Sei sulla pagina 1di 7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

INSTRUES PARA AUTORES


Anlise dos artigos Copyrights tica Resumos e palavras-chave Agradecimentos Estrutura do texto Referncias Tabelas e imagens Abreviaturas e medicina nomes O contato com JBPML Como submeter um artigo para JBPML

ISSN 1676-2444 verso impressa ISSN 1678-4774 online verso

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML), uma continuao do Jornal Brasileiro de Patologia, que publicado bimestralmente (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro), um rgo oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clnica / Medicina Laboratorial (SBPC / ML), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Sociedade Brasileira de Citopatologia, indexados na Literatura Latino-Americana e do Caribe los Cincias da Sade (Lilacs), no Peridica e no Chemical Abstracts. tambm membro da Electronic Scientific Library Online banco de dados (ScieELO). Destina-se publicao de trabalhos cientficos que contribuam para o desenvolvimento da Medicina Laboratorial e aceita as categorias seguinte texto: originais, reviso, e artigos experimentais; relatos de casos, comunicaes breves e Etters para o editor. Os trabalhos podem ser apresentados em Portugus, Ingls ou Espanhol.

Anlise dos artigos O manuscrito recebido ser enviado para pelo menos dois avaliadores independentes, conhecidos pares cientficos, com experincia na rea discutido no artigo. Aps sua anlise, o editorchefe do JBPML entrar em contato com o autor principal de informar os passos a serem seguidos para a publicao ou a sua rejeio definitiva.

Direitos autorais Os autores devem enviar um termo de responsabilidade declarando formalmente a autoria do texto ea transferncia de direitos autorais. publicao O sistema de gesto de JBPML tem um modelo deste documento e as instrues para preench-lo e envi-lo.

tica Estudos realizados com seres humanos, incluindo rgos e / ou tecidos isolados, bem como registros clnicos, deve ser de acordo
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 1/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

com as normas 196/96 do Conselho Nacional de Sade ( http://www.bioetica.ufrgs.br/res19696.htm ). Trabalhos a serem publicados sero acompanhados pelo certificado comit de tica da instituio onde a pesquisa foi realizada, de acordo com a Declarao de Helsinki, 1989 ( http://www.bioetica.ufrgs.br/helsin4.htm ). Na investigaes experimentais envolvendo animais, os princpios ticos da experimentao animal indicados pelo Colgio Brasileiro de Experimentao Animal (COBEA) e os padres estabelecidos pelo Guia de Cuidados e Uso de Animais de Laboratrio (Institute of Laboratory Animal Resources, Comisso de Cincias da Vida, Conselho Nacional de Pesquisa , Washington, DC, 1996) deve ser respeitado. As drogas e substncias qumicas utilizadas na pesquisa deve ser identificado com preciso. nomes ou iniciais do paciente, nomes empresariais, empresas e registros do hospital no deve ser usado.

Resumos e palavras-chave Independentemente do idioma em que o artigo foi escrito, deve haver dois resumos: um em Portugus e outra em Ingls. Os resumos devem identificar os objetivos, procedimentos e concluses da pesquisa (mximo de 250 palavras para reviso, original e artigos de atualizao, e mximo de 100 palavras para relatos de casos e comunicaes breves). Se o artigo est em espanhol, tambm deve haver um resumo em espanhol. As palavras-chave, que representam o assunto discutido no artigo, deve estar dentro de 3-6, usando vocabulrio controlado Descriptors los Cincias da Sade (DeCS) da BIREME, com outros termos, quando necessrio. Eles devem ser apresentados em Portugus e Ingls. Se o artigo for escrito em espanhol, as palavras-chave tambm deve ser nesse idioma.

Agradecimentos Eles devem ser breve, objetivo e direcionado para a pessoa ou instituio que contribuiu consideravelmente para a elaborao da pesquisa. Eles devem ser includos aps a concluso e antes das referncias bibliogrficas.

Estrutura do texto Artigos originais Destinam-se a relatar os resultados de pesquisa original inditos que podem ser replicadas e generalizadas. Os artigos podem ter um mximo de 4000 palavras. A estrutura formal deve seguir a estrutura de apresentao deste tipo de artigo:. Introduo, Objetivos, Material e Mtodos, Resultados, Discusso, Concluses e Referncias O uso de legendas recomendado, particularmente na Discusso. Implicaes clnicas e limitaes do estudo devem ser claramente indicados. O Material e Mtodo tpico deve ser bem detalhado. Nesses artigos, a apresentao de um resumo estruturado em Portugus e Ingls obrigatrio, com a apresentao formal do
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 2/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

artigo: Introduo, Objetivos, Material e Mtodos, Resultados, Discusso, Concluses e Referncias. O resumo em Ingls deve ser precedido pelo ttulo em Ingls. As referncias devem ser no final do texto de acordo com as seguintes normas. Comunicaes breves So relatos curtos que devem apresentar: 1) Dados preliminares de um estudo com resultados sugestivos que garantam uma investigao mais definitiva; estudos 2) replicao e 3) estudos negativos de temas importantes. Estes artigos devem ter um mximo de 1500 palavras, incluindo resumo no estruturado, um quadro ou de imagem, no mximo, bem como as referncias. Artigos de reviso artigos de reviso sero aceitos por meio de um convite. Eles so avaliao crtica sistematizada da literatura sobre um determinado tema, que deve indicar concluses e ter at 5.000 palavras. A organizao do artigo a critrio do autor, alm de Introduo Discusso e Concluso. Um resumo estruturado do texto na sua lngua original e outra em Ingls so obrigatrios. Uma extensa lista de referncias deve aparecer no final do texto. Atualize artigos so textos descritivos e interpretativos baseados na literatura recente sobre a situao global em que um determinado tema seja encontrado. Ele deve ter um mximo de 3.000 palavras. A estrutura do texto decidida pelo autor, mas deve conter um resumo no estruturado no idioma original e outro em Ingls, bem como as referncias. Relatos de casos Eles so originais clnico-laboratoriais observaes seguidas de anlise e discusso. Eles devem ter at 1.500 palavras. A estrutura deve apresentar, pelo menos, os seguintes tpicos: Introduo, relatos de caso e discusso. Incluir um resumo no-estruturado na lngua original e outra em Ingls. Cartas ao Editor Eles so cartas que visam a discutir os artigos recentes publicados na revista ou relatar pesquisas originais ou descobertas cientficas. Cartas breves, com um mximo de 500 palavras (incluindo bibliografia, sem tabelas e imagens) ser considerada se a frase "para publicao" explcita.

Referncias As referncias bibliogrficas devem aparecer no final do artigo, em numerados por ordem alfabtica. Eles devem seguir as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - NBR-6023 (agosto de 2000). Os ttulos de peridicos devem ser referidos na forma abreviada de acordo com o Index Medicus (Lista de revistas indexadas no Index Medicus). Se as referncias no seguir os padres adotados, os artigos sero imediatamente rejeitados, sem reviso de contedo. Os autores devem certificar-se de que as referncias citadas no texto esto includos na bibliografia com datas exatas e nomes de autores corretamente escritos. A preciso da bibliografia de responsabilidade dos autores. Comunicaes pessoais, originais ou em textos sobre os progressos podem ser citados quando absolutamente necessrio, mas eles no
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 3/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

podem ser includos nas referncias, apenas mencionado no texto ou em nota de rodap. As referncias devem seguir os exemplos abaixo. Exemplos: Artigos de peridicos (um autor) Cotrim, FLS Coleta de Sangue pargrafo Dosagem de triglicerdeos. J Bras Patol, v 33, n. 4, p. 201-02, 1997. Jornal artigos (mais de trs autores) ABREU, ES et al . Doena de Hodgkin infanto-juvenil no Estado do Cear e SUA Relao com o vrus Epstein-Barr: Parmetros Clnicos e Anlise morfolgica imuno-histoqumica e hibridizao in situ POR. J Bras Patol, v 33, n. 4, p. 178-84, 1998. Revista on-line artigo YAZLE, JSR et al . Assistncia hospitalar Como Indicador da Desigualdade social. Rev Sade Publ, So Paulo, v 31, n. 5, 1997. Disponvel em: http://www.fsp.usp.br/rsp . Acesso em: 23 mar 1998. Livros (dois autores) RINGSVEN, MK; BOND, D. Gerontologia e habilidades de liderana para enfermeiros. Albany, NY: Delmar Publishers, 1996. Captulo ou parte de um livro publicado por outro autor SCIVOLETO, R. Sistema nervoso Autnomo. In: ZANINI, AC; OGA, S. Farmacologia Aplicada . 4. ed. So Paulo: Atheneu, 1989. Cap. 9, p. 97-141. Parte de um livro sobre a mdia eletrnica SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e Organizaes Ambientais los Matria de Meio Ambiente . Em: _________. Entendendo o Meio Ambiente. So Paulo, 1999. v 1. Disponvel em: http://www.bdt.org/sma/entendendo/atual/htm . Acesso em: 8 mar.1999. Evento na mdia eletrnica SILVA, RN; OLIVEIRA, R. Pedaggicos de Os Limites do paradigma da Qualidade da Educao totais . In: CONGRESSO DE Iniciao Cientfica DA UFPE, 4, 1996, Recife.. Anais Eletrnicos ... Recife: UFPE, 1996. Disponvel em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/educ/ce04.htm . Acesso em: 21 de janeiro de 1997. Tese ou dissertao OLIVEIRA, CM Isolamento e Caracterizao de estreptococos de placa dental . Rio de Janeiro, 1974. Tese (doutoramento) - Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Citaes no texto Devem ser identificadas por nmeros arbicos (nmeros ndices). nome do autor eo ano podem ser includos. A bibliografia com mais de um autor devem conter o sobrenome do primeiro autor seguido da expresso et al. Por exemplo: Higash et al .

Tabelas e imagens As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arbicos e se dirigiu com um ttulo. Os mesmos dados no devem
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 4/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

ser repetidos. As tabelas devem seguir as normas de apresentao tabular estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatstica e divulgado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 1993). As ilustraes (grficos, fotos, desenhos, etc) devem ser numeradas consecutivamente em rabe nmeros e citadas como figuras. Eles devem ser suficientemente claras para permitir sua reproduo. Os grficos devem ser preparados de um sistema de processamento grfico. Os locais aproximados onde as ilustraes sero intercaladas como figuras no texto devem ser indicadas. Aceitamos tabelas, imagens e grficos nos seguintes formatos de arquivos eletrnicos: jpg, gif, psd, tif e png.

Abreviaturas e medicina nomes As abreviaes devem ser indicadas no texto. Use o nome genrico de medicamentos e indicar a fonte de substncias que no esto disponveis para prescrio. As unidades de medida, assim como abreviaturas deve ser expressa no sistema mtrico decimal e, se os desejos do autor, do Internacional em parnteses.

O contato com JBPML Sociedade Brasileira de Patologia Clnica / Medicina Laboratorial Tel:. e-mail: jbpml@sbpc.org.br(21) 3077-1400

Como submeter um artigo para JBPML Como submeter um artigo para JBPML 1. Entre no site www.jbpml.org.br . 2. Se voc j cadastrado, digite seu login e senha e clique em "Enter PEC". Se voc ainda no cadastrado, clique em "Quero me cadastrar". 3. Primeiro passo: no campo "Informe o seu e-mail" registrar o email que ser usado para receber notcias e informaes sobre a PEC. Clique em "Continuar registro". 4. Segundo passo:. Preencher os campos de registro Nota: Os campos marcados com um asterisco so obrigatrios. Clique em "Continuar registro". a mensagem "Seu cadastro no SGP foi concludo com sucesso" aparecer. Voc receber um e-mail com o seu login e senha no seu endereo de e-mail registrado. Clique em "Voltar" na mesma pgina. 5. Voc vai voltar para a pgina inicial do PEC com login e senha. Nesta pgina digite seu login e senha cadastrada e clique em "Enter PEC". Nota: o seu login e senha esto no PEC e-mail enviado a voc at o fim de sua inscrio.
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 5/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

6. Na pgina inicial do PEC, h uma mensagem informando que esta a primeira vez que voc acessar o sistema. Caso contrrio, a mensagem ir inform-lo quantas vezes voc acessou o sistema, data, hora do seu ltimo acesso e se voc tem acesso com status de autor. 7. Observar o menu do lado esquerdo do ecr. Se voc ainda no enviou nenhum artigo a PEC, todos os itens do menu sero indicadas com um "Zero". 8. Para submeter um artigo, clique em "Enviar novo artigo do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial". 9. "Passo 1" janela: informar a classificao de seu artigo (manuscrito): Artigo de reviso Artigo original Carta ao editor Comunicao breve Relato de caso Clique na opo correspondente sua classificao artigo. Por exemplo: o artigo original. 10. "Step 2" janela: incluir as imagens e / ou grficos usados no artigo. Todas as imagens e / ou grficos devem estar em um dos seguintes formatos:. Jpg, gif, png, pdf ou tif Depois de incluir imagens / grficos, clique em "Enviar imagens". Se o artigo no tem imagens, clique em "Eu no preciso de enviar imagens". 11. Nesta janela o autor pode verificar as imagens que enviou e enviar mais deles. Se ele no tivesse enviado as imagens, a mensagem "Nenhuma imagem foi enviada" ir aparecer. Clique em "Avanar". 12. "Passo 3" janela: inserir / editar / excluir novos co-autores. Para cada novo co-autor, os campos "Nome", "Ttulo", da posio "e opcionalmente" carteira de identidade "(Declarao de Direitos Autorais para posterior) devem ser preenchidos A ordem de importncia dos autores pode ser alterada clicando no amarelo setas (para cima e para baixo). O primeiro nome ser considerado o autor principal e os demais como co-autores. Aps inserir / editar / excluir novos co-autores, clique em "Record" e "Next". Se no houver novos co-autores, clique em "Avanar". 13. "Passo 4" janela: preench-lo com o ttulo do artigo e palavraschave. Essas informaes devem ser escritos na lngua materna do autor (por exemplo: Portugus ou Espanhol). E em Ingls Clique em "Avanar". 14. "Passo 5" janela: preench-lo com o resumo. O autor tambm pode incluir informaes, tais como a instituio, nome e endereo, e se ele recebeu doaes de apoio financeiro. Tambm possvel escrever uma Carta ao Editor contendo informaes adicionais relevantes. Apenas o Editor ter acesso a ele. Clique em "Avanar". 15. "Passo 6" janela: escrever o artigo em si. Um editor de texto fornecido com os comandos necessrios para a formatao.
file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm 6/7

19/02/13

J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores

possvel colar um texto que j havia sido escrito e formatado no MS Word. Clique em "Avanar". 16. "Passo 7" janela: Declarao de Transferncia de Direitos Autorais. Preencha os campos obrigatrios, imprimi-lo e envi-lo para SBPC / ML pelo fax (21) 2205-3386. 17. "Passo 8" janela: formato visual do artigo (html ou pdf). Nesta janela o autor decide se ele vai apresentar o artigo ou exclu-lo e desistir de envi-lo. 18. Janela "Concludo": mostra de ter terminado o processo de submisso de artigos. 19. Voc receber um e-mail informando o seu artigo foi submetido avaliao.

[ Incio ] [ Sobre a revista ] [ Editorial Board ] [ Assinatura ]


Todo o contedo do peridico, exceto onde est identificado, est licenciado sob uma Licena C reative C ommons Rua Dois de Dezembro, 78/909 Catete 22220-040 Rio de Janeiro RJ Brasil Tel:. / 3077-1408 Fax. +55 21 2205-3386+55 21 3077-1400

jbpml@sbpc.org.br

file:///C:/Users/Administrador/Desktop/J. Bras. Patol. Med. Laboratrio. - Instrues aos autores.htm

7/7

Potrebbero piacerti anche