contrrio, entram em vigor: I - os atos administrativos a que se refere o inciso I do artigo 100, na data da sua publicao; II - as decises a que se refere o inciso II do artigo 100, quanto a seus efeitos normativos, 30 (trinta) dias aps a data da sua publicao; III - os convnios a que se refere o inciso IV do artigo 100, na data neles prevista.

Aplicao da lei tributria: A vigncia pressuposto para a aplicao da lei tributria. Esta no se aplica s situaes ocorridas antes do incio de sua vigncia, ento os fatos geradores s se caracterizam a partir do momento que venham a ser identificados aps o incio da vigncia da lei. A lei se projeta para o futuro, e atingem os fatos geradores futuros - Aplicao retroativa: no impossvel uma lei retroativa, existem casos possveis. Isto est previsto no art. 105, CTN. Os fatos geradores pendentes so aqueles cuja formao j se iniciou mas ainda no se completou (so diversas etapas, mas aquele ato que o caracterize como fato gerador ainda no ocorreu). Ento, fato gerador pendente fato futuro.
Art. 105. A legislao tributria aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrncia tenha tido incio mas no esteja completa nos termos do artigo 116.

No entanto, h certas leis tributrias que produziro efeitos sobre fatos ocorridos antes do incio de sua vigncia. Por exemplo: lei tributria que, em matria de penalidades, estipular um tratamento mais benfico quele que infringiu a norma tributria (art. 106, II) vai retroagir e atingir fatos ocorridos antes da sua produo de efeitos.

Renata Naumann Chaves

Pgina 36

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Lei que reduzir valor de tributo ou extingui-lo no retroage, pois a norma deve versar somente quanto penalidade. O caso concreto tambm no deve estar definitivamente julgado ou cumprido (ex: se a multa j foi paga), se ele estiver, a retroatividade no vai ser aplicada. Mais um caso de retroatividade (art. 106, I): a lei tributria meramente interpretativa tambm retroage. Lei interpretativa aquela que se limita a explicitar o contedo de uma lei j existente. Esta uma falsa retroatividade, porque a lei interpretativa no inova, no muda nada, ento no ela que retroage, mas sim a primeira lei (a interpretada) que j est produzindo efeitos. No a lei que vai retroagir mas a sua interpretao!
Art. 106. A lei aplica-se a ato ou fato pretrito: I - em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluda a aplicao de penalidade infrao dos dispositivos interpretados; II - tratando-se de ato no definitivamente julgado: a) quando deixe de defini-lo como infrao; b) quando deixe de trat-lo como contrrio a qualquer exigncia de ao ou omisso, desde que no tenha sido fraudulento e no tenha implicado em falta de pagamento de tributo; c) quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prtica.

Interpretao da legislao tributria: A interpretao tem como objetivo promover a construo do sentido das normas jurdicas tributrias. Ela no segue, em geral, nenhuma diretriz diferente do resto do conjunto normativo. So os mesmos mtodos, mesmos critrios. No h em lugar nenhum nada dizendo que a lei tem que ser interpretada em favor do contribuinte ou do fisco. O que h so certas diretrizes dirigidas ao intrprete da legislao tributria, que vai em busca dos dados que serviro para a construo do sentido normativo. - Mtodos de interpretao: O que pode acontecer no momento da interpretao a legislao tributria no trazer informaes suficientes para a formao da norma jurdica. As lacunas da lei podem ser resolvidas atravs de mtodos que o prprio legislador indica para ns. No entanto, o silncio da lei tributria, no que diz respeito tributao tem relevncia e tem que ser considerada como ausncia de tributao. Se no h a definio clara e detalhada da situao como fato gerador, no poder haver mtodo de interpretao e no haver tributo. Tais mtodos esto previstos no art. 108 e devem ser aplicados sucessivamente.
Art. 108. Na ausncia de disposio expressa, a autoridade competente para aplicar a legislao tributria utilizar sucessivamente, na ordem indicada: I - a analogia;
Pgina 37

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio


II - os princpios gerais de direito tributrio; III - os princpios gerais de direito pblico; IV - a eqidade. 1 O emprego da analogia no poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei. 2 O emprego da eqidade no poder resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

Analogia: encontra uma lei que regula situao semelhante/similar e, aplica as disposies da mesma naquelas situaes que no esto disciplinadas expressamente na legislao. No cabe analogia para se exigir tributo, nem para a aplicao de multa. O espao para analogia fica muito restrito, acaba se limitando para situaes de prprio funcionamento da atividade tributria. Assim, no silncio da lei, caso a situao no se encontre passvel de tributao, significa que a hiptese no tributada. Decorrncia do princpio da estrita legalidade tributria.

Princpios gerais do direito tributrio: certo que os princpios, de maneira geral, tm sua atuao de forma maior do que simplesmente suprir lacuna. Ou seja, a funo dos princpios maior do que suprir as omisses do legislador. Na verdade, todo o funcionamento do ordenamento jurdico envolve os princpios. Mesmo quando h lei (no caso de lacuna), no pode perder de vista o princpio. De inicio, os princpios possuem duas funes: aferir validade a legislao tributria (aqui os princpios devem ser considerados primeiramente) e serve como base do ordenamento. O art. 108 estabelece uma terceira funo aos princpios, que a de resolver as lacunas. Assim, no parece que o artigo 108 do CTN est rebaixando a importncia dos princpios, mas apenas colocando outra funo aos mesmos (integrar a legislao tributria). O professor entende que o art. 108 est correto porque d um destaque grande aos princpios (tendncia pela busca de resolver com base nos princpios). Mas, isso no a melhor soluo. Ou seja, desprezar a lei em nome de princpio inadequado. Os princpios, por sua natureza, no estabelecem formas de atender um comando especfico, mas sim abrem vrias hipteses de interpretao. No pode desprezar a lei, uma vez que foi opo constitucional fornecer carter vinculante (salvo se contrariar princpios). Os princpios de direito tributrio, de certa forma, so especificaes de grandes princpios constitucionais. Exemplo: legalidade, isonomia, irretroatividade, entre outros. Mesmo aqueles princpios que a doutrina costuma dizer que so especficos do direito tributrio tem relao com outros princpios gerais. Exemplo: princpio da irretroatividade tem relao com o princpio da segurana jurdica.
Pgina 38

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Princpios gerais do direito pblico: a terceira opo de mtodo integrativo. Tudo que foi falado no tpico anterior vale para este tambm porque eles tambm no se limitam a funo de integrao. Na verdade, eles tem funo mais ampla (funo de validade e orientao de todo ordenamento jurdico). Equidade: A equidade um parmetro de justia (idia de justia no caso concreto). algo de difcil definio e delimitao. No pode ser utilizada para afastar o dever de pagar o tributo. 21/09/2010 - O direito privado e a interpretao do direito tributrio: muitas situaes que so reguladas por leis prprias do direito privado, so tomadas pelo direito tributrio para se tornarem fatos ensejadores de tributo. Para interpretar as normas do direito tributrio, deve-se ter ateno aos institutos e s normas do direito privado. Ex: lei tributria prev imposto sobre doao, deve-se saber o que uma doao, que encontra-se positivada na lei privada (CC). Esses conceitos do direito privado no se situam somente na legislao, a prpria CF faz referencia a institutos do direito privado ao fazer a repartio da competncia do direito tributrio. - Interpretao literal: comum que a lei tributria traga certos enunciados que indiquem como determinadas disposies normativas tributrias devem ser compreendidas. Segundo o art. 111 do CTN, certas matrias sero interpretadas de forma literal.
Art. 111. Interpreta-se literalmente a legislao tributria que disponha sobre: I - suspenso ou excluso do crdito tributrio; II - outorga de iseno; III - dispensa do cumprimento de obrigaes tributrias acessrias.

Esses temas esto relacionados idia de que a pessoa fica desobrigada do cumprimento de dever tributrio (so do Direito Tributrio II): Suspenso: o crdito tributrio existe, mas a cobrana fica suspensa. Durante determinado tempo (no eterno) o devedor fica sem pagar. Excluso: so duas hipteses de excluso: iseno e anistia. A iseno quando a lei dispensa o pagamento do tributo, mesmo at podendo cobra-lo (exemplo: contribuinte que aufere at certo valor de renda), podendo ou no ter prazo. J a anistia o perdo das penalidades. A diferena que na iseno o tributo nunca chega a ser devido/cobrado. Na anistia a pessoa deve, tem que pagar a multa, mas depois uma lei perdoa. A anistia diz respeito penalidade, j a iseno diz respeito ao tributo. A anistia utilizada com o objetivo de superar determinada situao
Pgina 39

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio econmica desfavorvel ao contribuinte. Tem-se uma situao na qual houve o descumprimento de tributo e o Estado d oportunidade de regularizao. No constitui uma renncia total do tributo, porque no se extingue o tributo, mas apenas a penalidade. A anistia uma medida que, se bem empregada, necessria. O grande problema que elas viraram costumeiras. Exemplo: paga o tributo a vista que h um desconto de 95% da penalidade. Dispensa da obrigao acessria: a lei pode prever que determinados contribuintes tenham a possibilidade de ficarem dispensados das obrigaes acessrias.

Estas so situaes de exceo, por isso devem ser interpretadas literalmente, conforme o art. 111. O professor Paulo de Barros entende que interpretao literal no interpretao, ela no existe, ento ele meio que abandona tal artigo. H outros autores que entendem que este artigo se refere a situaes de exceo, e a hermenutica prev que, nesses casos, deve-se interpretar restritivamente, logo o que o art. 111 quer dizer que deve ser feita interpretao restritiva. O professor discorda desses dois posicionamentos e o STJ tambm tem decidido no sentido de que o art. 111 faz prestigiar o princpio da legalidade tributria, vedando a analogia para estes temas. Para que haja a dispensa, anistia, iseno ou suspenso preciso texto (disposio expressa). Se no houver expressado em lei, no tem essas matrias. Ento, interpretao literal a expressa em lei. Isso no significa que deve haver interpretao restritiva. - Interpretao em favor do acusado:
Art. 112 - A lei tributria que define infraes, ou lhe comina penalidades, interpreta-se da maneira mais favorvel ao acusado, em caso de dvida quanto: I - capitulao legal do fato; II - natureza ou s circunstncias materiais do fato, ou natureza ou extenso dos seus efeitos; III - autoria, imputabilidade, ou punibilidade; IV - natureza da penalidade aplicvel, ou sua graduao.

As leis punitivas, que estabelecem penalidade, devem ser interpretadas de forma mais favorvel ao acusado. Havendo dvida quanto a penalidade a ser aplicada, ou havendo possibilidade de duas interpretaes, deve-se adotar aquela mais favorvel ao acusado. No o caso da norma que prev o tributo propriamente dito, ela deve ser interpretada de acordo com todo o conjunto normativo. 27/09/2010 Exerccio de fontes:

Renata Naumann Chaves

Pgina 40

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Questo 1: Essa questo chegou ao STF, sendo que o STJ havia firmado um entendimento (editou smula), que foi revisto pelo Supremo. A iseno tributria no matria prpria de lei complementar, sendo que ela pode ser veiculada por lei ordinria. Existem 2 entendimentos: - no era necessria a lei complementar, mas a partir do momento que o legislador usou o procedimento mais rigoroso, ele elevou essa matria a um nvel de maior importncia e a modificao dessa regra somente poderia ser feito mediante uma outra lei complementar. Foi isso que o STJ decidiu. - o STF no entendeu dessa forma, ele disse que o fato de uma matria ser disciplinada por lei complementar, no a torna matria prpria de lei complementar e a CF no diz que a iseno de contribuies sociais reservada a este procedimento. De acordo com a CF ela pode ser editada atravs de lei ordinria. A lei 70 formalmente complementar, mas materialmente ordinria, o que no impede que lei posterior, mesmo que ordinria, trate do assunto. Questo 2: (importante para a prova tratados internacionais no d tributrio) No parece ao professor que normas que evitam dupla tributao sejam de direito fundamental. Se fosse um caso de um tratado versando sobre direito tributrio que estivesse em jogo um direito fundamental, e na sua incorporao fosse observada a forma prpria de aprovao das emendas constitucionais (votao em turno duplo com aprovao em 3/5), este seria equivalente s prprias emendas constitucionais (art. 5 o, $3o, CF). Quando no respeitada essa formalidade, mesmo que trate sobre um direito fundamental, a norma incorporada possui status de norma supra legal, mas inferior a constituio. As normas normais originadas de tratado internacional so incorporadas por meio da aprovao de decreto legislativo, e essas normas revogam as leis internas naquilo que elas lhe sejam contrrias. Incorporadas, essas normas sero observadas pelos leis internas posteriores, que no podero modificar essas normas novas oriundas do tratado. Questo 3: Quaisquer deveres tributrios devem estar previstos em lei, ento as obrigaes acessrias tambm devem respeitar isso. A lei o veculo normativo prprio para criar obrigaes e deveres. Exerccio validade, vigncia, etc: Questo 1:
Renata Naumann Chaves Pgina 41

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Aplicao: 15/10/98 Lei publicada que aumentou de 10 para 15%: 20/11/98 Retirada: 15/03/99 O fato gerador ocorre no momento do resgate. Quando ela fez a aplicao no havia fato gerador. Deve-se aplicar a lei vigente na data do fato gerador, ento ser a publicada no dia 21/11/98. Observado o principio da anterioridade nonagesimal a alquota de 15% j aplicvel no momento do resgate, ento ela ser tributada com essa alquota. Questo 2: Quadro! Questes que podem ser relevantes para a prova do dia 28/09! - Fato gerador complexivo (os fatos ocorridos durante todo o tempo importam para o direito tributrio ex: imposto de renda) e peridico (somente importa o dia em que o tributo e cobrado ex: proprietrio de bem imvel somente importa esta condio no dia 01/01, no sendo relevante se ele adquiriu o imvel apenas em 15/12). - Existem fatos geradores que so atos ou negcios jurdicos. Se estes esto sujeitos a condio suspensiva, vai influenciar no momento da ocorrncia do fato gerador. Nesta, enquanto no implementada a condio suspensiva, no h efeitos produzidos e no se v o fato gerador se completar. Havendo condio resolutiva, o ato produz seus efeitos tributrios imediatamente, ento ocorrendo a condio posteriormente, isto no tem mais relevncia. - Tributos reservados a lei complementar: emprstimo compulsrio, impostos de competncia residual da Unio, e as contribuies sociais de competncia residual da Unio. Estes no podem ser institudos por medida provisria. Demais tributos somente lei ordinria. Art. 148, 154, I, 195, $4o, todos da CF. - CTN prev no art. 112 interpretao favorvel ao acusado nos casos de leis que tratam de penalidade. Nas leis punitivas, que tratam de infraes tributarias, havendo duvida, quando a lei comporta mais de uma interpretao, deve prevalece aquela mais favorvel ao acusado. 04/10/2010

Renata Naumann Chaves

Pgina 42

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio

UNIDADE 6. SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTRIO E PRINCPIOS TRIBUTRIOS - Noo de princpio: A definio de princpio encontra, na doutrina, uma srie de abordagens. H, basicamente, trs abordagens sobre princpio que pautam o estudo da matria em questo. A abordagem mais antiga acerca de princpio aquela que v os princpios como uma espcie de diretriz, mandamento, que no propriamente teria o carter normativo, mas que influencia a interpretao e a elaborao das normas jurdicas. Encontram-se, portanto, num plano meta-jurdico. Por duas razes, porm, se fala que esse entendimento encontra-se ultrapassado: J se entende que mesmo no estando expressamente previstos no ordenamento, os princpios jurdicos pertencem ao ordenamento. Muitas vezes, as legislaes contm disposies que fazem remio aos princpios gerais do direito (tal como, no caso do preenchimento de lacunas). Alm disso, em diversas decises h a indicao de princpios pelo prprio julgador. Ademais, a maioria dos princpios gerais est expressamente incorporada ao ordenamento jurdico. A Constituio, por exemplo, discorre sobre justia, moralidade, boa-f etc. A compreenso mais atual sobre os princpios vincula-se integrao destes ao ordenamento jurdico. Talvez hoje o que faz mais sentido mencionar que o princpio norma. Considerando-se, entao, que princpios so normas, o que os torna especiais? Diz-se, tradicionalmente, que princpio norma especial porque apresenta contedo mais genrico, de maior relevncia e que confere unidade ao ordenamento jurdico ou a um ramo do Direito Positivo. Portanto, uma norma diferenciada em razo de sua generalidade, de maior relevncia, inclusive ocupando um grau de hierarquia mais elevado, alm da unidade caracterstica da convergncia das normas. Obs: H uma abordagem moderna, que considera que os princpios se caracterizam em razo da forma de atuao e pela prpria estrutura da norma principiolgica. Fala-se em norma-princpio e em norma-regra. A norma- regra (Se isso deve ser aquilo) corresponde ao tudo ou nada. J a norma-princpio, na verdade, poder se concretizar em diversos graus e intensidades. O princpio se diferencia porque na hora de sua aplicao ser considerada a proporcionalidade e a possvel coliso, vez que os princpios so ponderveis, ou seja, no se excluem. A regra, em contrapartida, j estipula, diante de uma situao concreta, qual a consequncia cabvel. Princpios constitucionais tributrios: So normas, indiscutivelmente. Tm fora normativa. No so certos valores que podem ou no ser observados. Estipulam comandos, que precisam, necessariamente, ser observados. Nessa noo, particularmente, se encaixa melhor a idia de que seriam normas de
Pgina 43

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio maior relevncia, de maior importncia e com contedo mais genrico do que as demais normas jurdicas tributrias. No se encaixa bem a idia mais moderna dos princpios, vez que no h princpio constitucional tributrio passvel de ponderao. Essa idia moderna relaciona-se melhor com o campo Constitucional. No caso do Direito Tributrio a frmula aquela prevista. No h que se ponderar. - Princpio da legalidade tributria: uma especificidade do Princpio da Legalidade, genrico (artigo 5, inciso II da Constituio de 1988). Bastava a prpria disposio constitucional acima para se falar no princpio em anlise, vez que ningum ser obrigado a pagar tributo, seno em virtude de lei. Mas, o artigo 150, inciso I da Constituio estabelece que: sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. Nas hipteses de REDUO ou EXTINO entende-se que a lei estar dispensada? Sempre ser necessria a lei para exigir, aumentar, reduzir ou extinguir o tributo. Ainda que a Constituio no mencione, deve-se entender que se para exigir h a imprescindibilidade de lei, tambm ser necessria a lei para extinguir ou reduzir, pois somente lei revoga ou modifica lei. S A LEI MUDA A LEI! Legalidade e tipicidade: A lei que prev o tributo, mais do que prev o tributo, necessita estabelecer todos os elementos necessrios para o surgimento e exigncia da obrigao tributria. Todas as circunstncias precisam estar previstas em lei. O fato, portanto, precisa estar previsto de forma clara em lei. Lei ordinria e lei complementar: Ao se falar em legalidade, pressupem-se lei em sentido prprio, que em regra a regra ordinria e em situaes especficas a lei complementar. Os veculos normativos prprios so as leis ordinrias, por excelncia. Jamais se atende o Princpio da Legalidade o ato normativo de carter infralegal. Hiptese (fato gerador), sujeitos passivos, base de clculo e alquotas: Devem constar na lei. A base de clculo do tributo, prevista em lei, normalmente uma medida do fato gerador. A base tributvel observar a medida estabelecida em Lei. Porm, Em alguns casos, o prprio valor j se encontra indicado na lei, como o que ocorre no caso do IPTU: A lei fala no valor venal do imvel, aquele que normalmente se alcana na venda. Esse valor ser encontrado a partir de uma tabela, que dispe sobre o valor do m de todas as regies, de todos os municpios. H na legislao do IPTU a denominada planta de valores, de reas construdas e de reas no edificadas. H, pois, todas as frmulas em previstas em Lei. Dessa mesma forma, h tambm a denominada Tabela FIPE correspondente ao IPVA. Ocorre que esse valor definido em lei tributria, com o passar do tempo, ficar defasado em razo da inflao que corri o valor aquisitivo da moeda, razo pela qual necessita de CORREO MONETRIA. A CORREO MONETRIA DA

Renata Naumann Chaves

Pgina 44

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio BASE DE CLCULO NO CONSIDERADA BASE DE CLCULO, POIS SIMPLESMENTE RECOMPE O VALOR ORIGINRIO! Assim, essa atualizao no precisa de lei. Atualizao da base de clculo: Como descrito, para a correo no h que se falar em lei. Observao: No entanto, no caso de valorizao imobiliria h a necessidade de Lei. Variao das alquotas dos impostos previstos no art. 153, I, II, IV e V da CF/88: Tudo aquilo que diz respeito exigncia do tributo deve estar previsto em Lei. No entanto, a prpria Constituio prev, no 1 do artigo 153 que quatro impostos podero ter suas alquotas fixadas por Ato do Poder Executivo (decreto regulamentar?): (IE, II, IPI, IOF) - O imposto de importao, imposto de exportao, importao sobre produtos industrializados e o imposto sobre operao financeira. Indiscutivelmente, a base de clculo, o fato gerador e o sujeito passivo devero ser previstos em Lei. Quanto alquota, o executivo poder estabelec-la dentro dos LIMITES previstos em Lei. Alm disso, a lei especifica quais os critrios a serem observados no momento da variao da alquota. Os denominados impostos extra fiscais relacionam-se, intrinsecamente, Economia. Se fosse esperada uma lei para a modificao pretendida, possivelmente, a resposta do Legislativo no seria rpida. O trmite do processo legislativo demorado. Por conta disso, ento, a Constituio estabelece a exceo em estudo. Alguns, ento, falam que se trata de uma falsa exceo (porque a alquota est prevista em Lei) do Princpio da Legalidade. Mas, o professor entende que a Lei, na verdade, estabelece limites, e no a prpria alquota. Legalidade e funo dos decretos: Essa funo restrita. Alm dos casos em que a alquota poder ser fixada por meio do Legislativo, inexiste hiptese concernente modificao da base de clculo, sequer por meio de delegao. No poder a Lei dispor sobre a lei tributria e delegar ao Poder Executivo um ou outro ponto. No ES havia a lei do ICMS que mencionava que as operaes sujeitas seriam as previstas pelo Executivo, assim como a definio da base de clculo, da alquota e do sujeito passivo, ou seja, no mencionava nada. Com a nova lei, porm, entendeu-se pela impossibilidade dessa delegao (Lei Antiga, n 5298). Legalidade, multas e obrigaes acessrias: A lei tambm estabelecer sobre as multas e as obrigaes acessrias. O artigo 197 do CTN discorre, minuciosamente, sobre o que deve conter na Lei: Legalidade e tributos parafiscais: Tambm se observa a legalidade. Embora certos tributos sejam exigidos por pessoas que no possuem competncia legislativa, esses tributos seguem sujeitos ao Princpio da Legalidade Tributria. O fato de o princpio ser atribudo a uma pessoa especfica no justifica o aumento aleatrio de lei. O IPAJM tem, por exemplo, competncia para exigir
Pgina 45

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio as contribuies sociais de seus servidores. Mas, isso no o autoriza a disciplinar esse tributo. Isso compete ao Estado. No se trata de delegao da competncia legislativa. Eventual lei que dispusesse em sentido contrrio seria inconstitucional. Legalidade e prazo de vencimento: H um precedente do STF que estabelece que se a lei no previr a data de vencimento poder o ato de competncia do executivo fixar tal data. Alm disso, h ainda um precedente no sentido de que quando houver uma possvel data de alterao do tributo para sua correo, tambm no h que se falar em lei. O professor, porm, discorda do primeiro posicionamento: A partir da data de vencimento do tributo, haver a incidncia de multa em razo da mora do contribuinte. Assim, entende pela reserva da lei, pois somente esta poder dizer quando o tributo dever ser pago. Como o dever de pagar lei pressupe a existncia de lei, o prazo de vencimento tambm dever se encontrar sob reserva de lei. Quanto correo, o Poder Executivo somente poder fix-la mediante a existncia prvia de um ndice. Atividade Administrativamente plenamente Vinculada Lei. Normas excees possibilidade? Pode essa lista de excees ser ampliada por fora de emenda constitucional? No, pois a ampliao da lista de excees representaria uma reduo do Princpio da Legalidade Tributria, garantia ao contribuinte no sentido de que s ser tributada se houver uma manifestao por parte daqueles que so eleitos como representantes do povo. Haveria, portanto, uma reduo da proteo garantida ao contribuinte. Logo, por fora do disposto no artigo 60, 4 da CR/88 entende-se que a ampliao questionada ensejaria uma violao ao princpio individual do contribuinte. Obs: Art. 177, 4 da CRFB/1988: Constituem monoplio da Unio: 4 A lei que instituir contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel dever atender aos seguintes requisitos (...). A emenda 33/2001 alterou esse artigo, permitindo que a alquota da contribuio de interveno no domnio econmico sobre operaes com combustveis fosse reduzida e restabelecida pelo Poder Executivo, sem lei. 05/10/2010 - Princpio da isonomia tributria: H no Direito Tributrio uma disposio especfica acerca da vedao de tratamento desigual queles que esto em situao equivalente. No se admite tratamento diferenciado em razo de rendimentos, profisso etc. Quando a Constituio fala, genericamente, que aqueles que se encontram em situao equivalente no podem receber tratamento desigual, no significa que o contrrio no ocorrer. Nesse caso, quanto ao tratamento diferenciado conferido s instituies
Renata Naumann Chaves Pgina 46

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio religiosas, fala-se que as mesmas possuem determinada imunidade, desde que esse patrimnio, renda ou servio sejam relacionadas s finalidades da instituio. Essa previso se justifica em razo da opo do Estado Laico e a admisso de todos os credos e religies. Para que fosse possvel o desenvolvimento das diversas religies sem embarao, optou-se pela imunidade tributria. Ocorre que a instituio que no se encontra formalmente organizada no dispe dessa imunidade. o que ocorre no caso de imvel locado, por exemplo. Quebra de Isonomia por Omisso Legislativa: H o tratamento diferenciado para uma classe de pessoas, mas esse tratamento diferenciado merecido. Ocorre que no s aquele que recebeu essa isonomia dispe dessa qualidade. A quota s para ndio? No apenas ele merece quota, mas a quota em si no inconstitucional. Isonomia tributria e impostos: O fator de discriminao, por excelncia, a capacidade contributiva ou a capacidade econmica do contribuinte. S h possibilidade de tratamento diferenciado se a capacidade contributiva revelada pelos contribuintes for distinta. A capacidade contributiva a manifestao objetiva de riqueza. Revela-se em razo de um fato que indica a possibilidade de a pessoa sofrer tributao. Trata-se de um sub princpio, entendido como o meio de concretizao da isonomia tributria por meio da exigncia de impostos. Quanto mais riqueza revelada, maior dever ser a exigncia a ttulo de imposto, assim como vice-versa. Essa capacidade ser considerado no aspecto objetivo: o simples fato da prtica de ato j torna obrigatrio o pagamento do impostos, ainda que circunstncias pessoais possam ensejar o contrrio. Exemplo: O fato de uma pessoa que no detm dinheiro sequer para colocar gasolina num veculo que ganhou num sorteio no influencia o pagamento do tributo. Pelo simples fato de ser proprietria de veiculo automotor sofrer a tributao. Trata-se do prprio valor do bem. No caso do IR, por outro lado, h uma maior pessoalidade: Alm de se considerar o prprio acrscimo patrimonial do contribuinte, ser considerado o estado civil do contribuinte, assim como o fato de possuir filhos ou no, dentre outros. Capacidade contributiva: Capacidade contributiva e os impostos fixos: Totalmente contrrio ao Princpio da Capacidade Contributiva. H a indispensabilidade da existncia de matria que reconhea a capacidade contributiva do contribuinte. Da h a indispensabilidade da existncia de base de clculo e alquota. Capacidade contributiva e progressividade: Costuma-se afirmar que alm de uma base de clculo, deveria ser prevista mais de uma alquota, no caso, progressiva: Alquotas maiores na medida em que a capacidade contributiva for maior. Essa progressividade atende melhor noo de capacidade contributiva que a proporcionalidade. Um nico imposto com vrias alquotas que funcionaria da seguinte forma: Na lei, haveria alquotas que seriam aplicadas na medida da

Renata Naumann Chaves

Pgina 47

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio maior capacidade contributiva. No caso do IR, at determinado valor, a pessoa no se sujeita tributao. Ultrapassado esse limite especial, a pessoa seria tributada com a alquota de 7,7%. Avanando, com uma alquota de 15%, de 22% e finalmente de 27,5%. A maior tributao decorre do aumento da capacidade contributiva. Essa alquota no ser proporcional, e sim sua intensidade. A progressividade, alm do IR, tambm praticada no caso do IPTU, do ITR. O IPVA no possui essa progressividade. O STF, durante muito tempo, entendeu que a progressividade somente seria possvel para os casos previstos em Constituio. Caso contrrio, deveria ser utilizada a proporcionalidade. Capacidade contributiva e seletividade: Trata-se da seletividade em razo da essencialidade dos tributos. Alguns impostos, embora sejam exigidos de uma pessoa, sero economicamente suportados por outrem. H o contribuinte de direito e o contribuinte de fato. Exemplo: Num supermercado, pretende-se comprar um produto qualquer. O contribuinte do ICMS o supermercado, pode o Estado exigir do mesmo. Ocorre que economicamente que suporta esse imposto o consumidor. Conta de luz e conta de telefone? No valor pago, constam os tributos inerentes prestao de servios: A variao da alquota do ICMS em razo do contribuinte no a melhor medida. Ao final, tudo ser lanado no preo, independentemente de o consumidor ser pobre ou rico. Nesse caso, portanto, no deve prevalecer o critrio da progressividade, e sim o da seletividade pela essencialidade: quanto maior a essencialidade do produto objeto da operao tributada, menor ser a alquota aplicada e vice-versa. Aplica-se ao ICMS e ao IPI. A ideia de essencialidade relaciona-se sobrevivncia pessoal. Porm, atualmente, fala-se, por exemplo, em essencialidade relacionada ao meio ambiente: pode-se estabelecer uma diferenciao pelo fato de o produto ser reciclado ou no, menos nocivo ou no, dentre outros. 18/10/2010 Recapitulando: Capacidade contributiva: A diferenciao da tributao no se diferencia apenas considerando a capacidade econmica do contribuinte. Outros valores constitucionais vo justificar um tratamento tributrio diferenciado. Por exemplo: o IPTU vai ser exigido de forma diferenciada considerando a capacidade contributiva, mas tambm existe a cobrana do IPTU progressivo em razo do atendimento ou no da funo social da propriedade. Capacidade contributiva e extrafiscalidade: outras polticas podem fazer com que se justifique um tratamento tributrio diferenciado. Deves-se observar se o objetivo que se busca est consagrado pela Constituio. Isonomia tributria e taxas: as taxas, ao contrario dos impostos, tem com fato gerador uma atividade estatal. Tal tributo pautado
Pgina 48

Renata Naumann Chaves

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio pela retributividade, ou seja, quanto mais atuao estatal for dirigida a pessoa do contribuinte, maior deve ser o valor da taxa que ele pagar. Ento existe o principio da isonomia sendo respeitado, porque no a capacidade do contribuinte que determina qual ser o pagamento da taxa. Isonomia e contribuies de melhoria: tal principio tambm precisa ser observado. Deve ser analisado o quanto de repercusso econmica foi gerada pela atuao estatal. Isonomia e contribuies: como muitas contribuies tem fato gerador prprio de imposto, tudo que aplicado aos mesmos, vai ser aplicado aqui tambm. O caso particular o dar contribuies sociais: deve haver a equidade no custeio de tal imposto, ento isso no quer dizer que todo mundo tem que necessariamente custear tal servio social, mas sim ... outra situao: uma empresa pode arcar com um custo maior quando sua empresa oferece mais riscos e gera uma maior quantidade de auxlios e benefcios previdencirios pagos pela seguridade social (tal situao pode decorrer da atividade econmica, utilizao de mo de obra, porte da empresa e condio estrutural do mercado de trabalho). Segurana jurdica e irretroatividade tributria: a segurana jurdica pode ser reduzida a trs idias: certeza, estabilidade e previsibilidade...(art.101 CTN vigncia da lei) Irretroatividade e retroatividade das leis tributarias: no caso da irretroatividade, nenhuma lei pode retroagir para tornar aquilo que no era tributado, tributado, incidindo sobre fato j ocorrido. Isso tambm se aplica ao aumento do tributo. As lei tributarias punitivas que sejam mais benficas retroagem sim. O contribuinte fica obrigado a seguir as normas jurdicas tributarias na data que ocorre o fato gerador. A legislao tributaria existente naquele momento da idia da relao jurdica estar estabilizada, no pode o destinatrio ser surpreendido pela reviso das normas constitudas, isso geraria instabilidade. A instabilidade no se ajusta a idia de estado democrtico de direito. Nem sempre a retroatividade da deciso de constitucionalidade desejada, porque a possibilidade de reviso das relaes jurdicas constitudas pode gerar uma insegurana tal e tantos problemas, que ao contrario de ter um atendimento da norma constitucional, o possvel resultado das relaes j constitudas pode ser negativo. A irretroatividade no direito tributrio no sentido de que constituda a relao jurdica tributaria de acordo com uma norma, o fato gerador que obriga o pagamento de certo tributo, ainda que a lei seja modificada no futuro, permanecesse vinculado aquela

- Principio da irretroatividade tributria:

Renata Naumann Chaves

Pgina 49

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio norma, pois o fato gerador se vincula a norma vigente em sua poca. O principio da irretroatividade no tem excees. Sempre que uma lei criar tributos, ela no retroagira em hiptese alguma. Existem leis tributarias que devem retroagir, art 106 CTN. Existem dois tipos de lei retroativa: a lei interpretativa(uma lei que explicita o contedo de uma outra lei, a rigor no inova a ordem jurdica, pois ela apenas expe o sentido de uma lei j existente- uma falsa retroatividade, pois j existia uma lei antes, a lei posterior so vai explicar) e leis punitivas mais benficas (quando a lei tributaria de carter punitivo for mais benfica ela retroagira, dentro de alguns limites ex: se o caso j estiver definitivamente julgado no h retroatividade, ou ainda se a penalidade j tiver sido cumprida pelo sujeito passivo, no retroagira, a lei tributaria que retroage a punitva reduz multa, extingue multa) A lei tributria se aplica aos fatos geradores pendentes art. 105 CTN, mesmo que a formao do fato tenha se iniciado quando a lei no era vigente, o que importa o momento da efetuao. - Principio da anterioridade tributria (art. 150, III, b, CF): Anterioridade e segurana: Deve haver em regra uma possibilidade do contribuinte se programar em relao as normas, ou seja, no direito tributrio pode-se falar em no surpresa da tributao, isto , da previsibilidade da tributao, que a anterioridade. Institui aumento ou criao de tributo, decorre de lei, que em regra s produz efeito no exerccio financeiro seguinte que foi publicada E aps um prazo mnimo de 90 dias da sua publicao. Por meio do principio da anterioridade busca-se evitar a tributao surpresa. A previsibilidade da tributao o meio que o contribuinte de ter essa programao e controle dos seus gastos e finanas e poder suportar todas suas obrigaes. Anterioridade e anualidade: alguns autores utilizam a expresso anualidade para se referir a este fenmeno. A CF 46 previa que para que o tributo pudesse ser aumentado ou criado, eram necessrias duas leis, a que criava o tributo, e a oramentria, prevendo a exigncia do mesmo. Essa necessidade constitucional trazia uma certa segurana e previsibilidade para o contribuinte e ficou conhecida como o principio da anualidade. A partir da CF/67 isso no era mais previsto, bastando a previso em lei das receitas anterior ao exerccio financeiro (no era mais necessrio que a lei oramentria previsse a cobrana). A emenda 42 trouxe uma nova alnea ao art. 150, III que prev exatamente a anterioridade nonagesimal (a lei que cria ou aumenta tributo s produz efeito no exerccio financeiro seguinte, devendo

Renata Naumann Chaves

Pgina 50

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio ser observado o prazo mnimo de 90 dias obrigatrios, contados a partir da publicao). Existem tributos que esto expressamente ressalvados Obs: reduo ou extino no precisam observar o principio da anterioridade, somente observa a anterioridade se for caso de instituio de tributo e aumento de tributo. Evitar a tributao de surpresa. Excees: H tributos que so excees aos dois princpios e h aqueles que so excees a apenas um desses dois.( so 3 grupos: as excees ao art. 150, III, b e c/ ao art.150, III, b e as do art. 150, III, c.) As excees ao princpios da anterioridade esto expressamente previstas na CF (art. 150, 1o e art. 195, 6o). Se o tributo no estiver previsto nestas normas, deve-se aplicar os princpios. No h qualquer possibilidade de se ampliar esse rol. O emprstimo compulsrio previsto no art. 148, I (institudo para atender despesa extraordinria em decorrncia de guerra ou calamidade pblica), no precisa observar nenhum dos dois princpios da anterioridade. No entanto, aquele emprstimo compulsrio do art. 145, II (atender despesa de investimento publico) existe sim a necessidade de se respeitar aos mesmos. Tambm so excees aos dois princpios os impostos extraordinrios de guerra, o imposto sobre importao, o imposto sobre exportao, o IOF (imposto sobre operaes de credito, cambio, seguro, ttulos ou valores mobilirios). Tributos que no observam o principio da anterioridade em sentido estrito mas precisa observar o prazo de 90 dias para viger: IPI (art. 153, IV), contribuies sociais (art. 195, CF), ... Tributos que observam a anterioridade em sentido estrito, mas no a anterioridade nonagesimal: imposto sobre a renda, base de calculo sobre o IPVA, base de clculos do IPTU. Segundo o professor, essas excees foram postas por razoes de ordem prtica, pois o IPTU e o IPVA tem sua incidncia j no 1 o dia de janeiro. Ademais, as plantas de valores mdio esto contidas em tabelas periodicamente atualizadas previstas para cada um desses impostos. No caso do imposto sobre a renda, ... O imposto sobre a renda tem seu fato gerador no 1 o dia de janeiro do ano. No entanto, os dados informados se reportam aos fatos ocorridos no ano anterior. Portanto, a lei aplicada deveria ser aquela vigente no ano no qual estes fatos ocorreram. No entanto, a sumula 584 do STF diz que a lei vigente deve ser a do exerccio financeiro em que est se fazendo a declarao. Esta sumula esta errada e o prprio Supremo j decidiu contra a mesma, mas ela no foi revogada. - Principio da vedao do tributo com efeito confiscatrio (art. 150, IV):

Renata Naumann Chaves

Pgina 51

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio O tributo invade a parcela do particular, no entanto, a tributao no pode ocorrer de forma que elimine ou inviabilidade a manuteno da propriedade privada, no pode ocorrer de forma excessiva. Tambm tem relao com a capacidade contributiva, pois a pessoa deve receber uma tributao de acordo com a possibilidade que possui, pois o patrimnio dela no pode ser prejudicado em razo do pagamento do tributo. Esse principio deve ser analisado caso a caso. Ele j foi invocado em caso de multas elevadssimas. O Supremo j decidiu e afastou percentuais considerados muito elevados, impondo percentuais existentes em outras leis. O professor no entende que este principio deve ser usado neste caso, porque multa no tributo, ento deveria ser utilizado o principio da proporcionalidade e razoabilidade. - Principio da uniformidade geogrfica (art. 151, I): Os tributos federais devem ser uniformes no territrio nacional. A Unio no pode estabelecer preferncias tributarias em razo do local em que se encontra domiciliado o contribuinte ou do local no qual ocorrer o fato gerador. Mas, este principio admite a concesso de incentivos ou benefcios de ordem tributria destinados a promover o desenvolvimento econmico e social de certas regies, atrair investimentos. Exemplos: zona franca de Manaus. Ele previsto diretamente para a Unio, mas isso tambm se aplica para Estados e Municpios. - Principio da no discriminao quanto origem ou ao destino de bens ou servios (art. 152): natural que haja a circulao de bens e servios. Essa circulao no justifica um tratamento tributrio diferenciado em razo da origem ou do destino do bem. 25/10/2010 Exerccio: Princpios constitucionais tributrios 26/10/2010 UNIDADE 7: COMPETENCIA TRIBUTRIA As normas que criam obrigaes tributrias so condicionadas pela CF, que estabelece quem tem competncia tributria. Na verdade, a relao tributria no uma relao de poder entre o Estado e o contribuinte, mas sim uma relao jurdica.

Renata Naumann Chaves

Pgina 52

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Isso porque, a CF concede Unio, aos Estados, ao DF e aos municpios a competncia para legislar em matria tributria, mas estes entes devem respeitar as delimitaes existentes no texto constitucional. A CF delimita a competncia legislativa tributria de diversas maneiras, a saber: estabelecendo as caractersticas dos tributos, dizendo os entes que podero estabelec-los, dizendo os possveis fatos geradores, apontando as pessoas que iro suportar os tributos, enumerando-os, etc. Sendo assim, o legislador infraconstitucional tem sua liberdade restrita ao que a CF prev, de modo que o espao de discricionariedade legislativa muito pequeno. Em alguns artigos da CF utiliza-se expresses incertas, como renda, que no so conceituadas pela lei, mas isso no significa dizer que o legislador poder entender que tudo renda, deve-se buscar no prprio direito, antes da promulgao da CF de 88, o que era renda e a partir da ser formulado um conceito. Esta competncia tributria pode ser dividida em: - Competncia legislativa tributria: que consiste na aptido/poder para criao das leis tributrias, somente as pessoas polticas detm tal competncia, ou seja, somente a Unio, estados, DF e municpios. Trata-se de matria constitucional. - Competncia administrativa tributria: que consiste na prerrogativa definida em lei de fazer com que essa prpria lei seja aplicada e, conseqentemente, que as obrigaes tributrias sejam exigidas. Nada impede que uma lei tributria de um ente, seja exigido por outra pessoa. Trata-se da execuo das leis tributrias. Competncia legislativa tributria e capacidade tributria ativa: A competncia administrativa tributria a aptido/poder para aplicar a lei tributria, j a capacidade tributria ativa a aptido para aplicar a lei, que no necessariamente quem a criou. Sendo assim, detm a competncia tributria administrativa e capacidade tributria ativa. - Caractersticas da competncia legislativa tributria: Indelegabilidade: a partir do momento em que a CF divide entre as pessoas polticas a aptido para criar a lei tributria, esta no pode delegar a outra pessoa tal aptido. Irrenunciabilidade: a competncia tributria deriva da CF, sendo assim, a pessoa que a recebe no pode extingui-la, por ato prprio. O ente pode no exercer a competncia, mas isso no faz com a competncia tributria desaparea. Incaducabilidade: a competncia tributria no caduca, no decai, ou seja, no se extingue pelo no exerccio ao longo do tempo. H, contudo, exemplos de competncia tributria com prazo certo de durao, que so os extintos IPMF e CPMF. Nos dois casos a CF previa que a cobrana seria possvel em determinado perodo.

Renata Naumann Chaves

Pgina 53

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio Inalterabilidade: a competncia tributria inaltervel pela pessoa que recebe a competncia, ou seja, a pessoa que recebe a competncia no pode tentar alter-la, reduzi-la, trocar com outra pessoa, etc. Mas, isso no significa que a norma constitucional que estabelece a competncia tributria no pode ser alterada, em tese. Isso porque, as normas que estabelecem competncia tributria no so clusulas ptreas, sendo assim, podem ser alteradas por emendas constitucionais, como j foi feito diversas vezes. Obs. A distribuio da competncia tributria visa garantir a autonomia financeira dos entes, sendo assim, se uma emenda CF colocar em risco esta autonomia financeira, tal emenda no poder ser aprovada, visto que coloca em risco o equilbrio do pacto federativo, de modo que acaba atingindo uma clusula ptrea. 08/11/2010 Facultatividade: Se diz que a competncia tributaria no de exerccio obrigatrio. Em regra a criao da lei tributria facultativa. E criar a lei tributaria seria facultativo, a CF autoriza mas no obriga a criao. Mas existem outras situaes a serem consideradas: por ser facultativa pode passar a impresso de que a no tributao ou a tributao em parte seria possvel e normal. A, surgiu a questo relacionada a facultatividade diante da chamada guerra fiscal. Na guerra fiscal tem-se um abuso na prerrogativa de estados e municpios na tributao de leis tributarias. Em princpio, Estados e Municpios possuem autonomia para criar seus prprios tributos. Ocorre que, se em um estado o tributo devido e em outro no , consequentemente a pessoa ir comprar mercadoria no estado no qual o produto no sofra tributao, e isso acaba interferindo em outro estado. H facultatividade no exerccio da competncia tributaria tributar ou no tributar uma opo da pessoa poltica. MAS, dependendo do tipo de tributo, da situao, v-se na CF disposies que impedem que o tributo no seja cobrado. Ex: no caso do ICMS isso fica muito evidente. Conclui-se, ento, que essa facultatividade existe mas no pode ser considerada como absoluta. Privatividade: Com relao aos impostos: competncia para criar impostos privativa. A CF prev uma serie de impostos e d nome aos mesmos, definindo o que pode ser tributado por meio daquele imposto. Ela indica a chamada materialidade dos impostos. Isto posto, entende-se que nesta situaes, somente a Unio pode ter competncia para instituir tais impostos.

Renata Naumann Chaves

Pgina 54

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio J com relao aos impostos do art. 155, a CF diz que a competncia dos Estados e de ningum mais. Somente eles podem institu-los. .... Ocorre que esta a situao de normalidade. Existe a possibilidade da Unio criar impostos idnticos a impostos estaduais e municipais. Ex: impostos extraordinrios de guerra. Art. 154, II. Isto quebra a privatividade, porque na situao de guerra a Unio pode exercer competncia com relao a todos os impostos. Com relao s taxas: a competncia definida conforme a pessoa responsvel pela realizao do servio, ou a pessoa responsvel pelo exerccio do poder de policia. Trata-se ento, de uma competncia privativa tambm, mas um privativa diferente. Com relao s contribuies melhorias e contribuies especiais: para as contribuies de melhoria, a competncia ser do ente que realizar a obra pblica. J para as contribuies especiais, qualquer contribuio de interveno na economia so de competncia da Unio. Assim como as contribuies no interesse de categoria profissional. A contribuio para o custeio do servio de iluminao pblica de competncia dos municpios ou do distrito federal. Quanto s contribuies sociais, o Municpio somente pode instituir a contribuio cobrada dos servidores pblicos do respectivo municpios e que sua arrecadao destinada ao sistema de previdncia do municpio. O Estado tambm somente pode instituir a mesma contribuio social. A Unio pode instituir quaisquer contribuies sociais. 09/11/2010 Competncia tributria no CTN: Embora a competncia legislativa seja matria tipicamente constitucional o CTN dispe sobre algumas coisas. - Art. 6, caput e os limites da competncia tributria: O CTN no art. 6 diz que a competncia legislativa tributria limitada pelas regras das constituies dos estados, pelas leis orgnicas dos municpios e do distrito federal e pelo CTN, mas na verdade no existem limitaes por esses institutos normativos, mas sim a definio da competncia pela Constituio Federal que confere autorizao para criao de tributos, mas de forma condicionada, logo, na verdade a competncia tributria j nasce limitada pela prpria CF e os demais entes recebem essa competncia j previamente delimitada no podendo por limites a ela, at mesmo devido a superioridade hierrquica da norma constitucional. - Privatividade e partilha da arrecadao (art. 6, nico, CTN): a repartio das receitas tributrias que eventualmente estejam previstas

Renata Naumann Chaves

Pgina 55

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio para determinado tributo no atinge, no interfere na definio da pessoa competente para criar esse tributo. Existem tributos que tem sua destinao partilhada obrigatoriamente por disposio constitucional e o fato de uma pessoa ter direito de repasse do valor arrecadado no a torna competente para legislar sobre o tributo. - Indelegabilidade (art. 7, CTN): no pode haver delegao da competncia, o mximo que pode haver delegao da capacidade ativa, podendo ser pessoa jurdica de direito pblico e ou qualquer outra pessoa; porque embora o artigo apenas fale em pessoa de direito pblico, a prpria CF prev a possibilidade de sindicatos institurem tributos; - Facultatividade e privatividade (art. 8, CTN): o no exerccio da competncia tributria no autoriza que outra pessoa o faa em carter supletivo; UNIDADE 8: IMUNIDADES TRIBUTRIAS - Conceito: O estudo da imunidade completa o estudo da competncia, porque enquanto a competncia estuda a possibilidade de criao de tributos, a imunidade estuda a proibio constitucional de criao de tributos, alguns chegam a afirmar que trata de verdadeira incompetncia tributria, porque a CF estabelece situaes e pessoas que no podero ser alcanadas pela lei tributria. As normas que prevem essa incompetncia, que estabelece situaes no passiva de tributao so chamadas de normas de imunidade tributria. Alguns doutrinadores usam a expresso limitaes constitucionais ao pode de tributar para se referir as imunidades, mas o professor no concorda com essa definio porque passa a idia que h um poder de tributar amplo que limitado, mas ele o que existe a atribuio da competncia legislativa para criar tributos e com algumas imunidades dando a exata dimenso da atribuio para criao de tributos. A CF prev vrias imunidades e as mais importantes esto previstas no art. 150, VI da CF que dizem respeito somente a impostos. - Comparao entre imunidade, iseno, no incidncia: quando a situao imune, no-incidente ou isenta o efeito prtico gerado comum, pois no h pagamento de tributo. Imunidade: Est prevista na constituio, norma constitucional. Veda a possibilidade de qualquer lei tributria alcanar a situao ou a pessoa sob pena se inconstitucionalidade, pois quando o legislador vai criar o tributo ele j se depara com a limitao constitucional da imunidade. Iseno: Est prevista em lei. A situao tida como isenta posta a salvo da exigncia de tributo por fora de lei e a aquilo que isento pode eventualmente passar a ser tributado, pois no limitao constitucional

Renata Naumann Chaves

Pgina 56

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio para tal, ou seja, aquilo que isento em tese tributvel, est dentro do campo de possibilidades de tributao, depende apenas de lei para tal. No incidncia: o inverso da incidncia, ocorre quando ou no ocorreu o fato gerador tributrio ou porque no h tributos previstos para o fato ocorrido. A no incidncia decorre de vrios motivos, dentre eles a imunidade e at mesmo iseno. Imunidades recprocas: Art. 150 VI, a da CF, no possvel que um ente da federao crie um impostos que alcance o patrimnio, a renda ou servios de outro ente. - Princpio federativo: tem forte relao com a origem dessa imunidade, inclusive para alguns doutrinadores mesmo que no estivesse expressa a imunidade recproca, esta seria determinada pelo prprio princpio federativo que revela a necessidade de se preservar um equilbrio entre os entes da federao o que no seria possvel se um ente tributasse servios ou bens de outro. - Impostos: essa imunidade somente sobre os impostos, no se estende aos demais tributos. - Extenso s autarquias e fundaes: imune somente o patrimnio, a renda e os servios que estejam relacionados as suas finalidades essenciais. - No extenso: quando a pessoa poltica (os entes, fundaes e autarquias), passa a exercer funes meramente econmicas, ou seja, deixam de exercer suas funes tipicamente pblicas e passam a exercer atividades prprias do particular (leia-se fins lucrativos), como atividades econmicas, atividades em que se exige, em contrapartida, preo ou tarifa, elas perdem sua imunidade e podem ser tributadas. - Sociedade de economia mista e empresas pblicas: no so imunes porque no so mencionadas pela CF, alm disso, o art. 173, 1, II, CF, fala expressamente que estas se sujeitam ao mesmo regime jurdico tributrio das pessoas jurdicas de direito privado. - Correios: o supremo diz que a empresa dos correios no pessoa de direito pblico por se tratar de empresa pblico, mas que embora se tratando de empresa pblica, eles prestam servios pblico que est sob monoplio da Unio, por isso a empresa de correios e telgrafos uma espcie de extenso do estado e por conta disso teria tambm direito a imunidade, em funo da atividade que exerce; essa deciso polmica porque a CF no menciona isso, e fala que a imunidade e dirigida as pessoas, no falando de atividades, etc. - Infraero: tambm imune por deciso do STF pelo mesmo raciocnio dos correios, embora se trate de empresa pblica, 16/11/2010
Renata Naumann Chaves Pgina 57

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio

Imunidades dos templos de qualquer culto (art. 150, VI, b, CF): o Brasil um Estado laico, mas no contrrio aos diversos tipos de religies. Como forma de assegurar a liberdade das religies conferiu-se imunidade s instituies que mantm templos de qualquer culto. Por meio da tributao seria possvel criar dificuldades ao aparecimento de novas entidades religiosas ou criar embaraos para a manuteno das mesmas. Ento para evitar isso, o constituinte conferiu imunidade aos templos e instituio responsvel pelo templo. O patrimnio, a renda e os servios relacionados s finalidades essenciais destas instituies religiosas, so imunes, no pagam tributo. Ex: dizimo, valores pagos pelos fieis, servios se batismo, casamento, o prprio templo tambm seria o patrimnio. O problema surge quando as atividades desenvolvidas se tornam atpicas, ex: venda de camisas, auferir lucro com o estacionamento, alugar o espao. Essas atividades no fazem parte de suas atividades, so tipicamente econmicas, ento alguns autores defendem que elas devem ser tributadas. Ocorre que h precedentes do STF que aduzem que se estas atividade atpicas se desenvolvem como forma de manuteno e subsistncia da instituio que mantm um templo de qualquer culto, ento a imunidade tributria deve ser reconhecida tambm. Para o professor o Supremo abre um precedente e deixa de forma muito incerta o limite dessa imunidade tributria. Um templo maom um templo no qual ocorre um culto, ento para tal religio deveria-se reconhecer a imunidade dela. No entanto, h deciso recente do Supremo no reconhecendo esta imunidade, pois a maonaria seria uma confraria e no uma religio. Imunidade dos partidos polticos e suas fundaes, dos sindicatos de trabalhadores e das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos: aqui h um risco, pois se existisse tributao, talvez no apareceria nenhum tipo de instituio, ou no seria possvel se manter. - Ausncia de fins lucrativos: fim lucrativo quando existe uma distribuio dos lucros, e no quando a instituio arrecada renda, mesmo que exista sobras dessa renda em relao s despesas. O patrimnio, a renda e os servios devem ser relacionados s finalidades essenciais. Se a atividade no essencial, mas ela para a manuteno da instituio, essa atividade tambm ser imune. - Requisitos: esses requisitos esto em lei complementar, no pode distribuir renda ou patrimnio, no poder destinar recursos para o exterior, mantendo todo seu patrimnio no Brasil (art. 14, do CTN. Os sindicatos dos trabalhadores tambm tm imunidade, os sindicatos patronais NO so imunes. As fundaes sem fins lucrativos patrocinadas
Renata Naumann Chaves Pgina 58

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio pelos partidos polticos tambm so imunes. 22/11/2010 Imunidades dos livros, jornais, peridicos e do papel destinado a sua impresso: No que a grfica ou livraria imune, nem que a empresa que faz jornal imune. O que imune a venda do jornal, do peridico, a fabricao, a impresso do servio relacionado a esses bens. Quando a livraria vende livro, a venda desse livro no tributada por meio de imposto. A grfica quando promove o servio grfico relacionado , por exemplo, um convite, no fica isenta de pagar tributo. Mas quando faz o servio relacionado a um livro, h imunidade. A empresa que faz papel, se destinado a papelaria, paga imposto, mas se for destinado a fabricao de livro, no ter imposto. O patrimnio da empresa que vende o livro, o jornal, o peridico tributado. O papel destinado a impresso do livro, do jornal e do peridico. A tinta, a cola, os demais materiais so tributados, sendo imune somente o papel. Outras imunidades: - Exportaes: imunidade relativa a alguns tributos. Pode-se fazer uma comparao entre as exportaes, as operaes internas e as importaes. A CF se preocupou com as exportaes que tornou as mesmas menos tributadas. Algumas normas afastam tributos que nas operaes internas e nas importaes so tributadas, mas que nas exportaes no. Exemplos: art. 149, $2o, I (Cont. Sociais e CIDE sobre receitas decorrentes de exportao); art. 153, $3o, III (produtos industrializados destinados ao exterior); art. 155, $2o, X, a (ICMS para mercadorias destinadas ao exterior). Existe apenas o imposto sobre a exportao incidindo sobre esta atividade. - Transmisso de bens imveis para fins de reforma agrria (art. 184, $5 o): so imunes as operaes de transmisso de bens imveis com o objetivo de reforma agrria. - Entidades beneficentes de assistncia social (art. 195, $7 o): essas entidades tem imunidade em relao s contribuies sociais, sendo imunes com relao aos impostos tambm. Elas so isentas pelo artigo, mas o caso no de iseno, e sim de imunidade.

Renata Naumann Chaves

Pgina 59

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio

UNIDADE 9: LEI COMPLEMENTAR EM MATRIA TRIBUTRIA Funes da lei complementar no exerccio tributrio: A CF 67 falava que a lei complementar iria dispor sobre conflitos de competncia, regular limitaes ao poder de tributar e dispor sobre as normas gerais de direito tributrio. O problema era saber o que eram essas normas gerais. O art. 146 da CF atual deixa clara quais so as funes tpicas da lei complementar, quais sejam: - Dispor sobre os conflitos de competncia em matria tributria: ou seja, tornar mais claros os limites da competncia tributria e prevenir os conflitos de competncia. - Regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar: ou seja, regular as imunidades tributrias. - Dispor sobre as normas gerais de direito tributrio: A CF atual esclarece quais so as normas gerais, que so aquelas que trazem a noo de tributo, definem os fatos geradores, bases de clculo e contribuintes dos impostos discriminados pela Constituio. A lei complementar no cria os impostos, mas somente diz quais so os possveis contribuintes, as possveis bases de clculo e etc. Ela aponta ao legislador o que pode, quem pode ser tributado. (Vai dar as diretrizes) Tambm so normas gerais aquelas que tratam de obrigao, crdito, lanamento tributrio, decadncia e prescrio. So regras bases que constituem uma norma geral. Prescrio e decadncia, em matria tributria, tambm de lei complementar. Tambm norma geral de direito tributrio uma definio de um adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado por sociedade cooperativa. Todo ato cooperativo praticado por sociedade cooperativa e o que acontece que o ato cooperativo receber o adequado tratamento tributrio que nada mais do que um tratamento diferenciado com vistas a estimular a atuao de cooperativa. A CF se preocupa no sentido de estimular a atividade desenvolvida pelas cooperativas, uma forma disso a tributao diferenciada em ato cooperativo. O ato cooperativo se d quando a sociedade cooperativa se relaciona com o cooperado, ex: Unimed com o mdico, a relao entre cooperativa e cooperado relao que tem ato cooperado, a relao Unimed com usurio do plano, consumidor, no relao de ato cooperado. Ainda, seriam aquelas normas que estabelecem um tratamento diferenciado e favorecido s microempresas e empresas de pequeno porte. H o regime diferenciado ou simples, que seria uma forma de

Renata Naumann Chaves

Pgina 60

Direito Tributrio I Prof. Joo Cludio pagamento unificado de tributos. Isso ocorre porque essas empresas tm mais dificuldade em pagar tributos do que outras empresas. O Cdigo Tributrio Nacional: No lei complementar. a lei 5.172/66, mas que trata dos assuntos que so prprios de lei complementar. Quando o CTN foi feito essas matrias no estavam reservadas a lei complementar Quando veio a CF/88 o CTN foi recepcionado. Hoje em dia, para que algum desses assuntos sejam inseridos no ordenamento tributrio, necessrio que seja por meio de lei complementar. Embora o CTN no seja lei complementar, a alterao de normas do CTN exige lei complementar, porque a CF assim exige. como se o CTN fosse lei complementar, possui status de tal, mas no nem nunca foi. No fenmeno da recepo o que interessa a compatibilidade material, o que era compatvel no CTN foi recebido, destacando que nem todo o CTN foi recebido. Art 34, 5 CTN.

Renata Naumann Chaves

Pgina 61

Potrebbero piacerti anche