Sei sulla pagina 1di 3

Partidos Polticos Conceitos de partidos Organizaes que lutam pela aquisio, manuteno e exerccio do poder. - Moreira, Adriano.

Cincia Poltica, 7 reimpresso, Almedina, Coimbra, 2003, p. 171. Associaes de cidados que pretendem, mediante a aco concertada junto da opinio pblica, obter o exerccio e os benefcios do poder. - Caetano, Marcello. Manual de Cincia Poltica e Direito Constitucional, Tomo I, 6 edio, Reimpresso, Almedina, Coimbra, 1996, p. 388. Qualquer agrupamento de indivduos destinado a conquistar, exercer ou conservar o poder poltico (sentido amplo). Associao de carcter permanente organizada para a interveno no exerccio do poder poltico (sentido restrito). - Miranda, Jorge. Cincia Poltica: Formas de Governo, Pedro Ferreira-Editor, Lisboa, 1996. p. 266. Funes tradicionais dos partidos A principal funo dos partidos consiste em concorrer para a formao e expresso da vontade poltica e desdobra-se em trs aspectos fundamentais (Moreira, ob. cit. p. 175): a) formar a opinio pblica
1

b) propor os candidatos eleio c) disciplinar os eleitos Outras funes decorrentes da evoluo dos sistemas polticos a) funo tribuncia traduz-se em os partidos serem a voz das aspiraes prias ou no representadas da comunidade (ex. os partidos da esquerda como os comunistas). b) funo de articulao de interesses implica a conjugao dos indivduos e dos grupos em relao aos quais o partido quer exercer a funo tribuncia. c) Funo de comunicao que mantm a circulao das informaes entre as bases e as cpulas e entre o partido e o ambiente. Sistemas de partidos a) Monopartidrios governo exercido por um nico partido sem possibilidade alternncia por ausncia de partidos concorrentes oficialmente admitidos. b) Bipartidrios dois partidos que se alternam periodicamente no poder. c) Pluripartidrios vrios partidos tendo cada qual possibilidades reais de obter e exercer o poder isoladamente ou em coligao. Sistemas eleitorais a) Maioritrio considera-se vencedor o partido ou candidato que obtiver a maioria dos votos validamente expressos pelos eleitores.
2

A maioria exigida pode ser relativa ou absoluta. Maioria Relativa vence a eleio que arrecadar o maior nmero de votos relativamente aos demais concorrentes, podendo a soma dos votos destes representar efectivamente a maioria. Maioria absoluta vence a eleio o candidato que arrecadar mais de metade da totalidade dos votos validamente depositados nas urnas, o que a no acontecer provoca a repetio do acto eleitoral com a participao dos dois candidatos mais votados na primeira eleio (sistema mioritrio de duas voltas). b) Proporcional- cada partido que concorre na eleio tem a possibilidade de fazer eleger seus candidatos na proporo dos votos arrecadados nas urnas. Este sistema conduz necessariamente formao de assembleias constitudas por elementos de vrios partidos.

Potrebbero piacerti anche