Sei sulla pagina 1di 2

MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO CMARA DE EDUCAO BSICA RESOLUO N 1, DE 27 DE MARO DE 2008 (*) (**) Define os profissionais

do magistrio, para efeito da aplicao do art. 22 da Lei n 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB. A Presidenta da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, no uso de suas atribuies legais, e de conformidade com o disposto na alnea c do 1 do artigo 9 da Lei n 4.024/61, com a redao dada pela Lei n 9.131/95, com fundamento no Parecer CNE/CEB n 24/2007, homologado por despacho do Senhor Ministro de Estado da Educao, publicado no DOU de 24/3/2008, resolve: Art.1 Para aplicao do inciso II do pargrafo nico do art. 22 da Lei n 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB, para efeito da destinao ao pagamento da remunerao dos profissionais do magistrio da Educao Bsica em efetivo exerccio na rede pblica de, pelo menos, 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos, so considerados profissionais do magistrio os indicados nos artigos 2 a 7 desta Resoluo, que tiverem seu ingresso mediante concurso pblico especfico e, excepcionalmente, contratao ou designao de acordo com legislao e normas que regem o respectivo sistema de ensino. Art. 2 Integram o magistrio da Educao Bsica, nas etapas da Educao Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os docentes habilitados em curso Normal de nvel mdio, em curso Normal Superior e em curso de Pedagogia, assim como em programa especial devidamente autorizado pelo respectivo sistema de ensino. Art. 3 Integram o magistrio da Educao Bsica, nas etapas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, os docentes habilitados em cursos de licenciatura plena e em Programa Especial de Formao Pedaggica de Docentes. Art. 4 Integram o magistrio da Educao Bsica, de componentes profissionalizantes do Ensino Mdio integrado com a Educao Profissional Tcnica de nvel mdio, os docentes: I habilitados em cursos de licenciatura plena e em Programas Especiais de Formao Pedaggica de Docentes; II ps-graduados em cursos de especializao para a formao de docentes para a Educao Profissional Tcnica de nvel mdio, estruturados por rea ou habilitao profissional; III graduados bacharis e tecnlogos com diploma de Mestrado ou Doutorado na rea do componente curricular da Educao Profissional Tcnica de nvel mdio. Art. 5 Integra o magistrio da Educao Bsica, na modalidade de Educao Especial, para alunos com deficincia auditiva e da fala, alm do licenciado, o docente Instrutor de LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais.
(*)

Publicada no DOU de 28/3/2008, Seo 1, p. 14. RETIFICAO: Resoluo CNE/CEB n 1/2008. Dirio Oficial da Unio, de 18 de abril de 2008, Seo 1, p. 11: Na RESOLUO CNE/CEB N 1, DE 27 DE MARO DE 2008, publicada no Dirio Oficial da Unio de 28/3/2008, Seo 1, pgina 14, no artigo 1, onde se l: ...so considerados profissionais do magistrio os indicados nos artigos 2 a 7 desta Resoluo, leia-se: ...so considerados profissionais do magistrio os indicados nos artigos 2 a 8 desta Resoluo.
(**)

Art. 6 Integra o magistrio da Educao Bsica, na modalidade de Educao Indgena, o docente professor indgena sem prvia formao pedaggica, at que possua a formao requerida, garantida sua formao em servio. Pargrafo nico. Analogamente, na mesma condio, integra o magistrio da Educao Bsica o docente professor de comunidade quilombola. Art. 7 Excepcionalmente, podem ser considerados docentes integrantes do magistrio da Educao Bsica, para efeito da destinao de recursos nos termos do artigo 22 da Lei n 11.494/2007: I na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: os profissionais no habilitados, porm, autorizados a exercer a docncia pelo rgo competente do respectivo sistema de ensino, em carter precrio e provisrio; II nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio: os graduados bacharis e tecnlogos que, na falta de licenciados, recebem autorizao do rgo competente de cada sistema de ensino, em carter precrio e provisrio, para exercer a docncia; III no Ensino Mdio integrado com a Educao Profissional Tcnica de nvel mdio: a) os graduados bacharis e tecnlogos que, na falta de licenciados, recebem autorizao do rgo competente de cada sistema, em carter precrio e provisrio, para exercer a docncia e aos quais se proporcione formao pedaggica em servio; b) os profissionais experientes, no graduados, que forem devidamente autorizados a exercer a docncia pelo rgo competente, em carter precrio e provisrio, desde que preparados em servio para esse magistrio. Art. 8 Integram o magistrio da Educao Bsica os profissionais que do suporte pedaggico direto ao exerccio da docncia, exercendo as funes de direo ou administrao escolar, planejamento, inspeo, superviso, orientao educacional e coordenao pedaggica: I os licenciados em Pedagogia ou os formados em nvel de ps-graduao; II os docentes designados nos termos de legislao e normas do respectivo sistema de educao. Art. 9 A definio, nos termos desta Resoluo, de quem so os profissionais do magistrio da Educao Bsica unicamente para efeito de compreenso e aplicao do inciso II do pargrafo nico do artigo 22 da Lei n 11.494/2007, referente destinao de, pelo menos, 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos no pagamento da remunerao dos profissionais do magistrio da Educao Bsica em efetivo exerccio na rede pblica, no tendo nenhum alcance ou relao com acesso, promoo, jornada de trabalho, aposentadoria ou quaisquer outros aspectos referentes a carreiras de magistrio das redes pblicas de ensino, matrias estas tratadas pela legislao respectiva, Federal, Estadual, do Distrito Federal e dos Municpios. Art. 10. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

CLLIA BRANDO ALVARENGA CRAVEIRO

Potrebbero piacerti anche