Sei sulla pagina 1di 12

Reiki

Um Caminho de Esperana
O autocuidado e prtica da filosofia de vida para o praticante de Reiki

"A verdadeira medida de um homem no como ele se comporta em momentos de conforto e convenincia, mas como ele se mantm em tempos de controvrsia e desafio." Martin Luther King

O primeiro passo
"Reiki, um caminho de esperana" um guia inserido no projecto "Reiki sem crise", para apoio a todos os praticantes de Reiki que, de alguma forma, se encontram num momento difcil na sua vida. Sabemos que a vida no uma linha recta, um estado permanente de determinada condio. A vida uma espiral com vrias velocidades, latitudes e altitudes, algo que por muito que tentemos compreender no conseguimos compreender no seu todo, talvez apenas em algumas partes. No caminho da esperana, o Reiki traz-nos os seus princpios, eles so como a gua que vai lavando as pedras do leito de um rio, demora o seu tempo mas, a constante prtica, a perseverana, trazem nossa conscincia o viver desses ensinamentos. Reiki, um caminho de esperana deve ser acompanhado pelo vosso Mestre ou ento enviando as vossas questes para a Associao. Todo este processo no deve ser feito sem acompanhamento. No se pretende que seja a resoluo para todos os problemas mas apenas um indicador vlido para a utilizao das ferramentas que tm ao vosso dispor. Acima de tudo, Reiki para ser praticado de mente e corao, com alegria, sem expectativa de resultados mas com um imenso amor incondicional por ns prprios. Vamos pegar neste guia para trabalhar o nosso interior e algumas questes que tanto nos desequilibram.

Este guia requer:


Honestidade nas respostas e resolues, se no formos honestos connosco como o conseguiremos ser com os outros; Vontade de mudar os padres; Trabalhar, trabalhar, trabalhar

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

Caminhar na esperana
Aprender a ver - habituar os olhos calma, pacincia, ao deixar-que-as-coisas-seaproximem-de-ns; aprender a adiar o juzo, a rodear e a abarcar o caso particular a partir de todos os lados. Este o primeiro ensino preliminar para o esprito: no reagir imediatamente a um estmulo, mas sim controlar os instintos que pem obstculos, que isolam. Aprender a ver, tal como eu o entendo, j quase o que o modo afilosfico de falar denomina vontade forte: o essencial nisto , precisamente, o poder no querer, o poder diferir a deciso. Toda a no-espiritualidade, toda a vulgaridade descansa na incapacidade de opor resistncia a um estmulo tem que se reagir, seguem-se todos os impulsos. Em muitos casos esse ter que j doena, decadncia, sintoma de esgotamento, quase tudo o que a rudeza afilosfica designa com o nome de vcio apenas essa incapacidade fisiolgica de no reagir. Uma aplicao prtica do ter-aprendido-a-ver: enquanto discente em geral, chegar-se- a ser lento, desconfiado, teimoso. Ao estranho, ao novo de qualquer espcie deixar-se-o- aproximar-se com uma tranquilidade hostil, afasta-se dele a mo. Friedrich Nietzsche, in "Crepsculo dos dolos"

Uma das razes pelas quais o Reiki to bom e bonito por ser uma prtica de Amor Incondicional. Esse Amor Incondicional deve primeiro ser dirigido a ns prprios, sem amor por ns prprios como poderemos dar esse amor a outros? Vamos primeiro tratar-nos, cuidar de ns no s nos maus momentos mas tambm nos bons - Reiki para todos os momentos. Esperana uma crena emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstncias da vida pessoal. A esperana requer uma certa perseverana i.e., acreditar que algo possvel mesmo quando h indicaes do contrrio. O sentido de crena deste sentimento o aproxima muito dos significados atribudos f. CCIC, n. 387 Para encontrarmos a esperana temos que estar ancorados, certos do que queremos, de quem somos, do que fazemos e para onde vamos. Uma vida sem sentido, orientao, objectivo, amor e alegria no uma vida verdadeiramente vivida. Tentem encontrar cada um destes pontos da esperana em vocs conheam-se, aceitem-se e a sim, iniciem o vosso caminho na esperana, com muito Reiki. Parece difcil? mesmo difcil, nisso no pode haver iluses mas, assim como ns aprendemos a ler e a escrever, algo que nos parecia to difcil ao princpio a conduzir e tantas outras coisas, tambm iremos conseguir chegar a ns prprios e ao que de melhor temos. Vejam como conseguiram atingir tantas coisas que pareciam difceis Agora iro atingir o vosso interior, atravs da reflexo e prtica de Reiki.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

A reflexo
" H Pessoas Que Transformam o Sol Numa Simples Mancha Amarela, mas h Tambm Aquelas que Fazem de Uma Simples Mancha Amarela o Prprio Sol." Picasso Vamos tomar algum tempo para reflectir sobre a nossa vida, iremos pegar no conceito dos Chakras e depois aplicar as nossas tcnicas de Reiki. Comearemos por identificar as questes que em ns so constantes. Uma questo constante aquela que ciclicamente nos surge, quer atravs de pensamentos, quer atravs de aces.

Identifiquem qual a constante que vos leva a baixo:


Ideias? Situaes da mente? Comunicao? Situaes que envolvem o corao? Situaes que envolvem as emoes? Sexualidade? Integrao com a sociedade e com os outros?

Qual a vossa parte mais fraca, aquela que cede primeiro nas doenas (podem colocar o rgo afectado frente)?
Cabea Garganta Coluna Peito? Abdmen? rgos sexuais? Bacia, pernas e ps?

Importante!
Reiki uma filosofia de vida e uma terapia complementar, no usem esta energia de amor incondicional como substituto do mdico ou dos profissionais que devem atender s questes psicolgicas ou fsicas. O Reiki pode auxiliar muito eficazmente, como complemento ou at profilaxia por estar orientado ao equilbrio holstico do Homem.
Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana 4

Meditao sobre a Constante


Se j conseguiram indicar qual o tipo de situao mais constante na vossa vida ou neste momento pelo qual esto a passar, podem fazer uma simples meditao. Considerem o Chakra onde a constante actua mais, por exemplo se so problemas de comunicao, ento o chakra larngeo, se so problemas de pensamentos confusos, ento o chakra da terceira viso, se forem problemas de falta de alegria de vida, objectivos, no chakra esplnico e por a fora. Sentem-se de costas direitas ou deitem-se; Coloquem as mos com as palmas viradas para cima ou em posio Gassho; Sintam a energia Reiki a fluir dentro de vocs; Primeiro verifiquem se a energia flui por todo o vosso corpo e caso haja bloqueios, ento direccionem-na para onde for mais precisa; Coloquem uma mo no Chakra Cardaco e outra no Chakra do Plexo Solar; Deixem fluir Reiki e desta forma estaro a harmonizar as vossas emoes com o Amor Incondicional do Corao; Quando deixarem de sentir a energia a fluir, coloquem uma mo no Chakra da Terceira Viso e outra no Chakra que identificaram como Constante; No caso da Constante ser na Terceira Viso, ento coloquem uma mo na zona da nuca, na Occipital; Ao colocarmos uma mo na Terceira Viso e outra no Chakra onde a constante se revela, estaremos a levar nossa conscincia, com Amor Incondicional, esse problema, auxiliando na sua compreenso e resoluo como se estivssemos a iluminar o problema; Deixem a energia fluir e anotem as impresses e sugestes que tiveram; No se esqueam de enraizar, para descarregar o excesso de energia e toda aquela que possa ter sido levantada; Tomem um bom banho relaxante, hidratem-se e reflictam sobre o que sentiram na meditao que fizeram.

Esta meditao deve ser feita de forma cuidada e espaada para uma correcta compreenso e capacidade de encaixe. Vamos, no captulo seguinte, ver como tratar da Constante e da Parte Fraca, com Reiki.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

Cuidar com Reiki


Nenhum homem uma ilha ou um ser completo em si mesmo; todo homem um pedao do continente." - John Donne Tomem em considerao os chakras e identifiquem neles a Constante que vos leva a baixo (por exemplo, se cabea podem colocar o Chakra da 3 Viso), escolham um marcador de cor para assinalar. Agora assinalem a Parte Fraca, usando um marcador diferentes (Fgado, estmago, etc):

A Constante e a Parte Fraca encontram-se perto uma da outra? Se sim, sinal que a parte mais fraca est directamente dependente do chakra mais prximo e que a deficincia ou excesso de energia no mesmo pode causar o desequilbrio. Se no, verifiquem de que forma o Chakra da constante pode alterar a vossa parte mais fraca?

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

Alguns exemplos
Constante e Parte Fraca afastadas
Exemplo: Constante: Chakra do Plexo Solar (emoes) Parte Fraca: Garganta (Chakra larngeo)

A parte mais fraca a garganta mas a constante so as emoes. Como a pessoa no comunica as suas emoes, que vem do Chakra do plexo solar, o Chakra larngeo fica cada vez mais fraco, podendo dar uma sensao de aperto, a sensao de "engolir demasiados sapos". Este tipo de situao pode degenerar cada vez mais, ao longo dos anos. Nestas situaes tentem perceber se sentem mais a ausncia de energia na parte da frente ou na parte de trs do Chakra, tal pode ser tambm um indicador de quando a situao se instalou. Como as costas so uma parte de difcil tratamento, podem fazer na parte da frente, como se estivessem a enviar para trs. Falem sobre isto com um colega terapeuta ou praticante e recebam Reiki para essa situao.

Constante e Parte Fraca perto uma da outra


Exemplo: Constante: Desmotivao e falta de objectivos (Chakra Esplnico) Parte Fraca: rgos Sexuais (Chakra Esplnico)

A falta de motivao, alegria, sentido de liberdade muitas vezes condicionada pela falta de objectivos que gera um decrscimo de energia no Chakra Esplnico, podendo afectar os rgos que rege, entre eles os sexuais, por exemplo. Se estiverem nessa condio, tomemos por exemplo uma mulher com problemas nos ovrios (ressalvando o acompanhamento mdico). Pode aplicar Reiki no Chakra Esplnico e de pois na zona dos ovrios. De seguida, experimentem colocar a mo que estava nos ovrios na Terceira Viso, mantendo a outra no Chakra Esplnico, desta forma estaro a levar vossa conscincia a questo que o Chakra Esplnico possa querer estar a chamar a ateno.

Caso queiram partilhem a vossa experincia, principalmente com o vosso Mestre, ou enviem-nos o vosso comentrio.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

O que fazer agora?


"Quando se vive de iluses porque algo no funciona. A nossa imagem (dos portugueses) mais constante a de algum que est parado no passeio espera de que o ajudem a atravessar para o outro lado." Jos Saramago

Antes de mais, um grande obrigado por estarem a desenvolver este trabalho convosco, estarem bem o princpio para mudar o que nos rodeia. Seguindo os passos deste guia identificaram as vossas Constantes e Partes Fracas, reflectiram, meditaram e principalmente, praticaram Reiki esse o nosso grande objectivo, a prtica do Reiki para atingir o Satori, a iluminao, como dizia o Mestre Usui. O Homem ele mesmo um Universo, de uma dimenso gigantesca, apenas sondamos pequenas parcelas do nosso Ser, assim como apenas temos pequenas indicaes das origens das nossas questes. No entanto, trabalhar o nosso interior, a Verdade em ns, ajuda-nos a chegar integrao, aceitao, a reconhecermo-nos como aquele ser feito de Universo que uma parte importante na Vida. Acima de tudo nunca desistir, confiar e praticar muito Reiki.

Algumas dicas finais


Tudo em ns importante, desde o dedo mindinho ponta do mais pequeno cabelo, desde o Chakra da Coroa s razes. Verifiquem sempre como est a vossa terceira viso? Ser que esto a ter pensamentos positivos ou destrutivos? Intuies construtivas ou destrutivas? Olhem para o vosso corao, vejam o vosso Jardim da Alma, como est ele? Aceitem-no por completo e preencham com Reiki, deixem fluir o Amor Incondicional, principalmente em vocs. Amem o vosso Chacra do Plexo Solar, aprendendo a aceitar as emoes, validem os objectivos de vida, a criatividade, alegria e liberdade do Chakra Esplnico. Escutem o apelo da Terra, da vossa Famlia, do estar no aqui e agora, integrados, atravs do Chakra Raiz. Tudo em ns importante, basta ouvir, escutar, amar e agir.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

Os Gokai os nossos princpios


O mundo um espelho: se sorrires para ele, ele sorrir para ti. - Gustavo Le Bon

ENSINAMENTOS DO USUI REIKI RYOHO PARA A SUA EVOLUO

O segredo para atingir a felicidade A cura espiritual para todas as doenas Hoje, no se zangue, No se angustie, seja grato, Seja diligente, seja gentil para os outros. De manh e noite, com as mos em orao, Tenha isto em mente e diga-o em voz alta.

Estes cinco princpios (Gokai) so to simples e bonitos que valem a pena serem vividos e praticados como Mikao Usui dizia, de manh e noite, com as mos em Gassho. Experimentem e sintam como diariamente a vossa conscincia se vai alterando, percorrendo todo um belo caminho at iluminao.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

Sobre a Associao
Misso
O Associao Portuguesa de Reiki - Monte Kurama , foi idealizada a 22 de Maio de 2008 e constituida a 2 de Outubro de 2008. A sua criao vem da necessidade de prestar um servio pblico de esclarecimento sobre a teraputica no convencional Reiki, atravs da divulgao da sua histria e princpios, assim como ao esclarecimento de quaisquer dvidas relacionadas. A Associao, de forma alguma se associa a uma nica escola ou escolas nem serve princpios privados, no pretende a obrigao de prticas ou conceitos mas, pretende que todos os seus associados sigam o cdigo de tica necessrio auto-regulamentao e que sigam os cinco princpios de Reiki. A auto-regulamentao a melhor prtica para esta teraputica ser reconhecida e credibilizada publicamente.

Viso
A Associao aspira a tornar-se numa entidade de referncia entre as suas congneres nacionais e internacionais no apoio ao praticante de Reiki, em todas as suas vertentes, assim como no esclarecimento e reconhecimento da terapia complementar, alm do desenvolvimento do esprito solidrio atravs do voluntariado na comunidade. Trabalhamos com a orientao para a unio dentro da diversidade de opinies, tentando agregar todas as Associaes reconhecidas em Portugal, para o desenvolvimento e credibilizao desta terapia complementar.

Valores
A Associao tem como pilares base os princpios transmitidos por Mikao Usui, dos quais reflectimos:

Legalidade Imparcialidade tica Transparncia Compromisso Responsabilidade Rigor Eficincia Criatividade Inovao Sustentabilidade Solidariedade

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

10

Sobre o projecto Reiki Sem Crise


Este projecto foi sendo desenvolvido desde Agosto de 2011, segmentado em duas vertentes principais - o apoio a praticantes de Reiki e o ensino dedicado a desempregados, como forma de apoio ao seu bem-estar e equilbrio. Estes projectos podem ser requeridos por qualquer instituio pblica ou privada, desde que no mbito do apoio ao desempregado. Procuramos associaes ou parceiros sociais interessados em desenvolver este projecto no alargamento do apoio e das ferramentas dados aos participantes.

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

11

Agradecemos donativos sobre este trabalho, para auxlio dos projectos da Associao Portuguesa de Reiki. Podem enviar o donativo para o NIB 0033 0000 45366862462 05 com aviso para o email conselhofiscal@montekurama.org

Associao Portuguesa de Reiki, todos os direitos reservados Reiki, um caminho de esperana

12

Potrebbero piacerti anche