Sei sulla pagina 1di 54

ndice

Introduo instalao com rel ......................................................................Pg. 2, 3 Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional, funo ...1 ... Pg. 4, 5 Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional, funo ...3 ... Pg. 6, 7 Certificaes e homologaes de produtos ........................................................Pg. 8, 9 Condutores .................................................................................................... Pg. 10 Srie 10 - Rel fotoeltrico ............................................................................... Pg. 11 Srie 11 - Rel fotoeltrico modular histerese zero ........................................... Pg. 12, 13 Srie 14 - Minuteria multifunes ...................................................................... Pg. 14...17 Srie 13 - Rel de impulso eletrnico .................................................................Pg. 18, 19 Esquema de ligao para comparar os tipos: 27.01, 26.01 e 13.71 ..................Pg. 20 Srie 26 - Rel de impulso ............................................................................... Pg. 21...24 Serie 27 - Rel de impulso ............................................................................... Pg. 25, 26 Srie 20 - Rel de impulso modular .................................................................. Pg. 27...29 Srie 22 - Rel auxiliar modular ....................................................................... Pg. 30, 31 Srie 12 - Programador horrio ....................................................................... Pg. 32, 33 Srie 19 - Rel modular monoestvel AUTO-ON-OFF ....................................... Pg. 34 Srie 72 - Rel de controle de nvel por lquido condutivo ................................... Pg. 35...38 Srie 80 - Temporizador modular ..................................................................... Pg. 39...42 Srie 85 - Rel temporizador plug in ................................................................ Pg. 43 Srie 86 - Mdulo temporizador ...................................................................... Pg. 44...48 Srie 1T - Termostatos de parede e de embutir .................................................. Pg. 49...50 Srie 1C - Cronotermostatos de parede e de embutir .......................................... Pg. 41, 52 Srie 1C - Cronotermostato Igloo de parede ................................................... Pg. 53

Introduo instalao com rels


A Finder prope uma inovativa soluo para as instalaes eltricas de iluminao, desenvolvida sob a aplicao de rels de impulso.

Economia e flexibilidade
Acionar pontos de luz a partir de vrios locais, com considervel distncia entre os acionamentos, com o emprego de interruptores paralelos de 3 fios e intermedirios de 4 fios para tal, torna custosa e demorada a realizao de qualquer instalao, mesmo em circuitos pouco complexos. A aplicao de rels de impulso torna a instalao extremamente rpida e vantajosa, no somente pela simplicidade da aplicao, mas tambm por reduzir sensivelmente os custos de mo de obra e material.

Simplicidade
Os interruptores simples, paralelos e intermedirios so substitudos por botes pulsadores, ou mais conhecidos como botes de campainha. Isso possibilita que o instalador simplifique o seu trabalho, justamente por estar separando fisicamente o circuito dito de comando do circuito de fora. O circuito de comando pode se expandir a quantos pontos forem necessrios, somente com a utilizao de 2 fios, os quais podem ser de seco reduzida (0.5 mm2), j que os mesmos comandaro exclusivamente a bobina do rel, deixando para os contatos o chaveamento do circuito de fora. Quanto ao dimensionamento da fiao de alimentao da carga, basta que sejam respeitadas as normas vigentes.

Segurana
Caso a aplicao utilize tenses diferentes para fora e comando, tambm possvel compor o circuito nessa condio. Seja para comando em DC e carga em AC -ou vice versa- possvel aplicar rels eletromecnicos, j que a construo dos mesmos oferece as duas opes de alimentao da bobina, seja em AC ou em DC. importante observar que os circuitos de fora e comando so separados fisicamente, sob isolao galvnica (SELV), oferecendo total segurana a operao, o que no possvel com nenhum outro componente deste tipo.

Versatilidade
Em complemento a todas as vantagens tcnicas do produto, consideramos tambm a versatilidade dos sistemas de fixao. Todas as opes esto disponveis, seja no alojamento do rel em uma simples caixa de passagem ou na instalao em quadro de distribuio com o uso de trilho, ou ainda na simples fixao por parafusos, uma vez que os rels so dotados de furos e aletas desenhadas para esse fim.
2

Introduo instalao com rels


A Finder prope uma inovativa soluo para as instalaes eltricas de iluminao, desenvolvida sob a APLICAO DE RELS DE IMPULSO.

Conformidade com as normas


Os rels de impulso Finder so construdos em conformidade com as normas I.E.C. Conforme o tipo de rel, agregam-se homologaes dos mais importantes Laboratrios Internacionais. Os componentes eltricos so fabricados segundo as normas especficas para tal, atestados atravs dos certificados de homologao, de conformidade e de harmonizao, ou atravs de marcas especficas. Para um melhor detalhamento, verifique o captulo HOMOLOGAES da pginas 8 e 9. A gama de rels FINDER, que engloba os rels eletromecnicos e o rels eletrnicos de impulso (dotados de contatos de rel na sada) respondem aos severos requisitos de segurana solicitados pelas normas, garantindo-se o puro isolamento dos contatos. NORMA IEC EN 61810-1 ed. 2: Rels eletromecnicos TUDO OU NADA e de medida. EN 60669-1: Rels de escalonamentos eletromecnicos (interruptores para instalao fixa, para uso domstico e similar)

Aspectos relativos a rudos


No contexto de uma contnua evoluo tecnolgica, o empenho da Finder cresce tambm no setor do controle acstico de seus produtos. O rudo acstico gerado pelo rel eletromecnico das sries 20, 26 ou 27 de aproximadamente 20 Decibis, ao passo que nos rels eletrnicos 13.71 o rudo se mostra quase imperceptvel no ambiente que foi instalado.

Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional


Funo ...1, interruptor unipolar Instalao com rel tipo 20.21 - 26.01 - 27.01 - 13.71

boto pulsador

boto pulsador

boto pulsador

boto pulsador

Exemplo de instalao com rel tipo 27.01. Para funes simples ... Comparando os dois tipos de instalao, pode constatar-se que, mesmo para a funo mais simples, a instalao com rel resulta vantajosa. De fato, para o circuito de comando do rel, so suficientes apenas 2 fios, que podem ser de seces inferiores aos da instalao tradicional (at 0.5 mm2). Para ligaes tradicionais, os condutores devem ter as seces adequadas carga e em maior quantidade. Em termos econmicos, alm da reduo de custos de material h tambm a economia de tempo para o tcnico que opta pela instalao com rel, a qual permite uma interveno ainda mais fcil em caso de modificao ou ampliao. Tudo isto significa: economia imediata! Instalao tradicional

interruptor paralelo

interruptor intermedirio

interruptor intermedirio

interruptor paralelo

Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional


Esquema de ligao - funo ...1, interruptor unipolar Instalao com rel Fase

Neutro

Lmpada (Carga)

Botes pulsadores

Exemplo de instalao com rel tipo 27.01.

Instalao tradicional Neutro Fase Lmpada

Interruptor paralelo

Interruptor intermedirio

Interruptor paralelo 5

Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional


Funo ...6, Comutador 3 seqncias Instalao com rel tipo 20.26 -26.06 - 27.06

boto pulsador

boto pulsador

boto pulsador

boto pulsador

Exemplo de instalao com rel tipo 27.06. Para funes complexas ...6 Para funes mais complexas, como mostra a figura abaixo, basta seguir o esquema para compreender a simplicidade e, sobretudo, as convivncias da instalao com rel, a qual, neste caso, proporciona uma economia importante (40%) em relao instalao tradicional. O principal objetivo desta instalao oferecer um comando de 2 circuitos com apenas um rel de impulso com 2 contatos independentes, que acionando-se um boto pulsador um circuito ligado e acionando-o novamente, o outro circuito ligado.

Instalao tradicional

interruptor paralelo

interruptor intermedirio

interruptor intermedirio

interruptor paralelo

Comparao entre a instalao com rel e a instalao tradicional


Esquema de ligao - funo ...6, Comutador 3 seqncias Instalao com rel Fase

Neutro

Botes pulsadores

Lmpada (Carga)

Exemplo de instalao com rel tipo 27.06.

Instalao tradicional Lmpada (Carga) Neutro Fase Lmpada (Carga)

Interruptor paralelo

Interruptor intermedirio

Interruptor paralelo 7

Certificaes e homologaes de produtos*


SMBOLO ENTE
Declarao de Conformidade do construtor American Bureau of Shipping

SIGLA
CE

PAS
Unio Europia

ABS

Estados Unidos

Biuro Badawcze ds. Jakoci

BBJ

Polnia

British Electrotechnical Approvals Board

BEAB

Reino Unido

Canadian Standards Association

CSA

Canad

UL International Demko

Dinamarca

SGS Fimko

FI

Finlndia

Germanischer Lloyds

GL

Alemanha

Gost (Certificado de Conformidade)

Gost

Rssia

Istituto Italiano del Marchio di Qualit

IMQ

Itlia

Instituto Argentino de Normalizacin


*Segundo o tipo.

IRAM

Argentina

Certificaes e homologaes de produtos*


SMBOLO ENTE
Laboratoire Central des Industries Electriques

SIGLA
LCIE

PAS
Frana

Lloyds Register of Shipping

Lloyds Register

Reino Unido

Nemko

Noruega

Registro Italiano Navale

RINA

Itlia

Intertek Testing Service ETL Semko

Sucia

Eidgenssisches Starkstrominspektorat

SEV

Sua

Underwriters Laboratoires

UL

Estados Unidos

Underwriters Laboratoires

UL

Estados Unidos

Underwriters Laboratoires

UL

Estados Unidos

Underwriters Laboratoires

UL

Estados Unidos

VDE Prf-und Zertifizierungsinstitut Zeichengenehmigung


*Segundo o tipo.

VDE

Alemanha

Condutores
SECO MNIMA DOS CONDUTORES 4 mm2 Para alimentao de eletrodomsticos com consumo 16A: placa e forno eltrico, estufa eltrica... Para alimentao de eletrodomsticos com consumo 10A: caldeira, mquina de lavar roupa/loua... Para alimentao de equipamento de iluminao e pequenos eletrodomsticos com consumos 10A: televiso, mquina de caf...

2,5 mm2

1,5 mm2

CDIGO DE CORES Fio terra, proteo, mesma polaridade Neutro Fase Fase Fase Bicolor: Verde/Amarelo Azul claro Marrom Preto Cinza

1,5 mm2 4 mm2

2,5 mm2 1,5 mm2

...
2,5 mm
2

4 mm

2,5 mm

1,5 mm

10

Srie 10 - Rel fotoeltrico


ESQUEMA DE LIGAO DO REL FOTOELTRICO BIPOLAR Regulagem lux Indicador LED F N

TIPO 10.32 - 2 NA, 16 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em poste ou parede - Certificao e homologao:

Carga

ESQUEMA DE LIGAO DO REL FOTOELTRICO UNIPOLAR F N TIPO 10.41 - 1 NA, 12 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em poste ou parede - Certificao e homologao:

Carga

Indicador LED

Regulagem lux

11

Srie 11 - Rel fotoeltrico modular histerese zero


ESQUEMA DE LIGAO DA CARGA INDEPENDENTE DA REDE F N TIPO 11.01 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN50022) - Certificao e homologao: Regulagem graduada em lux (dispensa luximetro) LED vermelho Indica funcionamento Seleo de escala lux Carga

Fotoclula REL FOTOELTRICO A HISTERESE ZERO


IIII

REL FOTOELTRICO STANDARD


IIII IIII IIII
IIII IIII
IIII

IIII

IIII
IIII

IIII

IIII

Nvel ON/OFF

Nvel determinado

O rel fotoeltrico HISTERESE ZERO garante o acendimento e o apagamento no nvel determinado.

Um rel fotoeltrico normal, para evitar o mau funcionamento, se apaga num nvel superior ao do acendimento, sofrendo, em decorrncia disso, um atraso, com aumento desnecessrio de consumo. T= perodo intil de iluminao com luz solar j presente.

12

IIII

IIII

IIII

IIII

Nvel OFF Nvel ON

Srie 11 - Rel fotoeltrico modular


ESQUEMA DE LIGAO DA CARGA INDEPENDENTE DA REDE F N TIPO 11.71 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN50022) - Certificao e homologao:

LED vermelho Indica funcionamento Seleo de escala lux

Carga

Fotoclula

13

Srie 14 - Minuteria multifunes


ESQUEMA DE LIGAO DA MINUTERIA A 3 FIOS F N TIPO 14.01 - 1 NA, 16 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Seleo de funes Regulagem do tempo Indicadores de funcionamento e presena de tenso

Carga

Botes luminosos

ESQUEMA DE LIGAO DA MINUTERIA A 4 FIOS F N TIPO 14.01 - 1 NA, 16 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Seleo de funes Regulagem do tempo Indicadores de funcionamento e presena de tenso

Carga

Botes luminosos

14

Srie 14 - Minuteria multifunes


DESCRIO DAS FUNES TIPO 14.01 - Funes selecionveis por meio do seletor frontal: Rel de impulso temporizado Rel de impulso

Boto pulsador Rel

Boto pulsador Rel

Luz fixa

Minuteria rearmvel

Boto pulsador Rel

Boto pulsador Rel

15

Srie 14 - Minuteria multifunes


ESQUEMA DE LIGAO DA MINUTERIA A 3 FIOS F N TIPO 14.71 - 1 NA, 16 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Seleo de funes Regulagem do tempo Indicador LED

Carga

Botes luminosos

ESQUEMA DE LIGAO DA MINUTERIA A 4 FIOS F N TIPO 14.71 - 1 NA, 16 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Seleo de funes Regulagem do tempo Indicador LED

Carga

Botes luminosos

16

Srie 14 - Minuteria multifunes


DESCRIO DAS FUNES TIPO 14.71 - Funes selecionveis por meio do seletor frontal: Luz fixa

Minuteria rearmvel

Boto pulsador Rel

Boto pulsador Rel

1. Mudando a posio do seletor, a funo determinada inicia-se imediatamente, sem necessidade de se ativar o pulsador. 2. A funo luz fixapode ser realizada ainda que a funo determinada seja minuteria rearmvel : necessrio to somente manter acionado indefinidamente o pulsante (ou um interruptor paralelo a ele).

17

Srie 13 - Rel de impulso eletrnico


ESQUEMA DE LIGAO REL DE IMPULSO PARA OPERAR COMO BIESTVEL (BISTABLE) F N TIPO 13.01 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

1 14 A1 A2 12 1

LED vermelho Indica contato fechado

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


13.01

B1B2 B3

Boto pulsador

ESQUEMA DE LIGAO PARA OPERAR COMO REL MONOSTVEL (MONOSTABLE) F N TIPO 13.01 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

LED vermelho Indica contato fechado

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


13.01

Interruptor simples

18

Srie 13 - Rel de impulso eletrnico


ESQUEMA DE LIGAO A 3 FIOS COM OU SEM BOTES LUMINOSOS F N TIPO 13.71 - 1 NA, 10 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


13.71

Botes pulsadores

ESQUEMA DE LIGAO A 4 FIOS COM OU SEM BOTES LUMINOSOS F N TIPO 13.71 - 1 NA, 10 A 230 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 1 2


13.71

Botes pulsadores

19

Esquema de ligao para comparar os tipos: 27.01, 26.01 e 13.71

F N

20

Srie 26 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPO 26.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


26.01

Botes pulsadores

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPOS 26.02/03/04/06/08 - 2 NA, 10 A 250 V AC - 1 NA + 1 NC, 10 A 250 V AC (somente para 26.03) - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero TIPO de impulsos


26.02

SEQNCIAS
1

Botes pulsadores

2 2 4 3 4

26.03

26.04

26.06

26.08

21

Srie 26 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPO 26.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


26.01

Condensador Botes luminosos ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPOS 26.02/03/04/06/08 - 2 NA, 10 A 250 V AC - 1 NA + 1 NC, 10 A 250 V AC (somente para 26.03) - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero TIPO de impulsos


26.02

SEQNCIAS
1

Condensador Botes luminosos

2 2 4 3 4

26.03

26.04

26.06

26.08

22

Srie 26 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO AC F N TIPO 26.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


26.01

Botes pulsadores ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO AC F N TIPOS 26.02/03/04/06/08 - 2 NA, 10 A 250 V AC - 1 NA + 1 NC, 10 A 250 V AC (somente para 26.03) - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Carga

Nmero TIPO de impulsos


26.02

SEQNCIAS
1

Botes pulsadores
26.03

2 4 3 4

26.04

26.06

26.08

23

Srie 26 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM DC F N TIPO 26.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


26.01

Botes pulsadores
+

Adaptador

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM DC F N TIPOS 26.02/03/04/06/08 - 2 NA, 10 A 250 V AC - 1 NA + 1 NC, 10 A 250 V AC (somente para 26.03) - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Carga

Nmero TIPO de impulsos


26.02

SEQNCIAS
1

+
4

Botes pulsadores

2 2 4 3 4

Adaptador

26.03

26.04

26.06

26.08

24

Srie 27 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPO 27.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


27.01

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPOS 27.05/06 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao:

Carga

Nmero TIPO de impulsos


27.05

SEQNCIAS
1

27.06

25

Srie 27 - Rel de impulso

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPO 27.01 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Condensador

Carga

Nmero SEQNCIAS TIPO de impulsos 2 1


27.01

Botes luminosos

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPOS 27.05/06 - 1 NA, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em painel - Certificao e homologao: Carga
Nmero TIPO de impulsos
27.05

Condensador

SEQNCIAS
1

Botes luminosos

27.06

26

Srie 20 - Rel de impulso modular

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPO 20.21 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Botes pulsadores
Nmero TIPO de impulsos SEQNCIAS 2 1
20.21

Carga

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPOS 20.22/23/24/26/28 - 2 NA, 16 A 250 V AC - 1 NC + 1 NA, 16 A 250 V AC (somente para 20.23) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Botes pulsadores

Nmero TIPO de impulsos


20.22

SEQNCIAS
1

2 2 4 3 4

20.23

Carga

20.24

20.26

20.28

27

Srie 20 - Rel de impulso modular

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO F N TIPO 20.21 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Botes pulsadores

Nmero TIPO de impulsos SEQNCIAS 2 1


20.21

Carga

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO F N TIPOS 20.22/23/24/26/28 - 2 NA, 16 A 250 V AC - 1 NC + 1 NA, 16 A 250 V AC (somente para 20.23) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Botes pulsadores

Nmero TIPO de impulsos


20.22

SEQNCIAS
1

2 2 4 3 4

20.23

Carga

20.24

20.26

20.28

28

Srie 20 - Rel de impulso modular

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPO 20.21 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Condensador Botes luminosos

Nmero TIPO de impulsos SEQNCIAS 2 1


20.21

Carga

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE E UTILIZAO DE BOTES LUMINOSOS F N TIPOS 20.22/23/24/26/28 - 2 NA, 16 A 250 V AC - 1 NC + 1 NA, 16 A 250 V AC (somente para 20.23) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Botes luminosos

Condensador

Carga

Nmero TIPO de impulsos


20.22

SEQNCIAS
1

2 2 4 3 4

20.23

20.24

20.26

20.28

29

Srie 22 - Rel auxiliar modular

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE F N TIPO 22.21 - 1 NA, 20 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Interruptor simples Carga F N TIPOS 22.22/23/24 - 2 NA, 20 A 250 V AC (somente para 22.22) - 1 NA + 1 NC, 20 A 250 V AC (somente para 22.23) - 2 NC, 20 A 250 V AC (somente para 22.24) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Interruptor simples Carga

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 22.21

ESQUEMA DE LIGAO DO COMANDO COM ALIMENTAO COINCIDENTE COM A REDE

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 22.22 TIPO 22.23 TIPO 22.24

30

Srie 22 - Rel auxiliar modular

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO F N TIPO 22.21 - 1 NA, 20 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 22.21

Interruptor simples Carga F N Interruptor simples Carga

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO

TIPOS 22.22/23/24 - 2 NA, 20 A 250 V AC (somente para 22.22) - 1 NA + 1 NC, 20 A 250 V AC (somente para 22.23) - 2 NC, 20 A 250 V AC (somente para 22.24) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 22.22 TIPO 22.23 TIPO 22.24

31

Srie 12 - Programador horrio

ESQUEMA DE LIGAO DO PROGRAMADOR HORRIO DIRIO F N TIPO 12.01 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Carga

ESQUEMA DE LIGAO DO PROGRAMADOR HORRIO DIRIO F N TIPO 12.11 - 1 NA, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Carga

32

Srie 12 - Programador horrio

ESQUEMA DE LIGAO DO PROGRAMADOR HORRIO SEMANAL F N TIPOS 12.21/22 - 2 reversveis, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Carga

ESQUEMA DE LIGAO DO PROGRAMADOR HORRIO SEMANAL F N TIPO 12.71 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Carga

INSTALAO DO SOFTWARE - Inserir o CD no driver de CD - Clicar no START - Seguir as instrues do vdeo - Escolher o idioma e as portas COM1...COM4 do menu "de ajustes"

Programador horrio 12.71

Adaptador

Cabo serial

PC

33

Srie 19 - Rel modular Auto-On-Off

ESQUEMA DE LIGAO COM COMANDO EM BAIXA TENSO F N TIPO 19.21 - 1 reversvel, 10 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

(max 24 V AC/DC 300 mA) Seleo de funes LED verde Indica contato fechado

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 19.21

Carga

FUNES

ON OFF AUTO

ON OFF

= Rel sempre excitado = Rel sempre desexcitado

AUTO = Funcionamento como rel monoestvel

34

Srie 72 - Rel de controle de nvel por lquido condutivo

ESQUEMA DE LIGAO COM 3 SONDAS

TIPO 72.01 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

FL = Controle de nvel no enchimento, retardo (7 seg). EL = Controle de nvel no esvaziamento, retardo (7 seg). FS = Controle de nvel no enchimento, retardo (0.5 seg). ES = Controle de nvel no esvaziamento, retardo (0.5 seg).

Exemplo enchimento
U

nvel

B1 B2 B3

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 72.01
T T T T T

Exemplo esvaziamento
U

nvel

B1 B2 B3

T T

35

Srie 72 - Rel de controle de nvel por lquido condutivo

ESQUEMA DE LIGAO COM 2 SONDAS

TIPO 72.01 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

FL = Controle de nvel no enchimento, retardo (7 seg). EL = Controle de nvel no esvaziamento, retardo (7 seg). FS = Controle de nvel no enchimento, retardo (0.5 seg). ES = Controle de nvel no esvaziamento, retardo (0.5 seg).

Exemplo enchimento
U B1 B2 B3

nvel

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 72.01
T T T T T

Exemplo esvaziamento

nvel

36

Srie 72 - Rel de controle de nvel por lquido condutivo

ESQUEMA DE LIGAO COM 3 SONDAS

TIPO 72.11 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

F = Controle nvel no enchimento, Z1Z2 desconectados. Retardo fixo a 1seg. E = Controle nvel no esvaziamento, Z1Z2 conectados. Retardo fixo a 1seg.

Exemplo enchimento
U

nvel

B1 B2 B3

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 72.11
T T T T T

Exemplo esvaziamento
U

nvel

B1 B2 B3

T T

37

Srie 72 - Rel de controle de nvel por lquido condutivo

ESQUEMA DE LIGAO COM 2 SONDAS

TIPO 72.11 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

F = Controle nvel no enchimento, Z1Z2 desconectados. Retardo fixo a 1seg. E = Controle nvel no esvaziamento, Z1Z2 conectados. Retardo fixo a 1seg.

Exemplo enchimento
U B1 B2 B3

nvel

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 72.11
T T T T T

Exemplo esvaziamento

nvel

38

Srie 80 - Temporizador modular

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO F N TIPO 80.01/11/21/61 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - 1 reversvel, 8 A 250 V AC (somente para 80.61) - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Interruptor Start

A1 B1

A2

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPOS 80.01/11/21/61 N/- L/+
15 18

Carga

16

A2 A1

18 15 16

FUNES
U= Alimentao TIPOS 80.01, 80.11
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida a alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original. (SW) Intermitncia simtrica incio ON. Aplicar tenso no temporizador. O rel inicia imediatamente os ciclos ON (rel operado) e OFF (rel desoperado) de igual valor, que se repetiro enquanto a alimentao se mantiver. (BI) Atraso desoperao (aps corte de alimentao OFF). Aplicar tenso no temporizador (Tmin = 300 ms). A operao do rel d-se imediatamente. O rel desopera quando interrompida a alimentao decorrido o tempo pr-selecionado.

t<T

TIPOS 80.01, 80.21


U

t<T

TIPO 80.01
U

t<T

TIPO 80.61
U

39

Srie 80 - Temporizador modular

ESQUEMA DE LIGAO COM START EXTERNO F N TIPOS 80.01/41/91 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Interruptor Start

A1 B1

A2

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPOS 80.01/41/91 N/L/+
15 18

Carga

S A2 A1 B1

16

18 15 16

FUNES
U= Alimentao TIPO 80.01
U S

S= Start externo

= Contato NA do rel

(CE) Atraso operao e atraso aps operao (start externo). O rel opera quando se fecha o contato de START. Depois de decorrido o tempo pr-selecionado, mantm a operao. Quando o contato de Start se abre o rel desopera depois de decorrido o tempo pr-selecionado. Quando o contato START reaberto o atraso temporizado recomea. (DE) Atraso aps operao (com START). O rel opera quando se fecha o contato START. Desopera depois de decorrer o tempo pr-selecionado, e volta posio original.

S U
C 11-14

TIPOS 80.01, 80.41


U S

t<T

(BE) Atraso desoperao incio ON (com START). O rel opera quando se fecha o contato START. Desopera quando, aps a abertura do contato START decorre o tempo pr-selecionado.

TIPO 80.91
U S

TON

TOFF

TON

TOFF

t<TON

(LE) Intermitncia assimtrica incio ON (start externo). Ao fechar o contato de START, o rel inicia o ciclo entre ON (rel ativado) e OFF (rel desativado) com o tempo de ON e OFF dividido entre eles para os valores impostos de TON e TOFF.

40

Srie 80 - Temporizador modular

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO F N TIPO 80.82 - 1 reversvel, 6 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao: Interruptor Start

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 80.82
N/L/+

A2 A1

17 18 28

FUNES
U= Alimentao
U

S= Start externo

= Contato NA do rel

Tu=(0.051)s

(SD) Arranque Estrela- Tringulo. Aplicar tenso no temporizador. O fecho do contato no enrolamento estrela ( ) imediato. Decorrido o tempo pr-estabelecido o contato ( ) abre-se. Depois de uma pausa de Tu=(0.05...1)s, o contato do enrolamento tringulo ( ) fecha-se permanentemente.

attenzione manca il delta

41

Srie 80 - Temporizador modular

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO F N TIPO 80.91 - 1 reversvel, 16 A 250 V AC - Alimentao: AC/DC - Montagem em trilho 35 mm (EN 50022) - Certificao e homologao:

Interruptor Start

A1 B1

A2

ESQUEMA DOS CONTATOS


TIPO 80.91 N/L/+
15 18

Carga

16

A2 A1 B1

18 15 16

FUNES
U= Alimentao
U

= Contato NA do rel (LI) Intermitncia assimtrica incio ON. Aplicar tenso no temporizador. O rel inicia o ciclo entre ON (rel ativado) e OFF (rel desativado) com o tempo de OFF e ON dividido entre eles para os valores impostos de TON e TOFF. Os ciclos no so iguais (tempo OFF = tempo ON).

TON

TOFF

TON

TOFF t<TON

42

Srie 85 - Rel temporizador plug-in com base srie 94


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO

TIPOS 85.02/03/04 - Alimentao: AC - AC/DC - Montagem em bases srie 94 - Certificao e homologao:

COM NO NC

85.XX

A2

A1

possvel utilizar o rel temporizador plug-in com: bases 94.02, 94.03, 94.04, 94.82, 94.73, 94.74. FUNES
U= Alimentao
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original. (GI) Impulso fixo (0.5s) aps o atraso pr ajustado Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel vem depois de decorrido o tempo selecionado.O rel desopera depois de um tempo fixo de 0,5 s. (SW) Intermitncia simtrica incio ON. Aplicar tenso no temporizador. O rel inicia imediatamente os ciclos ON (rel operado) e OFF (rel desoperado) de igual valor, que se repetiro enquanto a alimentao se mantiver.

12 3 4 5

t<T

12 3 4 5
U

t<T

12 3 4 5
U

0.5s

12 3 4 5

t<T

ESCALA DE TEMPO

Interruptor Start 43

Srie 86 - Mdulo temporizador com base srie 95


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO

TIPOS 86.10/20 - Monofunes - Alimentao: AC/DC - Montagem em bases srie 95 - Certificao e homologao:

COM NO NC
40.XX

ESQUEMA DOS CONTATOS 1 reversvel 2 reversveis


A2

86.10

A1

possvel utilizar o mdulo temporizador com: bases 95.03 e 95.05 para rels Sries 40 e 44. FUNES
U= Alimentao
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida a alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original.

t<T

t<T

ESCALA DE TEMPO
(1.5...15) s (6...60) s (0.8...8) min (6.4...64) min

44

Interruptor Start Mdulo temporizador

Srie 86 - Mdulo temporizador com base srie 94


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO

TIPOS 86.10/20 - Monofunes - Alimentao: AC/DC - Montagem em bases srie 94 - Certificao e homologao:

COM NO NC
55.XX

ESQUEMA DOS CONTATOS 4 reversveis


A2

86.10

Mdulo temporizador
A1

possvel utilizar o mdulo temporizador com: bases 94.02, 94.03 e 94.04 para rel Srie 55. FUNES
U= Alimentao
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida a alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original.

t<T

t<T

ESCALA DE TEMPO
(1.5...15) s (6...60) s (0.8...8) min (6.4...64) min

Interruptor Start 45

Srie 86 - Mdulo temporizador com bases srie 90 e 92


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO

TIPOS 86.10/20 - Monofunes - Alimentao: AC/DC - Montagem em bases srie 92 - Certificao e homologao:

COM NO NC
62.XX

ESQUEMA DOS CONTATOS 1 reversvel 2 reversveis


A2
86.10

A1

possvel utilizar o mdulo temporizador com: bases 90.02, 90.03 para rels 60.12, 60.13 ou base 92.03 para rels 62.32, 62.33. FUNES
U= Alimentao
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida a alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original.

t<T

t<T

ESCALA DE TEMPO
(1.5...15) s (6...60) s (0.8...8) min (6.4...64) min

46

Interruptor Start Mdulo temporizador

Srie 86 - Mdulo temporizador com bases srie 90 e 92


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START INDEPENDENTE COM A ALIMENTAO

TIPO 86.00 - Multifunes - Alimentao: AC/DC - Montagem em bases srie 90 - Certificao e homologao:

Carga
NO 34 NC NO NC NO NC 4 9 32 8 24 7 22 5 14 3 12

60.13

Mdulo temporizador
COIL COM COM A1 2 COM 1 A1 COIL 2 A2 10 31 11 21 6 START 11

possvel utilizar o mdulo temporizador com: bases 90.02, 90.03 para rels 60.12, 60.13 ou base 92.03 para rels 62.32, 62.33. FUNES
U= Alimentao
4 56
U S

S= Start

Start

= Contato NA do rel

t<T

(BE) Atraso desoperao incio ON (com START). O rel opera quando se fecha o contato START. Desopera quando, aps a abertura do contato START decorre o tempo pr-selecionado. (CE) Atraso operao e atraso aps operao (start externo). O rel opera quando se fecha o contato de START. Depois de decorrido o tempo pr-selecionado, mantm a operao. Quando o contato de Start se abre o rel desopera depois de decorrido o tempo pr-selecionado. Quando o contato START reaberto o atraso temporizado recomea. (DE) Atraso aps operao (com START). O rel opera quando se fecha o contato START. Desopera depois de decorrer o tempo pr-selecionado, e volta posio original. (EE) Atraso aps operao (temporizao aps START). A tenso permanente. O rel opera quando se larga o contato de START. Desopera depois de decorrer o tempo pr-selecionado, e volta posio original. (FE) Duplo atraso aps operao (instantneo aps e com o START). A tenso permanente. O rel opera quando atua o START e quando se desatua. Desopera depois de passar o tempo escolhido.

4 56

U S

1 2 3

U S C

t<T

456

U S

t<T

4 5 6

U S

T T T T

ESCALA DE TEMPO ver pgina 48

47

Srie 86 - Mdulo temporizador com bases srie 90 e 92


F N

ESQUEMA DE LIGAO COM START COINCIDENTE COM A ALIMENTAO

TIPO 86.00 - Multifunes - Alimentao: AC/DC - Montagem em bases srie 90 - Certificao e homologao:

Carga
NO 34 NC NO NC NO NC 4 9 32 8 24 7 22 5 14 3 12

60.13

Mdulo temporizador
COIL COM COM A1 2 COM 1 A1 COIL 2 A2 10 31 11 21 6 START 11

possvel utilizar o mdulo temporizador com: bases 90.02, 90.03 para rels 60.12, 60.13 ou base 92.03 para rels 62.32, 62.33. FUNES
U= Alimentao
4 5 6
U

= Contato NA do rel (AI) Atraso operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se aps o decurso do tempo pr-selecionado. O rel desopera quando interrompida alimentao. (DI) Atraso aps operao. Aplicar tenso no temporizador. A operao do rel d-se imediatamente. Decorrido o tempo pr-selecionado o rel desopera e volta a posio original. (SW) Intermitncia simtrica incio ON. Aplicar tenso no temporizador. O rel inicia imediatamente os ciclos ON (rel operado) e OFF (rel desoperado) de igual valor, que se repetiro enquanto a alimentao se mantiver.

t<T

456

t<T

4 5 6

t<T

ESCALA DE TEMPO

48

Interruptor Start

Srie 1T - Termostatos de parede

ESQUEMA DE LIGAO TERMOSTATOS F

N TIPOS 1T01.0, 1T01.1, 1T01.2 - 1 contato, 10 A 250 V AC - Temperatura: (+7...+30)C 1 3 2 Carga

ESQUEMA DE LIGAO TERMOSTATOS F

N TIPOS 1T11.0 - 1 contato, 10 A 250 V AC - Temperatura: (+8...+30)C Carga

1 2 3 5

49

Srie 1T - Termostatos de parede e de embutir

ESQUEMA DE LIGAO TERMOSTATOS F N TIPO 1T21.8.230 - 1 contato, 5 A 250 V AC - Temperatura: (+5...+30)C 54321 Carga

OFF
10

ESQUEMA DE LIGAO TERMOSTATOS F N Carga 1 2 3 4 5

TIPO 1T51.8.230 - 1 contato, 5 A 250 V AC - Temperatura: (+5...+30)C

50

20

15

25

30

Srie 1C - Cronotermostatos de parede

ESQUEMA DE LIGAO CRONOTERMOSTATOS

TIPOS 1C01.9.003.0001, 1C01.9.003.0007 - 1 contato, 5 A 250 V AC - Temperatura: (+5...+30)C 213

0 2 5 2

Carga F

ESQUEMA DE LIGAO CRONOTERMOSTATOS F

N TIPOS 1C11.9.003.0001, 1C11.9.003.0007 - 1 contato, 5 A 250 V AC - Temperatura: (+5...+30)C Carga

21 3

51

Srie 1C - Cronotermostatos de embutir

ESQUEMA DE LIGAO CRONOTERMOSTATOS F N TIPO 1C51.8.230.0001 - 1 contato, 5 A 250 V AC - Temperatura: (+5...+30)C Carga 3 1 2 4 5

ESQUEMA DE LIGAO CRONOTERMOSTATOS F

N TIPO 1C51.8.230.0007 - 1 contato, 5A 250 VAC - Temperatura: (+6...+38)C Carga 4 5 2 3 1

52

Srie 1C - Cronotermostato Igloo de parede

ESQUEMA DE LIGAO CRONOTERMOSTATOS F N TIPOS 1C31.9.003.0001, 1C31.9.003.0007 - 1 contato, 8 A 250 V AC - Temperatura: (+8...+35)C Carga

2 3

IGLOO/C

53

Potrebbero piacerti anche