Sei sulla pagina 1di 7

SOBREVOANDO O ADMIRVEL MUNDO NOVO DE ALDOUS HUXLEY

RONE DUMAS E SILVA1


Obra esta, formidavelmente escrita suscitando uma viso futurstica conjeturada desenvolvendo seres humanos incubados e condicionados perigosa e espantadoramente, cultuando a maquinalizao e a racionalidade de uma humanidade desprovida de esforo, sentimentos fsicos e psquicos confrontando a quimera com os fatos. com a apresentao do Centro de condicionamento de Londres Central, tendo como lema do Estado Mundial: Comunidade, Identidade e Estabilidade estampada na fachada a um grupo de jovens estudantes recm-chegados que se inicia a exposio, feita pormenorizadamente, com uma riqueza de detalhes desde a edificao at as mais meticulosas descries procedimentais relacionadas com a formao dos indivduos em escala industrial. Ressaltemos alguns dos processos como o Bokanovsky, considerado um dos principais instrumentos da estabilidade social, padronizados, em grupos uniformes, onde de apenas um ovo pode transformar em at noventa e seis embries. No hipnopdico o indivduo era submetido a sesses de frases repetidas durante o sono de modo a fixar contedos de cunho direcionado ao desejo, tomada de deciso e sentena, tambm utilizado para promover a manuteno da demanda dos produtos industrializados como no real capitalismo, o sistema neopavloviano era aplicado nos berrios com seus mtodos especficos de reflexos condicionados e associativos.. O condicionamento intelectual tambm explicitado com o objetivo de formar profissionais para reas especficas como os reparadores externos de aeronaves em pleno voo e tambm operadores de mquinas em condies insalubres. O critrio de condicionamento era executado de acordo com a posio ocupada no sistema de casta estabelecido para a comunidade por um seleto e reduzido nmero de administradores em regime totalmente totalitrio, as castas se dividiam em Alfa, que era a mais elevada detentora do poder, Beta, a segunda na estratificao, possuidoras de aptides tcnicas, e as trs ultimas, denominadas de Gama, Delta e psilon que eram de classes semelhantes compondo a parte mais baixa, ficando com os trabalhos manuais distinguindo se pelas cores das roupas que eram verdes, cquis e pretas respectivamente.

Bacharelando em Direito, cursando o 4 perodo na Faculdade Opet, redigindo este ensaio sob a orientao do Professor Carlos Villar Jr. para a Disciplina de Direito Penal III.

Destarte a reproduo natural (vivpara) era tratada como imoral destituindo os valores familiares, romnticos e monogmicos, o sexo era liberalizado, com jogos sexuais introduzidos desde a infncia afastando qualquer propenso aos apaixonamentos, visto que todos se pertenciam entre si e a monogamia era reprovada dando lugar promiscuidade. Os condicionamentos eram a ponto de proibir os livros e flores no intuito de manter a condio favorvel submisso, uma vez que evoluindo a intelectualidade corre se o risco de descondicionamento, quanto s flores, vindo o sujeito a gostar das paisagens deixa de consumir as invenes tecnolgicas desenvolvidas para o consumo desenfreado como o dos atuais Gadgets2, mas l se jogava Golf Obstculo ou Eletromagntico. Somente aos administradores Mundiais, dez na sua totalidade era disponibilizado a leitura sem restries e a eles era facultado o controle das obras e publicaes. Coadunado ao condicionamento era administrado uma droga sinttica de nome Soma, capaz de combater magnificamente os malogros, privaes, livre dos efeitos colaterais e de uso totalmente controlado pelo usurio. Quanto aos personagens principais relatemos primeiramente o Diretor que aparece logo no princpio, sendo ele quem apresenta o Centro de Incubao e Condicionamento e que no desenvolver da narrativa se torna D.I.C. (Diretor de Incubao e Condicionamento) como um ser completamente condicionado e de notvel compostura frente ao C.I.C., ao que se refere idade nos idos de 632 D.F. (depois de Ford), cabe ressaltar que Deus foi substitudo por Ford no Novo Mundo com dias especficos para ser cultuado. Por se tratar de formar pessoas em uma espcie de linha de produo o tratamento, diga se de passagem bem adequado, e os componentes da nova sociedade nem tinham conhecimento da histria Humana, uma vez que deles era suprimida a informao e como relatou o D.I.C. com algumas espanadas apagaram-se totalmente os fatos. Mostafa Mond, Alfa-Mais-Mais, era um dos administradores Mundiais, nomeado na Europa e como j relatado, responsvel pela censura de publicaes, cientista focado em pesquisas proibitivas. Outro personagem, dos mais citados Bernard Marx, sobrenome escolhido pelo autor em homenagem Karl Marx, inspirador de abordagens como a alienao das massas e socialismo, Bernard, um Alfa-Mais do Gabinete de Psicologia do C.I.C., desprezado e de questionada reputao devido sua excentricidade e diferena fsica relacionada aos demais membros de sua casta, onde os demais eram altos,esbeltos e de estimada aparncia, havia quem relatava que algum se enganou e ps lcool em seu pseudo-sangue quando estava no bocal, onde se formavam os Alfas e Betas, pois os membros da sua classe no recebia tal

Nome utilizado para referenciar o Iphone na Amrica do Norte.

substancia por ser prprio das castas inferiores. Caracterstica peculiar sua era de no ser adepto ao uso da Soma, e se portava como indivduo desigual como de fato o era, se sentia tendo algo a mais a oferecer do que os limites do corpo social, foi advertido pelo D.I.C sobre seu comportamento infantil em horrio de lazer sob ameaa de ser mandado para um sub-centro na Islndia, como forma de castigo por desobedincia. De Lenina Crowey traremos a baila o fato de ser tratada pelos homens como uma garota pneumtica, como se referissem ao seu dispor na prtica do sexo, tambm querendo dizer que seria hodiernamente considerado, gostosa, era uma Beta-Mais com a funo de vacinadora no C.I.C. e apesar do condicionamento desfavorvel acabou por se apaixonar por outro funcionrio e discute a respeito com sua amiga de trabalho Fanny, que alerta ela a respeito de possveis comentrios contundentes. Helmholtz Watson, Alpha, professor e tambm era propenso subverso, mas suas crticas eram filosficas, destoando das de seu amigo Bernard que eram consireradas por aquele de sentimento mesquinho, tambm almejava ser liberto dos condicionamentos que por ele j eram tidos como excessivos, devido sua intelectualidade. Linda era uma Beta-Menos trabalhava no setor de fecundao e manteve relacionamento ntimo com o D.I.C. at ser dada como desaparecida. Discorramos agora sobre Jhon, o Selvagem, filho de Linda que era uma civilizada, mas engravidou, coisa abominvel para a civilizao, dos pormenores faremos meno mais adiante. Descreveremos agora a trajetria que se passa com Bernard e Lenina, em viagem para o Novo Mxico, onde era mantida uma Reserva de Selvagens como eram tratados os demais humanos nascidos por reproduo vivpara, conservadores de crenas e hbitos considerados repugnantes para os civilizados. Bernard, devido sua funo no gabinete de psicologia desenvolveu um desejo de visitar a reserva por curiosidade, uma de suas peculiaridades, assim sendo convidou Lenina para a viagem no perodo de frias, tomaram todas as providncias, inclusive as burocrticas, onde ao pedir a rubrica do D.I.C para a devida autorizao de entrada na Reserva, o mesmo declarou ter estado na reserva por volta de vinte ou vinte e cinco anos atrs. O casal ficou horrorizado com as condies dos moradores, onde viviam cercados por cercas eltricas, tambm numa espcie de condicionamento, mas de forma primitiva, onde os indivduos eram monogmicos, sem cuidados minuciosos com higiene, acometidos de enfermidades, contrastando muito com a civilizaode onde pertenciam.

Ao visitarem um dos Pueblos da Reserva conheceram Jhon por ser o nico da comunidade a falar a lngua dos visitantes, vindo o mesmo a se apaixonar por Lenina primeira vista e ao apresentarem o casal para a Me, descobriram que a mesma era a dada por desaparecida e que na ocasio se encontrava grvida do D.I.C., e vindo com ele para uma visita Reserva foi deixada pelo mesmo aps se perder na mata em meio a um passeio conturbado por intempries naturais, Linda acabou ficando gorda e execrvel pelos civilizados, tambm era malquista pelos selvagens por no ser monogmica como eles. Vivia tomando uma poo embriagadora chamada de Mescal em lugar do Soma que era habituada na civilizao, liquido este trazido por seu amante que Jhon detestava. Ensinou seu filho a ler e escrever, vindo ele a ter contato com clssicos de William Shakespeare, e foi o mesmo habituado aos costumes e crenas dos indgenas. Bernard se torna amigo do Selvagem como tratado pela civilizao resolvendo levar me e filho para a civilizao e consegue uma autorizao para tal, tornando tutor do Jhon, pois a me s dependia de autorizao para o retorno, uma vez que era ela civilizada. Logo aps o retorno de Bernard e Lenina e com os convidados para o Admirvel Mundo Novo como denominou o Selvagem, o D.I.C. convocou Bernard para comunicar a deciso de mand-lo para Islndia, acusado de descumprimento de normas fundamentais, da qual Bernard j tinha conhecimento, uma vez que ao ligar para Helmholtz, que mantinha uma relao amistosa, com j citado acima, apesar de certas incompatibilidades tinham afinidades, inclusive ambos periclitavam o desterro por subversividade. Ao termino da deciso exposta pelo D.I.C. veio este a indagar de Bernard se tinha algo que pudesse apresentar como prova de sua inocncia ou libi com carter mitigador dos fatos alegados, Bernard disse que sim e apresentou para O D.I.C., como convidada, Linda que reconheceu este e foi logo o tratando com intimidade, em seguida introduziu Jhon ao recinto, vindo este a chamar o D.I.C. de pai para espanto geral do mesmo e perante todos os presentes, uma vez que a audincia no era reservada, pois estavam na Sala de Fecundao. Isto acarretou a destituio do cargo do D.I.C. por pedido do mesmo que abandonou o local para nunca mais voltar, devido s inconvenincias. Para Bernard por outro lado, foi uma mudana radical, o caso de desterro foi esquecido temporariamente, e passou ser o centro das atenes, todos queriam atravs dele conhecer o Selvagem, j Linda era desprezada simplesmente pelo fato de ser me, foi submetida ao enclausuramento voluntrio e uso desenfreado de Soma para a fuga constante da realidade e recebia exigia doses cada vez maiores, os mdicos orientaram Jhon sob o risco de overdose, mas no proibiram na de tomar.

Quanto a Bernard, suas atitudes mudaram bruscamente perante o assdio que sofria devido ao Selvagem, de desprezado que era passou a ser arrogante abalando at a amizade que tinha com Helmholtz, ouvia se comentrios do tipo; poderia ocorrer dele no ter um segundo Selvagem para salv-lo de apuro posterior, algo que previam que acontecesse. Enquanto isso Bernard ostentava Jhon como um trofu, no deixando de funcionar como um escudo, a declarar por carta ao Administrador Mundial, suas afinidades com o Selvagem contrariando o regime e at mesmo prelecionando-o. Enquanto isso o selvagem no se entusiasmava com o comportamento dos civilizados, pelo contrrio, negava a tomar as doses de Soma e via o contraste do que havia aprendido com Shakespeare e em todo seu aprendizado no mundo selvagem, procurando manter seus hbitos e crenas intocveis, inclusive saindo do cinema com Lenina a repreendeu por ela assistir encantada o desfecho da trama em cena de poligamia, algo imoral para o Selvagem, depois a conduziu para casa dela, minutos depois se encontrava no quarto lendo Otelo, enquanto ela pensou que teria uma noite regada a prazeres com ele, foi se refugiar em doses reguladas de Soma. Bernard teve momentos de glria e no dia em que deu um coquetel com convidados dos mais ilustres para apresentar o Selvagem, este recusou a sair do quarto em um momento de fria protestando contra a civilizao, aborrecendo at mesmo com o amigo. No dia subsequente ao fracasso de Bernard, tudo voltou ao normal para ele, tudo e todos que conquistou e era como se tivesse tido um sonho, ao questionar o selvagem sobre a recusa fatdica que deu lugar a sua desventura, recebeu como resposta que o verdadeiro Bernard era este, o mesmo que ele havia conhecido na Reserva, pois o derrotado estava apenas representando, em seguida Bernard procurou se antigo amigo, que no auge das aventuras tinha desprezado por arrogncia, mas foi recebido com imparcialidade mostrando no se recordar do acontecido e comentou que passou para o rol dos vigiados pelo Sistema por lecionar a solido aos alunos e ter sido advertido com ameaa de expulso pelo Diretor. Jhon e Helmholtz logo se tornaram amigos e chegou a despertar cimes em Bernard, a compatibilidade entre os novos amigos se deu devido as convergncias literrias e filosficas, passando a debater clssicos de Shakespeare. Lenina tambm se apaixonou pelo Selvagem e em um momento de desespero o procurou e at chegaram a tratar de casamento para horror dela, pois seus condicionamentos no permitiam tais formalidades e a monogamia lhe causava repulsa, ao despir se diante de Jhon, este reagiu de maneira inusitada e em meio s agresses fsicas e verbais ela se refugiou no banheiro, o Selvagem sonhava com o relacionamento romanceado.

Logo aps o incidente desastroso com Lenina,Jhon foi chamado ao hospital para onde foi conduzida sua me em estado clnico considerado gravssimo, l estando ao lado do seu leito de morte, teve seus nimos ainda mais abalados ao se deparar com o condicionamento das crianas para a morte, onde eram conduzidos ao hospital e logo que algum morria bombas de chocolate eram distribudas, alm disso a curiosidade das crianas e a surpresa e comportamento deles para com Linda fez com que o Selvagem agredisse um dos gmeos de um total de oito idnticos que invadiram o quarto, Linda em meio aos delrios, confundia seu filho com seu amante e veio a falecer, o Selvagem chegou a implorar por socorro mas no foi o suficiente. Ao sair do hospital o selvagem acabou se envolvendo numa tremenda confuso, ao ver que estavam distribuindo Soma aos funcionrios aps um turno de trabalho comeou a gritar para que no tomassem aquilo, gritando que era veneno, e em mais um ataque de fria destruiu caixas de drogas, conflito esse que acabou com a chegada da polcia e conduziram o Selvagem, Bernard e Helmholtz que acabavam de chegar para acalmar o insurrecto para o gabinete do Administrador, ao ser questionado o Selvagem confirmou ser contra a civilizao,enfim acabaram por discutir Otelo, e o administrador adimitiu ter que abrir mo da arte Estabilidade, como garantia de felicidade, em meio a discusso, o Administrador declarou mandar Bernard para a Islndia e Helmholtz para as ilhas Falkland onde fez meno de um dia ter de escolher entre a Cincia Pura em uma ilha e ser admitido no Conselho Supremo com chance de chegar a Administrador que acabou acontecendo segunda. Por fim o administrador d o direito de escolha ao selvagem que opta por viver o perigo, a dor, a doena e Deus, abrindo mo do conforto, da alegria e dos prazeres induzidos. Bernard e Helmholtz ainda se despediram do Selvagem antes de tomarem seus destinos e este escolheu um antigo Farol como eremitrio, tomou providencia dos suprimentos para uma vida de penitncia e uma vez l, foi privado da escolha por curiosos que vinham querendo entrevistas pela inusitada e primitiva forma de sobrevivncia, at um filme foi feito sobre sua vida e ele sem alcanar a liberdade ceifou a prpria vida. Destarte, reflitamos o quanto a sociedade condicionada e nem percebemos, sobrevivendo em meio ao consumo desenfreado sob a luz do capitalismo, dominados por uma minoria que tem acesso as mais diversificadas das sofisticaes, mergulhados numa hipocrisia atrevida, ainda no esto sendo fabricados mecanicamente, mas o controle de natalidade est longe de ser alcanado por ser fonte de mo-de-obra a alimentar a engrenagem da estratificao social, onde a opresso caminha oculta pela inintelectualidade imposta despiedosamente, chegando ao cmulo de um livro custar mais de dez por cento do salrio mnimo vigente, a liberdade na verdade um Bem indisponvel, pois as condies para alcan-las so nulas diante das inmeras

dificuldades, impostas pelo paradoxo denominado S-O-C-I-E-D-A-D-E. imprescindvel trilharmos um caminho em busca do equilbrio real entre as pessoas, por mais que isso possa ser tratado com desdm, resistamos e avancemos em busca do aprimoramento humanitrio. Referncia Bibliogrfica:
ALDOUS HUXLEY Admirvel Mundo Novo 5a Edio Traduo de VIDAL DE OLIVEIRA E LINO VALLANDRO Editora Globo Porto Alegre 1979 Ttulo da edio original inglesa: BRAVE NEW WORLD publicada em 1972 pela Chatto & Windus Ltd., de Londres, na srie "The Collected Works of Aldous Huxley" Copyright 1932 by Mrs. Laura Huxley 1a Edio - abril de 1941 2a Edio - julho de 1946 3a Edio - agosto de 1977 4a Edio novembro de 1 978 Capa de Ruben Herrmann Planejamento grfico de Snia M. de Mendona Heinz Direitos exclusivos de traduo em lngua portuguesa, para o Brasil, da Editora Globo S. A. Porto Alegre Rio Grande do Sul Brasil Este livro foi composto no equipamento de IBM Composer da Editora Globo S. A. Impresso pela EDIPE, So Paulo, para a Editora Globo S. A.

Potrebbero piacerti anche