Sei sulla pagina 1di 6

IBECC-Instituto Brasileiro de Educao , Cultura e Cincias.

Curso: Administrao , Servios e Negcios Disciplina: Administrao da Produo e Custo Logstico Professora: Ana Cristina Balthazar V. Mello.

CANAIS DE DISTRIBUIO 1 - INTRODUO Na sociedade em que vivemos, os produtos so movimentados e transportados dos locais de produo para o consumidor final. Os canais de distribuio fazem com esse processo ocorra, criando um fluxo eficiente. Os canais de distribuio devem garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, convenincia do cliente. Adicionar valor ao produto atravs da logstica de distribuio pressupe atender s expectativas de clientes ao menor custo possvel. E estes esforos se estendem s relaes interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, at chegar ao consumidor final. A dimenso atravs da qual um canal de distribuio cria um fluxo eficiente de produtos do produtor para o consumidor uma grande preocupao da administrao. Por exemplo, os fabricantes dependem do canal de distribuio para funes tais como venda, transporte, manuseio fsico e armazenamento. Conseqentemente o objetivo do fabricante obter um timo desempenho dessas funes a um custo total mnimo. Este trabalho mostra a definio, tipos de estrutura, extenso, objetivos e as funes dos canais de distribuio. 2 - CANAIS DE DISTRIBUIO 2.1 CONCEITOS

Conjunto de organizaes interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou servio disponvel para o consumo ou uso. a rede de organizaes que cria utilidades de tempo, lugar e posse para consumidores e usurios. Sistemas de relaes existentes entre empresas que participam dos processos de compra, venda e distribuio de produtos e servios.

Os canais de distribuio so estruturas funcionais indispensveis que movimentam produtos e servios entre os membros participantes de um mercado. Os canais de distribuio criam as utilidades de tempo, de lugar e de posse atendendo s necessidades de servir demanda. Alm disso as operaes realizadas permitem economias e eficincia para empresas pois eliminam o nmero de contatos para

atender diretamente cada cliente. O objetivo das grandes empresas fabricar produtos e no distribuir. Para realizar estas operaes existem os intermedirios para operar estoques adequados para atender a necessidade de cada cliente. 2.2 - FUNES DOS CANAIS DE DISTRIBUIO

Induo da demanda Satisfao da demanda Servios de ps-venda Troca de informaes.

2.2.1 - FUNOES AUXILIARES Alm das funes operacionais existem as funes auxiliares ou facilitadoras, que no esto ligadas aos movimentos fsicos, porm imprescindveis: Financiamento- permitir manter nveis de estoque apropriados s dimenses do mercado. Padronizao- conferir qualidade uniforme aos produtos que fluem ao longo dos canais, facilitando aos compradores planejar seus espaos de armazenagem e executar com eficincia as tarefas de movimentao e controle de estoques; Risco - evitar prejuzos materiais e financeiros decorrentes de perdas, roubo, deteriorao bem como erros na avaliao do potencial de vendas; Informaes de mercado - verificar o potencial de vendas, montar esquemas de acordo com o espao e as quantidades, as preferncias quanto ao transporte e a localizao de centros de distribuio e examinar a disponibilidade de fontes de suprimento. 2.3 - TIPOS DE CANAIS 2.3.1 - CANAIS SIMPLES Considera a importncia fatores tais como: preos dos produtos, custos logsticos, garantias contra danos e perdas, termos de entrega e modalidades, pagamento dos fretes e prazos de cobrana do faturamento. 2.3.2 - CANAIS FORMAIS As relaes contratuais entre os participantes so avaliadas os seguintes parmetros: cobertura de mercado, capacidade de performance e definio de qual participante vai executar determinadas funes quais sejam: carga e descarga, embalagem, transporte, armazenagem. 2.4 - PARTICIPANTES DOS CANAIS DE DISTRIBUICAO Os participantes primrios em canal logstico podem ser definidos como empresas que reconhecem, se organizam com interdependncia no sentido de servir a demanda de mercado em termos de suas dimenses espaciais e temporais.

Produtores- geram produtos primrios que se constituem no foco principal da cadeia produtiva sendo tambm o ponto inicial do canal logstico. Envia o resultado de sua produo para empresa industriais ou manufaturas e a um variado conjunto de intermedirios. Industrias - transformaes e incluses de valor adicionado aos bens econmicos, mediante processos de manufatura. Estas empresas adotam dois tipos de estratgias quanto aos seus esquemas operacionais: Produo flexvel: introduz modificaes rpidas e amplas em suas linhas de produtos sem intermedirios. Produo inflexvel: apresentar diferenciais tecnolgicos avanados para adaptar a produo conforme o grau de compatibilidade de recursos produtivos, conhecimentos de mtodos operacionais, operando com processos tecnolgicos autocontrolados, buscando economias de escala e visando minimizar seus custos unitrios sem perda da qualidade da marca. Atacadistas - intermedirios que se dedicam s funes de venda a varejistas, usurios comerciais, industriais e institucionais, agindo tambm como agentes de compra e venda de grandes volumes a clientes de grande porte em termos de volumes fsicos e financeiros.(David Revzan -1961).

Atacadistas de operaes integradas: efetuam transaes de compra e venda entre firmas industriais servindo tambm varejistas. Atacadistas mercantis: trabalham com destaque nos aspectos promocionais e transacionais entre firmas industriais e seus potenciais clientes varejistas, industrias de menor porte, ou mesmo atacadistas localizados em outras regies.

Distribuidores compram, promovem, vendem, distribuem e prestam servios as indstrias. Varejistas - vendem bens e servios para o pblico para uso pessoal, familiar ou residencial. Consumidor final o fim da linha da distribuio 2.5 - OBJETIVOS DOS CANAIS DE DISTRIBUIO

Garantir a rpida disponibilidade do produto nos segmentos do mercado. Intensificar ao mximo o potencial de vendas do produto, buscar as parcerias entre fabricante e varejista. Buscar a cooperao entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores com a distribuio; Garantir um nvel de servio preestabelecido pelos parceiros da cadeia de suprimentos; Garantir um fluxo de informaes rpido e preciso entre os elementos participantes; Buscar, de forma integrada e permanente, a reduo de custos, analisando a cadeia de valor no seu todo.

2.6 - ESTRUTURA DOS CANAIS DE DISTRIBUIO 2.6.1 - CANAIS VERTICAIS

Em termos logsticos, nesse tipo de estrutura, os demais elementos da cadeia, alm do varejista, desempenham papel de apoio; o atacadista desconsolida lotes completos, e vende os produtos em pequenos lotes, aos varejistas, no entanto o atacadista e o fabricante no tm acesso direto ao consumidor. o varejista que interpreta as preferncias do consumidor, as tendncias da demanda, as necessidades dos servios ps-venda.

CANAL NICO NO PEQUENO VAREJO MANUFATURA ATACADISTA VAREJO CONSUMIDOR 2.6.2 - CANAIS HBRIDOS

CANAL NICO, TIPO AVON MANUFATURA SETOR DE VENDAS DO FABRICANTE CONSUMIDOR

CANAL NICO TPICO DO GRANDE VAREJO MANUFATURA VAREJO CONSUMIDOR

Uma parte das funes ao longo do canal executada em paralelo pr dois ou mais elementos da cadeia de suprimentos. Valoriza o contato direto com os grandes consumidores, por razes mercadolgicas, linha de produtos e desenvolvimento de novos itens. Um dos problemas encontrados em canais hbridos, a duplicidade de atuao de alguns elementos da cadeia. A adoo de um canal hbrido de distribuio exige uma forte liderana, algumas vezes o fabricante que exerce essa funo, o fabricante no elimina o apoio dado ao cliente pelos demais elementos do canal de distribuio. 2.6.3 - CANAIS MLTIPLOS Esse tipo de estruturao melhora as condies globais da competitividade da cadeia, mas o problema quando o mercado consumidor fica entre os dois tipos de clientes. Uma forma de contornar esse tipo de problema a possibilidade de atualizao do equipamento aps certo tempo de uso. Ou seja, o varejista pode criar uma ligao mais estvel e mais duradoura entre seu estabelecimento e o consumidor. H tambm casos em que o elemento de um dos canais penetra no outro canal, e uma forma que pode ser utilizada para esse tipo de conflito em canais mltiplos demarcar nitidamente os produtos e modelos para serem comercializados em cada canal. 2.6.4 - CANAIS REVERSOS As diferentes alternativas e formas de comercializao, desde a captao dos bens de ps- consumo ou dos resduos industriais at a sua reutilizao, como um produto ainda em condies de uso ou atravs da reciclagem de seus materiais constituintes, constituem os canais de distribuio reversos ( Ballou,1993:385), (Fuller e Allen, 1995:243),(CLM, 1993: 284).

2.6.4.1 - Canais de Distribuio Reversos de Ciclo Aberto. So constitudos pelas diversas etapas de retorno dos materiais constituintes dos produtos de ps consumo, tais como os metais, plsticos, vidros, papis, etc., que so extrados de diferentes produtos visando a sua reintegrao ao ciclo produtivo substituindo matrias-primas novas na elaborao de produtos diferentes daqueles dos quais os materiais foram extrados. 2.6.4.2 - Canais de Distribuio Reversos de Ciclo Fechado. So constitudos por diversas etapas de retorno de produtos de ps consumo, tais como latas de alumnio, latas de ao, baterias de automvel, etc., dos quais so extrados seus materiais constituintes principais para serem reintegrados na fabricao de um produto similar ao de origem. Existem variedades de fatores que podem influenciam a estrutura dos canais de distribuio, sendo fatores: tecnolgicos, sociais tnicos, governamentais, culturais e geogrficos. 2.7- TIPOS DE DISTRIBUIO Distribuio Intensiva o produto vendido para o maior nmero possvel de atacadistas e varejistas. Distribuio Exclusiva um nico varejista que recebe uma franquia exclusiva para vender o produto em uma rea geogrfica. Distribuio Seletiva o nmero de distribuidores que podem negociar um produto limitado, pode ser usada para os produtos: vestimentas, acessrios, televises, equipamentos de som, utenslios domsticos e equipamentos esportivos. 2.8 - CRITRIOS PARA A ESCOLHA DO CANAL Variveis de mercado: localizao, nmero, densidade e comportamento dos clientes finais. Variveis do produto: volume e peso, valor unitrio, novidade, carter tcnico ou no. Variveis da empresa: capacidade financeira, porte, especializao e controle gerencial da empresa. Variveis de intermedirios: custo, disponibilidade e servios prestados. Variveis comportamentais: potencial de determinadas estruturas de canal para reduzir conflitos, ao mesmo tempo em que maximizam o poder. Variveis ambientais externas: condies econmicas, mudanas socioculturais, estrutura competitiva, tecnologia e regulamentos governamentais.

Os operadores de canais de distribuio, sejam produtores, indstrias ou intermedirios que apresentam padres tcnicos mais modernos contratam empresas de pesquisa e consultores para obter suporte para o planejamento, programao e controle de suas atividades logsticas. Estes servios de assessoria e pesquisa incluem a definio de "benchmarks", avaliao de desempenho de empresas concorrentes. As firmas de consultoria, em particular, participam de programas de treinamento de executivos dos operadores funcionais quando so adotados novos mtodos ou processos. Em outras oportunidades assessores externos podem servir como elementos de ligao entre duas ou mais empresas que estejam em fase de formao de alianas logsticas ou acordos operacionais. 3 - CONCLUSO Logstica o processo de planejamento, implementao e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matrias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informaes relativas desde o ponto de origem at o de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes. Produtos ou servios passam por diversos elos de uma cadeia de distribuio, os chamados intermedirios, at chegar ao seu destino, que o consumidor final. Os canais de distribuio constituem em um quesito de muita importncia para uma empresa, representando a maneira como ela comercializa os seus produtos. Algumas empresas possuem seu sucesso garantido graas ao acesso a canais de distribuio fortes, como o caso do acesso a grandes pontos-de-venda como super e hipermercados. Por outro lado, muitas empresas possuem dificuldades em decolar seus produtos ou servios por dificuldades de acesso a canais de distribuio que tenham condies de alavancar suas vendas. Desta maneira, por mais que uma empresa possua condies internas positivas e oferea produtos e servios de qualidade, seu sucesso (ou fracasso) pode ser definido pelos canais de distribuio que ela possui (ou no possui). 4 - REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS www.cel.coppead.ufrj.

Potrebbero piacerti anche