Sei sulla pagina 1di 45

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS - UNIPAC FACULDADE DE EDUCAO E ESTUDOS SOCIAIS CURSO NORMAL SUPERIOR

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental

Vnia Cristina Fernandes 5 Perodo Normal Superior

Governador Valadares 2010 VNIA CRISTINA FERNANDES

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental

Relatrio de estgio supervisionado realizado no 5 perodo, exigido como requisito parcial para graduao em Normal Superior. Orientadora: Sandra Maria Perptuo Locatelli

Governador Valadares 2010

AGRADECIMENTOS

Ao meu maravilhoso Deus. A Ele seja dada toda honra e glria, por ter me concedido a graa de poder realizar esse prazeroso trabalho. Ele que o autor da vida, criador das mais lindas manifestaes artisticas. Esse trabalho uma expresso de minha adorao ao Pai celestial, to lindo e amado Deus. A Escola Minicipal Reverendo Sillas Crspo, que alm de me apoiar nesse estgio, investe na educao de seus alunos, ajudando-os a se tornarem cidados ticos para o engrandecimento e construo de uma sociedade melhor tendo por base os princpios de Cristo. A minha diretora Fernanda, por ter me dado oportunidade de estagiar, quando eu sendo funcionria. A minha supervisora Elvira, que apoio o incentivo da funcionria segundo estagiria. Respeitando o trabalho e sempre pondo a disposio para ajudar. Aos alunos que no decorrer de todo o estgio, foram as peas fundamentais para a realizao desse trabalho, e que se dedicaram a cada dia com seus esforos e criatividade.

DEDICATRIA

Dedico o meu estgio ao meu lindo e maravilhoso Deus. O grande Criador e artista, me inspirou em todo trabalho. Tambm aos meus filhos que tiveram pacincia e carinho comigo quando eu trabalhava, estudava e estagiava. Respeitando o meu limite de tempo para com eles.

SUMRIO

INTRODUO .................................................................................................................. 05 1 O CAMPO DE ESTGIO 2-OBSERVAO FUNDAMENTAL E PARTICIPAO NO 1, 2 E 3 ANO DO 06 ENSINO 09 11 14 15

3- REGNCIA NO 1, 2 E 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANEXOS ........................................................................................................................... 16 Anexo 01: Identificao do aluno ................................................................................ Anexo 02: Planos de aulas, projetos, seqncias didticas e atividades enriquecedoras Anexo 03: Declarao de aceitao do estagirio na escola ..................................... Anexo 04:Registro de comparecimento Anexo 05: Auto-avaliao do estagirio ...................................................................... Anexo 06: Avaliao do estagirio pela escola .................................................. Anexo 07: Registros fotogrficos ................................................................................ 17 18 30 31 33 34 37

INTRODUO

A importncia do estgio para a formao do profissional nos permitir o conhecimento no processo aprendizagem. Atravs do estgio voc aprende construir o seu prprio conhecimento, propiciando a descoberta de valores ticos, respeitando a igualdade de direitos, de deveres, e respeito a ordem democrtica. Atravs do estgio pude rever meus conhecimentos, segundo profissional atuante. Contribuiram para o enriquecimento do meu desenvolvimento intelectual, frizando mais nas minhas dificuldades, sucessos da prtica pedaggica, desenvolvimento dos alunos e a minha postura diante da proposta de ensino.
Todas as crianas devem aprender a ler e a escrever com desenvoltura nas primeiras sries do ensino fundamental, para poderem participar ativa e produtivamente da vida social. (TORO, Bernardo. 1997; pg.: 12)

O estgio foi realizado na Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo no perodo de 22/03/2010 29/04/2010. A tarefa de ensinar funo do professor, por isso o objetivo desse estgio preparar o estagirio para atingir o sucesso na aprendizagem, capacitar cidados para viver em construo de uma nova histria e uma sociedade melhor.
A escola um espao privilegiado para acolher essas diferenas e possibilitar as trocas e a ampliao do olhar do aluno, na medida em que o professor oportuniza situaes desafiadoras. O professor no pode esquecer qjue seus alunos so sujeitos produtores de conhecimentos. (SIGNORELLI, 1997; pg.:13)

O relatrio de estgio supervisionado est estruturado da seguinte forma: Agradecimento, dedicatria introduo, campo de estgio, observao e participao, regncia, concluso, referncias bibliogrficas e anexos.

1 - O CAMPO DE ESTGIO: 1, 2 E 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Caracterizao da escola A escola Municipal Reverendo Sillas Crspo encontra-se localizada na rua Monte Horelo, n 73, Vila dos Montes, Governador Valadares Minas Gerais. Atualmente um espao gigantesco, contendo 42 turmas, 22 nos anexos e 20 no prdio, biblioteca, sala de vdeo, salo multiuso, quadra poli - esportiva, campo para futebol, espao bem arborizado e calamento em torno do prdio. O prdio possui 2 andares. A demanda grande, com implantao do tempo Integral, hoje recebemos 1250 alunos e 148 funcionrios. Alunos esses que entram na escola s 7hrs e ficam at s 15hrs. A noite funciona o EJA.

Regimento e Proposta pedaggica da escola O regimento da Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo est de acordo com as leis diretrizes e bases da educao nacional LDBEN 9394/96 definindo a estrutura administrativa, disciplinar didtico pedaggica da Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo em consonncia com a proposta Poltico Pedaggica da secretaria Municipal de Educao (Smed). Porm, passou por reviso em 2006, para se adequar s normas determinadas em Resoluo do CME/GV. A Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo, criada pela lei municipal n 2385178, 1 a 4 srie portaria 022182 12/03/82 e 5 a 8 srie portaria 765191 29/11/91, mantm educao infantil resoluo CNE/CEB e n 02/98, contendo ciclo de alfabetizao conforme resoluo 001/97 secretaria municipal de educao seriao de 3 a 8 srie, ensino fundamental regular para jovens e adultos 8

resoluo CME n 04/99 e resoluo n 06/99 secretaria municipal de educao Ensino fundamental com durao de 9 anos no sistema municipal de ensino, conforme resoluo n 01 de 28 de janeiro de 2003, CME/GV, revogando a resoluo n 01 de 05 de dezembro de 1997 ciclo de alfabetizao, resoluo 04, de 05 de agosto de 2005 estabelece normas para regularizao da vida escolar dos alunos matriculados no ensino fundamental em escolas do sistema municipal de ensino de Governador Valadares resoluo n 02, de 29 de janeiro de 2003, estabelece critrios para formao de turmas de jovens e adultos do ensino noturno. uma instituio de Ensino que oferece: Educao infantil (primeira etapa de educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana de 0 a 5 anos e seus aspectos fsicos, psicolgico, intelectual e social completando a ao da famlia e da comunidade.) Ensino fundamental com durao de 09 anos obrigatrio e gratuito na escola pblica, ter como objetivo a formao bsica do cidado atravs do desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como mais bsicos o pleno domnio da leitura, escrita. Para os alunos maiores de 15 anos de idade. Ciclo de estudos ser destinado aqueles que no tiveram acesso ou continuidade de estudo na idade prpria. A Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo tem como objetivo o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecendo-lhe meios para o progresso no trabalho e em estudos posteriores. O regime disciplinar aplicvel ao pessoal discente, docente e administrativo se destina a promover melhoria do processo de ensino aprendizagem; na formao do educando do bom funcionamento dos trabalhos escolares do entrosamento dos vrios servios, da manuteno da boa ordem da perfeita execuo do regimento escolar da concesso dos objetivos neles previstos. A filosofia da escola baseia-se numa educao democrtica, solidria, fraterna e inclusiva com uma ao pedaggica preocupada com a liberdade do ser humano. Colocando a cidadania e a tica no centro de sua misso educativa. 9

10

Promovendo os grandes valores presentes no corao do homem: justia, respeito, verdade, amor e paz; Garantindo o direito de todos na construo de conhecimentos numa perspectiva crtica e transformadora; Propiciando a comunidade escolar e a comunidade local em ambiente acolhedor e fraterno estabelecendo uma relao dialgica para que a unio seja harmoniosa. A escola oferece dentre outros: Laboratrio de Informtica; Projeto Crescer; Projeto EncontrArte e Projeto Escola Cidad.

10

11

2 OBSERVAO E PARTICIPAO NO 1, 2 E 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O estgio de observao e participao realizado por mim na escola Municipal Reverendo Sillas Crspo proporcionou conhecer de algum modo, fatores que por eu atuar na rea do ensino fundamental era despercebido. Durante este perodo, acompanhei mltiplas interaes do ambiente escolar, tais como as diversas reaes dos alunos em diferentes momentos, at mesmo na minha sala, durante as oficinas. Tambm observei o manejo de cada professor e fazer uma anlise no meu comportamento em sala. Acredito que o professor deve ser multiprofissional para conseguir executar o seu trabalho de forma segura e atender s necessidades de cada criana. Assim faz-se necessrio que eles conquistem o respeito dos alunos e que valorize o ensino humanizado. No incio do meu estgio, observei a turma do 1 ciclo muito agitada, devido a grande falta de professor, nos momentos de oficina com minha turma eu acabei ficando em sala sozinha, mas atuando do que observando. Por precisar fazer estgio e sem quase tempo para isso, eu me coloquei a disposio da escola. Nos meus horrios vagos, eu estava em sala regendo. Por ser uma escola companheira, pude contar com a orientao da pedagoga e me deixou como estagiria bem a vontade. Algumas salas apresentavam indisciplina, devido situao das escolas com a mudana do quadro de professores. Minha preocupao maior pelo fato de tantas oficinas e ainda falta de professores atrapalharem o pedaggico das crianas. Mas, quanto a disciplina fomos aos poucos estabelecendo com a turma alguns combinados que foram sendo cumpridos ao longo do dia. Como se esperado ao longo do dia deparei-me com diversas situaes costumeiras na rotina escolar, tal como: lanche, conflitos, horrios a serem seguidos, materiais que somem, brigas de alunos, choro por qualquer coisa.
A educao um universo muito complexo e preciso enxerg-la como um grande sistema. A responsabilidade pelo fracasso do sistema. A questo principal que a educao das crianas e a formao dos adultos so consideradas custo e no investimento. So os homens que produzem coisas novas no o capital. S que ainda no sabemos calcular que retorno a formao d sobre esse investimento (VERGNAUD, 2009, pg.: 36)

11

12

A partir das minhas observaes em outra sala, notei uma grande diferena entre a turma do 1 ciclo com a qual do 2. At mesmo porque minha sala do qual eu trabalho e tenho certo domnio. Eu sou monitora, e a professora por ter muita carisma, tem excelente domnio de classe. uma pessoa muito carinhosa e trabalha muito bem com a turma. realizado atividades de leitura com as crianas, atividades variadas utilizando sempre o alfabeto mvel, e sempre recorrem a atividades que propiciassem o contato do universo escuto com a realidade social das crianas. Foi importante para mim, porque estou na sala e o tempo todo a professora necessita da minha ajuda, pois tem algumas crianas com dificuldades de concentrao. Mas todo o tempo as crianas esto movimentando e todas participam das atividades. Assim pode perceber quais so as dificuldades apresentadas por cada criana. O torna o resultado da aprendizagem positivo ou no abordagem e a metodologia de trabalho que o educador tem a oferecer para cada criana. O importante do estgio de observao que a medida que vamos nos apropriando da dinmica escolar, torna-se possvel um novo olhar para cada realidade e, justamente nesta linha de pensamento pude entrar com firmeza na turma do 3 ciclo da alfabetizao. Mesmo j tendo passado por vrias vezes nesse ciclo, s que, como professora e no observadoras so papeis diferentes. Nesse ciclo as atividades so mais longas e demandam de maiores conceituaes, os momentos de leitura livre, jogos, brincadeiras, msicas, artes e ainda so presentes. A turma relaciona muito bem com a professora que tem um excelente domnio de classe, o mesmo comportamento no acontece com as professoras de outros contedos. Cada dia de observao foi algo novo para mim, um fato que me chamou bastante ateno foi uma atividade que a professora deu e eu pude auxiliar, foi um brech para trabalhar adio e subtrao na matemtica. Compreendo que a escola deve ser um espao de apropriao de conhecimento e de contnuas experincias que se repetem e que se modificam continuamente. Pois na escola que a criana examinar suas experincias, conhecer seu ambiente e as diversas linguagens e se dar a conhecer-se os

12

13

outros. Como diz Vergnaud (2009, pg. 32) todos perdem quando no usamos a pesquisa na prtica. 3 RELATORIO DE REGENCIA 1 2 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O estgio de regncia proporcionou-me grande aprendizagem no processo de construo do conhecimento. Minha atuao na turma do 1 ano foi muito boa, porque eu j trabalho na sala como monitora. As crianas da sala me aceitam muito bem, participam das atividades, por serem muito curiosas, fazem muitas perguntas. Esta sala tem uma criana com sndrome de daw. Ele o encanto da sala. uma experincia nova para mim, porque tenho uma irm especial, mas lidar como professora bem diferente. Comecei meu estgio nos primeiros dias de aula, ento comeamos com as letras do alfabeto para que as crianas conhecessem o seu nome e a primeira letra do nome. Cada criana participou de atividades em que fala de sua histria. Com isso, trabalhamos a histria da pscoa. Propus que fizessem uma atividade que eles levassem para casa e consultassem os pais e pedirem para falar sobre o que significa a pscoa para eles. O momento de regncia para analisar que o estgio um suporte para formao do acadmico. Nele est contida toda e qualquer ferramenta que possa auxiliar um profissional, e ver com olhares diferentes a sensao e a responsabilidade de que se deva ter com as crianas que sero futuras educadoras. No 2 ano trabalhei com leitura, em grupo, individual. Foi fcil reger no 2 ano. A professora me deixou uma semana bem vontade. Tudo ocorreu bem. Foi narrada por mim a histria de Dona Baratinha, lembrando os alunos que cada um teria sua vez de falar e todos participaram. As cenas da histria eram mostradas em gravuras animais que seriam os supostos presentes de Dona Baratinha. Foram feitas atividades, desenhos livres e outro tipo de identificao do personagem. 13

14

Este projeto teve por objetivo principal, a busca de novos conhecimentos, levando o aluno participao ativa que contribui para o enriquecimento de seu desenvolvimento intelectual e dirio.
Para que a criana se exprima pela linguagem necessrio que se observe uma hierarquia da identificao, isto , a criana tem que ouvir e compreender primeiro as palavras emitidas pelos adultos e s depois exprimir-se por meio delas. Da mesma forma que tem de aprender primeiro a ler e s depois exprimir-se pela escrita. (FONSECA, Vitor da, 1995; pg.; 243.)

Numa turma do 3 ano, foi mais difcil, porque os alunos esto bem agitados com a mudana para tempo Integral. Precisei de muita habilidade para reter ateno deles. As atividades e brincadeiras, conversa e material diversificado. A professora muito tranqila e me auxiliou, sempre se posicionava intervindo na disciplina, pois alguns extrapolavam nas brincadeiras. A parte mais difcil foi lidar com a disciplina, justamente pela implantao do tempo Integral. No perodo em que passei pelo estgio, pude perceber que a relao entre alunos e professores importante e lao permanente. Procurei ser muito criativa, apesar de perceber crianas com grandes dificuldades, porm percebi que as professoras se desdobravam em recuperar o nvel da criana para com a turma.
Atingi o sucesso na aprendizagem exige a satisfao de determinados quando se integridades proporcionam bsicas. A criana aprende normalmente, quando certas condies esto presentes e oportunidades adequadas. (FONSECA, Vitor da, 1995; pg.: 43.)

Nas regncias das turmas em sala de aula, percebi que o professor continuava com o papel principal para o ensino da educao e sem a presena deste profissional, o objetivo fica sem sentido. O professor a parte fundamental para o desenvolvimento da criana na aprendizagem, atravs dele o aluno se prepara para aprimorar o caminho que ir percorrer .

14

15

O papel do professor muito importante na construo do saber, e ele precisa aprimorar e enriquecer os seus conhecimentos, assim poder socorrer e ir de encontro s necessidades de seus alunos.

15

16

CONSIDERAES FINAIS Atendendo s exigncias dessa instituio de ensino superior Unipac. Atuei como aluna estagiria no Ensino Fundamental. Este estgio tem como objetivo principal a busca de novos conhecimentos, levando o aluno participao ativa, que contribua para o enriquecimento de seu desenvolvimento intelectual. Todas as atividades foram de maneira prazerosa e interessante levando a participao de todos, superando todas as expectativas, diante da nova proposta de ensino, podendo assim abrilhantar e acrescentar o meu processo de letramento. Ao estagiar nos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental, realizei uma sondagem, podendo assim, fazer um planejamento real de acordo com as necessidades dos alunos, este projeto teve por objetivo o intuito de conscientizar os alunos nas atividades apresentadas. Os alunos mostraram bastante interesse nas atividades ldicas que no so apenas uma forma de entretenimento para gastar energias, mas meios que contribuem e enriquecem o aprendizado. Concluo que este estgio possibilitou o alcance, os objetivos ampliando gradativamente meus conhecimentos.

16

17

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FONSECA, Vitor da. Dificuldade de aprendizagem: 2 edio - 1995 pg.: 43. FONSECA, Vitor da. Dificuldade da aprendizagem: 2 edio 1995, pg.; 243.. VERGNAUD, 2009, pg.: 36. TORO, Bernardo. 1997, pg.:12 Apostila Alcance. SIGNORELLI. 1997, pg.: 13 Apostila Alcance.

17

18

ANEXOS

Anexo 01: Identificao do aluno Anexo 02: Declarao de aceitao do estagirio na escola. Anexo 03: Registro de comparecimento Anexo 05: Auto-avaliao do estagirio Anexo 04: Avaliao do estagirio pela escola Anexo 05: Registros fotogrficos.

18

19

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares IDENTIFICAO DO ALUNO

CURSO: NORMAL SUPERIOR ESTAGIRIO (A): Vnia Cristina Fernandes RESIDNCIA: Rua Maranho, 334 Bairro de Lourdes TEL. CONTATO: (033) 3276-2835 / (033) 99827188 DOCUMENTOS PESSOAIS

IDENTIDADE: M 4.098.248 CPF: 542.626.746.49 TTULO DE ELEITOR: 741526402/56 zona 118 seo 0099 OUTROS:

19

20

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

OBJETIVO(S): CONTEDO DISCIPLINAR

ESCOLA: Municipal Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus e DATA: 09/04/2010 Matemtica SERIE/CICLO: 1 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Conhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras - Compreender as diferenas existentes entre os sinais do sistema de escrita. Leitura e interpretao oral e escrita e nmeros.

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Formar uma roda de conversa, e pedir que cada um fale a letra do seu nome. - Montar um crach com cada criana. - Trabalhar a matemtica oral com a contagem das letras

RECURSOS

Giz, quadro, barbante, lpis de cor, revistas, folha branca.

AVALIAO

A avaliao foi feita atravs do interesse e participao dos alunos

20

21

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 12/04/2010 SERIE/CICLO:1 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Desenvolver a habilidade de compreenso da leitura. - Inferir informaes

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

- Leitura e Interpretao (Pscoa) - Relaes sociais

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Canto: Bom dia coleguinha - Sentar as crianas, e contar a histria sobre dois tipos de pscoa. - Comentrios sobre a histria (deixar que cada um fale sobre o que entende). - Distribuir os smbolos para cada criana e pedir que faam um colorido bem bonito. - Montar a cesta de ovos. Com os significados de cada smbolo. Cpia (xrox) Lpis de cor Cola, papel colorido. A avaliao foi feita atravs da participao e socializao dos alunos.

RECURSOS

AVALIAO

21

22

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 13/04/2010 SERIE/CICLO: 1 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes Desenvolver a linguagem oral e escrita Desenvolver a capacidade de expressar-se espontaneamente Desenvolver o interesse e a participao Desenvolver a criatividade Linguagem oral e escrita

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

PROCEDIMENTOS - Agrupar as crianas em 6 elementos DIDTICOS - Escrever no quadro as palavras que cada grupo formar (Prof. METODOLGICOS Escriba)

RECURSOS

Quadro, giz e alfabeto mvel.

AVALIAO

Verificar se a criana capaz de identificar palavras e regras ortogrficas do sistema descrito.

22

23

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 14/04/2010 SERIE/CICLO: 1 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Desenvolver a linguagem oral e escrita - Desenvolver a oralidade - Localizar informaes

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

Linguagem oral e escrita

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Texto trava lngua - A bota de Beto - Interpretao oral e escrita - Texto fatiado - Bingo de palavras - Texto coletivo

RECURSOS

- Cartela de bingo - Texto (xrox) - Giz - Quadro - Livro Os alunos so avaliados durante os seus desenvolvimentos em sala de aula.

AVALIAO

23

24

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 15/04/2010 SERIE/CICLO: 2 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes Compreender globalmente o texto lido Inferir informaes Leitura e interpretao oral e escrita (a corujinha) Vinicius de Moraes.

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Leitura silenciosa do poema - Leitura coletiva - Leitura individual (alguns alunos) - Circular palavras que rimam - Escolher 2 alunos para recitar o poema - Interpretao oral e escrita - Atividades com palavras que rimam - Produo de um poema

RECURSOS

- Copia do poema (xrox) - Folha em branco - Quadro - Giz A avaliao faz parte do processo de aprendizagem, por isso ela contnua.

AVALIAO

24

25

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 16/04/2010 SERIE/CICLO: 2 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Formular hipteses sobre o contedo do texto - Ler e compreender com maior ou menor fluncia

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

Leitura (continuao do poema)

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Leitura das produes de texto - Escolha do melhor poema - Texto fatiado do poema - Trabalho de ortografia - NH - Colagem

RECURSOS

- Texto (xrox) - Revistas, jornais - Tesoura - Cartolina - Cola Toda a sala foi avaliada durante a aula.

AVALIAO

25

26

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 19/04/2010 SERIE/CICLO: 2 ano DURAO DA AULA: 2:30 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Dominar a natureza alfabtica do sistema da escrita - Ler e compreender frases - Ortografia P e B

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Texto (O papagaio e Paquito) - Leitura coletiva - Cruzadinha - Colagem - Desafio ortogrfico - Caa palavra

RECURSOS

- Texto (xrox) - Fichas - Jornal e revistas - Pregador de roupa - Barbante A avaliao contnua.

AVALIAO

26

27

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 20/04/2010 SERIE/CICLO: 2 ano DURAO DA AULA: 2:30 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Promover a interao entre os alunos - Desenvolver habilidades e promover a socializao - Jogral da pontuao - Poema

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- As crianas estaro vestidas com avental feita de TNT, cada um falar uma estrofe. - Apresentar fichas contendo frases para os alunos classificarem os sinais de pontuao. - Pontuar o dilogo da historinha.

RECURSOS

- Cola - EVA - Tesoura - Cartolina Os alunos foram avaliados mediante a participao.

AVALIAO

27

28

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 22/04/2010 SERIE/CICLO: 3 ano DURAO DA AULA: 2:30 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Ler com fluncia - Inferir informaes - Compreender globalmente o texto lido

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

- Par lenda (interpretao oral e escrita)

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Leitura coletiva - Circular palavras que rimam - Copia (xrox) do poema para recortar e colocar em ordem - Produo de um poema coletivo

RECURSOS - Copia (xrox) do poema - Quadro - Giz AVALIAO A avaliao foi feita atravs da observao.

28

29

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus DATA: 23/04/2010 SERIE/CICLO: 3 ano DURAO DA AULA: 2:30 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Compreender texto que julga verbal e no verbal - Inferir informaes - Conhecendo uma receita

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Apresentar uma receita para os alunos (Salada de frutas) - Separar os passos da receita utilizando os ingredientes - Montar com as crianas uma salada de frutas. - Listar todos os ingredientes utilizados.

RECURSOS

- Frutas - Vasilhas - Quadro - Giz - Receita A avaliao foi feita para mostrar aos alunos que a receita um texto instrucional.

AVALIAO

29

30

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Matemtica DATA: 26/04/2010 SERIE/CICLO: 3 ano DURAO DA AULA: 2:30 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes Desenvolver o raciocnio lgico das crianas e trabalhar a memorizao dos nmeros. Tabuada cantada

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Copiar a tabuada cantada - Apresentar a msica atravs do CD - Atividades com folha (xrox)

RECURSOS

- Folha (xrox) - Quadro - Giz - CD (tabuadas e cantigas de roda) - Som

AVALIAO A avaliao feita atravs do desenvolvimento da criana.

30

31

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

DADOS GERAIS

ESCOLA: Municipal Reverendo Sillas Crspo DISCIPLINA: Portugus e DATA: 29/04/2010 Matemtica SERIE/CICLO: 3 ano DURAO DA AULA:4 horas ESTAGIRIO(A): Vnia Cristina Fernandes - Verificar se a criana capaz de reproduzir, oralmente ou por escrito o texto lido em voz alta. - Desenvolver o gosto pela leitura. - Desenvolver a capacidade de desenvolver problemas - Leitura e interpretao - Poesia - Problemas

OBJETIVO(S):

CONTEDO DISCIPLINAR

PROCEDIMENTOS DIDTICOS METODOLGICOS

- Visita biblioteca - Poesia (A porta Vinicius de Moraes) - Apresentar uma caixa com vrios objetos e pedir que os alunos escolham um e construa o poema como se eles fossem aquele objeto. - Exposio dos poemas construdos - Trabalhar com o folheto de supermercado.

RECURSOS

- Biblioteca - Caixa - Brinquedos - Folhetos de supermercado - Atividades (xrox) A avaliao feita constantemente atravs do desenvolvimento dos alunos.

AVALIAO

31

32

DECLARAO

Declaramos para fins de comprovao junto coordenao do Curso Normal Superior da Universidade Presidente Antnio Carlos - UNIPAC,que o (a) aluno (a) Vnia Cristina Fernandes, foi aceito (a) como estagirio (a) de observao, participao e regncia do 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental neste estabelecimento de ensino, no perodo de 22/.03/2010 29/04/2010. Estamos cientes de que, ao final do referido estgio, efetuaremos a avaliao de desempenho do (a) estagirio (a), em carter confidencial, que ser enviada Professora Orientadora de Estgio na UNIPAC.

Instituio cedente do Estgio Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo _ Endereo Rua Monte Horeb, 73 Bairro Vila dos Montes Telefone (033) 3275-5141 E-mail_________________________________________

Nome do responsvel pelo estgio na escola Fernanda Inz da S. Souza

32

33

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares Cronograma de Carga Horria do Estgio REGISTRO DE COMPARECIMETNO
( ) Educao Infantil Data ( x ) Ensino Fundamental Entrada ( ) Educao para Jovens e Adultos Sada CH Parcial

Ano ou Perodo

22/03/2010 23/03/2010 24/03/2010 25/03/2010 26/03/2010 29/03/2010 30/03/2010 31/03/2010 05/04/2010 06/04/2010 07/04/2010 08/04/2010 09/04/2010 12/04/2010 13/04/2010 14/04/2010 15/04/2010 16/04/2010 19/04/2010 20/04/2010 22/04/2010 23/04/2010 26/04/2010 29/04/2010

1 ano 1 ano 1 ano 2 ano 2 ano 2 ano 2 ano 3 ano 3 ano 3 ano 3 ano 3ano 1 ano 1 ano 1 ano 1 ano 2 ano 2 ano 2 ano 2 ano 3 ano 3 ano 3 ano 3 ano

07:00 07:00 07:00 09:00 07:00 07:00 07:00 07:00 09:00 09:00 09:00 07:00 07:00 07:00 07:00 07:00 07:00 07:00 09:00 09:00 09:00 09:00 09:00 07:00

11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30 11:30

4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 2:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 4:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 2:30 hs 4:30 hs 91:00 horas

Carga Horria Total do Estgio

Assinatura do Supervisor do estgio........................................................................................................................ Diretor.....................................................................................................................................

33

34

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares Cronograma de Carga Horria do Estgio
( ) Educao Infantil ( x ) Ensino Fundamental ( ) Educao para Jovens e Adultos

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ALUNO(A) Vnia Cristina Fernandes CURSO NORMAL SUPERIOR DATA 15/03 19/03 20/03 21/03 01/04 02/04 07/04 08/04 09/04 29/04 27/04 28/04 15/05 16/05 MATRCULA 081008471 HORAS 20 horas 5 horas 10 horas 10 horas 20 horas 10 horas 10 horas

ATIVIDADE Proposta pedaggica / regimento Elaborao do Plano de estgio Pesquisas bibliogrficas Elaborao do relatrio de observao Elaborao dos planos, seqncias e projetos Elaborao do relatrio de regncia Redigir introduo e consideraes finais

DATA: 17/06/2010.

TOTAL DE HORAS

85 horas

_______________________________________________ Prof.(a) Supervisor(a) de Estgio

34

35

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares

AUTO-AVALIAO DO(A) ESTAGIRIO(A) Estgio Supervisionado: 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental. Professor de Estgio Curricular Supervisionado ........................................... Instituio Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo Supervisor de Estgio da Instituio Conveniada: Elvira Costa Dias Ferraz FASE: OBSERVAO, PARTICIPAO E REGNCIA Estagirio(a): Vnia Cristina Fernandes ITENS A CONSIDERAR
Organizei esquemas ou sugeri idias para um planejamento eficiente da minha atuao? Compareci pontualmente aos locais de estgio? Ajudei espontaneamente ou quando solicitado na elaborao de tarefas diversificadas? Prestei ajuda ao aperfeioamento do pessoal com quem colaborei? Desempenhei conscientemente os trabalhos de estgio, conforme as normas estabelecidas? Registrei, na ocasio oportuna, os pontos relevantes da minha observao e participao durante o estgio? Procurei conciliar meu ponto de vista com diferentes opinies entre os membros dos grupos onde estagiei? Solicitei esclarecimentos sempre que tinha dvidas sobre os problemas administrativos e pedaggicos? Avaliei a minha participao pelo nmero de pontos positivos alcanados, comparando o meu progresso antes e aps cada etapa do estgio?
Sempre Muitas vezes Poucas vezes Nunca

x x x x x x x x x

Governador Valadares 17 de junho de 2010. ................................................... Aluno(a) ....................................................................... Professor de Estgio Supervisionado

35

36

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares AVALIAO DO(A) ESTAGIRIO(A) PELA ESCOLA CAMPO DE ESTGIO ALUNO(A):.Vnia Cristina Fernandes TURMA 5 Perodo ESCOLA( CAMPO DE ESTGIO ): Escola Municipal Reverendo Sillas Crspo ENDEREO: Rua Monte Horeb, 73 Bairro Vila dos Montes. PERODO DE REALIZAO DO ESTGIO: 22/03/2010 a 29 /04/2010 MODALIDADE DO ESTGIO: Observao, participao e regncia. CH: 175 horas RESP/ACOMPANHAMENTO NA ESCOLA: Elvira Costa Dias Ferraz. QUESITOS A SEREM OBSERVADOS CONCEITOS O MB B R F 1 QUANTO AO PLANO DE ESTGIO Integrao entre plano de estgio e o PPP da escola Relevncia das atividades propostas Clareza dos objetivos a serem alcanados Grau de participao e coletividade na elaborao do projeto 2 IMPLEMENTAO DO ESTGIO E RELATRIO FINAL Coerncia entre o planejamento e trabalho executado Relacionamento com os diversos segmentos da escola Pontualidade na execuo dos trabalhos Assiduidade comparecimento nas datas previstas Competncias demonstradas na implementao do projeto do estgio Predisposio em colaborar com a escola Fidedignidade do contedo do relatrio ( coerncia entre as atividades executadas e relatrio final ) CONCEITO GLOBAL DO(A) ESTAGIRIO(A) .Governador Valadares, 17 de junho de 2010.

.............................................................. Ass.Resp./acompanhamento/Carimbo

............................................................... Ass.do(a) Diretor(a) da Escola

36

37

DECLARAO DE CONCLUSO DO ESTGIO

Declaro para fins de comprovao de estgio Supervisionado, que o(a) aluno(a) Vnia Cristina Fernandes, regularmente matriculado(a) no curso de Normal Superior da UNIPAC, cumpriu 175 horas de Estgio em 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental, no perodo de 22/03/2010 29/04/2010 neste estabelecimento de ensino.

Governador Valadares, 17 de junho de 2010.

____________________________________ Assinatura do Diretor da Instituio

37

38

Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Governador Valadares CARGA HORRIA CONSOLIDADA CARGA HORRIA TOTAL EXIGIDA 175 H Atividades complementares no 1, 2 e 3 ano do Ensino Fundamental Observao, participao e regncia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: 91 horas. CARGA HORRIA TOTAL VIVENCIADA: 176 horas.

AVALIAO DO ESTAGIRIO APROVADO REPROVADO

...................................................................... Professor de Estgio Supervisionado

38

39

Turma do 1 ano

39

40

Turma do 2 ano

40

41

Turma do 3 ano

41

42

Professoras do 1, 2 e 3 ano

42

43

43

44

Visita biblioteca

44

45

45

Potrebbero piacerti anche