Sei sulla pagina 1di 3

Jesus Celebra a Pscoa (Quinta-feira Santa) Planejamento do encontro

Ambiente do Encontro: Providencie jarra, bacia e toalhas para o lava-ps. Previamente, combine com alguns catequizandos que tero seus ps lavados e que lavaro os ps do colega. Orao Inicial: Todos permanecem de p e em silncio. O leitor 1 e o leitor 2 fazem a parte de Jesus, ou seja, proclamam o Evangelho (Lc 22, 7-13 - Preparativos para a ceia pascal) Leitor 1: Jesus celebrou a Pscoa. Memorial da libertao em que os judeus foram libertos da escravido do fara e atravessaram o mar a p enxuto. O sangue do cordeiro sacrificado foi utilizado para marcar as portas das casas dos judeus, e assim, afastou a ira do anjo exterminador; tambm o sangue do cordeiro imolado selou a aliana que Moiss estabeleceu com Deus em nome do povo eleito. Leitor 2: Jesus d um novo significado para a Pscoa. Ele o cordeiro que tira o pecado do mundo, que sela uma nova aliana entre Deus e a humanindade com seus braos abertos na cruz. Todos: Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, tende piedade de ns (bis). Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, dai-nos a paz. Colocao do Tema Leitura Bblica: 1 Cor 11,23-26 - A Ceia do Senhor. Retome a celebrao da Pscoa antiga e explique que Jesus a celebra e lhe d um novo significado. Situe a morte de Cristo no contexto pascal, em que sua vida nos dada para a salvao da humanidade. o memorial do seu amor levado s ltimas consequncias, por isso, igualmente sinal de amor, doao e ajuda ao outro, at o ponto de se humilhar lavando os ps dos discpulos. Aprofundamento do Tema Jesus, seguindo o costume de seus irmos judeus, todos os anos celebrava a Pscoacomo memria dos acontecimentos do xodo, em que se deu a fuga da escravido do Egito. A celebrao ritual da Pscoa judaica substituda pela Eucaristia: Fazei isso em memria de mim. Essa a celebrao sacramental nova, memorial do novo xodo pascal de Cristo.

Jesus celebrou a Pscoa com um novo sentido. Ele tomou os elementos da Pscoa e aplicou-os a si mesmo. Isso aconteceu s vsperas de ser entregue e condenado morte. Antecipadamente, ele celebrou em forma de ceia pascal o que iria acontecer no calvrio no dia seguinte. Nessa ceia se bendisse a Deus sobre o po sem fermento que era partido e distribudo. Jesus viu nesse gesto o sacrifcio do seu corpo imolado na cruz e dado como alimento. Nela, tomava-se vinho e comia-se o carneiro sacrificado, cujo sangue selou a primeira aliana entre Deus e o povo, alm de ter poupado da morte os primognitos.Jesus o novo cordeiro que tira o pecado do mundo, seu sangue redentor derramado na cruz perdoa todo pecado. Sua morte Pscoa, mostra a interveno do Pai que salva a humanidade pelo amor do seu Filho levado s ltimas consequncias. Jesus, o Filho de Deus encarnado, entende a sua vida e a sua misso como servio de amor humanidade. Ele se doa e a sua misso como servio de amor humanidade. Ele se doa inteiramente. Essa doao a concretizao do seu amor. Antes da festa da Pscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os at o fim (Jo 13,1). Agir transformador:

Pscoa a passagem da morte para a vida. Significa morrer para o comodismo, a preguia e a mentira, doando a prpria vida, como Jesus. Assim, vamos nos esforar para sermos mais solidrios com os colegas, ter esprito, vontade e atitudes de colaborao e servio. Nossos pais trabalham muito para que no nos falte o necessrios em casa. E ns, em que contribumos? Jesus vai adiante de ns e doa toda a sua vida. Anualmente, na Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a missa da ceia do Senhor na qual comemoramos Jesus que nos entrega o mandamento e o sacramento do amor. Celebrao ( Rito do Lava-Ps)

Comentarista: Cristo mostra a relao que existe entre dar a vida na cruz e o servio humilde de lavar os ps. um gesto atravs do qual o Senhor deseja fazer compreender o sentido profundo da sua misso redentora: um servio de amor a Deus e ao ser humano, que tem seu ponto alto na paixo e na morte. Assim, tambm o po e o vinho partilhados so sacramentos de seu corpo entregue e do seu sangue derramado como servio derramado como servio de amor e de solidariedade. Fazer a leitura do Evangelho Jo 13, 1-17. O Leitor 1 faz a parte de Pedro e o Leitor 2 faz a parte de Jesus. O Catequista explica o valor do gesto de Jesus, que, como mestre e Senhor, lavou os ps dos apstolos e pede que o imitemos. O comentarista d sequncia ao lava-ps com aqueles que foram previamente orientados e preparados. Todos cantam ou pode-se colocar um fundo musical apropriado. Leitor 1 ( o primeiro a lavar o p) diz: O Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20,28). Leitor 2 ( o segundo a lavar o p) diz: Se algum quiser ser o primeiro, seja o ltimo de todos e o servidor de todos (Mc 9,35). Leitor 3 (o terceiro a lavar o p) diz: Vs sois os meus amigos, se praticais o que vos mando. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros (Jo 15,14.17). Cantar algum canto com a temtica do encontro.

Potrebbero piacerti anche