Sei sulla pagina 1di 6

GESPBLICA

GESPBLICA 1- GESPBLICA-DEFINIO O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao (GesPblica) o resultado da evoluo histrica de uma srie de iniciativas do Governo Federal para promover a gesto pblica de excelncia. Criado em 2005 por meio do decreto 5.378 de 23 de fevereiro de 2005, o Programa tem como principais caractersticas ser essencialmente pblico, ser contemporneo, estar voltado para a disposio de resultados para a sociedade e ser federativo. um programa do Ministrio do Planejamento e Oramento, voltado para orientar os rgos pblicos, baseado na avaliao continuada da gesto. Auto-Avaliao. Consiste basicamente em: a) Auto-Avaliao, b) Plano de Melhoria e Avaliaes Peridicas

2- Ferramentas de Gesto : O GesPblica desenvolve e dissemina ferramentas de gesto que tem como objetivo geral dar apoio ao gerenciamento e gesto do conhecimento, alm de estimular o mapeamento, a disseminao e a incorporao de boas prticas na gesto. Todos os processos de avaliao so aplicveis a rgos e entidades pblicas, nos poderes e esferas do governo, que desejarem avaliar suas prticas gerenciais em busca de excelncia. 2009: Ano Nacional da Gesto Pblica Com o advento da deciso do presidente da Repblica que instituiu o ano de 2009 como o Ano Nacional da Gesto Pblica, a estratgia do Programa foi ajustada para facilitar a construo coletiva de uma agenda de gesto. Estas alteraes vm promovendo mudanas culturais no relacionamento com as instituies pblicas brasileiras, tais como: um leque maior de possibilidades de adeso ao GesPblica; a ampliao das ferramentas de gesto disponveis; o estabelecimento de parcerias com especialistas; e a intensa comunicao entre os participantes do movimento pela melhoria da gesto por meio dos mais eficientes canais (vdeos, ensinos distncia, redes sociais e blogs de gesto).

3- O GesPblica contempla: A formulao e implementao de medidas integradas em agenda de transformaes da gesto, necessrias : a) Promoo dos resultados preconizados no plano plurianual; b) Consolidao da administrao pblica profissional voltada ao interesse do cidado; e Aplicao de instrumentos e abordagens gerenciais. Objetivo - GESPBLICA:

1- Eliminar o dficit institucional, visando ao integral atendimento das competncias constitucionais do Poder Executivo Federal; 2- Promover a governana, aumentando a capacidade de formulao, implementao e avaliao das polticas pblicas; 3- Promover a eficincia, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ao pblica; 4- Assegurar a eficcia e efetividade da ao governamental, promovendo a adequao entre meios, aes, impactos e resultados; e Promover a gesto democrtica, participativa, transparente e tica. 5- Caractersticas da GesPblica: O GesPblica a mais arrojada poltica pblica formulada para a gesto. Esta afirmativa est fundamentada em trs caractersticas: a) b) c) 6a) b) c) d) e) f) g) essencialmente pblica; focada em resultados; e federativa. Princpios e fundamentos da GesPblica: Sustentao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica; Princpios constitucionais da administrao pblica (LIMPE): Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; e Eficincia;

7a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m)

Fundamentos de excelncia gerencial: Pensamento sistmico; Aprendizado organizacional; Cultura da Inovao; Liderana e constncia de propsitos; Orientao por processos e informaes; Viso de Futuro; Gerao de Valor; Comprometimento com as pessoas; Foco no cidado e na sociedade; Desenvolvimento de parcerias; Responsabilidade social; Controle Social; e Gesto participativa.

Modelo de Excelncia-Gespblica

Diagrama das gestes das prticas. 8- O GesPblica, por meio do Comit Gestor, dever: a) Mobilizar os rgos e entidades da administrao pblica para a melhoria da gesto e para a desburocratizao; b) Apoiar tecnicamente os rgos e entidades da administrao pblica na melhoria do atendimento ao cidado e na simplificao de procedimentos e normas; c) Orientar e capacitar os rgos e entidades da administrao publica para a implantao de ciclos contnuos de avaliao e de melhoria da gesto; e d) Desenvolver modelo de excelncia em gesto pblica, fixando parmetros e critrios para a avaliao e melhoria da qualidade da gesto pblica, da capacidade de atendimento ao cidado e da eficincia e eficcia dos atos da administrao pblica federal. Como acontece a participao dos rgos e entidades da administrao pblica no GesPblica: Dar-se- mediante: Adeso: engajamento voluntrio do rgo ou entidade da administrao pblica no alcance da finalidade do GesPblica, que, por meio da auto-avaliao contnua, obtenha validao dos resultados da sua gesto; e

Convocao: a assinatura por rgo ou entidade da administrao pblica direta, autrquica ou fundacional, em decorrncia da legislao aplicvel, de contrato de gesto ou desempenho, ou o engajamento no GesPblica, por solicitao do Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto, em decorrncia do exerccio de competncias vinculadas a programas prioritrios, definidos pelo Presidente da Repblica. 9- Participantes da GesPblica: Podero participar, voluntariamente, das aes do GesPblica: a) Pessoas (a atuao voluntria delas considerada servio pblico relevante, no remunerado); e b) Organizaes (pblicas ou privadas).

10- Organizao da GesPblica:

11- Objetivos do Comit Gestor: O Comit Gestor do Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, no mbito do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), tem como objetivos: 1- Formular o planejamento das aes do GesPblica; e 2- Coordenar e avaliar a execuo dessas aes.

12- Composio do Comit Gestor: O Comit Gestor ter a seguinte composio: Um representante do MPOG, que o coordenar; Um representante da Casa Civil da Presidncia da Repblica; e Um representante de cada um dos quinze rgos ou entidades da administrao pblica indicados pelo Ministro do MPOG, rgos ou entidades essas com notrio engajamento em aes ligadas qualidade da gesto e desburocratizao, cujos representantes integraro o Comit Gestor.

Observaes: O mandato dos membros do Comit Gestor ser de dois anos, permitida a reconduo; Cada um desses representantes antes descritos ter seu suplente; e O que compete ao Comit Gestor: a) Propor ao Ministro de Estado do MPOG o planejamento estratgico do GesPblica; b) Articular-se para a identificao de mecanismos que possibilitem a obteno de recursos e demais meios para a execuo das aes do GesPblica; c) Constituir comisses setoriais e regionais, com a finalidade de descentralizar a gesto do GesPblica; d) Monitorar, avaliar e divulgar os resultados do GesPblica; e) Certificar a validao dos resultados da auto-avaliao dos rgos e entidades participantes do GesPblica; e f) Reconhecer e premiar os rgos e entidades da administrao pblica, participantes do GesPblica, que demonstrem qualidade em gesto, medida pelos resultados institucionais obtidos. 13- Competncia ao Coordenador do Comit Gestor: Cumprir e fazer cumprir este Decreto e as decises do Colegiado; Constituir grupos de trabalho temticos temporrios; Convocar e coordenar as reunies do Comit; e Exercer o voto de qualidade no caso de empate nas deliberaes.

Observaes finais A participao nas atividades do Comit Gestor, das comisses e dos grupos de trabalho ser considerada servio pblico relevante, no remunerado; e A Secretaria de Gesto do MPOG exercer as funes de Secretaria-Executiva do Comit Gestor.

Potrebbero piacerti anche