Sei sulla pagina 1di 10

CUIDADOS, PROBLEMAS E SOLUES

LIMPEZA DO INSTRUMENTO
*Manter a limpeza de seu instrumento um dos fatores mais importantes para que a qualidade dure por um maior tempo.Existem venda produtos especficos para limpeza de instrumentos, corpo, escalas, cordas, etc. Recomendo que use sempre o material recomendado pelo fabricante (que pode variar conforme o tipo de acabamento e material do instrumento). A maioria dos fabricantes recomenda cera de carnaba para limpeza do corpo e escala e a mesma pode ser encontrada em boas lojas de msica. Nunca passe qualquer produto num instrumento. Antes de limpar seu instrumento com algum produto, consulte algum tcnico no assunto para que ele mostre a sua opiniao sobre o material de limpeza adequado. *Jamais use produtos abrasivos (como cera de carro) ou solventes. Na falta de material adequado use um pano seco ou um pano levemente umedecido. Aconselho a limpeza total do instrumento quando voc for trocar o encordamento pois fica mais fcil de se limpar todo o equipamento, principalmente a escala. * Se algum parafuso estiver enferrujando ou se j estiver enferrujado, retire-o de seu instrumento e passe esponja de ao (BomBril) seca no parafuso. Voc pode passar na escala Poliflor, que usado tambm para limpar mveis. Para partes de difcil acesso utilize um cotonete. * E para complementar o trabalho, no final passe em todo o instrumento uma flanela seca que no solte muitos "fiapinhos". Sempre que acabar de tocar passe um pano seco nas cordas para retirar a sujeira e clulas mortas de seus dedos, assim elas iro durar mais tempo e enferrujaro mais tarde. Lembre-se: Mantendo sempre as cordas limpas e novas, a qualidade do som bem mais destacada.

COMO EVITAR PROBLEMAS COM SEU EQUIPAMENTO


Voc que toca um instrumento musical ou pretende comprar um, deve dar muita ateno a ele. At mais do que voc pensa. Abaixo esto algumas dicas para que seu violo ou guitarra dure bastante tempo em suas mos sem ter grandes problemas com o mesmo. * Nunca deixe seu instrumento musical jogado em um canto qualquer de sua casa. Procure limp-lo antes de guardar. Guarde de preferncia e em um case ou numa capa prpria pro equipamento. Se voc toca todos os dias, compre um apoio prprio para o seu instrumento, assim quando voc acabar de tocar, limpe as cordas e coloque seu instrumento neste apoio. Se no tiver apoio, deixe o instrumento de cordas para baixo em uma superfcie, ou se for encostado em uma parede, deixe as cordas viradas para a parede. * Nunca deixe seu instrumento no sol, mais precisamente em ambientes que se encontrem em altas temperaturas, com muito calor. O calor ir empenar o brao do instrumento.

* Nunca deixe tambm seu instrumento na chuva (se deixar, nunca seque-o no sol, como citado acima). A chuva ou at mesmo o sereno ir prejudicar as partes eltricas do instrumento e as cordas, pois em regies com muita umidade, h uma grande dificuldade de afinao. * Mantenha seu instrumento sempre limpo. * Use cabos e conectores de qualidade, e nunca pise sobre eles. Ao enrolar os cabos para guardar, siga as formas de enrolamento que vieram quando novos. * Nunca envolva seu pedal ou pedaleira com plstico, pois com ele, fica impossvel a ventilao do equipamento. Nunca toque na chuva tambm. * Verifique a voltagem do lugar que for tocar, pois caso esta seja maior do que o seu equipamento suporta, este certamente ser danificado. * Tome muito cuidado ao transportar amplificadores valvulados, eles so extremamente sensveis.

PROBLEMAS E SOLUES
Regulagens para Melhoria de sua Guitarra Cuidados a Serem Tomados

A maior parte dos ajustes a seguir exige:

a) Alguma habilidade manual e com ferramentas; b) Pacincia; c) Bom senso; d) Muita prtica com o instrumento para um bom acompanhamento do resultado e uma avaliao precisa sobre os benefcios e riscos do ajuste a ser feito. Se mal empregadas as tcnicas a seguir podem prejudicar (as vezes irremediavelmente) seu instrumento. No me responsabilizo por nenhum tipo de dano e no recomendo a execuo dos procedimentos a seguir a pessoas que no tenham um mnimo de prtica e conhecimento do assunto. Em caso de dvidas procure o auxlio de um luthier (profissional que resolve problemas em instrumentos musicais). Entre estes, porm como em qualquer outra profisso, existem os bons e maus profissionais. Procure referncias.

Apenas lembrando alguns detalhes importantes que no devem ser esquecidos: a) Cuidado com o acabamento de seu instrumento ao trabalhar com chaves sobre ele. Lembre-se de coloca-lo em uma superfcie que no o arranhe e onde o mesmo fique apoiado firmemente. b) Execute os ajustes com muita pacincia acompanhando cuidadosamente o resultado. Prefira executar um ajuste aos poucos, em intervalos pequenos. Alguns ajustes executados erradamente conforme dito podem prejudicar seu instrumento. Em alguns casos como o ajuste de tensor do brao o prejuzo pode ser irreversvel. c) O uso de material inadequado (chaves de fenda quando deveriam ser usadas chaves allen, por exemplo) podem estragar a pea a ser ajustada. O investimento para a compra de um bom jogo de chaves adequado para ajustes em instrumentos mnimo. d) Tenha em mente que a execuo de um ajuste vez por outra pode tornar necessria a execuo de outros. Por exemplo, ao fazer um ajuste de ponte para aproximar as cordas do brao do instrumento pode ser necessrio um novo ajuste de tensor para evitar o trastejamento que por sua vez pode gerar um novo ajuste de afinao na ponte. De maneira geral, porm os ajustes podem ser feitos isoladamente. e) Tenha em mente que os ajustes se executados erradamente podem piorar o problema que voc deseja corrigir ou criar novos problemas. f) Na dvida no tente o ajuste sozinho, pea a ajuda de algum mais experiente ou mesmo entregue seu instrumento a um profissional. O equipamento mnimo necessrio para a execuo dos ajustes a seguir consiste em: a) Um bom jogo de chaves de fenda, de estrela e principalmente chaves allen (as mais usadas em ajustes de ponte e tensor, podendo ser encontradas em boas lojas para msicos. b) Um bom afinador cromtico para testes de afinao.

Problemas Mais comuns e Suas Solues

Problema: Cordas muito afastadas do brao em guitarras ou baixos, gerando desconforto ao tocar.

Para aproximar as cordas do brao usa-se o ajuste de altura da ponte.

Na maioria das guitarras e baixos o ajuste de distncia entre as cordas e o brao feito para cada corda separadamente atravs de dois pequenos parafusos que controlam a altura de cada corda. Em pontes de guitarras do tipo Les Paul ou similares so comuns apenas dois parafusos para o controle da altura de toda a ponte, afastando ou aproximando do brao todas as cordas de uma s vez. Ao executar este ajuste tenha em mente que uma distncia muito pequena entre as cordas e o brao, embora mais confortvel, pode gerar o problema conhecido como trastejamento que prejudica demasiadamente o som do instrumento gerando sons "fantasmas" bastante incmodos.

Problema: Cordas muito prximas do brao, gerando rudo de trastejamento.


Trata-se talvez do problema mais comum em guitarras e baixos. Geralmente pode ser feito um pequeno ajuste na ponte inverso ao explicado acima para aumentar um pouco a distncia entre as cordas e o brao. Caso seja necessria uma distncia grande demais entre as cordas e o brao para evitar o trastejamento, possvel que o brao do instrumento esteja com problemas. Veja item adiante. Um outro problema que pode gerar trastejamento o desgaste do capotraste, pea de plstico, marfim ou osso prxima extremidade do brao, por onde passam as cordas. Em instrumentos antigos, com a afinao constante e o atrito das cordas sobre o capotraste o mesmo pode se gastar, fazendo com que a corda o corte e permitindo que a corda fique mais prxima aos trastes, gerando trastejamento. Podese trocar o capotraste ou (a ttulo de experincia) retir-lo (a maioria fica solta quando afrouxadas todas as cordas) e coloca-lo novamente sobre uma camada de papel ou papelo (para que fique um pouco mais alto, afastando um pouco as cordas do brao). Os capotrastes de osso ou marfim (comuns em instrumentos mais antigos) podem tambm se deteriorar (esfarelando e permitindo que as cordas fiquem mais prximas dos trastes) em virtude de contato com o xido das cordas. Em alguns modelos de guitarras e baixos existe uma pea de metal responsvel por puxar para baixo algumas cordas de forma que melhore o contato das mesmas com o capotraste. Quando retirada esta pea podem ocorrer problemas de trastejamento. Colocao errada das cordas (quando presas na parte de cima da tarracha ao invs da parte inferior) podem tambm gerar problema semelhante.

Problema: Cordas que no afinam ou que perdem a afinao rapidamente.

A causa mais comum e bvia so cordas de m qualidade. Se for este o caso troque de marca.Um outro problema muito comum mesmo entre msicos com alguma experincia falta de cuidado quando da colocao da corda na tarracha. Uma m colocao (geralmente poucas voltas sobre a tarracha) pode gerar falta de contato

entre corda e tarracha permitindo que a corda se afrouxe. Veja a seo de perguntas e respostas para dicas sobre como colocar corretamente as cordas. A sua maneira de tocar pode influenciar definitivamente na perda da afinao principalmente se em conjunto com os problemas acima (bends por exemplo tendem a desafinar cordas de m qualidade ou mal colocadas). Consta entre alguns guitarristas a informao de que umidade excessiva pode prejudicar a afinao. Exemplos: tocar em ambientes prximos ao mar ou prximos a mquinas de gelo seco. Problema: Cordas isoladas afinam perfeitamente mas ao afinar uma corda as outras desafinam. natural que ao afinar uma corda com o aumento de tenso todas as outras cordas se afrouxem um pouco (devido ao corpo e brao do instrumento naturalmente cederem um pouco nova tenso se encurvando, o que correto conforme veremos adiante). Isso fcil de perceber quando se tm todas as cordas desafinadas e se afina uma por uma. Aps afinar a ltima corda necessrio reafinar todas as outras j afinadas. De forma geral, porm, isso s precisa ser repetido uma ou duas vezes no mximo. Este problema se complica em caso de guitarras com ponte flutuante (com alavanca). Visto que a ponte flutuante normalmente cede com o aumento de tenso em uma corda, as outras cordas tendem a afrouxar, desafinando, o que no ocorre na mesma intensidade em instrumentos de ponte fixa (onde apenas o brao e corpo do instrumento cedem tenso das cordas conforme explicado). Caso a ponte esteja muito frouxa (macia) obviamente ir ceder mais tenso das cordas que esto sendo afinadas. Em alguns casos torna-se impossvel afinar corretamente o instrumento sem que se aumente a tenso na ponte.Adiante ser explicado como resolver os problemas de tenso da ponte.

Problema: As cordas esto perfeitamente afinadas quando soltas ou quando apertadas nas casas mais externas, porm desafinadas quando se toca na parte mais interna do brao (notas mais agudas como em um solo por exemplo).

Neste caso necessrio o ajuste do comprimento das cordas na ponte (tambm conhecido por ajuste de oitava).A maioria das pontes tanto de guitarras quanto de baixos possui um ajuste em cada corda que permite que o descanso da mesma seja deslizado para frente ou para trs, encurtando ou aumentando o comprimento da corda. Geralmente este ajuste feito por um pequeno parafuso paralelo corda que prende o descanso da mesma ponte, . Em caso de algumas pontes flutuantes o leito de cada corda deve ser apenas solto (afrouxando um parafuso ou dois que o prendem) e deslizado manualmente sendo posteriormente preso novamente. Este ajuste de comprimento das cordas necessrio para que a corda esteja afinada tanto na posio solta como quando apertada em qualquer traste. Trata-se de um erro muito comum entre msicos iniciantes (ou nem tanto) ajustarem a ponte de

forma que todos os leitos de todas as cordas fiquem alinhados, o que gera uma melhor aparncia (e por outro lado impede que o instrumento seja corretamente afinado). O procedimento (individual para cada corda) para verificar este ajuste em um instrumento consiste no seguinte. recomendado obviamente o uso de um afinador cromtico para preciso no teste. a) Afine perfeitamente a corda solta. b) Aperte a corda na dcima segundo casa (geralmente diferenciada). Apertando a corda na dcima segunda casa voc dever gerar a mesma nota da corda solta (o que deve ser verificado no afinador cromtico). Obviamente a nota dever ser a mesma uma oitava acima (12 meios tons), o que no faz diferena para o afinador cromtico. c) Caso a corda apertada na dcima segunda casa no esteja perfeitamente afinada (e estando afinada quando solta) isso indica que o ajuste do comprimento da corda precisa ser refeito. d) Caso a nota conseguida na dcima segunda casa tenha ficado abaixo da nota esperada, voc dever encurtar o comprimento da corda (trazendo o leito da mesma em direo ao brao da guitarra). e) Caso a nota conseguida na dcima segunda casa tenha ficado acima da nota esperada, voc dever aumentar o comprimento da corda (fazendo o inverso do descrito no item anterior). f) Afine novamente a corda solta (que ter desafinado em virtude do ajuste) e repita todo o procedimento at que a corda apresente exatamente a mesma nota tanto na corda solta quanto na dcima segunda casa. Quando isto ocorrer a corda estar perfeitamente afinada em qualquer casa do brao (desde que se trate de um bom instrumento e com o brao perfeitamente ajustado, claro). g) Repita o procedimento para cada corda.

Problema: as cordas precisam estar muito afastadas do brao para evitar trastejamento. Quando colocadas a uma distncia confortvel as cordas trastejam.
Caso o problema seja apenas a distncia das cordas ao brao veja o ajuste mais simples anteriormente recomendado. O ajuste a seguir se aplica apenas quando impossvel colocar as cordas a uma distncia confortvel do brao sem que as mesmas trastejem. Ao contrrio do que sugere o senso comum o brao perfeito de um bom instrumento (baixo ou guitarra) no deve ser reto e sim ligeiramente cncavo quando afinado. Importante: todos os testes e ajustes a seguir devem ser feitos com o instrumento afinado visto que a tenso das cordas vai influir na curvatura do brao.

Para verificar a concavidade aperte a corda mais grossa do instrumento no primeiro traste e no ltimo traste ao mesmo tempo. Verifique ento qual a distncia entre a corda e o traste do meio. O correto que exista uma pequena distncia de 1mm a 2mm que indica justamente a concavidade correta do brao. A falta desta concavidade ou uma concavidade muito pequena ou muito grande podem gerar o trastejamento. Com o brao perfeitamente ajustado e com a concavidade correta em bons instrumentos possvel usar distncias mnimas entre cordas e brao sem nenhum problema de trastejamento. Para o ajuste da concavidade usado o tensor, pea de metal existente no interior do brao e que pode ser apertado ou afrouxado. O tensor deve ser ajustado atravs de aperto em uma de suas extremidades atravs de uma chave allen adequada. A extremidade do tensor geralmente est localizada na extremidade do brao, em alguns casos protegida por uma pequena placa aproximadamente triangular de plstico. Geralmente ser preciso tirar uma ou duas cordas para retirada desta placa e acesso ao tensor. Mais raramente o tensor deve ser ajustado atravs de uma abertura existente entre o corpo e o brao do instrumento. Mais raramente o ajuste do tensor necessita da retirada do brao do instrumento (o que dificulta o trabalho pois ser necessrio recolocar o brao para test-lo antes de fazer um novo ajuste). De forma geral quando apertado o tensor aumenta a concavidade do brao. Mas verifique se o efeito no est sendo inverso ao que voc deseja.O ajuste do tensor quando mal executado pode prejudicar (talvez irremediavelmente) o instrumento e portanto precisa obedecer a algumas regras de segurana extras: a) Muita pacincia. Aperte vagarosamente o tensor (apenas um quarto de volta de cada vez) e espere algum tempo (algumas horas de preferncia) para que o brao se adapte nova tenso. S ento verifique qual foi o efeito do ajuste (verifique a concavidade conforme explicado acima), se ser necessrio continuar com o mesmo ou se j se alcanou o desejado. Recomendo que voc prefira gastar um ou dois dias fazendo o servio a correr o risco de estragar o tensor. b) A cada etapa experimente demoradamente o instrumento, experimente aproximar as cordas e teste a afinao. Verifique se o problema melhorou ou piorou ou se surgiram novos problemas. c) O ajuste do tensor exige geralmente um bocado de fora. Muito cuidado porm para no estragar a chave, a porca ou mesmo o tensor em virtude de fora exagerada. d) Ao torcer o tensor tome o cuidado de segurar o brao do instrumento firmemente pela mesma extremidade aonde est apertando o tensor (para evitar torcer o brao ao invs do tensor). Jamais segure o instrumento pelo corpo. Baixos de seis cordas e instrumentos mais preciso podem apresentar vez por outra dois tensores que devem ser ajustados individualmente para controlar alm da concavidade a direo do brao em relao ao corpo do instrumento. Este ajuste bem mais complicado do que o ajuste de um nico tensor e no o recomendo a leigos.

Problema: Ponte flutuante (alavanca) dura demais ou macia demais. A alavanca muito macia pode gerar problemas de afinao.

De forma geral o ideal que a ponte fique paralela ao corpo do instrumento. Contudo devido a jogos de cordas mais finos ou mais grossos bem como gosto pessoal do msico este ajuste pode precisar ser feito. A resposta da alavanca pode ser modificada de trs modos. a) Acrescentando ou retirando as molas que prendem a ponte ao corpo do instrumento. Geralmente existe espao para cinco molas sendo que apenas trs so usadas. Proteja os olhos e cuidado com os dedos ao retirar ou acrescentar molas; visto as mesmas serem bastante duras fcil se ferir caso elas escapem e saltem de seu suporte ao serem colocadas ou retiradas. b) Apertando ou afrouxando os parafuso que prendem as molas ao corpo do instrumento. Este mtodo mais preciso e recomendado. Cuidado para no afrouxar demais o parafuso permitindo que a mola correspondente o arranque da madeira (o que ir prejudicar a sua colocao posteriormente). c) Colocando molas mais duras ou mais macias ou mesmo amaciando as molas existentes. Para ter acesso s molas citadas na maioria das guitarras basta tirar a tampa de plstico ou metal na parte de trs do corpo.Tenha em mente que afrouxando demais a ponte havero problemas de afinao conforme explicado anteriormente.

Problema: O instrumento apresenta chiados quando ligado ao amplificador.

O motivo mais comum simplesmente cabo com mal contato ou curto circuito. Prefira cabos de boa marca (mais caros) e blindados. Experimente tambm limpar os contatos dos potencimetros e chaves seletoras de captadores com produto adequado vendido em lojas de eletrnica. Experimente ainda tocar na parte metlica do plugue aonde ligado o cabo no instrumento. Caso o rudo diminua voc poder acrescentar um fio ligando a ponte do instrumento carcaa (neutro) do plugue, o que far com que o corpo do msico funcione como aterramento, diminuindo a interferncia sempre que ele toque nas cordas. Este detalhe presente na maioria dos instrumentos geralmente passa desapercebido e quando se faz troca de captadores ou reformas maus profissionais no se lembram de ligar a ponte parte eltrica.

Note por outro lado que esta ligao ir causar pequenos choques eltricos no msico. Apenas com um esquema eltrico da guitarra em questo (ou examinando um modelo similar) possvel saber aonde deve ser feita a ligao correta do aterramento na guitarra. Na maior parte dos casos a ligao pode ser feita ao corpo do plugue, mas isso no um caso geral e o resultado por no ser o ideal. A maneira mais correta de resolver o problema providenciar o que se chama de blindagem da parte eltrica do instrumento. Consiste em revestir de pintura metlica prpria ou com uma camada de papel alumnio adesivo toda a cavidade onde se aloja o circuito do instrumento de forma que este fique protegido contra interferncias externas. O circuito do instrumento dever ento ser aterrado na sua blindagem. Infelizmente no tenho maiores informaes sobre como proceder a blindagem. Tente tambm girar 180 o plug do amplificador em relao tomada. Se voc usa cabos de baixa qualidade ou os montou procure diminuir ao mximo a exposio de fios dentro do plug. A malha (negativo) deve ser presa logo no fim da borracha do cabo e o cabinho positivo deve estar emborrachado at o positivo do plug. Prefira cabos bem blindados e flexveis. Uma boa opo usar cabos estreo, mais caros mas com blindagem superior, com uma capa de alumnio em volta da malha e uma capa de plstico mais espessa.

Problema: O instrumento apresenta chiados quando ligado ao amplificador. E quando se toca nas cordas o problema diminui.

O chiado de forma geral causado por interferncia de outros aparelhos eltricos e eletrnicos prximos. Instrumentos com captadores simples costumam apresentar mais problemas de interferncia do que captadores duplos. Com uma correta blindagem em sua parte eletrnica o problema diminui. Aterrando o amplificador o problema tambm diminui (em casos de amplificadores com tomada de apenas dois pinos sem terra procure um pequeno fio extra). Voc pode tentar tambm inverter a polaridade da tomada (girando 180 graus a tomada no plugue) ou tentar ligar o amplificador a uma outra tomada. Caso haja um grande variao do rudo quando voc toca ou deixa de tocar qualquer parte metlica do instrumento (incluindo cordas) provvel que o problema seja realmente o explicado acima. As cordas (juntamente com ponte e tarrachas por estarem todos em contato) so ligadas eletricamente ao circuito do instrumento de forma que o corpo do msico seja usado como aterramento ao tocar, diminuindo o chiado. Normalmente o contato feito atravs de um fio preso entre a madeira e a ponte da guitarra ou baixo.

Problema: O instrumento d choques.

Infelizmente isso natural conforme explica o item acima e servem as mesmas dicas. O contato eltrico entre a ponte (e consequentemente cordas) e o circuito do instrumento usado para eliminar o chiado. Possivelmente aterrando o amplificador voc eliminar o problema de choques. Por outro lado basta tocar calado ou no tirar os dedos completamente das cordas visto que o choque desagradvel ocorre apenas na hora da fasca quando se toca as cordas repentinamente.

Problema: Som apagado, nvel baixo, sem agudos, sem brilho.

Os problemas mais comuns e bvios so cordas de m qualidade ou gastas bem como problemas ou equalizao errada no amplificador. Verifique estes itens inicialmente. Verifique tambm os potencimetros, procedendo a limpeza conforme explicado anteriormente. Uma maneira de tentar melhorar o som levantar os captadores ou baixar as cordas de forma que as cordas e captadores fiquem mais prximos. Distncias muito pequenas porm podem prejudicar o som. Para levantar ou abaixar os captadores use os parafusos localizados em suas extremidades. Para alterar a altura das cordas veja o item correspondente neste texto.

OBS: Vale lembrar que muitos dos problemas, solues e cuidados apresentados acima servem tanto para guitarras e baixos como para violo eltrico. Portanto, preste ateno em tudo que foi dito, pois pode ser de vital importncia para a vida de seu instrumento!!!!!

Potrebbero piacerti anche