Sei sulla pagina 1di 12

Autoridade Pastoral

Dentre as comparaes abaixo, quais voc consideraria adequadas para descrever a relao entre um pastor e os membros da igreja que esto sob o seu pastoreio? ( ) a cabea e o corpo; ( ) o pescoo e o corpo; ( ) o rei e seu povo; ( ) o prncipe e seus criados; ( ) o general e seu exrcito; ( ) o prefeito e a cidade; ( ) o empresrio e seus funcionrios; ( ) o motorista de nibus e os passageiros; ( ) o jardineiro e as plantas; ( ) o diretor e a escola ( ) tcnico de futebol e o time de jogadores; ( ) o capito do time e o resto dos jogadores; ( ) o professor e os alunos; ( ) enfermeiro-chefe e demais enfermeiros; ( ) o irmo mais velho e os irmos menores; ( ) o garom do restaurante e os fregueses.

Eu no marcaria quase nenhuma das opes acima. Em algumas o pastor age como um substituto de Deus, em outras, como um intermedirio e mediador. Em algumas os membros so passivos demais, em outras o pastor tem poder demais, e ainda outras, o pastor concentra tarefas demais. A ltima, garon do restaurante, exagera na subservincia do pastor aos outros, afinal, na igreja todos devem servir. Somente a antepenltima e a penltima, chefe dos enfermeiros e irmo mais velho, se aproximam mais da imagem bblica da relao entre pastor e pastoreados. Chefe dos enfermeiros, porm, se fosse de um hospital onde todos so funcionrios, todos esto doentes e todos cuidam de todos. Irmo mais velho, se fosse quando os pais esto fora de casa, e ele tendo que se responsabilizar por seus irmos menores. Sua tarefa zelar para que se cumpram as ordens dos pais. Mas os irmos menores sabem que a autoridade na casa dos pais; se o irmo mais velho fizer ou chamar os outros para fazerem alguma coisa que os pais no gostariam, os irmos menores prontamente devem rejeitar essa atitude. Na verdade no consigo imaginar uma figura adequada na nossa sociedade porque o mandamento de Jesus para o lder inverte todo o nosso pensamento do que seja liderana: Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser prncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; Mas entre vs no ser assim; antes, qualquer que entre vs quiser ser grande, ser vosso servial;E qualquer que dentre vs quiser ser o primeiro, ser servo de todos. Porque o Filho do homem tambm no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc 10:42-45). Jesus diz com uma clareza cristalina: entre vs no ser assim.

Ele est dizendo que a liderana na igreja ser diferente da liderana no mundo. Ter que ser diferente, com um princpio OBRIGATORIAMENTE DIFERENTE. No ser como o rei e seu povo, no ser como o chefe e os funcionrios, no ser como o presidente e o pas, no ser como o empresrio e os empregados, no ser como o diretor da escola e os professores, no ser como o tcnico de futebol e o time, no ser como o general e o exrcito. As igrejas erram terrivelmente quando adotam um modelo de autoridade do mundo, se Jesus disse claramente que entre os Seus discpulos no ser assim. O que diz esta Palavra de Cristo : o maior no ser senhor dos outros, o maior no usar de autoridade sobre os outros (Mc 10:42). Disse Jesus: NO SER ASSIM. O lder na igreja servir aos outros. Ser o servo dos servos. No no sentido de que o melhor servo, mas que o que serve a todos. Ele no est no topo da pirmide, ele est na base, sustentando os outros. uma pirmide invertida:

Dito isto, podemos refletir sobre: a) O QUE A AUTORIDADE PASTORAL NO DEVE SER? a.1. No deve ser autoridade legislativa: No tem direito o pastor de impor inmeras regras e listas de proibies aos crentes, como se fosse um novo Moiss. O cdigo de tica da igreja a Bblia, no devemos acrescentar coisas sobre ela. a.2. No deve ser autoridade abusiva: O pastor no pode dar ordens especficas sobre a vida pessoal dos crentes, sobre as roupas, cabelos, aparncia, horrio de vida, emprego, escolha de namorados, criao dos filhos, etc. Sobre todas estas coisas o pastor pode e deve aconselhar, mas nunca dar ordens em nome de Deus. Este problema ocorre quando as orientaes deixam de feitas em termos de conselhos gerais ("o crente no deve usar smbolos de outras religies") e comea-se a dar ordens especficas ("tira esse brinco!") a.3. No deve ser autoridade caprichosa: Que exija que seja feita a sua vontade, que tudo seja do seu gosto pessoal, sobre a cor das paredes, o bolo da festa, a posio das cadeiras, etc. No se estende a coisas superficiais e incuas. No devem ser os detalhes pequenos objeto de cobrana por parte do pastor. Pastor no prncipe que deva ser agradado pela igreja, nem criana chorona que faa pirraa quando no satisfeita.

a.4. No deve ser autoridade acima da tica: Inquestionvel, que deva ser obedecida cegamente, sem exame da base bblica. Se o pastor estiver biblicamente errado, a igreja tem a obrigao de mostrar-lhe biblicamente seu erro. Se ele insistir em ir contra a Bblia, devemos desobedec-lo e prosseguir o processo bblico da disciplina. Algum pensa que est acima do bem e do mal? Aos [presbteros] que pecarem, repreende-os na presena de todos, para que tambm os outros tenham temor" (1Tm 5:20). Muito mal tem causado a mentalidade de que "a responsabilidade dele, vou obedecer assim mesmo". Na verdade, se omitir do bem pecado de omisso (Tg 4:17). E uma verdadeira tica da omisso, que tem triunfado nas nossas igrejas. Onde todos podem ser repreendidos, menos o pastor. Assim temos afastado muitos do evangelho por no se poder esconder por muito tempo esta contradio. a.5. No deve ser uma autoridade imposta: No vem a autoridade pastoral do conclio que o ordenou, nem do culto de posse da igreja. Nem vem do seu diploma de teologia ou de outros estudos quaisquer que tenha feito. A autoridade pastoral no vem nem da sua convico interior de chamado e orientao de Deus. Ningum toma para si esta honra. a igreja local quem reconhece e chama algum para ser pastor dela. uma autoridade concedida pela igreja, para exercer uma tarefa, que pode ser retirada pela igreja quando esta julgar necessrio. A igreja segue a voz de Cristo, a partir do momento em que no reconhecer esta voz no pastor, dever retir-lo do cargo, do mesmo modo como o colocou.

b) SE NO NADA DISSO, NO QUE SE BASEIA, ENTO, A AUTORIDADE PASTORAL? b.1. A autoridade pastoral conquistada pelo servio que o pastor tem prestado a seus irmos. O salrio do presbtero que se afadiga a dupla honra (1Tm 5:17,18 - Nada a ver com dinheiro essa passagem!!! O que ela diz : o boi digno de capim, o trabalhador digno de salrio, o presbtero digno de honra). Analisemos o que Paulo diz em 1Co 16:16 - agora vos rogo, irmos (sabeis que a famlia de Estfanas as primcias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministrio dos santos), que tambm vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Essa famlia no era composta dos pastores de Corinto, eram apenas os hospedeiros dos cultos da igreja, que aconteciam na casa deles. Paulo nos diz para nos sujeitarmos a todo que trabalha pela obra da igreja: zeladores, introdutores, professores, pregadores, evangelistas, etc. alm, claro, dos pastores. O sentido da sujeio crist colaborar com o trabalho dos crentes, que , afinal, o trabalho de Deus atravs deles. Por este texto, vemos que, na verdade, TODO CRENTE QUE SERVE E TRABALHA NA IGREJA MERECE A SUJEIO DOS SEUS IRMOS NO SEU TRABALHO. Hb 13:17 diz que os crentes devem obedecer aos pastores porque [eles] velam por suas almas. o dentro de trabalho de velar pelas almas que o pastor merece obedincia. Este trabalho o motivo e alvo da obedincia. Os pastores no devem ser obedecido nas suas atitudes que no velarem pelas almas dos crentes. Ez 34 fala extensamente sobre os pastores que no cumpriram seus deveres e por isso arruinaram a vida do povo de Deus, sendo rejeitados pelo Senhor. Nesse texto aprendemos que o verdadeiro pastor aquele que cuida das ovelhas. Quem no cuida no pastor de verdade, e no merece sujeio, pois no tem cumprido sua tarefa. b.2. A autoridade pastoral baseada na f que o pastor demonstra. A f do Evangelho digna de imitao e respeito, se for pura no pastor, e se ele a pratica na sua maneira de viver.

o que Hebreus diz para imitarmos: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a f dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver (Hb 13:7). Imitai a f em Cristo. Imitai a confiana em Deus. Acompanhem o pastor na sua confiana e esperana em Deus. b.3. A autoridade pastoral baseada na maneira que o pastor vive. Tambm por causa de Hb 13:7, devemos entender que a autoridade pastoral s tem sentido se for uma AUTORIDADE MORAL, conquistada pela coerncia de vida crist, pela obedincia aos mandamentos de Deus e pela fidelidade aos princpios cristos. Exemplo de vida crist e obedincia Palavra de Deus. E nisso que temos a grande contradio da autoridade imposta. Pois se o pastor deve ser exemplo de obedincia Palavra de Deus, e a Palavra ordena aos crentes que sejam submissos uns aos outros, considerando os outros superiores a si mesmo (Ef 5:21; Fp 2:3), como pode ser exemplo de vida crist o pastor que deseja que seus irmos sejam submissos a ele, se ele no for submisso a seus irmos tambm? Pois ele prprio estaria desobedecendo este mandamento. Alis, as passagens que falam da obedincia dos crentes ao pastor em nenhum momento falam de autoridade ou poder do pastor sobre os crentes. Porque ser? Resposta em Mt 28:18. b.4. A autoridade pastoral baseada na semelhana da vida do pastor com a vida de Cristo. O pastor tem imitado a Cristo na mansido? O pastor tem imitado a Cristo na humildade? O pastor tem imitado a Cristo na simplicidade material? O pastor tem imitado a Cristo na delegao de poderes? O pastor tem imitado a Cristo na compaixo pelas almas perdidas? Sede meus imitadores como eu sou de Cristo (1Co 11:1). Ele deve ser seguido naquilo em que tem de parecido, ou concordante com Cristo, pois o alvo da imitao de todos, afinal, Cristo. O pastor no deve ser imitando nas coisas erradas que faz diferente do que Cristo faria, nisso no deve ser seguido. Mas um pastor que seja parecido com Cristo nem precisa dar ordem alguma, mas os crentes fiis o atendem prontamente pela considerao que ele conquistou, ao demonstrar um carter semelhante a Cristo. Eles o seguem porque esto reconhecendo a vontade de Cristo, seu Verdadeiro Pastor, j que o pastor da igreja tem feito o que Cristo faria em seu lugar.

Procura-se um pastor.
Tem uma igreja buscando um pastor. Vrios crentes conhecidos foram mencionados, mas muitos foram rejeitados logo de cara. Primeiro porque a igreja acha que esta tarefa s pode ser feita por um homem, ento Dbora, Priscila, Ldia, Maria, Marta, Maria Madalena, Febe, Evdia, Sntique, Ana, Hulda, a mulher samaritana, as quatro filhas de Felipe, e muitas outras mulheres cheias de amor, sensibilidade, maturidade, f e dons de Deus foram ignoradas.

Alis, os membros da igreja esperavam algum com boa dico, que soubesse falar e se expressar bem, por isso Moiss foi recusado (Ex 4:10).

Algum que mostrasse ser abenoado pela prosperidade material, e a Barnab foi rejeitado, por ter se desfeito de suas posses (At 4:35-37).

Algum que tivesse uma famlia perfeita, por isso que Osias no serviu (Os 2:2).

Almejavam por algum experiente, de extenso currculo, o que excluiu de uma s vez Samuel (1Sm 2:26;3:4), Jeremias (Jr 1:6) e Timteo (1Tm 4:12).

Tambm queriam algum instrudo e cheio de conhecimento, o que tirou tanto Pedro como Joo dos seus planos (At 4:13).

Algum que tivesse uma pregao impressionante, e nisso Paulo de Tarso saiu perdendo (2Co 10:10).

Esperavam trajes elegantes, e Joo Batista foi dispensado (Mc 1:6).

No fundo, mas sem querer admitir, eles esperavam ter frente uma pessoa de boa aparncia, por isso ao Senhor Jesus Cristo no foi dada oportunidade (Is 53:2).

...

Depois desta peneira, alguns candidatos fortes esto caindo no gosto da igreja e certamente o pastor ser um destes:

Simo Mago, porque aparenta ser poderoso em Deus (At 8:9-11).

Cor, pois um lder nato, cheio de autoconfiana (Nm 16:1-3).

Hananias ou Zedequias... pois esses sempre tm uma palavra de vitria (Jr 28:10,11; 1Rs 22:1-14).

Absalo, porque promete resolver os problemas de todo mundo e conquista a todos com suas gentilezas e boas palavras (2Sm 15:1-6).

Mas o candidato mais forte mesmo Judas Iscariotes: expulsa demnios, cura os doentes, se mostra piedoso e preocupado com os pobres, tendo ainda grande habilidade com finanas (Mt 10:1; Jo 12:4,5; 13:29).

As diferenas entre os ministrios de pastor, pregador e professor.


Se verdade que estes trs ministrios costumam aparecer num mesmo crente, tambm verdade que podemos distinguir entre eles, j que a combinao de dons pode variar de crente para crente. O que segue uma tentativa nesse sentido, de buscar a essncia de cada tarefa, e abrir a nossa mente para, quem sabe, enxergar nos crentes que conhecemos as reas as quais estes possam se dedicar, se no forem exercer todos estes trs ministrios.

O professor o mergulhador que desce at o fundo do mar da Palavra para de l trazer as prolas mais preciosas. O pregador o vendedor que elogia e demonstra a beleza de cada prola para que queiramos adquiri-las. O pastor o arteso que nos ajuda a montar e consertar cada prola do nosso colar.

O professor o mapa. O pregador o combustvel. O pastor a bssola.

O instrumento do professor a aula. O instrumento do pregador a pregao. O instrumento do pastor a amizade.

O que o professor mais precisa conhecer a Palavra. O que o pregador mais precisa conhecer a vida. O que o pastor mais precisa conhecer seus irmos.

O professor diz qual a melhor teoria. O pregador pega essa teoria e diz como deve acontecer na prtica. O pastor ajuda seus irmos a praticar essa teoria.

O ensino explica a Palavra. A pregao traz a Palavra para a vida. O pastoreio traz a vida para a Palavra.

Quem define as tarefas de um pastor? A cultura ou a Bblia?


Quais so as tarefas dos pastores de uma igreja? A resposta pode variar se a pergunta for feita a um no-crente, um novo convertido ou um crente antigo. Tambm pode variar muito de denominao para denominao e de igreja para igreja. Mesmo dentro de uma mesma igreja, podem haver vrias opinies diferentes entre os membros. E o pior, pode haver discordncia entre as igrejas e os pastores no que devem fazer, causando frustraes e desentendimentos. Para dificultar as coisas, alm das diferenas de interpretao da Bblia, existem idias de fora da Bblia, que so colocadas pela cultura religiosa ou secular sobre os pastores, que distorcem bastante a nossa viso sobre o que seja um pastor. DISTORES CULTURAIS MAIS COMUNS a) O padrinho. Aquele que vai resolver os problemas de todo mundo. Aquele que recebe as nossas reclamaes dos outros. Aquele a quem pedimos para punir os outros membros que nos fizeram mal. O chefe da panela. Aquele que vai nos colocar no cargo que queremos. Aquele que vai arranjar a verba que pedimos. Aquele que temos que defender a todo custo. Aquele com quem trocamos favores. A lealdade ao pastor se torna mais importante que a lealdade ao Evangelho ou Bblia. A tica relativizada para o que for conveniente. O padrinho e os apadrinhados acobertam e so cmplices nos erros uns dos outros. A troca de favores o que mais influencia nas suas decises. b) O homem forte. O coronel, o senhor de engenho, o comendador, so figuras ainda presentes no nosso pensamento, e que esto escritas na nossa cultura. Nosso povo vem de 500 anos de escravido, 30 anos de ditadura, no est acostumado democracia e s idias de igualdade. Um povo facilmente subordinado, que espera ser mandado, e na verdade estranha o fato de ter direitos. Est acostumado a obedecer sem reclamar e por isso acha normal o lder ordenar sem explicar. No s o povo pode esperar uma liderana assim, como muitos candidatos ao pastorado mal escondem que sua motivao no cuidar das ovelhas, mas a sede de poder, a vontade de dominar sobre a vida dos outros. Esse tipo de subordinao escrava nada tem a ver com a submisso mtua ordenada na Bblia, pois esta de todos para todos (Ef 5:21). Tragicamente, o povo que quer ser mandado costuma rejeitar um pastor que trabalhe pela igualdade e promova a responsabilidade de todos. Tanto nesta distoro, como na distoro citada acima, o que temos na igreja no so mais servos de Deus, mas sim um tipo de servos de pastor. c) O messias. quando a igreja espera que o pastor seja o crente que os membros no so. Que seja mais santo que o normal, que seja melhor que eles em tudo. Que ore mais que todos, que saiba mais de Bblia que todos, que conhea mais a Deus que todos. Que ocupe um outro nvel de vida crist e consagrao. A

sua orao valorizada como mais forte que a de outros crentes. Espera-se que sua super-espiritualidade leve a igreja a um novo patamar. Que por causa dele Deus abenoe a igreja. Tal como aquele que disse agora sei que o Senhor me far bem, porque tenho um levita por sacerdote Jz 17:13. A preguia espiritual dos membros responsvel por muito deste pensamento. Querem ser levados ao cu assentados num txi, tendo o pastor como motorista. d) O sacerdote. O pano de fundo do catolicismo na vida de muitos crentes traz para a igreja evanglica essa distoro, que alis no vem s do catolicismo, mas tambm de outras religies onde h pessoaschave que fazem mediao entre sobrenatural e o natural. Nesta distoro a maioria das tarefas da igreja so concentradas no pastor, que se torna um mediador das coisas de Deus para a igreja. Tudo tem que ser feito por ele, para ter efeito. Todos os ministrios so executados exclusivamente pelo pastor. Ele se torna uma mini-igreja, e os crente se tornam meros receptores e espectadores. e) O empresrio. O sculo vinte nos brindou com mais uma distoro cultural do pastorado, aquela que v a igreja como um negcio, avalia a sade da igreja pelo nmero de membros e entrada financeira. Que espera do pastor habilidades gerenciais. Que se deslumbra com smbolos de poder econmico, consumo e status social. Que mede o pastorado pelas construes, expanses, eventos e programaes que o empresrio promoveu. Espera dele um gerenciamento eficaz e moderno. Traz a tendncia de escolher pastores de maior poder aquisitivo que os membros da igreja, pois a prosperidade financeira a prova da bno de Deus. A igreja na verdade admira a posio social desse pastor, no o seu cristianismo. Os membros querem ser bem-sucedidos como ele. uma avaliao completamente mundana. f) O artista. Outra distoro moderna. A igreja espera algum que tenha sempre boas palavras, pregaes interessantes, em resumo, que lhe d entretenimento. O pastor torna-se um show-man. Sua funo fazlos se sentirem melhor e realizados em suas vidas. A igreja no lugar de compromisso, mas uma atividade de lazer com ingresso pago. Mesmo que Deus nos abenoe grandemente, de modo que possamos nos expurgar dessas idias erradas de pastorado, ainda nos resta outra tarefa difcil. Trata-se de estabelecer as prioridades de acordo com a Bblia. Muitas das tarefas que esperamos do pastor simplesmente no esto na Palavra. Um exame cuidadoso e imparcial necessrio para distinguir entre as: a) Tarefas da cultura: Aquelas que a sociedade e igreja esperam do pastor ou do religioso profissional, mas que no so mencionadas pela Bblia, e na verdade so tradies criadas em cima da imagem do pastor, conforme o tempo foi passando. Sendo assim, no so obrigatrias, e no podem ser a prioridade do ministrio pastoral. b) Tarefas da igreja: Aquelas atividades que so bblicas, mas que no esto ligadas o ministrio pastoral, na verdade, foram concentradas nos pastores por uma deciso das igrejas, mas que biblicamente podem ser realizadas por todos os crentes, ou pelo menos pelos considerados pela igreja como aptos para elas, mesmo que no tenham o cargo de pastor. c) Tarefas pastorais: Aquelas atividades que biblicamente esto relacionadas ao ministrio pastoral, e que por isso devem receber a prioridade no tempo e esforo dos pastores, ainda que no sejam exclusivas deles[1]. [

Dentro deste exerccio, tentei classificar as atividades que mais vejo serem relacionadas a pastores e cheguei a esta diviso:

Tarefa Cultural (no ordenada pela Bblia) Celebrar casamento Exercer capelania militar Execer capelania poltica Exercer capelania escolar Orao "especial" em eventos sociais Celebrar culto de formatura Discursar em festa de quinze anos Fazer funeral Celebrar dedicao de bebs Dar a bno apostlica Governar a igreja

Da Igreja (que bblica, mas NO EXCLUSIVA ao pastoreio) Administrar a igreja Ensinar Evangelizar Conduzir o louvor Exercer a disciplina crist Batizar Celebrar a Ceia Pregar Dirigir o culto

Pastoral (que a Bblia diz ser essencial ao pastorado) Discipular Visitar os afastados Visitar os doentes Visitar sistematicamente os crentes Cuidar dos crentes nos seus sofrimentos e desafios Aconselhar a igreja Aconselhar os crentes Promover o crescimento espiritual dos crentes

Um texto bblico muito ignorado, mas que era essencial para as igrejas do Novo Testamento definirem as tarefas do pastor (afinal a Bblia que elas tinham era o Antigo Testamento) o de Ezequiel 34:1-22. Se invertssemos as omisses dos pastores de Israel, de forma que tirssemos de cada versculo as tarefas que nosso Deus espera que os nossos pastores realizem, estaramos mais perto da vontade do nosso Deus para ns, Seu povo: Ex: Verso 6: As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. De acordo com estes versculos, a vontade de Deus e as tarefas dos pastores so que: 1 - As ovelhas de Deus no devem andar desgarradas e espalhadas. 2 - Os pastores devem perguntar pelas ovelhas. 3 - Os pastores devem buscar as ovelhas. Fica esse exerccio para quem interessar possa: Ler calmamente Ezequiel 34, e com orao perseverante, (re)descobrir ou (re)lembrar a essncia do ministrio pastoral, para a glria do Deus que nos pastoreia.

1] Nunca demais lembrar: na igreja de Cristo no existe exclusividade, existe especialidade. Ainda que cada crente deva se dedicar s tarefas que correspondem aos dons que Deus tem lhe dado, e observar as distribuies de tarefas que a sua igreja tem feito, nenhuma tarefa exclusiva de nenhum crente, e um certo envolvimento de todos em tudo no deve ser visto como subverso, mas como consagrao da igreja inteira. Cada um tem a sua parte no trabalho, mas todos so responsveis por tudo, e devemos cobrir as lacunas uns dos outros amorosamente e espontaneamente. Isso deve valer para o ministrio pastoral tambm.

Escolha de pastores
Nesta aula veremos sobre: 1) As prioridades bblicas na escolha de pastores; 2) Questes sobre a escolha de pastores; AS PRIORIDADES Quando olhamos para os textos de 1Tm 3 e Tt 1, vemos uma lista de virtudes que a Palavra ordena para que algum seja pastor de igreja. H outros critrios bblicos alm destes, mas que no so colocados assim to obrigatoriamente. So as prioridades, nem sempre ordenadas, mas que aparecem no texto bblico. Talvez seja difcil encontrar um crente que atenda a todos os requisitos e todas estas prioridades. Cada requisito ( 1Tm 3:1-7 e Tt 1:6-9) obrigatrio ter. Cada prioridade (que veremos abaixo) importante seguir. a) Maior amor a Cristo; b) Maturidade de vida; c) Morador da localidade; d) Membro da igreja. a) Maior amor a Cristo; Amas-me mais do que estes?... Apascenta os meus cordeiros. (Jo 21:15) . Por esta prioridade escolhido um pastor dentre os crentes que mais amam a Cristo, para que estes ensinem os outros a amar mais a Cristo . Este o requisito que Cristo colocou para o pastorado de Pedro. A igreja deve indicar o crente que mais ame a Cristo que ela conhea. b) Maturidade de vida; Esta prioridade consequncia da prpria palavra que o Novo Testamento usa para descrever um pastor. Ele presbtero, que quer dizer literalmente ancio.

Se esta a palavra, se supe que era bvio para as igrejas no colocar algum novo no cargo de ancio. Aquele requisito de ter criado bem os filhos (Tt 1:6) fala claramente de algum que j cruzou uma certa distncia na vida, no um jovem adulto, mas um adulto formado e aprovado na sua f pelo teste do tempo. O cargo de pastor assim a coroao de uma carreira crist, no o pontap inicial. Ao mesmo tempo assegura-se a maturidade na f, junto com esta maturidade na vida, de tal forma que um indicado: Maduro na f e na vida APROVADO Maduro na f e imaturo na vida DESACONSELHADO Imaturo na f e maduro na vida DESAPROVADO Imaturo na f e na vida - DESAPROVADO Muitas vezes se cita o exemplo de Timteo com justificativa para se indicarem crentes novos ao pastorado. Mas isso feito de tal forma que a exceo tm se tornado a regra! E apesar da pouca idade cronolgica, no devemos pressupor que quando Timteo passou a pastorear ainda era imaturo na vida, uma vez que ele j tinha acompanhado Paulo por vrios anos naquelas viagens missionrias cheias de perigos, torturas, perseguies, prises e ameaas de morte. Pior ainda ver o quanto crentes imaturos na f e na vida tm sido alados ao pastorado, por causa das igrejas valorizarem somente as habilidades do indicado, se ele fez um bom curso de teologia, se prega bem, etc., esse tipo de coisas que no garantem maturidade nenhuma. A Bblia no ordena capacidade, ordena carter. No se procura num pastor conhecimento, se procura sabedoria. problemtico que hoje em dia os crentes estejam esperando um eficiente promotor de eventos religiosos (modelo mundano), ao invs de procurar um amoroso e calejado pai (ou me) para a famlia da f (modelo bblico). c) Morador da localidade; Em Tt 1:5 fala de estabelecer presbteros de cidade em cidade. Cada um destes presbteros eleitos estaria circunscrito ao uma localidade especfica. E a diferena maior entre os pastores e os outros ministros citados pelo NT (apstolos, profetas, evangelistas e mestres Ef 4:11) era justamente que os pastores estavam ligados a um local , enquanto que os outros ministrios era itinerantes, sem local fixo. prioritrio, portanto, que o pastor da igreja respire o mesmo ambiente que os seus pastoreados, at para que tenha acesso rpido a eles, os entenda mais e os assista melhor. d) Membro da igreja. At 14:23 - havendo-lhes, por comum consentimento, eleito ancios em cada igreja. Aqui fica claro que os ancios foram escolhidos de dentro de cada igreja, dentre os membros da congregao que iriam pastorear. Os requisitos bblicos para o cargo no so conhecidos atravs de uma mera conversa, do ouvir de uma mera pregao, mas pelo conhecimento de todo um histrico de vida irrepreensvel. Essa prioridade espera que se chame algum que foi observado pela igreja ao longo de um perodo razovel de tempo, que construiu uma reputao estvel. Alm disso, o prprio pastor ter a vantagem de conhecer bem os membros. Esta prioridade desaconselha a prtica de chamar ou indicar crentes de fora para pastore-la, se forem pouco conhecidos da igreja. Se tiver que ser algum de fora, que no mnimo a igreja chame algum que ela CONHECE BEM E CONFIA MUITO. O melhor crente disponvel. O mais maduro, experimentado e parecido com Cristo que a igreja conhece. Mas os desconhecidos da igreja, aqueles de quem uma vez se ouviu falar bem, pelo fulano que me disse, que uma vez ouviu uma pregao e gostou, so totalmente vetados.

QUESTES COMUNS a) Os requisitos bblicos para este cargo so muito altos. O que fazer se no tivermos ningum que seja tudo isso? b) Como trabalhamos a convico interna do crente e o chamado externo de uma igreja? c) Qual o momento do fim de um pastorado e o incio de uma sucesso pastoral? d) Qual o nmero bblico de pastores por igreja? a) Os requisitos bblicos para este cargo so muito altos. O que fazer se no tivermos ningum que seja tudo isso? Lembremos em primeiro lugar que Tt 1:5,6 diz que dever ser estabelecido presbtero AQUELE QUE FOR tudo isso (irrepreensvel, no soberbo, etc). Ento, no temos direito de abrir mo de NENHUM dos requisitos bblicos. A Palavra de Deus estabeleceu os critrios, a ns cabe apenas obedecer. Entretanto, notrio que nos dias de hoje nosso nvel moral e espiritual baixssimo. Vejamos este exemplo dos primeiros sculos do Cristianismo, se ele no nos envergonha: (...) Baslio (pastor do sc. IV) no era fcil de dobrar. Durante uma entrevista acalorada com Baslio, o prefeito pretoriano, Modesto, perdeu a pacincia, e ameaou-o com confisco de bens, exlio, torturas e morte. Mas Baslio lhe respondeu: a nica coisa que possuo, que poderias confiscar, so estes farrapos e alguns livros. Tampouco podes me exilar, pois onde quer que me mandes, serei hspede de Deus. E quanto s torturas, meu corpo j est morto em Cristo. A morte me far um grande favor, pois me levar mais rpido presena de Deus. Surpreso, Modesto confessou que nunca ningum se atrevera a lhe falar nesses termos. Em resposta, Baslio lhe disse: sem dvida, nunca encontraste um bispo. Cabe perguntar se tambm ns hoje algum dia encontramos um pastor de verdade, um verdadeiro imitador de Cristo que ensine os outros como imitar o Senhor na vida. De qualquer maneira o problema permanece: vivemos tempos de baixo padro entre os discpulos de Cristo, mas no podemos desobedecer Palavra nos seus requisitos. Como tentativa de soluo, dois critrios podem ser sugeridos para manter nossa fidelidade Palavra, dentro das nossas possibilidades de material humano: a.1) O indicado deve destacar-se nestas virtudes COMPARATIVAMENTE com os outros crentes disponveis. Ningum atinge a perfeio em vida. certo que ningum tem todas as virtudes de forma plena. Mas em relao mdia dos cristos disponveis, o indicado se destaca? ele quem mais se aproxima do padro bblico? Ento ele poder ser escolhido. a.2) O indicado no deve possuir os DEFEITOS CONTRRIOS. Para toda virtude bblica, existe o vcio do pecado contrrio. Podemos colocar na balana o indicado e verificar que ele em tudo esteja mais para a virtude que para o vcio. Exemplo: Tt 1:7 ordena que o pastor seja no soberbo (humilde). Deve-se analisar se ele est mais para a humildade que para o seu contrrio, o orgulho. Se estiver mais para o orgulho, deve ser rejeitado pela igreja e no ocupar um cargo de pastor. Virtude (+) - - - - - - - - - - - - (0) - - - - - - - - - - - - (-) Vcio Humilde Irrepreensvel Pacfico (etc.) Orgulhoso Reprovvel Briguento

O indicado est mais pra l ou mais pra c? Se estiver mais para o vcio em qualquer dos requisitos de 1Tm 3 e Tt 1, no serve.

b) Como trabalhamos a convico interna do crente e o chamado externo de uma igreja? b.1) errado comunicar o desejo de pastorear? No, afinal Paulo diz: se algum almeja o episcopado, excelente obra deseja 1Tm 3:1. Isto supe que o desejo do crente ser pastor conhecido da igreja. Ao mesmo tempo, no se deve abandonar precipitadamente aquele que diz no desejar ser pastor. Ele pode recusar a princpio um chamado da igreja, mas no porque no deva ser pastor, mas por uma relutncia, timidez ou humildade natural. Veja como exemplo a relutncia dos profetas quando Deus os chamava. E Jeremias dizendo no me apressei em ser o pastor Jr 17:16. b.2) E se o crente deseja ser pastor, mas nenhuma igreja o chama? Devemos lembrar que o ministrio pastoral, no sentido de cuidar, aconselhar e discipular, pode ser exercido sem o cargo de pastor. Na verdade ele acontece o tempo todo, quando um crente visita, aconselha e ora pelo outro. A igreja decide sobre quem ocupar o cargo oficial de pastor, no sobre a totalidade do ministrio pastoral, o qual j acontece sempre que um crente cuida de outro. O crente que deseja muito pastorear, mas que no tem sido chamado por uma igreja pode muito bem colocar-se disposio de Deus e da igreja na visitao, discipulado e aconselhamento. Se realmente isso que o realiza, no ser a falta de cargo oficial que vai frustr-lo, pois oportunidade nunca falta para se visitar e aconselhar. Na verdade este um bom teste para a veracidade da vocao pastoral, se ele se dispe a pastorear sem ser chamado de pastor. Caso contrrio, bem pode ser que ele apenas queira o pastorado por cobia de dominar a vida seus irmos, para controlar uma igreja, para se sentir melhor que os outros ou para massagear o seu ego. Corrige-se assim a distoro do seminarista formado, com o diploma embaixo do brao, batendo nas portas das igrejas, ou espalhando para todos os seus padrinhos a sua disponibilidade, implorando por uma indicao. Enquanto nenhuma igreja o chama, (e pode acontecer dele nunca ser chamado) o crente deve servir a Deus com todas as suas foras na igreja onde est. b.3) E quando o crente que deseja ser pastor mas no possui a estatura moral de 1Tm 3:1-7 e Tt 1:6-9? Talvez ele tenha a convico de chamado, mas em sua vida ele no atende os requisitos bblicos para exercer este cargo. O que pode fazer? Talvez deva se tornar um timo professor, pregador, evangelista, visitador, discipulador, conselheiro, o melhor que puder, servindo a Deus com todas as suas foras na sua igreja. Mas lembre-se que esses requisitos bblicos so conquistveis. Talvez ele no tenha agora, mas daqui a 5, 10,15, 20 anos ele os tenha e poder receber o cargo de pastor de uma igreja. Ainda assim, isto no garantir que uma igreja o chamar. No deve ele ficar frustrado por isso, mas realizar a sua vocao nas oportunidades pastorais que tiver, (conforme o tpico b.2), inclusive em trabalhos nos hospitais, prises, asilos, etc. Oportunidade no falta para quem realmente quer cuidar do crescimento espiritual dos outros. b.4) Como o chamado de Deus? Na verdade todos os crentes tm os seus chamados. Deus chama a todos a diferentes ministrios, repartindo dons diferentes. A manifestao dos dons e talentos necessrios ao pastoreio num crente j uma boa evidncia da vontade de Deus para a vida daquele crente. Mas os chamados especficos costumam se manifestar na vida de um crente quando este sente um peso pela obra, uma sensao de ter nascido para tal tarefa, e uma obrigao de realiz-la, tal como Paulo descreveu: Porque, se anuncio o evangelho, no tenho de que me gloriar, pois me imposta essa obrigao; e ai de mim, se no anunciar o evangelho! (1Co 9:16) . Paulo no podia fazer outra coisa, sentia isso como uma obrigao dada por Deus. E isto vale tanto para o ministrio pastoral como para os outros. um pensamento de no posso deixar de fazer isto. O chamado de Deus uma ordem do Deus soberano.

c) Qual o momento do fim de um pastorado e o incio de uma sucesso pastoral? Na ordem natural das coisas, o que se espera que o pastor, uma vez recebendo o encargo de cuidar de uma igreja, fique nela o resto de sua vida. A sada de um pastorado devia ser algo muito raro, e s se fosse realmente necessrio (p. ex. doena ou mudana de domiclio). Talvez a mais bblica possibilidade quando um dia ele enviado pela sua igreja a outro local ou igreja, geralmente para fundar uma nova comunidade, ou para ajudar o trabalho de misses. O normal porm permanecer e esperar o envio ou chamado. Vemos isto claramente em Barnab: ficou em Jerusalm, at ser enviado a Antioquia e ali ficou at ser enviado como missionrio aos gentios. E enviaram Barnab a Antioquia ... porque era homem de bem, cheio do Esprito Santo e de f (At 11:2224). Veladamente tambm aqui apareceriam outros requisitos para o ministrio pastoral (alm dos clssicos de 1Tm 3 e Tt 1), pois Barnab foi escolhido por ser homem de bem, cheio do Esprito Santo e de f. Deve-se evitar o erro do carreirismo. o profissionalismo de ficar pulando de igreja em igreja em busca de melhores salrios e condies. E tambm o erro de uma igreja roubar o pastor de outra justamente porque ele esteja fazendo um bom pastorado. A sucesso pastoral, segundo a ordem ideal, aconteceria aps o falecimento do pastor. Normalmente a igreja escolher para prximo pastor algum dos membros que esteve sombra deste pastor (em tudo estamos pressupondo que era um bom pastor e digno de imitao). Um membro conhecido e digno de confiana da igreja para suced-lo, que tenha sido treinado pelo pastor antigo.

d) Qual o nmero bblico de pastores por igreja? No NT a maioria das igrejas tem um grupo de lderes, no um sozinho como feito nas igrejas de hoje. A Igreja Presbiteriana poderia ser um exemplo de aproximao do modelo bblico, mas nela ainda se tem apenas um pastor: os presbteros so administradores da igreja, que elegem e fiscalizam o nico pastor. No Novo Testamento o corpo de presbteros efetivamente pastoreia, enquanto o corpo de diconos administra . E nisto os pastores da igreja no tm um bispo principal, mas falam todos de igual para igual no discernimento do pastoreio. Eis as referncias das igrejas que tinham uma liderana coletiva: Jerusalm, 12 apstolos - At 1:26; 2:42; 7 distribuidores de alimento At 6:1-6; Regio da Judia, ancios At 11:30; Antioquia, 5 profetas e mestres At 13:1; Ancios, no plural, eleitos em cada igreja na primeira viagem missionria At 14:23; Jerusalm, apstolos e ancios At 15:2,4; feso ancios da igreja At 20:17; Jerusalm, ancios At 21:8; Priscila e quila na igreja em sua casa, Rm 16:3-5; 1Co 16:19; Filipos, bispos e diconos Fp 1:1; Tessalnica, referncia coletiva os que presidem sobre vs 1Ts 5:12; Presbteros de cidade em cidade Tt 1:5; E Tiago 5:14 que diz claramente que o crente doente tem ancios, no plural, em sua igreja para visit-lo chame os ancios da igreja. No entanto, ns tambm achamos trs referncias de igrejas que s tinham um pastor: A igreja do Senhor Jesus, com seus doze membros e sem templo, a igreja de Ninfa (pastora?), que funcionava na sua casa (Cl 4:15), e a igreja de Filemon, que tambm funcionava na sua casa (Fm 2). O captulo 16 de Romanos faz vrias referncias a grupos especficos, casas e famlias, dando a entender que a igreja na grande cidade de Roma estava dividida por muitas casas, cada uma delas tendo como presbteros os chefes das famlias, pais e mes (o que nos d nova luz sobre o requisito paulino de ser hospitaleiro, era porque a igreja funcionava na casa do pastor). Estas referncias nos fazem renunciar a uma regra obrigatria do nmero de pastores, mas propor um princpio de proporcionalidade, em que a igreja tenha mais pastores, o quanto mais numerosa for. As igrejas do Senhor Jesus, de Filemon e Ninfa, eram bem pequenas, no precisavam de mais de um. Mas assim que uma igreja aumenta o seu nmero, ela deve considerar eleger mais pastores, para que todos os membros recebam igual cuidado.

Potrebbero piacerti anche