Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA

PLANO DE AULA

ALEGRE 2012

PLANO DE AULA Escola: EEEFM Aristeu Aguiar Localizao: Alegre ES Srie: 1 Ano do Ensino Mdio rea de Conhecimento: cincias da natureza Disciplina: Qumica Contedo: Interaes Qumicas Professor: Caian C. Receputi e Raiana Cansian Lima Carga Horria Total: 2 horas/aula

1. INTRODUO

Atualmente, os problemas ambientais tm se tornado cada vez mais crticos e frequentes, isto devido desenfreada atividade humana e industrial. Dentre esses problemas a poluio de rios e lagos pela falta de tratamento de esgoto um problema de grande relevncia. Por poluio entende-se que a presena de resduos slido, lquido ou gasoso em quantidade superior a capacidade de absoro do meio ambiente. Ao se contaminar um rio ou lago h uma consequente perda de suas caractersticas naturais, o que leva a uma perda de um de seus usos. Um destes usos o abastecimento de gua potvel para a populao, sendo que, se este abastecimento de gua estiver contaminado pode gerar doenas e epidemias. Para evitar este problema, h uma grande necessidade de conscientizar a populao de modo que ela seja capaz de ter uma viso mais cientfica sobre o assunto, e que num futuro prximo ela possa exercer seu papel como cidad. Porm nos currculos dos cursos de cincia do ensino bsico pouco se mostra sobre os mtodos de tratamento de efluentes e, consequentemente, poucas so as proposies de experimentao. O experimento Eletrofloculao se encaixa perfeitamente neste quadro, pois trs uma problematizao sobre a poluio hdrica e mostra uma alternativa para a descontaminao/reutilizao da gua, alm de ser de fcil manipulao e de grande visualizao.

A eletrofloculao est disponvel a mais de cem anos e ressurge nas ultimas dcadas como uma das tcnicas mais interessantes para tratamento de gua e efluentes devido s crescentes restries ambientais. O experimento consiste no tratamento da gua atravs de uma soluo eletroltica contendo um corante no qual uma corrente eltrica decantar a impureza presente na gua que ser passada em um papel filtro separando o corante da gua limpa.

2. JUSTIFICATIVA

O tema Eletrofloculao: Uma alternativa da descontaminao da gua foi selecionado por estar dentro do contexto de Poluio, o qual foi escolhido pelos alunos atravs de um questionrio passado dentro de sala de aula. Outro fator que motivou a escolha do tema a possibilidade de os alunos manusearem os experimentos, o qual faz parte da metodologia da interveno.

2.1.

DIVISO DA AULA A aula ser dividida em trs partes, na primeira parte ser abordado o tema

gerador, que Poluio. Na segunda parte ser realizado o experimento e uma discusso sobre tratamento de gua. Na terceira parte ser a discusso sobre o tema Eletrofloculao, a partir dos conceitos sobre interao qumica, no qual sero abordados em sala de aula. Abordagem do tema gerador (Poluio) 10 minutos; Realizao do experimento e discusso sobre tratamento de gua 15 minutos; Discusso sobre o tema gerador (Eletrofloculao) a partir dos conceitos qumicos 20 minutos.

2.2.

CONTEDOS:

a) ATITUDINAIS Discusso sobre poluio; Discusso sobre mtodos de tratamento de gua.

b) CONCEITUAIS Ligaes Qumicas; Dissoluo e dissociao.

c) PROCEDIMENTAIS Admitindo-se que a aula ser desenvolvida com cerca de 30 alunos, haver formao de pequenos grupos de no mximo 5 integrantes. O tempo estimado para essa ao de cerca de 5 minutos. Realizaremos uma sensibilizao sobre o tema gerador. Discutiremos o que poluio, quais as suas conseqncias, como evit-las e as possveis suas alternativas de tratamento. No final da discusso ser feito a seguinte pergunta: Vocs sabem como realizado o processo de tratamento da gua? Com base nas respostas, realizaremos uma discusso com os alunos sobre como os processos fsicos e qumicos de um tratamento de gua. Aps esta anlise faremos a seguinte pergunta: Vocs acham que podem existir alternativas para esse processo? Com base nas respostas, realizaremos a discusso sobre a alternativa de tratamento de gua por eletrofloculao. Neste momento sero apresentados os materiais e os reagentes e ser dado incio ao experimento. Durante a realizao do experimento, faremos as seguintes perguntas: Vocs acham que ocorrer o tratamento da gua no bquer que contm sal de cozinha? Vocs acham que ocorrer o tratamento da gua no bquer que contm acar? Com base nas respostas, realizaremos uma discusso sobre reaes qumicas, tentando relacionar os conhecimentos prvios dos alunos com os conhecimentos cientficos de ligao inica, ligao covalente, dissociao e dissoluo. No final da interveno aplicaremos um questionrio para que os conceitos sejam relembrados pelos alunos.

3.

OBJETIVO

O objetivo da interveno trabalhar as interaes qumicas, abordando temas de interesse social do cotidiano do aluno, podendo assim desenvolver conhecimento cientfico, a partir do conhecimento prvio.

4.

MATERIAIS E MTODOS

MATERIAIS

Para cada grupo so necessrios os seguintes materiais e reagentes. 02 Baterias de 9 V; 04 pregos comuns; 04 fios de cobre (de aproximadamente 20 cm de comprimento); 04 garras do tipo jacar; 02 bquer de 50 mL; Cloreto de Sdio (sal de cozinha); Acar Corante alimentcio, caf ou refrigerante de cola; Filtro de papel de poro fino e coador (do tipo para caf)

MTODOS a) Adicione aproximadamente 30 mL de H2O em um bquer (ou um pequeno copo e algumas gotas de corante alimentcio, caf ou

de vidro) de 50 mL, contendo cerca de 100 mg (1 colher de caf) de sal de cozinha (que atua como eletrlito) refrigerante de cola.

b)

Os pregos sero, a seguir, conectados a uma fonte de corrente contnua

(uma bateria de 9 V), por meio de fios de cobre comuns utilizando garras do tipo jacar. Os pregos no devem ser tocados para impedir a ocorrncia de um curtocircuito. A partir desse momento, o anodo da clula comea a ser lentamente dissolvido por oxidao, enquanto possvel observar bolhas de hidrognio sendo produzidas sobre o catodo.

c)

O corante imediatamente comear a mudar de cor ao redor do catodo e uma

espcie de lama (contendo hidrxido de ferro, como descrito acima) comear a se formar. Dentro de poucos minutos haver lama suficiente para absorver a maior parte do corante e o experimento poder ser encerrado.

QUESTIONRIO

1. Voc conhece algum tipo de tratamento de gua? D exemplos diferentes daquele que voc viu na atividade desenvolvida. 2. O que te chamou mais a sua ateno no experimento? Por qu? 3. Porque no bquer que foi adicionado sal a reao ocorreu e j no bquer que foi adicionado acar a reao no ocorreu?

FLUXOGRAMA

Potrebbero piacerti anche