Sei sulla pagina 1di 4

Ur-Nammu

Ur-Nammu foi o fundador da terceira dinastia de Ur 2112-2095 a.C. Segundo suas prprias palavras, ele obteve este ttulo do governante local chamado Utuhengal de Uruk. Utu-khegal (possivelmente seu irmo) escolheu Ur-Nammu como governador de Ur, rebelando-se contra e subseqentemente derrotando Utu-khegal, bem como o rei Nammahani de Lagash. Entretanto, como monarca Ur-Nammu mostrou-se excelente administrador, construtor de templos e de infraestrutura para a Sumria, tendo estabelecido a ltima importante Dinastia Sumria, chamada de Terceira Dinastia de Ur, ou Ur III. Ur-Nammu tambm foi um talentoso lder militar e um magistral administrador. Ele tambm promulgou o primeiro cdigo de leis na histria da humanidade. Ur-Nammu criou um eficiente sistema administrativo, no qual as cidades eram governadas por governadores provinciais, ensis, escolhidos pelo rei. Ur-Nammu pode ter expandido seu controle pelas regies fronteirias, pois ele "endireitou as estadas das terras baixas s terras altas". Cedo, em seu reinado, ele estabeleceu um registro de navios que comerciavam com Magan para assegurar a segurana destes de assaltantes dos pntanos do sul. Ur-Nammu morreu em batalha com os gucianos, que infelizmente continuaram a infernizar a Sumria durante toda Ur III. Morte em batalha no era comum para um rei piedoso. Um hino descreve o retorno do corpo de Ur-Nammu a Ur para um grandioso funeral e d detalhes da viso sumria do Submundo ou Manso dos Mortos.

O Cdigo de Ur-Nammu (cerca de 2040 a.C.), surgido na Sumria, descreve costumes antigos transformados em leis e a enfatizao de penas pecunirias para delitos diversos ao invs de penas talianas. Considerado um dos mais antigos de que se tem notcias, no que diz respeito a lei, foi encontrado nas ruinas de templos da poca do rei Ur-Nammu, na regio da Mesopotmia (onde fica o Iraque atualmente).

O Cdigo de Ur-Nammu (...) foi descoberto somente em 1952, pelo assirilogo e professor da Universidade da Pensilvnia, Samuel Noah Kromer. possvel identificar em seu contedo dispositivos diversos que adotavam o princpio da reparabilidade dos atualmente chamados danos morais. Existia um sistema judicirio, onde os juzes, em geral eram os membros mais velhos da comunidade. Havia leis e contratos escritos nos tribunais, negcios e at nos casamentos. No casamento o contrato estipulava clusulas, onde constavam os deveres e multas, em caso de divrcio.

Prlogo do Cdigo de Ur-Nammu:

Depois que An e Enlil deram o reino de Ur para Nanna, nesse tempo fizeram Ur-Nammu, nascido de Ninsun, me adorada, que o criou de acordo com os princpios da verdade e da igualdade. Depois os deuses fizeram de Ur-Nammu um guerreiro poderoso, rei de Ur, da Sumria e de Akkad. Seguindo a verdadeira palavra de Utu, estabeleceu a justia em suas terras. Baniu a calnia, a violncia, a fome. Aumentou as riquezas dos templos. Criou a medida sila. Criou o peso de uma mina. Os rfos no mais eram entregues aos poderosos. As vivas no mais estavam merc dos poderosos. O rico no mais dominava o pobre.

Algumas leis:
Se Se um um homem homem matar for outro de homem roubo dever dever ser ser morto. morto.

1. 2.

culpado

3. Se um homem for culpado de seqestro dever ser preso e condenado a pagar

15

shekels

de

prata.

4. Se um escravo se casar com uma escrava, e esta cativa for posta em liberdade, ento nenhum dos dois poder deixar o cativeiro.

5. Se um escravo se casar com um indivduo livre, dever entregar o primeiro filho da unio para o seu dono.

6. Se um homem deflorar a esposa virgem de outro homem ele dever ser morto. 7. Se uma mulher casada dormir com outro homem ela dever ser espancada at a morte. Mas o homem ser posto em liberdade.

8. Se um homem violentar a escrava virgem e outro homem dever pagar 5 shekels de prata.

9. Se um homem se divorcia da primeira esposa dever pagar para ela uma mina de prata.

10. Se um homem se divorcia de uma mulher que j tenha sido casada dever pagar a ela meia mina de prata.

11. Se um homem tiver intercurso sexual com uma viva sem com ela ter redigido contrato, ento no precisar pagar nada.

12. Se um homem for acusado de feitiaria, mas contra ele no houver provas ento esse homem dever passar pelo Julgamento Divino. Se ele for inocente, dever receber 3 shekels de prata daquele que o acusou.

13. Se uma mulher for acusada de infidelidade dever passar pelo Julgamento divino. Se for inocente, seu acusador dever lhe pagar a tera parte de uma mina de prata.

14. Se um homem ficar noiva de uma mulher, mas esta for dada a outro homem, ento o antigo noivo dever receber trs vezes o valor pago pela moa.

15. Se um homem devolver o escravo fugido a outro homem dever receber 2 shekels de prata.

16. Se um homem furar o olho de outro homem dever pagar meia mina de prata. 17. Se um homem amputar o p de outro homem dever pagar 10 shekels de prata.

Potrebbero piacerti anche