Sei sulla pagina 1di 3

O SONHO DA SERPENTE

Fim de tarde, ptio da casa do irmo de Dom Bosco, em Castelnuovo do Asti Personagens: Dom Bosco O desconhecido (Jesus, disfarado) Meninos e jovens brincando Padres Freiras Professores, professoras. CENA 1 Incio: (Dom Bosco, olha a brincadeira dos meninos no ptio interrompido por um desconhecido que o convida a acompanh-lo.) Desconhecido: Vem e segue-me! (Dom Bosco segue o desconhecido at um canto da cena. Indica-lhe, no cho, perto de um arbusto, uma enorme e grossa serpente de 7 a 8 metros). Dom Bosco (horrorizado e com medo): No!! (estende as mos contra ela e tenta fugir) Desconhecido (segurando Dom Bosco): No fujas; vem comigo. Dom Bosco (em voz baixa e firme): No sou to idiota para me expor a esse perigo! Desconhecido: (com calma): Ento, aguarda aqui. (O desconhecido sai de cena. Volta com uma corda na mo. Dirige-se at onde Dom Bosco est.) Desconhecido: Tome esta corda por uma ponta e segure bem; eu pegarei a outra ponta e assim a manteremos suspensa sobre a serpente. Dom Bosco: E depois? Desconhecido: Depois a deixaremos cair sobre a espinha dorsal. Dom Bosco (com medo): Ah! No; por caridade. Ai de ns se o fizermos! A serpente saltar enfurecida e nos atacar! Desconhecido (com firmeza): No, no; deixe-me, eu sei o que fao. Dom Bosco: De maneira nenhuma; no quero fazer uma experincia que pode me custar a vida. Desconhecido: No tenha medo! (Dom Bosco se acalma e confia)

(O desconhecido passa do outro lado do monstro, levantou a corda e com ela d uma chicotada sobre o lombo do animal. A serpente d um salto voltando a cabea para trs para morder ao objeto que a tinha ferido, mas em lugar de cravar os dentes na corda, ficou enlaada nela por um n. Desconhecido (gritando): Segure bem a corda, no deixe a cobra escapar! (O desconhecido corre at uma rvore, amarra a corda em seu tronco e a outra ponta na grade de uma janela. A serpente se agita, debatendo-se contra o cho, tentando se soltar. Mas ela se debate, espedaa-se e morre, sobrando dela apenas um esqueleto descarnado e sem carne. Ento desata a corda da rvore e da janela, recolhe-a, forma com ela um novelo) Desconhecido (para Dom Bosco): Presta ateno! (O desconhecido coloca-a corda em uma caixinha, fecha-a e depois de uns momentos, abre-a. Os jovens que continuam no fundo da cena, brincando e conversando, aproximam-se para olhar dentro da caixa. Ficam surpresos e maravilhados. A corda estava disposta de tal maneira, que formava as palavras: Ave Maria!) Dom Bosco (dirigindo-se ao desconhecido): Mas como possvel? Voc colocou a corda na caixinha boa de Deus e agora aparece dessa maneira. Desconhecido: Olhe, a serpente representa ao demnio e a corda a Ave Maria, ou melhor, o Santo Rosrio, que uma srie de Ave-marias com que se pode derrubar, vencer, destruir a todos os demnios do inferno.

CENA 2 (Enquanto Dom Bosco e o desconhecido conversam, os jovens que vieram olhar dentro da caixa devem se aproximar dos pedaos da carne das serpentes e comear a com-los, com o desespero dos esfomeados, rindo, meio loucos. Dom Bosco corre em direo a eles, desesperado.) Dom Bosco: Mas o que o que fazem? Esto loucos? No sabem que essa carne venenosa e que lhes far mal? Menino 1: No, no, est muito boa! (Os primeiros meninos a comer, caem no cho, rolando como que com dores, endurecem seus corpos e parecem mortos. Mesmo isso acontecendo, os outros meninos continuam se aproximando das carnes da serpente, comendo-as. Dom Bosco tenta impedi-los, empurra-os, tenta tirar os pedaos de suas bocas, mas no consegue) Dom Bosco: Socorro, ajudem-me a impedi-los de comer essa porcaria! (Padres e freiras chegam para impedir os meninos de comer aquela porcaria. Mas, eles no conseguem, os meninos continuam a comer, cair e contorcer-se no cho; alguns padres e freiras comeam tambm a comer a carne da serpente e a se contorcer. Cena final: todos no cho, contorcendo-se e gemendo, at parecerem mortos) Dom Bosco (desesperado, pergunta ao desconhecido): Mas o que quer dizer isto? Estes jovens sabem que esta carne causa morte, mas mesmo assim a comem. Qual a causa? Desconhecido: Alguns homens no percebem as coisas que so de Deus...

Dom Bosco: Mas no h remdio para que estes jovens voltem em si? Desconhecido: Sim, que o h. Dom Bosco: E qual seria? Desconhecido: No h outro mais que a bigorna e o martelo. Dom Bosco: A bigorna? O martelo? E como ter que empreg-los? Desconhecido: Ter que submeter os jovens ao de ambos os instrumentos. Dom Bosco: Como? Acaso devo coloc-los sobre a bigorna e logo golpe-los com o martelo? Desconhecido: Olhe: o martelo significa a Confisso; a bigorna, a Comunho; necessrio fazer uso destes dois meios. Dom Bosco: verdade, so remdios eficazes, embora para alguns so inteis; porque muitos so os que no comungam e no fazem boas confisses. Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Aquele que cr em mim, ainda que esteja morto, viver. E todo aquele que vive e cr em mim, jamais morrer. Crs nisto? (O desconhecido retira o disfarce. Revela-se como Jesus. Sai tocando cada cado, que vai se levantando e ajudando o outro a levantar. Todos se abraam, felizes e se dirigem para o centro da cena) As pessoas que vo se levantando, vo dizendo passagens bblicas importantes e significativas: (sugestes) Participante 1: Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-.

Participante 2: Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-. Participante 3: Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela; Participante 4: E porque estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem. Participante 5: Se me amais, guardai os meus mandamentos. Participante 6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ningum vai ao pai seno por mim. Participante 7: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos para ele, e faremos nele morada. Participante 8: Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo

Potrebbero piacerti anche