Sei sulla pagina 1di 12

FUNDAMENTOS DO DESENHO PARTE I

1. Composio bsica

2. Proporo e eixos centrais horizontais e verticais

3. Estrutura da composio

Estes so os 3 primeiros fundamentos do desenho a serem abordados. Fundamentos so princpios bsicos fundamentais para o aprendizado do aprimoramento da tcnica. Ajudam a agilizar o aprendizado, mas para isso primordial colocar em prtica todos os fundamentos que vamos abordar aqui. Vamos a introduo para entender melhor! Bom Curso!

INTRODUO Curso especialmente desenvolvido para iniciantes em pintura em tela e outros. extremamente importante conhecer o suporte que vamos aplicar o nosso trabalho, para que no seja uma obra perdida depois. Muitas vezes em feiras ou exposies nos deparamos com desenhos, ou pinturas bonitas at, mas tem algo que no nos chama a ateno, parece que falta algo naquela pintura ou desenho! Quase sempre estes trabalhos ficam encostados, ningum os compra, um investimento perdido! A que entra os fundamentos do desenho! A tela, o papel, a madeira etc. so chamados suporte da pintura. O que falta nas pinturas que no nos chama a ateno, o mau uso das propriedades deste suporte, antes de aplicar um desenho, ou pintura sobre um suporte papel ou tela, preciso conhecer as propriedades do espao do suporte. O papel sulfite e os suportes retangulares da mesma proporo do papel sulfite, tem propriedades bastante parecidas com a proporo urea, que proporo perfeita. Quando temos um suporte irregular fora dos padres ureos, um suporte redondo, quadrado etc., temos que analisar as propriedades com mais cuidado! O fundamento da composio bsica, nos ajuda a compor equilibradamente e distribuir os elementos no espao do papel, tela ou outro suporte e conhecer as propriedades deste espao. O fundamento proporo e eixos, nos ajuda a desenhar atravs de eixos, figuras com proporo e assimetria. Extrutura da composio, fecha esta parte do curso, quando reunimos todos os 3 fundamentos juntos e passamos a criar nossos desenhos com estrutura intrnsecas que ajudaro no equilbrio da composio.Estes 3 fundamentos so os que concidero como os mais importantes para iniciar bem um trabalho. Antes de iniciarmos o estudo dos fundamentos, vamos fazer uma coletnea de texturas e tcnicas, para ter um dicionrio futuro na aplicao dos desenhos e pinturas que vamos aprender. sempre bom antes de aplicar a pintura nos desenhos de qualquer suporte, fazer um estudo de luz e sombra em grafite ou carvo, para no ter erros nenhum. Os principais erros so: colocao errada de luz e sombra, distribuio errada dos elementos sobre o espao da tela, papel, etc, perspectiva, peso intrnseco, estruturas e proporo, estes so fundamentos que vamos vendo ao longo deste curso. Cada apostila desta demoraria em mdia de 3 a 6 meses cada uma, para agilizar o curso, vamos fazer uma por ms e tentar no deixar pendncias fazendo o mximo esforo nos exerccios, caso fique pendente alguma questo necessrio aula de reforo. 2

TCNICAS E APLICAES COM GRAFITE e TINTAS ETC Degrad :


Recurso aplicado para diminuir gradativamente a tonalidade de qualquer cor dando efeito de sombreado, chamado tambm de decomposio do tom. Usado em qualquer tcnica de pintura, leo, lpis de cor etc.

Polimento ou torchon:
Recurso usado para tirar o pigmento com arte, produzindo vrios efeitos, no papel para o lpis e na tela para a tinta.

Tonking:
Recurso que se usa jornal, para remoo ou aplicao de pigmentos.

Linha cega, linha invisvel:


Quando desejamos dar efeito de linhas finas e brancas ou outras cores. Efeito utilizado com objetos de pontas arredondados como canetas sem tintas por exemplo.

Razura:
O mesmo efeito da linha cega, mas aplicado diferente pode ser com pigmento ou sem.

Texturas:
Recurso usado em baixo do suporte como papel de espessura fina, e por cima, em suportes mais espessos, como telas em textura sobre massas e tintas etc.

Esfumaado:
Efeito produzido com dedos, pincel, papel, algodo, ou pano. Para cada coisa um destes, por exemplo: para sombreamentos delicados em papel ou tela utiliza se algodo ou papel macio. Na tela aps seca a pintura, se utiliza esta tcnica com pincel macio ou algodo, para retoques delicados. TREINE TODAS ESTAS TCNICAS DE EFEITOS Comece com grafite, depois v passando para outros tipos de pigmentos. Faa em umas folhas bem organizadas, e deixe como modelo para uso no futuro.

COMO FUNCIONA O CREBRO PARA A ARTE?

O CREBRO POSSUI 2 HEMISFRIO O crebro possui dois (2) hemisfrios o direito e o esquerdo. Tanto faz para canhotos ou destro bidestros ou ambidestros, funciona da mesma forma, s trocadas as mos. O hemisfrio direito do crebro controla as funes do lado esquerdo do corpo. O hemisfrio esquerdo do crebro controla as funes do lado direito do corpo AS FUNES DOS HEMISFRIOS Um hemisfrio para as aptides artsticas, como teatro, musica dana escrita, desenho pintura, etc., e o outro hemisfrio, para as aptides intelectuais como matemtica, cincia, falar lnguas, informtica, etc., H pessoas que gostam de artes, mas faz mecnico sem desenvolver este hemisfrio, por outro lado h pessoas que precisam da matemtica etc., mas sofre por no desenvolver este hemisfrio. COMO DESENVOLVER OS HEMISFERIOS PARA ARTE E OUTRAS APTIDES? Para sermos seres humanos com boa sensibilidade e percepo, preciso obter harmonia entre os 2 hemisfrios. Sintomas notados entre os alunos de baixa freqncia de criatividade, so falta de concentrao, preguia de ler, pensar, tdio para estudar, no desenvolvendo, ou bom em matemtica ou bom em artes, observao preciso ativar os 2 hemisfrios, e ser bom em tudo. Como? fazendo muitos desenhos de observao desenvolve os 2 hemisfrios. Com clculos de espaos e medidas, observando se todos os detalhes ,desenvolve os dois hemisfrios, porque enquanto estamos desenhando por observao estamos desenvolvendo o hemisfrio artstico, enquanto estamos calculando as propores, tamanho, e medidas do desenho estamos desenvolvendo o hemisfrio intelectual. Para ser um bom desenhista preciso ter harmonias nos 2 hemisfrios, assim sendo faremos to bem o desenho, como tambm todas as outras tarefas intelectuais. Somos imagem e semelhana de Deus, s Espiritualmente hoje em dia, tem uns que nem espiritualmente,nos tempos de Ado e Eva era de corpo e Esprito, com o passar dos tempos por causa do pecado, perdemos as nossas aptdes naturais nos concentrando numa ou outra coisa somente, desta forma, no usamos nem um tero das nossas capacidades, Ado desenhou e catalogou todas as espcies de animais plantas, etc. num dia s e deu nomes e guardou de memria. Hoje em dia os cientistas buscam a criao de mutantes para serem utilizados na guerra no futuro, Mas a sabedoria vem de Deus, est no equilbrio Espiritual, homem com Deus,Temos que comear com o equilbrio dos 2 hemisfrios, no seremos super, mas seremos melhores em tudo. O desenho, a leitura, desenvolve a intuio, a percepo, e a sensibilidade.

COMPOSIO BSICA
Antes de comear a desenhar, antes de medir as propores, antes de verificar as formas de um objeto a ser desenhado, preciso saber colocar um desenho no espao do papel, tela ou qualquer outro suporte, e conhecer as propriedades deste espao, e de como o olho reage a ele. Composio, o 1 fundamento a ser abordado, organizar os elementos de um desenho, ex.linhas, pontos manchas, no espao a ser usado, de maneira organizada e equilibrada no espao vazio disponvel do suporte. Primeiro, a composio de um desenho ou pintura se d no pensamento, que se chama desgnio ou inteno, a inspirao para desenhar. Para passar para o suporte o desgnio, a idia esboada em mente, preciso de aptdes que nem sempre se tem, para isso que os fundamentos juntamente com a harmonizao dos hemisfrios vo ser teis.

PROPRIEDADES DO PAPEL
O papel tem propriedades intrnsecas isto , simblicas, a comear pelo seu formato, no mundo todo o papel tem um formato padro. Este formato no foi escolhido exmo; atravs dos tempos, notou se que as formas geomtricas tem caractersticas prprias, mais fcil e cmodo compor num formato retangular, e mais bonitas as telas com este formato, por isso que o papel tem o formato retangular. At as casas tem padres retangulares nas suas construes, a diviso dos cmodos ficam mais harmoniosas. A proporo da folha de papel segue um padro, especialmente a usada no desenho, bastante prxima a proporo urea, temos cunhado na Grcia, antiga por estudiosos de matemtica que significa a proporo perfeita.

COMO OBTER UM RETANGULO UREO


Se voc obter o retngulo ureo, voc vai entender melhor as propriedades do papel. .Desenhe um quadrado CBDE, com as medidas desejadas. .Segmente a sua base pela metade (X), usando como raio a linhaEX. .Desenhe um arco, prolongue a linha CB at que encontre o arco (A). A linha ABC, e o retngulo ACDF, tem propores ureas, porque a proporo de ab para AB igual proporo de BC para AC, e de dc para DC para AC, todos aproximadamente 1:1.61. No centro do retngulo formar dois quadrados iguais colocando se mais duas linhas, e voc distinguir as linhas de peso intrnsecos do papel etc. Nos cruzamentos das 4 linhas ureas, voc encontrar os 4 pontos ureos, que em torno destes pontos ou no centro do retngulo que a composio ser elaborada. Mas no precisa fazer isso toda vez que for desenhar, s memorizar estes pontos, no centro do papel etc. Basta no deixar os elementos da composio voando no espao do suporte e nem muito em baixo ou muito em cima do suporte, e nem muito grande ou pequeno de demais para o espao disponvel. A linha GH corresponde a parte pesada do papel ou espao a ser desenhado horizontalmente e BE se for verticalmente.

EXEMPLOS DE CONSTRUO DO RETANGULO UREO

A parte pesada.

As linhas deste desenho no esto nem muito em cima e nem muito embaixo e o desenho esta bem equilibrado.

PROPORO E EIXOS CENTRAIS


Proporo e eixos centrais verificar e analizar a assimetria de um desenho, por meio de linhas retas horizontais e verticais. Olhamos par o modelo a ser desenhado, mas nem sempre conseguimos fazer a proporo ficar justa. Depois de verificar as propriedades do papel, vamos por em prtica a proporo do desenho. As vezes h desenhos que so assimtricos por opo, as caricaturas, por exemplo, mas no o nosso caso agora. A proporo e assimetria de um desenho pode ser adquirida atravs de eixos horizontais e verticais suplementares, que devem ser feito com lpis bem leve para apagar depois do desenho pronto.Com treino deste fundamento, logo logo voc no precisar mais fazer os eixos, ficar automtico. Comece os treinos com figuras simples como garrafas xcaras vasos bule panelas, trine tambm com figuras geomtricas, use vrios eixos para dar suporte. As objetos arredondados como latas garrafas, etc., possuem um desenho chamado elipces na borda de cima e meia elipce na borda de baixo, pelo outro lado estar escondido do lado traz do desenho; As partes ocultas como as meias elipces devem ser desenhadas por inteiro para apagar posteriormente o lado oculto, depois de pronto o desenho.

Com a colocao dos eixos, note que este desenho muito bem feito, est fora de proporo!

Elipse

Meia elipce

Eixos para encontrar o meio do desenho

ESTRUTURA DA COMPOSIO
A estrutura faz parte do fundamento da composio, quando estamos compondo um grupo de objetos, eles no podem ficar espalhados de forma aleatria no espao do suporte ou papel. A composio dos ojetos tem que parecer unidas de acordo com o ponto de vista. A composio alem de ter que estar em harmonia de equilbrio tem que ter tambm forma entre si. As formas tambm so intrnsecas, h 4 formas intrnseca de composio, cada forma passa ao expectador, ou pessoa que v o trabalho de uma forma. As formas so: Quadradas, triangulares, circulares, e lemniscata. A forma quadrada, passa estatus por ser prpria para retratos, paisagens, e todos os tipos de desenhos,estabilidade por ser imvel, conforto, por ser cmoda quando na sua forma retangular

A forma circular, passa a idia de movimento perptuo, no passa a idia de conforto por no dar para fazer muitos trabalhos. So mais usadas para natureza morta florais e alguns desenhos isolados.

A forma triangular, passa a idia de dinmico estvel, o olhar do expectador se dirige ao apce da composio. Quando apoiado sobre um de seus apces sugere perigo e instabilidade. difcil de ser composto em uma rea retangular.

A forma da lemniscata, Tambm chamada de figura do oito, ou labirinto, uma estrutura que passa emoo, a estrutura mais emocional, sensual lrica se forem desenhadas curvas amplas, mas conturbadas, quando as curvas da estrutura so fechadas. tambm estvel, e por isso frequentemente precisa ser usada com linhas estabilizadoras verticais ou horizontais. uma estrutura muito usada por ser altamente expressiva, mas difcil de ser trabalhado. O olho conduzido no quadro como se fosse uma dana, em letra S ou oito. Esta estrutura bastante usada em folhagens, nu artstico, arte sacra, natureza morta, mais usada em todos os estilos de desenho, e as vezes pode ser unida com a estrutura circular.

EXEMPLOS DE COMPOSIO Triangular

Leminiscata

10

Quadrada

Note que foi levado em conta a sombra

Observando se os dois cavalos juntos nota se a estrutura quadrada

11

Circular

Observe todos os elementos do desenho em conjunto

Boas boas Quando desenhar em uma tela, faa o desenho com grafite ou carvo sacuda o p do carvo com pano, demarque as zonas de luz e sombra como se estivesse dando acabamento com o grafite ou carvo. Antes de passar para a prxima apostila treine bem estes 3 primeiros fundamentos, e memorize a funo de cada um e comece a por em prtica, no dia a dia dos seus trabalhos. Seja na tela ou no papel, seja com tinta ou com lpis de cor ou preto e branco, as tcnicas so as mesmas.

PARABNS O Primeiro passo foi dado, siga em frente!

12

Potrebbero piacerti anche