Sei sulla pagina 1di 8

9 ano O Sobrenome de Joana Se pelo menos eu tivesse conservado meu sobrenome, suspirava sua me em dolorido lamento.

Joana, quando criana, ouvia essa reclamao muitas vezes. Dolorido e explicvel lamento: a me era uma mulher submissa, maltratada pelo marido. Em consequncia, muito cedo, pensando na me, Joana decidiu: manteria o sobrenome de solteira, como s casaria com um homem que adotasse seu sobrenome. Logo as oportunidades comearam a aparecer, bonita, inteligente, ela atraa a ateno dos rapazes. Proposta matrimonial no lhe faltava, at de jovem muito interessante. O primeiro pretendente srio foi o Marcelo. Rapaz trabalhador, queria casar. Joana, depois de um namoro morno, disse que aceitava a proposta, mas com aquela condio. Marcelo teria de adotar o sobrenome dela. Coisa que o rapaz rejeitou. Romperam o namoro ali mesmo, ao lado de uma parede de pedra. O segundo foi Bruno, no to srio quanto Marcelo, porm mais inteligente. Namoraram algum tempo, ele props o casamento, de noite, ao sair. Suando, ouviu a exigncia dela, vacilou; no lhe agradava aquilo, mas fez uma contraproposta: casariam e cada um conservaria seu sobrenome. Nada feito, retrucou Joana. O terceiro foi Arlindo, no to inteligente quanto Bruno, mas muito mais afetivo. Desta vez foi Joana quem levantou o assunto: quando a gente se casar, disse, eu quero que voc adote meu sobrenome. Ele olhou-a espantado: a verdade que nunca cogitara isso. Viver juntos, tudo bem; casamento nem pensar. Ela, ento, aps muitas lgrimas, com os olhos vermelhos de choro, mandou-o embora, indignada. Agora, faz tempo que est sozinha, mas tem observado com interesse um colega de escritrio. Homem trabalhador, esforado, inteligente, afetivo. Marido ideal. Problema: ele e ela tm o mesmo sobrenome, Silveira. Se casarem, esse Silveira ser o sobrenome dela ou dele? Se for o caso, ela no quer nem saber.
(Moacy Scliar. Folha de So Paulo, 21.03.05. Adaptado)

1. De acordo com o texto, Joana : a) prefere ficar s, a sair com rapazes. b) tem sado atualmente com um colega de escritrio. c) pretende ainda se casar. d) no gostava da me. e) vista com indiferena, geralmente, pelos rapazes.

2. No texto o termo o casamento (4 pargrafo) desempenha a funo sinttica de objeto direto. Essa mesma funo vem desempenhada por: a) Joana disse que aceitava a proposta b) Ela tinha dvida de que Marcelo a amasse. c) Joana esperava apenas isto: no perder seu sobrenome. d) A esperana de Joana era que encontrasse um marido que adotasse seu sobrenome. e) N.D.A.

3. Destaque a alternativa que tenha orao subordinada substantiva predicativa a) A me era uma mulher submissa. b) A verdade que nunca cogitara isso. c) Romperam o namoro ali mesmo, ao lado de uma parede de pedra. d) Joana, quando criana, ouvia essa reclamao muitas vezes. e) N.D.A.

4. Suponha que a respeito de uma crise em um clube de futebol, dois jornais publiquem o seguinte: JORNAL A: Os jogadores que foram criticados pelo tcnico pretendem sair do clube. JORNAL B: Os jogadores, que foram criticados pelo tcnico, pretendem sair do clube. Destaque a alternativa incorreta: a) O jornal A faz uso de uma orao adjetiva restritiva. b) O jornal B informa que nem todos os jogadores foram criticados pelo tcnico. c) O jornal B faz uso de uma orao adjetiva explicativa. d) O jornal B informa que todos os jogadores foram criticados pelo tcnico. e) N.D.A.

5. O plural de blusa verde-limo, cala azul pavo e bluso vermelho-cereja : a) blusas verde-limes, calas azul-paves, bluses vermelho-cerejas b) blusas verde-limes, calas azul-paves, bluses vermelhos-cerejas c) blusas verde-limo, calas azul-pavo, bluses vermelho-cereja d) blusas verde-limo, calas azuis-pavo, bluses vermelhas-cereja e) blusas verde-limo, calas azuis-pavo, bluses vermelho-cereja 6. O substantivo composto que est indevidamente escrito no plural : a) mulas-sem-cabea. b) cavalos-vapor. c) abaixos-assinados. d) quebra-mares. e) pes-de-l.

7. Classifique cada orao destacada e marque o item que possui a seqncia correta dessa classificao. I. II. III. a) b) c) d) e) O jovem que se esfora progride. O livro que li muito bom. Teresa, que era personagem principal, morre no final da histria. Restritiva Explicativa Explicativa Restritiva Restritiva Explicativa Explicativa Restritiva Restritiva Explicativa Explicativa Restritiva Restritiva Explicativa Restritiva

8. (FATEC-SP) Assinale a alternativa que completa corretamente as trs frases que seguem: I. O sculo ........................... vivemos tem trazido grandes transformaes ao planeta. II. O ministro reafirma a informao ..................... o presidente se referiu em seu ltimo pronunciamento. III. Todos lamentavam a morte do editor ................... publicou obras importantes do Modernismo. a) onde - a que - que b) onde - a que - cujo c) em que - que - o cujo d) em que - a que - que

e) em que - de que - o qual

9. Dadas as oraes: A O acesso internet permite a produo de reportagens mais completas. B Os dados da internet podem ser consultados por jornalistas norte-americanos de dentro das redaes. Unindo as duas oraes, empregando-se o pronome relativo, o perodo resultante sem alterao de sentido das oraes ser: a) O acesso internet, cujos dados podem ser consultados por jornalistas norte- americanos de dentro das redaes, permite a produo de reportagens mais completas. b) Os dados da internet, cujo acesso permite a produo de reportagens mais completas, podem ser consultados por jornalistas norte-americanos de dentro das redaes. c) De dentro das redaes, os jornalistas norte-americanos podem consultar a internet, cujo acesso permite a produo de reportagens mais completas. d) O acesso internet, que pode ser consultada por jornalistas norte-americanos de dentro das redaes, permite a produo de reportagens mais completas. e) O acesso internet permite a produo de reportagens mais completas, pois seus dados podem ser consultados por jornalistas norte-americanos de dentro das redaes.

10. As oraes subordinadas substantivas possuem valor de um substantivo e classificam-se de acordo com a funo sinttica que exercem numa frase. Relacione as colunas abaixo de acordo com a classificao de cada uma. (1) Orao Subordinada Substantiva Apositiva (2) Orao Subordinada Substantiva Objetiva Indireta (3) Orao Subordinada Substantiva Completiva Nominal ( ) Tinha certeza de que ele me amava. ( ) Dei-lhe um conselho: que no fosse embora. ( ) Lembrei-me de que ele no presta. O item que possui a seqncia correta : a) 2 1 3 b) 1 2 3 c) 3 2 1 d) 2 3 1 e) 3 1 2

8 ano
O menino que mentia Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma pea nos vizinhos. Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos largaram o trabalho e saram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no s gargalhadas. No havia lobo nenhum. Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele caoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato e comeou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo. Um lobo! Um lobo! Socorro! Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caoada. Ningum socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho. Ningum acredita quando o mentiroso fala a verdade.
BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

1. O texto tem a finalidade de: a) Dar uma informao. b) Fazer uma propaganda. c) Registrar um acontecimento. d) Transmitir um ensinamento. e) N.D.A.

2. No final da histria, pode-se entender que: a) As ovelhas fugiram do pastor. b) Os vizinhos assustaram o rebanho. c) O lobo comeu todo o rebanho. d) O jovem pastor pediu socorro. e) N.D.A.

3. Na orao Os vizinhos largaram o trabalho (...) temos um verbo na voz: a) Passiva analtica b) Ativa c) Passiva sinttica d) Reflexiva e) N.D.A.

4. Na orao No havia lobo nenhum. temos um sujeito: a) Simples b) Composto c) Orao sem sujeito d) Indeterminado e) Elptico

5. "O velho casaro foi substitudo por um enorme edifcio." Passando esta frase para a voz ativa, temos: a) O velho casaro substituram-no por um enorme edifcio. b) Um enorme edifcio substituiu o velho casaro. c) O velho casaro substituiu o enorme edifcio. d) Substituiu-se o enorme edifcio pelo velho casaro. e) NDA

6. Indique a opo em que ocorre a voz reflexiva: a) Come-se bem neste restaurante. b) Precisa-se de carpinteiros. c) O prisioneiro suicidou-se. d) Ouviu-se um grande estrondo l pras bandas da mata. e) Quem no chora no mama.

7. Relacione cada frase com a numerao correspondente voz do verbo: (I) (II) (III) (IV) ( ( ( ( ATIVA PASSIVA SINTTICA PASSIVA ANALTICA REFLEXIVA

) sada do restaurante, nos vimos. ) Casas eram vendidas a preo de banana. ) Carlos saiu s pressas. ) Formou-se uma gritaria.

A sequncia correta que preenche as lacunas : a) IV III II I b) II III I IV c) IV II I III d) IV III I II e) II I III IV

8. A orao sem sujeito caracteriza-se por: a) O sujeito est indeterminado. b) No se atribui o fato a nenhum ser. c) O sujeito est simplesmente oculto. d) O fato atribudo a um ser determinado. e) N.D.A.

9. Quebraram a vidraa da Dona Maria. Nesta orao temos sujeito: a) Simples b) Composto c) Orao sem sujeito d) Indeterminado

e) Elptico 10. Nas frases seguintes, a partcula SE indica respectivamente: Terminado o jogo, Marcos e Sandra agrediram-se. Necessita-se de voluntrios para o hospital. a) verbo na voz reflexiva / ndice de indeterminao do sujeito b) Nas duas oraes o pronome SE indica verbo na voz reflexiva. c) ndice de indeterminao do sujeito / verbo na voz reflexiva d) Nas duas oraes o pronome SE indica ndice de indeterminao do sujeito. e) N.D.A.

Terminado o jogo, Marcos e Sandra agrediram-se . (VR)


Necessita-se de voluntrios para o hospital. (ISS)

________________________________________________________________________________________ 7 ano

Leia esta piadinha para responder s questes d 01 a 03: Um senhor abordado na Avenida Rio Branco por um estrangeiro recm-chegado, que lhe pergunta: - Por favor, que nibus devo tomar para ir para Copacabana? - fcil, tome o cento e onze. Trs horas depois, o mesmo senhor, passando por ali novamente, encontra o estrangeiro junto ao poste da parada e pergunta-lhe, admirado: - Homem, ainda est esperando o nibus? -Ainda, sim senhor. No me disse que eu deveria tomar o nibus cento e onze? Pois at agora j contei oitenta e sete. Para chegar ao cento e onze ainda falta muito, no ?
(Donald Buchweitz, org. Piadas para morrer de rir. Belo Horizonte: leitura, 2001. P. 146.)

01. O humor da piada est na confuso causada pelo emprego do numeral. O que o senhor que deu a informao ao estrangeiro quis dizer com tome o cento e onze? a) Que o estrangeiro deveria contar os nibus pela ordem at chegar ao nmero cento e onze. b) Que o estrangeiro deveria tomar um nibus da linha nmero 111. c) Que o estrangeiro deveria pegar o nibus oitenta e sete. d) Que deveria tentar beber o nibus. e) N.D.A.

02. Como o estrangeiro entendeu a informao que recebeu? a) Que deveria contar os nibus pela ordem at chegar ao nmero cento e onze. b) Que deveria tomar um nibus da linha nmero 111. c) Que deveria pegar o nibus oitenta e sete. d) Que deveria tentar beber o nibus. e) N.D.A.

03. O numeral cento e onze foi entendido pelo estrangeiro com que significado? a) Nmero do nibus. b) Posio do nibus numa determinada sequncia.

c) Nmero de vezes pelo qual uma quantidade de nibus foi multiplicada. d) Nmero de vezes pelo qual uma quantidade de nibus foi dividida. e) N.D.A. 04. Em Quando chegar ao cento e onze, grite! a forma verbal destacada est no: a) futuro do subjuntivo b) pretrito imperfeito do subjuntivo c) presente do subjuntivo d) presente do indicativo e) N.D.A.

05. (PUC-SP) Leia o texto a seguir:

Parceria Reeditada "Viviane Pasmanter estreou na TV em 91, na novela Felicidade, de Manoel Calos, dirigida por Denise Saraceni. Ela dever voltar a trabalhar com Denise em Ciranda de pedra, nova novela das 18h".
(O Globo - 08/02/08)

A opo que melhor justifica o ttulo do texto : a) o fato de Viviane Pasmanter ter estreado na TV em 1991. b) de a atriz ter sido dirigida por Denise Saraceni. c) por ter trabalhado com Denise Saraceni na novela Felicidade d) por ter trabalhado com Denise Saraceni em Felicidade e trabalhar novamente com ela em Ciranda de pedra. e) Viviane Pasmanter trabalhar em uma novela de Manoel Carlos. 06. (PUC-SP) Ela dever voltar.... A locuo verbal pode ser substituda, sem alterao semntica, por um verbo simples, assinale-o: a) volta b) voltaria c) voltar d) poder voltar e) voltou 07. (FUVEST-SP) Em dirigida por Denise Saraceni..., o radical da forma verbal destacada : a) dirigi b) dirigir c) dirigida d) dirig e) N.D.A.

08. Nas frases que seguem marque a alternativa que indica o modo em que esto os verbos destacados: Se ele soubesse a verdade, diria. Quando chegares, avisa-me. a) indicativo subjuntivo imperativo imperativo b) subjuntivo indicativo subjuntivo imperativo c) subjuntivo imperativo subjuntivo indicativo d) indicativo subjuntivo indicativo imperativo

e) N. D. A. 09. Em O maquinista, ao chegar estao de Gameleira, a dois quilmetros dali, entregou-se polcia, confessando que tinha matado um menino da usina Cachoeira Lisa. As formas nominais expressas pelos verbos destacados so respectivamente: a) gerndio particpio infinitivo b) particpio gerndio infinitivo c) infinitivo particpio gerndio d) infinitivo gerndio particpio e) gerndio infinitivo particpio

10. (UFV-MG) Em todas as alternativas h dois advrbios, exceto em: a) Ele permaneceu muito calado. b) Amanh, no iremos ao cinema. c) O menino, ontem, cantou desafinadamente. d) Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo. e) Ela falou calma e sabiamente.

Potrebbero piacerti anche