Sei sulla pagina 1di 4

Doenas Psicossomticas: Interao Mente e Corpo.

O termo psicossomtico compreendido, atualmente, como a inseparabilidade e a interdependncia dos aspectos psicolgicos e biolgicos. A expresso foi cunhada por um psiquiatra alemo em 1908 para tentar explicar a insnia. A concepo holstica foi reforada com uma base fisiolgica a partir do conceito de homeostase, desenvolvido em 1929, o qual afirmava que qualquer estimulo, inclusive o psicossocial, que perturba o organismo, o perturba em sua totalidade. A somatizao, basicamente, uma manifestao de conflitos e angstias psicolgicos por meio de sintomas corporais, uma tendncia que o indivduo tem de vivenciar e comunicar suas angstias de forma somtica, isto , atravs de sintomas fsicos que no tm uma evidncia patolgica, os quais atribui a doenas orgnicas, levando-o a procurar ajuda mdica. A presena de pacientes com sintomas sem uma base orgnica correspondente ocorre em todas as reas da medicina. Pesquisas realizadas no encontraram causas orgnicas em mais de 80% das consultas de atendimento primrio agendadas para avaliao de sintomas comuns, como dor no peito, tontura ou cansao. Nem sempre fcil para as pessoas reconhecerem suas dificuldades emocionais, no entanto devemos considerar que toda doena tem um sentido e no fruto do acaso; e que pode ser uma soluo problemtica para os conflitos que pontuam cada ser humano. Sendo assim, a sade seria responsabilidade de cada um e ao mdico competiria, no curar, mas trat-la, criando, em colaborao com o paciente condies adequadas de sade.

2.3) Interaes psicossomticas e vice-versa na vida A maioria de nossas tenses e frustraes derivam da necessidade compulsiva de desempenhar o papel do que no somos. Em se tratando de doenas de adaptao, nossa dificuldade em ajustarmos corretamente s situaes diversas da vida constitui a prpria base dos conflitos causadores de doenas. O terapeuta auxilia o paciente a compreender como experincias prvias podem causar doenas mentais e mesmo fsicas. Todos os mdicos sabem o quanto pode beneficiar o paciente com a simples explicao do mecanismo de seus sintomas. A maioria das pessoas deixa de compreender que "conhecer o corpo" tem um valor curativo inerente. s vezes, quando sofremos de alergias cutneas, distrbios intestinais ou palpitaes cardacas, sem maior importncia, pode ser o prenncio de doenas graves atravs do agravamento de reaes psicossomticas, somente porque ficamos preocupados com o fato de no sabermos o que vai mal e como? Uma melhor compreenso desse triplo mecanismo de produo de desequilbrio que perturba a mente ou o corpo, pode auxiliar-nos a restabelecer o equilbrio, mesmo sem a assistncia do mdico. Freqentemente podemos eliminar o agente do estresse, desde que reconheamos a sua natureza, nos ajustando na defesa ativa e evitando medidas de rendio, procurando melhor manuteno de nosso equilbrio. H fortes ligaes entre as alteraes corporais, somticas, e atitudes mentais e psquicas. Uma lcera do estmago ou elevao da presso arterial, causadas por perturbaes emocionais, so exemplos do caso. Pouca pesquisa sistemtica tem sido feita para estudar o efeito das alteraes fsicas sobre a mente, sobre o fato de a aparncia de equilbrio facilitar a manuteno do prprio equilbrio. Um mendigo resistiria melhor ao desgaste do seu dia a dia, ao estresse fsico e mental, aps tomar um banho, fazer a barba e vestir roupas novas, que facilitariam a reabilitao de sua aparncia externa. As Interaes entre reaes somticas e psquicas, assim como a importncia das respostas de adaptao defensiva, foram pouco a pouco reconhecidas antes da descoberta formal. O universo obedecia as leis da relatividade antes de Einstein nos revel-la, a evoluo antes de Darwin, a existncia do estresse fsico e mental antes de Seyle. O estresse no se tornou significativo aps ser dissecado por mtodos de pesquisa modernos e seus componentes individuais da resposta ao estresse serem identificados em termos fsicos e qumicos, mas na medida que a qualidade de vida das populaes foi afetada por ele. Isso permitiu usar o conceito de estresse no somente para a soluo de problemas mdicos, mas ainda como guia para a soluo natural de muitos problemas apresentados pela vida cotidiana.

Psicossomtica

psicossomtica uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele fsico, emocional, psquico, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.

Homeopatia e Psicossomtica: A perfeita interao


Idalina A. Souza Magro

Pouco se discute ou se escreve sobre preveno, quer seja da prpria doena fsica, quanto principalmente da doena mental, sob um enfoque interacionista entre ambas. Entretanto, mais do que nunca, torna-se indispensvel nossa obrigao, como agentes de sade, de nos comprometermos com os cuidados primrios a uma sociedade doente e morbignica. A sociedade pode construir a sade ou a doena; atualmente as relaes interpessoais deixam de ser o continente de uma grande transa interativa de afetos para ser uma vivncia narcsica solitria. A realidade virtual se sobrepe realidade concreta; deixouse de ver a pessoa para ver telas, grficos e mquinas; houve a troca da solidariedade pela solido e pelo abandono do afeto; pela anestesia do amor anestesia que protege contra a dor da frustrao, mas embota a sensibilidade do afago. dentro desta patologia gerada pelo mdulo social vigente que prolifera a maior incidncia de doenas Psicossomticas. A Psicossomtica por seu compromisso ideolgico com a humanizao das relaes interpessoais e pelo leque multidisciplinar que a caracteriza, tanto quanto ou at mais do que outras atividades de sade, tem um compromisso profiltico. Por outro lado, a Homeopatia tem suas razes fincadas na viso do Homem total. A mandala do Homem de Da Vinci poderia lhe ser a caracterizao. Corpo e mente em perfeita integrao e a transcendncia acontecendo de dentro para fora. A verdadeira prtica homeoptica leva em conta os sintomas agudos, claro, para que possam ser aliviados rpida e eficazmente, sem a produo de quaisquer efeitos colaterais, mas deve objetivar principalmente a reintegrao mente-corpo. O verdadeiro homeopata tambm o psicossomatista por excelncia. E quando digo desse profissional agente de sade, no me refiro apenas a mdicos homeopatas. Seria reducionista. Refiro-me quele que atende no balco da farmcia - o farmacutico - que comprometido com a assistncia farmacutica, orienta, encaminha, esclarece. Tambm me refiro ao Odontlogo que no deveria apenas identificar, por exemplo, o bruxismo ou problemas da ATM, mas, saber que h tenses psquicas que so descarregadas em estruturas ligadas a agressividade: as mandbulas. Com relao ao veterinrio, os animais, principalmente os domsticos, que tm estreita relao com o dono, so instrumentos de sinalizao de doenas de maior espectro, certamente da famlia que o adota. A Homeopatia oferece o instrumento de seus policrestos e alem disso pode se utilizar dos instrumentos que a diferenciao nas potncias homeopticas que, por sua vez, quanto mais altas, mais atuam sobre o que se chama mental. A mente se evidencia no corpo. Mente s, o corpo so, e vice-versa. Pensemos nisso. Homeopatia no uma alternativa. um instrumento de

uma medicina alm dos rgos. A Psicossomtica uma postura, uma forma de enxergar o indivduo, muito alm dos rgos.

____________________________________________________________________

Potrebbero piacerti anche