Sei sulla pagina 1di 9

UM NOVO MODELO DE PCP PARA O SETOR DA CONSTRUO CIVIL

Ricardo Luiz Machado (1); Luiz Fernando M. Heineck (2)


(1) Universidade Catlica de Gois, Avenida Universitria, no 1069 CEP: 74605-010, Setor Universitrio, Goinia -GO, Fone: 62 2271351 e-mail: rmachado@ucg.br (2) Universidade Federal de Santa Catarina, CTC, EPS, PPGEP, Caixa Postal 476, CEP: 88010-970, Trindade, Florianpolis SC e-mail: heineck@eps.ufsc.br

RESUMO
Neste trabalho discutida a aplicao dos princpios e ferramentas da construo enxuta lean construction em processos produtivos de empresas do setor da construo civil. Constata-se que o sistema de produo da construo requer transformaes radicais, iniciadas a partir da reconcepo de seu modelo tradicional de converses para o modelo de fluxos e converses, sugerido pela filosofia de construo enxuta. Enfatiza-se um modelo de planejamento e controle da produo destinado ao curto prazo como um meio eficaz de se estabilizar e garantir o fluxo de produo. Na sequncia do trabalho descreve-se os resultados de uma interveno voltada para o desenvolvimento do processo de planejamento de curto prazo realizada em uma empresa do setor da construo atravs de uma sistemtica de gerao e emisso de cartes de produo.

ABSTRACT
This paper discusses the application of lean construction principles and tools. The traditional conceptual basis of construction is criticized and a new paradigm for construction is proposed. Aiming to increase the production flow reliability a production planning and control technique regarding to short-term planning is proposed. An empirical study on a building site conducted by the researchers, involving the generation and releasing of production cards as a control tool is described.

1. INTRODUO
O setor da construo civil historicamente buscou inspirao nas prticas da manufatura seriada para organizar seu processo de produo. Koskela (1992) sustenta que, por muito tempo, se buscou uma soluo para os problemas do setor da construo civil atravs da industrializao - pr-fabricao e modularizao dos componentes da construo. Mais recentemente, segundo esse mesmo autor, outra soluo trabalhada pelas empresas construtoras nos pases desenvolvidos focou esforos na utilizao de sistemas de Construo Integrada por Computador ou os CIC - Computer Integrated Construction - derivados dos sistemas de Manufatura Integrada por Computador - os CIM Computer Integrated Manufacturing. Alm disso, alguns pases, como o Japo, voltaram-se para a iniciativa de utilizar a robotizao e a automao nos processos construtivos como sada para os problemas enfrentados nos processos produtivos da construo. Embora algumas das propostas apresentadas anteriormente tenham logrado relativo sucesso, ainda se apresentam como solues bastante limitadas para a melhoria efetiva do processo produtivo da construo civil. Parte dessa limitao deve-se s peculiaridades presentes no ambiente produtivo do setor, associadas ao alto nvel de complexidade do seu processo, gerao de produtos nicos, concentrao temporria de recursos em funo de estgios evolutivos do produto com ciclos de vida definidos e uso intensivo de mo-de-obra, dentre outras particularidades. Ressalta-se ainda dificuldades de integrao entre tecnologias de processo e a gesto do processo produtivo como um todo. Nesse sentido, atualmente existe uma outra tendncia na manufatura cujo impacto parece ser bem mais positivo que as solues sugeridas para resolver os problemas da construo, baseadas em tecnologias de informao e automao. Essa tendncia centrada em uma nova filosofia de produo que no se baseia na implementao de novas tecnologias, mas na aplicao de teorias e princpios bsicos de gesto relacionados melhoria dos processos de produo. Intitulada Construo Enxuta uma adaptao da produo enxuta ao contexto especfico do setor da construo civil - esta nova filosofia de produo, embora a inda pouco utilizada pela indstria da construo, apresenta-se como uma soluo mais adequada para os problemas do setor. Isso se deve sua caracterstica de baixa utilizao de tecnologias de hardware e software em termos de mquinas, robs, sistemas computacionais de gesto ou de automao, que so substitudas por solues tecnolgicas mais simples baseadas no envolvimento da mo-de-obra. Verifica-se que tais caractersticas da construo enxuta apresentam bastante coerncia com as peculiaridades do setor da construo visto que levam em considerao a dificuldade de implementao e rigidez gerada por uma nova tecnologia de processamento.

2. O NOVO PARADIGMA DA ADMINISTRAO DA PRODUO PARA A CONSTRUO CIVIL


No contexto da traduo das prticas da manufatura para o setor da construo civil e do enfoque voltado para a gesto dos processos produtivos (em vez da implementao de tecnologias sofisticadas baseadas em computador ou na automao), torna-se necessrio entender o paradigma organizacional adotado pelas empresas construtoras nas ltimas dcadas. Uma grande influncia da manufatura para os sistemas produtivos da construo foi a configurao dos processos construtivos de acordo com o modelo de converses (ou de transformaes) segundo o qual o que acontece em um sistema de produo envolve genericamente a entrada de recursos, a converso destes e a gerao de sadas do processo o produto da construo, de acordo com a Figura 1:

Entradas

Processo de Produo

Resultados

Sub-processo 1

Sub-processo 2

Sub-processo n

..... .
Figura 1 O modelo de converses

De acordo com a lgica do modelo de converses apresentado na Figura 1, um processo de produo pode, e deve, ser dividido em subprocessos a fim de facilitar a gesto sobre o mesmo. Busca-se, ento, a otimizao dos subprocessos como forma de otimizar o processo de produo como um todo. Esse ltimo, por sua vez, alcana a maior otimizao possvel atravs do somatrio de todas as melhorias geradas em cada subprocesso isoladamente. A melhoria dos subprocessos comumente baseada na adoo de tecnologias e a avaliao de desempenho monitorada atravs de ndices de produtividade, determinados especificamente para cada operao produtiva. O incremento da eficincia de uma operao produtiva, representando um subprocesso, obtido pelo aumento do valor de seu ndice de produtividade.

2.2. Administrao do processo produtivo sob a tica da construo enxuta


Com vistas a suprir as carncias do processo produtivo convencional baseado no modelo das converses, a partir do incio da dcada de 90, tem-se estudado a aplicao de uma nova filosofia de administrao da produo na construo civil, amparada pela filosofia just-in-time - JIT e pela gesto da qualidade total. Segundo essa nova filosofia, a produo um fluxo contnuo de materiais e/ou informaes partindo da matria -prima at o produto final (Koskela, 1992). Nestes fluxos, o material processado (ou convertido) sujeitando-se a operaes de inspeo e movimentao, alm de poder estar na situao de espera. A converso representada pelo processamento enquanto que as atividades de inspeo, movimentao e espera constituem os fluxos da produo, os quais tambm podem ser caracterizados por tempo e custo embora no agreguem valor. O processo produtivo da construo, sob a tica da filosofia JIT, pode ser esquematizado de uma maneira simplificada (conforme a Figura 2 abaixo), onde os retngulos escuros representam as atividades do processo que no agregam valor em contraste com aquelas que agregam, representadas pelos processamentos:

Retrabalho
Processamento 1

Transporte

Espera

Inspeo

Transporte

Espera

Processamento 2

Inspeo

Retrabalho

Figura 2 O modelo de produo considerando fluxos e converses

De uma maneira geral, pode-se dizer que o princpio que rege a filosofia da construo enxuta consiste na considerao dos elementos do processo produtivo no apenas como converses, mas tambm, os fluxos existentes entre elas. A eficincia do processo, alm de depender das atividades de converses (os processamentos), atribuda tambm maneira como so tratados os fluxos existentes entre estas (Shingo, 1996). Considera-se apenas as atividades de converses como agregadoras de valor ao produto final, levando a concluir que as atividades de fluxo devem ser eliminadas ou, na impossibilidade disto, reduzidas, ao se buscar a melhoria do processo como um todo.

3. O ENFOQUE NO PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO COMO SOLUO PARA GARANTIR O FLUXO DE PRODUO
O sistema de administrao da produo do processo construtivo tem sido feito at ento atravs da organizao de um conjunto de atividades direcionadas para um objetivo comum: a execuo final da obra. Essas atividades so na verdade, subprocessos de converses, baseados nos modelos convencionais de produo. Esta tica da construo, considerada como um conjunto de atividades, compartilhada tanto pelos antigos quanto pelos novos mtodos de administrao dos processos construtivos fundamentados no modelo das converses. O grande problema da viso convencional a respeito dos processos de produo que ela no consegue explicitar o fluxo de insumos ocorrendo entre as atividades. E, se no consegue enxergar, tambm no consegue tratar as atividades presentes no fluxo, em termos de buscar elimin-las ou reduzi-las, caso seja impossvel bani-las do processo produtivo. Conclui-se que a melhoria dos processos produtivos envolve consideraes sobre o fluxo. E nesse sentido, a melhor forma de se considerar o f luxo consiste em planejar as aes futuras a serem realizadas no processo de produo. Alm disso, as consideraes sobre o fluxo vo estar presentes nos horizontes de mdio e curto prazo, sendo que neste ltimo mais intensamente, visto que, em funo da i ncerteza existente no ambiente do processo produtivo da construo civil, muitas das decises operacionais somente podero ser tomadas considerando inrcias de deciso (CORRA et alli, 2000) perodo de tempo compreendido entre a tomada de deciso e sua efetiva implantao de curto prazo. Nesse contexto, torna-se necessrio desenvolver novas ferramentas de planejamento para a construo enxuta, j que aquelas disponveis como as redes CPM/PERT, a Linha de Balano e os diagramas de Gantt, apresentam-se ineficazes ao conseguirem fazer referncia somente s atividades de converso, no contemplando a contento as operaes de fluxo.

4. O MODELO DE PCP DE MDIO E CURTO PRAZO PARA AS EMPRESAS DO SETOR DA CONSTRUO


O tema de discusso a respeito do processo de planejamento e controle da produo j atingiu um nvel relativamente elevado de maturidade em torno das questes bsicas a serem tratadas em tal assunto no mbito da manufatura. Existe amplo consenso, por exemplo, que a questo est relacionada aos problemas de inrcia de deciso. Nesse contexto torna-se necessrio trabalhar com procedimentos distintos de planejamento e controle na medida em que se evolui de horizontes de tempo de longo prazo para curto ou curtssimo prazo, em funo de diferentes inrcias de deciso. Para cada horizonte de tempo ou cada necessidade associada de inrcia de deciso, deve-se pensar em um instrumento de planejamento especfico. Para o longo prazo considera-se genericamente o diagrama de Gantt, a tcnica de rede CPM/PERT e a linha de balano. As trs tcnicas baseiam-se em dados preliminares oriundos de oramentos dos projetos, de estimativas de tempo das atividades necessrias realizao do projeto e do seqenciamento tcnico entre elas. Alguns trabalhos sugerem vantagens no uso da Linha de Balano em relao s demais tcnicas em decorrncia de sua

eficincia em responder s perguntas bsicas do planejamento referentes a quando fazer, o que fazer, quanto fazer, onde fazer e com que recursos fazer. A Figura 3 apresenta um exemplo da Linha de Balano comparando-a com um diagrama de Gantt para algumas atividades existentes em um projeto da construo:

Grfico de Barras (Gantt) X Linha de Balano

FUNDAO

atividades

ESTRUTURA ALVENARIA

tempo
n . . .

unidades de repetio

. . .

3 2 1

tempo

Figura 3 A linha de balano

Com base no planejamento de longo prazo parte-se para os planejamentos de mdio e curto prazo, denominados neste trabalho respectivamente como Lookahead Planning e Weekly Planning.

4.1. Planejamento de mdio prazo: o lookahead planning


O planejamento de mdio prazo no modelo chamado Lookahead Planning (BALLARD, 2000) apresenta o mrito de proporcionar a ligao (antes negligenciada) entre as decises estratgicas tomadas no longo prazo, oriundas da Linha de Balano, com a necessidade de definio de aes ao nvel operacional em bases que vo usualmente do dia de trabalho at a quinzena. Apresenta-se aqui um modelo Lookahead baseado na lgica do planejamento de recursos da manufatura o Manufacturing Resources Planning ou MRP II adaptado das prticas da manufatura para o setor da construo civil. Segundo a lgica do planejamento Lookahead , a partir de um planejamento de longo prazo, deve-se antecipar todas as operaes a serem realizadas para garantir em um futuro prximo cerca de 4 a 6 semanas - a consecuo dos servios aos quais estas operaes esto relacionadas como atividades constituintes ou auxiliares. As operaes auxiliares so aquelas a serem realizadas preliminarmente para permitir a execuo de operaes produtivas posteriores, dentro de uma lgica de redes operacionais associadas a cada servio definido no plano de longo prazo. A idia a de que, por exemplo, se um servio de pintura programado na linha de balano para acontecer em um determinado momento, deve ser providenciada a preparao de andaimes em tempo hbil. Esta providncia ir garantir que, na data programada para o incio da pintura, o andaime estar disponvel. Para tanto, a ordem de compra dos materiais necessrios execuo da pintura deve ser emitida com a antecedncia necessria. Ao mesmo tempo, deve ser assegurada a disponibilidade de mo-de-obra para executar este servio na data programada. Concluindo-se, devem ser liberadas previamente ordens de produo, montagem ou compra, de modo a assegurar que todos os recursos necessrios para a execuo de um servio existente no plano de

longo prazo estejam disponveis nos momentos certos. Parece elementar esta lgica, mas infelizmente no ocorre de forma organizada na grande maioria dos canteiros de obras. Na realidade, o que acontece que a informalidade em que este processo se desenrola provoca a gerao de negligncias, esquecimentos, omisses, enfim, falta de programao adequada.

4.2. Planejamento de curto prazo: o weekly planning


Tendo realizado o Lookahead Planning passa-se s decises de nvel operacional, do dia a dia do canteiro de obras. A este planejamento de curto prazo, que usualmente ocorre em um perodo de 1 a 15 dias, confere-se a importncia de ser o instrumento efetivo da gerao de aes operacionais. A idia a de que a cada microperodo de planejamento se tenha uma definio segura a respeito de quais operaes devem ser executadas, de modo a viabilizar os planejamentos de nveis agregados superiores. Uma forma usual, e j experimentada, de operacionalizar o microplanejamento consiste na definio de perodos semanais de planejamento de curto prazo, elaborados com base na primeira semana de planejamento do Lookahead Planning (BALLARD, 2000). Procura-se chegar a um consenso sobre a emisso de ordens de produo de qualidade, consideradas assim aquelas que obedecerem aos seguintes aspectos exigveis para a operao (BALLARD, 2000): 1. boa definio de uma operao, de forma que se possa estabelecer parmetros de medio e de controle da qualidade; 2. seqncia adequada no processo construtivo; 3. tamanho compatvel com o perodo de planejamento, com a poltica de pagamento e com a questo motivacional (se a tarefa muito grande, o operrio desmotiva-se por no conseguir enxergar o seu trmino tampouco associar o seu empenho com a quantidade de trabalho e a remunerao combinada); 4. possibilidade efetiva de ser executada, em funo da disponibilidade de todos os recursos necessrios sua execuo. Monitoram-se eventuais desvios que possam ocorrer na semana de planejamento atravs da programao de reunies de acompanhamento, que normalmente ocorrem no meio da semana. Usualmente, a cada sexta-feira acontece uma reunio para definir o planejamento da prxima semana de trabalho. No incio da semana, cada equipe de produo tem em mos as tarefas que iro desempenhar ao longo da semana de trabalho. A ligao entre o Lookahead e o planejamento de curto prazo acontece por meio da gerao de cartes de produo para todas as tarefas previsveis para a concluso final da obra. So produzidos, ento, diversos cartes de produo associados s diversas tarefas que ocorrem no canteiro de obras que formam uma espcie de estoque de ordens de produo, liberadas a cada elaborao do Lookahead e confirmadas atravs da entrega s equipes de produo no planejamento de curto prazo. A Figura 4 ilustra um exemplo de um carto de produo:

CARTO DE PRODUO
EQUIPE: TAREFA: LOCAL: DATA DE INCIO: DATA DE TRMINO:

Preparao da Tarefa:

Quantidade realizada:

Data realizada: Incio: Trmino:

Figura 4 Carto de produo A dinmica do trabalho com cartes de produo cria um ambiente de compromisso com a execuo de tarefas e assegura o cumprimento dos prazos do planejamento, atravs da formalizao das ordens de servios que fluem pelo canteiro de obras.

5. UMA APLICAO DO PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO


Visando verificao do processo de planejamento de curto prazo, foi analisada uma obra em execuo por uma empresa de mdio porte localizada na cidade de Florianpolis, no Estado de Santa Catarina. Nesse sentido, foi realizada uma interveno de durao de 5 semanas visando a implementar o planejamento de curto prazo, entre os dias 10 de janeiro e 11 de fevereiro de 2000. A obra objeto do estudo foi um edifcio residencial alto, possuindo 11 pavimentos, com 5 apartamentos por andar. Estes apartamentos possuam caractersticas de grande personalizao em funo de uma poltica de flexibilidade adotada pela empresa construtora, que permitia aos proprietrios dos imveis promoverem diversas modificaes internas nos projetos. A equipe de gerenciamento da obra era composta por 4 pessoas: um engenheiro responsvel pela administrao geral da obra, um mestre de obras encarregado pela alocao de pessoal aos servios programados e pelo controle da qualidade, um tcnico em edificaes responsvel pela aquisio de materiais para o abastecimento da obra e uma arquiteta, encarregada de promover as modificaes de projeto, solicitadas pelos proprietrios dos apartamentos. Constatou-se, no primeiro contato com o pessoal de obra, que o processo de planejamento era desenvolvido pelo engenheiro da obra ao nvel ttico enquanto o mestre-de-obras preocupava-se com os aspectos operacionais. Ao tcnico em edificaes cabia o levantamento das especificaes dos materiais e a colocao de pedidos a tempo de permitir a chegada de materiais nos momentos definidos pela programao da obra. Logo no incio da interveno, foram fotografados todos os apartamentos de todos os andares da obra, com a finalidade preliminar de se obter uma noo prtica e sistmica da evoluo da obra e de ritmos de trabalho. O objetivo principal, ao fotografar a obra, era de determinar todos os servios necessrios para se executar na obra, a serem realizados nos prximos dias at a sua concluso final, bem como de antecipar detalhes construtivos associados necessidade de operaes futuras (ordens de servios). As fotos geradas foram organizadas em um fichrio contendo informaes sobre o estgio evolutivo de diversos locais da obra, tais como os pavimentos, seus apartamentos, a cobertura, a escada, a circulao, as antecmaras, as garagens, o trreo, o arruamento, a fachada frontal, as fachadas laterais e a fachada traseira. A partir da determinao dos servios necessrios concluso da obra, foi produzida uma grande lista de ordens de servio contendo todas as aes passveis de previso para a concluso da obra. Esta lista de ordens de servio foi organizada em funo das diversas tarefas a serem executadas segundo

critrios de construtibilidade e capacidade produtiva disponvel. Em outras palavras, obedecendo a uma sequncia lgica, as ordens de servios foram includas nos instrumentos de programao (lookahead planning e weekly planning) de forma a dimensionar uma carga compatvel com a capacidade de trabalho disponvel e com a necessidade de concluso da obra. A operacionalizao das ordens de servios geradas se deu na forma de cartes de produo, como no modelo apresentado na Figura 4. Foram geradas centenas de cartes de produo, produzindo assim um estoque de ordens de servios a serem liberadas nos momentos oportunos. As ordens de servios eram seqenciadas considerando-se, sempre, o trabalho da prxima semana. O repasse das ordens de servios aos trabalhadores era feito por intermdio do mestre de obras, que levava diversos cartes a cada lder de equipe, informando exatamente o que deveriam fazer em termos de local, quantidade de servio, equipe e aspectos de qualidade de execuo. As reunies com o mestre de obras para discutir a evoluo dos servios planejados e para a entrega de novos cartes de produo, contendo novas ordens de servios, aconteceram nas primeiras duas semanas, nas teras e sextas-feiras. Na reunio das sextas-feiras, procurava-se seqenciar todas as ordens de servios para a semana seguinte, organizadas por equipes de trabalhos, dispostas para cada dia da semana. s teras-feiras, verificava-se o andamento do planejamento das sextas-feiras e promovia-se o replanejamento, caso necessrio, em funo de algum atraso em uma atividade programada para acontecer naquela semana. O no cumprimento de tarefas decorreu, principalmente, de interferncias de chuvas, falta de materiais e carncia de informaes de projeto. Estas discrepncias entre o planejado e o executado alimentavam um indicador de qualidade do planejamento chamado de PPC - Percent Plan Complete , ou Percentual de Atividades Planejadas que foram Efetivamente Executadas. No incio do processo de planejamento, verificou-se que este percentual era bastante reduzido, ficando na casa dos 50 % - somente metade das atividades planejadas eram efetivamente executadas. No decorrer da interveno, com o planejamento de curto prazo, o PPC percentual aumentou para cerca de 80%. Na ltima semana de interveno foi feito um planejamento Lookahead para o perodo remanescente at o final da obra, envolvendo um seqenciamento de atividades definido em funo de todos os servios restantes necessrios ao trmino da obra e da capacidade de produo disponvel, em funo do efetivo de recursos de produo existente na obra. Com relao a este ltimo aspecto, foi considerada como limitao de capacidade apenas o efetivo de pessoal j alocado na obra, devido dificuldade de adaptao ao contexto da empresa de novos funcionrios em funo do pouco tempo at o final da obra.

6. ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO DE CASO


O trabalho de gerao dos cartes de produo permitiu constatar a grande complexidade associada tarefa de antecipao das atividades a serem realizadas para a concluso do projeto estudado. Muitas das operaes auxiliares, preliminares quelas efetivamente produtivas, so conhecidas somente pelo pessoal de canteiro em funo de suas experincias passadas. Nesse sentido, torna-se relevante o treinamento de mestres-de-obras e encarregados em relao aos princpios e ferramentas da construo enxuta para que possam engajar-se efetivamente no processo de planejamento da produo. Os cartes de produo promoveram um interessante clima de comprometimento com o progresso da obra a partir da gerao de um senso de responsabilidade nas equipes executoras das atividades. Alguns operrios chegavam a comemorar o cumprimento parcial de suas metas semanais de trabalho, quando suas tarefas eram avaliadas e aprovadas pelo mestre de obras.

7. CONCLUSES

Na procura pelo sistema de administrao da produo mais adequado s caractersticas do setor da construo civil, a construo enxuta parece ser a melhor soluo para os problemas dos processos produtivos. Ao sugerir solues alternativas para a melhoria dos processos construtivos, no se baseando exclusivamente na implementao de novas tecnologias e direcionando os esforos para a racionalizao dos processos, atravs da otimizao dos fluxos existentes entre as diversas atividades necessrias execuo de um projeto, a construo enxuta consegue adaptar-se s peculiaridades da construo. A gritante variabilidade dos processos produtivos da construo, aliada aos elevados ndices de desperdcios de recursos existentes nos canteiros, indicam claramente que todas as tentativas de melhoria dos processos devem passar por sua racionalizao, otimizando os fluxos existentes entre as diversas atividades, antes de promover complexas e onerosas implementaes de solues baseadas em alteraes dos processos via adoo de novas tecnologias. Nesse sentido, preciso fazer uma mudana do paradigma onde a construo encontra-se atualmente, baseado na produo calcada nos princpios do antigo modelo de converses que, quando comparado s novas filosofias de produo emergentes, como a construo enxuta, apresenta-se com eficincia notadamente inferior. A viso mope do modelo de converses com relao ao processo produtivo, no conseguindo enxergar os fluxos existentes entre atividades e, por conseguinte, no podendo otimiz-los, conduz a uma gerncia deficiente, incapaz de promover melhorias de uma forma eficaz. Conclui-se, ento, que estas melhorias s podem ser obtidas, satisfatoriamente, quando se foca o processo como um todo, considerando os inter-relacionamentos entre suas diversas fases. A garantia do fluxo obtida atravs da redefinio do paradigma do planejamento na construo. Esta nova concepo envolve a utilizao de instrumentos de planejamento que permitam atingir o nvel operacional de detalhe, como o Lookahead Planning e o Weekly Planning.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BALLARD, H.G. (2000). The Last Planner System of Production Control. Birmingham UK, May 2000, Tese de doutorado apresentada ao School of Civil Engineering of Faculty of Engineering of the University of Birmingham, 192 p.. CORRA, H.L., GIANESI, I.G.N., CAON, M. (2000). Planejamento, Programao e Controle da Produo: MRP II / ERP, Conceitos, Uso e Implantao, Editora Atlas, So Paulo, 411 p., 3. edio. KOSKELA, Lauri (1992). Application of the New Production Philosophy to Construction. Technical Report. CIFE (Center for Integrated Facility Engineering). SHINGO, S. (1996). O sistema Toyota de Produo do ponto de vista da Engenharia de Produo. Editora Bookman: Porto Alegre, RS.

Potrebbero piacerti anche