Sei sulla pagina 1di 9

Procedimentos Legais e Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino de Anatomia em Pernambuco

Legal Procedures and Protocols for Use of Cadavers in Anatomy Courses in Pernambuco, Brazil
Elizabeth Neves de MeloI Jos Thadeu PinheiroI

RESUMO PALAVRAS-CHAVE Cadveres. Legislao. Anatomia.

A aquisio de cadveres para estudo e pesquisa vinha sendo feita tradicionalmente utilizando-se corpos no reclamados, sem grandes formalidades. Com a complexidade dos tempos atuais, o simples encaminhamento desses corpos s escolas de Medicina passou a ser temido com o receio de transgredir a lei. Isso desencadeou uma reduo no nmero de cadveres para as aulas de Anatomia. Esta realidade motivou o Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com outras instituies do Estado, a pesquisar mecanismos legais que solucionassem a escassez de cadveres para estudo e pesquisa. A metodologia utilizada constou de reunies de discusso e apresentao de protocolos de recebimento de cadveres com base principalmente na legislao vigente. Os resultados obtidos foram: (a) publicao do Provimento 28/2008 da Corregedoria Geral de Justia do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco, que dispe sobre o registro de bito dos cadveres destinados s escolas de Medicina para fins de ensino e pesquisa; (b) criao de protocolos para o aproveitamento de cadveres no Estado de Pernambuco. Conclumos que o conhecimento das atribuies por parte de cada uma das instituies envolvidas facilitar o processo de aproveitamento dos cadveres.

ABSTRACT KEY-WORDS Cadaver. Legislation. Anatomy.

The acquisition of cadavers for research and teaching has traditionally relied on unclaimed corpses, without major formalities. With the complexity of modern times, the mere transfer of these corpses to medical schools has come to be feared on grounds that it may break some law. This has reduced the number of cadavers available for anatomy classes. The Department of Anatomy at the Federal University in Pernambuco, Brazil, together with other institutions from the State, responded by studying legal mechanisms to overcome the lack of cadavers for research and teaching. The methodology consisted of discussion meetings and presentation of protocols for receiving cadavers, based mainly on the prevailing Brazilian legislation. The results were: (a) publication of Provision 28/2008 by the Pernambuco State Court, ruling on death certificates for cadavers scheduled for transfer to schools of medicine for research and teaching and (b) the creation of protocols for the use of cadavers in the State of Pernambuco. We conclude that knowledge of the attributions of the various institutions involved in the process will facilitate the use of cadavers in research and teaching activities.

Artigo recebido em: 01/04/2009 Reencaminhado em: 13/08/2009 Aprovado em: 14/09/2009

315

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315323; 2010


I

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

INTRODUO O conhecimento de Anatomia essencial para o incio da educao mdica, e o conhecimento obtido por meio da dissecao de cadveres humanos parte indispensvel na educao de profissionais da rea de sade1. Entretanto, na histria da Anatomia, a obteno de cadveres sempre foi um grande problema2. Na Europa, os cadveres de criminosos eram utilizados em estudos anatmicos. Posteriormente, foram substitudos por cadveres no reclamados, e nos ltimos 50 anos os corpos doados so a maior fonte de cadveres para estudo. Estas mudanas vm ocorrendo do sculo 12 at hoje2. Na ndia, o Anatomical Act, um Ato de Estado promulgado pelo Poder Legislativo em 1949, regulamenta o uso de cadveres no reclamados em instituies mdicas e de ensino, com o propsito de dissecaes anatmicas1. Neste caso, a morte deve ocorrer em hospital ou em local pblico dentro de zona prescrita por instituio mdica, e a polcia deve declarar um perodo de 48 horas aps a morte sem reclamao do corpo3. O governo indiano tambm tem incentivado doaes voluntrias de cadveres, mediante a conscientizao das pessoas sobre a importncia desta ao para assegurar que no exista escassez de corpos em instituies mdicas1,4. No Japo, Estados Unidos e Alemanha, so mantidos sistemas de captao de cadveres humanos, por meio da divulgao ao pblico do processo de doao de corpos encaminhados para estudo nos departamentos de Anatomia das universidades5. No Brasil, existia uma tradio verbal, sem maiores formalidades, de utilizar corpos de indigentes e de mortos no reclamados pelas respectivas famlias6. Na prtica, estes cadveres eram entregues s escolas da rea de sade para estudo e ensino de anatomia humana7. Este procedimento ocorreu como se fosse a lei. Em 30 de novembro de 1992, foi editada a Lei Federal 8.501, que disciplina a destinao de cadver no reclamado junto s autoridades pblicas, para fins de ensino e pesquisa e d outras providncias8. Entretanto, dificuldades no cumprimento das normas levaram a Universidade Federal de So Paulo a formular uma consulta Corregedoria Geral de Justia do Estado de So Paulo em 1997, que resultou no Provimento/CG n 16, de 26 de setembro de 19979. Segundo esse Provimento, a instituio de ensino interessada na utilizao de cadver no reclamado dever requerer o assento do bito ao cartrio competente, apresentando declarao de bito e providenciando a publicao de editais que noticiem o bito em jornais de grande circulao. Aps autorizao judicial, a certido de bito ser lavrada mencionando que o cadver se encontra insepulto na instituio de ensino requerente8.

Na Universidade do Vale do Itaja, em Santa Catarina, desde 1998, existem dois mtodos de recebimento de cadveres para estudo anatmico: via Instituto Geral de Percias, subordinado s regras estabelecidas com a Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Santa Catarina; e via sistema de doaes10. No Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os alunos do curso mdico matriculados nas disciplinas de Anatomia deixaram de dissecar desde 1998, devido reduo do nmero de cadveres. Esse Departamento recebeu apenas dois cadveres em trs anos (20062008), procedentes de doaes em vida e da famlia. Nesse mesmo perodo, no foi recebido cadver no reclamado. A dificuldade na entrada de cadveres para estudo no Departamento de Anatomia da UFPE tem comprometido o aproveitamento dos alunos de todos os cursos das reas de sade e biolgicas. Estes alunos tm aulas prticas com cadveres dissecados vrias vezes, alguns com objetivos prticos inexistentes, bem como com a utilizao de peas plsticas e programas de anatomia virtual. O desenvolvimento tecnolgico tem proporcionado muitas facilidades no ensino de Anatomia, mas a utilizao de cadveres (dissecao e prosseco) ainda um componente essencial no processo de ensino e aprendizagem de Anatomia2,11-13. O objetivo deste estudo foi descrever as vias de obteno de corpos humanos para o estudo anatmico em escolas de Medicina no Estado de Pernambuco, com base na Lei Federal 8.501, bem como entender os mecanismos legais desse processo e as atribuies das instituies envolvidas na regularizao do cadver para estudo. METODOLOGIA A metodologia utilizada constou de reunies de discusso e apresentao de protocolos de recebimento de cadveres com base principalmente na Lei Federal 8.501 e no Provimento/CG n 16/97 do Estado de So Paulo. Estas reunies ocorreram, desde meados de 2007, no auditrio da Epidemiologia da Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco (SES/PE), com a participao de representantes da Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais/SES; do Sistema de Informao de Mortalidade (Secretaria Municipal de Sade Recife); do servio de necrpoles da Empresa de Manuteno e Limpeza Urbana (Emlurb); da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); da Universidade de Pernambuco; da Universidade Federal do Vale do So Francisco (PE); da Faculdade de Boa Viagem Instituto Materno-Infantil (Imip); e do Centro Acadmico de Vitria de Santo Anto (PE).

316

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

As reunies resultaram em um protocolo de intenes apresentado Corregedoria Geral de Justia do Estado de Pernambuco para avaliao e pronunciamento. RESULTADOS E DISCUSSES Origem dos cadveres destinados a ensino e pesquisa De acordo com os pargrafos 2 e 3, inciso 2, artigo 3, da Lei 8.501 , apenas os cadveres de morte natural devem ser encaminhados a estudo e pesquisa em escolas de Medicina. Cadveres de morte natural, cuja causa bsica do bito uma doena ou estado mrbido , podero ser destinados para estudo, visto que no haver responsabilidade alheia a apurar. Os cadveres de morte provocada por mecanismos violentos ou suspeitos no devero ser destinados a estudo, visto que h necessidade de esclarecer as circunstncias em que se deu o fato. Entre os cadveres de morte natural destinados a ensino e pesquisa foram identificados: cadver no reclamado com declarao de bito emitida pelo Servio de Verificao de bitos; cadver no reclamado com declarao de bito emitida pelo hospital da rede pblica onde ocorreu o bito; cadver doado em vida; cadver doado pela famlia. Por cadver no reclamado entende-se aquele de pessoa no identificada ou identificada sem responsvel (parentes ou representante legal). O cadver de pessoa no identificada aquele que no dispe de qualquer documentao. J o cadver de pessoa identificada compreende aquele sobre o qual inexistem informaes relativas a endereos de parentes ou representante legal, entretanto apresentam ou documento emitido pelas autoridades pblicas (cdula de identidade, certificado de reservista, ttulo de eleitor, carteira profissional) ou outro documento identificatrio (carteira de identidade expedida por empresas e/ou quaisquer outros documentos que sirvam para estabelecer sua identidade)15. Registro de bitos dos cadveres destinados s escolas de Medicina no Estado de Pernambuco Em 20 de setembro de 2008, a Corregedoria Geral de Justia do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco publicou o Provimento 28/200816, que dispe sobre o registro de bito dos cadveres destinados s escolas de Medicina para fins de ensino e pesquisa cientfica. Esse provimento foi elaborado pelo desembargador Jos Fernandes de Lemos, em resposta ao protocolo de intenes apresentado Corregedoria, que enfatizou a necessidade primordial de complementar as leis sobre a utilizao de cadveres para fins de estudo e pesquisa cientfica no Estado de Pernambuco.
14 8

Na elaborao desse Provimento, o desembargador Jos Fernandes de Lemos considerou a enorme importncia social, religiosa e jurdica do cadver, cujo destino normal e rotineiro o sepultamento ou a cremao, bem como a necessidade imperiosa de as escolas de Medicina utilizarem cadveres para fins de ensino e pesquisa cientfica, os quais devem estar revestidos de todo o respeito tico e moral, alm do rgido respeito s normas jurdicas. Disposies normativas estabelecidas pela Lei n 8.5018 de 30 de novembro de 1992 regulamentam as condies em que os corpos podem ser destinados a estudos, mas essa lei no resolve todos os problemas prticos decorrentes do encaminhamento de corpos s instituies de ensino da Medicina. Entre estes problemas esto dificuldades encontradas pelos oficiais do registro civil para elaborar os assentos de bitos de cadveres que se destinam a essas escolas, alm de ainda ser praticamente inexistente a regulamentao dos casos de doao post mortem do prprio corpo com objetivo cientfico ou altrustico, nos termos do artigo 14 do Cdigo Civil17. No Estado de Pernambuco, a publicao do Provimento 28/200816 complementou o dispositivo legal8 existente, regulamentando que cadver proveniente de pessoa no reclamada, identificada ou no identificada, bem como cadver procedente de doao em vida ou doao pela famlia podem ser utilizados para ensino e pesquisa aps o cumprimento de todos os itens desse Provimento. Organogramas para aproveitamento de cadveres no reclamados para estudo Os protocolos propostos para aproveitamento de cadveres para estudo e pesquisa foram embasados na Lei Federal 8.5018, de 30 de novembro de 1992, e no Provimento 28/200816 do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco Corregedoria Geral de Justia, publicado em 20 de setembro de 2008. As figuras 1, 2, 3 e 4 apresentam as etapas necessrias ao processo de regularizao do aproveitamento de cadveres de morte natural no reclamados, identificados ou no, cujo atestado de bito seja emitido pelo Servio de Verificao de bitos (SVO) ou pelo hospital da rede pblica onde ocorreu o bito, sendo ainda definidas as atribuies de cada instituio envolvida nesse processo. Entre essas instituies temos: Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais (GMVEV) da Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco, SVO, hospitais da rede pblica, Escola de Medicina do Estado de Pernambuco, Cartrio de Registro Civil, funerria.

317

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

Figura 1 Fluxograma para aproveitamento de cadveres sem identificao e sem causa-morte conhecida.

Etapas e atribuies de cada uma das instituies envolvidas no processo de regularizao do aproveitamento de cadver no reclamado e no identificado com declarao de bito emitida pelo SVO. O direcionamento do cadver para Escola de Medicina obedece a um rodzio controlado pela Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais (GMVEV) da Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco. SVO Servio de Verificao de bitos.

318

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

Figura 2 Fluxograma para aproveitamento de cadveres com identificao e sem causa-morte conhecida.

Etapas e atribuies de cada uma das instituies envolvidas no processo de regularizao do aproveitamento de cadver no reclamado e identificado com declarao de bito emitida pelo SVO. O direcionamento do cadver para Escola de Medicina obedece a um rodzio controlado pela Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais (GMVEV) da Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco. SVO Servio de Verificao de bitos.

319

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

Figura 3 Fluxograma para aproveitamento de cadveres sem identificao e com causa-morte conhecida.

Etapas e atribuies de cada uma das instituies envolvidas no processo de regularizao do aproveitamento de cadver no reclamado e no identificado com declarao de bito emitida pelo hospital da rede pblica onde ocorreu o bito. O direcionamento do cadver para Escola de Medicina obedece a um rodzio controlado pela Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais (GMVEV) da Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco. SVO Servio de Verificao de bitos.

320

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

Figura 4 Fluxograma para aproveitamento de cadveres com identificao e com causa-morte conhecida.

Etapas e atribuies de cada uma das instituies envolvidas no processo de regularizao do aproveitamento de cadver no reclamado e identificado com declarao de bito emitida pelo hospital da rede pblica onde ocorreu o bito. O direcionamento do cadver para Escola de Medicina obedece a um rodzio controlado pela Gerncia de Monitoramento e Vigilncia de Eventos Vitais (GMVEV) da Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco. SVO Servio de Verificao de bitos

321

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

Aproveitamento de cadveres doados em vida ou pela famlia No Estado de Pernambuco, o aproveitamento de cadveres doados em vida ou pela famlia est regido e regularizado com base no artigo 14 do Cdigo Civil17 e no Provimento 28/2008 (20/09/2008)16. Na doao em vida, o doador emite uma declarao assinada por ele e duas testemunhas, todas com firma reconhecida em cartrio, declarando que, em pleno gozo de suas faculdades mentais, deseja fazer doao espontnea do seu corpo aps falecimento, para fins de estudo e pesquisa. Para o cadver doado pela famlia, o familiar ou representante legal do finado emite declarao que contemple o desejo de fazer doao espontnea do cadver de seu parente, para fins de estudo e pesquisa. A declarao deve ter firma reconhecida. Na declarao de doao em vida ou doao pela famlia, deve-se especificar a escola de Medicina para onde o cadver ser encaminhado. Para receber o cadver doado, a escola de Medicina, por intermdio de seu responsvel legal, manifestar por escrito o interesse em receb-lo e assumir todas as responsabilidades legais, inclusive a de comunicar ao cartrio, para fins de averbao no respectivo assento, e famlia o trmino do interesse na utilizao do corpo para fins de ensino e pesquisa de carter cientfico. Este documento de manifesto ser endereado ao oficial do registro civil competente, juntamente com a declarao de bito e a declarao de doao, para emisso da certido de bito, na qual constar no assento de bito a escola de Medicina para onde o cadver ser encaminhado. Destino dos restos cadavricos provenientes dos cadveres utilizados nas escolas de Medicina Para os restos cadavricos provenientes de corpos doados, est previsto no pargrafo 2 do artigo 7 do Provimento 28/200816 que a escola de Medicina comunicar ao cartrio, para fins de averbao no respectivo assento, e famlia o trmino de interesse na utilizao do corpo para fins de ensino e pesquisa de carter cientfico. O pargrafo 4 do referido artigo cita que, se a famlia ou representantes legais do falecido, no prazo de 15 dias, no manifestarem inteno em proceder ao sepultamento dos restos cadavricos, a escola de Medicina, s suas expensas, providenciar esse sepultamento ou cremao16. O sepultamento dos restos cadavricos procedentes de cadveres no reclamados ser responsabilidade da Empresa de Manuteno e Limpeza Urbana (Emlurb) da Prefeitura do Recife. Com a certido de bito averbada, a escola de Medicina comunica a Emlurb para proceder ao transporte e sepultamento dos restos cadavricos do corpo no reclamado.

Repercusso da falta de cadveres para estudo junto sociedade A rdio CBN e os jornais locais do Estado de Pernambuco tornaram pblica a falta de cadveres na Universidade Federal de Pernambuco, bem como a publicao do Provimento 28/200816, de 20 de setembro de 2007, da Corregedoria Geral de Justia18,19. Esta veiculao pblica sensibilizou a populao, de forma que houve uma procura do Departamento de Anatomia da UFPE no sentido de efetivarem doaes do corpo em vida, com o objetivo de auxiliar a escassez de cadveres aps o bito. CONCLUSES Aps estudos realizados acerca das leis sobre cadveres destinados a estudo e pesquisa, e a funo de cada setor (escola de Medicina, Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco, Empresa de Manuteno e Limpeza Urbana da Prefeitura do Recife e Cartrios de Registro Civil) na legitimao desses cadveres, foi possvel criar organogramas funcionais para o recebimento de cadveres pelas escolas de Medicina. Estes organogramas instruem os procedimentos desde a origem do cadver e seus trmites legais, at o sepultamento dos restos cadavricos, para cada uma das instituies envolvidas. A regularizao dos procedimentos de recebimento de cadveres obtidos legalmente e registrados de forma idnea resultou em confiana por parte dos indivduos da sociedade, estimulando a doao espontnea. AGRADECIMENTOS Agradecemos ao desembargador Jos Fernandes de Lemos, da Corregedoria Geral de Justia do Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco, que trabalhou para a publicao do Provimento 28/2008. Agradecemos tambm todo o empenho do grupo de trabalho constitudo por integrantes da Universidade Federal de Pernambuco, Servio de Verificao de bitos, Universidade de Pernambuco, Escola Pernambucana de Medicina, Universidade do Vale do So Francisco, Secretaria de Sade do Estado de Pernambuco, Secretaria Municipal de Sade do Recife e Emlurb. REFERNCIAS 1. Ajita R, Singh I. Body donation and its relevance in anatomy learning: a review. J Anat Soc India. 2007;56(1):44-7. 2. Sehirli US, Saka E, Sarikaya O. Attitudes of Turkish anatomist toward cadaver donation. Clin Anat. 2004;17:677-81. 3. Subrahmanyam BV. Law in relation to medical men. In: Subrahmanyam BV, ed. Modis Medical Jurisprudence and Toxicology. 22rd ed. New Delhi: Butterworths; 1999. p.721-7.

322

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Elizabeth Neves de Melo & Jos Thadeu Pinheiro

Protocolos para Utilizao de Cadveres no Ensino

4. Pampilly VS. Cadavers for anatomical dissection. Indian J Med Ethics [periodico na Internet]. 2005 [acesso em 2009 jul 6];2(1):[aproximadamente 3p.]. Disponvel em: http:// www.issuesinmedicalethics.org/131oa016.html 5. Watanabe IS. O ensino de anatomia humana: o dilema da escassez de cadveres. [online]. [acesso em 10 maio 2006]. Disponvel em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/1998/jusp424/manchet/rep_res/opiniao.html> 6. Espirito Santo AM et al. Uso de cadveres no estudo de anatomia humana nas escolas da rea de sade. Rev Goiana Med. 1981;27(1/2):107-16. 7. Frana GV. Direito mdico. 5 ed. So Paulo: Fundo Editorial Byk; 1992. 8. Brasil. Lei Federal n 8.501 de 30 de novembro de 1992. Dispe sobre a utilizao de cadver no reclamado, para fins de estudo ou pesquisas cientificas e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil. Braslia,1 dez. 1992; p. 16519. 9. So Paulo. Corregedoria Geral de Justia. Tribunal de Justia do Estado de So Paulo Provimento 16/1997, de 26 de setembro de 1997. Regulamenta a lavratura de assentos de bitos quando destinados cadveres a estudo ou pesquisas cientficas, como previsto pela lei n 8.501/92, e adiciona ao item 100 do Captulo XVII das Normas de Servio da Corregedoria Geral de Justia. Dirio Oficial da Unio. 26 set. 1997; p. 41. 10. Sgrott EA et al. Organograma de chegada de cadveres no Laboratrio de Anatomia da Universidade do Vale do Itaja UNIVALI respeitando a Lei 8.501. In: XXII Congresso Brasileiro de Anatomia, XXVII Congresso Chileno de Anatomia e VIII Congresso de Anatomia do Cone Sul, 2006, Florianpolis. XXII Congresso Brasileiro de Anatomia, XXVII Congresso Chileno de Anatomia e VIII Congresso de Anatomia do Cone Sul, 2006. v. 1. p. 501-501. 11. Captier G, Canovas F, Bonnel F. Le corps humain et lnformatique comme outils pdagogiques de lanatomia. Morphologie. 2005; 89:142-53. 12. Bay BH. Can computer-aided instruction effectively replace cadaver-based learning in the study of human anatomy? CDTL Brief. 2007;10(3): 6-7. 13. Vacher C, Delmas V. Faut-il encore des dissections en facult de mdicine? Are dissections in faculty of medicine still needed? Morphologie. 2009;93:6-8.

14. Brasil. Ministrio da Sade. Conselho Federal de Medicina. Centro Brasileiro de Classificao de Doenas. A Declarao de bito: documento necessrio e importante. Braslia, DF; 2007. p.12. 15. Marrey Neto JA. O aproveitamento de cadveres para estudo de Anatomia. Rev Tribunais. So Paulo. 2007; 858:48396 16. Pernambuco. Corregedoria Geral de Justia. Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco. Provimento 28/2008 de 11 de setembro de 2008. Dispe sobre o registro de bito dos cadveres destinados s Escolas de Medicina, para fins de ensino e pesquisas de carter cientfico. Dirio Oficial do Estado de Pernambuco. Poder Judicirio, de 20 set. 2008; p.5-6. 17. Brasil. Novo Cdigo Civil. Lei n 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Braslia, DF; 2002. 18. Sarmento W. Precisa-se de Cadveres. Jornal Comercio. 2008; 28 abr.: cidade 4. 19. Dirio de Pernambuco. UFPE est sem corpos para aulas de anatomia. 2008; 14 out.:vida urbana C4. CONTRIBUIO DOS AUTORES Elizabeth Neves de Melo contribuiu na concepo e desenho do estudo, aquisio de dados, anlise e interpretao dos dados, elaborao de verso inicial e final do artigo e na aprovao final da verso encaminhada para publicao Jos Thadeu Pinheiro contribuiu substancialmente na concepo e desenho do estudo, anlise e interpretao dos dados, reviso crtica do artigo e na aprovao final da verso encaminada para publicao CONFLITO DE INTERESSES Declarou no haver. ENDEREO PARA CORRESPONDNCIA Elizabeth Neves de Melo Departamento de Anatomia Centro de Cincias Biolgicas UFPE Av. Prof. Moraes Rego, s/n Cidade Universitria Recife CEP 50670-420 PE E-mail: bethneves@hotmail.com

323

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA 34 (2) : 315 323 ; 2010

Potrebbero piacerti anche