Sei sulla pagina 1di 5

Estudo dos Fungos

1 Definio so organismos eucariticos, e todas as clulas que os compem possuem pelo menos um ncleo e uma membrana nuclear, retculo endoplasmtico, mitocndrias e aparelho secretrio. Os fungos so em sua maioria, aerbios obrigatrios ou facultativos. So quimiotrficos e secretam enzimas que degradam uma ampla variedade de substratos orgnicos em nutrientes solveis, que so ento absorvidos passivamente ou capturados na clula por transporte ativo. 2 Caractersticas: 2.1 So organismos eucariontes uni ou pluricelulares, aclorofilados e, portanto, hetertrofos. 2.2 Podem ser saprfitos ou parasitos. 2.3 Vivem preferencialmente em locais midos e ricos em matria orgnica. 2.4 Nutremse por digesto extracorprea, ou seja, eliminam no ambiente as enzimas digestivas, que fragmentam o alimento disponvel, transformandoo em molculas menores e que so absorvidas. 2.5 Possuem parede constituda de quitinas e como substncia de reserva o glicognio. 2.6 Reproduzemse de forma assexuada ou sexuadamente, sendo comum a reproduo atravs de esporos. 3 Estrutura: 3.1 Talo tambm chamado de corpo de frutificao nos fungos superiores, o corpo vegetativo dos fungos que pode ser uni ou pluricelulares. 3.2 Hifas so filamentos que formam o corpo dos fungos pluricelulares. 3.3 Miclio o corpo ou talo dos fungos pluricelulares, que so formados pelo conjunto de hifas cuja classificao a seguinte: 3.4 Asseptadas ou Cenocticas (do grego koinos = comum, kytos = clula) so aquelas que no possuem septos transversais separando um ncleo do outro. So encontradas mais freqentemente em fungos inferiores. 3.5 Septadas so as que possuem septos transversais separando os ncleos, e podendo ser: unicaritica, dicaritica e policaritica, quando as clulas possuem um, dois ou vrios ncleos, respectivamente. 4 Reproduo: 4.1 Assexuada:

4.1.1 Brotamento o tipo de reproduo realizada por brotos ou gmulas que so formadas nos fungos e podem manterse unidos a eles, ou separarse formando um novo indivduo. Este tipo de reproduo ocorre em fungos como o Saccharomyces cerevisae. 4.1.2 Fragmentao nesse caso, o miclio se parte formando novos miclios. 4.1.3 Esporulao a reproduo por intermdio de esporos, clulas com paredes resistentes que, ao germinar produzem hifas. Em fungos aquticos, os esporos so dotados de flagelos, uma adaptao disperso em meio lquido, e por isso, so denominados zoporos. Este tipo de reproduo ocorre em fungos do gnero Penicillium, Allomyces, Macrogymnus, e outros. 4.2 Sexuada: 4.2.1 Ciclo Sexual em Ficomicetos: 4.2.1.1 Ocorre quando miclios de sexos diferentes se encontram. 4.2.1.2 No gnero Rhizopus as hifas de sexos opostos chamados gametngios, que crescem em direo ao outro e ao se tocar eles se fundem. Nesse caso, um ou mais ncleos haplides de um dos sexos se fundem aos do outro sexo, originando clulas zigticas diplides. 4.2.2 Ciclo Sexual nos Ascomicetos: 4.2.2.1 As hifas de miclios de sexos diferentes se fundem, originando clulas com dois ncleos. Em algumas dessas clulas os ncleos se fundem produzindo um ncleo zigtico diplide. Este sofre meiose, originando ncleos haplides que se diferenciam em ascforos (ficam em estruturas em forma de saco, chamado asco). 4.2.3 Ciclo Sexual em Basidiomicetos: 4.2.3.1 Formamse clulas binucleadas pela fuso das hifas que se organizam formando o basdiocarpo (corpo de frutificao, o cogumelo). Algumas hifas se diferenciam em estruturas especiais, os basdios, onde ocorre fuso dos ncleos, formando um corpo zigtico diplide. Este sofre meiose e forma quatro esporos haplides, os basidisporos que ao cair em local adequado, rico em material orgnico, um basidisporo germina e origina um novo miclio. 5 Classificao dos Fungos: 5.1 Filo Mixomycophyta (Mixomicetos): 5.1.1 So fungos gelatinosos com massas protoplasmticas multinucleadas, que se deslocam atravs de estruturas semelhantes a pseudpodes. 5.1.2 Reproduzemse por esporos e so considerados os fungos mais primitivos. 5.1.3 So comuns em bosques e matas midas, onde h material orgnico vegetal em decomposio.

5.2 Filo Eumycophyta (Eumycota): 5.2.1 Definio os fungos eumicetos (eumycota) so considerados fungos verdadeiros, sendo os principais representantes do reino Fungi. 5.2.2 Classificao os fungos esto distribudos em quatro classes, que so: 5.2.1.1 Classe Phycomycetos (Ficomicetos): 5.2.1.1.1 Definio do grego phycos = alga; myketos = fungo. So os fungos de organizao mais simples, cujas hifas no possuem paredes transversais (cenoctica). 5.2.1.1.2 Os aquticos formam esporos dotados de flagelos (zoporos). 5.2.1.1.3 Podem ser parasitos ou de vida livre, destacandose seis gneros: A Saprolegnia que cresce em cadveres de insetos e peixes mortos na gua. B Rhizopus o bolor preto do po (Rhizopus stolinifer), de frutas e outros materiais orgnicos. C Mucor tratase tambm de um bolor preto, que tambm se desenvolve no po, nas frutas e em outros alimentos em mau estado de conservao. D Outros Gneros Pilobolus, Endogene e Eutomophthora. 5.2.2 Classe Ascomycetes (Ascomicetos): 5.2.2.1 So assim chamados por formarem estruturas reprodutivas conhecidas como ascos (saco). Os gneros mais comuns so: 5.2.2.1.1 Saccharomyces tambm chamados de leveduras, so unicelulares e utilizados na fabricao de lcool etlico, bebidas alcolicas (cerveja ou vinho) e fermento do po. 5.2.2.1.2 Penicillium um bolor verdeazulado que ocorre na laranja e telhados, produtores do antibitico penicilina e utilizados na fabricao de queijos do tipo: Roquefort e Camembert. 5.2.2.1.3 Claviceps a espcie Claviceps purprea parasito que produz o esporo do centeio, de onde se extrai a ergotamina, matriaprima para a produo do alucingeno LSD (dietilamida do cido lisrgico). 5.2.2.1.4 Morchella e Tuber so fungos comestveis. 5.2.2.1.5 Neurospora a espcie Neurospora crassa utilizada em pesquisa gentica. 5.2.2.1.6 Aspergillus a espcie Aspergillus fumigatus causa a aspergilose pulmonar. 5.2.2.1.7 Outros Fungos que parasitam alguns vegetais superiores, produzindo a ferrugem do castanheiro, fungo que provoca o enrugamento da folha (do pessegueiro e do carvalho). 5.2.3 Classe Basidiomycetos: 5.2.3.1 Definio do grego basidion = base pequena; myketos = fungo.

5.2.3.2 Caractersticas: 5.2.3.1.1 So conhecidos como cogumelosdechapu. 5.2.3.2.2 Possuem paredes transversais em suas hifas. 5.2.3.2.3 Possuem corpos de frutificao chamados basidiocarpos. 5.2.3.2.4 Os gneros mais comuns so: A Agaricus (Champignon) so cogumelos comestveis. B Amanita e Psilocyb so fungos alucingenos. C Outros que produzem ferrugem no trigo, no caf e em outros vegetais. 5.2.4 Classe Deuteromycetos (Deuteromicetos): 5.2.4.1 Caractersticas: 5.2.4.1.1 So fungos que formam esporos por reproduo assexuada e so conhecidos como fungos imperfeitos. 5.2.4.1.2 So saprvoros ou parasitos, podendo determinar doenas em vegetais, animais e no homem. 5.2.4.1.3 Essas enfermidades so conhecidas como micoses, e no homem, as principais so: Pdeatleta ou Frieira produzida pelo Trychophyton purpureum, Tinea pedis, e outros. Sapinho (estomatite) e vulvovaginite produzida pela Candida albicans, conhecida vulgarmente como monlia e a doena conhecida como monilase. 6 Importncia dos Fungos: 6.1 Industrial utilizados na fabricao de bebidas alcolicas, queijos, iogurte, alimentos, medicamentos, e outros. 6.2 Comestvel utilizado como alimento, tais como os champignons (Agaricus campestris). 6.3 Enfermidades em vegetais e animais, inclusive no homem, conforme j vistos. 6.4 Micorrizas vivem em estado de associao (simbiose) com razes de plantas. 6.5 Lquenes associao (simbiose) de algas verdes ou azuis com fungos. Nota este texto , na realidade, uma breve introduo, por isso queremos esclarecer aos interessados no assunto, que para obter o texto na ntegra (total), basta solicit-lo, que atenderemos todos os pedidos e enviaremos os mesmos pelos Correios e Telgrafos; portanto, entre em contato conosco atravs dos nossos telefones ou e-mail. Direo.

Macei, Janeiro de 2.012 Autor: Mrio Jorge Martins. Prof. Adjunto de Sade Coletiva da Universidade Estadual de Cincias da Sade de Alagoas (UNCISAL). Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mdico da Fundao Nacional de Sade (FUNASA).

Potrebbero piacerti anche