Sei sulla pagina 1di 65

UFRB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES - CFP CURSO DE LICENCIATURA EM FSICA

ELYMAR SOUZA DE OLIVEIRA

BREVES DISCUSSES SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAO: UM ESTUDO BIBLIOGRFICO

Amargosa/BA 2012

ELYMAR SOUZA DE OLIVEIRA

BREVES DISCUSSES SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAO: UM ESTUDO BIBLIOGRFICO

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Fsica, no Centro de Formao de Professores - CFP, Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB, como requisito parcial para obteno do grau de Licenciado em Fsica Orientadora: Prof. Dra. Adriana Loureno Lopes Co-Orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida Fernandes

Amargosa/BA 2012

FICHA CATALOGRFICA

OLIVEIRA, Elymar Souza de. BREVES DISCUSSES SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAO: UM ESTUDO BIBLIOGRFICO/Elymar Souza de Oliveira, 2012. 64 f.: il.

Orientadora: Prof. Dra. Adriana Loureno Lopes Co Orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida Fernandes
Monografia (Graduao) - Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Centro de Formao de Professores, 2012.

ELYMAR SOUZA DE OLIVEIRA

BREVES DISCUSSES SOBRE O ENSINO POR INVESTIGAO: UM ESTUDO BIBLIOGRFICO

Monografia apresentada ao Curso de Graduao em Fsica Centro de Formao de Professores - CFP, da Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB, como requisito parcial para obteno do grau de Licenciado em Fsica. Orientadora: Prof. Dra. Adriana Loureno Lopes Co-orientadora: Prof. Dra. Simone Aparecida Fernandes Aprovada em 02 de Maro de 2012.

Comisso Examinadora:

Adriana Loureno Lopes - Orientadora Docente da Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB

Ana Carla Peixoto Bitencourt Ragni Docente da Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB

Srgio Luiz Bragatto Boss Docente da Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB

Ao professor, que mesmo em meio s dificuldades, no desiste de (re)significar o espao da sala de aula e a prpria prtica pedaggica com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de competncias e habilidades que permitam ao aluno uma melhor preparao para enfrentar novos desafios.

AGRADECIMENTOS A Deus, Pela renovao da fora de vontade e coragem em cada momento de cansao, desnimo e at mesmo desespero na realizao desse trabalho. Aos meus pais Nelson e Reginalda, Pelo eterno auxlio, compreenso, e em especial, pelo apoio incondicional durante a superao de desafios ao longo no s deste trabalho, mas por toda caminhada da vida, sempre acreditando em mim, oferecendo conselhos e proteo. A minha irm Hellen, Pela compreenso durante todos os momentos em que estive ocupado estudando e pela grande ajuda nos momentos de necessidade. Agradeo aos meus familiares que sempre estiveram do meu lado durante todas as batalhas, As minhas avs; Helenita, Regina e Maria Georgina (in memorian), ao meu av Eugnio, aos meus tios; Fbio e Agostinho; a minha irm Luana, aos meus primos Thiago, Vitria, Tayane, Maick, Marcos Vinicius e Jussara, alm das minhas tias; Madalena (in memorian), Edite (in memorian), Valdelice (in memorian), Edelvita (in memorian), Adelmira, Maria Jos, Ivonildes, Margarida, Rita, Suzana, Sueli e Judite. A Edelzuta, Graa, Cladia, Jurandi, Jacy, Gilvane, Carlos, Gilberto, Dayse, Dayanna, Dinha, Israel, Nilza, Novaes e muitos outros que participaram e participam da minha vida. A Adriana Loureno Lopes e Simone Aparecida Fernandes, Orientadoras, que com tanta presteza e principalmente pacincia, acompanharam e colaboraram em todo o processo de construo e desenvolvimento desta monografia, inclusive em perodo de frias. E por acreditarem, apoiarem e confiarem em mim durante este momento de aprendizado. Aos professores que contriburam para minha formao, Especialmente a Ana Carla P. Bitencourt e ao Mirco Ragni pela pacincia, compreenso e auxilio desde as aulas orientao na iniciao cientfica. Alm do professor Cssio Bruno M. Pigozzo, Srgio Luiz Bragatto Boss, Glnon Dutra, Fbio Josu Souza dos Santos e Terciana Vidal Moura pela amizade, preocupao e assistncia prestada principalmente no perodo em que cursei o quinto semestre regular - 2010.1 na Universidade de Braslia. Perodo este em que estive muito longe de casa. A minha turma de 2008.1, Naiara, Rafael, Leonardo, Valnei e a tantos outros com quem convivi e partilhei muitas viagens e resenhas; o Ademir, Robenilson, Nilton, Aureliano, Beliato, Gerlan, Wanderson, Albrico, Marcos, Daniel, Davi, Hder, Anderson e Bruno. A Escola Criao Sistema de Ensino Integrado - SEI e a Universidade Federal do Recncavo da Bahia UFRB, Por terem possibilitado um bom percurso de persistncia, aprendizado e desenvolvimento.

Tudo tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo propsito debaixo do cu. (Eclesiastes 3.1) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sbias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. (1 Corntios 1:27)

OLIVEIRA, Elymar Souza de. Breves discusses sobre o Ensino por Investigao: um estudo bibliogrfico. Monografia (Graduao) - Centro de Formao de Professores - CFP, Universidade Federal do Recncavo da Bahia - UFRB, Amargosa, 2012. RESUMO Este trabalho objetiva propiciar discusses fundamentadas na literatura da rea de Pesquisa em Ensino de Cincias a fim de explicitar quais as provveis origens e aspectos que caracterizam o Ensino por Investigao enquanto prtica pedaggica potencialmente eficiente na aprendizagem de conceitos fsicos, alm de apresentar indcios sobre a forma que o Ensino por Investigao tem sido considerado ao longo do seu contexto histrico, ponderando sobre a ateno destinada a esse respeito quanto s publicaes em peridicos da rea. Visando a esses objetivos, realizou-se uma anlise de artigos sobre o Ensino por Investigao que foram publicados em peridicos da rea de Pesquisa em Ensino de Cincias no Brasil, no perodo de 2005 a 2010. Nesta anlise, fizeram parte os seguintes peridicos: Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, Investigaes em Ensino de Cincias e a Revista Ensaio: Pesquisa em Educao em Cincias. Consiste numa pesquisa de carter bibliogrfico, onde se buscou apontar, inclusive, alguns aspectos e reflexes acerca dos papis do professor e do aluno ao se utilizarem deste Ensino por Investigao na construo do processo de ensino-aprendizagem. Dentre os resultados alcanados, com base na anlise de 376 artigos publicados pelos trs peridicos entre 2005 e 2010, conclumos que a produo de artigos na rea de Ensino por Investigao teve um crescimento ao longo dos anos, que apesar de no ter ocorrido de forma linear, exemplifica como tem sido a utilizao deste no ambiente escolar. Observou-se a presena de apenas 20 artigos que se relacionam diretamente ao Ensino por Investigao e 39 artigos que se utilizam de caractersticas recorrentes a este ensino. Abordagem de ensino que no est presente apenas no Brasil e no somente se utiliza no ensino-aprendizagem de conceitos fsicos, assim como j indicado na literatura. Porm, observa-se que preciso que haja um aprofundamento dos estudos e discusses acerca do Ensino por Investigao, pois se trata de uma prtica ainda pouco utilizada, podendo ser adotada de maneira equivocada, assim no cumprindo a sua funo de auxiliar na aprendizagem de novos conceitos. Palavras-chave: Ensino por Investigao. Ensino-Aprendizagem. Atividade Investigativa.

SUMRIO
INTRODUO.....................................................................................................09 OBJETIVOS..........................................................................................................15 CAPTULO I - ENSINOS POR INVESTIGAO: BREVES DISCUSSES 1.1-Introduo.........................................................................................................17 1.2-Contexto Histrico............................................................................................19 1.3-Ensino por Investigao....................................................................................26 1.4-Atividades Investigativas/Conceituaes/Nomenclaturas.................................31 1.5-Atividades Investigativas/Ensino por Problematizaes..................................34 1.6-Desenvolvendo Atividades/Papel do Professor e do Aluno.............................36 CAPTULO II - CAMINHO METODOLGICO 2.1-Contextos da pesquisa.......................................................................................40 2.2- Procedimentos de coleta e tratamento dos dados.............................................43 CAPTULO III - RESULTADOS E PRIMEIRAS CONCLUSES............... 47 CAPTULO IV CONSIDERAES FINAIS.................................................61 REFERNCIAS....................................................................................................63

INTRODUO
O interesse acadmico por esta pesquisa se d no final do VI semestre (2010), aps cursar a disciplina Instrumentao para o Ensino de Fsica I. Em especial, quando na stima semana de aula entrei em contato com o contedo: Ensino por Investigao no Ensino de Cincias no Ensino Fundamental, mais precisamente com a leitura do livro; Cincias no ensino fundamental: o conhecimento fsico, que foi organizado por Carvalho (1998). Esse livro apresenta exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula, mostrando como o aluno, por meio de experincias, elabora conceitos de fsica. O carter motivador deste trabalho monogrfico consiste na crena inicial que veio a obter respaldo na literatura sobre a eficcia do Ensino por Investigao, ou seja, a partir de atividades que instigam a curiosidade do estudante, levando-o a examinar e analisar na tentativa de compreender e futuramente explicar e/ou apresentar possveis teorias que se enquadrem s condies estabelecidas na resoluo do problema dado. Dessa forma, o conhecimento produzido, se (re) significa e se constitui enquanto conceito. Segundo a linha abordada nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCNs, o processo investigativo tem potencial no processo de construo do saber. Contudo, tambm se acredita que o ensino por investigao se diferencia de demais atividades, pois pondera, considera e se utiliza da participao do estudante e, em suma, proporciona o engajamento discente. Dessa forma, atividades planejadas em grupo e processos de interao na dinmica educacional so caractersticas a serem destacadas dentre aquelas consideradas pertinentes ao processo de ensino - aprendizagem, segundo o terico Sovitico Lev Semenovich Vygostky. Como o desenvolvimento de competncias e habilidades que so valorizadas tanto na vivncia pessoal quanto em prtica no prprio ambiente de trabalho, a exemplo da capacidade de discernir sobre quais so as variveis pertinentes a resoluo de um dado problema. Segundo os PCNs (2002, p. 81) h competncias relacionadas principalmente com a investigao e compreenso dos fenmenos fsicos, enquanto h outras que dizem respeito utilizao da linguagem fsica e de sua comunicao. Estas esto relacionadas direta e indiretamente proposta de Ensino por Investigao.

10

O ato de aprender se encontra associado s atividades que se iniciam tanto a partir de prticas inovadoras, quanto a partir das consideradas prticas antigas, apesar de ser necessria, muitas vezes, a (re) significao do olhar docente, a fim de refletir sobre uma proposta estruturada de forma diferenciada. A educao um dos meios ao qual deveramos dedicar maior ateno por possibilitar o desenvolvimento de uma nao. Obter o desenvolvimento humano significa caracterizar um ser que atue em sociedade de forma crtica e incisiva. Contudo, nessa construo de um novo perfil social, percebe-se que o modo como prticas educacionais se desenvolvem no deve ser abandonado, mas (re) pensado e se necessrio (re) estruturado. Assim, seria interessante e valoroso investigar como as prticas educativas, apesar de inicialmente no parecerem relacionadas ou vinculadas entre si, podem ser mais bem compreendidas sob a perspectiva de um referencial terico em um vis interacionista relacionado ao ensino-aprendizagem, no caso deste trabalho, o referencial Vygotskyano. A conquista do interesse discente por meio da utilizao do Ensino por Investigao parece eficaz por valorizar e acreditar na influncia no processo de aprendizagem pela participao do estudante, sendo provvel, que a partir da mesma, ocorra uma corroborao de fatores que possibilitem uma ampliao contnua do repertrio conceitual, seja fsico, qumico, sciohistrico e/ou tico. Segundo Ricardo e Freire (2007, p. 1), o ambiente escolar e o contexto educacional associamse a um perodo importante na histria de vida que cada indivduo: o momento em que o conhecimento construdo tanto de forma coletiva quanto individual, no qual o estudante se percebe ou se desenvolve. Dessa forma, ao longo deste processo, passa a se perceber como agente do prprio saber. Quando se tornam perceptveis as suas competncias, habilidades, dificuldades e/ou limitaes. No ambiente escolar h a incerteza, heterogeneidade, alm de um pluralismo diverso. Deste se exige, portanto, uma formao adequada interao dos estudantes com o chamado mundo contemporneo, no sentido de assegurar uma preparao para o enfrentamento de situaes adversas, tanto na disputa real que se faz presente no mercado de trabalho, quanto na prpria vida em sociedade.

11

Nesse contexto supracitado, a educao assume papel fundamental na construo do ser social, o que leva necessidade eminente em se desenvolver e possivelmente (re) pensar uma reestruturao escolar. Em uma nova lgica educacional, o professor deveria ser aquele capaz de gerenciar incertezas, atuando como (co) responsvel em nutrir a sede de conhecimento do estudante. Sede que inicialmente move o aluno em uma busca pelo desconhecido, nos seus interesses, curiosidades e necessidades. No entanto, como tem sido percebida a influncia do professor para com os contedos ensinados e as relaes entre o estudante e sua atuao na sociedade? Como deveria ser a relao professor-aluno para promover um ambiente rico em discusses a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem? H plena clareza do papel e da funo social do professor, ou apenas existe hoje uma caricatura do que o mesmo j foi considerado um dia? O professor pode auxiliar o desenvolvimento do poder crtico de argumentao no estudante, e por tal fato, propicia a formao de um cidado atuante na sociedade. Muitas vezes, percebe-se o docente como mediador no processo de construo em que se constitui o contexto do desenvolvimento de Ensino-aprendizagem. Aprecia-se esta importncia que se justifica na necessidade de ao em (re) ver, em princpio, o papel e/ou funo do professor nessa conjuntura dinmica que no se limita esfera social. O ensino de cincias, atravs da aplicao de conceitos cientficos em contextos diversos, tem grande potencial no que tange auxlio compreenso integrada do conhecimento humano com a realidade na qual o discente se encontra inserido. Contudo, no ambiente escolar notvel o desprazer que, em muitos casos, torna-se explcito no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos de fsica. Parte disso se deve s dificuldades relacionadas capacidade de abstrao quanto compreenso de frmulas e interpretao de modelos explicativos e hipteses, que em muitos, ainda no se desenvolveram de forma aprofundada. Particularmente em relao ao ensino de Fsica, as Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 2002), nos explicitam a importncia e a necessidade em se construir uma viso da Fsica de forma integrada sociedade. Ou seja, que esteja voltada para a formao de um cidado contemporneo, atuante e solidrio, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Contudo,

12

os mesmos PCNs tambm advertem que tais competncias para lidar com o mundo fsico no tm qualquer significado caso trabalhadas de forma isolada. A argumentao acima elencada vlida principalmente no que tange viabilizao de um ensino de cincias com enfoque interdisciplinar e contextualizado que consiga ser capaz de relacionar, desde as sries iniciais, as implicaes e possveis desdobramentos cientficos. Alm disso, importante que estejam, se possvel, aliados a uma vertente pautada na integrao entre tecnologia, cincia e sociedade. Sendo assim, verifica-se a relevncia desta temtica ao enfatizarmos a possibilidade de o professor instigar e suscitar dvidas correlatas entre provveis acontecimentos que culminem na (re) construo do saber de forma dialgica no mbito do ensino de Cincias em geral e no ensino de Fsica em particular. Portanto, selecionando prticas educativas que possam aperfeioar esta possibilidade de aprendizagem, a qual se acredita ser aquela baseada no incentivo investigao, dotada de benefcios aos quais se pretende apresentar. Observa-se a importncia do domnio de conceitos cientficos relacionados ao ensino de cincias por parte do docente. Assim, este deve demonstrar clareza em dinamizar discursos e apresentar o conhecimento necessrio para que possa se utilizar de um pluralismo metodolgico. Dessa forma, percebem-se contribuies na articulao de ideias e na transposio de contextos socioculturais, econmicos e polticos por meio de problematizaes e questionamentos em sala de aula. Ou seja, importante que o professor tenha domnio sobre a prtica e saiba exatamente o que est a fazer em sala de aula, bem como seus objetivos e seus possveis efeitos. O conhecimento, por exemplo, que pode estar associado a uma construo de uma usina nuclear, no se restringe ao ensino fsico e/ou qumico, mas biolgico, poltico e, entre eles, social e tico. Segundo Hodson (1992 apud AZEVEDO, 2004, p. 19),
os trabalhos de pesquisa em ensino mostram que os estudantes aprendem mais sobre a cincia e desenvolvem melhor seus conhecimentos conceituais quando passam a participar de investigaes cientficas semelhante s feitas nos laboratrios de pesquisa.

13

Azevedo (2004, p. 20, p. 22) tambm afirma que o controle e viabilizao de atividades investigativas como ponto de partida para desenvolver a compreenso acerca de dado contedo se constituem como meios para levar o aluno a participar de seu prprio processo de aprendizagem. Dessa forma, possibilitam ao estudante sair de uma postura passiva e comear a perceber e agir sobre seu objeto de estudo, relacionando o objeto com acontecimentos e buscando as causas dessa relao, procurando, portanto, uma explicao causal para o resultado de suas aes e/ou interaes. O ensino deve ser baseado no tipo de estudante que se pretende formar. Ajud-lo a se perceber como aquele que tanto capaz de atender as necessidades em sociedade, transformando o ambiente de aprendizagem que o cerca, tanto quanto se modificando e evoluindo. Evoluo no como item a renegar o passado, mas como forma de se perceber como agente em transformao. Contudo, enunciar o ensino investigativo por meio desses parmetros ainda pode ser considerado como portador de sentido vago, no qual no se percebe formas de se tornar operacional. importante destacar o j afirmado por Azevedo (2004): uma atividade investigativa no necessariamente significa ser uma atividade em laboratrio. Nesse vis, tem-se nas atividades do tipo investigativas uma possibilidade estratgica considervel no ensino de Fsica e de Cincias em geral. Portanto, defende-se que incluir a utilizao de metodologias que sejam baseadas na viabilizao de um Ensino por Investigao no planejamento de ensino de um curso de fsica pode auxiliar de forma a potencializar a probabilidade de aprendizagem, conforme indica a literatura em ensino de Cincias. A literatura aponta que tal benefcio observado por suscitar um maior engajamento discente pela execuo da prpria atividade. Compartilhado ao pensamento de Rego (1994, p. 106), no que diz respeito qualidade do trabalho pedaggico, podemos associar essa abordagem investigativa no ensino de cincias ao acrscimo na capacidade de promoo de avanos na aprendizagem do estudante.

14

O presente trabalho objetivou no Captulo I oferecer inicialmente breves discusses a respeito do Ensino por Investigao e sobre a forma como o mesmo tem se apresentado. E por sequncia, no Captulo II est descrito o caminho metodolgico explicitando o procedimento utilizado para elencar inter-relaes entre o Ensino por Investigao e sua atuao enquanto ferramenta terico-metodolgica, alm de explicitar os passos utilizados para anlise de artigos que foram publicados em trs peridicos da rea de pesquisa em Ensino de Cincias no Brasil, uma vez que estes apontam indcios para que o Ensino por Investigao possa ser viabilizado a fim de auxiliar processos de ensino-aprendizagem no estudante. Rego (1994, p. 81) afirma que, em muitos casos, o comportamento dependente das restries impostas pelo ambiente. Segundo este mesmo autor, o pensamento de Vygotsky traz uma grande implicao, contribuindo em suscitar a necessidade de uma avaliao mais criteriosa de como essa agncia educativa, a escola, vem desempenhando sua to relevante funo. Faz-se importante no somente oferecer condies de permanncia e acessibilidade para que o estudante frequente a escola, mas tornar este ambiente o mais rico possvel a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem O Captulo III responsvel pela apresentao do Ensino por Investigao e por discusses sucintas quanto produo da literatura da rea com base nos dados que foram coletados e analisados. Dessa forma, estabelecem-se concluses acerca das publicaes na rea relacionadas forma como esse ensino se faz presente nas estruturas educacionais, nas opinies de pesquisadores e em propostas terico-prticas. Bem como, explicita-se o nmero de publicaes que fazem referncia ao Ensino por Investigao por meio de elementos presentes no processo de ensino-aprendizagem. Apresentam-se, ento, nesse terceiro captulo, argumentos tericos que trazem afirmaes quanto possibilidade em se utilizar o Ensino por Investigao e na existncia de atividades pautadas em suas caractersticas.

15

OBJETIVOS A pesquisa monogrfica; Breves discusses sobre o Ensino por Investigao consiste em uma pesquisa de carter bibliogrfico, que objetiva propiciar discusses fundamentadas na literatura da rea de Pesquisa em Ensino de Cincias, a fim de explicitar quais as provveis origens e aspectos que caracterizam o Ensino por Investigao enquanto prtica pedaggica potencialmente eficiente na aprendizagem de conceitos fsicos, alm de apresentar indcios sobre a forma como o Ensino por Investigao tem sido considerado ao longo do seu contexto histrico, ponderando sobre a ateno destinada a esse respeito quanto s publicaes em peridicos da rea. Neste trabalho apresenta-se uma anlise de artigos sobre o Ensino por investigao que foram publicados em peridicos da rea de Ensino de Cincias no Brasil, no perodo de 2005 a 2010. Os seguintes peridicos fizeram parte desta anlise: Caderno Brasileiro de ensino de Fsica, Investigaes em ensino de Cincias e a Revista Ensaio: Pesquisa em Educao em Cincias. Por conseguinte, tem como objetivos especficos: (i) identificar o nmero total de artigos publicados em cada uma das trs revistas durante o perodo de anlise; (ii) realizar um levantamento quanto ao nmero de artigos que tratem sobre o Ensino por Investigao no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar; (iii) categorizar artigos publicados de acordo com palavras-chave recorrentes em seus ttulos e resumos; (iiii) analisar e identificar como essas atividades tm sido utilizadas no ensino (seja fundamental, mdio e/ou superior), sobre quais modalidades de atividades aplicadas so mais recorrentes (sejam atividades de lpis e papel ou lpis e papel acompanhadas de experimento e/ou demonstraes), onde se apresentam, quais so as temticas e os contedos mais trabalhados na educao. Mais especificamente, busca-se discutir inicialmente alguns aspectos sobre como percebido o processo de ensino-aprendizagem e qual seria o papel do professor e do aluno numa perspectiva investigativa, onde se apresentam reflexes sobre como visto o Ensino por Investigao e a prpria atividade em si, visando proporcionar maior familiaridade com a temtica.

16

Dessa forma, podem-se explicitar dois questionamentos principais: Quais so as origens e os aspectos que caracterizam o Ensino por Investigao enquanto prtica pedaggica potencialmente eficiente na aprendizagem de conceitos fsicos, como aponta a literatura? De que forma o Ensino por Investigao tem sido considerado ao longo do seu contexto histrico e qual a ateno destinada a esse respeito quanto s publicaes em peridicos em pesquisa em ensino de cincias? A escolha do termo potencialmente eficiente, presente no questionamento, est relacionada ao fato da possvel ocorrncia da aprendizagem, como o que pode vir a ser, mas no necessariamente ser, pois depende inclusive do domnio e da forma como o docente desenvolver tal prtica pedaggica. Tais discusses sero elucidadas no decorrer deste trabalho monogrfico.

17

CAPTULO I
ENSINOS POR INVESTIGAO - BREVES DISCUSSES

1.1) Introduo Inicialmente, condio importante que haja certa clareza quanto existncia de uma diversidade de concepes atreladas expresso Ensino por Investigao. No entanto, at o presente momento, no h uma definio precisa, clara ou um conceito previamente delineado que se relacione a algum parmetro que venha a constituir seguramente o que seja uma atividade investigativa. Contudo, podem-se traar algumas caractersticas ou diretrizes comuns a essa modalidade. O presente trabalho pretende, neste captulo, estabelecer discusses de forma a elucidar parmetros nos quais podem estar inseridos aspectos norteadores quanto ao Ensino por Investigao. Nessa linha de raciocnio inicial sero abordadas as caractersticas consideradas necessrias para que uma atividade de ensino aprendizagem possa vir a ser considerada investigativa e quais seriam alguns dos possveis impactos e/ou contribuies no ensino aprendizagem de cincias por meio dessa perspectiva, ponderando sobre as suas provveis necessidades e preocupaes. A fim de se obterem maiores esclarecimentos sobre o desenvolvimento dessa prtica metodolgica e/ou artefato didtico que pode ser considerado o Ensino por Investigao, foram utilizados, como fonte de anlise, alguns artigos presentes na literatura da rea. Tais artigos apontam para certo consenso em construo quanto s possveis caractersticas associadas a esse conceito, formas de se pensar e conceber essa abordagem. O prprio termo investigao como estratgia para o Ensino de Cincias utilizado no Brasil vem da traduo do termo inquiry ou enquiry de pases de lngua inglesa, segundo Barrow (apud Trpia, 2011, p. 2).

18

Os artigos que fundamentam parte do referencial terico foram concedidos pelo Curso de Especializao em Ensino de Cincias por Investigao (ENCI), criado pela equipe do Centro de Ensino de Cincias e Matemtica da Universidade Federal de Minas Gerais (CECIMIG/FAE/UFMG). Portanto, pautam-se algumas de nossas discusses no alicerce terico levantado principalmente por tutores da equipe responsvel por esse curso, que desde 2005 esto envolvidos na produo e divulgao de conhecimentos pedaggicos sobre o ensino de cincias por investigao, alm da prpria reflexo sob a forma como o mesmo percebido pela literatura de outros pases. Apreciam-se algumas afirmaes elencadas por Irias et al. (2007, pg. 2), seguindo uma linha de comunicao dialgica entre professores-alunos e aluno-aluno na qual;
cabe ao professor organizar um ambiente propcio de ensino e aprendizagem, o qual possibilite aos educandos mostrar os conhecimentos que possuem, alm de lanar novos desafios, de maneira que eles possam refletir, pensar e questionar sobre as possveis solues para o problema a ser investigado nas aulas de cincias.

O problema ou questionamento pode vir a ser enunciado e/ou elucidado pelo docente. Todavia, cabe ao aluno o processo de construo de uma possvel soluo que possa ajustar-se s condies de contorno relacionadas problemtica em questo; (re) construo de hipteses, prpria identificao das variveis pertinentes que podem vir a ser confirmadas, corroboradas, refutadas, ou at mesmo no aplicveis, uma vez que pode explicar a ocorrncia, mas no solucionar a problemtica. Percebe-se, portanto, que dessa forma o estudante estar problematizando para alm das atividades experimentais. Tal ponto importante uma vez que, assim como Azevedo (2004, p. 20), acredita-se que uma atividade investigativa no necessariamente deve ser uma atividade realizada em laboratrio. O Ensino por Investigao pode ser viabilizado em uma perspectiva que auxilie o estudante a se perceber como ser em construo num contnuo aprendizado. Nesse sentido, essa prtica permite uma maior troca de informaes entre professor-aluno e aluno-aluno. O interesse acadmico pertinente ao Ensino por Investigao se d pela percepo deste como estratgia terico-metodolgica que pode servir de auxlio prtica docente. Todavia, Rego

19

(1994, p. 72) afirma o que j fora enunciado por Vygotsky (2003, p. 110), sobre o aprendizado da criana se iniciar muito antes da mesma frequentar a escola. Como exemplo, pode-se destacar o fato de que antes de estudar matemtica na escola a criana j teve experincias com quantidades, e dessa forma, j utilizou noes matemticas. No entanto, interessante utilizar o Ensino por Investigao em tais relaes, pois o ambiente escolar frtil e vem a introduzir novos elementos a este desenvolvimento.

1.2) Contexto Histrico A princpio, importante e necessria uma retrospectiva a determinados conceitos construdos em certo consenso quanto comunidade cientfica e prpria natureza da Cincia. Esta conjuntura deve ser observada, uma vez que nota-se que Ensino por Investigao aparentemente tenta se aproximar das atividades consideradas comuns s prticas dos cientistas. Rodrigues e Borges (2008, p. 2) afirmam que durante o sculo XIX o currculo escolar europeu e norte-americano era dominado pelos estudos clssicos, sendo eles a matemtica e a gramtica. Entretanto, a cincia despontava como uma disciplina importante para a formao dos indivduos. O principal argumento para a incluso do estudo da cincia no currculo era a crena de que a cincia se diferenciava do clssico por oferecer prtica na lgica indutiva. Ou seja, desenvolver princpios gerais a partir de observaes empricas especficas. No incio dos anos 70, de acordo com Hurd (apud Rodrigues e Borges, 2008, p. 8), o foco da educao era a formao do cidado e das habilidades que ele precisaria para interagir com um mundo cientfico. A ideia de uma educao para o entendimento amplo e funcional da cincia passou, segundo Deboer (apud Rodrigues e Borges, 2008, p. 8), a ser denominada de alfabetizao cientfica. Esta era uma perspectiva amplamente divulgada atravs do movimento CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade), que enfatizava que o conhecimento cientfico e os processos da cincia deveriam ser utilizados para resolver problemas da vida cotidiana.

20

Ao tratar sobre as atividades investigativas em seus percursos histricos, pode-se ater inicialmente aos trabalhos de John Dewey no incio do sculo XX, que propem a perspectiva investigativa na escola, a partir do Mtodo Cientfico. A princpio, segundo Rodrigues e Borges (2008, p. 1-2), a ideia de ensinar atravs de investigaes sofreu diversas modificaes, passando pela filosofia de Dewey, com importantes contribuies de Schwab e Rutherford, at que o coletivo de pensamento da comunidade acadmica de ensino de cincias passasse a compreender a ideia como contedo e como tcnica de ensino. Apenas por volta dos anos 80 se formou uma espcie de consenso que possibilitou a comunidade de educadores e pesquisadores do ensino de cincia diferenciar os termos ensino como investigao (teaching as inquiry) de Ensino por Investigao (inquiry teaching). Pinto (apud Trpia, 2011, p. 3) apresenta a importncia dos pressupostos de Dewey, pelo fato de ele reconstruir a concepo de conhecimento vigente, de forma a integrar os objetos da cincia ao domnio das atividades humanas, o que ele chamou de experincia. A experincia seria, portanto, o meio pelo qual as atividades humanas estariam em contato com o saber cientfico, de modo geral. Deste modo, as coisas que so de importncia suprema para a vida humana no seriam mais depreciadas, nem pareceria mais absurdo que a cincia viesse a se ocupar tambm com questes desse mbito. Nessa lgica, Ferreira e Hartwing (apud Rodrigues e Borges, 2008, p. 8) apontam que o ensino das cincias passou a ter o objetivo de transformar o aluno em um minicientista atravs do mtodo de ensino por descoberta. Esse movimento tomou forma no Brasil a partir de 1967, com a traduo e utilizao dos materiais desenvolvidos no perodo dos grandes projetos1 norte-americanos, cuja traduo para o portugus foi em grande medida responsvel pelas bases da educao cientfica presente nos projetos atuais.

BSCS (Biological Sciences Curriculum Study), PSSC (Physical Science Study Committee), SCIS (Science Curriculum Study) e o ESS (Elementary Science Study)

21

O retrato do Ensino por Investigao sofreu influncias ao longo de seu contexto histrico, principalmente quando se acreditava que a forma mais adequada de fomentar a formao do pesquisador seria a de apresentar modelos de ensino de cincias que segundo Brown et al. (apud Munford e Lima, 2007, p. 5) fosse o mais prximo e real possvel do trabalho realizado pelos cientistas. Uma vez que estes so considerados autnticos praticantes da cincia, que raciocinam com base em modelos causais, examinando situaes para resolver problemas menos definidos, produzindo significados negociveis e gerando uma compreenso socialmente construda. Passos que, segundo os autores, no devem ser negligenciados ou transpostos em caricaturas para a educao. Rodrigues e Borges (2008, p. 10) esquematizaram e apresentaram o Project 2061 - Science For All Americans (AAAS, 1989), documento que tornou explcita a tentativa de estabelecer um consenso sobre o que os estudantes deveriam saber para serem cientificamente alfabetizados em um sentido amplo. Os autores do projeto recomendavam que o ensino de cincias devesse ser consistente com a natureza da investigao cientfica e que os estudantes deveriam estar a par das coisas ao seu redor como dispositivos, organismos, materiais, formas, entre outros, observando-os, coletando, manipulando, descrevendo-os, fazendo perguntas, discutindo e tentando encontrar respostas para suas perguntas. A partir de ento, segundo Rodrigues e Borges (2008, p. 6), o estilo de Ensino por Investigao passou a ser visto como uma forma de desenvolver as habilidades de resoluo de problemas especficos, mas de significncia social, ao invs de uma forma de disciplinar o raciocnio indutivo. Nesse vis descrito anteriormente, preparar os estudantes para a vida em uma democracia implica que a educao precisa fornecer as habilidades e a disposio para formular questes significativas e importantes para eles e, uma vez que existe um aspecto colaborativo na sociedade democrtica, os estudantes tambm precisam desenvolver a capacidade de investigar de forma cooperada. Acredita-se que o intuito do Ensino por Investigao no est relacionado a construir novos cientistas e fazer cincia ou formar minicientistas. Apesar de que, em perodos de consolidao e reafirmao, este tenha passado a ser visto dessa forma por alguns pesquisadores, principalmente no perodo dos grandes projetos norte-americanos [BSCS (Biological Sciences Curriculum Study), PSSC (Physical Science Study Committee), SCIS

22

(Science Curriculum Study) e o ESS (Elementary Science Study)], que tinham a cincia como aquela a ser praticada pelos cientistas, de forma a torn-la mais autntica. Compartilha-se da mesma concepo que Borges e Borges (apud Borges e Rodrigues, 2005, p. 5) de que o ensino de cincias deve ter o compromisso de tornar mais cientficos o conhecimento e o pensamento dos estudantes. Enfatiza-se a necessidade em engendrar esforos para que os nossos alunos desenvolvam uma melhor compreenso conceitual das principais ideias e modelos dos cientistas sobre o mundo e os utilizem de forma adequada dentro de seus limites e possibilidades de desenvolvimento. Segundo Munford e Lima (2007, p. 10-11), em 1996 foram publicados os Parmetros Curriculares Nacionais Norte-Americanos para o Ensino de Cincias (National Science Education Standards), cuja elaborao culminou em amplas discusses que agregaram associaes de professores como a Associao Nacional de Professores de Cincias, NSTA , de pesquisadores em educao em cincias como a Associao Nacional de Pesquisa em Ensino de Cincias, NARST e de pesquisadores das reas de cincias da natureza como a Associao Americana para o Progresso da Cincia, AAAS. De acordo com esses autores, uma das perspectivas apresentada nos Parmetros Curriculares Norte-Americanos de Ensino de Cincias propunha uma adequao do ensino de cincias s prticas dos cientistas, levando em conta as caractersticas particulares do contexto escolar e o objetivo central de promover a aprendizagem de cincias em seu sentido amplo. De acordo com Ferreira de S et al. (2007, p. 2), o Ensino por Investigao uma abordagem que est no centro das discusses do ensino de cincias nas ltimas dcadas. Nos Estados Unidos, a investigao o princpio central dos Parmetros Nacionais de Ensino de Cincias e do Projeto 2061 (AAAS, 1993). Inclusive pode-se ainda apontar para a Proposta Curricular Nacional da Inglaterra, do comeo da dcada de 90, que tambm apresenta orientaes para o desenvolvimento de atividades de investigao nos currculos de cincias. A perspectiva atual do ensino de cincias por investigao teve incio com a retomada dessa prtica de ensino no final da dcada de 80, cuja nova leitura traz dois pontos importantes para o ensino de cincias: (i) a prpria natureza da cincia, suas relaes e implicaes entre a cincia e a sociedade recebem maior ateno buscando se trabalhar no ensino de modo a

23

explicitar as relaes entre estes; (ii) h nfase na execuo de atividades empricoexperimentais, onde se acentuam reflexes quanto prpria prtica, destacando nas discusses a importncia da atividade cientfica no mundo contemporneo, bem como segundo Trpia (2011, p. 10), tornando inteligveis seus limites e controvrsias. Nessa nova leitura do ensino de cincias por investigao, percebe-se um questionamento reflexivo sobre qual seria o modelo baseado na cincia que levaria ao desenvolvimento da sociedade, uma vez que as discusses sobre a natureza da cincia contemplam a atividade cientfica como uma atividade humana, histrica e social, vinculada a interesses polticos e econmicos. No entanto, enquanto falar em ensino de cincias por investigao quase senso comum em pases da Amrica do Norte e Europa, no Brasil essa abordagem est menos consagrada e relativamente pouco discutida de acordo com Munford e Lima (2007, p. 3). Mesmo assim, o interesse vem crescendo, sendo que pesquisadores e educadores voltam-se para a questo. Observa-se ento que no decorrer histrico em que se desenvolveu o conceito de atividade investigativa floresceram discusses acaloradas, imersas tanto em ambientes diferentes quanto em pocas diversas. Analisando a partir de dados presentes na literatura, percebe-se que no caso do Brasil o estudo relacionado utilizao do Ensino por Investigao deve ser considerado recente, se comparado dinmica mundial. No entanto, espera-se que a forma como esse conceito se caracteriza leve a reflexes que possam influenciar as atividades desenvolvidas por entidades educacionais. Segundo Ferreira de S et. al. (2007), Munford e Lima (2007), Rodrigues e Borges (2008) e Trpia (2011), apesar de o Ensino por Investigao estar em processo de ampliao, aprofundamento e execuo em certas unidades educacionais de Pesquisa, Ensino e Extenso, nota-se que mesmo nos locais onde esta prtica j esteja consolidada, como o caso dos Estados Unidos, ainda perceptvel a falta de uma definio clara do conceito Ensino por Investigao. Em certos casos, chegou-se a discordar quanto s caractersticas que deveriam ser comuns a essa modalidade de ensino por dvidas existentes quanto aos quais contedos e de que forma deveriam ser ensinados de modo a fomentar a formao de pesquisadores.

24

Compartilha-se da opinio de que no se utiliza o Ensino por Investigao necessariamente como um meio de possibilitar a construo de um esprito de cientista nos estudantes. Campos e Nigro (apud Irias et. al., 2007, p. 3) afirmam que ao invs de desenvolver nas crianas conhecimentos compatveis com o cientfico seria mais interessante que estes alunos desenvolvam a observao dos fatos da vida e comecem a enxergar problemas nas coisas a seu redor, arriscando-se a dar palpites para suas prprias indagaes, e dessa forma agindo como cidados crticos que percebem e que influenciam novas mudanas. No contexto mais atual desta abordagem, Sandoval (apud Trpia, 2009, p. 6) menciona que a investigao cientfica desenvolvida pelos alunos e professores no ambiente educativo atualmente passou a contemplar dois importantes aspectos. Primeiramente, as discusses sobre a natureza da cincia nas investigaes realizadas em sala de aula, onde a natureza da cincia incorporada ao Ensino por Investigao em um momento histrico, possibilitaria entender melhor o que a atividade cientfica. Dessa forma, ao acrescentar-se o contexto histrico e poltico, possvel mostrar que eles tambm influenciam no que ou no que pode ser observado em uma investigao cientfica; Em segundo lugar, as relaes das atividades do ensino de cincias por investigao com aspectos sociais. Nesse sentido, as relaes entre cincia e sociedade no ensino de cincias tm suas razes em um movimento iniciado nas dcadas de 1960-70 denominado cincia, tecnologia e sociedade (CTS). O movimento CTS buscava questionar a cultura tecnolgica imposta pelas novas descobertas cientficas durante a Segunda Guerra Mundial. Em resumo, pode-se utilizar do repertrio histrico-cultural elencado e estruturado por Rodrigues e Borges (2008 p. 7-8). Nele, a viso da primeira metade do sculo XX mostra-nos uma ampla aplicabilidade dos mtodos cientficos a uma gama de problemas cientficos e sociais ao alcance de qualquer um, ao passo que na reforma da segunda metade a cincia passou a ser vista como uma disciplina especfica.

25

Em vias de crena, James Rutherford, bem como Bybee (apud Rodrigues e Borges, 2008, p.8), tambm acreditava que o ensino de cincias no representava a cincia como investigao. Bybee notou que o termo algumas vezes era utilizado considerando a investigao como parte do contedo cientfico em si, mas, em outras vezes, se referia a uma estratgia particular de ensino. Rutherford ento conectou o ensino de cincias como investigao (teaching as inquiry) a um conhecimento baseado na prtica deste ensino, O que requer ampla base de conhecimentos do professor sobre a histria e a filosofia da cincia. Segundo Rodrigues e Borges (2008, p. 4), o importante no ensino de cincias era que no fosse dogmtico. Deveria ser de forma indutiva para que os estudantes desenvolvessem sua prpria forma de buscar o conhecimento. O propsito comum era propor um ambiente que ajudasse os estudantes a desenvolverem suas habilidades de pensar, comparar, discriminar e raciocinar indutivamente. Um local que seria usado tanto para a verificao de princpios qumicos e fsicos, como para as descobertas independentes, provenientes da sua curiosidade. notvel, e at mesmo curiosa, a existncia de uma multiplicidade de enfoques, nomenclaturas, concepes e enunciados do que seja o conceito de investigao. Esta pode se apresentar muitas vezes como; ensino como investigao, Ensino por Investigao, investigao - orientada, investigao pela descoberta ou, at mesmo chegar a certo consenso, sendo denominada muitas vezes, apenas como: atividade investigativa de alcunha geral. Este trabalho no se orienta em especificar qual a nomenclatura mais apropriada para se referir ao Ensino por Investigao, entretanto acentua-se o interesse em promover discusses que visam destacar quais so as caractersticas ou predicados que se associam a tal prtica pedaggica. O Ensino por Investigao pode ser tratado por alcunhas diferentes, sob a perspectiva de cada pesquisador, no entanto nesta prxima seo so estabelecidas discusses de forma a elucidar, de acordo com a literatura da rea, a ideia sobre quais so as semelhanas e paridades entre prticas se baseiam na investigao.

26

1.3) Ensinos por Investigao Munford e Lima (2007, p. 3) argumentam que apesar da grande diversidade de vises acerca do que seja Ensino por Investigao, importante perceber que existem diferentes propostas que podem ser mais bem compreendidas a partir de uma mesma preocupao, qual seja a de reconhecer que h um grande distanciamento entre a cincia ensinada nas escolas e a cincia praticada nas universidades, em laboratrios e outras instituies de pesquisa. interessante observar que essa no uma preocupao recente, embora venha assumir novas formas e esteja cada vez mais bem substanciada do ponto de vista terico. De acordo com Campos e Nigro (apud Irias et al., 2007, p. 2), a metodologia investigativa no ensino de cincias to importante na construo do conhecimento quanto o contedo a ser ensinado. Alm disso, viabiliza a criao de um ambiente propcio de ensino e aprendizagem, que possibilita ao educando mostrar seus conhecimentos prvios e integrar o contedo a sua realidade. Estratgias de ensino como Ensino por Investigao so de interesse no somente social ou educativo, uma vez que se tem interesse fundamental na formao do cidado crtico. Nessa lgica, concorda-se com Irias (2008, p. 2), que trata sobre a necessidade de que o ensino de cincias desperte o estudante para a tomada de decises, para a compreenso dos fenmenos naturais, para o desejo de resolver problemas de seu dia a dia e que tambm o incentive ao exerccio da cidadania. Em geral, segundo Rodrigues e Borges (2008, p. 10), o objetivo era conjugar os aspectos culturais, disciplinares e intelectuais, bem como a habilidade de aplicar o conhecimento cientfico na resoluo de problemas relevantes para o estudante ou para a sociedade. O Ensino por Investigao tinha todo este papel que inclua ainda a capacidade de motivar o estudante e toda essa tendncia era mantida em baixo do guarda-chuva da alfabetizao cientfica. Sob essa perspectiva, Munford e Lima (2007, p. 15) afirmam ser fundamental que aprendizes avaliem suas explicaes construdas luz de explicaes alternativas. Percebe-se que o ato

27

de propor questes considerado um passo importante, uma vez que pode auxiliar o estudante a compreender quais so as variveis pertinentes na resoluo do problema em questo. Ao analisar procedimentos que servem de orientao para a resoluo de problemas tericoprticos, por exemplo, percebe-se, muitas vezes, a utilizao de passos a serem executados. Estes so elaborados segundo critrios bem definidos pelo tipo de problema e pela forma como ser administrada a aplicao de frmulas ou a compreenso dos componentes. Contudo, em um problema de cunho investigativo, a anlise se torna mais integralizada, como se o problema fosse percebido como etapa de uma problemtica maior que implica e sofre implicaes. Concorda-se com Driver et al. (apud Munford e Lima, 2007, p. 5), que afirmam que aprender cincias no uma questo de simplesmente ampliar o conhecimento dos jovens sobre os fenmenos uma prtica talvez mais apropriadamente denominada estudo da natureza nem de desenvolver e organizar o raciocnio do senso comum dos jovens. Aprender cincias requer mais do que desafiar as ideias anteriores dos alunos mediante eventos discrepantes. Aprender cincias envolve a introduo das crianas e adolescentes a uma forma diferente de pensar sobre o mundo natural e de explic-lo; tornando-se socializados, em maior ou menor grau, nas prticas da comunidade cientfica, com seus objetivos especficos, suas maneiras de ver o mundo e suas formas de dar suporte s assertivas do conhecimento. Nessa lgica, comunga-se da mesma viso defendida por Irias et al. (2007, p. 3), que trata a metodologia investigativa como uma importante ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da criana, uma vez que esta proporciona uma manifestao da diversidade de opinies. Partindo de um problema proposto pelo professor, so as prprias crianas que buscam e levantam diversas hipteses para solucion-lo, alm de refletir, relatar e discutir sobre determinada questo. O papel que cabe ao docente se transparece, ento, no carter questionador. ele quem avalia se as evidncias apresentadas de fato sustentam a explicao, se a explicao realmente responde ao problema e/ou quais seriam outras explicaes que poderiam ser geradas a partir de tais evidncias. Nesse sentido, se constitui tarefa docente a criao e/ou estabelecimento de um espao para que o estudante possa contrastar as prprias explicaes com as explicaes

28

de colegas e as explicaes cientficas, auxiliando o estudante a perceber as limitaes de suas teorias e mesmo nos casos em que nem se aplicaria e a conjuno de condies para que tais explicaes sejam revisadas e reelaboradas. De acordo com Irias et al.(2007, p. 3-11), o principal objetivo do ensino por meio da perspectiva da investigao que o aluno verifique a insuficincia e a incoerncia dos seus sistemas explicativos e, com a ajuda do professor, crie um modelo adequado aos fatos observados. Espera-se, ento, estimular sua capacidade de resoluo de problemas e lev-lo a aprender a aprender. Frisa-se, entretanto, que no se pretende formar verdadeiros cientistas, nem tampouco obter exclusivamente mudanas conceituais. Segundo a anlise apresentada por Rodrigues e Borges (2008, p. 1), para alguns, a ideia de ensinar e aprender cincias atravs de investigaes apenas a traduo de boas prticas de ensino. Entretanto, essa viso desconhece as origens dessa ideia e os embates na histria da construo de consensos sobre como devemos ensinar e aprender cincias, como apresentado anteriormente. Evidencia-se no histrico da pesquisa e ensino de cincias atravs de investigaes a dificuldade em se estabelecer o significado de ensinar cincia por meio de investigaes e sobre sua implementao em sala de aula. Assim como Munford e Lima (2007, p. 4), quando se fala de ensino de cincias por investigao, pretende-se sugerir imagens alternativas de aulas de cincias, diferentes daquelas que tm sido mais comuns nas escolas, dentre elas, o professor fazendo anotaes no quadro negro, seguidas de explicaes e os estudantes anotando e ouvindo-o dissertar sobre um determinado tpico de contedo. Contudo, apenas representar o Ensino por Investigao dessa forma pode parecer superficial, por tal fato visa-se aprofundar essas discusses ao longo deste trabalho. Uma atividade de cunho investigativo percebe um determinado problema como uma etapa, processo ou item a ser confrontado em busca de respostas que no necessariamente esto associadas obteno de um valor numrico, mas construo contextualizada de um parmetro conceitual, que pode ser concebido como a integralizao de um pensamento. Nesse sentido, Irias et al. (2007, p. 3-11) defendem a insero da Fsica como contedo das primeiras sries do ensino fundamental a partir de atividades investigativas relacionadas ao

29

conhecimento fsico. Segundo os autores, sua finalidade est associada ao estmulo busca de solues para problemas do mundo fsico e, principalmente, ao desenvolvimento do gosto pela Fsica. Alm disso, vale pena ressaltar que, por meio dessas atividades, as crianas tm a oportunidade de construir o conhecimento cientfico. De acordo com Hinrichsen e Jarrett (apud Ferreira de S et al., 2007, p. 3), o significado central da investigao cientfica gira ao redor duas grandes ideias: (i) Investigao como a essncia do empreendimento cientfico; (ii) Investigao como uma estratgia para o ensino e a aprendizagem de cincias. No segundo vis, o uso da investigao pe em destaque as atividades experimentais, uma vez que muitos pesquisadores afirmam que orientar as atividades experimentais como uma investigao aumenta o seu potencial pedaggico na educao em cincias. Segundo Peter Dow (apud Munford e Lima, 2007, p. 8), alguns autores afirmam que no h nada de novo em aprender cincias atravs da investigao. Realizar observaes, colocar questes e investigar sempre foram uma abordagem fundamental para compreender o mundo. Segundo o autor, educador norte-americano, parece ser consoante a viso comumente aceita de que a curiosidade uma caracterstica natural (e essencial) do ser humano e que, consequentemente, todas as atividades humanas deveriam ser guiadas pela curiosidade e pela investigao. Assim, nada seria mais natural, simples e espontneo do que pensar em ensino de cincias como ensino de cincias por investigao. Munford e Lima (2007, p. 10) apontam o fato de ser bastante difundida a noo de que o ensino de cincias por investigao teria que ser necessariamente um ensino envolvendo atividades abertas nas quais os estudantes teriam autonomia suficiente para escolher questes, determinar procedimentos para a investigao e decidir como analisar seus resultados. No sentido de organizar as atividades investigativas em diferentes nveis de abertura ou controle, possibilitando a aprendizagem por meio da investigao entre alunos de diferentes faixas etrias e com diferentes perfis, inclusive aqueles com maiores dificuldades na rea de cincias da vida e da natureza. O Ensino por Investigao parece ter sucesso ou caminhar em direo ao mesmo, na medida em que integra como um dos seus objetivos parmetros que viabilizam e/ou favorecem a

30

formao do estudante enquanto cidado crtico, atuante, capaz de tomar decises polticas, que responsvel e se responsabiliza por seus atos, causas e consequncias. De fato, um cidado que se percebe e se faz perceber frente a um universo de transformaes, sejam sociais, econmicas, tnicas, polticas, entre outros. Percebe-se, portanto, que o Ensino por Investigao tem inteno de auxiliar a conjuntura e ambientes que representam experincias que aproximam os estudantes de uma prtica cientfica. Essa inteno concorda com as orientaes apresentadas pelos PCNs (BRASIL, 2002, p. 85-86), entre elas, interpretar e fazer uso de modelos explicativos, reconhecendo suas condies de aplicao; elaborar modelos simplificados de determinadas situaes, a partir dos quais seja possvel levantar hipteses e fazer previses, conhecer modelos fsicos microscpicos, para adquirir uma compreenso mais profunda dos fenmenos e utiliz-los na anlise de situaes-problema. Mesmo existindo consensos quanto utilizao de estratgias de ensino como as atividades investigativas, vale destacar que ainda existem discusses quanto ao papel e s formas de ensino de cincias ou de disciplinas cientficas, como a Fsica. Para Abd-El-Khalick et. al. (apud Trpia, 2011, p. 7), alguns questionamentos sobre os objetivos do ensino de cincias podem levar a tais discusses. Dentre eles: (a) aprender cincia ou aprender sobre cincia? (b) Cincia como busca da verdade ou cincia como atividade de resoluo de problemas? (c) Levantar e responder questes ou propor e revisar explicaes e modelos? (d) Cincia como atividade cognitiva ou cincia como atividade social? (e) Demonstrao de conceitos ou investigao dos mesmos? (f) Cincia hipottico-dedutiva ou modelo baseado em cincia? (g) Cincia como processo de justificar e testar conhecimentos ou cincia como processo de descoberta e generalizao de conhecimentos? Contudo, se de fato, na investigao em que se acredita que existe uma maior possibilidade de ocorrer o aprendizado discente, ento, de que forma deveramos nos direcionar? Quais prticas condicionantes poderiam ser implementadas a fim de colaborar para a construo de uma proposta pedaggica? A esses questionamentos, nesta prxima seo so estabelecidas discusses de forma a acentuar aspectos que devem ser considerados na execuo de prticas que se utilizam do Ensino por Investigao de acordo com indcios apresentados na literatura da rea.

31

1.4) Atividades Investigativas Conceituaes / Nomenclaturas Os ensinos tradicionalistas bem como o Ensino por Investigao podem envolver tanto um problema quanto uma atividade cuja finalidade e a prpria prtica teoricamente objetivam contribuir para a viso da escola como ambiente educativo, um meio para reproduo, transmisso e produo de saber. No entanto, no ensino tradicionalista no se acentua a produo do conhecimento, mas ambos visam assegurar a aquisio de habilidades que levem estruturao de competncias bsicas necessrias para a vivncia em sociedade. Observa-se ento que, apesar de as duas prticas possurem certa semelhana ainda assim so bem distintas. O ensino tradicional responsvel pela viso de um estudante que seria guiado e/ou conduzido at o momento didtico pretendido pelo professor como se ele pudesse estabelecer certo roteiro pedaggico, ou seja, existe uma sequncia lgica e conceitual no ensino. Isso no significa dizer que uma atividade investigativa no seja orientada ou planejada. Ela apenas ocorre de forma diferenciada, na qual o professor pode intervir de modo a complementar, instigar e/ou fomentar as discusses, mas que em princpio, o ritmo diretamente relacionado maneira como tal contedo ser trabalhado e discutido pelo estudante, conferindo certa autonomia ao discente. De certa forma, o ensino tradicional ordenado/comandado pelo professor, enquanto o Ensino por Investigao orientado pelo mesmo. O carter investigativo conferido a uma atividade a partir da forma como a mesma organizada. A atividade proposta pode apresentar inmeras caractersticas semelhantes quelas das atividades investigativas e, contudo, ainda assim, no haver garantias ou confiabilidade de que seja conduzida ou orientada nesse vis. Portanto, o fato de apresentar uma caracterstica prxima investigativa no assegura a sua aplicabilidade, que pode ser influenciada por fatores que compem o ambiente didtico tais como o currculo, o docente, o discente, o material, a infraestrutura, o espao e que podem determinar a situao de ensino. A atividade investigativa, ou de caracterstica investigativa, pode ser defendida de formas diversas, seja enquanto conceito, enquanto metodologia e/ou prtica, contudo, no se deve justificar a sua utilizao pautada na possvel deficincia ou deficincia aparente de outras

32

estratgias de ensino, pois a mesma apresenta indcios favorveis a sua prtica segundo a literatura em pesquisa em ensino de cincias que respaldam sua utilizao. As atividades investigativas podem ser construdas de modo a constituir objetivos diversos, a depender da forma como se projeta desenvolver a atividade. De certa forma, a estrutura conceitual, alm do prprio arcabouo terico e sua edificao ao longo de preceitos histricos, pode estar relativamente mais associada s metodologias que tm por iniciativa o estmulo curiosidade discente. Dessa forma, fornece auxlio na inter-relao e integrao entre conceitos, sejam fsicos, qumicos, matemticos, dos mais variados. Em acordo com Ferreira de S et al. (2007, p. 5) acredita-se que as atividades investigativas tm seu potencial pedaggico aumentado na medida em que contribuem para um ensino mais interativo, dialgico, capaz de persuadir os alunos a compreenderem a validade das explicaes cientficas dentro de certos contextos. Desse modo, seria superado o ensino de cincias centrado em discursos que se utilizam de argumentos de autoridade ou exprimem uma opinio de forma categrica ou mesmo dogmtica. Consoante a Borges e Rodrigues (2005, p. 9-10), julga-se que a atividade do tipo investigativa muito rica, uma vez que exige que o aluno, ao planejar a sua realizao, tenha que formular hipteses, escolher quais grandezas devem ser medidas e estar ciente sobre como proceder para fazer as medies necessrias e apenas depois disso o mesmo estar em condies de atestar a possvel veracidade das hipteses formuladas. Por outro lado, Chinn e Malhtra (apud Munford e Lima, 2007, p. 14) apontam que atividades de investigao mal planejadas ou simples caricaturas, sem real conhecimento aprofundado dessa metodologia, podem no apenas deixar de ajudar os alunos a aprenderem a raciocinar cientificamente, mas tambm favorecer a percepo do raciocnio cientfico como algo simples, certo, algortmico, e focado em uma observao superficial. A combinao de diferentes estratgias de forma a ilustrar de maneira apropriada como cientistas coletam e utilizam diferentes tipos de dados de formas variadas se faz importante no contexto educacional. Assim como Munford e Lima (2007, p. 14) julgam necessrio que ao longo de sua educao formal os alunos vivenciem essas mltiplas abordagens. Podemos citar

33

algumas situaes, por exemplo, a forma como os cientistas coletam dados em laboratrio, adotando roteiros e protocolos. Em outros casos, os mesmos vo a campo fazer observaes da natureza, sendo interessante, a depender do objeto de pesquisa, recorrer a bancos de dados coletados por outros cientistas a fim de realizar anlises mais elaboradas. Nesse vis, desde que seja bem estruturada, a atividade investigativa pode apresentar contribuies para uma melhor conceituao do objeto investigado. Entretanto, no se ignora o apoio que um bom texto didtico e/ou paradidtico possibilita e as vantagens apresentadas pela resoluo de exerccios para fixao de idias e conceitos que podem contribuir para elevar o nvel de uma discusso em grupo. Tendo como base o apresentado at aqui, conclui-se que as atividades investigativas ou aquelas denominadas de cunho investigativo se relacionam aos problemas e questionamentos por meio da ao. Ao esta desenvolvida principalmente pelo estudante e que se associa a verbos como: discutir, propor, montar, testar, refazer, duvidar, questionar, aplicar, desenvolver, realizar, estudar e avaliar como mecanismos de interpretao e compreenso na coordenao entre teoria e evidncia que se desenvolve por meio de observaes que podem ser articuladas proposta de ensino, assim como indica Ferreira de S et al. (2007, p. 4). Segundo Borges e Rodrigues (2005, p. 6), um problema verdadeiro tem semelhanas com um desafio, diferentemente de exerccios rotineiros, que podem ser resolvidos aplicando-se uma regra ou procedimento padro, como os tradicionais exerccios tpicos de fim de captulo. Para encontrar uma soluo para um problema, seja ele conceitual ou prtico, os estudantes buscaro, prepararo, executaro e iro interpretar resultados. Envolvendo-os nessas atividades de soluo de verdadeiros problemas, eles mobilizaro e explicitaro seus entendimentos, suas habilidades investigativas, analticas e sua imaginao. Nesta prxima seo pretende-se apontar discusses que visam destacar como o professor poderia se utilizar de problemas e problematizaes a fim de (re)pensar o planejamento de propostas metodolgicas pautadas na nfase em questionamentos consoante as caractersticas do Ensino por Investigao.

34

1.5) Atividades Investigativas Ensino por Problematizaes Discute-se sobre problemas e problematizaes e suas relaes ao Ensino por Investigao. No entanto, necessria a verificao da existncia de uma clara e distinta separao entre ambos os conceitos. Em certos casos, ao tratar sobre ensino tradicional usualmente inserido o conceito de problema. Contudo, ao se tratar sobre Ensino por Investigao e ensinoaprendizagem de conceitos, ouve-se a palavra problematizao ou situaes-problema. Mas com se d tal relao? Afinal, o que so problematizao ou situaes-problema? O que so problemas? De acordo com Ferreira de S et al. (2007, p. 11), a criao de situaes-problema desempenha um papel central no embasamento de uma atividade investigativa, visto que o problema orienta e acompanha todo o processo de investigao. Destacam-se outras caractersticas igualmente importantes das situaes-problema que tambm esto presentes em atividades investigativas, so elas: (i) valorizar o debate e a argumentao; (ii) propiciar a obteno e a avaliao de evidncias; (iii) aplicar e avaliar teorias cientficas; (iv) permitir mltiplas interpretaes. Verssimo et al. (apud Ferreira De S et al., 2007, p. 4) afirmam que as atividades prticas que so inseridas em uma perspectiva investigativa pressupem a compreenso e a explicitao de relaes causa-efeito e a imprescindvel anlise de relaes entre as variveis pertinentes resoluo do problema, o que demanda identificao, controle e manipulao mediante o planejamento concebido para realizao do experimento. O uso desse tipo de atividade requer do aluno um esforo interpretativo e (re) interpretativo durante toda a atividade e inclui a seleo do problema, o planejamento, as observaes, o registro e o tratamento dos dados. A discusso anterior auxilia a concluir que a problematizao se relaciona a uma gama de questionamentos que so elaborados e construdos sobre problemas j existentes, de modo a correlacionar seus desdobramentos e consequncias, enfatizando processos de causalidade. No somente enunciar o problema, mas question-lo, desde a sua concepo inicial quanto s possveis dependncias, e em ao; problematiz-lo.

35

Hodson (apud Azevedo, 2004, p. 19) reporta que os trabalhos de pesquisa em ensino mostram que os estudantes aprendem mais sobre a cincia e desenvolvem melhor seus conhecimentos conceituais quando participam de investigaes cientficas semelhantes s feitas nos laboratrios de pesquisa. Dessa forma, segundo o autor, o uso de problematizaes permite criar ambientes ricos a respeito do processo de ensino-aprendizagem em que se amplia uma rede de possibilidades para uso de estratgias e ferramentas antes possivelmente consideradas restritas ao ambiente de trabalho de um cientista ou pesquisador. No s coletar dados ou ir a campo, mas perceber a influncia e pertinncia de cada uma das variveis a serem consideradas para a resoluo de um dado problema, e nesse vis no s registrar valores e seguir roteiros, mas analisar, ponderar, descrever e principalmente supor solues alternativas s j consideradas corretas. Aprecia-se a posio de Rebeque et al. (2009, p. 1-5), que defendem a importncia da resoluo de exerccios em sala de aula. O que se prope aqui ento problematizar o cotidiano dos alunos com a discusso dos conceitos fsicos envolvidos para uma melhor aprendizagem de Fsica e anlise crtica de suas relaes com questes sociais, culturais e ambientais. O processo de problematizao tem como objetivo elaborar um contedo programtico baseado no cotidiano dos alunos e possibilitar a aprendizagem. Os estudantes devem, segundo Gil-Perez et al. (apud Ferreira de S et al., 2007, p. 4), ser estimulados a levantar hipteses para o desenvolvimento do problema. So as hipteses e todo o corpo de conhecimento do qual elas emergem que permitem aos estudantes darem algum sentido aos resultados e conceberem o desenho do experimento. Alm disso, as hipteses propiciam o surgimento de outras ideias cuja relao com o problema pode ser testada. A investigao em si constituda por um conjunto de estratgias destinadas a comprovar ou refutar hipteses, assim como a analisar e interpretar os resultados obtidos nos experimentos realizados. Frequentemente, os argumentos construdos nas aulas de cincias para explicar fenmenos naturais esto centrados na autoridade do professor (ou seja, aceito porque quem sabe que fala) ou na plausibilidade ( uma explicao lgica que faz sentido). Munford e Lima (2007, p. 14) enfatizam a necessidade de fornecer evidncias empricas que sustentem uma

36

explicao cientfica, mesmo na cincia escolar. Nesse aspecto haveria uma nfase na utilizao por parte dos alunos de evidncias empricas como base para suas explicaes. Isso poderia envolver a coleta de dados acurados a partir de observao e tomada de medidas. Alm disso, eles seriam desafiados a controlar condies ou a coletar dados em diferentes condies. Aps questionamentos e discusses a respeito do Ensino por Investigao, a prxima seo estabelecida de forma a propor possveis prticas pedaggicas inseridas numa abordagem investigativa a fim de aproximar a proposta do contexto escolar, destacando-se aspectos, funes, papis e orientaes para o professor e aluno no desenvolvimento dessas atividades.

1.6) Desenvolvendo Atividades Papel do Professor e do Aluno Ensinar cincias no tarefa a ser negligenciada, nem mesmo a ser porventura memorizada. Todo conhecimento construdo pelo aluno, em dado momento, lhe ser til, no somente na execuo de exerccios no interior de uma sala de aula, mas a partir dela, servir para o desenvolvimento e/ou a compreenso de um conceito mais amplo. Mortimer (apud Irias et al., 2007, p. 2) acredita que a interveno do professor de grande importncia, tanto para fornecer evidncias experimentais apropriadas, quanto para disponibilizar aos aprendizes as ferramentas da comunidade cientfica. Nessa perspectiva, o professor de cincias deve atuar como mediador entre o conhecimento cientfico e os alunos, ajudando-os a conferir sentido pessoal ao conhecimento cientfico estabelecido em sala de aula. Uma atividade, em si, deveria proporcionar ao aluno trazer a sua experincia pessoal para a sala de aula, para o contexto escolar. Dessa forma, poderia fornecer oportunidades para que os mesmos realizassem investigaes, tomando conscincia das suas prprias ideias acerca da temtica desenvolvida. Alm disso, permitiria estruturar novas maneiras de compreender os temas e os fenmenos e, de certa forma, a caracterizao de um novo olhar frente ao comum do quotidiano. Nesse vis, permitindo a aplicao de conceitos em diferentes contextos e se utilizando das problematizaes a respeito da ocorrncia de determinado fenmeno, tendo por

37

finalidade ensinar um conjunto conceitual de modelos e teorias. De acordo com Borges e Rodrigues (2005, p. 5), as investigaes promovem o engajamento dos estudantes com ideias que inspiram suas aes e do origem a expectativas sobre o que pode ser encontrado, descoberto ou explicado. Em um currculo com essa orientao, os alunos devem ser encorajados a explorar como resolver problemas que sejam significativos para eles. Em meio execuo de atividades investigativas, os alunos so convidados a refletirem criticamente sobre a temtica desenvolvida. Entretanto, mesmo que essa reflexo seja realizada de forma inconsciente ou no controlada por eles, existe uma conciliao de fatores que podem levar compreenso e, possivelmente, resoluo da problemtica a ser questionada. Dessa forma, constitui-se em uma poderosa forma de os discentes construrem seus prprios conhecimentos. Vygotsky (2003, p. 40) aponta que durante o processo de soluo de um problema que as crianas se confundem, e em geral, porque conflitos cognitivos passam a ocorrer, fazendo com que elas percebam que a lgica a qual utilizaram no seja suficiente para resolver o dado problema. Nesse caso, tendo a participao da cooperao de outra pessoa e a interpretao do problema segundo outra lgica baseada num outro ponto de vista. importante que o professor se perceba como aquele que pode auxiliar o processo de construo do conhecimento de forma conjunta aos estudantes. Que sua resposta to valiosa quanto importncia dedicada ao desenvolvimento do contedo. A prpria pergunta do aluno deve ser considerada, mesmo que no seja respondida no momento em que seja feita. O estudante , em muitos casos, dotado de certa timidez e vergonha no ambiente escolar. Isso refletido ao se expressar frente s discusses levantadas em sala, seja por receio, seja por medo da possibilidade de errar ou da forma como sua opinio poder ser recebida pelos colegas. O professor pode iniciar sua participao na atividade por meio da utilizao de um questionamento, que pode ser aprofundado ou ampliado pelos estudantes. Todavia, o professor deve permitir que essa situao ocorra de forma controlada, no usando

38

simplesmente de argumentos de autoridade ao estruturar determinados contedos, no desvalorizando os questionamentos dos estudantes. Se o estudante questionado, mas no responde de forma a contemplar as expectativas, ele no deve, de forma nenhuma, ser ridicularizado pelos colegas de classe como aquele que erra, mas deve ser visto como aquele que pode aprender com o erro. Gonalves e Carvalho (apud Irias et al., 2007, p. 3) afirmam que o professor de cincias, pelo que se entende hoje, deve pautar seu trabalho no sucesso dos alunos. Mesmo sendo difcil estabelecer com clareza quando eles progridem nos estudos, o professor deve sempre procurar novas formas de pensar e agir. Assim, para adquirir progresso, no se pode descartar a forma que os estudantes utilizam para explicar o mundo que os cerca. Em uma aula que envolva investigao, no cabe ao professor ficar apenas assistindo a classe, mas sim fazer perguntas, propor desafios, chamar a ateno dos alunos, especialmente quando eles colocam dados diferentes daqueles que eram esperados. Em muitas ocasies, leva-se tempo at se construir autonomia por parte do aluno, tanto quanto a sua participao nas atividades planejadas. Portanto a negligncia de sua resposta ou indagao pode vir a fazer com que o mesmo no se sinta mais vontade em participar em sala, em questionar ou em responder, minando a essncia da atividade investigativa. Apresentar de alguma forma suas explicaes exige que os estudantes articulem a questo investigada, os procedimentos adotados na coleta e anlise de dados, as evidncias obtidas e a reviso das explicaes luz de posies alternativas. Alm disso, criam-se oportunidades para que os alunos tenham que elaborar suas prprias questes em relao a outros trabalhos e desenvolvam critrios para avaliar aquilo que os colegas produziram. Em suma, Munford e Lima (2007, p. 15) acreditam que na medida em que o aluno vivencia todos esses aspectos essenciais, passa, ento, a ter um conhecimento mais apropriado acerca das prticas dos cientistas e dos processos de construo de teorias cientficas. A prpria aprendizagem dos conceitos cientficos tambm mais aprofundada e significativa, uma vez que esses conceitos e teorias so introduzidos em meio a elementos essenciais de seu contexto de produo.

39

Cabe ao professor, nessa perspectiva, segundo Borges e Rodrigues (2005, p. 6), a formulao de bons problemas ou encontrar situaes interessantes para serem investigadas. No entanto, essas podem ser tarefas difceis, mesmo para quem j tem considervel experincia em fazer isso. Devem-se propor problemas que motivem os estudantes e que de fato valham pena serem enfrentados. Observa-se que o trabalho na perspectiva investigativa apresenta indcios favorveis quando anteriormente sua aplicao so planejadas aes e atividades a fim de conquistar a confiana do estudante. Com base nisso e nas discusses anteriores, pode-se entender por que muitos planejamentos no ocorrem ou no tm a eficincia prevista. Os atos de questionar e questionar-se no esto sempre presentes no estudante, portanto devem ser desenvolvidas estratgias para auxiliar e tornar mais prxima a participao deste frente ao desafio da nova atividade. Acredita-se que na tentativa do entender a possvel resposta a um problema que o aprendizado tem suas maiores chances de ocorrer.

40

CAPTULO II
CAMINHO METODOLGICO

2.1) Contextos da Pesquisa Este trabalho pode ser classificado, quanto a sua natureza, como uma pesquisa de carter bibliogrfico inserida no contexto educacional. Segundo a categorizao proposta por Marconi e Lakatos (2003, p. 187), obtm-se frequentemente descries tanto quantitativas quanto qualitativas do objeto de estudo, e o investigador deve conceituar as inter-relaes entre as propriedades do fenmeno, fato ou ambiente observado. Uma pesquisa pode ser vista como bibliogrfica, ou de fontes secundrias, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 182), quando abrange uma
[...] bibliografia j tornada pblica em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartogrfico etc., at meios de comunicao oral: rdio, gravaes em fita magntica e audiovisuais: filmes e televiso.

Dessa forma, nessa modalidade de pesquisa


[...] Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferncias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas.

Nas palavras dos autores, a pesquisa bibliogrfica no mera repetio do que j foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a concluses inovadoras (MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 182). Neste trabalho monogrfico no nos propomos a realizar um estudo to amplo como o indicado pelos autores. No entanto, este pode ser considerado um primeiro estudo bibliogrfico onde se apresentam breves discusses a respeito do Ensino por Investigao e sobre a forma como o mesmo tem se apresentado.

41

Apresenta-se nesta pesquisa um estudo no que tange a artigos sobre o Ensino por Investigao que foram publicados em peridicos da rea de Ensino de Cincias no Brasil, no perodo de 2005 a 2010. Os peridicos foram identificamos a partir de siglas, visando facilitar o processo de tratamento e anlise dos dados, a saber: Revista Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias (Peridico 1 = P1) Investigaes em Ensino de Cincias (Peridico 2 = P2) Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica (Peridico 3 = P3)

P1: Revista Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias Trata-se de uma revista quadrimestral arbitrada, iniciativa de docentes que atuam no Centro de Ensino de Cincias e Matemtica (CECIMIG) e tambm no Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Educao (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Revista Ensaio foi criada em setembro de 1999 e possui dez nmeros publicados que j se encontram online2. Segundo seus implementadores, a criao da revista decorre da crena que o aprimoramento de uma cultura de publicao nesse campo depende do esforo em combinar rigor acadmico com relevncia para a prtica. A Revista avaliada pelo WEBQUALIS/CAPES3 como A2. P2: Investigaes em Ensino de Cincias Trata-se de uma revista voltada exclusivamente para a pesquisa em ensino-aprendizagem de cincias (Fsica, Qumica, Matemtica, Biologia ou Cincias Naturais quando enfocadas de maneira integrada). Suas publicaes abordam cinco aspectos; i) investigao especialmente em ensino/aprendizagem de cincias; ii) reviso da literatura em uma certa rea de pesquisa em ensino/aprendizagem de cincias; iii) fundamentao terica com implicaes claras para a investigao em ensino de cincias; iv) metodologia da pesquisa educacional com relevncia direta para a investigao em ensino de cincias; v) crtica (ou defesa) e comentrios sobre artigos publicados na prpria revista. A periodicidade de trs nmeros por ano, em abril, agosto e dezembro, sendo recebido apoio do Instituto de Fsica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. A distribuio ,
2 3

Disponvel em < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/> Disponvel em < http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces>

42

principalmente, eletrnica, via World Wide Web4. Salvo indicao contrria, permitida a reproduo de qualquer artigo publicado para uso pessoal e instrucional. A revista avaliada pelo WEBQUALIS/CAPES5 com o conceito A2. P3: Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica6 (CBEF) um peridico quadrimestral, arbitrado, indexado, voltado prioritariamente para os cursos de formao de professores de Fsica. Tambm amplamente utilizado em ps-graduaes em Ensino de Cincias e de Fsica e em cursos de aperfeioamento para professores do Nvel Mdio. Tem por objetivo promover uma disseminao efetiva e permanente de experincias entre docentes e pesquisadores, visando elevar a qualidade do ensino da Fsica tanto nas instituies formadoras de novos professores quanto nas escolas em que esses docentes iro atuar. Essa revista oferece acesso livre imediato ao seu contedo, seguindo o princpio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientfico ao pblico proporciona uma maior democratizao mundial do conhecimento. A revista avaliada pelo WEBQUALIS/CAPES7 com o conceito B1. A opo por essas trs revistas est relacionada a trs aspectos: possuem renome na rea de ensino de cincias, publicando artigos voltados para a pesquisa em Ensino de Fsica, alm de apresentarem publicaes que podem servir de auxlio para os cursos de formao de professores, em especial, os de Fsica. Portanto, constituem-se em fontes de consulta e estudo para quem pretende se aprofundar em determinados eixos norteadores dessas reas.8 As trs revistas tambm so consideradas e avaliadas na classificao tcnica da produo intelectual da rea de pesquisa em Ensino de Cincias, segundo o conceito CAPES9. Credita-se confiabilidade e fidedignidade na produo divulgada por meio destas fontes de informao.

4 5

Disponvel em < http://www.if.ufrgs.br/ienci/> Disponvel em < http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces> 6 Disponvel em <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica> 7 Disponvel em < http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces> 8 Como j foi apresentado, importante apontar que a fim de atender as necessidades dos usurios, os acervos destas revistas se encontram disponveis on line e se estruturam como fonte gratuita de acesso. 9 Disponvel em <http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis>

43

2.2) Procedimentos de coleta e tratamento de dados A coleta de dados foi realizada em trs etapas. Na primeira, fez-se um levantamento de artigos relativos ao campo terico-prtico do Ensino por Investigao. Para isso, foram analisados os ndices dos trs peridicos, no perodo de 2005-2010, visando levantar artigos que tratassem sobre Ensino por Investigao no contexto escolar. Embora alguns autores assim como Rodrigues e Borges (2008), Ferreira de S et al. (2007), Munford e Lima (2007) e Trpia (2011) afirmem que pesquisas a esse respeito tenham sido desenvolvidas, com maior frequncia, no final da dcada de 1980 e incio da dcada de 1990, neste trabalho optou-se por analisar artigos mais recentes, do perodo entre 2005 a 2010. Alm disso, pode-se afirmar que um trabalho monogrfico limitado no que se refere ao tempo de construo do mesmo e por abordar uma temtica de investigao, o que acaba por dificultar uma anlise mais densa e ampliada. Numa segunda etapa, buscou-se refinar o levantamento de dados, passando-se a levantar e classificar artigos a partir de apenas trs palavras-chave (descritores) contidas em seus ttulos: (i) aprendizagem de cincias, (ii) atividade investigativa e (iii) investigao (es). No entanto, a quantidade de estudos que continham pelo menos um desses trs descritores em seus ttulos foi bastante reduzida, consistindo de um total de 18 artigos em um nmero total de 376 publicaes de 2005 a 2010 para as trs revistas citadas, no sendo considerada uma amostra bem representativa, portanto trata-se desta uma categorizao inicial na qual outros descritores foram acrescentados visando a uma ampliao do nmero de artigos a serem selecionados para anlise textual. Diante do exposto, partiu-se para uma terceira etapa de coleta de dados. Conforme Rodrigues e Borges (2008, p. 1), a ideia de ensinar e aprender cincias atravs de investigaes apenas a traduo de boas prticas de ensino. Para tanto, ampliou-se o leque de palavras-chave (expresses ou descritores), como j mencionado, a fim de evidenciar publicaes que, embora no mencionassem diretamente estarem pautadas no ensino por investigao, apresentaram outras expresses caractersticas dessa modalidade.

44

As palavras-chave foram escolhidas de modo a compor um rol de elementos e caractersticas recorrentes que, em geral, podem estar associados ao objeto desta pesquisa: Ensino por Investigao. A seguir, apresenta-se o quadro 1 com as palavras-chave ou expresses (descritores) adotados e suas respectivas siglas. PALAVRAS-CHAVE OU EXPRESSES DOS TTULOS Investigativa Investigao (es) Aula(s) de Fsica Trabalho Laboratorial, Laboratrio Didtico e/ou Laboratrio de Fsica Atividade(s) Prtica(s), Demonstrao (es), Experimento, Experincia Pedaggica, Experimental (ais) e/ou Experimentao (es) Ensinar Cincias, Ensino de Cincias e/ou Aula de Cincias Ensino de Fsica, Aprendizagem da/de Fsica e/ou Atividade de Ensino Professores (as) de Cincia(s) Educao em Cincias e/ou Educao Cientfica Atividade(s) Cientfica(s) e/ou Conceito(s) Cientfico(s) Aprendizagem de Cincias Proposta de Ensino, Estratgia Interdisciplinar, Estratgia(s) de Ensino, Estratgia Pedaggica e/ou Ensino de (dos) Conceito(s) Situaes do Quotidiano, Situao Problema, Situao Argumentativa, Questionamento, Problema de Fsica e/ou Problematizao (es) SIGLA C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 C9 C10 C11 C12 C13

Quadro 1: Palavras - chave ou expresses dos ttulos utilizadas para categorizar os artigos.

Vale salientar que os descritores presentes no quadro 1 foram utilizados a fim de categorizar um nmero total de 376 publicaes para as trs revistas citadas de 2005 a 2010 a partir do contedo de seus ttulos. Dessa forma, mantendo a funo de nos fornecer parmetros para anlise. Contudo, determinadas expresses como: estratgia de ensino, em geral, estavam associadas a metodologias propostas como alternativas ao ensino tradicional, dessa forma, podendo estar associado ao Ensino por Investigao, no entanto, no necessariamente todas as recorrncias dessa expresso foram contempladas neste estudo.

45

O procedimento de tratamento de dados consistiu em trs momentos, visando alcanar os objetivos do trabalho, alm disso outros critrios foram adotados a fim de refinar a anlise. Inicialmente, organizaram-se os artigos a partir das palavras-chave ou expresses contidas no ttulo (quadro 1). Num segundo momento, realizou-se uma leitura atenta de todos os resumos dos artigos publicados nos peridicos cujos ttulos j haviam sido categorizados. Nessa perspectiva, o contedo dos resumos serviu para classificar se o artigo referia-se ou no a uma pesquisa na rea de Ensino por Investigao. Para tanto, os artigos tambm foram organizados a partir da seguinte classificao: (1) no se aplica ao perfil estudado (NSA); (2) no relacionado diretamente ao Ensino por Investigao (NRD), onde se enquadravam aqueles peridicos que possuam caractersticas, j apresentadas no captulo I, que sugerem tal relao ao Ensino por Investigao implicitamente; (3) relacionado diretamente ao Ensino por Investigao (RD), apresentando tais caractersticas de forma explcita. Ainda com base nos resumos, partiu-se para um refinamento que consistiu num reagrupamento dos artigos que foram selecionados pela categorizao anterior em RD e NRD, tendo como parmetros os nveis de ensino elencados no quadro 2. PALAVRAS - CHAVE OU EXPRESSES DOS RESUMOS Ensino Fundamental Nvel de Ensino Ensino Mdio Ensino Superior No Especificado no Resumo Atividades de Lpis e Papel (Estudo Terico) Atividades de Lpis e Papel acompanhadas de Experimento e/ou Demonstraes construdas em conjunto pelos alunos com auxilio (ou no) do professor. Atividades de Lpis e Papel acompanhadas de Experimento e/ou Demonstraes j construdas e apresentada pelo professor. LP LPEE LPEP SIGLA EF EM ES NER

Delineamento de Atividade

46

PALAVRAS - CHAVE OU EXPRESSES DOS RESUMOS Cincias Biologia Eixo Temtico Qumica Fsica Matemtica Fsica clssica; Mecnica clssica, Ondulatria, Termodinmica e Eletromagnetismo. Histria e Filosofia da Cincia. Fsica moderna; Relatividade, Mecnica quntica, Fsica pura e fsica aplicada ou Fsica terica e fsica experimental.

SIGLA C B Q F M

Contedos Desenvolvidos

Quadro 2: Palavras-chave ou expresses dos resumos utilizadas para categorizar os artigos.

Ainda no processo de tratamento, os dados foram organizados em tabelas e grficos, os quais esto dispostos no captulo de resultados e discusses a seguir.

47

CAPTULO III
RESULTADOS E PRIMEIRAS CONCLUSES A literatura nos apresenta o desenvolvimento de formas distintas de percepo e atuao do Ensino por Investigao enquanto formulao de conceito durante seu contexto histrico, assumindo importantes posies na definio de aprendizagem em Ensino de Cincias como j discutido anteriormente. fundamental ressaltar que a anlise dos resultados oferece uma boa oportunidade de verificao quanto abordagem do Ensino por Investigao no que tange publicao nos peridicos estudados. Neste captulo pretende-se apresentar os resultados com base nos referenciais tericos inicialmente escritos, tendo como alicerce os dados tratados e organizados em tabelas e grficos obtidos por meio da anlise dos peridicos estudados. A abordagem de Ensino por Investigao, que no est presente apenas no Brasil, visto seu contexto histrico e suas origens j mencionadas, no somente se utiliza no ensinoaprendizagem de conceitos fsicos, mas como uma proposta didtica para Ensino de Cincias em mbito mais amplo. Uma vez que a partir da anlise dos resumos, como apresentado frente, percebe-se sua utilizao em reas diversificadas. O grfico 1, a seguir, indica a quantidade de publicaes entre 2005 e 2010 na revista Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias, na revista Investigaes em Ensino de Cincias e no Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica. O grfico 1 indica que a maior produo 2005/2010 se encontra no Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, com 150 artigos, seguido pela revista Investigaes em Ensino de Cincias, com 118 artigos, e em terceiro a revista Ensaio Pesquisa em Educao em Ensino de Cincias, com 108 artigos. Configurando, portanto, um nmero total de 376 artigos analisados.

48

Grfico 1: Quantidade de Publicaes 2005/2010.

Conforme descrito no captulo metodolgico, com a ampliao de descritores foi possvel refinar a anlise das informaes contidas nos ttulos dos artigos. A seguir, no grfico 2, encontram-se o nmero de recorrncias de cada uma das treze palavras-chave ou expresses existentes nas trs revistas estudadas, bem como o nmero total de artigos enquadrados, que se constituem em 130 de um nmero total de 376, dos quais ser realizada a anlise dos resumos.

49

Grfico 2: Quantidade de Publicaes em que foram encontradas as respectivas palavras-chave ou expresses.

Nota-se que dentre as trs revistas estudadas no perodo 2005/2010 existem 376 artigos publicados. No entanto, destes, 130 artigos foram caracterizados pelas palavras-chave ou expresses utilizadas, como demonstra o grfico 2. Dessa forma, nessa categorizao reduzimos nossa amostra de anlise para aproximadamente 34,6% do conjunto inicial. Verifica-se que, no Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica (P3), as expresses Atividade(s) Prtica(s), Demonstrao (es), Experimento, Experincia Pedaggica, Experimental (ais) e/ou Experimentao (es) (C5) e Situaes do Quotidiano, Situao Problema, Situao Argumentativa, Questionamento, Problema de Fsica e/ou Problematizao (es) (C13) foram as recorrentes, sendo que a primeira aparece em 15 ttulos de artigos e a segunda consta em 10. J no peridico Investigaes em Ensino de Cincias (P2), observa-se que as palavraschave Ensino de Fsica, Aprendizagem da/de Fsica e/ou Atividade de Ensino (C7) foram as mais frequentes. Considerando que Ensino por Investigao pode ser concebido como ensino como investigao, Ensino por Investigao, investigao - orientada, investigao pela descoberta ou, at mesmo como: atividade investigativa de alcunha geral, como j comentamos inicialmente nesta pesquisa, acreditava-se que as expresses investigativa (C1), investigao e/ou investigaes (C2) e aprendizagem de cincias (C11) teriam uma

50

maior probabilidade de oferecer envolvimento ao Ensino por Investigao. Todavia, observou-se que tais expresses, principalmente C1 e C11, foram algumas das que menos foram identificadas. A palavra-chave C1 oscilou entre uma e duas recorrncias para cada revista, enquanto C11 s teve duas recorrncias na revista Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias (P1). possvel verificar que investigao e/ou investigaes (C2) obteve cinco recorrncias para a revista Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias (P1) e Investigaes em Ensino de Cincias (P2) e uma recorrncia para o Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica (P3), inicialmente apresentando indcios de que nas duas primeiras revistas poderamos encontrar mais artigos inseridos em nossa temtica, Ensino por Investigao. Ao analisar os dados coletados atravs do nmero de recorrncias de cada grupo de expresses e palavras-chave, percebe-se como tambm era necessrio enunciar informaes quanto evoluo temporal da presena destes termos. Dessa forma, o grfico 3 responsvel por indicar o ano de 2009 como aquele em que se registra a maior recorrncia, totalizando em 28, seguido por 2008 com 25; 2010 com 24; 2005 com 19; 2006 com 18 e em 2007 com 16 recorrncias. Demonstrou, assim, um grande incremento entre 2007 e 2008, com um aumento que corresponde a aproximadamente 56,3%, seguido por uma queda lenta nos anos de 2009 e 2010.

51

Grfico 3: Evoluo temporal associada as respectivas revistas e a quantidade de palavras-chave ou expresses identificadas.

O grfico 4 seguinte vem expressar a quantidade de artigos que esto diretamente relacionados ao Ensino por Investigao (RD), bem como aqueles que utilizam de caractersticas comuns a essa prtica (NRD). Dessa forma, evidenciam a diferena que existe entre os artigos selecionados atravs da categorizao a partir dos ttulos e aqueles que realmente tratam sobre o Ensino por Investigao e seus aspectos, por meio da anlise dos resumos dos artigos. Atravs do grfico 4, num parmetro mais geral, percebe-se que dentre 376 artigos dos trs peridicos estudados no perodo 2005/2010, 130 artigos foram categorizados por meio da anlise dos ttulos, dos quais apenas 20 artigos se relacionam diretamente (RD) temtica objetiva, Ensino por Investigao. Dessa forma, 5,3% do total de publicaes analisadas o abordam de forma explcita, enquanto aproximadamente 10,4%, que representam o nmero de 39 artigos, se utilizam de caractersticas j comentadas anteriormente, nas quais consiste o Ensino por Investigao (NDR).

52

Grfico 4: Quantidade de Publicaes que se relacionam direta e indiretamente ao Ensino por Investigao.

Iniciando a anlise e categorizao dos artigos, observa-se que parte dos artigos que recebiam o agrupamento NSA e que continham em seus ttulos professores de Cincias ou Ensino de Cincias, na verdade estavam em maioria, relacionados aos cursos de formao continuada de professores em situaes promotoras de aprendizagem a partir de reflexes envolvendo a prpria prtica. Contudo no invalida a iniciativa em ampliar o nmero de expresses e palavras-chave com o intuito de aumentar as possibilidades de se encontrarem publicaes associadas ao Ensino por Investigao. Os artigos publicados nos peridicos que apresentaram caractersticas aproximadas s presentes no Ensino por Investigao foram classificados como NRD. Ao que consistiu em medida preventiva para no descategorizar aquelas publicaes que podiam ter sido influenciadas por essa abordagem. Os dados elencados at o momento nos permitem observar que durante 2005 a 2010 foram publicados 108 artigos na revista Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias, dos quais 40 (quarenta) desses artigos se enquadram nas categorias de palavras e expresses do ttulo

53

destacado. Visto que apenas 9 (nove) artigos se relacionam diretamente a essa abordagem de ensino (RD), enquanto apenas 11 (onze) deles apresentam caractersticas pertinentes a esta modalidade (NRD). Caractersticas estas que j foram comentadas no captulo I. Em sequncia ao enunciado neste trabalho, em 2005 a 2010 foram publicados 118 artigos na revista Investigaes em Ensino de Cincias, dos quais 40 (quarenta) desses artigos se enquadram nas categorias de palavras e expresses do ttulo destacados. Apenas 7 (sete) se relacionam diretamente (RD) ao Ensino por Investigao, enquanto apenas 4 (quatro) deles apresentam caractersticas pertinentes a esta modalidade (NRD). Por fim, de 2005 a 2010 foram publicados 150 artigos na revista Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, dos quais 50 (cinquenta) desses artigos se enquadram nas categorias de palavras e expresses do ttulo destacados. Somente 4 (quatro) relacionam diretamente (RD) a esta abordagem de ensino, enquanto apenas 24 (vinte e quatro) deles apresentam caractersticas pertinentes a esta modalidade (NRD). De forma geral, dos 376 artigos publicados nessas trs revistas durante o perodo estudado, se consideramos apenas as relaes explcitas ao Ensino por Investigao, apenas encontraramos 9 artigos na revista Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias (P1), 7 artigos na revista Investigaes em Ensino de Cincias (P2) e 4 artigos no Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica (P3), totalizando 20 recorrncias. Atravs do grfico 5, num parmetro mais geral, percebe-se que dentre os 20 artigos que se relacionam diretamente temtica (RD) e os 39 artigos que representam as publicaes que se utilizam de caractersticas j comentadas anteriormente (NRD), realizamos uma anlise e categorizao quanto ao nmero dessas publicaes e como se enquadram nas temticas as quais o Ensino por Investigao pode ser utilizado como forma de viabilizar ou auxiliar o desenvolvimento de ensino aprendizagem.

54

Grfico 5: Quantidade de Publicaes que se relacionam direta e indiretamente ao Ensino por Investigao.

Diferente do que a literatura da rea aponta sobre a utilizao do Ensino por Investigao j indicadas ao longo desta pesquisa, o grfico acima nos apresenta uma discrepncia sobre as temticas abordadas por meio do Ensino por Investigao, uma vez que se percebe que Biologia, Matemtica, Qumica e at mesmo essas combinaes praticamente no constituem dados considerveis. Em 59 artigos, uma maioria correspondente a aproximadamente 59,3% se destinam para o Ensino de Fsica. No entanto, esse fato possa talvez se justificar pela escolha das revistas apontarem para um maior direcionamento Pesquisa em Ensino de Cincias, porm ainda assim, apresenta indcios sobre a possibilidade da utilizao dessa abordagem em outras temticas. O grfico 6 representa a distribuio dos direcionamentos dados por cada publicao analisada nos peridicos, na qual se observa uma frequncia correspondente a uma maior utilizao no Ensino Mdio - EM, seguido do Ensino Fundamental EF e posteriormente Ensino Superior ES. Ser ento pondervel questionar se os professores em formao nos cursos de licenciatura tm conhecimento sobre o Ensino por Investigao? E para utilizar este ensino de forma plena e satisfatria seria suficiente conhecer o que aponta a literatura sobre este assunto ou seria preciso passar pela experincia para aplicar em aulas no Ensino Mdio e Fundamental?

55

Grfico 6: Quantidade de publicaes e ser direcionamento no processo de ensino aprendizagem.

A subcategoria relacionada ao nvel de ensino no especificado NE, em geral, est associada aos artigos que discutem sobre atividades e prticas que podem ser utilizadas tanto no ensino mdio quanto no fundamental e superior. Nesses casos, os autores das publicaes sugerem que o objeto de pesquisa estudado possa se adaptar a diferentes metodologias de ensino, podendo ser empregada em qualquer uma das etapas, desde que receba o aprofundamento adequado ao contexto em que pretende utilizar Uma vez tratadas e analisadas as publicaes quanto aos eixos temticos e de que forma se distribuem enquanto nvel de ensino torna-se tambm interessante obter os dados que nos fornecem informaes sobre os mtodos que so utilizados para o desenvolvimento dessas prticas educativas fundamentadas no Ensino por Investigao.

56

Grfico 7: Quantidade de publicaes direcionamento quanto a modalidade de atividade.

Ao tratar sobre modelos de atividades baseadas em lpis e papel, estvamos caracterizando o material publicado que consistia na utilizao da discusso terica sobre como poderia ser utilizado o Ensino por Investigao. Nesse caso, fazemos referncia s prticas pautadas no dilogo como ferramentas didticas, dessa forma, sem a utilizao de problemas escritos, experimentos e/ou demonstraes, mas em geral, no uso de problematizaes ou problemas mentais, situaes abstratas, hipteses e suposies. Em sequncia linha de raciocnio abordada acima, o grfico abaixo explicita quais os contedos so mais abordados de maneira mais especfica em cada um dos trs peridicos estudados entre 2005 e 2010. Nessa forma, auxilia na composio de um quadro geral sobre a forma como o Ensino por Investigao utilizado e quais contedos este auxilia a desenvolver enquanto prtica.

57

Contedos Acelerao da gravidade Astronomia Cincias em geral Cincias naturais Conceitos sobre calor e temperatura Conservao da energia Ecossistema Estudo de fraes, medidas e grficos; compreenso de modelos matemticos Eletricidade cargas pontuais e corpos carregados Ensino sobre a fsica do som Equilbrio dos corpos Fsica geral Fsica geral mecnica conceito de fora Histria e Filosofia da Cincia Leis de Newton Modelagem matemtica Mudanas de fase liquefao do oxignio resfriamento de um corpo Ondas mecnicas e estacionarias Pintura e arte Presso Problemas de fsica e/ou matemtica em geral Radiaes eletromagnticas Termodinmica - entropia Tpicos em fsica moderna e contempornea TOTAL

P1 0 0 9 2 1 0 1 1 0 1 0 1 0 2 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 20

P2 1 0 7 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 11

P3 0 2 11 0 0 1 0 0 0 0 1 0 2 1 0 0 2 1 3 0 1 1 1 1 28

TOTAL 1 2 27 2 2 1 1 1 1 1 1 1 2 3 1 1 2 1 3 1 1 1 1 1 59

Quadro 3: Contedos abordados por peridico analisado.

58

Aps a anlise dos contedos abordados, possvel se observar que o contedo o qual pode se utilizar do Ensino por Investigao diversificado, dessa forma, no se limitando aos conceitos fsicos. 27 dos 59 resumos lidos apresentavam metodologias e propostas investigativas que no se destinavam a um contedo ou a uma temtica especfica, mas a possibilidade de se utilizar tal ferramenta no contexto do ensino de cincias em geral. Nesse vis, fornecendo subsdios visando uma proposta na qual o Ensino por Investigao pode auxiliar a desenvolver contedos variados. Vrios autores acreditam que seria possvel e necessrio ensinar todo o contedo por meio de uma abordagem investigativa. Todavia, Munford e Lima (2007, p. 10) defendem a posio de que algumas temticas seriam mais apropriadas para essa abordagem, enquanto outras teriam que ser abordadas de outras formas. Dessa forma, o ensino de cincias por investigao seria uma estratgia que o (a) professor (a) poderia selecionar ao procurar diversificar sua prtica de forma inovadora. Em contraponto ao fato de que parte dos artigos que se enquadram em nossa temtica faz referncia utilizao do Ensino por Investigao no ensino e aprendizagem de cincias, observou-se que dentre 18 (dezoito) artigos, as recorrncias relacionadas aos contedos de qumica, matemtica, biologia e at mesmo uma articulao entre cincias e biologia, fsica e qumica e inclusive biologia e matemtica apresentam carter modesto, compondo um conjunto de 9 (nove) artigos presentes nos trs peridicos entre 2005 e 2010. Conforme j apresentamos no captulo sobre o Ensino por Investigao, segundo Peter Dow (apud Munford e Lima 2007, p. 8), alguns autores afirmam que no h nada de novo em aprender cincias atravs da investigao. Realizar observaes, colocar questes e investigar sempre foram uma abordagem fundamental para compreender o mundo. A acrescentar pondera-se que tais atividades podem ser interpretadas como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem, no qual o professor seria o mediador no processo de construo do conhecimento por meio de aes fundamentadas em investigaes. O papel do professor que se caracteriza enquanto mediador, aos olhos de Vygotsky.

59

Vygotsky vem fomentar discusses atravs do conceito de zona de desenvolvimento proximal ZDP, no qual uma pessoa poderia auxiliar outra no desenvolvimento de uma habilidade que a mesma ainda no seria capaz de realizar sozinha. Nesse vis, Vygotsky apresenta o desenvolvimento da aprendizagem por intermdio da linguagem que pode apresentar maiores possibilidades nas prticas planejadas, de modo a permitir a interao entre os componentes. Atividades essas vistas com um interesse especial pelo Ensino por Investigao. Se o professor d uma tarefa individual, a troca de informaes entre os alunos no deve ser considerada como um procedimento errado, pois esta mesma tarefa poderia se tornar mais produtiva. Do mesmo modo que um aluno iria recorrer a um professor, dessa forma no burlando as regras do aprendizado, mas se utilizando de meios legtimos para promover seu prprio desenvolvimento. Dessa forma, gera um indivduo mais capaz, atuando na zona de desenvolvimento proximal de outro. Em sequncia e por continuidade anlise dos grficos apresentados, verifica-se a existncia de uma maior quantidade de artigos que versam sobre a utilidade do Ensino por Investigao na aprendizagem de cincias do que artigos que tratem sobre exemplos dessas aplicaes envolvendo a interdisciplinaridade entre cincias e outras reas. Dessa forma, no possumos informaes suficientes para ponderar sobre a aplicao do Ensino por Investigao em aprendizagem de qumica, matemtica, biologia e at mesmo as articulaes entre cincias e biologia, fsica e qumica e afins, nesse vis cabem pesquisas visando mapear essas outras reas. Em pesquisa, foram encontrados 3 (trs) artigos que apresentaram em seus resumos a caracterizao de prticas experimentais num vis investigativo. percebido que 3 (trs) artigos em 59 (cinquenta e nove) no compem uma taxa elevada de resultados. Contudo, interessante apresentar que esses artigos, em especial, fundamentam suas prticas segundo o referencial Vygotskiano, assim como ns tambm propomos. Essas publicaes explicitam como a teoria de Vygotsky apresenta indcios que podem ser percebidos como relacionados e talvez complementares ao Ensino por Investigao.

60

Enfatizamos as atividades que no s permitem a interao entre aqueles que a compem quanto permitem a manipulao de equipamentos, experimentos e demonstraes subsidiados por um contedo que no exposto, mas problematizado em congruncia com o Ensino por Investigao por meio do uso de problematizaes fundamentadas em Vygotsky. Uma vez que discusses foram levantadas ao longo deste trabalho, podemos ento responder ao questionamento: possvel que nas origens do Ensino por Investigao se consolidassem influncias por meio dos ideais scio-histricos e culturais de Vygotsky? Discusses presentes nos artigos analisados no fornecem indcios de que existem relaes diretas entre o Ensino por Investigao e a abordagem proposta por Vygotsky. Entretanto, discusses presentes na literatura analisada sugerem que possvel compreender a possibilidade de eficcia do Ensino por Investigao, se caso, observarmos que ambas as construes percebem nas experincias e na utilizao de problemas do quotidiano provveis relaes de ensino-aprendizagem que contribuem em favorecer uma maior integrao entre o conhecimento apreendido e o contexto ao qual o aluno est inserido. A inquirio em pesquisa e ensino de cincias tem referenciado que o Ensino por Investigao tem potencializado atividades baseadas em trabalhos experimentais, fornecendo suporte aos processos de ensino-aprendizagem.

61

CAPTULO IV
CONSIDERAES FINAIS

Esta pesquisa se props a explicitar os questionamentos principais elencados inicialmente. Uma vez que discusses foram levantadas, objetivando explicitar as origens e os aspectos do Ensino por Investigao, estas nos auxiliaram a ter maiores informaes para enfim caracteriz-lo com base no contexto histrico e com maior profundidade. E ainda como se apresentaram vertentes que diferenciaram o Ensino por Investigao ao passo das dcadas, no qual compartilhava do anseio em fomentar o ensino e aprendizagem de cincias, alterando e influenciando a formao do cidado e a percepo deste da sociedade e da realidade. Tendo em vista o objetivo geral da presente pesquisa importante tornar explicito que se trata de um estudo inicial e por tal fato limitado. Limitaes que consistem na medida tomada em analisar as publicaes pertencentes a trs peridicos durante o perodo de 2005 a 2010. Uma vez que se trata de um intervalo reduzido se comparados as discusses iniciadas desde a dcada de 1980. Alm da deciso de analisar apenas trs peridicos quando outros poderiam ser includos numa pesquisa posterior, tais como, por exemplo; Cincia e Educao10, Revista Brasileira de Ensino de Fsica11, Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias12, Revista Qumica Nova na Escola13, Cincia & Ensino14 entre outras na rea de pesquisa em ensino aprendizagem de cincias. As aulas experimentais e/ou demonstrativas de fsica tanto em nvel fundamental quanto mdio no compem a realidade na maioria das escolas pblicas. Embora consistam num recurso com grande potencial no somente na busca de um ensino-aprendizagem mais eficaz, quanto na composio motivadora de discusses sobre fenmenos fsicos em sala de aula.

10 11

Disponvel em <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/> Disponvel em<http://www.sbfisica.org.br/rbef/ojs/index.php/rbef> 12 Disponvel em <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/index.html> 13 Disponvel em <http://qnesc.sbq.org.br/> 14 Disponvel em <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino>

62

Nossos resultados tambm sugerem que no se trata de qualquer interveno ou de utilizao de experimento que pode se corroborar numa articulao entre prtica e ensino-aprendizagem de forma satisfatria. Ou seja, no s possibilitar novas experincias para os alunos, que os mesmos tero maior aproveitamento se comparado ao ensino tradicional. Na verdade, nem podemos afirmar tal fato, uma vez que o ensino tradicional ainda se faz necessrio em determinados momentos e contextos. Os artigos publicados nos peridicos estudados apresentam indcios que reforam nossa crena sobre a forma como o trabalho laboratorial no pode se limitar ao carter demonstrativo e de verificao. Nessa perspectiva, e sob a orientao do professor sobre a prtica, visa-se ao estabelecimento de situaes motivadoras e potencialmente eficazes em acordo com o Ensino por Investigao no processo de aprendizagem. Atravs deste estudo bibliogrfico, percebe-se que existe um interesse recorrente em implementar o Ensino por Investigao em prticas desenvolvidas em salas de aula, passando a compor o rol de possibilidades alm do ensino tradicional, quadro negro e giz. Atividades que ao serem desenvolvidas de forma consciente podem despertar a ateno dos alunos, os instigando a levantar hipteses, refletir, avaliar e estabelecer discusses bem fundamentadas e coerentes. A pesquisa bibliogrfica forneceu-nos elementos que vieram a corroborar nossos pressupostos no que tange eficincia do Ensino por Investigao em experimentos e demonstraes acompanhadas pelo professor. Alm de nos auxiliar a sustentar a opinio que questionamentos, formulaes de hipteses e uso das problematizaes fomentam o processo de ensino.

63

REFERNCIAS
AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stella de. Ensino por investigao: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de cincias: unindo a pesquisa e a prtica. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Cap. 2, p. 19-33. BORGES, Antnio Tarciso; RODRIGUES, Bruno Augusto. O Ensino da Fsica do som baseado em Investigaes. In: Ensaio - Pesquisa em Educao em Cincias, n. 2, v. 7, 2005. BRASIL, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. PCN+ Ensino Mdio: Orientaes Educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2002. 244 p. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FSICA, Home Page. Disponvel em: < http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica>. Acesso em: 29 de Nov. de 2012. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Cincias no Ensino Fundamental: o conhecimento fsico. Scipione, 1998. ENSAIO PESQUISA EM ENSINO DE CINCIAS, Home Page. Disponvel em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/>. Acesso em: 29 de Nov. de 2012. FERREIRA DE S, Eliane.; FIGUEIREDO E PAULA, Helder de. ; CAIXETA DE CASTRO E LIMA, Maria Emlia.; GOMES DE AGUIAR, Orlando. As caractersticas das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especializao em Ensino de Cincias. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, Florianpolis, 2007. MORTIMER, Eduardo Fleury (org.). Anais eletrnicos... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. INVESTIGAES EM ENSINO DE CINCIAS, Home Page. Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/>. Acesso em: 29 de Nov. De 2012. IRIAS, Cludia Veque; PASSOS, Adriana Quimento; ZOMPERO, Andria de Freitas; ARRUDA, Srgio de Mello. Uma experincia didtica envolvendo aplicao de atividades relacionadas ao conhecimento fsico na 2 srie do Ensino Fundamental. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, Florianpolis, 2007. MORTIMER, Eduardo Fleury (org.). Anais eletrnicos... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

64

MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emlia Caixeta de Castro e; Ensinar cincias por investigao: em qu estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias, n. 1, v. 9, jul. 2007. REBEQUE, Paulo Vincius dos Santos; SILVA, Danilo Antonio da .; KANDA, Darcy Hiore Fuji .; SUTIL, Noemi. Uma proposta de ensino e aprendizagem de fsica por meio da problematizao do cotidiano. In: XVIII SIMPSIO NACIONAL DE ENSINO DE FSICA. Anais... Vitria, Esprito Santo, 2009. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. 13. Ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 1994. (Educao e conhecimento) RICARDO, Elio Carlos; FREIRE, Janana Cardoso Arajo. A concepo dos alunos sobre a fsica do ensino mdio: um estudo exploratrio. In: Rev. Bras. Ensino Fs., v. 29, n. 2. So Paulo, 2007. RODRIGUES, Bruno Augusto; BORGES, Antnio Tarciso. O Ensino de Cincias por investigao: Reconstruo Histrica. In: XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FSICA. Anais... Curitiba, 2008. TRPIA, Guilherme. Percursos Histricos de Ensinar Cincias atravs de atividades investigativas. In: Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias, n. 1, v. 13, jun. 2011. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 191p. WEBQUALIS, Home Page. Disponvel em: <http:/qualis.capes.gov.br/webqualis/>. Acesso em: 29 de Nov. de 2012.

Potrebbero piacerti anche